Вы находитесь на странице: 1из 14

DR.

CARLOS CASTELEIRO ALVES Caros Covilhanenses;

Estou aqui antes de mais no cumprimento de um imperativo cvico e de cidadania, no pretendo que a reflexo que irei produzir seja unicamente o anncio de uma deciso pessoal, mas antes um dever enquanto covilhanense que ao longo dos anos participei activamente na vida da nossa Covilh. Bem sei que a comunicao que vou produzir est a gerar na Covilh uma enorme expectativa. Em presena dos dados disponveis e da nossa percepo existe um grande nmero de eleitores indecisos o que claramente um sinal de inconformismo com as solues j conhecidas. Os covilhanenses esto a olhar para este auditrio com esperana e com a certeza que aqui poder estar a melhor resposta aos problemas que a nossa terra atravessa. Permitam-me que dirija uma primeira palavra de apreo ao Teixoso aos Teixonenses e em particular aos socialistas desta seco, uma das maiores seces de residncia da Federao de Castelo Branco. Pretendo realar o carcter a abnegao e a disponibilidade destas pessoas de grande dignidade. Quero, dirigindo-me ao Antnio Carrio cumprimentar cada um de vs e agradecer de uma forma sentida todo o trabalho que desenvolveram para o engrandecimento do PS a nvel local, distrital e nacional. Agradeo tambm o vosso estimado apoio e incentivos que me tm dirigido, mas como devem compreender, est em causa uma deciso que deve ser tomada por mim na minha solido, pois no ignoramos as enormes repercusses que a deciso poder ter na minha vida pessoal, familiar e associativa.

Pgina 1

DR.CARLOS CASTELEIRO ALVES Como cidado atento e responsvel no podia ficar alheado do importantssimo acto eleitoral, decisivo para o futuro da cidade da Covilh e de todas as Freguesias. Decide-se no prximo ms de Outubro o nosso futuro colectivo, cada vez mais incerto em resultado das enormes dificuldades econmicas e sociais que Portugal atravessa. dever de todos os Covilhanenses assumirem a sua responsabilidade e expressarem a sua posio sobre o futuro da nossa terra, ningum deve ser criticado por participar, a falta de comparncia que intolervel. Caros amigos, comigo no existe falta de comparncia, c estou tal como vos tinha dito, chegou a hora e o momento que muito estava marcado. O actual sistema mundial poltico e econmico encontra-se numa situao de ruptura eminente, o fim de uma ordem social. O mundo globalizou-se pela integrao crescente dos diversos blocos econmicos, a abertura do comrcio livre escala planetria, alterou profundamente as relaes de fora da geoestratgia mundial. Na presente conjuntura preciso banir de uma vez por todas a ideia de que s a uns tantos cabe encontrar as solues. Todos so convocados a construir o futuro, partidos polticos e sociedade civil devem apresentar o seu projecto para a Covilh, de modo, a que a populao, os soberanos possam decidir livremente e sem enquistamentos. Por vezes fundamental que abandonemos o nosso conforto pessoal, a nossa estabilidade profissional para dedicarmos comunidade parte do nosso tempo e disponibilidade, precisamente isto que tenho feito ao longo da minha vida.

Pgina 2

DR.CARLOS CASTELEIRO ALVES Toda a minha participao cvica foi feita desinteressadamente mas como um imperativo de cidadania. Todas as funes cvicas que desempenhei contriburam decisivamente para o sucesso das instituies onde tive responsabilidades. A reflexo que tenho vindo a fazer e a observao da comunicao social e redes sociais levam a constatar um facto relevante e que importa denunciar. Tenho sido alvo de acusaes e ataques pessoais, de provenincia annima e no s, mas quero deixar bem claro que no me deixo intimidar pela baixa poltica e por acusaes infundadas e ilgicas que apenas revelam nervosismo. A minha honra e honorabilidade so inquestionveis, pelo que aqueles que apenas pretendem denegrir e destruir uma carreira de sucesso, sero derrotados. Os que fazem politica com base na maledicncia e na calnia, porque nada mais tm a dizer, nem projectos nem ideias nem opinies, apenas o dizer mal, e a critica permanente. A esses a minha resposta dada diariamente com o meu trabalho. Bem sei que a minha interveno independente dos interesses constitudos poder no ser acolhida por alguns que receiam liberdade de pensamento e actuao. Por outro lado, tenho verificado que o cidado annimo reconhece o mrito do meu trabalho ao servio da comunidade, no combate fome e pobreza, assinala a minha capacidade de gesto, a fora da minha liderana, a tenacidade e o realismo com que encaro os problemas e obstculos. Reconhecem a coragem a frontalidade a honestidade e sinceridade com que pauto a minha vida.

Pgina 3

DR.CARLOS CASTELEIRO ALVES Mas quero deixar patente que no sou pressionvel, a minha deciso apenas vinculada minha conscincia, assim como a minha deciso no dependente de qualquer tipo de interesse pessoal ou financeiro. No ignoro contudo a posio da minha famlia, a quem dou total prioridade na minha vida. A deciso que vos vou comunicar tambm ela a deciso da minha famlia, dos meus filhos, dos meus irmos e da minha me, todos eles foram influenciadores da minha tomada de deciso. Na minha concepo social a famlia representa muito, e quem me conhece sabe perfeitamente que ouo sempre aquilo que os meus familiares dizem, neste caso segui o mesmo princpio.

Na vida fui e sou aquilo que gostaria de ser.

O prximo mandato autrquico ser exigente e delicado. Caros amigos no podemos ignorar a grave situao financeira em que se encontra a autarquia, por isso o prximo Presidente da Cmara ter de ser uma personalidade rigorosa e com crditos de gesto, iniciativa e capacidade de resistncia. A Covilh no pode cair numa situao de experimentalismo e amadorismo, o que poderia significar uma estagnao prolongada e dramtica. A instabilidade vigente requer uma apreenso total da situao financeira da Cmara, requer uma gesto criteriosa, para que a prxima Cmara no caia no imobilismo e na inaco.

O programa eleitoral que os vrios candidatos apresentarem, deve ser um documento essencial e decisivo na determinao do voto do eleitorado.
Pgina 4

DR.CARLOS CASTELEIRO ALVES Os programas eleitorais no podem ser meramente uma manifestao retrica de piedosas intenes, ou discursos vazios sem aplicabilidade prtica e distanciados da realidade e dos problemas das pessoas. Mas para isso, necessrio que os programas correspondam a um verdadeiro compromisso com os eleitores, pelo qual os eleitos respondam no final do seu mandato. A situao actual requer uma nova forma de fazer poltica prxima das pessoas, atenta s necessidades e singularidade de cada aspirao e anseio. A poltica das frases feitas e do elencar de promessas vagas e incumprveis, no ter o acolhimento popular. Com efeito, defendo uma gesto autrquica prxima dos cidados e participada. Refiro-me claramente democracia participativa e participao de grupos de cidados na feitura dos oramentos municipais, pois o oramento constitui-se como o documento delineador de toda a actividade municipal. No possvel por isso apresentar um programa sem auscultar as populaes e as instituies da sociedade civil. Bem sei que muitos candidatos j tm formatado o seu programa de actuao poltica, bastando apenas alterar conceitos e ajusta-los plateia. Defendo um programa poltico dinmico e participativo, realista e focado na promoo de poltica social de proximidade.

Permitam-me que refira resumidamente princpios basilares de interveno poltica que resultam da minha experincia pessoal,

enquanto dirigente associativo, enquanto promotor e criador de postos de trabalho, enquanto agente do desenvolvimento local, enquanto professor universitrio, e acima de tudo enquanto mdico.

Pgina 5

DR.CARLOS CASTELEIRO ALVES - Mxima prioridade na consolidao financeira das contas da Cmara, como condio decisiva para o concretizar de todos os outros objectivos programticos. - Na rea da poltica social devem surgir as medidas prementes a implementar nos primeiros meses de mandato. O combate fome, pobreza, excluso social deve ser encarados como prioritrios. A autarquia deve colocar urgncia no estabelecimento de um Plano prioritrio de sinalizao de todos os casos de pobreza e excluso. Promover parcerias entre instituies sociais e catalisar as melhores experincias que tm sido implementadas neste mbito. Fomentar o empreendedorismo e os projectos com potencial econmico relevante na criao de emprego e fixao de populao. Temos as infra-estruturas necessrias do conhecimento e do saber. Temos uma juventude bem instruda, e actuante na vida pblica A Cmara tem imediatamente de chamar a si a responsabilidade de fazer parcerias com as demais entidades do saber, do emprego e do investimento, com vista criao de condies favorveis ao aparecimento de novos empreendedores.
-

- Promover uma verdadeira aposta no turismo promovendo esta actividade como dinamizadora das riquezas culturais, patrimoniais, etnogrficas e gastronmicas do concelho e regio. Falar de turismo significa falar de potenciao da regio como um todo onde cada freguesia, aldeia, stio, paisagem e locais, sejam encarados como parte envolvente para que de uma forma estruturada se possa apostar num desenvolvimento integrado e sustentado em todas as suas gentes. A potenciao da cultura e da identidade tem que ser uma regra e no uma excepo, permitindo que se tire o melhor partido de todas as instituies culturais e desportivas

Independentemente da sua ndole, no campo da msica, teatro, do futebol que tanto tm contribudo para a dignificao do nome da Covilh.

Pgina 6

DR.CARLOS CASTELEIRO ALVES Em todas estas matrias a Universidade da Beira Interior e toda a sua comunidade (professores, investigadores, alunos, funcionrios etc.) ser um actor fundamental para o futuro da Covilh. Caros amigos, a UBI como centro do saber, da inovao, da investigao e do empreendedorismo ser o factor distintivo em qualquer processo de desenvolvimento local, assim o futuro poder poltico autrquico saiba aproveitar este grande potencial estruturador da Covilh do futuro. Nas ltimas dcadas assistimos a um grande desenvolvimento do Concelho da Covilh como resultado da tomada de decises polticas dos governos do Partido Socialista, refiro Jos Scrates como um grande amigo da Covilh, mas tambm Antnio Guterres. Foi com os governos do PS que o interior de Portugal, e em particular a nossa regio tiveram um verdadeiro impulso reformista. Basta recordar a Faculdade de Medicina, a Auto-estrada, o Regadio da Cova da Beira, o programa polis e tantas decises que beneficiaram a vida dos covilhanenses. Como Covilhanense sinto gratido pelo Partido Socialista e pelos seus dirigentes nacionais do presente e do passado. Em contraponto, os governos do PSD sempre olharam para o interior com desconfiana e desprezo, colocaram portagens nas auto estradas do interior, extinguiram freguesias rurais, promoveram o abandono das populaes e a desertificao. O actual governo PSD/CDS um governo que no tem uma viso de Portugal e no defende convenientemente os interesses dos Portugueses junto das instituies internacionais. um governo submetido unicamente Troika, que est a destruir o estado social,

a escola pblica e o servio nacional de sade. Este um governo que tem na sua aco ideolgica o empobrecimento generalizado dos portugueses, remetendo os desempregados condio de indigncia.
Pgina 7

DR.CARLOS CASTELEIRO ALVES Neste quadro as instituies sociais tm desempenhado um papel decisivo no combate fome e s desigualdades. Permitam-me que refira o papel decisivo que a Associao de Socorros Mtuos Mutualista Covilhanense tem desempenhado nesta matria, quer em termos das Cantinas Sociais, que existem na Mutualista Covilhanense muito antes do Programa de emergncia alimentar deste governo, como de todo o gabinete de solidariedade social com interveno em vastas reas desde a solido de idosos, ao apoio aos Alcolicos recuperados da Cova da Beira, s hortas sociais entre outros projectos de grande valor social. Como Presidente da Mutualista Covilhanense coloco os superiores interesses dos associados em primeiro lugar e foi por isso que desenvolvemos nos ltimos anos medidas nas reas da sade, como a abertura da Farmcia Social, as anlises clnicas sem pagamento das taxas moderadoras e as consultas de clnica geral gratuitas. Afirmo que independentemente da minha deciso em momento algum aceitarei colocar em risco a Mutualista Covilhanense. Desenganem-se os profissionais da calnia, Covilhanense uma instituio slida e credvel. a Mutualista

A Minha candidatura ou no candidatura Cmara Municipal da Covilh no um instrumento para condicionar a minha direco na Mutualista Covilhanense. So coisas distintas que devem ser tratadas em patamares distintos e tempos distintos.

Caros amigos subsiste contudo um convite. Antes de mais nada importa dar cabal resposta a esse convite.

Pgina 8

DR.CARLOS CASTELEIRO ALVES Esta uma questo prvia e fundamental qual eu no posso, no devo e no quero fugir. A verdade que eu Carlos Casteleiro Alves, fui formalmente convidado pelo PS para encabear uma lista s prximas eleies autrquicas, essa resposta ainda no foi dada, mas chegou o momento de pela primeira vez me pronunciar sobre este convite, e tornar clara a minha posio. Quando um convite feito deve-se esperar pela resposta do convidado, ou em ltima anlise voltar a fazer o convite estabelecendo prazo para essa resposta. As instituies e os partidos polticos so maiores que os homens e mulheres que pontualmente as dirigem, os homens passam as instituies permanecem. O Convite que recebi foi do PS da Covilh e como tal para mim enquanto a resposta no for dada o convite mantm-se. Como cidado militante do PS/Covilh recebi o convite do partido como um todo, no de um rgo ou de uma personalidade, e por isso importa responder ao PS Covilh Sim, eu estou disponvel para ser candidato a presidente da Cmara Municipal da Covilh como cabea de lista pelo PS. A est a resposta ao convite. No ignoro contudo os ltimos desenvolvimentos, que em nada dignificam o PS Covilh e alguns dos seus Militantes. A realidade nem sempre pode ser mudada, mas a vontade dos homens e mulheres supera todas as dificuldades.

No me revejo em absoluto na actual Comisso Politica do Partido Socialista, feita pressa com o nico intuito: derrotar uma Comisso Politica credvel e responsvel, que tinha para a Covilh um programa de desenvolvimento e um projecto poltico vitorioso.
Pgina 9

DR.CARLOS CASTELEIRO ALVES Assistimos a uma verdadeira coligao negativa de personalidades com vises distintas, com o objectivo nico de obstaculizar o trabalho da anterior Comisso Poltica. Tudo foi deitado para o lixo por mera ambio pessoal e tacticismo que apenas visavam afastar um conjunto de militantes com provas dadas na vida pblica. Muitos militantes e cidados annimos afirmam publicamente que sou o cidado da rea do PS que melhores condies reno para ganhar novamente a Cmara Municipal da Covilh. Contudo a ltima opo desta Comisso Poltica do PS Covilh foi outra. O PS Covilh necessita um candidato com experincia, capacidade de iniciativa, e acima de tudo, um enorme gosto pela Covilh. Que disponha de apoios alargados na sociedade civil, consiga reunir uma equipa de trabalho comprometida e competente. A Covilh precisa um candidato para fazer poltica prxima dos cidados A Covilh precisa um candidato para promover um ambiente de abertura e democraticidade. A Covilh precisa um candidato para combater a pobreza a fome a desigualdade. A Covilh precisa um candidato para ouvir os Covilhanenses as suas aspiraes e anseios.

Os partidos polticos so efectivamente estruturas basilares da interveno cvica, mas no detm a primazia, tambm os grupos de cidados podem e devem intervir nos destinos da sociedade, e como tal em conformidade com a lei podem apresentar candidaturas autrquicas. Esta situao deve ser encarada no plano democrtico com total tranquilidade e abertura, sem
Pgina 10

DR.CARLOS CASTELEIRO ALVES dramatismos mas como um enorme benefcio para a discusso poltica. A diversidade de tendncia em contraponto com o pensamento nico indefectivelmente um dos grandes activos que os Partidos Polticos modernos dispem. Contudo eu congreguei minha volta um movimento de cidados de grande valor que emanam da sociedade civil, porque na sua origem esto verdadeiros cidados muitos apartidrios, sem qualquer percurso partidrio efectivo. Ora Meus amigos, no o meu caso. A minha actividade poltica foi desenvolvida no quadro partidrio do PS, na realidade no sou independente. No concordo com a conduo actual do meu partido a nvel da Comisso Poltica Concelhia, entendo que seria desejvel para a Covilh, e era possvel apresentar um candidato com maior comprometimento social e maior envolvncia afectiva, naturalmente seria eu esse candidato. Alis esta posio foi j transmitida a Comisso Politica Distrital e ao Secretrio-Geral do PS. Sou secundado nesta posio por muitos militantes e dirigentes.

Permitam-me que diga com clareza, esta discordncia pblica no me torna um cidado independente dos partidos polticos, no seria honesto da minha parte riscar o meu passado poltico, e apresentar-me ao eleitorado como se no tivesse percurso poltico.

Reconheo que tenho experincia, capacidade de iniciativa, e acima de tudo, um enorme gosto pela Covilh. A minha ligao
Pgina 11

DR.CARLOS CASTELEIRO ALVES Covilh e aos Covilhanenses total, o meu desejo de contribuir para a prosperidade e desenvolvimento da nossa terra total, disponho de apoios alargados na sociedade civil, consigo reunir uma equipa de trabalho comprometida e competente. Garanto-vos seria um candidato Cmara Municipal da Covilh ganhador, das eleies mas no s, comigo e com a equipa que poderia reunir sairamos todos vitoriosos ao fim do mandato, ao fim de quatro anos a Covilh seria um Concelho mais desenvolvido, e o PS estaria em condies para continuar a gerir os nossos destinos. Termino reafirmando a minha disponibilidade para aceitar o convite que me foi endereado pelo PS, importa que todos, apesar das divergncias possamos fazer uma reflexo de modo a apresentarmos aos covilhanenses o candidato que com grande expectativa, esperam possa vir a ser o futuro Presidente da Cmara Municipal da Covilh. Esta posio e disponibilidade foi transmitida pessoalmente ao Secretrio Geral do PS, ao meu amigo Antnio Jos Seguro, a quem desejo publicamente as maiores felicidades. No entanto a Comisso Politica do PS da Covilh j consolidou uma candidatura, e quero afirmar sem reservas que no serei eu um factor de perturbao do processo eleitoral, no serei eu Carlos Casteleiro Alves a tirar a vitria ao Partido Socialista na Covilh.

Disponho de condies para protagonizar uma candidatura independente, refiro as muitas centenas de assinaturas que alguns cidados me entregaram, mas a todos respondo com a minha responsabilidade enquanto Socialista, e com o meu dever para com o meu amigo e Secretrio-geral do PS, Antnio Jos Seguro. Peo por isso a compreenso de todos.

Pgina 12

DR.CARLOS CASTELEIRO ALVES No serei candidato independente pois eu no sou independente, sou Militante do partido Socialista. A minha candidatura Cmara Municipal da Covilh s teria lugar no mbito do Partido Socialista. Alguns dirigentes da actual Comisso Politica optaram por outro camarada, nada de pessoal tenho contra ningum, mas entendo que eu daria melhores garantias ao PS e Covilh. No fao como alguns, que se tornam independentes por mera convenincia pessoal, reduzindo a independncia poltico partidria a circunstncias da sua vida e projectos pessoais, escondendo o seu passado recente, querendo emergir da sociedade civil, como se o seu percurso poltico no tivesse passado nem histria nem memria. Os independentes da mera estratgia eleitoralista, que rasgam cartes, demonstram a fraqueza das convices e postura ideolgica.

No me peam para agir assim, no consigo fazer uma campanha baseada na hipocrisia de uma independncia que no existe.

Ao longo deste perodo de reflexo e de silncio sofri muitas presses, umas apelando para que fosse federador de um movimento de cidados, muitos pelo contrrio apelaram minha militncia socialista. A todos ouvi, mas sempre disse que a deciso era pessoal. No pretendo defraudar as expectativas de ningum, mas a mim que cabe decidir o meu futuro.

Pgina 13

DR.CARLOS CASTELEIRO ALVES Nestes ltimos tempos tenho reunido com frequncia com Antnio Jos Seguro, temos reflectido sobre o pas, o partido e tambm sobre a Covilh. O Secretrio-geral teve um papel decisivo para que o PS na Covilh se apresente unido s prximas eleies, reconheo em Antnio Jos Seguro um verdadeiro lder, um Homem de grandes convices e defensor de valores da democracia e da liberdade. Remeto-me neste momento qualidade de militante de base do PS e como tal, e em conformidade com o apelo pessoal de Antnio Jos Seguro peo a todos os meus amigos, camaradas e covilhanenses que nas prximas eleies autrquicas votem no Partido Socialista.

Bem Hajam. Viva a Covilh

Carlos Manuel Casteleiro Alves

Pgina 14

Вам также может понравиться