Вы находитесь на странице: 1из 4

SurfCasting

Na sua essncia o Surf Casting tem como objectivo a pesca em praia em situaes de mar revolto. O "surf casting" lanamento na rebentao necessita de praias recortadas caracterizadas por uma grande inconstncia do seu perfil e grande frequncia de mar batido. nestas condies que alguns dos peixes procuram alimento. Com uma boa ondulao, as guas so bem oxigenadas e o fundo da praia revolvida o suficiente para por os peixes a procurar comida. Para este tipo de pesca no basta ter uma boa tcnica e bom material; embora sejam indispensveis, bem mais importante a prtica, a observao do mar e a acumulao de experincias. Um pescador de praia para obter bons resultados, tem uma boa cana de carbono, um carreto com boa sada de fio, utiliza linhas apropriadas para a bobine e consegue colocar a chumbada longe da praia.

A escolha do pesqueiro
Vista de cima, uma praia no totalmente rectilnea, possui verdadeiros pontes de areia que entram pelo mar, contrastando com reentrncias mais ou menos fundas, designadas por "curveiros". A observao destes locais indispensvel nossa deciso. Antes de montarmos o nosso equipamento de pesca e o pormos a pescar, devemos observar a praia nossa volta durante algum tempo. Se o mar tiver uma ondulao forte, mais ou menos 2 metros e a corrente for significativa (detectamos a corrente pela velocidade da deslocao da espuma provocada pelas ondas e pelo ngulo formado entre a praia e a ondulao), devemos procurar um "curveiro" (canal) com boa comunicao com guas mais profundas e onde a corrente seja na direco perpendicular linha de costa, normalmente o centro do pesqueiro. Se a ondulao for fraca devemos ter muita ateno direco da corrente, mais difcil de detectar mas mais importante na nossa deciso. A pesca deve ento realizar-se, no no centro do "curveiro" mas nas suas vertentes interiores. Devemos sempre procurar um pesqueiro onde haja alguma agitao de guas e onde se acumulem os detritos transportados pela corrente.

Quando o mar muito calmo e a ondulao muito fraca, a pesca torna-se muito difcil e a procura de um bom local de pesca mais exaustiva. O peixe aproxima-se da praia s perto da praia-mar e so necessrios lanamentos muito longos (normalmente obtm-se melhores resultados na pesca nocturna). Nestas condies em que a rebentao quase nula, existe um outro sistema bastante eficaz: consiste em efectuar um lanamento muito longo, s com uma chumbada. Depois recupera-se lentamente, e o comportamento da chumbada que nos vai dizer onde pescar! Se a chumbada se desloca em pequenos saltos, estamos na presena de um fundo sem peixe. O sinal dos depsitos de detritos nos dado quando a chumbada tende a sofrer uma priso, sente-se uma maior resistncia; quase uma sensao de fundo macio. este o local que nos interessa. Normalmente so necessrios vrios lanamentos, uns mais longos e outros mais curtos para realizarmos esta sondagem do local de pesca.

Outro pesqueiro a considerar so as lnguas de areia paralelas linha de costa. Normalmente estas "coroas" de areia provocam a rebentao da ondulao. Por detrs da rebentao poderemos, com xito quase certo, procurar as nossas presas, ainda um tipo de pesqueiros muito interessantes, so aqueles onde afloram formaes rochosas cobertas de bancos de mexilhes. As douradas "adoram" estes locais, o importante sabermos se as rochas no estiveram cobertas de areia at h pouco tempo e por isso sem "vida" a recobri-las. A instabilidade das areias na praia tornam a busca de locais de pesca uma constante que o pescador atento no despreza. Basta mudar a direco do vento e todas as condies se alteram.

Falta ainda falarmos da mar. De facto medida que a mar vai subindo ou descendo as condies alteram-se e com elas o local de pesca. Quando o mar muito agitado devemos procurar pescar na baixa-mar e nos canais fundos onde se encontram as correntes. Quando o mar calmo a pesca deve realizar-se mais perto ds praia-mar e quase sempre no surribo da coroa de areia.

Material Necessrio
Cana: - Dimenses: entre os 2.10 e os 5 metros - Aco: 100-200 , Max 250 g - De duas ou 3 partes, telescpica (mais frgil)... Carreto: Robusto, que aguente a corroso da gua salgada, com drag frontal, dever levar 250 metros de linha 0.35, que possua uma bobine com um bom enrolamento e com uma boa sada de fio. Linha do carreto: 0.35 de boa qualidade com uma ponta de 0.45 no mximo. Anzis: Desde o n 4 e o 3/0 (Devero possuir um bico afiado, podero ser de patilha ou de argola) Linha para empate e madres: Desde o 0.30 at ao 0.45 (Dever ser uma linha macia, resistente). Acessrios para montagens: missangas de dimetro do olhal do destorcedores, destorcedores simples, destorcedores com clip para chumbada, pea de engate de montagem. Chumbadas: Tipo pirmide quadrangular 120,150,170,200 g

Tipo fogueto 100,120,140,160 g Acessrios: Navalha Elstico de amarrar isca (opcional) Agulha de iscar (opcional) Starlights + fita transparente (pesca nocturna).

Montagem:
Dois principios muito utilizados so

mar batido - estralhos pequenos mar cado - estralhos grandes.

Com mares cados quanto mais fina a montagem melhor. A montagem deve sempre ter os estralhos impecveis sem ns a meio, sem estarem enrolados porque assim que o peixe lhes pega, o aumento do dimetro dos fios importante quando o mar enrolar os fios.

Uma das montagens mais comuns para surfcasting:

Lanamentos (Arremessos)
Nomenclatura Portugal: Lanamentos. Brasil: Arremessos.

Os lanamentos no surfcasting revestem-se de especial importncia, podem-se dividir em quatro categorias

Lanamentos por cima


um lanamento de preciso, se bem que com uma boa pratica se podem alcanar lanamentos superiores a 80 metros. Deve-se posicionar com uma ligeira flexo de pernas, com uma delas adiantada, coloca-se uma mo junto ao carreto e a outra criando o maior angulo possvel entre

ambos os braos. Passa-se a cana de pesca por cima da cabea e unicamente com o movimento dos braos lana-se. Depois de dominada esta tcnica, pode-se dar uns passos atrs da linha de lanamento permitindo obter mais alguns metros.

Lanamento lateral
Este tipo de lanamento o mais utilizado pelos pescadores de surfcasting, a posio idntica ao lanamento por cima no entanto o lanamento executado com o balano de todo o corpo e no unicamente pelos braos. Passa-se a cana por cima da cabea e girando todo o corpo posicionando-o na mesma posio da cana. Ao efectuar-se o lanamento gira-se o corpo para a posio frontal impulsionando o lanamento com a perna de apoio. Pode-se igualmente tomar um ligeiro balano e aumentar a distncia em que o isco vai cair.

Lanamento pendular
As posies adoptadas so idnticas s anteriores, no entanto, o peso do lanamento usado como catapulta. Este tipo de lanamento exige uam tnica apurada, de outro modo o lanamento cair sempre longe de onde pretendemos.

Lanamento a partir do solo


Neste tipo de lanamento o corpo fica numa posio idntica ao lanamento lateral, a nica diferena consiste no facto dos estralhos e pesos se encontrarem no solo.

Nenhum destes tipos de lanamento se podem considerar melhores ou piores, cada um deles adapta-se particularmente a cada pessoa e ao seu gosto pessoal.

Que tipo de cana(vara) usar ?


Embora o critrio possa variar em funo at do gosto pessoal, pode-se definir que a sua dimenso dever ser adequada distncia que se pretende lanar. Podemos definir 3 zonas e em funo da distncia utilizar a que mais se adeque.

Distncia

Dimenso / tipo 2,10 a 2,75m (9 a 11 ps), de ao rpida, leves e sensveis. 2,75 a 3,30m(9 a 11 ps), ao rpida, casting entre 80 e 110gr, resistente o mais leve possvel 3,30 a 5,00 (11 a 16,5 ps), ao rpida e ultrarpida, resistentes e fortes, casting entre 100 e 250 gr.

at 40 metros

de 40 a 80 metros

mais de 80 metros

Вам также может понравиться