Вы находитесь на странице: 1из 4

(Camada de Transporte)

A camada de Transporte responsvel pela transferncia fim-a-fim geral de dados de aplicao. Dados de cada uma dessas aplicaes so empacotados, transportadas e entregues ao servidor daemon apropriado ou aplicao no dispositivo de destino. Os processos descritos na camada de Transporte do modelo OSI aceitam dados da Camada de Aplicao e os preparam para endereamento na camada de Rede. A camada de Transporte tambm abrange estas funes: Habilita a comunicao de mltiplas aplicaes na rede ao mesmo tempo em um nico dispositivo Assegura que, se necessrio, todos os dados sejam recebidos confiavelmente e em ordem pela aplicao correta. Emprega mecanismos de tratamento de erros A camada de Transporte proporciona a segmentao de dados e o controle necessrio para reagrupar esses segmentos em fluxos de comunicao. Suas responsabilidades primrias para realizar isto so: Rastrear a comunicao individual entre as aplicaes nos hosts de origem e destino. Segmentar dados e gerenciar cada segmento Reagrupar os segmentos em fluxos de dados de aplicao Identificar as diferentes aplicaes Rastreamento de Conversaes Individuais responsabilidade da camada de Transporte manter fluxos mltiplos de comunicao entre estas aplicaes. Reagrupamento de Segmentos Os protocolos da camada de Transporte descrevem como a informao do cabealho da camada de Transporte usada para reagrupar os segmentos de dados em fluxos a serem passados para a camada de Aplicao. Identificao das Aplicaes Os protocolos TCP/IP chamam esse identificador de nmero de porta. A cada processo de software que precise acessar a rede designado um nmero de porta nico naquele host. Este nmero de porta usado no cabealho da camada de transporte para indicar a qual aplicao aquele segmento de dado est associado.

A diviso de dados em partes pequenas(segmentao), e o envio dessas partes a partir da origem, habilita muitas comunicaes diferentes que podem estar intercaladas (multiplexadas) na mesma rede. Na camada de Transporte, cada conjunto particular de segmentos que flui entre uma aplicao de origem e uma aplicao de destino conhecido com uma conversao. Segmentao e Reagrupamento - A maioria das redes tem uma limitao da quantidade de dados que podem ser includos em uma nica PDU. A camada de Transporte divide os dados da aplicao em blocos de dados que esto em um tamanho apropriado. No destino, a camada de Transporte reagrupa os dados antes de envi-los aplicao ou servio de destino.

Multiplexao de Conversao - Podem haver muitas aplicaes ou servios sendo executados em cada host na rede. Cada uma destas aplicaes ou servios designado a um endereo conhecido como uma porta para que a camada de Transporte possa determinar com qual aplicao ou servio o dado identificado. Entrega Confivel A camada de Transporte pode assegurar que todos rastreiem todas os segmentos atinjam seu destino tendo o dispositivo de origem para retransmitir qualquer dado que seja perdido. Entrega na Mesma Ordem Atravs da numerao e sequenciamento dos segmentos, a camada de Transporte pode assegurar que esses segmentos sejam reagrupados na ordem apropriada. Controle de Fluxo Os hosts de rede tm recursos limitados, como memria e largura de banda. Quando a camada de Transporte est ciente de que esses recursos esto sobrecarregados, alguns protocolos podem solicitar que a aplicao de envio reduza a taxa de fluxo de dados. Isto feito na camada de Transporte regulando a quantidade de dados que a origem transmite como um grupo. O controle de fluxo pode prevenir a perda de segmentos na rede e evitar a necessidade de retransmisso.

A funo principal da camada de Transporte gerenciar os dados da aplicao para as conversaes entre os hosts. Na camada de Transporte, as trs operaes bsicas de confiabilidade so: rastreamento de dados transmitidos confirmao de dados recebidos retransmisso de quaisquer dados no confirmados

TCP E UPD
Ambos os protocolos gerenciam a comunicao de mltiplas aplicaes. O UDP um protocolo simples e sem conexo, descrito na RFC 768. Ele tem a vantagem de fornecer uma entrega de dados de baixa sobrecarga. As segmentos de comunicao em UDP so chamados datagramas. Estes datagramas so enviados como o "melhor esforo" por este protocolo da camada de Transporte. As aplicaes que usam UDP incluem: (DNS) Vdeo em Streaming Voz Sobre IP (VOIP)

O TCP um protocolo orientado conexo, descrito na RFC 793. O TCP causa sobrecarga adicional para adicionar funes. As funes adicionais especificadas pelo TCP so as ditas entrega ordenada, entrega confivel e controle de fluxo. Cada segmento TCP tem 20 bytes de overhead no cabealho que encapsula o dado da camada de Aplicao, enquanto que o segmento UDP tem apenas 8 bytes. Veja a figura para uma comparao. As aplicaes que usam TCP so: Navegadores web E-mail FTP Endereamento de Porta A combinao do nmero de porta da camada de Transporte e do endereo IP da camada de Rede designada ao host identifica exclusivamente um processo particular sendo executado em um dispositivo de host especfico. Esta combinao chamada de soquete. Ocasionalmente, voc pode encontrar os termos nmero de porta e soquete sendo usados alternadamente. No contexto deste curso, o termo soquete se refere apenas combinao nica de endereo IP e nmero de porta. Um par de soquete, que consiste de endereos IP de origem e destino, tambm nico e identifica a conversao entre os dois hosts. Portas Conhecidas (Nmeros 0 a 1023) - Esses nmeros esto reservados para servios e aplicaes. Eles so comumente usados para aplicaes como o HTTP (servidor web) POP3/SMTP (servidor de e-mail) e Telnet. Atravs da definio destas portas conhecidas para aplicaes de servidor, aplicaes de clientes podem ser programados para solicitar uma conexo com essa porta especfica e seu servio associado.

Portas Registradas (Nmeros 1024 a 49151) - Estes nmeros de portas so designados para processos ou aplicaes de usurio. Estes processos so principalmente aplicaes individuais que um usurio escolheu para instalar em vez de aplicaes comuns que receberiam uma Porta Conhecida. Quando no usadas para um recurso de servidor, estas portas tambm podem ser dinamicamente selecionadas por um cliente como sua porta de origem. Portas Dinmicas ou Privadas (Nmeros 49152 a 65535) - Elas so geralmente designadas dinamicamente a aplicaes de cliente quando se inicia uma conexo. No muito comum um cliente se conectar a um servio usando uma Porta Dinmica ou Privada (embora alguns programas de compartilhamento de arquivos peer-to-peer o faam).

Dividir os dados da aplicao em segmentos assegura que os dados sejam transmitidos dentro dos limites do meio e que os dados de diferentes aplicaes possam ser multiplexadas no meio. O TCP e o UDP Lidam com a Segmentao de Maneira Diferente. No TCP, cada cabealho de segmento contm um nmero sequencial. Este nmero sequencial confere as funes da camada de Transporte no host de destino para reagrupar segmentos na ordem em que eles foram transmitidos. Isso assegura que as aplicaes de destino tenham os dados na forma exata pretendida pelo remetente. No existe nmero sequencial no cabealho UDP. O UDP um esquema mais simples e gera menos overhead do que o TCP, resultando em uma transferncia mais rpida de dados.

Вам также может понравиться