Вы находитесь на странице: 1из 12

A bblia da televiso

Por Wikerson Landim Quinta-Feira, 6 de Maio de 2010

Absolutamente tudo o que voc precisa saber antes de trocar ou adquirir um novo aparelho. Qual o modelo de televiso perfeito para voc? As opes disponveis no mercado so muitas, para todos os gostos e bolsos. No entanto encontrar um produto ideal que se adapte s suas necessidades nem sempre uma tarefa fcil. O que sobra em alguns aparelhos falta em outros e, no final das contas, conciliar os desejos de consumo com o que o bolso est disposto a apagar acaba se tornando uma tarefa de especialista. O Baixaki foi pesquisar tudo aquilo que importa para o usurio na hora de adquirir uma televiso e apresenta um guia completo sobre o assunto. Aproveitamos a oportunidade e reunimos ainda todos os artigos j publicados por aqui sobre o assunto. O resultado disso tudo uma verdadeira bblia das televises, com absolutamente tudo o que voc precisa saber para no errar na hora da compra.

Qual ser o principal uso que voc far da TV?


A primeira pergunta que voc deve se fazer antes de procurar uma TV qual ser o principal uso dela. Somente a partir dessa resposta voc pode selecionar com mais calma o perfil de produto que cabe melhor no seu bolso e vai ao encontro das suas necessidades. Se voc est em busca de um aparelho com suporte para os video games de ltima gerao, a melhor opo investir em TVs que ofeream maior contraste de imagem, resoluo de tela Full HD, maior quantidade de cores e, principalmente, o menor tempo de resposta possvel. J se voc passar a maior parte do tempo assistindo a filmes em DVD ou Blu-ray, a fidelidade de cores e a resoluo de tela passam a ser os quesitos mais importantes. Porm se a maior atrao da programao da sua tela sero os programas da TV Aberta ou TV a cabo, vale checar itens como conversor digital e preo, j que voc dificilmente exigir o mximo de qualidade em termos de som e imagem.

O que deve ser levado em considerao para comprar uma HDTV? Saiba tudo sobre televiso digital Como acertar na escolha da sua televiso nova?

Conhea o ambiente
Definido o seu perfil hora de prestar ateno no ambiente em que a televiso ser instalada na sua residncia. A primeira razo para levar isso em considerao por causa do tamanho da tela. Sempre recomendvel manter uma distncia mnima do aparelho, que varia de acordo com o tamanho.

Assim, em ambientes pequenos, no h sentido algum manter uma televiso com uma tela enorme. Muito provavelmente voc vai perceber problemas na imagem em funo de estar muito prximo a ela e pode acabar prejudicando a sua viso. Outro item muito importante a ser analisado a luminosidade do ambiente. Telas de LCD com tecnologia LED e plasma apresentam comportamentos distintos de acordo com a luz do que incide sobre elas. Em ambientes com maior luminosidade, as telas LED se saem melhor. J em ambientes mais escuros, o contraste das telas de plasma imbatvel.

A televiso vai invadir todos os lugares da casa Viso surround: voc poder ver alm da televiso

Tipo de tela, qual o melhor?


A resposta para essa pergunta depende das duas decises que voc tomou anteriormente. Se voc est em busca de uma televiso para jogos ou filme em Blu-ray, as telas de LCD com tecnologia LED e plasma so as melhores opes. Se o seu perfil for outro vale mais a pena ficar com uma tela de LCD. O tamanho da tela tambm influencia na escolha do tipo de tela. Em aparelhos menores que 32 polegadas, a melhor escolha a LCD. Entre 32 e 42 polegadas, escolha LCD se voc tem o perfil menos exigente e LED se voc est disposto a investir um pouco mais. Entre 42 polegadas e 53 polegadas, d preferncia para telas de LCD com tecnologia LED e plasma. As LCD comuns, nesse caso, ficam muito aqum do que os outros dois tipos podem oferecer. Por fim, se voc est com uma boa disposio financeira e pode adquirir uma tela maior que 53 polegadas olhe com carinho para as TVs de plasma.

LED TV: a sensao de 2010 O que so as telas AMOLED?

Como funcionam as telas de LCD? A tecnologia OLED j possui um sucessor O futuro da imagem: telas OLED O que so TVs FED? Televiso como voc nunca viu: a tecnologia laser vem a?

Resoluo de imagem
O quesito resoluo de imagem o passo seguinte a ser observado na escolha da sua nova televiso. Se voc se enquadrou no perfil TV Aberta / TV a Cabo adquirir um aparelho com resoluo de imagem Full HD (1080p) no um quesito obrigatrio. As telas com resoluo 1080i, nesse caso, do conta do recado. A resoluo de imagem um item importante, mas que que depende tambm da fonte de gerao da imagem. Nenhuma emissora de TV aberta ou a cabo emite sinais em 1080p. Assim, de nada adianta ter uma tecnologia de ponta se ela no explorada. Vale lembrar que a diferena de preo nesse quesito tambm no to grande. Por isso, olhe para o seu bolso antes de decidir. Quer economizar? Este um item para ser cortado da lista. Pode pagar mais? V em frente e garanta um produto mais atualizado. Porm, se o seu perfil outro, no pense duas vezes antes de procurar apenas telas com resoluo 1080p. Isso vale tanto para as TVs LCD, LCD com tecnologia LED e plasma. Alis, nos dois ltimos tipos, j ser difcil encontrar aparelhos com resoluo inferior a Full HD.

O que resoluo? Como funciona a TV de Alta Definio? O futuro da Alta Definifio: Super HI Vision Mitou ou verdade: comprar uma TV sem Full HD jogar dinheiro fora?

Tamanho documento?
No, no . melhor ter uma televiso de 32 polegadas adaptada ao seu ambiente do que uma de 57 polegadas que fique grande demais e traga problemas. O espectador sempre deve respeitar uma distncia mnima do aparelho. Caso contrrio pode ter problemas com a viso e at mesmo dores de cabea. Outra razo para fugir de telas maiores do que o necessrio o fato que quanto mais prximo a uma tela voc estiver, maior ser a sua percepo dos pixels, fazendo com que a imagem perca em definio e voc tenha a impresso de estar assistindo a algo em baixa resoluo.

Eu quero uma televiso grande, mas que tamanho devo comprar?

Checando as conexes
Este um item geralmente negligenciado, mas de suma importncia. Verifique se o aparelho possui ao menos uma entrada HDMI. Se voc um usurio com perfil voltado para a programao da TV aberta, uma mais do que suficiente. Ela estar ali caso voc queira conectar um player de DVD ou Blu-ray, garantindo uma melhor transferncia de dados. J se voc pretende assistir a filmes e conectar o aparelho a video games, prefira os aparelhos com ao menos duas ou trs entradas HDMI. Outras duas entradas no so obrigatrias, mas altamente recomendado para que voc possa adquirir um produto com suporte para elas: VGA e USB. A primeira permite a conexo direta com um computador ou notebook. Assim, seus vdeos preferidos podero ser vistos com facilidade na tela grande da sua TV. J a entrada USB facilita a vida do usurio que possui vdeos ou arquivos de imagem e no quer v-los apenas no computador. Basta copiar o contedo para o dispositivo porttil e plug-lo na TV para conferir fotos, vdeos ou mesmo ouvir msica.

O que HDMI? HDMI 1.4 - Por que voc vai ter que trocar de televiso? O que Super Vdeo? O que HDMI CEC? O que so cabos RCA? O que Vdeo Componente? Cabos HDMI: faz diferena comprar um modelo de 150 e um de 30 reais? Como ligar o PC na TV?

Cores
A questo de cores outro item muito importante na hora da escolha de um produto. Por se tratar de um fator mais tcnico nem sempre os consumidores sabem como diferenciar as principais caractersticas de um aparelho. Em se tratando de cores, quatro aspectos bsicos devem ser observados: frequncia, contraste, quantidade de cores e tempo de resposta. A quantidade de cores o item mais claro de todos. Quanto maior for o espectro que um aparelho pode reproduzir, melhor a fidelidade da imagem final. J o item tempo de resposta de extrema importncia para usurios que gostam de games. Quanto menor for o tempo de resposta, menos falhas sero perceptveis durante a transio de imagens. J a frequncia diz respeito tambm velocidade com que as imagens so exibidas. Quanto maior a frequncia, maior a qualidade de imagem. Por fim, o ltimo quesito a ser observado contraste de cores. Nesse item as telas de plasma de maior dimenso apresentam uma ligeira vantagem em relao s de LCD com tecnologia LED.

O que so as diferentes medies de contraste de um televisor? Como fazer para calibrar uma televiso? Por que alguns filmes ficam com barras pretas nas laterais da tela?

udio
Em termos de udio difcil encontrar um aparelho que no satisfaa as necessidades bsicas do usurio. Assim, pouco importa o tipo de tela que voc escolha, todas elas possuem uma sada de udio semelhante. O diferencial aqui deve ser buscado por quem adquire telas de plasma e LCD com tecnologia LED. Para desfrutar da qualidade mxima de som que um Blu-ray oferece, por exemplo, a melhor sada adquirir um sistema de som complementar. Assim, um home theater com ao menos cinco canais de udio uma opo a ser considerada. J para aqueles que optarem por uma tela de LCD, um sistema de som complementar sempre recomendvel, mas no um item obrigatrio.

Quais as diferenas entre udio 2.0, 2.1, 5.1 e 7.1? Como funciona um home theater? O que levar em considerao antes de comprar um home theater? Guia de compra: home theater

Consumo de energia
Depois de escolher a dedo o seu novo aparelho de TV e economizar o mximo possvel em cada um dos itens, deixar o quesito consumo de energia de lado quase como jogar todo o trabalho pela janela. Por isso, fique de olho se os aparelhos possuem algum tipo de selo de certificao com ao consumo de energia. As telas de plasma, embora melhores, consomem muito mais energia. As telas de LCD com tecnologia LED so as mais econmicas, representando at 40% menos na conta de luz. As telas de LCD se apresentam com uma opo intermediria de consumo.

Consumo de energia: quanto gasta uma TV na conta de luz?

Opes extras
No basta ter um TV completa. Para muitos, itens acessrios so aspectos to importantes quanto a qualidade de produto em si. Em breve devem chegar ao mercado brasileiro diversos itens como Wi-Fi, Bluetooth e acesso a internet. Hoje essas opes j esto disponveis, mas tm pouca serventia em solo brasileiro. Porm, dois itens j podem ser considerados. O primeiro deles o HD. Trata-se de um disco rgido onde possvel salvar contedos do que voc assiste na televiso. O item responsvel por encarecer bastante o produto, mas uma ferramenta muito cmoda para o usurio. Outra opo so as recm-lanadas televises com suporte para 3D. Embora ainda no exista programao ou mesmo filmes em Blu-ray no mercado para que o usurio possa desfrutar do produto, o item j figura na lista de desejos de muitos usurios.

Interatividade chega televiso brasileira e tem tudo para mudar o papel do espectador

Preo
As opes em termos de preo so to variadas quanto o nmero de marcas disponveis no mercado. Um aparelho pode custar entre R$ 1500 e R$ 15 mil, dependendo das caractersticas que apresenta. Porm, como ressaltamos no primeiro item, a melhor compra aquela que atenda aos seus interesses bem como ao seu bolso. De nada adianta comprar o produto mais caro existente no mercado e no usufruir metade do potencial. Por outro lado, economizar em itens fundamentais pode fazer com que a sua compra, embora mais barata, cause frustrao depois. A regra utilizar o bom senso e no tentar se adaptar a um produto, mas sim encontrar um produto que se adapte a voc. O que voc achou deste artigo? Deixe o seu comentrio e opine em relao a outros itens que possam constar nesta lista. Afinal, quanto mais informaes estiverem disponveis, maiores as possibilidades de acertar na escolha do produto.

Вам также может понравиться