Вы находитесь на странице: 1из 2

ESCOLA MUNICIPAL ESTUDANTE LEONARDO SADRA DISCIPLINA: LNGUA PORTUGUESA >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

GNERO TEXTUAL: NOTCIA


Todo jornal impresso ou televisionado recheado de notcias, as quais fazem parte do nosso cotidiano e so importantes para nos mantermos atualizados! O que vem a ser uma notcia? A notcia caracteriza-se por ser uma narrativa breve, eminentemente informativa, de um acontecimento real e atual com interesse geral. Ela deve dizer o essencial para captar a ateno, o acontecimento deve ser conhecido num curto espao de tempo e deve tambm despertar a curiosidade e a ateno do pblico. ESTRUTURA DA NOTCIA Ttulo (Manchete) - d conta do fato principal. Deve ser curto para captar a ateno do leitor e despertar a sua curiosidade para a leitura integral do texto. Subttulo - Funciona como um complemento do principal, acrescentando-lhe algumas informaes, de modo a torn-lo ainda mais atrativo. Lead (pargrafo-guia ou cabea) - Corresponde ao 1 pargrafo, no qual se exprime o sentido global da narrativa. Responde s quatro perguntas essenciais: Quem? os agentes da ao O qu? - o que aconteceu ou vai acontecer. Onde? - o local do acontecimento. Quando? - a data. Corpo da notcia - Corresponde aos restantes dos pargrafos. Desenvolve os acontecimentos, respondendo s perguntas: Como? - as circunstncias. Por qu? - os motivos e as razes. LEIA A NOTCIA ABAIXO:

Criana de quatro anos o quinto bito de dengue na Grande Belo Horizonte


Inicialmente diagnosticado com uma dor de garganta, garoto de Santa Luzia morreu na ltima quinta-feira. Diagnstico foi confirmado pela prefeitura de Santa Luzia.
Estado de Minas Publicao: 30/03/2013 08:30

Um menino de quatro anos, que estava internado no Hospital Infantil Joo Paulo II foi mais uma vtima da epidemia de dengue que atinge Belo Horizonte e toda a Regio Metropolitana. D.I., morador da cidade de Santa Luzia, comeou a passar mal na ltima tera-feira e foi levado pela famlia para uma unidade de sade localizada no Bairro So Benedito. De acordo com familiares, a criana teria sido diagnosticada com uma infeco de garganta. No dia seguinte, foi transferido para Belo Horizonte. O menino morreu na tarde de quinta-feira, depois de apresentar complicaes por causa de dengue hemorrgica. O diagnstico de dengue foi confirmado pela prefeitura de Santa Luzia, o que leva o nmero de bitos da Grande BH a cinco. "A Secretaria de Estado de Sade de Minas Gerais j foi notificada sobre a morte desse menino, que o primeiro bito por dengue em Santa Luzia neste ano. Apesar de a criana ter sido transferida para um hospital de Belo Horizonte, a morte dela foi contabilizada aqui, afirmou o assessor de imprensa da prefeitura, Joo Bosco.

Vrus se espalha Os casos suspeitos de dengue em 2013 j superam os mais de 25 mil casos registrados no primeiro trimestre de 2010, ano em que houve a pior epidemia do estado.

(http://www.em.com.br/app/noticia/gerais)
RESPONDA: 1) Quando uma pessoa l a primeira pgina de um jornal, encontra, com certeza, vrias notcias. a) Para que serve uma notcia? b) Que temas so geralmente abordados nas notcias? c) Alm do jornal, quais outros meios de comunicao em que voc pode encontrar uma notcia?

2) A notcia que voc leu foi publicada num jornal. a) Em que jornal e qual dia foi publicada essa notcia? 3) Uma notcia geralmente compe-se de duas partes: lead (l-se lide) e corpo. O lead consiste normalmente no primeiro pargrafo da notcia e a parte que apresenta um resumo de poucas linhas, fornecendo respostas as questes fundamentais do jornalismo: o que (fatos), quem (pessoas, animais, objetos, etc) quando (tempo), onde (lugar), e por qu. No primeiro pargrafo da notcia em estudo, identifique: a) o fato principal : b) as pessoas envolvidas: c) quando ocorreu o fato: d) o lugar onde aconteceu o fato:

4) O corpo da notcia a parte do texto que amplia lead, acrescentando novas informaes. Na notcia em estudo, que pargrafos constituem o corpo?

5) No jornal, h gneros textuais que exprimem a opinio do jornalista ou do jornal, como o artigo de opinio e o editorial, e h gneros em que o jornalista ou o jornal procurar informar os fatos de modo impessoal, objetivo. a) A notcia em estudo foi relata de modo impessoal, sem envolvimento do jornalista, ou de modo pessoal e subjetivo? b) Observe os verbos e pronome empregados no texto. Predomina a 1 ou 3 pessoa?

6) A notcia que voc leu foi publicada em um jornal escrito. a) Ela est de acordo com a variedade padro da lngua? b) A linguagem clara, objetiva e precisa, ou ambgua, rica em imagens e potica?

7) Resuma a notcia informando, numa nica frase: Quem participa do que aconteceu? O que aconteceu? Onde aconteceu?

8) Toda notcia tem sempre um ttulo. O ttulo de uma notcia chama-se Manchete. a) Copie a manchete da notcia que voc leu. b) Se voc comparar a manchete com o resumo que voc fez da notcia, o que existe em comum entre eles? 9) A manchete procura tambm chamar ateno do leitor para o fato. a) Voc acha que essa manchete consegue isso? Por qu? b) Se voc fosse o jornalista que escreveu essa notcia, que outro ttulo voc criaria para esta notcia?

10) A notcia fala de problemas enfrentados pela populao. Qual esse problema? Voc acha que tem como solucion-lo? Na sua opinio, o que deve ser feito para acabar com a dengue?

Вам также может понравиться