Вы находитесь на странице: 1из 1

Quadro Europeu Comum de Referncia para as Lnguas

O Conselho da Europa definiu o Quadro Europeu Comum de Referncia para as Lnguas com o intuito de harmonizar os nveis de aprendizagem das lnguas no espao europeu. Com esta medida pretende-se promover e fomentar a diversidade lingustica e cultural na Europa. No caso especfico do Ensino Superior, recomenda-se que todos os estudantes desenvolvam competncias comunicativas plurilingues. Os principais cursos livres de lngua oferecidos pelo Centro de Lnguas esto de acordo com Quadro Europeu Comum de Referncia para as Lnguas. Se desejar imprimir a tabela do QECRL, faa-o a partir deste documento em pdf

Utilizador proficiente

C2 capaz de compreender, sem esforo, praticamente tudo o que ouve ou l. capaz de resumir as informaes recolhidas em diversas fontes orais e escritas, reconstruindo argumentos e factos de um modo coerente. capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exactido, sendo capaz de distinguir finas variaes de significado em situaes complexas. C1 capaz de compreender um vasto nmero de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implcitos. capaz de se exprimir de forma fluente e espontnea sem precisar de procurar muito as palavras. capaz de usar a lngua de modo flexvel e eficaz para fins sociais, acadmicos e profissionais. Pode exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domnio de mecanismos de organizao, de articulao e de coeso do discurso.

Utilizador independente

B2 capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstractos, incluindo discusses tcnicas na sua rea de especialidade. capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de -vontade com falantes nativos, sem que haja tenso de parte a parte. capaz de exprimirse de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da actualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de vrias possibilidades. B1 capaz de compreender as questes principais, quando usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe so familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.) capaz de lidar com a maioria das situaes encontradas na regio onde se fala a lngua-alvo. capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe so familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experincias e eventos, sonhos, esperanas e ambies, bem como expor brevemente razes e justificaes para uma opinio ou um projecto.

Utilizador elementar

A2 capaz de compreender frases isoladas e expresses frequentes relacionadas com reas de prioridade imediata (p. ex.: informaes pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informao simples e directa sobre assuntos que lhe so familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formao, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas. A1 capaz de compreender e usar expresses familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

Вам также может понравиться