Вы находитесь на странице: 1из 5

2 lista de exerccios 3 ano do E.M. 1 bimestre FSICA B PROF.

MARCO ANTNIO
( POSIO DE ENCONTRO, VELOCIDADE RELATIVA e GRFICOS)
1. (Especex) Uma lancha atravessa um rio, deslocando-se segundo uma trajetria perpendicular margem. Sua velocidade em relao gua constante e tem mdulo igual a 2 13 m/s. A velocidade da correnteza do rio em relao a um observador parado na sua margem constante e vale 4 m/s. O mdulo da velocidade da lancha em relao a este observador : a)2m/s b)4m/s c)6m/s d)8m/s e)10 m/s R: C 2. (Ufmg) Um pequeno bote, que navega a uma velocidade de 2,0 m/s em relao margem de um rio, alcanado por um navio, de 50 m de comprimento, que se move paralelamente a ele, no mesmo sentido, como mostrado nesta figura: Determine a distncia, em metros, entre os mveis, no instante em que eles alcanam a mesma velocidade. R: C 5. (UESBA) Se dois movimentos seguem as funes horrias de posio e , com unidades do SI, o encontro dos mveis se d no instante: a)0s b)400s c)10s d)500s e)100s R: E 6. (FUVEST) Numa estrada, um caminho com velocidade constante leva 4s para ultrapassar outro, cuja velocidade tambm constante. Sendo 10m o comprimento de cada caminho, qual a diferena entre as velocidades dos caminhes? 7. Um carro de dimenses desprezveis e um trem de 200m de comprimento referencial fixo na Terra.. Uma pessoa no trem menor observa que o trem maior gasta 2 s para passar por sua janela. Determine a velocidade, em m/s, do trem menor. R: 30 m/s 4. (UERJ) O grfico a seguir representa a variao da velocidade v em relao ao tempo t de dois mveis A e B, que partem da mesma origem.

Esse navio demora 20 segundos para ultrapassar o bote. Ambos movem-se com velocidades constantes. Nessas condies, a velocidade do navio em relao margem do rio de, aproximadamente, a)0,50m/s b)2,0m/s c)2,5m/s d)4,5m/s R: D 3. (UECE) Dois trens de comprimento 60 m e 90 m correm em trilhos paralelos e em sentidos opostos. O trem menor move-se com o dobro da velocidade do maior, para um

movimentam-se em trajetrias retilneas e paralelas com velocidades constantes e de mesmo sentido. Sabendo que a velocidade do carro igual ao triplo da velocidade do trem, determine a distncia percorrida pelo carro durante a ultrapassagem do trem. R: 300m 8. (FUVEST) Um atleta A, com passo igual a 10cm, est correndo com um ritmo de 18 passos por segundo. Um outro atleta B tem passo igual a 90 cm. a) Qual deve ser o ritmo do atleta B para se manter emparelhado com A? b) Se o atleta B correr com o mesmo ritmo de A, qual a distncia entre os dois aps 2 minutos de corrida? R: a) 2 passos/s b) 9. (UFRJ) A Pangea era um supercontinente que reunia todos os continentes atuais e que, devido a processos geolgicos, foi se fragmentando. Supe-se que h 120 milhes de anos a frica e a Amrica do Sul, que faziam parte da Pangea, comearam a se separar e que os locais onde hoje esto as cidades de Buenos Aires e Cidade do Cabo coincidissem. A distncia atual entre as duas cidades de aproximadamente 6.000km. Calcule a velocidade escalar mdia de afastamento entre a frica e a Amrica do Sul em centmetros por ano. R: 5cm/ano 10. O grfico mostra a velocidade como funo do tempo de dois objetos em movimento retilneo, que partem da mesma posio.

O instante em que os mveis A e B novamente se encontram ser aproximadamente: a) t = 10 s b) t = 0,4 s c) t = 4,8 s d) t = 2,5 s R: A 11. Ao preparar um corredor para uma prova rpida, o treinador observa que o desempenho dele pode ser descrito, de forma aproximada, pelo seguinte grfico:

A velocidade mdia desse corredor, em m/s, de a)8,5 b)10,0 c)12,5 d)15,0 e)17,5 R: B 12. (UFRJ) Dois trens, um de carga e outro de passageiros, movem-se nos mesmos trilhos retilneos, em sentidos opostos, um aproximando-se do outro, ambos com movimentos uniformes. O trem de carga, de 50 m de comprimento, tem uma velocidade de mdulo igual a 10 m/s e o de passageiros, uma velocidade de mdulo igual a v. O trem de carga deve entrar num desvio para que o de passageiros possa prosseguir viagem nos mesmos trilhos, como ilustra a figura. No instante focalizado, as distncias das dianteiras dos trens ao desvio valem 200 m e 400 m, respectivamente.

Calcule o valor mximo de v para que no haja coliso. R: 16 m/s

13. (FUVEST) Dois carros, A e B, movem-se no mesmo sentido, em uma estrada reta, com velocidades constantes V A =l00km/h e VB =80km/h, respectivamente. a) Qual , em mdulo, a velocidade do carro B em relao a um observador no carro A? b) Em um dado instante, o carro B est 600m frente do carro A. Quanto tempo, em horas, decorre at que A alcance B? R: a) 20 km/h b) 0,03 h 14. (UNITAU) Uma motocicleta com velocidade constante de 20m/s ultrapassa um trem de comprimento 100m e velocidade 15m/s. A durao da ultrapassagem : a) 5s b) 15s c) 20s d) 25s e) 30s R: C 15. (UNITAU) Uma motocicleta com velocidade constante de 20m/s ultrapassa um trem de comprimento 100m e velocidade 15m/s. O deslocamento da motocicleta durante a ultrapassagem : a) 400m. b) 300m. c) 200m. d) 150m. e) 100m. R: A 16. (UNESP) O grfico na figura descreve o movimento de um caminho de coleta de lixo em uma rua reta e plana, durante 15s de trabalho.

Sabendo-se que as bolas possuem velocidades de 2m/s e 3m/s e que, no instante t=0, a distncia entre elas de 15m, podemos afirmar que o instante da coliso a) 1s b) 2s c) 3s d) 4s e) 5s R: C 18. Dois motociclistas A e B partem de um mesmo ponto de uma estrada reta com velocidades escalares constantes de 36km/h e 108km/h. Sabendo que se movem ambos em movimento progressivo e que B parte 3 segundos aps a partida de A , determine a) o instante do encontro em relao a partida de B b) a posio do encontro

R: a) 1,5 s b) 15m 19. Dois mveis A e B partem simultaneamente percorrendo uma mesma trajetria com velocidades constantes e iguais a 30 km/h e 10 km/h, ambos em movimento progressivo. O mvel A parte de um local situado 6 km a esquerda de uma cidade X e o mvel B, parte de um local situado 4 km direita da mesma cidade. Pede-se: a) a equao horria de cada um b) o instante da ultrapassagem c) a posio da ultrapassagem d) em que posio se encontra o mvel B, quando o mvel A passa na cidade X. e) a distncia entre ambos aps 4h de movimento. R: a) Sa = -7 + 30t e Sb = 3 + 10t onde

a) Calcule a distncia total percorrida neste intervalo de tempo. b) Calcule a velocidade mdia do veculo. R: a) 60m b) 4m/s 17. (PucSP) Duas bolas de dimenses desprezveis se aproximam uma da outra, executando movimentos retilneos e uniformes (veja a figura).

t(h) e s(km).

b)0,5h c) 8km da = 15km e db = 5km


20. (FGV) De duas cidades ligadas por uma estrada reta de 10 km de comprimento, partem simultaneamente, uma em direo outra, duas carroas, puxadas cada uma por um cavalo e andando a velocidade de 5 km/h. No instante de partida, uma mosca, que estava pousada na testa do primeiro cavalo, parte voando em linha reta, com velocidade de 15 km/h e vai pousar na testa do segundo cavalo. Aps um intervalo de tempo desprezvel, ela parte novamente e volta, com a mesma velocidade de antes, em direo ao primeiro cavalo, at pousar em sua testa. E assim prossegue nesse vaivm, at que os dois cavalos se encontram e a mosca morre esmagada entre as duas testas. Quantos quilmetros percorreu a mosca? R: 15km 21. (UNESP) Um veculo se desloca em trajetria retilnea e sua velocidade em funo do tempo apresentada na figura.

Determine a diferena entre as distncias percorridas pelos dois mveis, nos 30s. R: zero 23. (FUVEST) Um carro se desloca numa trajetria retilnea e sua velocidade em funo do tempo, a partir do instante t=10s, est representada no grfico a seguir. Se o carro partiu do repouso e manteve uma acelerao constante at t=15s, determine a distncia percorrida, desde sua partida at atingir a velocidade de 6m/s.

R: 18m 24. (UNESP) O motorista de um veculo A obrigado a frear bruscamente quando avista um veculo B sua frente, locomovendo-se no mesmo sentido, com uma velocidade constante menor que a do veculo A. Ao final da desacelerao, o veculo A atinge a mesma velocidade que B, e passa tambm a se locomover com velocidade constante. O movimento, a partir do incio da frenagem, descrito pelo grfico da figura.

a) Identifique o tipo de movimento do veculo nos intervalos de tempo de 0 a 10 s, de 10 a 30 s e de 30 a 40 s, respectivamente. b) Calcule a velocidade mdia do veculo no intervalo de tempo entre 0 e 40 s. R: b) 15 m/s 22. (UEL) Dois mveis partem simultaneamente de um mesmo ponto e suas velocidades esto representadas no mesmo grfico a seguir

Est correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e III. e) II e III. R: C 26. (Unicamp) O famoso salto duplo twistcarpado de Daiane dos Santos foi analisado durante um dia de treinamento no Centro Olmpico em Curitiba, atravs de sensores e filmagens que permitiram reproduzir a trajetria do centro de gravidade de Daiane na direo vertical (em metros), assim como o tempo de durao do salto.

Considerando que a distncia que separava ambos os veculos no incio da frenagem era de 32 m, ao final dela a distncia entre ambos de a) 1,0 m b) 2,0 m c) 3,0 m. d) 4,0 m e) 5,0 m R: B 25. (FUVEST 2010) Astrnomos observaram que a nossa galxia, a Via Lctea, est a 2,5 10 5 anos-luz de Andrmeda, a galxia mais prxima da nossa. Com base nessa informao, estudantes em uma sala de aula afirmaram o seguinte: I. A distncia entre a Via Lctea e Andrmeda de 2,5 milhes de km. II. A distncia entre a Via Lctea e Andrmeda maior que 2 1019 km. III. A luz proveniente de Andrmeda leva 2,5 milhes de anos para chegar Via Lctea. Dados: 1 ano tem aproximadamente 3 10 7 s; velocidade da luz = 3 10 8 m/s

De acordo com o grfico, determine: a) A altura mxima atingida pelo centro de gravidade de Daiane. b) A velocidade mdia horizontal do salto, sabendo-se que a distncia percorrida nessa direo de 1,3m. c) A velocidade vertical de sada do solo.
R: a) 1,52mb) 1,2m/sc) 5,5m/s

Вам также может понравиться