Вы находитесь на странице: 1из 32

RELATRIO DE ATIVIDADES DO CENTRO ESPRITA IRM ROSA - CEIR - 2010 / 2011 -

RELATRIO DE ATIVIDADES DE 2010 / 2011


Em cumprimento ao que preceitua o Estatuto do Centro Esprita Irm Rosa, temos a honra de apresentar nosso Relatrio de Atividades, descrevendo as atividades desenvolvidas pelos vrios setores da Instituio no ano de 2010, bem como relatar as atividades planejadas para o ano de 2011, com sua respectiva previso oramentria.

COMPOSIO DA DIRETORIA EXECUTIVA

Diretor de Administrao: Diretor de Assistncia e Orientao Espiritual: Diretor de Assistncia e Promoo Social Esprita: Diretor de Divulgao: Diretor de Educao Esprita: Diretor de Finanas: Diretor de Manuteno Patrimonial: Diretor de Planejamento:

Breno Santos Viviani Fialho Alberto Leito Rosa Yara Gomes Camargo Carlos Mrcio Machado Peixoto Ftima Cristina do Amaral Ferraz Vera Lcia da Silva Rodrigues Henderson Costa Santos Daniel Pisani Bernardes

CONSELHO FISCAL

Conselheiro: Conselheiro: Conselheiro:

Jos Antnio Caldas Teixeira Kleber Tadeu Novaes das Neves Roberto Barreto Nolasco

Niteri, 29 de maro de 2011. Caros (as) irmos (s) Associados (as) do CENTRO ESPRITA IRM ROSA CEIR Muita Paz! Em cumprimento ao disposto no artigo 23 incisos VI e X de nosso Estatuto, a Diretoria Executiva do Centro Esprita Irm Rosa vem apresentar o Relatrio de Atividades desenvolvidas no ano de 2010, bem como o planejamento e oramento para 2011. O ano de 2010 foi especial para nossa Instituio porque foi o ano em que se comemorou os 90 anos de sua fundao. Por este motivo, durante todo o ano, vrios eventos alusivos a este fato foram realizados, conforme poder ser constatado ao longo deste relatrio. No ano de 2010 houve significativos esforos, por parte da Diretoria Executiva, no sentido de aprimorar a rea administrativa da nossa Casa. Com a aprovao em 15 de novembro de 2009 do novo estatuto, formalizando a reestruturao das atribuies das diretorias e a implementao do novo modelo de administrao colegiada, houve a necessidade de elaborao e aprovao de um Regimento Interno, em cumprimento ao artigo 43 do referido estatuto. Desta forma, a Diretoria Executiva, em sua reunio ordinria de 25/05/2010, aprovou uma verso preliminar do Regimento Interno e passou, a partir desta data, a debater em suas reunies ordinrias mensais o texto preliminar proposto. previsto que no primeiro semestre de 2011 o texto final estar aprovado, quando ento ser divulgado entre os trabalhadores da Casa. Seguindo a mesma filosofia de trabalho do ano anterior foi dada nfase ao aprimoramento dos trabalhadores da Casa por meio de encontros de tarefeiros e outras atividades doutrinrias. Nas pginas seguintes so apresentadas as descries detalhadas das atividades realizadas por cada diretoria, objetivando sempre o melhor atendimento a todos os irmos e irms carentes de esclarecimento e consolo que so encaminhados ao CEIR. Em seguida apresentado o planejamento das atividades de 2011 e, encerrando, uma planilha com a previso de gastos. Rogando a Jesus que nos abenoe!

Fraternalmente, ___________________________ Daniel Pisani Bernardes Diretor de Planejamento

DIRETORIA DE ADMINISTRAO

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2010


A Diretoria de Administrao responsvel por secretariar as reunies de diretoria, preparando as pautas a serem abordadas e redigindo as respectivas atas de reunio. As reunies da diretoria do CEIR em 2010 tiveram a periodicidade mensal e as respectivas atas foram elaboradas e aprovadas em reunio posterior. Durante o ano de 2010 foi mantida a prtica adotada no ano anterior de divulgao das pautas e atas aprovadas para os trabalhadores do CEIR, possibilitando assim que todos tomassem conhecimento dos assuntos que foram tratados e das decises tomadas pela diretoria de forma transparente. O cadastro dos associados foi atualizado e passamos assim a ter pleno controle dos dados de cada associado. Estamos concluindo um sistema de controle informatizado para controle e pesquisas destes dados. Recebemos em doao um computador que foi instalado na secretaria, dando-nos melhores condies de realizarmos as tarefas administrativas. Os associados do CEIR, salvo pequenas falhas no cadastro, receberam uma carta por felicitao de aniversrio e outra pelas festas de fim de ano. Pouco a pouco os arquivos da secretaria esto sendo mais bem organizados. Todas as obrigaes conjuntas com a Diretoria de Finanas foram cumpridas.

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PARA 2011


Organizao do registro geral de associados A partir das informaes recebidas da Diretoria de Finanas, acerca do pagamento das contribuies dos associados, esta Diretoria manter atualizado o controle dos associados do CEIR. Este trabalho ser amplamente facilitado com a implantao, ainda no primeiro semestre de 2011, de um sistema informatizado, que possibilitar pesquisas de vrias ordens no sentido de cumprimos adequadamente as instrues contidas no Estatuto Social do CEIR. Correspondncias aos associados em data de aniversrio e festas de fim de ano Os associados recebero, assim como ocorreu em 2010, uma carta de felicitaes por seu aniversrio e outra de felicitaes de fim de ano. Correspondncias de agradecimento aos colaboradores nas festas de fim de ano A partir do cadastro de colaboradores no scios, preenchido pelos responsveis das diferentes reas de atuao da Instituio, pretende-se enviar uma carta de agradecimentos queles que colaboraram com o CEIR sob a forma de palestras ou trabalhos voluntrios.
____________________________________

Breno S. V. Fialho Diretor de Administrao

DIRETORIA DE ASSISTNCIA E ORIENTAO ESPIRITUAL

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2010


Comemoraes dos 90 anos de fundao do CEIR Por delegao da diretoria colegiada, coube a diretoria de assistncia e orientao espiritual a organizao dos eventos comemorativos dos 90 anos de fundao do CEIR. Ao longo do ano, foram realizados os seguintes eventos alusivos a esta data: 15 de maro: lanamento oficial do site www.irmarosa.org.br (dia do nascimento de D. Julieta Moraes de Andrade, fundadora da Casa). 28 de maro: seminrio com Telma Regina do Grupo Esprita Messe de Amor com o tema Mediunidade, o psiquismo feminino e a presena da Irm Rosa. 20 de junho: seminrio com Jayme Lobato do Grupo Esprita Redeno com o tema "Reunio Esprita - Qualificao da Reunio Esprita". 07 de agosto: palestra com Jos Carlos De Lucca (SP) com o tema Minutos com Chico Xavier. 24 de agosto: palestra com Jacob Melo (RN) com o tema Conversando sobre o passe. 19 de setembro: seminrio com Cesar Reis do Lar Fabiano de Cristo com o tema Convivncia na Casa Esprita. 01 de dezembro: palestra com Lucia Moyss do Centro Esprita Seara do Bem com o tema A Terra no concerto do universo. 03 de dezembro: palestra com Francisco de Paula Costa do Grupo Esprita Bezerra de Menezes com o tema Sede Perfeitos. 06 de dezembro: palestra com Carmen Silveira da Unio da Mocidade Esprita de Niteri com o tema Jesus e os embaixadores da fraternidade e da paz. 16 de dezembro: palestra com Nina Peixoto do Lar Esprita Peixotinho com o tema 90 anos de amor e caridade. (reunio comemorativa da Irm Rosa) 18 de dezembro: palestra com Hlio Ribeiro da Casa de Batuira com o tema 90 anos de amor e caridade. (reunio comemorativa da Irm Anlia) 21 de dezembro: palestra com Raul Teixeira da Sociedade Esprita Fraternidade com tema livre. Servio da Mediunidade Dando continuidade ao planejamento de atualizao e qualificao da prtica medinica na Casa a diretoria de assistncia e orientao espiritual reuniu-se em diversas oportunidades com o grupo medinico do sbado e props algumas medidas de ajuste, com vistas a atualizar os procedimentos da prtica medinica nesta reunio. Foi colocado pela diretoria de assistncia e orientao espiritual que o grupo s alteraria os procedimentos se assim desejasse, que seria deciso do grupo, no havendo nenhum tipo de imposio. Aps anlises e debates das medidas, o grupo em sua maioria decidiu por implantar na reunio

medinica de sbado os mesmos procedimentos adotados na reunio medinica de segundafeira noite. Sendo assim, foi traado um planejamento de estudo, interrompendo-se temporariamente a prtica para que o grupo pouco a pouco assimilasse a nova rotina. A partir de julho foi ento iniciada esta reformulao nos procedimentos. Nos dias atuais a prtica j foi totalmente restabelecida. Temos ainda dedicado 30 minutos iniciais para estudo e os 60 minutos restantes da reunio para a prtica. As reunies medinicas das segundas-feiras noite seguiram seu curso normal durante o ano, sendo realizada em todas as segundas-feiras do ano. Esta reunio comea a tomar um perfil de reunio de desobsesso e tem dado relevante apoio ao servio de atendimento fraterno. As reunies medinicas das quintas-feiras e das segundas-feiras tarde seguiram seu curso normal durante o ano. No dia 18 de abril foi promovida a exibio de DVD com Seminrio Dilogo com os Espritos com Suely Caldas Schubert, seguido de debate para os trabalhadores de reunio medinica e participantes de grupos de estudo. Servio de Estudo e Educao da Mediunidade inteno da diretoria de assistncia e orientao espiritual oferecer um novo grupo de estudo e educao da mediunidade, preparando novos trabalhadores para as reunies medinicas existentes na Casa. Ainda no possvel prever quando iniciaremos este novo grupo. O grupo de estudo da mediunidade das quintas-feiras, a partir de 12h45min, com estudo de O Livro dos Mdiuns, momento de concentrao e exerccio de psicografia funcionou normalmente durante o ano. Servio de Atendimento Fraterno Durante este ano o servio de atendimento fraterno funcionou com regularidade nas reunies pblicas das segundas, quartas, quintas e sbados. Estima-se em 250 (duzentos e cinquenta) atendimentos realizados neste ano. A partir de novembro o atendimento fraterno foi implantado tambm nas reunies pblicas das sextas-feiras. As equipes de recepo e aproximadamente 25 (vinte e cinco) componentes. de atendimento contam hoje com

No ms de agosto foi realizado o encontro anual para avaliao e reciclagem da equipe de atendimento fraterno. Servio de Passe Realizamos no dia 21/11/2010 mais um treinamento para formao e reciclagem de aplicadores de passe. Este encontro contou com a presena de 77 (setenta e sete) pessoas, sendo que 72% dos atuais aplicadores de passe da Casa estavam presentes. Como resultado deste encontro 23 (vinte e trs) novos aplicadores de passe esto sendo admitidos na tarefa. Desta forma, a Casa passar a contar com um total de 81 (oitenta e um) aplicadores de passe. Foi decidido pela diretoria colegiada em sua reunio ordinria do ms de novembro que nas quartas e sbados, tendo em vista o grande nmero de freqentadores, o passe poder ser aplicado concomitantemente na sala de passe, para os freqentadores que

estiverem no salo principal, e na sala medinica para os freqentadores que estiverem no segundo andar. O servio do passe a domiclio neste ano foi altamente intensificado, com o nmero de visitas mais que 3 vezes superior ao nmero de visitas de 2009. Atualmente participam deste trabalho cerca de 20 (vinte) trabalhadores. Durante o ano de 2010 foram realizadas aproximadamente 450 (quatrocentos e cinqenta) visitas domiciliares num universo de aproximadamente 40 (quarenta) enfermos atendidos.

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PARA 2011


Servio da Mediunidade Est prevista a realizao de uma palestra com Jos Carlos De Lucca (SP) em abril sobre seu novo livro com mensagens de Bezerra de Menezes. inteno da diretoria de assistncia e orientao espiritual promover em 2011 reunies semelhantes com os grupos medinicos da quinta-feira e da segunda-feira tarde, para propor medidas de ajustes. Promover no ms de junho um encontro para qualificao e formao de trabalhadores de reunio medinica. Estudo e Educao da Mediunidade Estudar a possibilidade de implantar novo grupo de estudo e educao da mediunidade. Servio de Atendimento Fraterno Promover no ms de agosto um encontro para qualificao e formao de trabalhadores do servio do atendimento fraterno. Servio de Passe Est prevista a realizao de um curso de magnetismo em um final de semana do ms de setembro com Jacob Melo (RN). Este curso ser realizado em parceria com o Instituto Esprita Bezerra de Menezes. Nesta oportunidade teremos na Casa em um dia de semana noite do ms de setembro uma palestra com Jacob Melo. Outros Est prevista a realizao de um seminrio com Cezar Braga Said no ms de novembro com o tema Convivncia na Casa Esprita.

_____________________________________ Alberto Leito Rosa Diretoria de Assistncia e Orientao Espiritual

10

DIRETORIA DE ASSISTNCIA E PROMOO SOCIAL ESPRITA

11

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2010


Doaes de Cestas Bsicas So distribudas mensalmente aproximadamente 200 cestas bsicas. Parte destas cestas adquirida pronta em atacadista e outra parte formada pelas doaes dos gneros alimentcios dos freqentadores da Casa. As bolsas foram adquiridas na M. S. ATACADISTA E DISTRIBUIDORA LTDA, Rua Martinica, n. 366 Parada de Lucas RJ RJ CEP.: 21.250-750, tels. 21 3528.0880 e 3528-0875. As roupas, sapatos e bolsas doados ao CEIR no ano de 2010, foram vendidos pelas tarefeiras da Casa as pessoas carentes, por valor irrisrio, na ltima tera-feira de cada ms, em nosso brech. Esses valores foram entregues integralmente a Diretoria de Finanas, ao fim de cada arrecadao. Tanto os idosos quantos os seus filhos e netos que vem a Casa na ltima tera-feira do ms para receberem a cesta bsica, recebem uma refeio em uma quentinha, totalizando, aproximadamente, 200 quentinhas distribudas mensalmente. Doaes de Enxovais Para Gestantes Foram distribudos nesse perodo 65 enxovais. Cada enxoval composto de: 1 cobertor 2 mantas de flanela 1 pacote de fralda de tecido 1 pacote de fralda descartvel 1 cala plstica 2 conjuntos de flanela cala e casaco 2 conjuntos de tecido cala e casaco 2 conjuntos de malha cala e casaco 1 casaco de flanela 2 camisinhas de pago de tecido (sem manga) 4 sapatinhos de l 2 pares de meia 1 casaco de l (confeccionado a mo) 1 manta de l (confeccionado a mo)

Nosso trabalho composto tambm de distribuio mensal de roupas, sapatos e brinquedos (usados) para crianas maiores, filhos das gestantes.

12

Aps a palestra, efetuada por palestrantes da rea de sade, em convnio com a Policlnica do Exrcito de Niteri oferecido um lanche as gestantes, composto por sanduche, bolo e suco. Tambm lida e comentada uma pgina, acompanhada de prece no incio e no final dos trabalhos. Em final de 2010 foi iniciada uma campanha de doao de material escolar. Conseguimos montar com as doaes 70 quites contendo cadernos, lpis, borracha, hidrocor, lpis de cor, etc... Todos os quites foram doados as crianas necessitadas.

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PARA 2011


Para o ano de 2011 esta diretoria pretende efetuar um cadastro de todas as famlias assistidas pela Casa de maneira a dar subsdios a futuras campanhas visando a assistncia e a promoo social esprita. Faz parte tambm do planejamento de 2011 o engajamento de novos voluntrios para auxiliarem nas tarefas da assistncia e promoo social esprita.

___________________________ Yara Gomes Camargo Diretora de Assistncia e Promoo Social Esprita

13

DIRETORIA DE DIVULGAO

14

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2010

A Diretoria de Divulgao do CEIR buscou, atravs dos murais, promover a divulgao de mensagens doutrinrias relacionadas aos temas abordados nas reunies pblicas, bem como transmitir as notcias do movimento esprita em nossa Cidade e no estado do RJ e as notcias e campanhas do CEIR.

O boletim informativo foi totalmente reformulado, apresentando um design profissional que, aliado a alta qualidade de impresso colorida, tem propiciado aos frequentadores do CEIR estarem bem informados sobre tudo o que acontece na Casa. Sua publicao ser trimestral, sempre apresentando as atividades do CEIR e informaes doutrinrias, alm de outras de carter geral. O folder do primeiro trimestre de 2011 apresentou tambm a nova identidade visual da Casa a ser utilizada em todos os documentos da Instituio.

Por meio da venda de livros espritas procuramos seguir a orientao de Emmanuel quando diz: "A maior caridade que praticamos em relao Doutrina Esprita a sua prpria divulgao." Para tanto, buscamos oferecer vrios ttulos de diferentes autores encarnados e desencarnados, num amplo leque de temticas, desde o estudo at os romances, de modo a atender a uma ampla gama de leitores. A maioria dos livros colocados venda no CEIR obtida junto ao Instituto Esprita Bezerra de Menezes IEBM por consignao.

A biblioteca continua oferecendo aos freqentadores centenas de livros espritas para emprstimo.

Nosso site, que est no ar desde o dia 15 de maro de 2010, teve uma excelente audincia durante o ano, divulgando todos os eventos da Casa, apresentando notcias e fotos dos eventos realizados, alm de um extenso e variado contedo. No grfico 1 abaixo, pode-se observar a audincia mdia diria do site e no grfico 2 o total de visitas em cada ms. Observando-se os grficos, identifica-se uma queda nos ltimos meses na audincia, o que nos leva a diagnosticar a necessidade de reformulao do site. Ao longo dos 11 meses em que o site est no ar, a mdia de visitas diria foi de 40 visitas e a mdia do total de visitas mensal foi de 1220 visitas.

Visitas 1500 2000 2500 10 20 30 40 50 60 70 0

visitas

1000

500

ab r/1 0 m ai /1 0 ju n/ 10 ju l/ 1 0 ag o/ 10
ms

ab r/1 0 m ai /1 0

ju n/ 10

ju l/ 1 0

ag o/ 10

Pginas visitadas - mdia diria

Pginas visitadas - Total mensal

Grfico 2
se t/1 0 ou t/1 0 no v/ 10 de z/ 10 ja n/ 11 fe v/ 11

Grfico 1

ms

se t/1 0 ou t/1 0

no v/ 10 de z/ 10 ja n/ 11

fe v/ 11

15

16

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PARA 2011


Para o ano de 2011, a diretoria de divulgao pretende tomar as seguintes iniciativas com vistas a incrementar ainda mais esta rea na Casa: 1) Buscar dentre os freqentadores da Casa novos voluntrios para o trabalho da livraria e da biblioteca de maneira que at o final de 2011 tenhamos a livraria e a biblioteca funcionando regularmente nos dias de reunies pblicas. 2) Incrementar uma reformulao geral nos quadros de aviso da Casa. 3) Extinguir, ou pelo menos reduzir, o custo do folder procurando parceiros na iniciativa privada para patrocinarem este custo. 4) Viabilizar uma reformulao geral no site de maneira a reverter a queda e estimular a audincia. 5) Criar instrumentos de avaliao da satisfao dos freqentadores da Casa.

___________________________ Carlos Mrcio Machado Peixoto Diretor de Divulgao

17

DIRETORIA DE EDUCAO ESPRITA

18

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2010


Evangelizao Foi realizado treinamento/reciclagem no perodo do recesso dos trabalhos, em sbados alternados em janeiro e fevereiro/2010, das 15:30 s 18 horas. A Evangelizao funcionou normalmente durante o ano de 2010, de 27 de fevereiro at 11/12/2010, observando-se o recesso nos feriados prolongados: (03/04, 05/06, 04/07, 09/10 e 30/10) e casos especiais (Copa do Mundo), alm do recesso de meio de ano. Manteve-se a formao continuada dos evangelizadores, visando atualizao das prticas pedaggicas nos diferentes ciclos e a qualificao contnua destes trabalhadores. Tivemos o ingresso de 4 novos evangelizadores no segundo semestre. Foi dado prosseguimento aos trabalhos realizados pelas Equipes Solidria e Socorrista, como atividade prtica complementar ao trabalho de Evangelizao da famlia. Estudo Sistematizado e Estudo Doutrinrio Foi intensificada a campanha em prol do estudo da Doutrina Esprita na Casa, tendo sido divulgados os horrios atravs dos cartazes, do jornal, do site e dos avisos nas Reunies Pblicas. Foi aberta uma nova turma de estudo doutrinrio aos sbados, no mesmo horrio da evangelizao. Reunies Pblicas Foram mantidas as reunies pblicas: 2s feiras - 13:30 horas, 4s feiras - 19:30 horas, 5s feiras 13:20 horas, 6s feiras - 13:00 horas e sbados 16:55 horas. Expositores Foram realizados dois treinamentos/reciclagens com a equipe de expositores atual, uma em maio e a outra em novembro.

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PARA 2011


Evangelizao A Evangelizao continuar a funcionar normalmente durante o ano de 2011, de 19 de fevereiro at 10/12/2011, das 15 s 17 horas, observando-se o recesso nos feriados prolongados: (05/03, 23/04, 25/06 e 12/11). Esto previstas reunies para avaliao e treinamento/reciclagem no perodo do recesso dos trabalhos, em janeiro e fevereiro/2011, das 15:30 s 18 horas. Durante o ano de 2011 pretende-se manter a formao continuada dos evangelizadores, visando atualizao das prticas pedaggicas nos diferentes ciclos e a qualificao contnua destes trabalhadores, atravs de encontros, ciranda de livros e palestras.

19

Sero necessrias obras de manuteno no prdio anexo, bem como aquisio de alguns materiais para suporte aos trabalhos. Pretende-se dar seguimento aos trabalhos realizados pelas Equipes Solidria e Socorrista, como atividade prtica complementar ao trabalho de Evangelizao da famlia. Estudo Sistematizado e Estudo Doutrinrio Durante este ano manteremos a campanha em prol do estudo da Doutrina Esprita na Casa, seja na forma do ESDE, seja atravs do estudo doutrinrio, atravs de avisos nas reunies pblicas, nos murais, no jornal e no site. Est prevista a abertura da turma de ESDE no sbado (turma 10), no horrio da evangelizao com incio em 19/02. Est prevista a abertura da turma de ESDE para jovens entre 18 e 30 anos (turma 11), s quintas-feiras s 19:30 horas com incio previsto para 28 de abril. Importante: A abertura de novas turmas est condicionada a existncia de tarefeiros qualificados para a coordenao (no mnimo tendo concludo o percurso do ESDE uma vez). Reunies Pblicas Sero mantidas as reunies pblicas: 2s feiras - 13:30 horas, 4s feiras 19:30 horas, 5s feiras 13:20 horas, 6s feiras - 13:00 horas e sbados 16:55 horas. Expositores Esto previstos trs treinamentos para novos expositores no primeiro semestre e uma reciclagem com a equipe de expositores atual. Este ano teremos a adio de 6 novos expositores ao trabalho.

_____________________________________ Ftima Ferraz Diretoria de Educao Esprita

20

DIRETORIA DE FINANAS

21

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2010

Escriturao Contbil Mensal

Todos os atos e fatos administrativos foram escriturados mensalmente, sendo utilizada a escriturao contbil, de acordo com os Princpios Fundamentais da Contabilidade e emitidos o Balancete de Verificao, Livro Razo e Livro Dirio, contendo este ltimo o Balano Patrimonial, a Demonstrao do Resultado do Exerccio. No incio de cada ms foram impressos atravs do Gerenciador Financeiro do Banco do Brasil, via internet, o extrato de conta corrente, o extrato de poupana e o extrato de CDB DI, para classificao contbil e acompanhamento da movimentao financeira bancria. Toda a documentao comprobatria dos pagamentos e dos recebimentos, junto com os extratos bancrios e os balancetes, foram arquivadas em pastas mensais e disponibilizadas aos demais Diretores e Conselheiros Fiscais, para sua apreciao. Mensalmente, um balancete simplificado foi exposto no quadro de aviso com a finalidade de dar publicidade s contas de despesas e receitas. No incio do ano de 2010, foi implementada uma campanha de convocao de novos associados, dentre os participantes dos grupos de estudo e de aumento das mensalidades dos antigos. Como conseqncia, o resultado do exerccio, considerando apenas a Receita Social e as Despesas Correntes foi positivo. O Conselho Fiscal aprovou todos os balancetes at o ms de dezembro de 2010. Nas pginas seguintes, so transcritos o Balano Patrimonial, o Balano de Resultado Econmico e o Parecer do Conselho Fiscal.

22

Centro Esprita Irm Rosa CNPJ : 30.127.997/0001-06 Balano Patrimonial Encerrado em 31/12/2010 Descrio
A T I V O (1) Circulante (11) Disponbilidades (111) Numerrios em caixa (1000) Bancos c/ Movimento (1020) Valores Vinculados c/c - Poupana (1040) Valores em Transito (1050) =Disponbilidades =T o t a l - Circulante Ativo No Circulante (12) Ativo Realizvel a Longo Prazo (121) Aplicaes Financeiras (1200) =Ativo Realizvel a Longo Prazo Permanente (123) Imobilizado (1230) =Permanente =T o t a l - Ativo No Circulante

Classificao

Exerc. Anterior

Exerc. Atual

1-1-01-01 1-1-01-02 1-1-01-04 1-1-01-05

3.587,17D 4.152,60D 134.180,09D 520,00D ****142.439,86D ****142.439,86D

3.692,00D 5.038,82D 140.554,25D 0,00D ****149.285,07D ****149.285,07D

1-2-01-01

69.589,20D *****69.589,20D 18.150,71D *****18.150,71D *****87.739,91D

75.500,40D *****75.500,40D 22.718,59D *****22.718,59D *****98.218,99D

1-2-03-01

=T o t a l - A T I V O

****230.179,77D

****247.504,06D

P A S S I V O (2) Passivo Circulante (21) Credores Diversos (209) Contas Diversas a Pagar (210) =Credores Diversos =T o t a l - Passivo Circulante Patrimnio Social (2398) Fundo Patrimonial (241) Fundo Patrimonial (2400) =Fundo Patrimonial Supervits (244) Dficits (245) =T o t a l - Patrimnio Social =T o t a l - P A S S I V O

2-1-01-01

3.220,00C ******3.220,00C ******3.220,00C

0,00C **********0,00C **********0,00C

2-4-01-01 2-4-04 2-4-05

220.524,47C ****220.524,47C 9.899,85C 3.464,55D ****226.959,77C ****230.179,77C

220.524,47C ****220.524,47C 30.444,14C 3.464,55D ****247.504,06C ****247.504,06C

23

Centro Esprita Irm Rosa(00042)

CNPJ: 30.127.997/0001-06
Balano de Resultado Econmico em 31/12/2010 Descrio RECEITA Receitas Correntes Receitas Sociais Receitas Sociais 3-1-01-01 3110 72.827,06C *****72.827,06C 3-1-03 3-1-05 3099 3199 5,00C 15.764,17C *****88.596,23C *****88.596,23C Classificao Conta Movimento do Perodo

=Receitas Sociais
Receitas Diversas Receita Financeira

=T o t a l - Receitas Correntes =T o t a l - R E C E I T A

DESPESAS Despesas Correntes Despesas de Custeio Despesas Gerais Administrativas Encargos Diversos 4-1-01-01 4-1-01-04 4000 4100 19.132,45D 1.200,00D *****20.332,45D

=Despesas de Custeio
Despesas c/ Atividades das Diretorias Diretoria de Administrao Diretoria de Assist. Orient. Espiritual Diretoria Assist. Promoo Social Diretoria de Divulgao Diretoria de Estudos Espritas Diretoria de Finanas Diretoria de Manuteno Patrimonial 4-1-02-01 4-1-02-02 4-1-02-03 4-1-02-04 4-1-02-05 4-1-02-06 4-1-02-07 4110 4120 4130 4140 4150 4160 4170

84,00D 74,50D 31.527,70D 3.971,87D 516,85D 49,20D 9.273,34D *****45.497,46D

=Despesas c/ Atividades das Diretorias


Despesas Tributrias Despesas Financeiras 4-1-04 4-1-05 414 415

1.506,08D 63,95D *****67.399,94D

=T o t a l - Despesas Correntes
Despesas de Capital Imobilizado de Pequeno Valor 4-3-01 4339

652,00D ********652,00D

=T o t a l - Despesas de Capital

Resultado do Exerccio ============================= Receitas--------------> 88.596,23C 68.051,94D ******20.544,29 Despesas + Custo--------------------> Supervit Lquido do Exerccio:

===============================================

24

25

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PARA 2011


A Diretoria de Finanas continuar adotando a escriturao mensal dos atos e fatos administrativos, utilizando a escriturao contbil, de acordo com os Princpios Fundamentais da Contabilidade. Todo ms ser exposto no quadro de aviso do CEIR, o balancete simplificado, contendo as receitas e despesas. A documentao comprobatria dos pagamentos e dos recebimentos, junto com os extratos bancrios e os balancetes, sero arquivadas em pastas mensais e disponibilizadas aos demais Diretores e Conselheiros Fiscais, para sua apreciao.

_________________________ Vera Lucia da Silva Rodrigues Diretora de Finanas

26

DIRETORIA DE MANUTENO PATRIMONIAL

27

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2010


Durante o ano de 2010, foram realizadas as seguintes obras de conservao e melhorias do CEIR:

No prdio da Rua Dr. Leandro Mota: 1 Inicio da pintura geral do prdio 2 Instalao de toldo na entrada principal 3 Reviso eletro-hidrulica 4 Novo reparo no telhado que ainda apresentava vazamento 5 Desratizao e dedetizao do prdio 6 Limpeza das caixas d'gua e cisterna 7 Rebaixamento da entrada do porto principal e construo de uma rampa para deficientes fsicos. No prdio da Travessa Campos Viana: 1 Desratizao e dedetizao do prdio 2 Limpeza das caixas d'gua e cisterna

28

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PARA 2011


Prdio Sede Esto previstas as seguintes obras: - Concluso da pintura geral do prdio. - Manuteno eletro-hidrulica. - Cobertura em alumnio da rea de servio. - Contratao de empresa para manuteno do porteiro eletrnico, filmadora e aparelhagem de som. - Aquisio e instalao de ventilador de teto da sala de atendimento fraterno. Prdio Anexo Esto previstas as seguintes obras: - Aquisio e instalao de bomba de suco. - Aquisio e instalaao de 3 ventiladores. - Reinstalaao de 1 ventilador de parede. - Pintura da fachada, rea interna e externa orada e no realizada em 2010.

___________________________ Henderson Costa Santos Diretoria de Manuteno Predial

29

DIRETORIA DE PLANEJAMENTO

30

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2010


Em 2010 a Diretoria de Planejamento em conjunto com as demais diretorias que compem a diretoria executiva do CEIR, elaborou e aprovou na AGO de 23 de maro de 2010 o relatrio de atividades de 2009, o planejamento das atividades, a previso oramentria, assim como o calendrio preliminar de eventos para o ano de 2010. Foi elaborado pela Diretoria de Planejamento, a partir dos subsdios fornecidos pelas demais diretorias, o regimento interno do CEIR, em verso preliminar, o qual foi concludo no prazo aproximado de 180 dias aps a aprovao do estatuto da Casa, em observncia ao que preconiza o seu artigo 43. No mesmo ano foi iniciada a sua reviso. A Diretoria de Planejamento atuou junto s demais diretorias no sentido de viabilizar a execuo do presente Relatrio, contendo o planejamento das atividades para 2011 e a respectiva previso oramentria.

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PARA 2011


Para o ano de 2011 a Diretoria de Planejamento em conjunto com as demais diretorias pretende finalizar a reviso do regimento interno do CEIR, auxiliar na organizao dos seminrios, treinamentos de tarefeiros, na manuteno das rotinas e demais atividades da Casa. Como fruto do planejamento das atividades de 2011, apresentamos abaixo um calendrio preliminar dos eventos:

MS JAN FEV MAR ABR 03 Fim do recesso

DIA / EVENTO

Treinamento / reciclagem dos evangelizadores Treinamento / reciclagem dos evangelizadores 05 Treinamento / reciclagem de expositores 19 Retorno da evangelizao 19 - Abertura de nova turma de ESDE aos sbados (turma 10) Incio do recadastramento da assistncia social Elaborao e distribuio do novo folder 29 20h30min Assemblia Geral Ordinria 02 Treinamento / reciclagem com a equipe de expositores 28 Abertura de nova turma de ESDE para jovens s quintas (turma 11) 30 Palestra especial com Jos Carlos De Lucca de SP s 15:00 horas Implantao do sistema informatizado de controle de dados dos associados

31

MAI

Elaborao e distribuio do novo folder Reformulao geral do site Treinamento / reciclagem com a equipe de expositores 05 Reunio de avaliao e reciclagem de trabalhadores da mediunidade 29 Palestra especial com Roosevelt Tiago de SP s 19:30 horas Distribuio do Regimento Interno em verso final para os trabalhadores Avaliao e treinamento dos trabalhadores do atendimento fraterno Elaborao e distribuio do novo folder 03 e 04 Curso de magnetismo no IEBM para os trabalhadores do passe 06 Palestra especial com Jacob Melo do RN

JUN

JUL AGO

SET OUT NOV

06 5 Encontro de Tarefeiros com Cezar Braga Said Elaborao e distribuio do novo folder 10 Encerramento da evangelizao Comemorao do 91 aniversrio do CEIR

DEZ

Na pgina seguinte apresentada a previso oramentria para o ano de 2010.

___________________________ Daniel Pisani Bernardes Diretor de Planejamento

32

Вам также может понравиться