Вы находитесь на странице: 1из 2

Modulo 2 capitulo 3

Exerccios dos conceitos


1) Os hebreus foram os primeiros a desenvolver a crena em um Deus nico. a) Compare a religio dos hebreus com a dos egpcios e mesopotmios. A religio hebraica era monotesta e foi sistematizada em um conjunto de textos que compem o Antigo Testamento, que sobreviveu como testemunho cultural aps milnios de histria. As religies egpcia e Mesopotmica eram politestas, a primeira era antropozoomrfica e a asitica, antropomrfica. b) Caracterize o modelo de sociedade hebraica existente na Antigidade. A sociedade hebraica era patriarcal, formada por famlias numerosas e escravista, embora os escravos tivessem alguns direitos e os castigos a eles aplicados obedecessem a alguns limites. Havia tambm, especialmente na regio das cidades, artesos e comerciantes. Os meninos eram preparados desde cedo para assumir um lugar de destaque na tribo e as meninas, para o casamento. 2) Segundo o Antigo Testamento, o primeiro grande lder dos hebreus foi Abrao. Guiado por Deus, por volta de 2000 a.C. Abrao conduziu seu povo desde a cidade de Ur, na Caldeia, at Cana (terra dos cananeus), na Palestina, a Terra Prometida. Inicialmente, o povo hebreu, semelhante aos demais povos da Antigidade, vivia em tribos, sem contar com um Estado politicamente organizado. a) Caracterize o poder poltico dos hebreus nos primeiros tempos. Nos primeiros tempos, os hebreus possuam caractersticas nmades, perodo em que foram comandados por patriarcas como Abrao, que detinham o poder religioso, jurdico e militar. b) Comente os fatores que impulsionaram a migrao dos hebreus para o Egito, segundo a Bblia. A migrao dos hebreus para o Egito coincide com o domnio dos hicsos, dos quais os hebreus eram possivelmente aliados. De acordo com a verso bblica, a migrao para o Egito foi impulsionada por uma grande seca. 3) Qual a posio das mulheres na sociedade hebraica antiga? Na sociedade hebraica as mulheres eram consideradas inferiores aos homens.Desde cedo eram preparadas para o casamento e tornavam-se propriedade de seus maridos aps o matrimnio. 4) Quais os principais fatores que contriburam para a unio das tribos de Israel? Foram as lutas contra cananeus, filisteus e outros povos de Cana que contriburam para a unio entre as tribos de Israel, que se unificaram sob a organizao de um Estado. 5) Quais as conseqncias da Dispora para os judeus? A Dispora causou a disperso dos judeus pelo mundo, fator que fez que vivessem em pequenas comunidades, sem territrio prprio at 1948, quando a ONU criou o Estado de Israel. A volta dos judeus para o antigo territrio que ocupavam provoca, porm, at hoje, conflitos contra os palestinos, povo que tambm se fixou naquela regio.

Retomada dos conceitos


1) (UFSC) Entre as civilizaes da Antigidade que tiveram o mar Mediterrneo como cenrio do seu desenvolvimento, destacaram-se os hebreus (judeus, israelitas), por terem sido o primeiro povo conhecido que afirmou sua f em um nico Deus. As bases da histria, da filosofia, da religio e das leis hebraicas esto contidas na Bblia, cujos relatos, em parte confirmados por achados arqueolgicos, permitem traar a evoluo histrica e cultural do povo hebreu e identificar sua influncia sobre outras civilizaes. Identifique a(s) proposio(es) correta(s) nas suas referncias cultura hebraica. 01) Entre os princpios religiosos contidos na Bblia est o politesmo, isto , a crena em muitos deuses.

02) O vnculo visvel das influncias do judasmo sobre o cristianismo est na pessoa de Cristo, considerado "o Messias" pelas duas religies. 04) Os hebreus destacaram-se em diferentes reas do conhecimento humano e nos legaram os livros do Antigo Testamento. 08) O cristianismo e o islamismo, religies que tm hoje milhes de seguidores, receberam influncias do judasmo. 16) O Pentateuco, oTalmude e o Alcoro representam o conjunto dos escritos que renem os preceitos do judasmo. Resposta = 28 (04+08+16). 2) (PUC-SP) O cristianismo, na sua origem, est repleto de heranas (em geral modificadas) da religio judaica; mas h, tambm, elementos que no so partilhados por essas duas concepes religiosas. Entre eles, podemos destacar: a) a referncia ao Antigo Testamento como escritura sagrada. b) o conceito de culpa como elemento estruturante da moral religiosa. c) a f em um deus nico. D) o alcance universal do ideal de salvao, e) a adoo de uma moral sexual que valoriza a monogamia. 3) (UFGO) O monotesmo influenciou todas as realizaes culturais de um povo da Antigidade que se localizava no Oriente Mdio. Estamos falando dos: a) fencios. b) hebreus. b) egpcios. d) persas. e) sumrios. 4) (UnB-DF) Assinale de acordo com o cdigo abaixo: a) I, II e III corretas b) II e III incorretas c) I e II corretas. d) I e III corretas. e) corretas. I) Embora a Palestina tenha sido teoricamente dividida entre as tribos hebraicas, os cananeus possuam as cidades mais importantes e controlavam as rotas comerciais. II) Os juzes entre os hebreus eram, de um modo geral, chefes militares cuja autoridade dependia do maior ou menor nmero de ttulos hereditrios

Вам также может понравиться