Вы находитесь на странице: 1из 4

Caso Concreto 1 Condenaes de mdicos e hospitais acusados de matar e causar leses em pacientes so minoria, diz um estudo do Conselho Regional

de Medicina de So Paulo (CRM/SP). O levantamento foi feito com base em 353 decises cveis, proferidas entre os anos de 2000 e 2004, a maioria delas definitiva, e do Tribunal de Justia de So Paulo. Entre os 197 mdicos acusados, 65% foram absolvidos e no tiveram de pagar indenizaes; 56% dos hospitais que eram rus foram inocentados. A pesquisa , que no analisou as decises no mbito penal , no tira concluses, mas foi vista como alerta por membros do CRM/SP, por representantes dos magistrados e por integrantes de entidades que defendem pacientes. Observou-se que os pacientes precisam colher o maior nmero de informaes para uma eventual busca de indenizaes por danos morais, materiais e estticos. Os Cdigos Civil e de Defesa do Consumidor afirmam que, para um profissional liberal como o mdico ser responsabilizado por um erro, necessrio mais do que comprovar a relao da morte ou sequela com um determinado procedimento executado. preciso provar a culpa, mostrar que um ato seu contribuiu diretamente para a leso ou morte.? O caso acima diz respeito ao erro mdico. Tendo em conta a classificao das fontes do Direito, resolva as seguintes questes: a) Encontre, no caso concreto acima, a fonte material e formal do direito no que diz respeito aos casos de erro mdico; Resposta: Fonte material,o erro mdico e fonte formal o prprio cdigo de defesa do consumidor e o cdigo civil b) Explique o que uma fonte formal do direito positivo; Resposta: So formas pelas quais podem apresentar-se as normas jurdicas de comportamento, seria a lei,os costumes,a jurisprudncia e a doutrina. c) Explique o que uma fonte material do direito. Resposta: So os assuntos e acontecimentos, as prprias foras sociais criadoras do Direito. Constituem a matria-prima da elaborao deste, pois so os valores sociais que informam o contedo das normas jurdicas

Caso Concreto 2 Fontes do Direito Positivo Expresso do pluralismo jurdico presente no sistema normativo brasileiro, as greves so consideradas fontes materiais do direito do trabalho, mesmo quando declaradas abusivas pelo Poder Judicirio. Esta afirmativa est correta? Responda justificadamente, com base nos ensinamentos acerca das fontes do direito. Resposta: Sim,as greves mesmo consideradas abusivas so constitudas por elementos que contriburam para contedo das normas jurdicas e de medidas para controle social,por isso considera-se fonte material do direito.

Caso Concreto 1 Jurisprudncia como fonte do direito Nascida Carlos Alberto da Silva Albuquerque, mas operada em 1999 para mudana de sexo, a cabeleireira Charl conseguiu, ao fim de um processo de dois anos, ter reconhecida sua nova condio de mulher: Carla da Silva de Albuquerque a primeira carioca a obter vitria na Justia do Rio numa ao de retificao de registro civil. Quem levou seu pleito adiante foi o defensor pblico Paulo Csar Galliez, que se baseou no direito comparado e em jurisprudncia da Justia gacha. Com o despacho favorvel em segunda instncia, a cabeleireira poder solicitar novos documentos de identidade com o nome de Carla e a identificao do sexo como feminino. Em ao semelhante, que chegou at o Supremo Tribunal Federal, Roberta Close no obteve xito. Agora, Carla s pensa em se casar no papel com o italiano Carlo Benfinati, com quem vive h seis anos. - Dr. Paulo estudou minuciosamente o caso e fez uma defesa brilhante. Devo isso a ele, ao amor do meu amor, minha famlia, minha f em Deus e tambm minha perseverana ? diz ela (Jornal: O GLOBO, 18 de maio de 2003, p. 24). 1. O defensor pblico que advogou a causa de Carla buscou o fundamento do pedido em algumas fontes de direito. Indique quais so e conceitue-as. A jurisprudncia pode ser classificada como uma fonte formal do direito? Explicite. Resposta: Sim, uma fonte formal imediata que converge do conjunto das decises judiciais num mesmo sentido, indicando uma tendncia a ser seguida por outras decises futuras Caso Concreto 2 Smula Vinculante Maria Vitria, filha de pais separados, est com os amigos no Shopping Cine Marti, na cidade de Ourinho, comemorando seus 19 anos. Eis que chega Cludio Amarante, estudante de direito dizendo que o Superior Tribunal de Justia (STJ) aprovara uma smula assegurando que o fim da penso alimentcia no acontece automaticamente, quando o filho completa 18 anos. Maria Vitria fica exultante. Cludio esclarece, no entanto, que o novo texto serve para orientar a conduta dos juzes de instncias inferiores, mas no tem carter obrigatrio como as smulas vinculantes. Assim, com a aprovao da smula, o fim do benefcio depende agora de deciso judicial. Os magistrados vo ouvir os beneficiados pelas penses sobre sua possibilidade de se sustentar ou no. Caber, ento, ao juiz decidir se a penso continuar sendo paga. Cheia de dvidas, Maria Vitria faz as seguintes perguntas a Cludio: O que uma Smula? Resposta: a jurisprudncia que, quando votada e aprovada pelo Supremo Tribunal Federal, por pelo menos 2/3 do plenrio, se torna um entendimento obrigatrio ao qual todos os outros tribunais e juzes, bem como a Administrao Pblica, Direta e Indireta, tero que seguir. Na prtica, adquire fora de lei, criando um vnculo jurdico e possuindo efeito erga omnes.

2. O que vem a ser uma smula vinculante e para que serve? Um jurisprudncia aprovada pelo Supremo Tribunal Federal, com a dupla finalidade de tornar pblica a jurisprudncia para a sociedade bem como de promover a uniformidade entre as decises. Questo Objetiva Assinale a alternativa que indica a correta noo de costume como fonte do Direito: a) Os costumes so as ideias, diretrizes que justificam o carter nacional de todo o ordenamento; b) O costume a norma criada e imposta pelo uso social; uma forma espontnea e popular de criao do Direito; c) Os costumes so os princpios gerais do Direito aplicados em determinado sistema jurdico; representam a cincia ou o conhecimento do Direito; d) O costume a manifestao dos jurisconsultos, no sentido de esclarecer e explicar o Direito.

Вам также может понравиться