Вы находитесь на странице: 1из 13

1 PROJETO MEMRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL

Irum SantAnna
Entrevistadoras: Anglica Muller e Carla Siqueira Data da entrevista: 14/10/2004 Transcrio: Juliana Franklin Reviso: Ana Paula Goulart e Itamar de Assis Jr.

Qual o seu nome completo, a data e o local de nascimento? Irum SantAnna. Nasci aqui no Rio, em So Cristvo, no dia 20 de agosto de 1916.

Qual o nome e a atividade de seus pais? Meu pai era Plnio SantAnna. Pelas informaes que eu tive, ele foi operrio naquela zona do chamado Retiro Saudoso, onde havia vrias fbricas de tecido, hoje, desaparecidas: fbrica Mavillis, fbrica Bonfim. Tinham duas ou trs fbricas de tecido e ele era operrio de l. Posteriormente, ele conseguiu um lugar de fiscal da prefeitura, que era um cargo inicial. Como ele tinha uma preocupao imensa, quando casou, com a famlia, tinha um carinho imenso com os filhos, ele aceitou o emprego. A minha me teve quinze filhos, dos quais trs morreram, no na primeira infncia, mas sim na segunda infncia, j no eram mais bebs. Ele criou os doze filhos, sendo que, para cri-los, ele precisou ser despachante semi-clandestino da prefeitura, colocando um dos meus irmos, como despachante, mas ele que exercia a atividade. E proporcionou aos doze filhos a seguinte situao: s no foi doutor quem no quis. Mais curioso ainda que ele, que tinha frente s mulheres aquelas posies restritas, apesar disso, permitiu que duas filhas as que quiseram estudassem. Uma chegou ao que naquele tempo se chamava contadora, hoje, chama-se economista. Fez o curso de contadora e chegou, no Ministrio da Fazenda, aos mais altos cargos. E a outra se formou professora, com uma formao de pedagoga, que foi a que me criou. Todas duas com vinte anos a mais do que eu. Foi o que me criou. Qual o nome e a atividade da sua me? Maria Corral SantAnna, uma camponesa andaluza, linda de morrer, nascida junto de Gibraltar, numa aldeiazinha, So Roque, que por sinal tem at uma - eu vi no National Geografic Magazin - nascida irredentista. Quando os ingleses tomaram conta de Gibraltar, os habitantes originais se revoltaram, saram em procisso com os livros e com os registros cartoriais todos e vieram fundar So Roque, que padroeiro de Gibraltar, a 15 Km de La Lnea. Ela chegou aqui como imigrante junto com os pais. Ainda moa, com uns 17 anos, ela foi trabalhar numa fbrica de casear botes, na mesma regio onde meu pai trabalhava como operrio de tecido. Foi quando eles se conheceram, se apaixonaram, eu acho que sim, porque eu assisti durante 14 anos a relao entre eles, uma relao esplendorosa. Ele como turfista, nessa poca, e ela o acompanhando em tudo, no o reprimindo na questo de jogo. Eu fui na barriga da minha me para o Jquei, com certeza que fui, j que, naquele tempo, o Jquei era em So Cristvo, perto de Triagem, onde se formou uma oficina da Light, no sei hoje o destino daquela zona. E o Jquei era ali, e ela acompanhava meu pai. Da mesma maneira como ele, s vezes, cedia e no ia ao Jquei para ir ao cinema com ela, ir a um piquenique ou fazer uma viagem. Eles eram to ligados assim, que ele desistia da paixo que ele tinha pelo turfe para atender aos caprichos dela.

Havia algum tipo de envolvimento poltico na sua famlia? No, nenhum. Havia no sentido contrrio da minha posio. Meu pai era conservador, era cabo eleitoral de um vizinho, que era o diretor dos Correios, homem do governo, portanto. E eu me lembro at uma coisa que incrvel. Aos seis anos, eu j era contra a posio poltica de meu pai. Houve a eleio do Bernardes, em 1922, eu devia ter seis anos. E meu pai no chegava em casa sem que eu no cantasse aquelas msicas contra o Bernardes. Eu era nilista doente, porque o Nilo Peanha foi quem competiu em 1922 com o Bernardes. Nessa poca eu j era nilista doente. Eu mudei ainda. Meu pai

2 PROJETO MEMRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL


morreu quando eu tinha 14 anos de idade, j era, teoricamente, comunista, mas ele no chegou a perceber, no entrou em choque comigo, felizmente. Aquele era um estouro de pai.

Onde voc fez seus estudos secundrios? Todos os meus irmos, os homens, fizeram o estudo secundrio no Pedro II. Eu perdi por causa de frias com a minha irm que me criava, acabamos perdendo. Os jornais chegavam, ns lamos, mas, quando eu percebi que a admisso j tinha sido feita, eu fiquei em desespero. As minhas duas irms, Jandira e Estella, que cuidavam disso, entraram em desespero tambm. E a minha irm Jandira era aluna de contabilidade nesse colgio novo, chamado Curso Freyssinet, que tinha sido criado pelo grande professor de matemtica, o terror da escola militar, Cinsio de Farias, e que havia brigado com o comandante do ensino do Exrcito. Ele entrou em choque, provavelmente, por causa de mulher, porque o Cinsio era um mulherengo tremendo, alucinado. Depois, eu acompanhei e me tornei grande amigo dele, e ele fundou esse colgio. A minha irm Jandira falou com ele, eu me interessei. Assim, elas comearam a pagar o colgio. Quando meu pai morreu, o negcio se agravou muito. Conto o episdio todo. Elas ficaram com dificuldades de me manter, pagavam uma taxa grande no tal Curso Freyssinet e procuraram uma maneira de me proporcionar um curso mais barato. No houve jeito e a irm mais velha, Ruth, foi a Dom Meinrado, no Mosteiro de So Bento, e ele disse: Eu no tenho vaga mais aqui no Mosteiro, mas eu vou fazer o seguinte, eu vou escrever uma carta para o Paranhos. Paranhos - no me lembro o nome todo era o diretor de educao federal, correspondia ao ministro, posteriormente, j que naquele tempo no tinha Ministrio da Educao, nem da Sade. Ento, ele escreveu uma carta e este Paranhos, parente do Baro do Rio Branco, fez uma carta para o diretor Cinsio de Farias e ele disse: Bom, eu posso manter se houver duas coisas: ele vai para o curso noturno e eu fao a taxa por 50% de abatimento. E foi assim que eu continuei no mesmo colgio, que diga-se de passagem foi um colgio de alto nvel, havia do melhor em termos de professores na poca, e fiz esse curso ginasial no centro da cidade.

O senhor participou do movimento estudantil secundarista? No com organicidade. Eu vivi intensamente as primeiras campanhas de 50% nas passagens e nas diverses. Foi aquela poca de 1930. Ns amos para rua e os da frente gritavam: O que ns queremos? E os de trs respondiam: 50%! O que ns queremos? 50%!. E foi essa a primeira manifestao estudantil para fazer o tal abatimento nas passagens e nas diverses.

Vocs tiveram sucesso na campanha? Sim. Parcial, mas tivemos. Mas no oficialmente. Mesmo assim ganhamos muito abatimento nas diverses e nas passagens.

Quando o senhor ingressa na universidade? Eu entrei, em 1933, com apenas 16 anos. Eu no era o mais novo. Mas havia um grupo desse ano, nascido em 1916, uma meia dzia, no qual eu estava includo. Eu tinha 16 anos de idade.

O que o senhor estudou e onde? Estudei na Faculdade Nacional de Medicina, que naquele tempo era na Praia Vermelha. Fiz o curso de medicina mesmo. J visando, por causa das minhas posies que vinham desde criana, sair mdico sanitarista. Cortei qualquer cadeira de cirurgia, eu s estudava o necessrio para passar. Meu entusiasmo mesmo era as cadeiras bsicas, que eram microbiologia, parasitologia, tudo ligado s massas. E sa imediatamente depois da faculdade para fazer curso de sade pblica. Fui me especializar em malria.

3 PROJETO MEMRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL


Ento, a sua escolha tinha a ver com as suas posies polticas? Tinha. Desde criana.

Desde quando o senhor tendeu a esquerda? Sem teoria, desde criana. No meu tempo de curso primrio, os meus colegas, os meus companheiros de brincadeira era a molecada da rua. Eu achava que todos eles eram superiores a mim. Eu sabia que, com os pais que eu tinha, ia chegar l, que eu ia ser mdico ou o que quisesse. J naquela poca havia uma influncia muito grande sobre mim para medicina e de sade pblica por uma razo: a minha av paterna foi das primeiras enfermeiras do Hospital So Sebastio, que, na poca, era a referncia. Era o hospital contra tuberculose e contra as doenas infecciosas. Para voc ter uma idia, o Carlos Seidl, que foi o ministro da Sade, era o padrinho de um dos meus irmos. E, quando eu era criana, a minha av j estava aposentada, velhinha, e to considerada no hospital, que mesmo sem aposentadoria o que nem existia naquela poca - eles arranjaram uma casa para ela l dentro. Ela morava num dos quartos l e tinha casa, comida e roupa lavada at morrer, aos seus 96 anos de idade. Ento, essa coisa me pesou muito, a parte de sade pblica, isso foi desde cedo. E tambm porque eu achava que todos os meus companheiros de infncia eram melhores do que eu e que, apesar disso, poderiam ficar para trs porque no tinham dinheiro. Achava que eles iam ser alis, como de fato foram operrios de fbrica de tecido, operrios da fbrica de vidro, e no avanariam muito. E eu sabia que eu ia avanar.

O senhor militou no movimento estudantil universitrio? Vou comear de antes. Eu, no ginsio, chego ao primeiro ano e encontro um professor, na poca, um espanto, um marxista, Cornlio Fernandes, professor de histria e que, conhecendo meu entusiasmo, foi e me botou na mo o Manifesto Comunista, em francs. Eu li, aos 11 anos, o Manifesto Comunista. Isso foi em 1926, para voc ter uma idia. A, teoricamente, eu fiquei preparado, esperando que algum me chamasse. Eu no sabia que tinha partido comunista aqui no Brasil. E fiquei aguardando. Quando cheguei Faculdade, comearam a surgir as solicitaes nesse sentido e, em 1935, eu entro para a Aliana Nacional Libertadora e, logo em seguida, para o Partido Comunista. Isso foi em 1 de agosto de 1935. A partir da, comeo a participar intensamente do movimento estudantil e do movimento poltico comunista.

Como era o movimento estudantil antes da criao da UNE? Antes da criao da UNE, houve uma participao dos jovens muito grande num chamado Socorro Vermelho, foi um fenmeno curioso. Era um movimento de origem comunista, mas aceito por todos os progressistas. Deu muita base monetria para que os movimentos de esquerda se desenvolvessem e, como o nome dizia, era para proteger, para dar apoio aos comunistas, s famlias dos comunistas perseguidos que caam na clandestinidade. Eu no participei do Socorro Vermelho, mas tinha notcias muito intensas sobre ele. Na realidade, eu no participei dele. Eu comeo a atuar mesmo como comunista na faculdade, onde estavam comeando os diretrios estudantis e ns fomos participar deles para onde amos. Comamos na Casa do Estudante do Brasil, que tinha um bandejo. A Casa do Estudante era um casaro velho de trs andares e, no primeiro andar, havia um enorme restaurante, esse era o bandejo onde ns comamos e discutamos os problemas.

Quais eram, nesse perodo antes da criao da UNE, os problemas discutidos entre os estudantes? Quais as reivindicaes e os anseios dos estudantes dessa poca? Os estudantes no tinham muitos anseios por uma razo muito simples. Mais do que hoje, os estudantes de nvel superior eram todos de famlias ricas. J naquela poca existia a concesso para que 10% dos estudantes das escolas oficiais, e naquele tempo quase todas as escolas eram oficiais e com taxa carssima, tivessem o direito de participar gratuitamente,

4 PROJETO MEMRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL


fazendo uma declarao, que mais ou menos o que existe hoje, de que devo no nego, pago quando tiver. Ningum pagava nada e no sei se pagou depois. Eu s estou tocando nesse assunto porque fiz parte disso. Fiz todo o curso de medicina nessa base, do devo no nego, pago quando tiver. Todo o curso, os seis anos. Agora, o pessoal era to bem aquinhoado, que os 10% a que os pobres tinham direito nunca foram cobertos. Era menos de 10% que fazia essa declarao de miserabilidade. O pessoal todo era filho de professor, filho de pessoal de nvel econmico elevado. Eu tinha colegas, posso citar um deles que j faleceu, mas muito conhecido, o Ozolando Machado, que tinha o pai to rico que todo ano dava a ele um carro zero quilmetro, importado. Esse um dos detalhes folclricos que eu quero contar. Eu saa com o Ozolando, que era fechadssimo, para arranjar garotas, porque, naquele carro, qual era a garota que resistia a dois pilantras?

Quem foi Ana Amlia Carneiro de Mendona? Eu conheci Ana Amlia Carneiro de Mendona referencialmente a partir de 1928. Ela aparece como Rainha da Primavera nos concursos em que o promotor era o Pascoal Carlos Magno, uma das figuras mais interessantes da inteligncia brasileira, estranhamente ligado a Ana Amlia, no sei por que motivo, no havia nenhuma explicao. Acho que quando ela foi eleita Rainha da Primavera j era casada e tinha filho. Acho que Brbara Heliodora j tinha nascido nessa poca. E ela era casada com Marco Carneiro de Mendona, mineiro como ela, e conhecido porque tinha sido goleiro do Fluminense nos anos 1918 ou 1920. Posteriormente, ela aparece como presidente ou coisa parecida, dirigente mxima, da Casa do Estudante do Brasil, que nasce tambm nessa poca como entidade benfeitora dos estudantes. Inicialmente, entidade no tinha nenhum papel de dirigir os estudantes, mas era uma Casa que pretendia ajudar os estudantes a estudar. Ento, nos anos 1930, ela se instala no Largo da Carioca, num prdio com trs ou quatro andares. No primeiro andar, ela botou um bandejo, que custava exatamente um real, uma moeda da poca. E praticamente todos os estudantes pobres passaram a freqentar o restaurante. Havia tambm os clandestinos, que diziam que eram estudantes e iam comer l, porque onde que iam encontrar, no Rio de Janeiro, comida boa por aquele preo? Realmente, era muito boa a comida por aquele preo. E a Casa do Estudante, ento, tinha uma movimentao tremenda. Esse bandejo tinha um movimento extraordinrio. No andar de cima, tinha a instalao da diretoria da Casa do Estudante que, como eu disse, no exercia nenhum papel dirigente ou reivindicador dos estudantes, mas tinha uma comunicao muito grande nacional e mundial. Ela tinha uma Secretaria de Comunicao Nacional e Internacional, e tinha junto algumas entidades estudantis como a Federao Atltica dos Estudantes. Essa Federao Atltica tambm existia muito ligada a Ana Amlia. A Secretaria Internacional dos Estudantes era dirigida pela minha namorada na poca. Minha primeira mulher, Jacira Alves de Brito, dirigia essa Secretaria de Comunicao. E Clotilde Cavalcanti fazia parte, tambm, de uma dessas duas secretarias. No sei quem exercia a Nacional e quem exercia a Internacional, no sei qual das duas exercia o papel de dirigente. Quando chegou, na poca de 1936, 1937, Ana Amlia comeou a querer dirigir os estudantes. Essa uma das divergncias que eu tenho. uma questo que no est clara para os estudantes em geral e para a sociedade brasileira. Ela cria um Conselho Nacional de Estudantes, que nunca tinha exercido funo, e rene o Conselho baseado, fundamentalmente, nos diretrios estudantis de Minas. Ela, visivelmente, tentava se impor como dirigente nacional dos estudantes, coisa esdrxula, de difcil entendimento sobre como que estava acontecendo aquilo, mas ela tentou fazer isso. E a, no sei bem em que data, em agosto de 1937, rene esse Conselho Nacional de Estudantes.

O senhor sabe me dizer de onde ela tirou subsdio para formar o Conselho Nacional de Estudantes? Difcil entender. Como eu disse, ela representava para os estudantes uma figura benfeitora, como se fosse a dirigente de uma fundao.

Existia, ento, esse Conselho? Devia existir no estatuto da Casa do Estudante do Brasil, mas nunca tinha funcionado. Em 1937, Ana Amlia faz funcionar, baseada, quase que unicamente nos diretrios estudantis de Minas Gerais. Ento, nisso que eu me bato

5 PROJETO MEMRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL


muito. Inclusive, j disse ao Poerner, autor de O poder jovem, esse Conselho Nacional de Estudantes no representava de maneira nenhuma a posio dos estudantes do Brasil. Ns, estudantes comunistas, comeamos ento a promover o I Congresso Nacional de Estudantes.

A gente j vai chegar l. Eu s queria lhe perguntar mais uma outra coisa antes. Como que era a relao da Ana Amlia com o governo de Vargas? Era muito, muito, muito intensa. J no incio da revoluo varguista, da vitria da revoluo varguista, houve aquele ridculo, esse negcio de tentar pagar a dvida externa com o pessoal dando as suas jias, doando os bens, as obras de arte. E, nessa vez, foi intensssima a participao da sociedade no sentido de pagar a dvida externa, um negcio totalmente ridculo. Foi feito e resultou que as doaes atingiram, na poca, nvel de mais de um milho da moeda corrente e o Getlio pega esse dinheiro e doa para a Ana Amlia, para a Casa do Estudante do Brasil. Ento, a Casa do Estudante do Brasil ficou uma entidade ao contrrio de todas as outras entidades, que nascem sempre com pouco dinheiro que conseguiu ter muito dinheiro logo do incio da sua formao. Getlio deu oficialmente esse dinheiro para ela. Ento, ela no teve problemas econmicos para manter a Casa do Estudante do Brasil.

A Casa do Estudante do Brasil ela era vista como um brao poltico do governo Vargas? No. Interessante. A Casa do Estudante do Brasil era assim um brao da Ana Amlia Carneiro de Mendona e do Pascoal Carlos Magno. Era uma entidade em que as duas pessoas apareciam...

O senhor estava falando do Conselho de 1937, que foi o I Conselho Nacional dos Estudantes. Por que nele foi proibido falar de temas polticos? Exato. A inteno de Ana Amlia era isso, era fazer uma entidade de proteo dos estudantes com essa viso solidria, para que ela, atravs desse Conselho, pudesse oficializar a sua posio. Houve uma Feira de Amostra nos anos 1940, no terreno que tinha sido comeado a ser aterrado, ali em frente Santa Casa. E ns conseguimos fazer uma Feira de Amostra Estudantil com o apoio dos filhos do Oswaldo Aranha.

Mas qual era a relao da Ana Amlia com o Governo Vargas? Ns no estvamos informados, porque, em 1930, o presidente faz uma portaria mandando por interferncia, acho, desse Joo Ribeiro, que era um grande historiador da poca entregar Casa do Estudante o produto daquela doao para pagamento da dvida externa. Ento, a Casa do Estudante do Brasil passou a ser uma entidade rica, coisa rara, como eu disse, na poca, em todo o movimento. Todas as entidades nasceram muito pobres, como ns vamos ver daqui a pouco, quando voc me perguntar sobre a Unio Nacional dos Estudantes. Nasceu pobre, pobre de marr de si. E a Casa do Estudante no. Desde o incio, Ana Amlia ganha prestgio junto a Getlio. Esse sentimento era to grande que ns conseguimos, exatamente, os estudantes comunistas. Conseguimos fazer o Congresso Nacional dos Estudantes com esse misto. Ela no podia se opor a um Congresso Nacional de Estudantes e tinha que pedir o apoio de Getlio. Isso acontece j no ambiente fascista do Estado Novo, 1938, um ano depois do Estado Novo. E ela conseguiu, teve que pedir ao Getlio para realizar o Congresso. Houve, nesse perodo, uma aliana e atrito entre os que queriam o Congresso Nacional dos Estudantes, que eram os estudantes comunistas, e ela, que no podia se opor, pois politicamente no tinha condies de se opor realizao do evento. Mas a tenso era to grande que, nesse trabalho meu que eu mostrei a vocs, que no foi publicado, eu explico que ela tem que fazer o seguinte: apoiar o Congresso e, ao mesmo tempo, fazer com que o ele no fosse claramente de oposio a Getlio. A presso fascista era to grande, to grande... Eu digo, nesse trabalho, que houve necessidade de ns fazermos o Congresso. E as falas dentro dele no podiam ser democrticas. Ns tivemos que recorrer aos discursos do Franklin Roosevelt no Vassar College, que depois eu vim a saber, que era o Colgio Sion dos Estados Unidos, onde se formavam as moas da alta sociedade norte-americana, e o Roosevelt fez um discurso

6 PROJETO MEMRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL


pela democracia l. E ns, para podermos fazer o Congresso Nacional dos Estudantes, o discurso lido pelo Wagner Cavalcanti foi baseado inteiramente nesse discurso do Franklin Roosevelt.

Por que Ana Amlia resolve chamar o I Conselho? Nessa tentativa de no perder a direo do movimento estudantil e avanar at no domnio do mesmo, ela v que os estudantes comunistas esto se organizando para tomar a posio dela e Ana Amlia faz o Congresso em 1937. A reunio do Conselho Nacional dos Estudantes, que eu imagino que estivesse j dentro do estatuto da Casa do Estudante do Brasil, no pode ser considerada, absolutamente, como sendo a fundao da UNE, porque ele foi reunido para se opor UNE. Foi feito por estudantes comunistas e por todo mundo que era de esquerda, que era contra o Estado Novo (que hoje estariam no PT, no PCdoB, no PCB, no PSB...). Todo mundo que, naquele tempo, tinha posio avanada, progressista, era considerado comunista.

Como era ser estudante comunista durante o Estado Novo? Os estudantes, na poca, todos que eram progressistas, tambm eram considerados comunistas. Eles tentaram fazer a Unio Democrtica Estudantil, que foi reprimida violentamente pelo General Newton Cavalcanti, que fez um campo de concentrao em Realengo e prendeu todos os estudantes dessa Unio Democrtica Estudantil, exceto eu, que escapei de ser preso. Mas todos, todos eles, foram presos e colocados nesse campo de concentrao, que foi um negcio assim muito chocante. Esse General Newton Cavalcanti era integralista. E houve um certo entendimento para soltar os estudantes. Eles estiveram l poucos dias presos, houve um entendimento para eles serem soltos e, nessa condio, continuaram trabalhando para realizar, no ano de 1938, a Unio Nacional dos Estudantes.

O senhor pode repetir o que acabou de falar? Eu fao muita questo. Eu discordo da posio do Poerner de que a UNE nasceu em agosto de 1937. Em agosto de 1937, o que houve foi uma tentativa de evitar a UNE, a anti-UNE por excelncia. A reunio do Conselho Nacional dos Estudantes a posio anti-UNE. A UNE nasceu no encerramento do II Congresso Nacional de Estudantes, no dia 22 de dezembro de 1938, ali que ela nasceu. Aquele, em 1937, no. Foi uma tentativa da permanncia da Ana Amlia frente do Movimento Estudantil. O dia do nascimento da UNE foi 22 de dezembro de 1938. Encerrou o Congresso e nasceu a UNE. E a outra questo tambm muito importante, o I Congresso Nacional dos Estudantes chamou-se II Congresso porque, naquela dificuldade poltica que ns estvamos, ns tivemos que atender ao irmo do prefeito indicado pelo Getlio, que era o Henrique Dodsworth. O Jorge Dodsworth era mdico e, quando soube que ns amos realizar o Congresso Nacional dos Estudantes, nos chamou, chamou aqueles que estavam frente, e disse: Olha, se vocs denominarem esse Congresso Nacional dos Estudantes de primeiro, eu vou processar vocs, porque em 1910 ns realizamos um Congresso Nacional dos Estudantes, e esse o primeiro, o nosso, o de vocs s pode ser o segundo. E ns concordamos imediatamente, naquela dificuldade de formar a Unio Nacional dos Estudantes, em pleno Estado Novo, ns amos discutir com o irmo do prefeito nomeado pelo Getlio? Cedemos na mesma hora. Ento, no h dvida, nosso congresso o segundo. Agora, no sabamos que ia dar essa confuso danada que deu. Ele o segundo, mas no o segundo de fato, ele o primeiro. O primeiro foi em 1910, mas para formar a UNE ele seria o primeiro congresso.

J que ns estamos falando sobre o II Congresso, o senhor poderia explicar melhor quem era a Clotilde Cavalcanti e por que ela foi presidente da Comisso Executiva desse II Congresso? Clotilde Cavalcanti aparece na minha vida como eu j disse para vocs, ela participava de uma secretaria de comunicaes que, diga-se de passagem, tinha uma participao muito intensa, era uma atividade muito intensa da Casa do Estudante do Brasil como um membro dessa Comisso. E, posteriormente, ela vem a ser a namorada do Antnio

7 PROJETO MEMRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL


Franca, que foi a figura principal da Unio Nacional dos Estudantes, que garantiu a existncia da Unio Nacional dos Estudantes, junto com Lus Paes Leme. O Lus Paes Leme veio a ser vereador, presidente da Cmara, j pela UDN. Em 1938, a UDN no existia, mas ele , por si mesmo, um udenista. Por temperamento, por formao, no tinha nada de comunista. Mas ele aceitava a participao junto conosco e juntou-se ao Franca. Se no fosse essa juno, eu acho que a UNE teria morrido no nascimento. Porque, como toda a entidade inicial, a UNE nasceu sem dinheiro e, durante trs anos, a entidade funcionou no apartamento do Paes Leme. Eu no tive mais contato. Como eu j disse aqui, houve essa coincidncia. Eu me formei antes do congresso se realizar. Eu me formei no dia 2 de dezembro e o congresso foi realizado de 18 a 22 de dezembro. Ento, quando foi lanada a UNE, eu j no era mais estudante e fiz questo de no participar legalmente, como dirigente da UNE, porque eu no era mais estudante. Agora, durante esses trs anos, eu fui o porta voz do Partido Comunista junto direo da UNE. Tanto que me lembro bem que o Ulisses Guimares s foi vice-presidente da UNE porque eu levei para a direo da entidade a aprovao do partido. Ou seja, o partido disse: Deixa esse estudante a entrar na direo da UNE. Era o Ulisses Guimares, ele foi vice-presidente numa dessas primeiras diretorias da UNE.

O senhor poderia explicar como foi a questo do embate sobre a proibio de temas polticos que teve no I Congresso e a prpria estruturao para a fundao da UNE como uma entidade poltica no II Congresso? Resultou num conflito entre a posio da Ana Amlia e a posio desses estudantes que queriam fazer a UNE com carter poltico. Ns queramos fazer uma entidade de estudantes, cuidando dos interesses dos estudantes, mas, ao mesmo tempo, uma entidade poltica, democrtica, que esteve, desde o incio, lutando por todos os interesses nacionais. Surgiam, naquela poca, a luta pela siderurgia nacional, a luta pelo petrleo nacional e, posteriormente, a luta contra a bomba atmica, a luta de O Petrleo Nosso. Enfim, ns queramos uma entidade assim, sonhamos com uma entidade desse jeito. E o espanto que eu vejo, agora, com a minha idade provecta que aquele sonho nosso foi realizado na prtica muito acima do que ns imaginvamos. Nosso sonho era esse: uma entidade democrtica, poltica, atuando politicamente e, ao mesmo tempo, tratando dos interesses dos estudantes. A UNE ultrapassou tudo que ns sonhvamos. Eu, pelo menos, acho que sim.

Quais eram as foras polticas que estavam de um lado e de outro e quais eram as suas principais lideranas, nesse II Congresso? No II Congresso, o choque foi entre as lideranas polticas estudantis, que foram todas elas ldimas, legtimas, eleitas nos seus estados. Havia quatro bancadas que foram importantes para isso: a do Rio de Janeiro, que foi a alma de tudo; a da Bahia, que veio assim extraordinariamente e onde participavam figuras que foram massacradas e assassinadas pela polcia, como Mrio Alves; e tinha a bancada de So Paulo, que no era de esquerda, mas era contra Getlio. Eram quatro grandes bancadas, todas foram muito importantes para o nascimento da UNE: o Rio de Janeiro, Bahia, So Paulo e a outra me apagou da memria...

O Rio Grande do Sul? Eu acho que foi o Rio Grande do Sul... Quando houve o embate poltico, o Congresso se dividiu. O grande problema que a maior bancada era So Paulo, e ns pedimos uma reunio com essa bancada, que foi noite e entrou pela madrugada adentro. A bancada paulista era dirigida pelo Joo Paulo Bittencourt que depois desaparece como poltico estudantil ou poltico mesmo, mas que, nessa poca, era um dirigente importante, era do Centro XI de Agosto. E ns conseguimos conquistar a posio dele, ele estava dividido, ele no sabia se ficava com a Ana Amlia, a bancada estava dividida. Discutimos e, quando ns conseguimos a adeso de So Paulo, o congresso ficou nosso, e a situao chegou a tal ponto que a Ana Amlia se retirou do Congresso.

8 PROJETO MEMRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL

E como surgiu a indicao do nome do Valdir Borges para presidente da UNE? Ah, isso difcil. Francamente, eu no sei responder a voc. Houve aqueles debates todos. Eu me lembro que houve um grande problema que eu no sei se o Valdir Borges respondeu a isso, ou se aconteceu o que acontece com muitas entidades. O grande problema era que, depois, a UNE conseguiu a transferncia dos seus dirigentes para o Rio de Janeiro, onde sempre foi sua sede. Mas, no caso do Valdir Borges, eu acho que no. Ele ficou l no Rio Grande do Sul e aqui o pessoal do Rio que ficou dirigindo.

O senhor falou que a Ana Amlia se retirou do evento, mas ela chegou a participar efetivamente desse II Congresso, como que isso se deu? Ela participou defendendo a tese de que aquele Congresso devia consagrar o Conselho Nacional dos Estudantes. E queramos derrubar isso. A unanimidade do Congresso era contra isso.

E a favor da criao de uma entidade nova? De uma entidade nova. H uma coisa curiosa, no tem muito a ver com a histria, mas como ns estamos conversando... Eu at hoje no entendi como que ela, colocada naquela situao de dirigente de um movimento estudantil, presidente da Casa do Estudante do Brasil, quando chegou na hora de escolher os representantes da entidade no Congresso, escolheu a mim e a Clotilde. Eu at hoje no entendi.

A Clotilde tambm era ligada ao Partido Comunista? No! At aquela poca no. A Clotilde veio se ligar ao Partido com o namoro do Franca, mas j ela estava namorando o Franca. Eu e Clotilde que fomos os representantes da Casa do Estudante do Brasil no Congresso Nacional dos Estudantes, feito para matar qualquer possibilidade da Ana Amlia continuar na situao de dirigente estudantil.

Saindo um pouco da poltica vamos para cultura. Quando teve incio o Teatro Universitrio? Na prtica mesmo, o Teatro Universitrio nasceu no II Congresso Nacional dos Estudantes, porque, como toda a realizao, a gente est pensando na parte cultural. Ento, vai realizar um show, vai fazer um teatro, vai fazer um cinema, qualquer coisa que seja cultural. E eu era muito ligado a teatro desde criana. Eu gostava tanto de pera que, durante todo tempo de Medicina, fui figurante do Municipal para ter direito de ir assistir todos os espetculos. Eu cheguei perto do Carlos Magno e disse: Pascoal, ns vamos realizar o congresso. Precisamos de uma coisa cultural. A ele disse: timo! Vamos fazer Romeu e Julieta no Teatro Municipal. Eu quase que tive um negcio. Eu disse Mas Pascoal, Romeu e Julieta, de Shakespeare, feito por estudantes? E ele: . Vou fazer!. A ele colocou: S fao questo de uma coisa: de que voc e o pessoal falem com a Itlia Fausta. Itlia Fausta era a Morineau da poca. O mesmo papel que a Morineau representou na poca dela, a Itlia Fausta tambm representou. Ela ficou aqui no Brasil, no sei porque, se arranjou namorado... Acabou que a Dulce foi embora e ela ficou e passou a ser a dama do teatro nacional naquela poca, 1930, 1940. Mas ele disse que teramos que conversar com a Itlia Fausta para ver se ela aceitava dirigir. Fomos Itlia Fausta, que topou o negcio com uma condio: Meu sobrinho tem que participar dessa pea. Ns: no queremos saber nem quem seu sobrinho. Quer que ele faa papel de Romeu? Pode botar no papel quem a senhora quiser. A ela disse o nome, que era Sandro Polnio. Nunca ouviu? Sandro Polnio foi marido da Maria De La Costa. O Sandro Polnio, bom artista, diga-se de passagem, comeou a carreira dele nesse Romeu e Julieta no Teatro Municipal. E, resultado: a pea foi aplaudidssima. Paulo Porto, aquele artista, por indicao minha tambm, Snia Oiticica, Iara Sales e mais uns quatro artistas, todos surgiram nessa poca. Ento, defendo a posio de que o Teatro Universitrio nasceu junto com o Congresso dos Estudantes. Foi um sucesso. Todo mundo amador e, no entanto, desempenharam seus papis com qualidade. Posso falar?

9 PROJETO MEMRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL

Claro, por favor. Posso encher um pouquinho a minha bola? Sabe quem que o Pascoal Carlos Magno queria para Romeu? Eu.

E porque o senhor no quis? Eu no tinha coragem. Figurante uma coisa, ator outra.

Como o senhor v a relao da UNE com o regime de Vargas nesses tempos? Depois que a UNE foi fundada, j no havia mais condio nenhuma para a represso. Ela foi fundada com aquele carter mesmo de Unio Nacional dos Estudantes, com base nos diretrios. No foi nenhum congressinho de estudantinho no. Todo mundo que veio para o congresso fazia parte dos diretrios estudantis do Rio, de So Paulo, da Bahia. Como que Getlio ia se opor? Uma entidade baseada no Centro XI de Agosto? No havia condio. A UNE nasceu e no havia possibilidade de fazer perseguio poltica. Tentaram matar a entidade economicamente, foi isso. Ficou sem sede, porque ns brigamos com a Ana Amlia. Brigamos e ficou sem sede. Lus Paes Leme leva a entidade para a casa dele. Viveu os primeiros trs anos numa misria total e absoluta. Em 1940 que houve uma iniciativa. Dessas iniciativas, surge a chamada Feira de Amostras, aqui no Rio de Janeiro. Foi realizada exatamente na Esplanada do Castelo, que, naquele tempo, era um aterro. Ento, naquele trecho entre a Santa Casa e a praia, tudo ali foi aterrado, plano. Um grupo fez a chamada Feira de Amostras. Tinha uma poro de barracas, tinha teatro, circo... E, durante um tempo, l eles ganharam dinheiro. A, quando acabou, no tiraram as coisas. Tudo estava l, o teatro, o circo, a casa do caf. E ns bolamos: bom, vamos arranjar dinheiro. Falamos com os filhos do Osvaldo Aranha, o Euclides e o Osvaldo, e eles foram falar com o pai, que arranjou um jeito e nos deu de graa todas aquelas instalaes para ns fazermos uma feira do estudante da UNE, da Unio Nacional dos Estudantes. A foi quando a entidade tirou o p da lama, porque ganhou dinheiro na tal Feira de Amostras.

Se no houve uma represso pela fora, houve algum outro tipo de represso? Essas ordens eram secretas e ns sentimos no plo, mas no podamos nem denunciar porque eram todas elas secretas. Quando ns tomvamos conhecimento procurvamos furar de toda maneira. Nesse perodo, exatamente do incio da UNE, ns queramos dar notcias sobre a entidade, que era contra o Estado Novo, pela democracia. Chegamos a um redator de Assis Chateaubriand que era simpatizante do partido, e ele acertou conosco. Ele disse: olha, eu sou responsvel pela publicao, por mandar notcias do Brasil para as agncias internacionais - que eram duas ou trs s naquela poca, era a AVAS, Reuters, a UP, se no me engano, eram duas ou trs, a France Press tambm parece. E ele mandava daqui do Rio para Santiago no Chile as notcias. Ele disse: vamos fazer o seguinte, eu sou o responsvel por isso, vocs me fazem as notcias, preparem elas, que eu vou mandar tudo quanto for notcia da UNE. A, eu ia toda noite l para os Dirios Associados, no Centro da cidade. Eu ia com ele. Ns entrvamos meia noite e ficvamos a madrugada a mandar notcias sobre a UNE. A, eu abusava. Ele topava mandar notcias do Partido, tudo quanto era coisa ia para Santiago do Chile e, l, as agncias mandavam para o mundo inteiro. Mas no saa nada, notcia nenhuma. Agora, represso policial no houve.

Dentro dessa complexidade do regime de Vargas, como que o senhor v a UNE, que nasce combatendo o Estado Novo, mas, ao mesmo tempo, ela apoiada por ele? Eu acho que a situao poltica criada, quando ns fizemos o Congresso Nacional dos Estudantes, foi feita baseada nos rgos legais dos estudantes. Os diretrios nasceram na poca de 1930. Ento, o Congresso Nacional dos Estudantes foi isso: a reunio de diretrios estudantis de todo o pas. Ela nasceu com essa marca oficial, legtima. Muito difcil ficou para o Estado Novo uma represso UNE. Ento, processou-se inicialmente aquela situao, como toda entidade nova, de

10 PROJETO MEMRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL


tentar mat-la de fome. Foi isso, durante os trs primeiros anos, a UNE no tinha nada, absolutamente nada, nenhuma participao. Eu no sei se no III ou IV Congresso houve apoio de alguma personalidade poltica do Estado Novo. Pode ter acontecido porque, naquele tempo, havia uma ambigidade muito grande. Mordia-se e soprava-se. No Estado Novo, aconteceu muito disso. Um exemplo tpico que pode ser lembrado aqui, de ordem poltica, foi aquela questo do Filinto Muller. A UNE marcou uma passeata, no me lembro mais para qu, mas era uma passeata essencialmente poltica. Filinto Mller, chefe da polcia, proibiu a passeata. O pessoal da UNE forou, saiu para rua e a passeata foi feita. Resultado: queda da figura mais importante para Getlio, que tinha garantido a Getlio, at aquela poca, a represso fascista no Brasil. Ento, as coisas so assim, muito delicadas. Criam-se situaes polticas, em determinados momentos, e nem o ditador, o mandonista, o presidente fascista, pode se opor. Criou-se uma onda tal... A opinio pblica uma coisa muito engraada. Ela, s vezes, se manifesta quase que de maneira assim subterrnea, sem haver um manifesto, sem os jornais dizerem. Mas, eu fui testemunha daquele perodo, me lembro que no saiu muita coisa na mdia, nos jornais. Mas todo mundo estava esperando essa passeata. Havia um apoio geral, no houve condies de impedir essa passeata, no! Os estudantes saram rua e a passeata saiu e Filinto caiu no mesmo dia.

O senhor se lembra como que se deu o processo de despejo da UNE na Casa do Estudante? Por que Ana Amlia retirou a UNE da Casa do Estudante? Porque ela queria crescer no movimento estudantil. Ela era apenas a diretora de uma fundao. A Casa do Estudante do Brasil no passava de uma fundao, e ela queria avanar mais, queria ser dirigente estudantil, sem ter nenhuma credencial mais para isso. Ela no era mais estudante, era uma mulher casada, tinha filho, mas queria crescer. E o despejo foi por isso. No Congresso Nacional dos Estudantes, que ns fizemos, o choque foi crescendo de tal maneira que ela, finalmente, abandonou o congresso. Entrou em choque com os congressistas da Unio Nacional dos Estudantes. Ento, j no dia seguinte, no tnhamos mais condies polticas, psquicas, de subir a escada da Ana Amlia para continuar na UNE. Eu no me lembro bem como se deu essa ruptura. O que sei que se criou uma situao tal que a prpria UNE no poderia continuar mais um dia sequer na Casa do Estudante. Foi a que o Paes Leme e o Franca tomaram essa deciso.

Por que Antnio Franca foi reeleito vrias vezes secretrio geral da UNE? A direo da UNE era toda do Partido Comunista e o Franca era um militante daqueles. O partido imps. O Franca dizia: Olha eu devo continuar na direo seno se vai ao fundo Deciso geral, manter o Franca! Ele foi mantido por deciso geral do Partido, porque ele tinha que continuar. Eu at desconfio, diga-se de passagem, de que ele caiu na situao de, muito freqente que existe aqui no Brasil, pelo menos no nvel superior, de estudante profissional. Voc conhece essa histria, n? O estudante que no estuda, fica reprovado, mas continua na faculdade, sempre no mesmo ano. No sobe, no cresce, no sai da faculdade. Eu acho que ele chegou a fazer isso para explicar os trs anos.

Alguns militantes da UNE, j da dcada de 1940, elogiam muito o fato da UNE dessa poca no ter vinculao partidria. Mas o senhor estava exemplificando o caso do Franca, de uma interferncia direta do Partido. No, na origem... Todo o tempo, que histria essa? A histria da UNE a histria da influncia partidria, p! POLOP, basta? Voc sabe quem POLOP? Ela, durante anos e anos, assumiu a direo ligada aos partidos religiosos catlicos, em algum momento catlico, mas claramente partidrio. Os partidos no Brasil nunca tiveram o carter de partido, com a exceo do Partido Comunista, ou de uns dois ou trs partidos de esquerda. Os outros todos no tm. Virou Arena, vira Movimento Brasileiro, PMDB, sem nenhuma caracterstica ideolgica. Eu, assim que me formei, achei que no devia participar do movimento estudantil e parei. Mas h quanto tempo que o PCdoB que manda na UNE? Quantos anos? Eu no sei, s sei que manda na UNE h anos e anos. Quem foi que disse que no era partidrio? Pxa! PCB na base, nos primeiros trs anos, depois POLOP, que no era um partido, no era ligado UDN, o partido dos catlicos. Depois veio

10

11 PROJETO MEMRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL


mais outras formaes desse tipo. Por trs, sempre a direo da UNE foi tomada no por partidos polticos, mas por feies polticas. Nos ltimos anos, pela informao que eu tenho, quem manda na UNE o PCdoB. O Lindinho [Lindberg Farias] de Nova Iguau foi presidente da UNE.

Como que o Partido Comunista admitiu a convivncia entre comunistas e udenistas nessa entidade? Eles conviviam muito bem com o Partido. Paes Leme foi um aliado do Partido, tomava as posies que o Franca exigia dele. S depois, tornou-se poltico mesmo, quando vieram as eleies. Depois de 1946 que ele se tornou independente. Mas, naquele tempo, a UNE era fundamentalmente dirigida politicamente pelo Franca. Agora, Paes Leme era um entusiasta da UNE, junto com o Franca. Os dois eram doidos pela UNE e formaram aquele par que permitiu que a UNE sobrevivesse por trs anos.

Em junho de 1940, o Antnio Franca apresenta uma monografia para um concurso tcnico que ele fez em Educao, intitulado A Organizao da Juventude Universitria. Nessa monografia, ele apresenta um estatuto da prpria UNE. A idia desses princpios organizacionais da UNE vm do prprio Franca ou da corrente que ele representava? Sem dvida nenhuma da corrente que ele representava. difcil, duro para mim fazer julgamento, mas o Franca era uma figura humana extraordinria, mas, mentalmente, ideologicamente, no era muito forte, no era capaz de fazer um estatuto. Figura extraordinria, militante assim como um doido, alucinado pela UNE. Agora, isso a s pode ter sido coisa do Partido, na minha opinio.

O senhor sabe se existia alguma relao do Franca com o governo, no Estado Novo? No. A nossa posio era sempre a de defender as posies dos comunistas sem intransigncia. O Franca jamais teve contato com pessoas do regime. Os nossos contatos eram com as pessoas ligadas ao regime, mas que eram fundamentalmente, basicamente, contra o regime. O grande contato da poca era esse, eram os filhos do Osvaldo Aranha, que eram exatamente a oposio dentro do getulismo, era a oposio ao getulismo.

Jos Gomes Talarico, que acaba militando de certa maneira no movimento estudantil, porque ele foi presidente da Confederao Brasileira de Desporto Universitrio, criada em fim de 1939, 1940, tinha um relacionamento pessoal com o Getlio Vargas. Como que isso interferiu no movimento estudantil, ainda nessa poca do Estado Novo? Muito pouco, muito pouco. A projeo do Talarico no movimento estudantil no a dcima parte da projeo dele como jornalista, como figura humana, como poltico. No movimento estudantil, eu no conheci Jos Gomes Talarico. Conheo muito ele, me dou muito bem com ele. Mas, no movimento estudantil, jamais soube de alguma atividade do Talarico assim poltica, ativa, participante.

Como eram as relaes do movimento estudantil brasileiro com o movimento estudantil de outros pases? Existia contato com outras entidades estudantis da Amrica Latina? A difcil de eu responder, por uma razo que nessa conversa eu j falei a vocs. Eu me formei e comuniquei ao Partido: no quero mais coisa, no vou concorrer... Queriam que eu participasse da direo inicial da UNE. Eu disse: No, no vou, estou formado, no vou ser estudante de fancaria. O que aconteceu foi que, durante esses trs anos, eu fui corrente de ligao entre o Partido e a direo da UNE. Mas no participei mais de coisa nenhuma, nenhuma atividade estudantil depois de 22 de dezembro de 1938.

11

12 PROJETO MEMRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL

Como o senhor avalia a estruturao pela criao da UNE? Qual a sua opinio pessoal? uma histria que eu acho at que eu j falei. Os estudantes universitrios constituam a chamada Juventude Comunista. O Partido sempre teve essa posio de ter uma Juventude Comunista. Acontece que essa Juventude Comunista, na cabea dos comunistas, se importava em ter operrios e estudantes juntos. Jamais foi conseguido isso aqui no Brasil. A Juventude Comunista do Partido sempre foi estudantil, com o pessoal de bom nvel intelectual. Toda vez, ou melhor, nessa ocasio, em 1936, com a derrota da Aliana Nacional Libertadora em 1935, os estudantes caram naquela discusso ideolgica. As reunies da Juventude era papo, conversa: vai ser assim, vai ser acol, Trotski, Stalin. E no se fazia coisa nenhuma. A, o partido resolve dissolver a Juventude Comunista. Ns perguntamos direo do partido: E ns, o que vamos fazer?. A que foi que veio a indicao, que era a indicao do Dimitrof, do dirigente comunista blgaro: Vocs vo fazer entidades, sejam elas quais forem, fascistas ou o que forem, vo entrar l e trabalhar. E foi o que todo mundo fez. Resultado: para estudante qual a entidade? Diretrio estudantil. Fomos todos para o diretrio estudantil. Quando chegou em 1937, os diretrios estudantis do Brasil estavam quase todos ocupados pelos estudantes comunistas. Qual era a cabea da nao, naquele tempo? Era o Rio de Janeiro, a capital. Ento, surgiram esses estudantes, so todas as pessoas muito brilhantes: Raul Lins e Silva, Hlio Walcacer, o Wagner Cavalcanti. Ns fomos nos reunindo e chegamos formao da UNE, concepo de que tinha que ter um rgo dirigente, que esse rgo devia ser baseado nos rgos legais e foi um encaminhamento natural. A UNE nasceu como a juno de rgos legais no Brasil inteiro. Ficou muito difcil para o Estado Novo interferir. Da resultou a constituio da UNE.

O senhor poderia fazer um breve resumo das suas atividades profissionais depois de 1938, quando o senhor se formou e saiu da militncia estudantil? Politicamente, eu participei de todas as eleies que houve. Fui candidato a vereador em Mag, fui eleito e cassado, violentamente cassado. To violentamente que a polcia do Estado do Rio mandou dezenas de policiais para me cassar, e me arrastaram. Eu me recusei a sair da minha cadeira, me arrastaram, e quando iam descendo, era um velho edifcio, uma enorme escada, eu me levantei e os tiras comearam a me agredir e eu reagi. Quando eu reagi, uma pessoa do povo de Mag, um homem que era como um jovem, que era conhecido pela sua valentia, que no tinha nada na cabea na poca, veio a ter depois, entrou na briga comigo. De tal maneira ns brigamos que fomos processados por ter quebrado a cara de trs policiais. Depois, eu entrei em outras campanhas: prefeito de Mag, deputado estadual. Em todos, eu me coloquei mais ou menos bem. Para prefeito, eu era um candidato bem palpvel, mas eu fui cassado na vspera. Dois dias antes, foi cassado o meu registro.

O senhor pode situar a poca, a data mais ou menos de quando foi isso? Eu fui candidato a vereador em 1947. A prefeito, eu no me lembro, mas foi nesse perodo, entre 1947 e 1954, mais ou menos.

Por que o senhor foi cassado? Por ser comuna. Todos os argumentos eram esse. O Partido estava na ilegalidade, e eu fui candidato em outras legendas. Mas eles arranjaram um jeito de me cassar por eu ser conhecido como comunista.

O senhor lembra da legenda? No, esqueci tudo. Tivemos muita atividade poltica, mas aquilo que eu sonhava, que era ser sanitarista, eu poderia ter sido por 35 anos, s me deixaram por 17. A todo o momento era demitido e terminei, no regime militar, demitido por 22 anos. De maneira que no pude fazer aquilo que eu mais gosto em medicina, que a Sade Pblica. Sempre h uma coisa poltica na minha vida. Eu fao hoje o tratamento de geriatria da Dra. Aslan porque na dcada de 1950, 1960, ns,

12

13 PROJETO MEMRIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL


os mdicos comunistas, fizemos uma revista para publicar o que se fazia nos pases socialistas, para romper a famosa cortina de ferro. E uma das coisas que ns divulgamos foi exatamente esse tratamento pela procana, que eu vim a assumir s agora, h uns vinte anos atrs.

Para o senhor, qual a importncia da militncia estudantil para a formao de quadros polticos? Eu acho que total e absoluta. Houve uma reunio na inaugurao desse projeto de memria. Estavam l dezenas de dirigentes polticos que tinham sido dirigentes estudantis. Um dos grandes crimes da ditadura militar foi esse, acabar com a militncia estudantil, que gerou tantos polticos de alto nvel para a nao brasileira. Durante 22 anos, ficaram impedidas as dirigncias sindicais e as estudantis de atuar, se manifestar, de aparecer, inclusive.

Como o senhor v o movimento estudantil hoje? Eu vejo o movimento estudantil com um certo pessimismo, porque com ele est acontecendo o que aconteceu tambm com os partidos de esquerda. Eu no sei explicar, mas aquele esprito de militncia, que existia na minha juventude e que persistiu ainda durante muitos anos, desapareceu, esvaiu-se. Eu no vejo militncia. Mesmo uma eleio poltica, no se travava, no passado, com essa frieza como se travou, por exemplo, a deste ano. Foi absoluta a aceitao por parte dos partidos de todas as restries feitas pela Justia Eleitoral. No houve protesto. Ningum tentou furar a fila. Francamente, eu estou muito pessimista sobre o movimento estudantil e no s sobre ele, tambm sobre o prprio movimento poltico nacional. Onde ns vamos buscar, como fazer ressurgir das cinzas aquela militncia apaixonante que existia?

O senhor destacaria algumas pessoas que foram importantes durante toda a histria do movimento estudantil? difcil, eu fui surpreendido agora pela sua pergunta, mas eu comearia pela figura cultural do Vianinha, com aquele seu teatro popular. Foi uma coisa que, realmente, foi muito importante para o movimento estudantil e para o movimento poltico nacional. Essa a grande figura para mim, o Vianinha. Voc me surpreendeu com a pergunta, eu no sei...

E qual a sua opinio a respeito de um projeto como esse, que visa resgatar a memria do movimento estudantil brasileiro? Olha, foi uma surpresa para mim. Confesso at que me surpreendeu partindo da Globo. Eu sou assinante do jornal, de O Globo, assisto televiso, principalmente o canal da Globo, mas tenho umas restries muito severas ao esprito da Globo, em geral. Mas no s a ela. Tenho receio de, de repente, a Globo se apropriar da memria do movimento estudantil, que a expresso exata do que, regra geral, no a linha poltica de O Globo. De modo que fiquei assombrado, mas sei que vai resultar em alguma coisa. Eu sei que estou na idade de desaparecer, mas fico muito satisfeito de ter participado desse programa, porque eu sei que, quando eu desaparecer, algum vai ouvir, vai trabalhar em cima do que eu disse e do que os outros que me antecederam aqui vo dizer. Porque, realmente, o movimento estudantil no Brasil, eu repito, foi uma coisa muito sria. como eu disse a voc, foi um sonho em que a realidade superou o sonho.

13

Вам также может понравиться