Вы находитесь на странице: 1из 3

LEI DE INTRODUO AO CDIGO CIVIL

Contedo e funo - LICC Dec. Lei n. 4.657/42. - revogou a anterior promulgada simultaneamente com o Cdigo de 1916. - contm 19 artigos. A anterior continha 21. - legislao autnoma mas anexa ao Cdigo Civil. - carter universal aplica-se a todos os ramos do direito. - objeto: a prpria norma, enquanto as leis em geral o objeto o comportamento humano. - Cdigo de Normas. - Funo: a) regular a vigncia e a eficcia das normas jurdicas (arts. 1 e 2), apresentando solues ao conflito de normas no tempo (art. 6) e no espao (arts. 7 a 19); b) fornecer critrios de hermenutica (art. 5); c) estabelecer mecanismos de integrao de normas, quando houver lacunas (art. 4); d) garantir no s a eficcia global da ordem jurdica, no admitindo o erro de direito (art. 3) que a comprometeria, mas tambm a certeza, a segurana e estabilidade do ordenamento, preservando as situaes consolidadas em que o interesse individual prevalece (art. 6). Lei: um ato do poder legislativo que estabelece normas de comportamento social. Para entrar em vigor, deve ser promulgada e publicada no Dirio Oficial. , portanto, um conjunto ordenado de regras que se apresenta como um texto escrito. Caractersticas: a) generalidade (geral a todos); b) imperatividade (impe um dever); c) autorizamento (autoriza o lesado ou ofendido a buscar seu direito); d) permanncia (deve perdurar at ser revogada); e) emanao de autoridade competente (Poder Legislativo). Classificao Quanto a imperatividade a) cogentes: ordem pblica ou imperatividade absoluta. So mandamentais (ordenam ou determinam uma ao) ou proibitivas (impem uma absteno). Exs: arts. 1619 e 1521, CC. No podem ser derrogadas pela vontade das partes. Direito de famlia, sucesses e reais (arts. 1618, 1525 e 1566). b) no cogentes: dispositivas ou imperatividade relativa. No determinam nem probem de modo absoluto determinada conduta, mas permitem uma ao ou absteno, ou suprem declarao de vontade no manifestada. Permissivas: as partes estipulam como querem (art. 1639, CC) e supletivas: quando no h manifestao das partes (art. 327, CC). So acompanhadas de expresses: salvo estipulao ou disposio em contrrio ou salvo se as partes convencionarem diversamente.

Quanto hierarquia a) normas constitucionais: so as provenientes da Constituio. b) leis complementares: esto entre a norma constitucional e a lei ordinria. Regulam textos constitucionais quando o direito definido no auto-executvel. c) leis ordinrias: so as constitudas por rgos investidos de funo legislativa pela CF com todos os procedimentos exigidos, como votao, promulgao, sano e publicao no DOU. d) leis delegadas: so elaboradas pelo Executivo, por autorizao do Legislativo. e) medidas provisrias: so editadas pelo Presidente da Repblica em casos de relevncia e urgncia. Quanto competncia ou extenso territorial a) leis federais. Art. 22, I, CF. b) leis estaduais: art. 25, 1, CF. c) leis municipais: art. 30, I a III, CF. Artigos, Incisos, Pargrafos e Alneas Artigos so pequenos ncleos com comandos da lei. Por exemplo: Art. 1 proibido usar camisa vermelha nos domingos. Incisos so utilizados como elementos discriminativos de artigo se o assunto nele tratado no puder ser condensado no prprio artigo ou no se mostrar adequado a constituir pargrafo. So identificados por algarismos romanos. Por exemplo: Art.1 So direitos do cidado: I vida II liberdade. Pargrafos so ressalvas ou desdobramentos do que diz o caput (artigo). So identificados pela palavra pargrafo ou pela expresso Exemplo: Art. 1 proibido usar camisa vermelha nos domingos. 1 A camisa poder ter detalhes em vermelhos. 2 Ser permitido o uso de camisa vermelha no domingo de Pscoa.

Alneas so desdobramentos dos incisos ou pargrafos e so usadas para enumerao. So identificadas por letras. Por exemplo: Art. 1 So cariocas: a) aqueles que nascem no municpio do Rio de Janeiro b) aqueles que nascem na Ilha de Paquet c) aqueles que nascem em cima da Ponte Rio-Niteri

Вам также может понравиться