Вы находитесь на странице: 1из 8

ESTADO DE GOIS SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO GERNCIA DE ENSINO ESPECIAL Superviso Pedaggica

CENTRO DE CAPACITAO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAO E DE ATENDIMENTO S PESSOAS COM SURDEZ

PROJETO Mos que falam Libras bsico. (PILOTO)

Goinia 2012

1.

IDENTIFICAO DO PROJETO

Nome: PROJETO

Mos que falam Libras bsico.

Setor Coordenador: Gerncia de Ensino Especial da Secretaria de Estado de Educao de Gois/ Centro de Capacitao de Profissionais da Educao e de Atendimento s Pessoas com Surdez CAS

Setor Executor: Gerncia de Ensino Especial da Secretaria de Estado de Educao de Gois/ Centro de Capacitao de Profissionais da Educao e de Atendimento s Pessoas com Surdez CAS

Custo total do Projeto: sem custos

Responsvel pela elaborao do projeto: Gerncia de Ensino Especial da Secretaria de Estado de Educao de Gois/ Centro de Capacitao de Profissionais da Educao e de Atendimento s Pessoas com Surdez CAS

Responsvel pela execuo do projeto: Centro de Capacitao de Profissionais da Educao e de Atendimento s Pessoas com Surdez CAS

Pblico Alvo: Educandos surdos e ouvintes que frequentam o ensino fundamental de nove anos em instituies educacionais da Secretaria de Estado da Educao.

2.

LOCALIZAO / CLIENTELA /CARGA HORRIA

Carga Horria

40 minutos semanais, por sala de aula. Instituies educacionais da Secretaria de

Local de Realizao

Estado da Educao com oferta do ensino fundamental de nove anos.

Subsecretarias

Metropolitana

Municpio Beneficiado

Goinia

Nmero de Turmas

ser

definido

por

cada

instituio

Educacional

Perodo do Curso

Anual

3.

JUSTIFICATIVA
Como se sabe, a lngua, alm de ser o principal veculo de comunicao, tambm o mais importante meio de identificao do indivduo com sua cultura e o suporte do conhecimento da realidade que nos circunda. O problema das minorias lingusticas , pois, muitas vezes, no apenas a privao de sua lngua materna, mas sobretudo a privao de sua identidade cultural. (Brito, 1993)

A lei de n 10.436/05, reconhecendo a Lngua Brasileira de Sinais Libras como meio legal de comunicao e expresso, ratificou o dever da garantia, por parte do poder pblico em geral e empresas concessionrias de servios pblicos, de formas institucionalizadas de apoiar o uso e difuso da Libras como meio de comunicao objetiva e de utilizao corrente

das comunidades surdas do Brasil. A referida lei em seu artigo primeiro, pargrafo nico, define a Lngua Brasileira de Sinais - Libras como a forma de comunicao e expresso, em que o sistema lingstico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical prpria, constituem um sistema lingstico de transmisso de idias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. O artigo 14 do decreto de n 5626/05, determina o apoio, na comunidade escolar, do uso e da difuso de Libras entre professores, alunos, funcionrios, direo da escola e familiares, inclusive por meio da oferta de cursos. Torna se necessrio conhecer a especificidade que permeiam surdez, entende-se que esta proporciona uma experincia visual que traz ao sujeito a possibilidade de construir sua subjetividade por meio de experincias cognitiva lingusticas diversas. Em um mundo composto por surdos e ouvintes, a maioria das pessoas que convivem com surdo, sejam membros da famlia, colegas de escola ou trabalho, funcionrios de rgos pblicos e demais reas que deveriam garantir os direitos civis desconhecem as especificidades que permeiam a comunidade surda. Impedindo assim, o exerccio de sua cidadania. Considerando isto, acrescentamos que o desenvolvimento cognitivo, afetivo, sciocultural e acadmico das crianas surdas no dependem necessariamente de audio, mas sim do desenvolvimento espontneo da sua lngua. A lngua de sinais propicia o desenvolvimento lingustico e cognitivo da criana surda, facilita o processo de aprendizagem, serve de apoio para as leituras de mundo e para a construo do conhecimento. A lngua de sinais a lngua natural do surdo, e a facilitadora da troca de experincias. Est voltada para as funes que ainda se encontram intactas no indivduo; constitui o modo mais direto de atingir as crianas surdas, o meio mais simples de lhes permitir o desenvolvimento pleno, e o nico que respeita sua diferena, sua singularidade. No oportunizar a pessoa surda a interao com usurios da lngua de sinais negar-lhes a prpria identidade. Por isso, educar a criana na sua prpria lngua favorece seu desenvolvimento emocional (construo de sua identidade, segurana, auto-estima, etc.), cognitivo e social. Mesmo com a oficializao da Lei 10.436 os surdos encontram dificuldades significativas para interagir com os ouvintes. Em mbito geral aes inclusivas foram realizadas para propiciar comunidade surda a insero em uma sociedade majoritria com direitos e deveres equiparados. vlido ressaltar que por mais prazeroso que seja esse aprendizado, aprender uma segunda lngua no atividade fcil. Fatores como abordagens, mtodos e tcnicas de ensino, esto envolvidos diretamente neste processo, alm disso, deve-se somar as habilidades individuais, competncias comunicativas e contexto familiar e social.
Entendemos como de suma importncia que as instituies educacionais possam propiciar a todos os envolvidos na comunidade escolar a aprendizagem da libras, devido importncia de se valorizar a Libras e a necessidade de se oportunizar a comunicao entre surdos e ouvintes em todo o contexto social. Nesta perspectiva, a fim de contribuir para com a incluso educacional de todos, sero oferecidos cursos bsicos de Libras a educandos surdos e ouvintes que frequentam o ensino fundamental de nove anos em instituies educacionais da Secretaria de Estado da Educao.

4.

CARACTERIZAO DOS ASPECTOS TCNICOS DO PROJETO

4.1

OBJETIVOS PROPOSTOS:
Oferecer aos educandos surdos e ouvintes que frequentam o ensino fundamental de nove anos em instituies educacionais da Secretaria de Estado da Educao, oficinas para a aprendizagem da Lingua Brasileira de Sinais- Libras em nvel bsico, favorecendo comunicao entre eles. Propiciar aos aprendizes o reconhecimento do universo do surdo, bem como aspectos peculiares de sua cultura e identidade.

4.2

CONTEDOS E CARGA HORRIA DAS OFICINAS DE LIBRAS

Contedos
Introduo a Libras Alfabeto datilolgico Cumprimentos Soletrao rtmica Nmeros cardinais Ano sideral Nmeros ordinais Identidade e cultura surda Lxicos: Famlia, profissionais da escola, cores, animais, vestimenta, alimentos, mveis e utenslios, alto, baixo, gordo, magro, bonito, feio, grande e pequeno, entre outros a serem estabelecidos a fim de se atender a especificidade da demanda de cada instituio educacional.

Carga Horria por Contedo*

Carga Horria Total

*A ser definido por cada instituio educacional a fim de se atender demanda especfica de cada etapa de ensino.

4.3

PROCEDIMENTOS DE ENSINO E AVALIAO

4.3.1 Metodologia
Os temas descritos neste projeto sero trabalhados a partir de situaes (reais e/ou hipotticas) para estimular os alunos durante o processo de aquisio da Libras. Toda metodologia ser desenvolvida considerando as vivncias dos alunos. Devero ser previstos durante os planejamentos e na execuo das oficinas: simulaes vivenciadas diariamente, teatro, msicas, situao problema, filmes, vdeos, dinmicas, aulas dialgicas e expositivas.

4.3.2 Recursos
Materiais pedaggicos, laboratrio de informtica (onde houver), DVDs, computador com internet, scanner, impressora, mquina fotogrfica, filmadora, Datashow.

4.3.3 Avaliao
A avaliao ser continua ao desenvolvimento das oficinas, com registros dos contedos ministrados e o aproveitamento da aprendizagem de cada turma.

4.4

PERFIL DO PESSOAL DOCENTE E COORDENADOR Nvel de Formao Vnculo C.H. acadmica


Graduado em Pedagogia e Euder Arrais Barretos Coordenador Efetivo 30 especialista em Educao Infantil, Educao Especial e Atendimento Educacional Especializado.

Nome

Funo

Apoio Tcnico pedaggico

Efetivo

30

Professor de libras

Contrato

30

5.

ESTRATGIA DE EXECUO

5.1
2012.

Preparao

O curso foi elaborado e apresentado oficialmente no incio do segundo semestre do ano de

5.2

Execuo

Por se tratar de um projeto piloto, o inicio de sua execuo se dar durante o ms de setembro de 2012 nas seguintes instituies educacionais: C.E. Colemar Natal e Silva, C.E. Prof. Joaquim Carvalho Ferreira, C.E. Nhanh do Couto e Escola Estadual Maria Lusia de Oliveira. Alm de seu carter piloto, trata-se de um Projeto Guarda-chuva. Cada instituio educacional dever fazer as adequaes necessrias para atender a demanda especfica de cada uma e inclu-lo em seu Projeto Pedaggico. As oficinas de Libras sero ministradas por Instrutores de Libras surdos ou Professores de Libras formados em curso superior de licenciatura Letras/Libras. A realizao ser semanal, com durao de 40 minutos aproximadamente em salas de aulas comuns no perodo escolar dos educandos durante todo o ano letivo.

Cada instituio educacional dever se organizar para propiciar cronograma de execuo das oficinas de Libras para todos os educandos, em todos os turnos em que houver educandos surdos matriculados e frequentes. O Professor de AEE ficar responsvel juntamente com o Instrutor ou Professor de Libras pela confeco e aquisio de material necessrio ao desenvolvimento das oficinas.

5.3

Avaliao

A proposta do curso ser avaliada no final de cada semestre e ser registrado em ata por cada instituio educacional com a presena de representantes da Gerncia do Ensino Especial e do CAS.

Referncias Bibliogrficas BRASIL. Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Dirio Oficial da Unio publicado em 25 de abril de 2002; 181 da Independncia e 114 da Repblica. Braslia, DF: Senado, 2002. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/2002/L10436.htm>. Acesso em: 22 ago. 2010. BRASIL. Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Dirio Oficial da Unio publicado em 23 de dezembro de 2005; 184 da Independncia e 117 da Repblica. Braslia, DF: Senado, 2005. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/_Ato2004-

2006/2005/Decreto/D5626.htm>. Acesso em: 09 mar. 2012.

BRITO, L.F. Integrao Social e Educao de Surdos. Editora Babel. 1993.

SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenas. Porto Alegre, R.S.: Mediao, 1998.

Вам также может понравиться