Вы находитесь на странице: 1из 47

MARCOS DAVID

MOTION.DESIGN
Professora: Cludia Lobato Aluno: Marcos David 2013.1

Projeto de Programao Visual Identidade Visual

UNIVERSIDADE ESTCIO DE S Curso: Design Grfico Disciplina: CCA0297 Projeto de Programao Visual Identidade Visual Professora: Cludia Lobato Aluno: Marcos David Matrcula: 200901335765 Tel.: 2772-5627 / 8330-1538 2013.1

SUMRIO
Introduo Metodologia Levantamento de Dados Briefing Anlise do Espao Projetual Anlise de Mercado Anlise de Concorrncia e similares Pesquisa Temtica Ideias de soluo Partido Adotado Bibliografia e Especialistas Consultados 7 8 9 10 11 13 18 24 42 46 47

INTRODUO

Este relatrio acadmico abordar ao longo de seu percurso, as medidas de planejamento e soluo de Identidade Visual do Designer Freelancer Marcos David, seu grupo social se compe de consumidores que necessitam de solues visuais para determinado empreendimento ou uso pessoal. Atualmente possumos apenas um curriculum vitae em folha de papel, e um portflio em CD como preenchimento de seu espao projetual e este planejamento possui como objetivo implementar uma nova identidade visual ao profissional, melhorando desde itens de abordagem aos seus clientes at seu portflio, pois atualmente o Designer carece de itens indispensveis que fazem parte do seu negcio. Portanto ao acompanharmos o objetivo proposto e sua justificativa, conclumos que o seguinte planejamento possui altssima relevncia para com a carreira do Designer Freelancer Marcos David, pois faro com que este profissional tenha um alto destaque no mercado em que atua.

METODOLOGIA
O Desenvolvimento do projeto se dar dentro dos seguintes passos: Levantamento de Dados - Sero registros do aprendizado de entrevistas com especialistas e de concepo de leituras j realizadas. Briefing - Entrevista do designer com o cliente, onde dados e instrues so coletados para desenvolvimento do projeto. Anlise do Espao Projetual Registro feito em fotografias e em texto do material existente do cliente, no caso do cliente atual, ser feito o registro do Portfolio do Designer/Cliente. Identificao da problematizacao Anlise de MercadoColeta de assinaturas visuais, logotipos e smbolos de outros designers e agncias j existentes no mercado. Identificar predominncia visual do smbolo Anlise de Concorrncia e Similares nalise visual de empresas do mesmo segmento Coleta de assinaturas visuais, nesse caso, mais especficas de designers do mesmo segmento do qual o cliente.identif Pesquisa temtica Busca pelo tema central do projeto, onde a partir da surgiro itens que caracterizaram a Identidade Visual, como cores e tipografia. J explica o videografismo atravs de livros empresa Idias de soluo (Roughs) So as primeiras idias propostas para a implementao da Identidade Visual do cliente, onde sero avaliados os pontos a favor e contra de cada idia sugerida. Partido Adotado Etapa final do projeto onde, se justifica a escolha da melhor idia sugerida vem acompanhada de um layout final, ilustrando o projeto.
8

LEVANTAMENTO DE DADOS
Esta etapa no foi realizada.

BRIEFING
CONTATOS Telefone 8330-1538 E-mail marcoosdaviid@gmail. com CONCEITO Criatividade OBJETIVOS ESTRATGICOS DA COMUNICAO Objetivo principal apresentar o designer de forma criativa e expor simbolicamente nas peas o compromisso do cliente com o profissional.

CONCORRNCIA DIRETA E INDIRETA A concorrencia direta so estudantes de design, designers freelancers e escritrios de design.

PRINCIPAL DIFERENCIAL A SER EXPLORADO A utilizao de recursos de apresentao em vdeo (demo reel)

PROBLEMA A SER RESOLVIDO Criar uma Identidade Visual atrativa para que o profissional tenha um diferencial ao receber/apresentar-se aos clientes

Qual a estrutura atual do profissional? Freelancer

Qual o tipo de negcio da empresa? Solues em Comunicao Visual

O que vende ou que tipo de servio presta?


Projetos Grficos. Por exemplo: Criao de Marcas/Logotipos, Identidades Visuais, Contedo Impresso, Conteudo Visual para Web e Mdia Offline

Para que tipo de pblico? Pblico diversificado, tanto em cliente pessoa fsica e cliente pessoa jurdica: produtoras de cinema e agncias de publicidade.

Qual a sua posio em relao concorrncia hoje?

Iniciante na rea de Design Grfico, com uma pequena bagagem de trabalhos realizados na area de Web (E-Commerce)

Como acha que ser esta posio daqui a 5 anos? Passar a abranger mais a area AudioVisual combinando Design e Cinema

Pretende alguma alterao em termos de negcios?

Qual o seu posicionamento mercadolgico? Atualmente focado na rea de Web e AudioVisual

Qual o tipo de conceito a ser passado a seus pblicos?

Sim. Futuramente investir na rea cinematogrfica independente

A criatividade e originalidade.

Quais os tens provveis nos quais a identidade visual ir se manifestar?

Quais os meios provveis de reproduo dos elementos institucionais?

Materiais de divulgao: Papelaria, Impressos, Web e Audiovisual

Impressos de baixa tiragem; Perfis em redes sociais na web, Site/Portifolio e Demo Reel (Video demonstrativo)

10

ANLISE DO ESPAO PROJETUAL


PORTFOLIO IMPRESSO

Anlise de Portflio Impresso O Portflio composto atualmente de 4 peas: 1 Envelope pardo; 1 Trabalho acadmico (revista); 1 Curriculum em papel A4; 1 CD branco escrito a mo, Portflio Marcos David; 1 Capa de CD Azul, no personalizada Os elementos acima no seguem nenhum padro de formas ou cores que traduza a identidade do Designer; ausente de um projeto. 11

PORTFOLIO DIGITAL

Anlise de Portiflio Digital A verso digital do portiflio apresentada apenas em CD, no possui website nem encontrado online. Possui apenas imagens e vdeos separados por pastas. Ambas as verses do portiflio precisam de uma drstica mudana e aprimoramento conceitual e visual desde a embalagem do impresso at a verso digital.

12

ANLISE DE MERCADO
MARCAS/LOGOTIPOS
AGNCIAS

101macaco.com

101 MACACO

TATIL DESIGN DE IDIAS


abstratil.com.br

TIKA USINA CRIATIVA


atikacriativa.com.br

CECILIO MENDES
ceciliomendes.com

CYBER 9 PICTURES
cyberpictures.com

ESTUDIO ALICE
estudioalice.com.br

ESTDIO ATMICOS
facebook.com.br/ estudioatomicos

ESTDIO CIP
estudiocipo.com.br

ESTDIO PUM
estudiopum.com

13

fabricadeideiasbrasileiras.com.br

FIB - FABRICA DE IDIAS BRASILEIRAS

FLEX COMUNICAO
flexcomunicacao.com.br

G MARKETING

facebook.com.br/ gmarketingcomunicacao

HABIL DESIGN
habildesign.com.br

IMPULSO CREATIVO
impulsocreativo.com.br

JAZZ DESIGN
estudiojazz.com.br

LAYDIGITAL
laydigital.com.br

LEBRE AZUL
lebreazul.com

KEMPELI DESIGN COMUNICAO


kempeli.com.br

14

pictorama.com.br

PICTORAMA DESIGN

PS IMAGEM DESIGN
posimagem.com.br

PLAU
plau.co

RBLX DESIGNS

behance.net/rblxdesigns

SELF

self.art.br

SISSON STUDIO
sissonstudio.com

PAV GASTRONOMIA VISUAL


pave.art.br

18BIS
18bis.tv

CAOS DESIGN
caosdesign.com.br

15

DESIGNERS

ALVARO FRANCA
alvarofranca.com.br

ALVARO THOMAZ
alvarothomaz.com

BERTONI DESIGN
bertonidesign.com.br

DANIEL ESCUDEIRO
behance.net/ danielescudeiro

DOUGLAS CAVENDISH

DOUGLAS BAPTISTA
behance.net/dougrafico

douglascavendish.com

EDUARDO DINIZ

behance.net/eduardodiniz

FERNANDO RIBAS
fernandoribas.com.br

GUILHERME SEVENS
behance.net/gsevens

16

GUSTAVO BRESCIANI
gustavobresciani.com.br

ISABELA RODRIGUES
isabelarodrigues.org

JACKSON ALVES
jacksonalves.com

JULIANO S DA ROCHA
julianosrocha.com

MARCELO SCHULTZ
marceloschultz.com

MINTT

behance.net/mintt

PEDRO PAULINO
pedropaulino.com

RAFAEL CERA

behance.net/rafaelcera

RAFA VEIGA

behance.net/rafaveiga

17

ANLISE DE CONCORRNCIA E SIMILARES


PAV COMUNICAO

Assinatura Visual Em geral, as assinaturas visuais de agncias do ramo de Motion Graphics no possuem tipografia manuscrita. No caso deste logotipo, o designer fez uma aluso da palavra gastronomia com o seu sentido primrio, que um termo ligado a culinria trazendo um duplo sentido a marca e na imagem concreta que acompanha d o sentido de alimentao visual.

Site O site/portiflio da agncia segue a identidade da assinatura, porm, no de utliza da tipografia manuscrita, e sim de uma tipografia com mais leiturabilidade para a web.

18

Sinalizao e Material Impresso A agncia, por ter mudado sua localidade fsica h pouco tempo e por realizar, na maioria das vezes, negcios online, carecia de sinalizao interna. Seu material impresso de abordagem, constitudo de: 1 DVD Portfolio ou Rolo com as cores e a assinatura visual na capa; 1 Carto de Visita com a assinatura visual e os dados de contato comumente usados pelos profissionais

19

CAOS DESIGN

Assinatura Visual Esta assinatura foi construida de uma forma que fez jus ao nome. Baseado na teoria do caos a agncia recebeu esse nome, onde fatos desordenados em sua essncia, possuem uma ordem. A escolha da cor amarela foi feita pela esttica vibrante dessa cor, que por sua vez, foi acrescentada do preto e do branco (apenas no logotipo), para que houvesse destaque e contraste ao passar adiante uma informao atravs da marca. A tipografia um resultado diversas tentativas do designer, porm no possui um fundamento conceitual.

Site/Portfolio O site/portfolio da agencia segue fielmente a identidade da assinatura, em relao a cor e tipografia, utilizando tambm animaes de palitos na pgina, que fazem referencia ao caos.

20

Sinalizao e Material Impresso A agncia possui uma estratgia economica na divulgao de seu material. Ao invs de ter toda uma papelaria prpria, ela apenas assina seu material em um material puro j existente com adesivos, ex.: Envelope. Tambm possui uma espcie de brinde aos funcionrios, uma canca de caf, e um par de chinelos para uso interno. O espao interno todo coberto pelo amarelo da marca. Alm de possuir a assinatura visual, o carto de visita possui um detalhe de perfurao no ponto do sinal de exclamao, com finalidade esttica apenas (No foi possvel tirar fotografias de todo o espao)

21

18 BIS

Assinatura Visual A construo dessa assinatura visual em relao as outras apresentadas, possui maior fundamento conceitual: - O nome 18 bis uma referncia ao avio 14 bis de Santos Dumont, trazendo a idia de inveno e criatividade. Aps tentativas do numero 5 ao 8 no nome, foi escolhido o nmero 8, pelo peso de infinidade e pela sonoridade da pronuncia da palavra dezoito. - O smbolo abstrato inspirado no tangram, um quebra-cabeas chins, onde a proposta futura da agencia personalizar toda sua identidade com fragmentos desse smbolo. Sua forma remete ao mesmo tempo ao nmero 1 (lado esquerdo, mais escuro) e ao nmero 8 (a forma completa). A escolha das cores no foi conceitual, a primeira escolhida foi o vermelho tijolo e a partir dela, o bege, que analga ao vermelho, e o azul, que complementar ao vermelho. A tipografia um resultado tambm de tentativas sem uma finalidade conceitual.

Site/Portfolio O site/portfolio da agencia possui a assinatura e cor, no segue a tipografia.

22

Sinalizao e Material Impresso A agncia, por ser nova no mercado, ainda no possui uma sinalizao interna. Em relao a papelaria, a agncia possui uma estratgia econmica. No possui papelaria prpria, porm usa adesivao para identificao da marca.

23

PESQUISA TEMTICA
MOTION GRAPHICS
A escolha do tema Motion Graphics, vem da apreciao do estudante que aqui faz essa pesquisa, pela a arte do cinema e da animao acoplada ao design. Esta pesquisa abordar desde os aspectos histricos do Motion Graphics, como o encontro do cinema com artistas modernistas da dcada de 1920 at as diferentes reas que o Motion Graphics abrange.

O que ?

Motion Graphics uma vertente do Design Grfico que trabalha no espao-tempo, camadas de imagens bidimensionais ou tridimensionais de diversos tipos, sejam eles temporalizados ou no (vdeo, fotografia, grafismos incluindo tipografia escrita e animaes), juntamente com msica, rudos e efeitos sonoros.

O termo motion graphics relativamente novo, creio que comeou a ser usado com mais freqncia dos anos 80 em diante, e no h uma definio aceita universalmente. Encontramos tambm, outras nomenclaturas como Motion Design, Design de animao, Design grfico animado e at videografismo, porm o termo mais aceitvel alm do Motion Graphics Deve-se no considerar apenas a um aspecto tc- para melhor pesquisa e compreenso o Monico, na verdade essa concepo mistura diferen- tion Design. tes tcnicas de animao e ferramentas, impedindo a percepo de nuances conceituais.

24

HISTRIA

As razes do motion graphics encontram-se nas aplicaes de design grfico do cinema e na TV e nas experincias plsticas de alguns

tipos de cinema de animao menos preocupados com a mimetizao do real e a narrativa ficcional linear.

25

FILMES DE ANIMAO

O primeiras propostas de animao que melhor se definem como Motion Graphics, foram apresentadas por artistas modernistas europeus na dcada de 1920 . Entre os pioneiros est Walter Ruttmann com o seu trabalho Lichtspiel: Opus I, com formas abstratas. Buscando incorporar o movimento ao seu trabalho como pintor, o alemo Walter Ruttman fundou

sua prpria companhia e produziu uma srie de filmes denominada Opus, testando as possibilidades de interao de formas geomtricas. Em Opus 1 (1919-21), por exemplo, animaes de formas curvas fluidas, quadradas e pontiagudas, filmadas em preto-e-branco e depois pintadas mo, hora se alternam e hora se relacionam no quadro.

26

Um dos trabalhos mais conhecidos dessa fase precursora tambm Ballet Mechanic (1923), realizado por Fernand Leger, ligado ao movimento cubista. O filme constitui-se de uma edio frentica de imagens filmadas. Algumas delas so tratadas quase como fotografias de elementos recortados em fundo neutro. H tambm, o registro de

objetos grficos, tipografia, dgitos, e inclusive a figura de uma espcie de boneco cubista com membros reunidos numa colagem e animados com tcnica de stop motion, num resultado parecido com o que se faz modernamente no motion graphics.

Estudo N 7 de Oskar Fischinger Outros artistas dessa poca exploravam bastante a relao entre imagem e msica, sobretudo atravs de correspondncias rtmicas e associaes de formas abstratas e cores a timbres, alturas e instrumentos musicais. o caso de Oskar Fischinger, alemo que imigrou para os EUA nos anos 30, e produziu vrias estudos e animaes abstratas com a proposta de fazer uma musica visual. Fischinger foi, inclusive, contratado por Walt Disney para participar do filme Fantasia (1940).

27

DESIGN GRFICO PARA CINEMA E TV

As aplicaes de design grfico para cinema e tion graphics se acentuou, por exemplo pelo voTV foram fundamentais para a evoluo do mo- lume crescente de spots comerciais. A partir dos tion graphics. No cinema mudo essa atuao era anos 50, com as cultuadas aberturas de cinema do atravs de informaes de texto que aparecem na designer norte-americano Saul Bass, a relao imagem temporalizada e no apenas em crditos entre texto e imagem temporalizada se sofistica de abertura e encerramento mais tambm com in- estabelece um marco para a genealogia da motion terttulos e texto de apoio narrativa. graphics. E com o surgimento da TV, essa presena do mo-

28

Aberturas feitas por Saul Bass para os filmes Anatomy of a Murder e The Man with the Golden Arm. Com Saul Bass, a abertura de cinema passou viria depois. Bass entendia que os filmes realmente a ter a ateno e o cuidado adequados ao que se comeam com o primeiro frame, e que o pblico entende por projeto grfico, e transcender a funo devia se envolver com eles desde esse momento de informar o titulo do filme e a equipe tc- inicial. Os crditos ofereciam uma oportunidade de nica: ela passou a fazer parte do filme de modo fazer essa funo, por exemplo, adiantando o orgnico, situando e reparando o espectador, clima da histria. inclusive do ponto de vista dramtico, para o que

Aberturas feitas por Saul Bass para o filmes Vertigo, de Alfred Hitchcock.

esquerda, imagem da abertura de Maurice Binder para o filme Dr. No; direita, uma imagem da abertura dos programas da srie Flying Circus do grupo Monty Python, feita por Terry Gilliam;

29

J dentro desse novo cenrio onde o motion graphics est etabelecido plenamente, tanto mais do ponto de vista tecnolgico, destaca-se o designer Kyle Cooper, que tem sido mencionado como o mais talentoso criador de aberturas para cinema desde Saul Bass. Seu primeiro trabalho de peso

foi para o filme True Lies (1994), mas impressionou a todos mesmo com os crditos do filme Se7en (1995), e em seguida do filme Twister (1996).

BROADCAST DESIGN

Nessa categoria onde tambm o Motion Graphic atua, o pioneiro foi Harry Marks, que foi responsvel impulso de desenvolvimento de projetos de identidade visual para TV com qualidade. Ele se tornou referencia nessa rea, assim como Saul Bass no cinema.

30

A prpria concepo de moving ou fliyng logo, ou seja, logomarcas em movimento, teria sido inventada por ele quando trabalhava para a rede de TV americana ABC. Inicialmente utilizou tcnicas analgicas de efeitos especiais, como na criao da seqncia de abertura para o programa Movie of the Week, da ABC, em 1969. Depois tornou-se um grande entusiasta das ferramentas de computao grfica digital, que popularizaram os recursos de animao 3D no broadcast design do mundo todo.

MOTION GRAPHICS NO BRASIL

O Motion Graphics presente no Brasil desde 1950, comeando na TV Tupi, onde um pequeno ndio no estilo cartoon era o personagem que fazia as chamadas da programao. Com a chegada de Hans Donner, o diretor de arte internacionalmente conhecido como Mestre dos Grficos, na TV Globo passou a implementar, j na dcada de70, a animao em 3D

31

REAS DE ATUAO
Pelas referencias histricas expostas possvel ter uma idia das reas de aplicao e tipos de pro dutos do motion graphics, voltados para o cinema e majoritariamente para a TV. - Cinema, TV e vdeo

Crditos de abertura e encerramento Material associado a filmes e programas de televiso, que tm como funo principal, na maior parte das vezes, apresentar a equipe de produo e contextualizar o produto udio-visual ao qual se destina; Interferncias de apoio Material eventualmente necessrio para dar suporte a certos tipos de filmes de narrativos e programas de TV; Interttulos Elementos visuais que informam divises internas em narrativas e sees de programas de TV.

32

- Televiso

Vinhetas de identidade visual Material produzido para emissoras de televiso para exibio, em geral, nos intervalos da programao, como reforo de identidade visual; Suporte de infografia para programas jornalsticos e esportivos Elementos informativos de suporte para matrias jornalsticas e coberturas esportivas; Spots comerciais Publicidade especialmente produzida para o intervalo da programao de emissoras de TV comercial destinado a vender produtos de terceiros; Chamadas de programao Material de divulgao dos programas de emissoras de TV veiculadonos intervalos da programao; Interprogramas Peas de curta durao, em geral entre 30 e 1 minuto, de cunho cultural ou informativo, que ajudam a preencher o intervalo da programao das emissoras de TV.

33

- Vdeo

Videoclipes Material associado divulgao de artistas musicais e seus trabalhos; Videoarte e vdeo experimental Experincias artsticas com objetivo de experimentao da linguagem audiovisual, desvinculadas de canais de distribuio comercial convencionais. Poesia visual Experincias utilizando texto potico em movimento, com nfase na visualidade da tipografia escrita como fonte de novas camadas semnticas com ou seu a adio de outros elementos grficos; Vdeos narrativos de curta durao Material produzido, em geral, para stios de internet voltados para distribuio, exibio e compartilhamento de vdeo digital, sem maiores compromissos com os formatos convencionais de contedo para cinema e TV; Suporte de infografia para videos institucionais e educativos Material de informao iconogrfica e textual que servem de apoio a programas de carter didtico ou institucional.

34

PROCESSO DE CRIAO

O processo criao no motion graphics considerado hbrido, pois recorre juntamente dos processos de criao de Design Grfico, Cinema e Animao que ocorre dentro e fora do computador, e com uma sntese se d necessariamente no ambiente das ferramentas de software de composio e efeitos especiais de vdeo digital. Jon Krasner em seu livro Motion Graphic Design & Fine Art Animation (Krasner, 2004: p. 90-107), divide o processo do motion graphics em quatro etapas: 1. Avaliao do projeto Definio de objetivo, pblico alvo, pesquisa, restries diversas, estilo e atmosfera; 2. Conceituao Brainstorming individual ou coletivo; 3. Desenvolvimento de idias Avaliao, seleo, clarificao e refinamento dos conceitos mais fortes na direo de uma soluo final; 4. Storyboard - Planejamento e registro da soluo final.

35

- Storyboard A etapa do Storyboard possui sub-etapas que auxiliam no processo de execuo da animao/video Pr-visualizao um componente critico do processo de criao do Motion Graphics. Mind Map (Mapa Mental)

- Os criadores frequentemente encontram dificuldade para comear. A menos que voc j saiba o processo, use o Mind Map. Para se obter sucesso na sub-etapa de mind-map: - Disponha as peas do trabalho - Mantenha a idia principal no centro - Rodeie a idia com aspectos-chave - Adicione detalhes / idias conceituais

36

Esboo - Fornece um mapa que guiar seu trabalho dentro do software - Comunica suas idias para o cliente Criado por Roger White para o The Late Late Show no quadro 5 Questions

Para se obter sucesso na sub-etapa de esboo: - No precisa ser perfeito - Comunique a idia - Simule movimento nos esboos - Descreva detalhes, movimentos, etc.

37

Produto Final

Softwares mais usados no Motion Graphics: Adobe After Effects Eyeon Fusion Nuke Autodesk Combustion Apple Motion/Shake Max/MSP Apple Quartz Composer Smith Micro Software Anime Studio Adobe Flash Softwares 3D usados no Motion Graphics: Maxon Cinema 4D Softimage XSI Autodesk 3d studio max Autodesk Maya NewTek Lightwave e-on Vue Infinite The Blender Foundation Blender software EI Technology Group Electric Image Animation System

38

COR
Em motion graphics e vdeo digital, o trabalho com a cor est circunscrito s possibilidades de representao e especificao dadas pelos chamados sistemas de cor, em especial o modelo conhecido como RGB.

Os artistas visuais envolvidos com motion graphics, utilizam os sistemas de cor para relacionar, escolher e especificar a cor em seus trabalhos, as cores usadas nos elementos dentro do quadro correspondem paleta de cor de um filme.

Exemplo de colorao num video

Filme acromtico

Filme monocromtico

39

Em questo conceitual, as cores no Motion Graphics, podem ser interpretados de inmeras formas, no exemplo acima interpretado como mistura de duas cores, o amarelo e o azul que, respectivamente simbolizam verdade e sabedoria e na mistura dessas duas cores, surge o verde possui vrias conotaes para a identidade visual do canal de TV MegaPix, conotaes essas que so: Equilibrio, esperana, calmaria, emoo (na questo do esporte), sorte, dinheiro, natureza e tambm dentro da concepo do artista indica caminho aberto.

40

TIPOGRAFIA
Assim como a cor, a tipografia no Motion Graphics no possui um padro esttico para se compor em um vdeo um video, porm ela pode assumir funes expressivas, comunicacionais e/ou decorativas. O que pode diferenci-las entre cada funo so 2 tipos de abordagem de uso: Tipografia no-icnica Tipografia icnica

No-icnica a tipografia ou texto que, tanto na sua configurao visual com na animao que possa ter ou surgir ou aparecer numa sequncia de Motion Graphics, no tem outra funo que no seja a de ser lida como um texto. Sua funo informativa e geralmente no comunica com expressividade.

Icnica a tipografia que, quer pela manipulao da sua configurao visual, quer pela animao que lhe dada, ilustra e comunica o conceito ou significado da palavra ou frase que tambm temos na palavra escrita.

Como visto em toda pesquisa temtica feira neste relatrio, percebemos que o Motion Graphics um mercado que caminha junto com a indstria do cinema e da TV e em qualquer outra rea que possua vdeo. Este material possui diversas referncias e fontes de inspirao que nos proporcionar possibilidades inmeras de Cor e Tipografia. Levando em considerao as outras pesquisas feitas neste mesmo relatrio, podemos optar, primeiro, em relao a cor, pela cor PRETO e, em relao a tipografia, podemos optar pelo tipo LINEAR Essas escolhas tm a proposta de transmitir, alm da idia criatividade que ser traduzida tambm pelo simbolo abstrato, a modernidade.

41

IDIAS DE SOLUO

42

43

Pr: Os smbolos possuem abstrao, e apresentam o fonograma, Contra: No condizem com a proposta da marca, gerando uma outra idia no ligada a movimento, apesar do simbolo da direita estar inclinado, causa uma idia de velocidade, que ligada a automobilismo

Pr: O smbolo apresenta o fonograma ao mesmo tempo que o torna mais abstrato e transmite movimento Contra: Suas formas transmitem um conceito arquitetnico

44

45

PARTIDO ADOTADO
Optou-se por esta idia de soluo, pois o logotipo possui caractersticas fiis ao que pede a marca do profissional. Simbolo Em primeiro plano, 2 formas de seta, caracterizam o famoso boto play, que no contexto, pode simbolizar a progresso. E por estarem enfileirados, tambm fazem aluso ao movimento quadro-a-quadro, um termo utilizado no cinema e na animao. Essa juno, por conseguinte formam um fonograma M e D, nome do profissional carente da soluo. Em segundo plano, o uma forma levemente retangular de apoio, representando uma tela, de forma que, juntamente com o smbolo do primeiro plano em fuga, refora a idia do movimento do smbolo.

Cores Preto: K = 95% Representa a modernidade, e o incio, j que no cinema, todo filme comea com o esmaecimento do preto para qualquer outra cor Laranja: M = 30% | Y = 80% Representa o destaque, e remete luz da idia.

Tipografia: Principal: Century Gothic Bold Apoio do nome: Helvetica 47 - Extended Light Foram as que melhor se enquadraram na proposta da marca, pois so tipos lineares que transmitem sofisticao e modernidade

46

BIBLIOGRAFIA
Dancyger, Ken. Tcnicas de edio para cinema e vdeo. Traduo de Anglica Coutinho e Adriana Kramer. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 Watts, Harris. On camera: o curso de produo de filme e vdeo da BBC. Traduo de Jairo Tadeu. So Paulo: Summus, 1990 Sites da Internet Video The Basics of Motion Design http://vimeo.com/7440725 Tese de Ps Graduao de Joo Velho http://lvelho.impa.br/docs/ESDI_JVELHO_MS.pdf O design grco e a sugesto de movimento - Axel Sande http://www.bocc.ubi.pt/pag/sande-axel-o-design-grafico-e-a-sugestao-de-movimento.pdf O design grfico em crditos de filmes: Linguagem e Persuaso http://convergencias.esart.ipcb.pt/artigo/93 Portuguese Version - What is Motion Design ? http://vimeo.com/31805448# O que Motion Design? Alexandre Montengro http://www.youtube.com/watch?v=-Y1E-vMAGhM O que Motion Graphics? http://vimeo.com/54689225 Motion Graphics: O que e para que serve? de Rafael Lima http://www.motium.com.br/o-que-e-motion-graphics-de-rafael-lima/ Por qu ser Motion Designer? http://chocoladesign.com/porque-ser-motion-designer Motion Graphic A Sofisticao dos Efeitos Visuais! http://www.des1gnon.com/2011/03/motion-graphic-a-sofisticacao-dos-efeitos-visuais/ O que motion graphics? http://www.videoguru.com.br/o-que-e-motion-graphics.html Storyboarding for Motion Graphics http://www.kickerlight.com/westwood/storyboarding_and_mind_map.pdf An Analysis of th Opening Credit Sequence in Film http://repository.upenn.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1080&context=curej Animao Tipogrfica no Motion Graphics http://www.slideshare.net/leonardpeartree/a-animao-tipogrfica-nos-motion-graphics-typography-animation-in-motion-graphics

47

Вам также может понравиться