Вы находитесь на странице: 1из 16

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia (PROINTER) Disciplina

REGULAMENTO

Coordenao Cursos Superiores de Tecnologia

Campo Grande 2013/1

A disciplina PROINTER I, II, III e IV compe a estrutura curricular dos Cursos Superiores de Tecnologia da Universidade Anhanguera-Uniderp e tem por objetivo integrar os contedos estudados nos semestres, auxiliando os alunos a construir snteses das diversas reas do conhecimento. A incluso do PROINTER nas matrizes curriculares dos referidos cursos de tecnologia vem ao encontro das orientaes para a Educao Profissional que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organizao e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia (CNE/CP no. 3, de 18 de dezembro de 2002), que afirma no Art. 2. Inciso VI que os cursos superiores de tecnologia devero [...] adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualizao e a atualizao permanente dos cursos e seus currculos; [...]. Nesse contexto, a insero da disciplina promove a melhoria da qualidade do ensino, pois ultrapassa a viso fragmentada do conhecimento, permitindo a interdisciplinaridade e buscando uma formao integral do aluno. Para compor a formao integral do aluno, determina-se a importncia das competncias a serem desenvolvidas, que sustentaro o futuro profissional frente [...] s demandas dos cidados, do mercado de trabalho e da sociedade [...] (CNE/CP, n. .3, 2002, Art.3.). Segundo o Parecer CNE/CP 29/2002, art. 7 entende-se por competncia profissional a capacidade pessoal de mobilizar, articular e colocar em ao conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessrios para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnolgico. O componente curricular PROINTER est articulado de forma a levar os alunos a envolverem-se em contextos situacionais (reais ou simulados) que exijam o desenvolvimento de competncias profissionais estabelecidas de acordo com as previstas no Catlogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (2013). Assim, ele acompanha os novos paradigmas da Educao Profissional de Nvel Tecnolgico promovendo no aluno a capacidade de desenvolvimento intelectual, profissional autnomo e permanente; e possibilitando a consolidao de competncias que identificam os perfis profissionais prprios de cada curso. Por esta razo, ele no se limita s aulas que se desenvolvem na sala de aula, mas prope experincias que permitem ao aluno momentos de estudos e de pesquisa, sob a coordenao de curso, do tutor presencial e a distncia, em diferentes ambientes de aprendizagem, como biblioteca, laboratrios e em situaes externas instituio de ensino, entre outros. As propostas a serem desenvolvidas pelos alunos possibilitam-lhes vivenciar contextos similares queles encontrados nas condies reais de trabalho, estimulando a sua participao ativa na busca de solues para os desafios que enfrenta, alm de os levar a um maior envolvimento, instigando-os a decidir, opinar, debater e constituir com autonomia o seu desenvolvimento profissional.

A elaborao e a implementao do PROINTER so acompanhadas e orientadas pelos tutores a distncia, Presencial e pelo Professor Orientador, por meio de regulamento, manual de elaborao e cronograma e metas pr-estabelecidos. As diretrizes curriculares dos Cursos Superiores de Tecnologia estabelecem que a educao profissional de nvel tecnolgico integrada s diferentes formas de educao, ao trabalho, cincia e tecnologia, objetiva assegurar aos cidados o direito aquisio de competncias profissionais que os tornem aptos para a insero em setores profissionais nos quais haja utilizao de tecnologias. Nesse foco, atribui-se um novo papel ao tutor a distncia, que deixa de ser o transmissor de informaes para ser o mediador da aprendizagem do aluno. O Ncleo Docente Estruturante (NDE), a partir das diretrizes do Catlogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, define quais os temas possveis de serem desenvolvidos por meio do PROINTER. Os tutores a distncia das disciplinas envolvidas responsabilizam-se pela coorientao. O Coordenador de Curso o responsvel pelo PROINTER e o articulador de todas as aes inerentes aos projetos. Os PROINTERs (I, II, III e IV), so desenvolvidos pelos alunos durante os quatro semestres, aplicando os conhecimentos e as competncias adquiridas no semestre vigente, bem como dos semestres anteriores .

REGULAMENTO
A Diretoria de Desenvolvimento EaD, no uso de suas atribuies regimentais, institui o Regulamento do Projeto Interdisciplinar aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia da Universidade Anhanguera Uniderp que dispe o seguinte:

CAPTULO I DISPOSIES GERAIS

Artigo 1 - O Projeto Interdisciplinar (PROINTER) Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia obrigatrio sempre que for parte integrante do currculo dos cursos superiores de Tecnologia dessa Instituio. Pargrafo nico: O Projeto Interdisciplinar aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia requisito indispensvel concluso do curso superior a que estiver vinculado.
3

Artigo 2 - O PROINTER atividade acadmica que integra conhecimentos adquiridos nas disciplinas do curso, aliados s experincias do cotidiano profissional da rea do curso e que objetiva desenvolver no discente, competncias essenciais ao exerccio da futura profisso, contribuindo positivamente para a sua formao. 1. O PROINTER tem carter prtico, interdisciplinar e de promoo da autonomia intelectual do discente. 2. O PROINTER ser desenvolvido pelos discentes organizados em grupos. Artigo 3 - Competncia profissional, de acordo com a Resoluo CNE/CP n 3/2002, pode ser compreendida como a capacidade pessoal de mobilidade e articulao, a ser desenvolvida pelo discente, para colocar em prtica conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que sero necessrios e relevantes para o eficaz e eficiente desempenho das atividades profissionais. Pargrafo nico: As competncias profissionais a serem desenvolvidas durante o PROINTER esto previstas no Parecer CNE/CP n 29, aprovado em 3/12/2002, dentre as quais, especialmente: a) Capacidade de julgar, considerar, discernir e prever resultados distintos para

distintas alternativas; b) c) d) e) Capacidade de eleger e de tomar decises autnomas; Capacidade de trabalhar em equipe; Capacidade de gerar tecnologias; Capacidade de tomar decises em tempo real, durante o processo de produo de

bens e servios; f) Capacidade de corrigir problemas, prevenindo disfunes e buscando a qualidade

e adequao ao cliente; g) h) i) Capacidade de monitorar os prprios desempenhos; Capacidade de dar respostas novas aos desafios da vida pessoal e profissional; Capacidade de avaliar os impactos sociais, econmicos e ambientais resultantes

da produo, gesto e incorporao de novas tecnologias; j) Capacidade empreendedora;


4

k)

Capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanas no ambiente

do trabalho; l) Manuteno de suas competncias em sintonia com o mundo do trabalho. CAPTULO II

COMPETNCIAS E ATRIBUIES

TTULO I DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

Artigo 4. Para cada srie em que houver a previso do PROINTER como componente curricular, dever ser desenvolvido um projeto especfico por grupo. Artigo 5. O projeto dever considerar para a sua realizao as competncias profissionais e os contedos abordados pelo conjunto de disciplinas do respectivo semestre. 1. O aluno s poder desenvolver o PROINTER se estiver cursando ou ter sido aprovado nas disciplinas do semestre em que o Projeto for oferecido. 2. O conjunto de disciplinas a que se refere o caput desse artigo, bem como as competncias profissionais a serem desenvolvidas, esto previstos no documento intitulado FICHA DESCRITIVA DO PROINTER, conforme Anexo I.

TTULO II COMPETNCIAS E ATRIBUIES ESPECFICAS

Artigo 6. Compete ao Ncleo Docente Estruturante (NDE) e Coordenao dos Cursos Superiores de Tecnologia, a elaborao da FICHA DESCRITIVA DO PROINTER.

Artigo 7. Compete ao Coordenador de Curso Superior de Tecnologia a organizao didtica e administrativa do Projeto Interdisciplinar aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia e, em especial:

I - Elaborar e informar, respeitando o calendrio escolar, o cronograma PROINTER. II - Homologar eventuais substituies de Tutores a Distncia;

do

III - Receber a FICHA DESCRITIVA DO PROINTER elaborada pelo NDE e encaminh-la aos Tutores a Distncia via Ambiente Virtual de Aprendizagem; V Fornecer previamente o presente Regulamento de PROINTER aos Tutores a Distncia e Presenciais e Acadmicos; VI Homologar as agendas de atividades envolvidas no projeto e monitorar seu cumprimento; VII Homologar o modelo e a estrutura adotados para a apresentao final dos trabalhos; VIII - Garantir o cumprimento de cada instrumento de avaliao, especificados no artigo 14 e detalhados na FICHA DESCRITIVA DO PROINTER; IX - Divulgar e facilitar o acesso dos estudantes a esse Regulamento e demais documentos que o acompanham; X Definir, no prazo mximo de 30 (trinta) dias aps o incio do perodo letivo, as datas para a postagem final dos trabalhos de PROINTER.

XI - Encaminhar os melhores relatrios finais ao Sistema Anhanguera de Revistas Eletrnicas (SARE)1, para submisso do trabalho, convertido em artigo, ao comit avaliador . XII - Garantir que a infraestrutura necessria ao desenvolvimento dos projetos, seja disponibilizada.

Artigo 8. Compete ao docente responsvel pelo PROINTER (Coordenao de Curso): I Detalhar o que o Prointer, bem como definir os cronogramas de atividades para o desenvolvimento dos projetos; II - Prestar orientaes sobre o Prointer em todas as fases de implementao e desenvolvimento do PROINTER. III - Orientar os Tutores a Distncia e Presenciais com relao s possveis dvidas quanto a realizao do Prointer; IV - Atentar aos prazos e normas estabelecidos no regulamento do Prointer para que as atividades transcorram no decorrer do semestre permeando as disciplinas.

Artigo 9. Compete ao Tutor a Distncia: I - Obedecer aos pesos de cada instrumento de avaliao especificados na FICHA DESCRITIVA DO PROINTER; II - Acompanhar e fazer cumprir as atividades para o desenvolvimento dos projetos com os grupos de discentes e, encaminh-las ao Coordenador do Curso; III - Acompanhar os discentes em todas as fases de desenvolvimento do PROINTER; IV - Ler e corrigir os relatrios produzidos em todas as fases do PROINTER sob a orientao do Professor Responsvel pelo projeto; V - Cumprir os prazos previstos no cronograma; VI - Garantir que todos os formulrios e documentaes, necessrios ao desenvolvimento do PROINTER, sejam preenchidos e validados;

Sistema Anhanguera de Revistas Eletrnicas (SARE). Disponvel em: < http://sare.unianhanguera.edu.br >.

VII Orientar os discentes sobre as aes de divulgao dos trabalhos; VIII Acompanhar junto aos discentes a implementao das aes de divulgao dos trabalhos; IX Avaliar o PROINTER, atribuindo os conceitos parcial e final sob a orientao prvia do Professor Responsvel pelo projeto (coordenador de curso).

Artigo 10. Compete ao discente: I - Elaborar a FICHA ROTEIRO DO PROINTER, sob assistncia do tutor a distncia, conforme Anexo II; II - Obter a autorizao do local para a realizao de pesquisa de campo, quando for o caso; III - Cumprir o cronograma definido na FICHA ROTEIRO DO PROINTER; IV Conhecer e cumprir a agenda de atividades envolvidas no projeto;

V Preencher todos os formulrios e documentaes que foram necessrios ao desenvolvimento do PROINTER; VI - Ter cincia que atos de falsidade ideolgica, plgio, apropriao de idias ou textos de outrem, desde que comprovados, implicaro na anulao do PROINTER e consequente reprovao nesse componente curricular; VII - Cumprir as definies da FICHA DESCRITIVA DO PROINTER e da FICHA ROTEIRO DO PROINTER; VIII Encaminhar o Projeto para a aprovao do Comit de tica e Pesquisa da Anhanguera Educacional (CEP), com antecedncia de trinta (30) dias, sempre que envolver interao com pessoas ou animais, aguardando a aprovao para incio das atividades.

CAPTULO III

DESENVOLVIMENTO DO PROINTER

TTULO I REGRAS GERAIS

Artigo 11. O PROINTER ser desenvolvido, obrigatoriamente, por grupos de no mnimo 3 (trs) e no mximo 6 (seis) discentes. Artigo 12. A carga horria de desenvolvimento do PROINTER dever sempre respeitar aquela definida pela matriz curricular de cada um dos cursos.

Artigo 13. obrigatrio o cumprimento, pelo discente, das Atividades Acadmicas Efetivas. 1. As Atividades Acadmicas Efetivas incluem: I. Trabalho em grupo para o desenvolvimento do Projeto e para a elaborao

de relatrios; II. III. IV. Pesquisas em bibliotecas fsicas; Pesquisas em contedos virtuais por meio da internet; Visitas tcnicas em locais cuja atividade desenvolvida seja relevante para o

Projeto; V. VI. VII. VIII. IX. Entrevistas com profissionais da rea do Projeto; Acompanhamento a profissionais em vivncias reais; Simulaes e experimentos; Construo de prottipos; Quaisquer outras atividades de cunho acadmico e que visem diretamente o

desenvolvimento do PROINTER.

TTULO II AVALIAO DO PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

Artigo 14. A avaliao do PROINTER ser realizada de forma processual e cumulativa pelo docente, durante o desenvolvimento do trabalho.

1. Os instrumentos para a avaliao contemplam: o projeto parcial escrito (inclusive prottipos, se for o caso) o cumprimento das atividades definidas no cronograma (FICHA ROTEIRO DO PROINTER) e o projeto final escrito (inclusive prottipos, se for o caso). 2. O detalhamento acerca dos instrumentos de avaliao e os pesos atribudos a cada um dos instrumentos encontram-se definidos na FICHA DESCRITIVA DO PROINTER. Artigo 15. O PROINTER ser avaliado por conceitos: SUFICIENTE ou INSUFICIENTE. 1. Ser considerado suficiente o projeto que obtiver, nos instrumentos de avaliao descritos no artigo 15, nota igual ou superior a 7,0. 2. Ser considerado insuficiente o projeto que obtiver, nos instrumentos de avaliao descritos no artigo 15, nota igual ou inferior a 6,9.

Artigo 16. Ser considerado APROVADO no PROINTER, o discente que obtiver o conceito SUFICIENTE e cumprir as Atividades Acadmicas Efetivas previstas no projeto. Artigo 17. Ser considerado reprovado no PROINTER e, ainda, sujeito s penalidades previstas no Regimento da Instituio, o discente que cometer ato considerado irregular na produo do projeto, tal qual o plgio ou a reproduo no autorizada de textos. Artigo 18. O discente reprovado no PROINTER de uma das sries dever repetir, integralmente, este componente curricular. 1. O discente reprovado dever arcar com os custos decorrentes da aplicao do componente curricular e do novo projeto e a ser desenvolvido.
10

CAPTULO IV DISPOSIES FINAIS

Artigo 19. Eventuais alteraes a serem implementadas no PROINTER em andamento; somente podero ocorrer com a expressa concordncia da Diretoria de Desenvolvimento EaD e da Coordenao do Curso.

Artigo 20. permitida a adoo de nomes fictcios para empresas reais, em projetos que as envolverem. Artigo 21. Os anexos citados no corpo desse Regulamento e, constantes ao final, so partes integrantes desse documento. Artigo 22. Os casos omissos sero resolvidos pela Diretoria de Desenvolvimento - EaD.

Artigo 23. Este regulamento entra em vigor na data de sua aprovao e revoga as diretrizes em contrrio.

D-SE CINCIA E PUBLIQUE-SE.

Campo Grande, 22 de Janeiro de 2013.

11

ANEXO I
FICHA DESCRITIVA DO PROINTER

12

FICHA DESCRITIVA DO PROINTER (modelo)


Curso Responsvel pelo Desenvolvimento do PROINTER (nome do CST) - Ncleo Docente Estruturante (NDE) - EaD; - Coordenao Pedaggica EaD; - Coordenao de Cursos - EaD.

Componente Curricular Semestre de Vigncia Disciplinas Norteadoras

Referncia ao PROINTER (I, II, III e IV) Referncia ao semestre de vigncia (1, 2, 3 e 4) Relao de pelo menos duas disciplinas que iro nortear todo o Projeto e s quais as competncias profissionais desenvolvidas tero aderncia. Relao das competncias/habilidades profissionais a serem desenvolvidas pelo componente curricular em questo. Delimitao primeira do Projeto. Dever considerar que o prazo para seu desenvolvimento e implementao de um (1) Bimestre. A mesma bibliografia das disciplinas norteadoras.
Relatrio Parcial: De 0,0 (zero) a 3,0 (trs) pontos atribudos pelo tutor a distncia. Relatrio Final: Cumprimento das atividades (Cronograma) + Relatrio Final De 0,0 (zero) a 7,0 (sete) pontos atribudos pelo tutor a distncia.

Competncias / Habilidades Profissionais a serem desenvolvidas Foco obrigatrio do Projeto

Referncia Bibliogrfica Instrumentos de Avaliao

13

Maior ou igual a 7,00 (sete) = Suficiente

Sistema de Avaliao

Obs.: o(a) acadmico que reprovar dever realizar a disciplina novamente.

14

ANEXO II
FICHA ROTEIRO DO PROINTER

15

FICHA ROTEIRO DO PROINTER (modelo)


DEFINIO DO TEMA Definir um tema que esteja alinhado ao foco estabelecido na Ficha Diretriz. Em funo do tema definido, seleciona-se o alvo do Projeto, podendo ser um produto, um servio, um cliente, dependendo da rea do curso. Seguir as atividades e prazos definidos previamente pelo NDE, Coordenao Pedaggica EaD e Coordenao de Curso EaD, que garantam a concluso do Projeto at o final do semestre de vigncia. O relatrio final pressupe: APRESENTAO DO ALVO DO PROJETO: descrio do cliente/servio/produto (alvo do Projeto). CONTEXTUALIZAO: levantamento do contexto interno e externo que serviro de anlise para prever ameaas e oportunidades. DIAGNSTICO EMPRESARIAL: diante do contexto levantado, projetar possveis aspectos positivos (oportunidades) e desfavorveis (ameaas) a serem aproveitadas ou evitadas. DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAO: definir estratgias (caminho) para solues e plano de ao embasadas no contedo das disciplinas envolvidas no Prointer. RESULTADOS (esperados): apresentao dos resultados a serem alcanados.

SELEO DO ALVO DO PROJETO

CRONOGRAMA DO PROJETO

RELATRIO FINAL

Obs.: o texto do relatrio final deve seguir a ABNT quanto s citaes e referncias. Em cursos da rea de sade, pode-se tambm seguir as normas de referncias bibliogrficas de Vancouver* *Apolinrio F. Dicionrio de Metodologia Cientifica- Um Guia para a Produo do Conhecimento Cientifico 2 edio; 2011. 320p.

16

Вам также может понравиться