Вы находитесь на странице: 1из 9

Culto dos Singulares Namoro Cristo: Uma questo de escolha Antes de comearmos gostaria de fazer uma pergunta aqui:

: Quem est orando para que Deus lhe d um namorado ou uma namorada? Sejam sinceros. Quer sejamos jovens ou adultos uma preocupao sempre vem a nossa mente. Ser que vou ficar sozinho para a vida toda?. Ento, antes de qualquer coisa, gostaria de dizer para voc: no memento voc EST solteiro, ou seja, um estado, algo que depois ir mudar (pelo menos se assim for vontade de Deus). Voc no um solteiro, algo permanente e imutvel. Alm disso, gostaria de te dar uma m notcia. Leiam comigo Tiago 4:3 que diz assim: Quando pedem, no recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. Deus no Santo Antnio, um deus que arruma namorados para ningum. Ele o Senhor das Famlias, Ele as constitui e preza por elas. Vamos ler l em Gnesis 2:2123. Deus assim que criou o homem e a mulher os tornaram MARIDO E MULHER, constitui ali uma famlia. No falou para Ado: Namore ela um pouco e se no der certo vem falar comigo. Ento a partir de hoje no ore a Deus pedindo um namorado ou uma namorada. Ore a Deus pedindo um Marido ou uma Esposa. Falso Mito da Alma Gmea Agora quero que prestem bastante ateno em uma histria que irei lhes contar: No incio dos tempos os homens eram seres completos, de duas cabeas, quatro pernas, quatro braos, o que permitia a eles um movimento circular muito rpido para se deslocarem. Porm, considerando-se seres to bem desenvolvidos, os homens resolveram subir aos cus e lutar contra os deuses, destronando-os e ocupando seus lugares. Todavia, os deuses venceram a batalha e Zeus resolveu castigar os homens por sua rebeldia. Tomou na mo uma espada e cindiu todos os homens, dividindo-os ao meio. Zeus ainda pediu ao deus Apolo que cicatrizasse o ferimento (o umbigo) e virasse a face dos homens para o lado da fenda para que observassem o poder de Zeus. Dessa forma, os homens caram na terra novamente e, desesperados, cada um saiu procura da sua outra metade, sem a qual no viveriam. Tendo assumido a forma que ns temos hoje, os homens procuram sua outra metade, pois a saudade nada mais do que o sentimento de que algo nos falta, algo que era nosso antes. Por isso, os homens

vivem em sociedade, pois desenvolvem o trabalho para buscar, nessa relao amorosa, manter a sua sobrevivncia. Foi a partir dessa histria que surgiu a famosa lenda, ou mito, das Almas Gmeas. Uma mentira descabida que, infelizmente, muitos cristos tem se deixado levar por ela e tendo um casamento horrvel. E pior, depois ainda dizem: Mas Deus foi quem revelou que AQUELA era a pessoa certa para mim. Cuidado com esses revelamentos. Uma comparao estranha para refutar a isso, mas que faz todo sentido a seguinte: Eu calo 41/42, a partir dessa numerao eu posso usar todo tipo de calado. Tnis, sapato, bota, chinelo, sandlia, at mesmo andar descalo. Eu tenho um modelo a ser seguido e, a partir dele, tenho a livre escolha de calar aquilo que mais me agrada e que menos me incomoda. Assim Deus tambm fez conosco, Ele nos dotou de Livre Arbtrio e quer que usemos dele para escolhermos a pessoa com quem vamos nos relacionar. MAS, como no calado, h um molde, UM MODELO a ser seguido. O que Namoro para voc? E um Noivado? Casamento? NAMORO CRISTO: Perodo de amizade, conhecimento mtuo, orao e estudo da Palavra de Deus. NOIVADO CRISTO: Perodo de planejamento e preparao para o casamento, compra de mveis, arrumao da casa, etc., tudo deve ser feito com muita orao e direo na Palavra. CASAMENTO CRISTO: Envolvimento espiritual, mental e fsico. O Senhor deixou claro que s atravs do casamento o homem e a mulher seriam os dois uma s carne, ou seja, teriam relacionamento fsico. Se voc daquelas pessoas que s querem ter algum que lhes escute, algum para beijar na boca ou pra passar o tempo. Desculpa, mas VAI CONTINUAR SOLTEIRO(A). Sejamos sinceros, se voc no tem dinheiro algum, ou at tem, mas no est com inteno alguma de comprar algo, PRA QUE IR AO SHOPPING E SAIR EXPERIMENTANTO TUDO QUE V PELA FRENTE? Isso se chama DEFRALDAO. Despertar em algum o desejo e no ter como, ou at ter, mas no querer suprir os sentimentos e vontades despertados.

Logo, temos que por em nossas cabeas que se a inteno no ter algum com quem queremos nos casar, MELHOR NEM PENSAR EM NAMORAR. Outra coisa que temos de aprender. Para conhecer algum no h a necessidade de ficar se beijando ou se esfregando pelos muros dos vizinhos. Se conhece algum pelas conversas, quando se sai entre amigos, at mesmo em meio as brincadeiras, ao visitar sua casa e ver como se relaciona com parente e tudo mais. Eu sei que pode parecer exagero isso, mas vou me usar como comparao. A Dca. Lamayra por exemplo, ns nunca namoramos nem ficamos, mas posso dizer com certeza que nos conhecemos bastante. Foi preciso algum dia a gente se beijar para isso? O Rogrio algum que quando um est na pior o outro est sempre disposto a ouvir e dar conselhos. Deus que me livre disso, mas no foi preciso uma relao homossexual aqui para que nos conhecssemos bastante. A Alinne e o Sandro so meus lderes, casados e posso afirmar que me conhecem quase to bem quanto minha me. Ento vamos colocar algo na nossa cabea. No vai ser atravs de beijos, amassos e mo aqui e ali que vai me fazer conhecer a outra pessoa. Temos de aprender a nos relacionar em santidade, a no ver o outro como uma possvel boca a ser beijada, mas sim como uma amizade a ser prezada. Tudo comea a amizade Certa vez eu preguei aqui sobre amizade. Falei que uma VERDADEIRA amizade est baseada em trs tpicos: A) Algum que est do nosso lado ainda quando todos nos abandonam. B) Algum que no precisa usar mscaras para desfrutar de intimidade. C) Algum que prefere o desconforto do confronto comodidade da omisso. Agora fao uma pergunta a vocs, melhor, eu no. Vou deixar a Sarah Sheeva fazer por mim. (coloca o Slide) Qual o modelo correto de namoro cristo? Em I Pedro 1:16 lemos ...Sejam santos, porque eu sou santo. Isso quer dizer que em tudo na nossa vida Deus quer que sejamos Santo. No meio santos, mas SANTOS POR COMPLETO. Separado de tudo que h no mundo, uma vida totalmente OPOSTA daquilo que o mundo prega, e o namoro est incluso nisso.

Os padres do namoro cristo so bem diferentes dos padres que o sistema do mundo tem. No sistema do mundo, na maioria dos casos, o namoro est alicerado no prazer fsico e egosta. Na maioria das vezes o sexo a base do relacionamento, e, talvez depois, acontece o casamento. O namoro cristo precisa ser diferente, Deus coloca limites para a nossa vida em tudo, porque em ns h um desejo depravado para pecar, vindo assim a nossa destruio. O namoro cristo precisa ser uma amizade que cresce em orao e estudo da Palavra de Deus; o casal tem oportunidades de se conhecer e aplicar o conhecimento da Palavra de Deus ao seu relacionamento. O objetivo do namoro cristo deve ser o conhecimento mtuo e o prazer da amizade. 1- Nunca Namorar com uma pessoa que no cr em Deus. 2Cor. 6:14-18 2- O Namoro precisa comear sempre com Orao. Fp.4:6 3- Comunicar aos pais, lderes e pastores de ambos, sobre suas intenes. Ef. 6:1-3 4- Nunca viver no "agarra-agarra", principalmente na rua. Col. 4:5 5- Nunca namorar dentro da Igreja. A Igreja um lugar de adorao a Deus. 6- No deixar o grupo de jovens por causa do namoro. Heb. 10:25 Com quem vou namorar? Voc j pensou nas qualidades que espera encontrar na pessoa amada? Observe as dicas a seguir e decida somente aps uma sria avaliao. Dicas para um bom namoro O que ele (a) pensa sobre Deus? Ele (a) d testemunho de uma vida comprometida com Deus? Ele (a) bondoso(a)? Educado(a)? Como ele(a) reage s suas fraquezas e defeitos? Como reage aos problemas que a vida traz? Como ele(a) reage auto- companheiro(a)? amigo(a)? briguento(a)? Ele(a) sensvel? Demonstra considerao? J estabeleceu alvos para o futuro?

Como ele(a) lida com dinheiro? Sem dvida, difcil encontrar todas essas qualidades numa s pessoa. Veja se a pessoa corresponde s expectativas que voc considera essenciais. Coloque seus anseios quanto a ela em orao e espere em Deus. Lembre-se que Ele pode responder sim, no ou espere. O corao humano sempre tem dificuldade em ESPERAR. Deus por toda a Bblia, nos orienta a esperar por Ele, como em Salmo 46.10- "Aquietai-vos e sabei que eu Sou Deus." Quando ao invs de aquietar, ns nos inquietamos e comeamos a agir por conta prpria, acumulamos frustraes e problemas. Ao procurarmos o querer do Senhor para nossas vidas, descobrimos a grande verdade descrita em Rm 12.2 - "A vontade de Deus boa perfeita e agradvel". Ele sempre quer o melhor para ns. Voc encontrou a pessoa certa? J sente-se com maturidade suficiente para encarar o amor e suas responsabilidades? Orou ao Senhor, e obteve uma resposta afirmativa, at de seus pais? V em frente, invista nesse namoro. Vai valer a pena! Caso contrrio, v curtir sua juventude, seus amigos e cada etapa desta emocionante fase da vida , pois ainda no o seu tempo para namorar. Namorar muito bom! Mas, namorar dentro da vontade de Deus melhor ainda!!! Que tipo de parceiro dever um homem ou uma mulher procurar? Freqentemente, os jovens escolhem seus namorados na base da aparncia fsica. Rapazes querem namorar mulheres com corpo bem feito e feies atraentes. As moas querem namorar homens com corpo forte e feies elegantes. Infelizmente, a atrao fsica no uma garantia de que um jovem ser um bom esposo ou de que uma moa venha a ser uma boa esposa. No errado, certamente, ser-se atrado pela beleza fsica, mas o bom carter o que d a felicidade no casamento (1 Pedro 3:1-8). Quando as pessoas namoram, que traos de carter deveriam elas estar procurando em seus namorados? Observando as responsabilidades de esposos e esposas, podemos descobrir alguns dos traos que so necessrios a um casamento bem sucedido. As Escrituras tambm nos dizem sobre alguns traos de carter que so importantes em qualquer relao humana.

PROCURANDO UM BOM ESPOSO A responsabilidade do esposo amar sua esposa sem egosmo, assim como Cristo amou a igreja (Efsios 5:25-29). Ele precisa estar pronto a sacrificar-se por ela, a am-la nos tempos difceis. O esposo a cabea da esposa, mas precisa respeit-la como aquela que se submeteu a ele voluntariamente, isto , aquela que se tornou o "vaso mais fraco" por sua prpria escolha (1 Pedro 3:7). Como provedor de sua famlia, ele precisa possuir a vontade de trabalhar com suas mos e sua mente (Gnesis 3:17-19; 1 Timteo 5:8). Quando uma mulher namora, ela dever estar-se fazendo as seguintes perguntas sobre o homem com quem ela est se encontrando. Ele demonstra uma atitude desprendida? Ele mostra respeito pelas mulheres? Ela dever ser bastante prudente para observar como ele age com sua me, a quem ele mandado honrar pelas Escrituras (Efsios 6:2). Ele tem demonstrado capacidade para terminar tarefas desagradveis que precisam ser feitas ou ele perde o interesse rapidamente e desiste? PROCURANDO UMA BOA ESPOSA A responsabilidade da esposa amar seu esposo e filhos e cuidar da casa (Tito 2:4-5; 1 Timteo 5:14). Os cuidados da casa, incluindo o trato e o ensinamento dos filhos, exigem muito trabalho e pacincia. Ela precisa querer submeter-se autoridade de seu esposo, justamente como a igreja precisa submeter-se a sua cabea, Jesus Cristo, em todas as coisas (Efsios 5:22-24). Assim como a mulher, o homem dever estar-se fazendo algumas perguntas a respeito da pessoa que ele est encontrando. Ela adorna a pessoa interior do seu corao adequadamente, manifestando um esprito que "manso e tranqilo" (1 Pedro 3:3-4)? Ela mostra respeito pela autoridade de seus pais? Se no, ela mais tarde mostrar respeito pela autoridade de seu esposo? Ela demonstrou capacidade e disposio para trabalhar nas tarefas domsticas at que elas estejam terminadas e bem feitas? Todo o homem jovem faria bem em ler Provrbios 31:10-31 e considerar as qualidades da mulher descrita nesse texto. TRAOS GERAIS DE CARTER H outros traos de carter e atitudes que so de suma importncia para o sucesso no casamento. Por exemplo, a confiana a base do casamento. Aqueles que servem para o casamento devero falar sempre a verdade, no s um com o outro, mas

em qualquer circunstncia (Colossenses 3:9). Haver ocasies em um casamento quando um parceiro no ter como verificar a veracidade do outro. Para que esse casamento perdure, cada um precisa ser capaz de ter confiana na honestidade e fidelidade do outro. A pessoa que estou namorando diz sempre a verdade a mim e aos outros? Duas pessoas quaisquer, numa relao to ntima como o casamento, eventualmente pecaro uma contra a outra. Para que essa relao permanea sadia, ambos precisam ser capazes de admitir o erro e pedir perdo. Isso exige humildade, que no a ausncia de confiana em si mesmo, mas antes uma avaliao adequada de si mesmo em relao com Deus e com os outros. A arrogncia e a hipocrisia que ela produz podem destruir um casamento. A pessoa que estou namorando manifesta uma humildade genuna? Talvez uma das fraquezas humanas mais comuns a raiva desenfreada. Impacincia com irritabilidade fazem uma combinao terrvel, que freqentemente destri a comunicao num casamento e s vezes resulta em violncia fsica de um parceiro contra o outro. A Bblia adverte repetidamente contra o perigo da ira incontida (Tiago 1:19-20; Efsios 4:26-27,31-32). Exploses de temperamento durante o perodo de namoro so um sinal claro de que o casamento com uma pessoa assim trar dificuldades. Espiritualidade e respeito pela palavra de Deus so os traos que formam uma base firme para todos estes outros traos de carter e atitudes. Aqueles que vivem num nvel puramente fsico, cuidando apenas dos prazeres da carne, do maus parceiros de casamento porque tendem a ser abertamente egostas e freqentemente lhes falta domnio prprio. A pessoa que estou namorando est interessada em servir a Deus? Essa pessoa demonstra interesse por coisas espirituais? Aqueles homens e mulheres que esto habituados a seguir a palavra de Deus na vida so melhores esposos, simplesmente porque a Bblia contm a receita para um casamento bem sucedido. Os Dez Mandamentos do Namoro Namoro uma fase muito bonita. definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a algum. O namoro cristo, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivncia afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrrio disso, longe dos princpios de Deus, pode

resultar em uma experincia nociva e traumtica. Observe alguns princpios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus. 1. No namore por lazer: namoro no passatempo e o cristo consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e bsica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos slidos decorrem de namoros bem ajustados. 2. No se prenda em um jugo desigual (II Co 6:14-18): iniciar um namoro com algum que no cr em Deus pode resultar em um casamento equivocado. 3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrdulos, est deformado e nele intimidade sexual ou prticas que levam a uma intimidade cada vez maior so normais, mas o namoro do cristo no deve ser assim, o que nos leva ao prximo mandamento. 4. Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e tm entre si amor e um compromisso permanente. 5. Promova o dilogo e a comunicao: conversar essencial, estabelea uma comunicao constante, franca e direta e no evite conversar sobre qualquer assunto. 6. Cultive o romantismo: a convivncia a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso no cafona, nem coisa do passado e traz brilho ao relacionamento. 7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recproco de dignidade, respeito e valorizao. O respeito imprescindvel para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito falta de amor. 8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva infidelidade no casamento. Fidelidade elemento imprescindvel em qualquer tipo de relacionamento coerente vontade de Deus, que abomina a leviandade.

9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus no precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escond-los. 10. Forme um tringulo amoroso: namoro realmente cristo s bom a trs: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro. Um beijo na boca como um juramento. Sim, o de permitir que algum chegue mais perto de voc como nunca esteve; o que permite que voc d a ele tudo o que voc tem; um juramente para cumprir este pacto.

Вам также может понравиться