Вы находитесь на странице: 1из 11

ORAMENTO

APRESENTAO O oramento pblico uma lei que, entre outros aspectos, exprime em termos financeiros a alocao dos recursos pblicos. Trata-se de um instrumento de planejamento que espelha as decises polticas, estabelecendo as aes prioritrias para o atendimento das demandas da sociedade, em face da escassez de recursos. Apresenta mltiplas funes - de planejamento, contbil, financeira e de controle. As despesas, para serem realizadas, tm que estar autorizadas na lei oramentria anual. No Brasil, como na maioria dos pases de regime democrtico, o processo oramentrio reflete a co-responsabilidade entre os poderes, caracterizando-se por configurar quatro fases distintas: 1 - a elaborao da proposta, feita no mbito do Poder Executivo; 2 - a apreciao e votao pelo Legislativo - no caso do governo federal, o Congresso Nacional; 3 - a sua execuo; e 4 - o controle, consubstanciado no acompanhamento e avaliao da execuo. Com a estabilizao econmica, o oramento se reveste da maior importncia, na medida em que os valores expressos em termos reais tendem a no ficar defasados, como ocorria no perodo inflacionrio. Em conseqncia, passa a espelhar, com maior nitidez, a alocao dos recursos, favorecendo o acompanhamento e a avaliao das aes governamentais, principalmente pelo contribuinte e seus representantes, colaborando assim, para a construo de um estado moderno, voltado para os interesses da sociedade. Esta nova realidade demanda a necessidade de difundir amplamente o contedo do oramento, que expressa o esforo do governo para atender programao requerida pela sociedade, a qual financiada com as contribuies de todos os cidados por meio do pagamento de seus tributos, contribuies sociais e tarifas de servios pblicos.

CONCEITOS BSICOS O que o Oramento Pblico?

O Oramento Geral da Unio (OGU) prev todos os recursos e fixa todas as despesas do Governo Federal, referentes aos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio. As despesas fixadas no oramento so cobertas com o produto da arrecadao dos impostos federais, como o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), bem como das contribuies, como o da Contribuio para Financiamento da Seguridade Social - COFINS, que calculado sobre o faturamento mensal das empresas, nas vendas de mercadorias, de mercadorias e servios e de servios de qualquer natureza, e bem assim do desconto na folha que o assalariado paga para financiar sua aposentadoria. Os gastos do governo podem tambm ser financiados por operaes de crdito - que nada mais so do que o endividamento do Tesouro Nacional junto ao mercado financeiro interno e externo. Este mecanismo implica o aumento da dvida pblica. As receitas so estimadas pelo governo. Por isso mesmo, elas podem ser maiores ou menores do que foi inicialmente previsto. Se a economia crescer durante o ano, mais do que se esperava, a arrecadao com os impostos tambm vai aumentar. O movimento inverso tambm pode ocorrer. Com base na receita prevista, so fixadas as despesas dos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. Depois que o Oramento aprovado pelo Congresso, o governo passa a gastar o que foi autorizado. Se a receita do ano for superior previso inicial, o governo encaminha ao Congresso um projeto de lei pedindo autorizao para incorporar e executar o excesso de arrecadao. Nesse projeto, define as novas despesas que sero custeadas pelos novos recursos. Se, ao contrrio, a receita cair, o governo fica impossibilitado de executar o oramento na sua totalidade, o que exigir corte nas despesas programadas. A inflao crnica, antes do Plano Real, distorcia o oramento. Quando o governo elaborava a proposta oramentria, previa uma taxa anual de inflao, a fim de corrigir as dotaes oramentrias para que elas mantivessem o valor real. Mas na ltima dcada, por causa da inflao crnica e ascendente, essa taxa estimada quase sempre era menor que a inflao efetivamente ocorrida no ano. Com isso, o processo inflacionrio corroa as dotaes oramentrias. Por exemplo, se o oramento previa um determinado valor para a construo de uma estrada federal, quando o recurso era liberado, o seu valor real (ou seja, descontada a inflao do perodo) no era mais suficiente para a execuo da obra. Esse problema gerou inmeras distores, como a paralisao de projetos pela metade ou a construo de estradas de pssima qualidade. Princpios Oramentrios Princpios so preceitos fundamentais e imutveis de uma doutrina, que orientam procedimentos e que indicam a postura a ser adotada diante de uma realidade. A Lei 4320/64 de 17/03/1964, que estatui normas de direito financeiro para a elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito federal, estabeleceu em seu artigo 2 os princpios de unidade, universalidade e anualidade.

No entanto os autores listam, alm destes, outros princpios, dos quais se destacam: Princpio da Anualidade ou Periodicidade O princpio da anualidade, previsto no artigo 2 da Lei 4320/64, estabelece que a cada ano financeiro (perodo de 12 meses) seja elaborado uma nova lei oramentria. No Brasil, por fora do artigo 34, que definiu que o exerccio financeiro coincidir com o ano civil, este perodo coincide com o ano civil, ou seja, vai de 01 de janeiro a 31 de dezembro. O princpio da periodicidade permite um maior controle do legislativo sobre os atos administrativos de natureza financeira, alm de possibilitar que os planos sejam revistos anualmente, de forma a aperfeio-los. O Decreto-lei 200/67, em seu artigo 16, j mencionava a periodicidade anual da lei de oramento: Em cada ano, ser elaborado um oramento-programa, que... . A constituio federal manteve a anualidade do oramento, ao citar no artigo 165: inciso III - os oramentos anuais e 5 A lei oramentria anual compreender:.... A exceo a este princpio so os crditos adicionais especiais e extraordinrios, que podero ser reabertos, nos limites dos seus saldos, e incorporados ao oramento do exerccio seguinte, conforme previsto no 2 do artigo 167 da CF/88: Os crditos especiais e extraordinrios tero vigncia no exerccio financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorizao for promulgado nos ltimos quatro meses daquele exerccio, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, sero incorporados ao oramento do exerccio financeiro subseqente. Princpio da Unidade De acordo com o princpio da unidade, tambm contemplado no artigo 2 da Lei 4320/64, o oramento deve ser uno, ou seja, deve haver somente um nico oramento para o exerccio financeiro, evitando oramentos paralelos. Apesar da constituio federal, em seu artigo 165, prever trs leis oramentrias: PPA, LDO E LOA e trs esferas oramentrias: oramento fiscal, oramento de investimento e oramentos da seguridade social (5), a doutrina majoritria entende que o princpio da unidade continua existindo, ainda que sob um novo conceito, qual seja o de totalidade, necessidade de incluso das trs esferas oramentrias na Lei Oramentria anual, e compatibilidade da LOA com a LDO e com o PPA e da LDO com o PPA.

Princpio da Universalidade O princpio da universalidade, alm de constar, no artigo 2 da Lei 4320/64, como princpio oramentrio, ainda est contemplado nos artigos 3 e 4, que expressamente estabelecem que a lei de oramento compreender todas as receitas, inclusive de operaes de crdito autorizadas em lei, bem como todas as despesas prprias dos rgos do governo e da Administrao centralizada, ou que, por intermdio deles se devam realizar. A constituio federal tambm refora esse princpio ao orientar, no 5 do artigo 165, que o oramento deve conter todas as receitas e as despesas referentes aos poderes da unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive as fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico. Assim, em atendimento ao princpio da universalidade, o oramento deve conter todas as

receitas a serem arrecadadas e todas as despesas a serem realizadas em determinado perodo de tempo. Princpio da Exclusividade De acordo com o princpio da exclusividade, a lei oramentria dever conter somente matria de natureza oramentria, no podendo constar dispositivo estranho previso da receita e a fixao da despesa. Este princpio est previsto na constituio federal, artigo 165: 8 - A lei oramentria anual no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, no se incluindo na proibio a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. O prprio artigo 165, acima citado, traz as duas excees a este princpio, quais sejam: a autorizao para abertura de crditos suplementares na prpria LOA e a contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao da receita. Importante ressaltar que a Lei 4320/64 em seu artigo 7, tambm determina excees ao princpio da exclusividade: Art. 7 A Lei de Oramento poder conter autorizao ao Executivo para: I - Abrir crditos suplementares at determinada importncia obedecidas as disposies do artigo 43; II - Realizar em qualquer ms do exerccio financeiro, operaes de crdito por antecipao da receita, para atender a insuficincias de caixa. Princpio da Especificao O princpio da especificao, tambm conhecido como princpio da discriminao ou da especializao, visa impedir a incluso de dotaes globais na lei oramentria para atender as despesas. Assim, toda a despesa deve ser identificada no mnimo por elemento, permitindo um maior controle da execuo oramentria. Este princpio est consagrado nos artigos 5 e 15 da Lei 4320/64, conforme a seguir transcrito: Art. 5 A Lei de Oramento no consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente a despesas de pessoal, material, servios de terceiros, transferncias ou quaisquer outras, ressalvado o disposto no artigo 20 e seu pargrafo nico. Art. 15. Na Lei de Oramento a discriminao da despesa far-se- no mnimo por elementos. 1 Entende-se por elementos o desdobramento da despesa com pessoal, material, servios, obras e outros meios de que se serve a administrao publica para consecuo dos seus fins. Existem duas excees ao princpio da especificao, a primeira diz respeito aos programas especiais de trabalho, previsto no pargrafo nico do artigo 20 da lei 4320/64. A segunda exceo so as reservas de contingncias dotao global colocada na lei oramentria, destinada a atender passivos contingentes e outras despesas imprevistas prevista no artigo 91 do Decreto Lei 200/67. Art. 20... Pargrafo nico. Os programas especiais de trabalho que, por sua natureza, no possam cumprir-se subordinadamente s normas gerais de execuo da despesa podero ser custeadas por dotaes globais, classificadas

entre as Despesas de Capital. Art. 91. Sob a denominao de Reserva de Contingncia, o oramento anual poder conter dotao global no especificamente destinada a determinado rgo, unidade oramentria, programa ou categoria econmica, cujos recursos sero utilizados para abertura de crditos adicionais. Princpio da Publicidade Mais do que um princpio oramentrio, a publicidade um princpio constitucional previsto no artigo 37 da CF/88, que deve nortear todos os atos da administrao pblica. O maior objetivo deste princpio proporcionar publicidade aos atos pblicos na busca da to difundida transparncia dos gastos pblicos. Vrios artigos da constituio reforam a necessidade da transparncia na administrao pblica, dentre os quais destacamos o artigo 165, 3: O Poder Executivo publicar, at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre, relatrio resumido da execuo oramentria. A Lei 101/00, LRF, tambm trouxe diversas regras no sentido de dar maior transparncia ao gastos pblicos, com destaque para os artigos 48 e 49. Art. 48. So instrumentos de transparncia da gesto fiscal, aos quais ser dada ampla divulgao, inclusive em meios eletrnicos de acesso pblico: os planos, oramentos e leis de diretrizes oramentrias; as prestaes de contas e o respectivo parecer prvio; o Relatrio Resumido da Execuo Oramentria e o Relatrio de Gesto Fiscal; e as verses simplificadas desses documentos. Art. 49. As contas apresentadas pelo Chefe do Poder Executivo ficaro disponveis, durante todo o exerccio, no respectivo Poder Legislativo e no rgo tcnico responsvel pela sua elaborao, para consulta e apreciao pelos cidados e instituies da sociedade. Princpio do Equilbrio O princpio do equilbrio estabelece que o total da despesa oramentria no pode ultrapassar o total da receita oramentria prevista para cada exerccio financeiro, ou seja, prev a igualdade entre a previso da receita e a fixao da despesa. A adoo deste princpio representa uma ferramenta til no controle dos gastos pblicos, ainda que, atualmente, no passe de uma simples questo de tcnica contbil visto que possveis excessos de gastos podem ser cobertos por operaes de crdito, oferecendo assim o equilbrio. Assim, o aparente equilbrio entre receita e despesa, pode na verdade esconder um dficit econmico, se for considerado que as operaes de crdito j so um meio de cobrir desequilbrios oramentrios. Princpio do Oramento Bruto Segundo o princpio do oramento bruto as receitas e despesas devem constar da lei oramentria e de crditos adicionais pelos seus valores brutos, sem nenhuma deduo, conforme preconizado no artigo 6 da Lei 4320/64: Art. 6 Todas as receitas e despesas constaro da Lei de Oramento pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues. Para exemplificar a aplicao deste princpio, podemos citar o IPI arrecadado pela Unio e que tem uma parcela transferida para estados e municpios por meio dos fundos de participao respectivos, Assim na LOA da Unio, o IPI dever constar na parte da receita

pelo seu valor total e na parte da despesa a parcela a ser transferida, evitando-se lanar o valor lquido resultante do confronto entre estes dois valores. Princpio da No Vinculao da Receita O princpio da no vinculao da receita, tambm conhecido como no afetao da receita, previsto no art. 167, IV, da CF/88, defende que nenhuma receita de impostos poder ser vinculada com determinada despesa pelo legislador, ressalvados os casos previstos no prprio texto constitucional. Art. 167. So vedados:... IV - a vinculao de receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, ressalvadas a repartio do produto da arrecadao dos impostos a que se referem os arts. 158 e 159, a destinao de recursos para as aes e servios pblicos de sade, para manuteno e desenvolvimento do ensino e para realizao de atividades da administrao tributria, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, 2, 212 e 37, XXII, e a prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita, previstas no art. 165, 8, bem como o disposto no 4 deste artigo. A ressalva do artigo 158 so os impostos que pertencem aos municpios referentes parcela do IRRF do ITR, impostos Federais, e relativos ao IPVA e ao ICMS, impostos Estaduais. A ressalva do artigo 159 so basicamente as transferncias de parcelas dos impostos sobre a renda e proventos de qualquer natureza e sobre produtos industrializados para os fundos de participao dos estados (FPE), de participao dos municpios (FPM) e para os programas de financiamento ao setor produtivo das Regies Norte, Nordeste e Centro Oeste. As transferncias para as aes e servios de sade (art.198) e para a manuteno e desenvolvimento do ensino (art.212) visam aplicao de um mnimo constitucional nestas reas. O artigo 167, 4 permite a vinculao de receitas prprias de impostos para prestao de garantias e contragarantias Unio. Princpio da Legalidade O princpio da legalidade aplicado ao oramento possui a mesma fundamentao legal geral, qual seja, a administrao pblica se subordina aos ditames da lei. O princpio da legalidade, conforme definido no caput do art. 37 da Constituio Federal, um princpio aplicvel a toda a administrao pblica. Pela vertente do particular temos o art. 5, inciso II, da Constituio Federal, que estabelece que: ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. Este princpio deve ser observado no s no PPA, LDO e LOA, mas tambm nos planos, programas, operaes de abertura de crdito, transposio, remanejamento ou transferncia de recursos de uma programao para outra ou de um rgo para outro e a instituio de fundos (arts. 48, II e IV, 166, 167, I, III, V, VI e IX). Princpio da Clareza O princpio da clareza estabelece que o oramento dever ser apresentado em linguagem transparente, simples e inteligvel, sem descuidar das exigncias tcnicas oramentrias, para facilitar o manuseio e a compreenso daqueles que, por fora do ofcio ou por

interesqjuse, necessitam conhec-lo. Princpio da Uniformidade O princpio da uniformidade no que ser refere ao aspectos formal deve ser padronizado nos diversos exerccios em que executado, possibilitando ser comparado ao longo do tempo. Princpio da Unidade de Tesouraria ou de Caixa Segundo o princpio da unidade de tesouraria ou caixa, previsto no artigo 56 da Lei 4320/64, todos os arrecadados pelo estado devem ser centralizados numa nica conta bancria, assim o recolhimento de todas as receitas sero feitas em estrita observncia ao princpio de unidade Nem tudo feito pelo governo federal O Oramento Geral da Unio no financia todas as despesas pblicas. A Constituio do Brasil define as atribuies do governo federal, dos governos estaduais e municipais. O dinheiro para asfaltar a rua de sua cidade no est includo no Oramento Geral da Unio, que contempla apenas aes atribudas pela Constituio esfera federal do poder pblico. Se voc est interessado em saber quais os recursos disponveis para as obras de esgotos de sua rua, deve verificar o oramento da prefeitura de sua cidade. Se a sua preocupao for com a construo de uma estrada vicinal em sua regio, deve consultar o oramento de seu Estado. O Oramento Geral da Unio prev recursos para a construo, pavimentao ou recuperao de estradas federais. Da mesma forma, se o seu interesse saber se as obras de construo do hospital de sua cidade sero executadas este ano, deve consultar o oramento de sua prefeitura. As despesas com a segurana de sua cidade ou de sua rua so financiadas tambm pelo oramento de seu municpio. A Unio repassa para os governos estaduais e prefeituras 47% de tudo o que arrecada com o Imposto de Renda (IR) e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), atravs dos Fundos de Participao dos Estados, Distrito Federal e Municpios. Os governos estaduais ainda contam tambm, para financiar os seus gastos, com 75% da arrecadao do Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) e com o Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores (IPVA). As prefeituras contam, alm do repasse da Unio, feito de acordo com o nmero de habitantes de cada cidade, definido pelo censo do IBGE, com os impostos municipais como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), com 25% da arrecadao do ICMS e com 50% da receita do Imposto Territorial Rural (ITR). Como feito o Oramento? O Oramento elaborado pelos trs poderes da Repblica e consolidado pelo Poder Executivo. Ele precisa ser equilibrado. Ou seja, no pode fixar despesas em valores superiores aos recursos disponveis. Essa limitao obriga o governo a definir prioridades na aplicao dos recursos estimados. As metas para a elaborao da proposta oramentria so definidas pelo Plano Plurianual (PPA) e priorizadas pela Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO).

O projeto do Plano Plurianual precisa ser elaborado pelo governo e encaminhado ao Congresso, para ser discutido e votado, at o dia 31 de agosto do primeiro ano do mandato de cada presidente, como determina a Constituio. Depois de aprovado, o PPA vlido para os quatro anos seguintes. O PPA estabelece as diretrizes, objetivos e metas, de forma regionalizada, da administrao pblica federal. A finalidade do PPA, em termos oramentrios, a de estabelecer objetivos e metas que comprometam o Poder Executivo e o Poder Legislativo a dar continuidade aos programas na distribuio dos recursos. O PPA precisa ser aprovado pelo Congresso at o final do primeiro ano do mandato do presidente eleito. O controle e a fiscalizao da execuo do PPA so realizados pelo sistema de controle interno do Poder Executivo e pelo Tribunal de Contas da Unio. O acompanhamento e a avaliao so feitos pelo Ministrio do Planejamento e Oramento. A Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) prioriza as metas do PPA e orienta a elaborao do Oramento Geral da Unio, que ter validade para o ano seguinte. O projeto da LDO elaborado pelo Poder Executivo, sob a direo do MPO e a coordenao da Secretaria de Oramento Federal (SOF), e precisa ser encaminhado ao Congresso at o dia 15 de abril de cada ano. O projeto da LDO tem como base o PPA e deve ser apreciado pelo Congresso Nacional at 30 de junho de cada exerccio. Depois de aprovado, o projeto sancionado pelo Presidente da Repblica. Com base na LDO, a Secretaria de Oramento Federal (SOF) elabora a proposta oramentria para o ano seguinte, com a participao dos Ministrios (rgos setoriais) e as unidades oramentrias dos Poderes Legislativo e Judicirio. Por determinao constitucional, o governo obrigado a encaminhar o projeto de lei do oramento ao Congresso Nacional at o dia 31 de agosto de cada ano. Acompanha a proposta uma mensagem do Presidente da Repblica, na qual feito um diagnstico sobre a situao econmica do pas e suas perspectivas, observando os seguintes procedimentos: 1a Etapa Entre os meses de janeiro e maio, na Secretaria de Oramento Federal - SOF, desenvolvida a anlise da srie histrica da execuo dos ltimos exerccios, para definio dos limites de gastos por unidade oramentria da Unio. 2a Etapa No ms de junho, os rgos setoriais apresentam uma proposio detalhada relativa s suas programaes em: Atividades - envolvendo o montante de recursos necessrios para assegurar a manuteno da execuo das aes atualmente desenvolvidas para a prestao de servios comunidade; Despesas Obrigatrias - relativas a despesas com pessoal, servio da dvida, benefcios

previdencirios. 3a Etapa Com a estimativa da Receita a ser arrecadada e o montante de gastos projetados para o exerccio na 2a Etapa, define um limite adicional e o remete aos rgos para complementar a sua programao oramentria, compreendendo: Expanso de atividades - os valores necessrios para expanso dos servios; Projetos - gastos requeridos para aumento da capacidade fsica de atendimento ou insero de uma ao nova nas atribuies dos rgos. 4a Etapa Formaliza o documento final elaborando todos os demonstrativos exigidos pela Lei Federal no 4.320/64 e pela Lei de Diretrizes Oramentrias. No Congresso, deputados e senadores discutem a proposta que o Executivo preparou, fazem as mudanas que consideram necessrias e votam o projeto. At Constituio de 1988, o Congresso apenas homologava o oramento tal qual ele vinha do Executivo. A partir de 1988, deputados e senadores adquiriram o direito de emendar o oramento, o que significa que os parlamentares podem propor alteraes em programas e projetos apresentados pelo Poder Executivo, desde que sejam compatveis com o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Oramentrias. A Constituio determina que o Congresso deve votar o Oramento at o encerramento da sesso legislativa de cada ano. Depois da aprovao pelo Legislativo, o projeto enviado ao Presidente da Repblica para ser sancionado. Aps a sano, transforma-se em lei. Utilizando o Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR), a Secretaria de Oramento Federal acompanha e avalia a execuo oramentria, procedendo a alteraes, atravs de crditos adicionais, quando necessrio. A Secretaria do Tesouro Nacional registra no Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI) a execuo oramentria realizada pelos rgos da administrao pblica.

Classificaes Oramentrias De grande importncia para a compreenso do oramento so os critrios de classificao das contas pblicas. As classificaes so utilizadas para facilitar e padronizar as informaes que se deseja obter. Pela classificao possvel visualizar o oramento por Poder, por Instituio, por Funo de Governo, por Programa, por Subprograma, por Projeto e/ou Atividade, ou, ainda por categoria econmica. Vrias so as razes por que deve existir um bom sistema de classificao no oramento. Podemos citar algumas:

1) Facilitar a formulao de programas. 2) Proporcionar uma contribuio efetiva para o acompanhamento da execuo do oramento. 3) Determinar a fixao de responsabilidades. 4) Possibilitar a anlise dos efeitos econmicos das atividades governamentais. Dependendo do critrio de classificao, alguns aspectos das contas podero ser evidenciados. A Lei estabelece a obrigatoriedade de classificao segundo vrios critrios, conforme veremos a seguir: Classificao por Categoria Econmica A classificao por categoria econmica importante para o conhecimento do impacto das aes de governo na conjuntura econmica do pas. Ela possibilita que o oramento constitua um instrumento de importncia para a anlise e ao de poltica econmica, de maneira a ser utilizado no fomento ao desenvolvimento nacional, no controle do dficit pblico, etc. Por esse critrio, o oramento se divide em dois grandes grupos: as Contas Correntes e Contas de Capital: RECEITAS CORRENTES RECEITAS DE CAPITAL Receita Tributria Operaes de Crdito Receita de Contribuies Alienao de Bens Receita Patrimonial Amortizao de Emprstimos Receita Agropecuria Transferncias de Capital Receita Industrial Outras Receitas de Capital Receita de Servios Transferncias Correntes Outras Receitas Correntes DESPESAS CORRENTES DESPESAS DE CAPITAL Pessoal e Encargos Sociais Investimentos Juros e Encargos da Dvida Inverses Financeiras Outras Despesas Correntes Amortizao da Dvida Outras Despesas de Capital

Classificao Funcional Programtica A classificao Funcional Programtica representou um grande avano na tcnica de apresentao oramentria. Ela permite a vinculao das dotaes oramentrias a objetivos de governo. Os objetivos so viabilizados pelos Programas de Governo. Esse enfoque permite uma viso de "o que o governo faz", o que tem um significado bastante diferenciado do enfoque tradicional, que visualiza "o que o governo compra".

Os programas, na classificao funcional-programtica, so desdobramentos das funes bsicas de governo. Fazem a ligao entre os planos de longo e mdio prazos e representam os meios e instrumentos de ao, organicamente articulados para o cumprimento das funes. Os programas geralmente representam os produtos finais da ao governamental. Esse tipo de oramento normalmente denominado OramentoPrograma. No Brasil, o Oramento-Programa est estruturado em diversas categorias programticas, ou nveis de programao, que representam objetivos da ao governamental em diversos nveis decisrios. Assim, a classificao funcional programtica apresenta: Um rol de funes, representando objetivos mais gerais: o maior nvel de agregao das aes, de modo a refletir as atribuies permanentes do Governo. Um rol de programas, representando produtos concretos. So os meios e instrumentos de aes organicamente articulados para o cumprimento das funes. Uma funo se concretiza pela contribuio de vrios programas. Um rol de subprogramas, representando produtos e aes parciais dos programas. Por exemplo, a funo Sade e Saneamento est desdobrada em programas de Sade, Saneamento e Proteo ao Meio Ambiente. O programa de Saneamento est desdobrado em subprogramas de Abastecimento Dgua, Saneamento Geral e Sistema de Esgoto. Aos subprogramas estaro vinculados os projetos e atividades. Cada projeto se subdivide em vrios subprojetos e cada atividade em vrias subatividades. Os subprojetos e subatividades constituem o menor nvel de agregao das aes e concorrem diretamente para a obteno dos objetivos pretendidos nos outros nveis de programao. Em sntese: As funes representam as reas de atuao do Governo; Os programas e subprogramas representam os objetivos que se pretende alcanar; Os projetos e atividades representam os meios de alcanar tais objetivos.

Вам также может понравиться