Вы находитесь на странице: 1из 18

Thaumazein, Ano V, Nmero 10, Santa Maria (Dezembro de 2012), pp. 100-117.

A EVOLUO DA CONCEPO DE EGO TRANSCENDENTAL NA FENOMENOLOGIA DE HUSSERL


THE EVOLUTION OF THE CONCEPTION OF TRANSCENDENTAL EGO IN THE HUSSERLIAN PHENOMENOLOGY

Adelar Conceio 1
Resumo O objetivo do presente texto fazer um inventrio do caminho percorrido por Husserl com relao ao problema do Ego transcendental e sua funo dentro da fenomenologia. Trata-se de reconstruir, na medida do possvel, os motivos que levam progressivamente o autor a mudar a concepo defendida nas Investigaes Lgicas (1900/01), segundo a qual o Eu no algo peculiar qu e se possa distinguir das prprias vivncias, e adotar a posio contida nas Meditaes Cartesianas (1931), onde o Ego transcendental aparece simultaneamente como correlato da epoch e princpio de constituio do mundo. Palavras-chave: filosofia contempornea; fenomenologia; Ego transcendental; Husserl. Abstract The aim of this text is make a inventary of the way walk by Husserl about the problem of transcendental ego and its function into phenomenology. The point is do a reconstruction, as possible is, the leitmotivs that bring progressively the autor to change his conception defended by L. U. (1900-01) that ego can distinguish itself of his livings and adopt the position maintained in C. M. (1931), where the Transcendental Ego appear simultaneoussly like correlact of epoch and principium of the world's constitution. Keywords: contemporary philosophy; phenomenology; transcendental ego; Husserl

Introduo No Captulo 1 da Quinta Investigao das Investigaes Lgicas (1900/01), referente s vivncias intencionais e seus contedos, intitulada A conscincia como unidade fenomenolgica do eu e a conscincia como percepo interna, Husserl discute trs conceitos de conscincia: a conscincia como a total unidade fenomenolgica real do eu emprico como entrelaamento das vivncias na unidade de seu curso , a conscincia como percepo interna das vivncias psquicas prprias e a conscincia como nome coletivo para toda classe de atos psquicos ou vivncias intencionais (HUSSERL, 1976, p. 475). Para a fenomenologia trata-se de evitar uma srie de enganos decorrentes da multiplicidade de usos do termo conscincia, principalmente tendo em vista a sua proximidade com a psicologia e a distino entre fenmenos fsicos e fenmenos psquicos.
Mestre em Filosofia e doutorando do Programa de Ps-graduao em Filosofia da UFRGS. E-mail: adelarconceicao@hotmail.com.
1

CONCEIO, A. A Evoluo da Concepo de Ego Transcendental na Fenomenologia de Husserl.

O problema da fenomenologia justamente que a investigao acerca da essncia fenomenolgica dos atos desta ordem, guarda uma estreita relao com as pretenses de delimitar o terreno prprio da psicologia. A psicologia, com efeito, entende por vivncias e contedos, acontecimentos reais que constituem a unidade real da conscincia do indivduo. Contudo, Husserl assinala a necessidade de distinguir o contedo consciente na percepo e o objeto exterior percebido nela. No se trata portanto de um mero ponto de vista, como se fosse possvel considerar ora o fenmeno na sua conexo subjetiva com a conscincia, ora na sua conexo objetiva com as coisas mesmas. Husserl insiste sempre na necessidade de manter presente esta distino, pois no se poder nunca assinalar com bastante rigor o equvoco que permite chamar fenmeno, no s vivncia em que se constitui o aparecer do objeto [...], seno tambm ao objeto aparecente como tal (Ibid., p. 478). Esta , contudo, uma atitude natural se nos considerarmos unicamente como membros do mundo fenomnico, onde nos encontramos em meio s coisas em geral. A inteno de Husserl , portanto, especificar o sentido prprio em que a fenomenologia se refere conscincia e diferenciar o conceito fenomenolgico de vivncia do seu uso popular. Parece claro que ns aparecemos a ns mesmos como membros do mundo fenomnico e tambm as coisas fsicas e psquicas (corpos e pessoas) aparecem em referncia ao nosso eu fenomnico, mas preciso notar que:

Esta referncia do objeto fenomnico (que se pode chamar tambm contedo de conscincia) ao sujeito fenomnico, ao eu, como pessoa emprica, como coisa, , naturalmente, distinta da referncia do contedo de conscincia, em nosso sentido de vivncia, conscincia no sentido da unidade dos contedos de conscincia (ou da conscincia fenomenolgica do eu emprico). Ali se trata da relao entre duas coisas aparentes; aqui da relao de uma vivncia solta com a compleio das vivncias (Ibid., p. 478).

A conscincia fenomenolgica diferencia-se assim da conscincia do eu emprico. O que habitualmente se chama de vivido (os objetos aparentes e processos externos enquanto fenmenos objetivos) no pode ser identificado com a conscincia fenomenolgica que os vive, que no possui em si estes processos como seus componentes e contedos reais. 101
http://sites.unifra.br/thaumazein

CONCEIO, A. A Evoluo da Concepo de Ego Transcendental na Fenomenologia de Husserl.

Para Husserl o eu no seu sentido habitual um objeto emprico, como qualquer coisa fsica sujeito interveno cientfica e, portanto, [...] como todos os objetos desta ndole, no tm fenomenologicamente outra unidade que a que lhe dada pelas qualidades fenomnicas reunidas e se funda no contedo prprio destas (Ibid., p. 480). Ou seja, ele no possui outra unidade seno aquela que lhe dada pela prpria conscincia. Alm disso, se separarmos o eu do seu contedo emprico descobrimos que a ele no corresponde nenhum contedo de conscincia.

Se distinguimos o corpo do eu e o eu emprico, e restringimos o eu psquico puro a seu contedo fenomenolgico, o eu puro fica reduzido a unidade da conscincia, ou seja, a compleio real das vivncias, compleio que ns (isto , cada um para o seu eu) encontramos, em parte, como existente com evidncia em ns mesmos e admitimos com fundamento, pela outra parte complementar. O eu, fenomenologicamente reduzido, no , por isso, nada peculiar que flutue sobre as mltiplas vivncias; simplesmente idntico a unidade sinttica prpria destas2 (Ibid., p. 480).

Os contedos prprios da conscincia tm sua maneira peculiar de se unirem e se fundirem em unidades e assim constituem o eu fenomenolgico ou a unidade da conscincia, sem a necessidade de pr a par disso um princpio prprio como o eu, [...] sujeito de todos os contedos e unificador de todos eles uma vez mais (Ibid., p. 480-481). Para a fenomenologia das Investigaes, seria incompreensvel a funo de tal princpio. Contudo, resta ainda analisar o eu puro, o eu da apercepo pura, que para muitos representa o ponto unitrio de referncia ao qual se refere todo contedo da conscincia. Aqui, o posicionamento de Husserl contrasta com a defendida por Natorp. Para este a conscincia referncia ao eu, sendo contedo, tudo aquilo que est referido na conscincia a um eu e justamente esta referncia que constitui o comum e especfico da conscincia enquanto tal. Este eu um centrosubjetivo de referncia embora, segundo Natorp, no possamos descrev-lo nem a sua referncia, pois [...] toda representao que nos fizermos do eu converteria este em um objeto (NATORP apud HUSSERL, 1976, p. 484-485).

Grifo nosso.

102
http://sites.unifra.br/thaumazein

CONCEIO, A. A Evoluo da Concepo de Ego Transcendental na Fenomenologia de Husserl.

No entanto, como o prprio Husserl faz notar, como Natorp pretende fixar o que ele chama de fato bsico da psicologia sem o pensarmos e sem assim convert-lo num objeto? Com efeito, tal como as investigaes sobre o eu emprico mostram que a ele no corresponde nenhum contedo real da conscincia, para Husserl a concepo fenomenolgica do eu no deixa lugar ao eu puro da percepo interna:

Agora bem, devo confessar que no logro encontrar de nenhuma maneira esse eu primitivo, centro necessrio de referncia. O nico que sou capaz de notar ou de perceber o eu emprico e sua referncia emprica quelas vivncias prprias ou a aqueles objetos externos, que no momento dado se tornaram para ele justamente objetos de ateno especial, ficando fora e dentro muitas outras coisas que carecem desta referncia ao eu (Husserl, 1976, p. 485).

Portanto, o eu puro enquanto centro necessrio de referncia carece, justamente, de uma referncia, uma vez que a ele no corresponde nenhum objeto como no caso do eu emprico. Por outro lado, a anlise fenomenolgica do eu emprico mostra que no possvel compreender a referncia do eu aos seus objetos seno como pertencente conscincia total daquelas vivncias intencionais cujo objeto o corpo do eu, o eu como pessoa espiritual e o sujeito eu emprico inteiro (eu, homem). E se por contedo se entende qualquer objeto ao qual se dirija a conscincia em forma de percepo, imaginao, representao e assim por diante, ento compreende-se que [...] a autoapercepo do eu emprico uma experincia de todos os dias, que no oferece dificuldades de compreenso. O eu percebido do mesmo modo que qualquer coisa externa3 (Ibid., p 486). Contudo, esta concepo do eu sofrer uma mudana radical a partir do momento em que Husserl encaminha a fenomenologia na direo de uma filosofia transcendental. Numa nota a segunda edio das Investigaes em 1913, Husserl ressalta que j no aprova o que havia anteriormente dito com relao ao eu puro:

Grifo nosso.

103
http://sites.unifra.br/thaumazein

CONCEIO, A. A Evoluo da Concepo de Ego Transcendental na Fenomenologia de Husserl.

Nota segunda edio fazemos notar expressamente que a posio aqui defendida na questo do eu puro posio que j no aprovo, como fica dito resulta de pouca ou nenhuma importncia para as investigaes deste tomo. Por mais importante que esta questo seja, inclusive como questo fenomenolgica pura, h esferas sumamente amplas de problemas fenomenolgicos que concernem com certa generalidade ao contedo real das vivncias intencionais e a sua referncia essencial aos objetos intencionais; e essas esferas podem ser submetidas a uma investigao sistemtica, sem necessidade de tomar em geral posio frente a questo do eu. As presentes investigaes se referem exclusivamente a estas esferas (Ibid., p. 486-487).

Podemos comprovar aqui que nas Investigaes Husserl se preocupa com uma esfera de problemas bem mais amplos, ainda no campo prximo de uma psicologia descritiva, posteriormente a fenomenologia passou a tratar do campo restrito da conscincia transcendental. Neste processo a concepo de eu puro, atravs de sucessivas redues fenomenolgicas, revela-se o campo puro da fenomenologia transcendental e o princpio de constituio de todo sentido.

1.

A fenomenologia transcendental

1.1. O desenvolvimento da concepo de fenomenologia em Husserl

Para compreendermos a concepo de Ego transcendental em Husserl necessrio acompanhar a prpria evoluo interna do seu pensamento. Veremos que este tema est intimamente ligado as necessidades e as exigncias de uma cincia pura transcendental, requerida da fenomenologia pelo seu criador. Assim, desde a publicao das Investigaes Lgicas (1900/01), o programa da fenomenologia sofreu alteraes drsticas. Levado cada vez mais pela exigncia de rigor e a necessidade de fundar um campo que escapasse a, ainda, psicologia descritiva das Investigaes, Husserl se empenha em fazer da fenomenologia a cincia pura dos princpios, a nica a alcanar o domnio transcendental. Em 1907, em trabalhos como A fenomenologia como cincia de rigor e A idia da fenomenologia, a fenomenologia j apresentada como

104
http://sites.unifra.br/thaumazein

CONCEIO, A. A Evoluo da Concepo de Ego Transcendental na Fenomenologia de Husserl.

fenomenologia transcendental4, e, finalmente, em 1913 Husserl publica o primeiro volume das Idias para uma Fenomenologia Pura e uma Filosofia Fenomenolgica. O ttulo da obra j informa que a fenomenologia pura possui no apenas uma posio singular com relao as cincias mas deve se firmar tambm como a cincia fundamental da filosofia. Com efeito, na introduo Husserl fala da necessidade de evitar certas interpretaes errneas que desde as Investigaes Lgicas vem a fenomenologia como preldio da psicologia emprica, cuja esfera de descries imanentes abarca vivncias psquicas que se mantm rigorosamente dentro do marco da experincia interna (HUSSERL, 1986, p. 7). Assim, um dos esforos de Husserl nas Idias ser justamente mostrar que a fenomenologia pura no psicologia. O primeiro livro das Idias (o nico publicado por Husserl em vida) ocupa-se da tarefa de preparar a entrada neste novo mundo que a fenomenologia transcendental. O ponto de partida ser a posio natural, na qual nos encontramos com a crena na existncia do mundo, como a conscincia se d na experincia psicolgica, para mostrar os erros fundamentais desta posio. Em seguida Husserl desenvolve o mtodo de redues fenomenolgicas, pelo qual pretende superar os limites impostos ao conhecimento pela essncia de toda forma de investigao natural, ao evitar que se dirija o olhar unicamente na direo dos fenmenos da posio natural para assim ganhar o livre horizonte dos fenmenos purificados transcendentalmente, e com ele o campo da fenomenologia no sentido que nos peculiar (Ibid., p. 9). A novidade contida nas Idias portanto o recurso a reduo fenomenolgica. Atravs dela que Husserl espera poder alcanar o verdadeiro campo transcendental e liberar a fenomenologia do terreno da psicologia descritiva. A nova fenomenologia transcendental se caracterizar no como uma cincia de fatos, mas como uma cincia de essncias, eidtica. A epoch ou reduo fenomenolgica consiste na abstrao de todo sentido dos fenmenos do mundo real, do eu emprico e seu mundo circundante, para ascender s camadas superiores da experincia pura transcendental, onde resta o eu puro como resduo. Este aspecto
A Idia da Fenomenologia, introduo de um texto de Husserl de 1907, apresenta pela primeira vez de forma temtica a idia de reduo fenomenolgica. Cf. BIEMEL, W. Las fases decisivas em el desarrollo de la filosofa de Husserl. In: Husserl. Tercer coloquio filosfico de Royaumont. Buenos Aires: Paidos, 1968, p.48.
4

105
http://sites.unifra.br/thaumazein

CONCEIO, A. A Evoluo da Concepo de Ego Transcendental na Fenomenologia de Husserl.

aparece em relevo nas Meditaes Cartesianas, onde o Ego transcendental liberado pela reduo aparece como o princpio de constituio de todo sentido. Nas Meditaes Cartesianas (1931), vemos acentuada a proximidade da Fenomenologia Transcendental com Descartes e Leibniz, conforme Husserl havia anunciado nas Conferncias de Paris (1929). Na introduo da obra, Husserl perguntase mesmo se a grande contribuio para a contemporaneidade no estar em reviver, ainda que no esprito, o pensamento cartesiano das Meditaes Metafsicas. Pelo estudo das Meditaes, Husserl o diz, a Fenomenologia transforma-se num tipo novo de filosofia transcendental pelo retorno radical ao ego cogito puro (Husserl: 2001, p. 9;15). Husserl apresenta as meditaes de Descartes como prottipo retorno do filosofo sobre si mesmo de modo que, os novos impulsos recebidos pela fenomenologia, a transformam num tipo novo de filosofia transcendental que, segundo o autor, quase poderamos chamar de neocartesianismo5, onde Descartes surge como sendo o pai primitivo da fenomenologia. Simultaneamente, as Meditaes Cartesianas visam mostrar que o Eu puro da Fenomenologia transcendental, embora constitua todo o horizonte de sentido do mundo, nem por isso se torna solipsista. Pelo contrrio o grande esforo de Husserl na Quinta Meditao (que ocupa quase metade da obra) ser mostrar como constituo no meu Ego transcendental reduzido a experincia do outro, ou seja, como se forma uma comunidade de mnadas, uma intersubjetividade mondica. Paralelamente, a contribuio das Meditaes no conjunto da obra de Husserl se insere no sentido de acentuar a proximidade da Fenomenologia Transcendental com o Idealismo conforme indicava as Idias (1913) confirmando-se definitivamente, como o prprio autor afirma, como um Idealismo Transcendental.

1.2. A concepo de Eu na fenomenologia transcendental

HUSSERL, Edmund. Meditaes Cartesianas. Introduo Fenomenologia. Porto: Rs, 2001. p. 9.

106
http://sites.unifra.br/thaumazein

CONCEIO, A. A Evoluo da Concepo de Ego Transcendental na Fenomenologia de Husserl.

Embora as Meditaes Cartesianas de Husserl tenham inspirao nas Meditaes de Descartes, no retorno evidncia primeira do cogito, a concepo fenomenolgica do Eu difere substancialmente da verso cartesiana. Husserl critica Descartes sobretudo por no ter sido mais radical no caminho aberto pelo Eu Penso e, em conseqncia disto, ter sofrido a influncia externa de pressuposto herdados de uma certa concepo matemtica sobre os princpios da filosofia e os fundamentos de uma cincia pura. As Meditaes de Descartes visam uma reforma da filosofia, para fund-la como uma cincia absoluta, o que significa para Descartes uma reforma de todas as cincias, j que para este elas no passam de ramificaes de uma nica cincia universal que a filosofia. Por isso necessrio filosofia, enquanto unidade universal das cincias, estar assentada sobre um princpio de carter indubitvel. A forma e o carter deste primeiro axioma buscado pelo filsofo se realizam, em Descartes, como sabemos, baseado numa filosofia orientada para ao sujeito. Tomado do esprito de que este assunto algo pessoal do filsofo, a tarefa consistir na destruio de tudo aquilo que se acreditava como certo, todas as cincias at a admitidas como verdadeiras e tentar reconstru-las sobre bases slidas6, onde ele deve poder justificar cada etapa, desde a sua origem, apoiando-se em intuies absolutas. A aplicao desta crtica metdica certeza da experincia sensvel, mostra que o mundo organizado como dado emprico no resiste crtica. Tudo aquilo que faz referncia a existncia deve portanto ser posto em suspenso logo de incio. Enquanto realidade absoluta e indubitvel, o sujeito que medita retm apenas a si mesmo enquanto ego puro das suas cogitationes, como existindo indubitavelmente e no podendo ser suprimido mesmo que este mundo no exista (Ibid., p. 12). O eu assim reduzido alcana o seu carter apodtico e encontra nessa interioridade pura a exterioridade objetiva.

E, para isso, no necessrio que examine cada uma em particular, o que seria um trabalho infinito; mas, visto que a runa dos alicerces carrega necessariamente consigo todo o resto do edifcio, dedicar-meei inicialmente aos princpios sobre os quais todas as minhas antigas opinies estavam apoiadas. DESCARTES, Ren. Meditaes. Traduo de J. Guinsburg e Bento Prado Jnior. So Paulo: Abril Cultural, 1973. Op. cit. p, 93.

107
http://sites.unifra.br/thaumazein

CONCEIO, A. A Evoluo da Concepo de Ego Transcendental na Fenomenologia de Husserl.

Para Husserl, tal como nas meditaes cartesianas, tudo isto se faz num retorno ao eu do filsofo7, mas, como veremos, num sentido bem mais radical do que aquele proposto por Descartes.

1.3. O caminho para o Ego transcendental

O retorno ao ego cogito que, segundo Husserl, nos leva a subjetividade transcendental, segue em paralelo as meditaes desencadeadas pela dvida metdica do francs. Isto significa em primeiro lugar que ficam em suspenso a verdade dos dados da cincia e a existncia do mundo, fundada na experincia natural, pois este mundo nada mais do que um fenmeno com pretenso de existncia. Assim como em Descartes no temos de incio nem uma cincia vlida nem um mundo existente. Com isto fica em suspenso tambm a existncia de outros Eu que fazem parte do mundo envolvente e com eles desaparecem tambm todas as formas sociais e culturais. Em suma, no s a natureza corporal, mas tambm o conjunto do mundo concreto que me rodeia j no para mim, de ora em diante, um mundo existente, mas apenas fenmeno de existncia (Ibid., p. 31). Acontece que este fenmeno, independente do que resulte da sua pretenso de existncia, no se tornou por isso um puro nada. Permanece a possibilidade de dizer algo verdadeiro a respeito dele, ou seja, nada afirmado contra a validade do fenmeno. Ainda que me abstenha da crena na existncia de um mundo emprico, ele permanece a para mim presente no campo da percepo. Por isso a qualquer momento possvel, na reflexo, voltar-se a ateno sobre esta vida espontnea e alcanar este fenmeno com sua validade concreta tal como se se trata-se de um existente do mundo emprico. E isto, segundo Husserl, fao-o enquanto eu filosfico que pratica a absteno.

Se considerarmos agora o contedo das Meditaes, bem estranho para ns, encontramos a um segundo retorno ao eu do filsofo, num sentido novo e mais profundo: o retorno ao eu das cogitationes puras. Este retorno operado pelo mtodo muito conhecido e assaz estranho da dvida. Tendo apenas como objetivo o conhecimento absoluto, interdizse de admitir como existente o que no est inteiramente ao abrigo de qualquer possibilidade de ser posto em dvida. (HUSSERL, 2001, op. cit. p, 11).

108
http://sites.unifra.br/thaumazein

CONCEIO, A. A Evoluo da Concepo de Ego Transcendental na Fenomenologia de Husserl.

Este o resultado da epoch fenomenolgica, a operao metdica que coloca entre parntesis a tese do mundo objetivo, o mtodo pelo qual me capto como eu puro, no qual o mundo o que existe e vale para minha conscincia num tal cogito (Ibid., p. 33). Assim como ocorre com a dvida metdica de Descartes, atravs da epoch o mundo, e todo conjunto de fenmenos que ele designa, existe e tem validade para mim pelo fato de que dele tenho experincia num tal cogito. Nada do que possa viver, experimentar, pensar, em resumo todo juzo que pressuponha o mundo, s pode encontrar em mim o seu sentido e sua validade. Ao efetuar a absteno sobre qualquer juzo que pressupe a crena na existncia do mundo, encontro-me unicamente como um ego puro com a corrente das minhas cogitationes.

Por conseqncia, de fato, a existncia natural do mundo do mundo acerca do qual eu posso falar pressupe, como uma existncia em si anterior, a do ego puro e das suas cogitationes. O domnio da existncia natural tem apenas uma autoridade de segunda ordem e pressupe sempre o domnio transcendental (Ibid., p. 34).

Acompanhando a reflexo de Descartes nas Meditaes, pelo recurso a epoch, Husserl alcana o carter indubitvel do cogito como eu puro. Contudo, precisamente neste ponto Husserl nos adverte que devemos evitar a tendncia para encarar o ego cogito como um axioma apodtico a partir do qual se poderiam deduzir todos os demais axiomas fundamentais sobre os quais se fundariam os princpios de uma cincia explicativa do mundo, maneira das cincias matemticas. Esta concepo acaba levando Descartes a interpretar o eu como uma qualquer coisa que pensa8, uma substncia finita que por sua vez requer a existncia de uma substancia infinita, pela qual continuamente recriada. Descartes deduz em primeiro lugar a existncia e veracidade de Deus, e dele a garantia da natureza objetiva, a dualidade das substancias finitas, o terreno objetivo da metafsica e das cincias positivas (Ibid., p. 11-12). Contudo, para a fenomenologia o que esta em vista no uma prova da existncia de
8

Nada admito agora que no seja necessariamente verdadeiro: nada sou, pois, falando precisamente, seno uma coisa que pensa, isto , um esprito, um entendimento ou uma razo, que so termos cuja significao me era anteriormente desconhecida. Ora, eu sou uma coisa verdadeira e verdadeiramente existente; mas que coisa? J o disse: uma coisa que pensa. DESCARTES, Ren. Meditaes. Op. cit., p. 102.

109
http://sites.unifra.br/thaumazein

CONCEIO, A. A Evoluo da Concepo de Ego Transcendental na Fenomenologia de Husserl.

Deus, mas a delimitao de uma esfera transcendental pura na qual se trata de recriar o modo como o mundo aparece na minha prpria experincia que a determinao daquilo que o mundo (em geral) para mim. Portanto se para Descartes o resultado desta operao faz do Ego uma substantia cogitans separada, para Husserl, ao contrrio, o Eu transcendental revelado pela reduo (epoch) do eu natural, quer dizer, do eu psquico e psicofsico, conserva a experincia do mundo enquanto correlato da conscincia transcendental.

Correlativamente no se dever pensar seja a que ttulo for que, no nosso eu puro apodtico, tenhamos conseguido salvar uma pequena parcela do mundo, parcela que, para o eu filosfico, seria a nica coisa do mundo no sujeita a dvida, e que se trata agora de reconquistar, atravs de dedues bem conduzidas e segundo os princpios inatos do ego, o resto do mundo (Ibid., p. 37).

Husserl censura Descartes por este no ter se conformado inteiramente ao princpio de no enunciar aquilo que no se d claramente na intuio pura do ego cogito. Por isso, embora Descartes tenha feito a maior das descobertas, no conseguiu, segundo Husserl, apreender-lhe o verdadeiro sentido, o da subjetividade transcendental. E assim, no atravessou o prtico que conduz filosofia transcendental verdadeira (Ibid., p. 38). Com efeito, se pela epoch me capto como eu prprio com a minha vida prpria intactos, independente de qualquer posio referente existncia do mundo emprico, j no me capto como homem natural. O eu humano natural, da vida psquica, reduzido ao eu transcendental e fenomenolgico, e todo o sentido e valor existencial que o mundo tem para mim, extrai-os do meu eu transcendental que nico que revela a epoch fenomenolgica transcendental (Ibid., p. 39). Husserl ressalta desta maneira que o prprio conceito de transcendental, e correlativamente tambm o conceito de transcendente, retiram o seu significado da meditao empreendida dentro da esfera da subjetividade transcendental. Finalmente este eu que traz o mundo em si a ttulo de unidade de sentido, se caracteriza como transcendental no sentido fenomenolgico desse termo, e seus problemas correlatos: problemas filosficos transcendentais (Ibid., p. 40). 110
http://sites.unifra.br/thaumazein

CONCEIO, A. A Evoluo da Concepo de Ego Transcendental na Fenomenologia de Husserl.

2.

A Fenomenologia como Egologia Transcendental

2.1 A Epoch fenomenolgica A grande pretenso de Husserl era colocar a Filosofia no caminho seguro de uma cincia, para isto era necessrio um objeto prprio e um mtodo que a elevasse ao status de cincia de rigor. Levado cada vez mais por esta exigncia, Husserl empenha-se no projeto de fazer da Fenomenologia uma Filosofia Transcendental. Para satisfazer este ideal, a introduo do recurso da reduo tem como objetivo elevar a investigao acima da esfera das simples opinies, atendo-se a descrio do dado intuitivo. A reduo se encarrega do acesso a um fenmeno puro. De modo que o seu retorno redutivo se consumar ao cabo como um avano exploratrio. A Epoch ou reduo fenomenolgica, que consiste na suspenso de qualquer juzo sobre o mundo natural, pretende romper com qualquer referncia ao psquico e alcanar o campo seguro da conscincia transcendental, uma vez que a conscincia em atitude natural v a si prpria como realidade do mundo, determinada pela causalidade fsica, biolgica, cultural. Husserl caracteriza a epoch tambm como [...] o mtodo universal e radical pelo qual me capto como eu puro, com a vida da conscincia pura que me prpria9, vida na qual e pela qual o mundo objetivo na sua totalidade existe para mim, exatamente tal como existe para mim (Ibid., p, 33). Por esta razo a operao da reduo fenomenolgica inibe o valor existencial do mundo objetivo e assim tambm de qualquer juzo sobre ele. Husserl reafirma, nas Meditaes Cartesianas, que aquele que desconhece o sentido e a funo da reduo fenomenolgica transcendental encontra-se ainda no terreno do psicologismo transcendental (Ibid., p. 112). Diferente da verso primitiva da fenomenologia como psicologia descritiva, a introduo da epoch tem por objetivo no apenas descrever as vivncias enquanto estas aparecem a uma conscincia, pois a fenomenologia transcendental deve ser, alm disso, o correlato da descrio do campo de uma conscincia enquanto esta constitui os seus objetos intencionais.

Grifo nosso.

111
http://sites.unifra.br/thaumazein

CONCEIO, A. A Evoluo da Concepo de Ego Transcendental na Fenomenologia de Husserl.

Neste caso a epoch fenomenolgica adquiri uma importncia redobrada uma vez que por meio dela que a fenomenologia pode firmar-se no terreno de uma filosofia transcendental. Assim, em lugar da dvida universal cartesiana, Husserl coloca a epoch universal, porm em um sentido preciso:

Pomos fora de jogo a tese geral inerente a essncia da atitude natural. Colocamos entre parnteses toda e cada uma das coisas abarcadas em sentido ntico por essa tese, assim, pois, este mundo natural inteiro, que esta constantemente para ns a diante, e que seguir estando permanentemente, como realidade de que temos conscincia, ainda que nos de por colocar-lo entre parntesis (HUSSERL, 1986, p. 73).

A epoch diz respeito portanto primeiramente a tese da atitude natural sobre a existncia do mundo. Mas isto no significa por outro lado que esteja negando a existncia deste mundo como o ctico, [...] seno que pratico a Epoch fenomenolgica que me impede completamente todo juzo sobre existncias no espao e no tempo (Ibid., p. 73). Do mesmo modo, todas as cincias que se referem a este mundo natural, que tem por base a experincia de objetos nele existentes, tem sua validade posta entre parnteses. Ou seja, toda proposio que afirma algo sobre o mundo baseado na atitude natural, deve se tratada como uma proposio que pretende ser vlida, e cuja validez deve ser analisada. Finalmente atravs da epoch se alcana o campo da conscincia pura, o domnio do eu transcendental:

Pela Epoch fenomenolgica, reduzo o meu eu humano natural e a minha vida psquica domnio da minha experincia psicolgica interna ao meu eu transcendental e fenomenolgico, domnio da experincia interna transcendental e fenomenolgica. O mundo objetivo que existe para mim, que existiu ou que existir para mim, este mundo objetivo com todos os seus objetos extrai de mim mesmo, afirmei-o mais acima, todo o sentido e todo o valor existencial que tem para mim; extrai-os do meu eu transcendental que o nico que revela a Epoch fenomenolgica transcendental (HUSSERL, 2001, p. 39).

O propsito de Husserl mostrar que a conscincia tem em si um ser prprio que no afetado pela reduo, que permanece como resduo fenomenolgico e 112
http://sites.unifra.br/thaumazein

CONCEIO, A. A Evoluo da Concepo de Ego Transcendental na Fenomenologia de Husserl.

constitui uma regio de ser que precisamente o campo de atuao da fenomenologia. Por esta razo a epoch fenomenolgica se justifica como [...] a operao necessria para fazermos acessvel conscincia pura e, conseqentemente, a regio fenomenolgica inteira (HUSSERL, 1986, p, 76). conscincia pura Husserl chamar conscincia transcendental e a operao atravs da qual se poder alcan-la de epoch transcendental (Ibid., p. 76-77).

2.2 O Ego transcendental como princpio de constituio do mundo

Husserl nos fala que possvel apreender o sentido da epoch fenomenolgica, mas no a sua possvel ao, pois no est da mesma forma delimitado o alcance da sua universalidade. Neste caso a pergunta que agora se apresenta a seguinte: Que pode, com efeito, restar, quando pomos em suspenso o mundo inteiro, incluindo ns mesmos com todo cogitare? (HUSSERL, 1986, p. 75). Porm, se se espera que, ao p-lo em suspenso, sucumba o mundo como um fato, o mesmo no se pode dizer do mundo como eidos, quer dizer, naquilo que lhe prprio enquanto fenmeno. Esta meta que Husserl se refere indiretamente a conquista de uma nova regio de ser segundo ele ainda no desvendada no que tem de prpria. Por outro lado este trabalho se faz assinalando de forma direta o que constitui este ser que no outra coisa seno o que se designa por [...] vivncias puras, conscincia pura, com seus correlatos puros e, por outra parte, seu eu puro desde o eu, desde a conscincia, as vivncias que se nos do na atitude natural (Ibid., p. 75). Em outras palavras, Husserl reafirma sempre que o mundo, que compreende todo ser espacial e temporal, existe para mim e vale pelo fato mesmo que tenho dele experincia, como no cogito de Descartes, e posso dessa maneira emitir sobre ele juzos de existncia e valor. Assim o mundo para mim tudo aquilo que tenho conscincia num tal cogito, e isto a tal ponto que no posso viver, experimentar, pensar; no posso agir e emitir juzos de valor num mundo diferente daquele que encontra em mim e extrai de mim mesmo o seu sentido e a sua validade (HUSSERL, 2001, p. 34). Mais do que revelar um campo purificado de fenmenos, a conscincia pura, o ego transcendental, 113
http://sites.unifra.br/thaumazein

CONCEIO, A. A Evoluo da Concepo de Ego Transcendental na Fenomenologia de Husserl.

afirma-se como aquele que constitui a nossa experincia do mundo, na medida em que somente a partir dele extramos o seu sentido. A existncia do ego transcendental modifica radicalmente o tipo de relao da conscincia com o mundo: por conseqncia, de fato, a existncia natural do mundo do mundo acerca do qual eu posso falar pressupe, como uma existncia em si anterior, a do ego puro e suas cogitationes (Ibid., p. 34). O mundo portanto um fenmeno transcendente cujas partes reais no tem lugar dentro na conscincia transcendental, do mesmo modo como o eu reduzido no faz parte do mundo. Esta transcendncia do mundo se mostra no texto de Husserl pela oposio entre o ser meramente fenomnico do transcendente e o ser absoluto do imanente, a indubitabilidade da percepo imanente, dubitabilidade da transcendente, ou seja, o mundo natural como correlato da conscincia pura transcendental e a impossibilidade de um mundo fora da esfera absoluta do ego transcendental. A oposio entre a tese contingente do mundo e a tese necessria, absolutamente indubitvel, do eu e da vida do eu, resulta por fim na afirmao da conscincia absoluta como resduo da aniquilao do mundo:

Pois a aniquilao do mundo no quer dizer correlativamente seno que em toda corrente de vivncias (a corrente total e plena das vivncias de um eu, tomada, pois, sem termo por nenhum dos seus dois lados) ficariam excludas certas ordens de experincias e por conseguinte certas ordens da razo teorizante que busca sua orientao nelas. [...] Assim, pois, nenhum ser real em sentido estrito, nenhum ser que se exiba e comprove mediante aparncias uma conscincia, para o ser da conscincia mesma (no mais amplo sentido de corrente de vivncias) necessrio (HUSSERL, 1986, p. 112-113).

2.3 A Fenomenologia como Idealismo Transcendental

A aproximao da fenomenologia transcendental com o idealismo, sugerida pelo texto das Idias, viria a se confirmar nas Meditaes Cartesianas, onde a fenomenologia pura se apresenta definitivamente como uma forma de idealismo transcendental.

114
http://sites.unifra.br/thaumazein

CONCEIO, A. A Evoluo da Concepo de Ego Transcendental na Fenomenologia de Husserl.

Para Husserl todo sentido e todo ser imaginveis fazem parte do domnio da subjetividade transcendental, portanto se constituem no interior do ego. Isto significa ento que uma verdadeira teoria do conhecimento s pode ter sentido enquanto fenomenolgica e transcendental (Ibid., p, 111) e fundada numa explicitao do ego por si prprio. Esta explicitao , em primeiro lugar, uma explicitao de si prprio que pretende mostrar de forma sistemtica como que o ego se constitui a si prprio como existncia em si da sua essncia prpria e, em segundo lugar, uma explicitao de si prprio, em sentido lato, que mostra como que o ego constitui em si os outros, a objetividade e, em geral, tudo aquilo que para o ego seja no eu ou no no-eu possui um valor existencial (Ibid., p, 111). Assim Husserl afirma que:

Realizada desta maneira sistemtica e concreta, a fenomenologia , por isso mesmo, idealismo transcendental, ainda que num sentido fundamentalmente novo. No o no sentido de um idealismo psicolgico que, a partir dos dados sensveis desprovidos de sentido, quer deduzir um mundo pleno de sentido. No um idealismo kantiano que cr poder deixar aberta a possibilidade de um mundo de coisas em si, ainda que a ttulo de conceito-limite. um idealismo que no nada mais do que uma explicitao do meu ego enquanto sujeito de conhecimentos possveis. Uma explicitao conseqente, realizada sob a forma de cincia egolgica sistemtica, dando conta de todos os sentidos existenciais possveis para mim, como ego. Este idealismo no formado atravs de um jogo de argumentos e no se ope numa luta dialtica a qualquer realismo. a explicitao do sentido de qualquer tipo de ser que eu, ego, posso imaginar; e, mais especificamente, do sentido da transcendncia que a experincia me d realmente: a da Natureza, da Cultura, do Mundo, em geral; o que quer dizer o seguinte: desvendar de uma maneira sistemtica a prpria intencionalidade constituinte. A prova deste idealismo a prpria fenomenologia (Ibid., p. 111- 112).

O idealismo transcendental da fenomenologia pura portanto a explicitao correta do caminho que conduz, atravs da reduo, do terreno da atitude natural ao ego transcendental. Isto se verifica de tal forma em Husserl que o prprio autor afirma que s quem compreendeu mal o sentido profundo do mtodo intencional ou o sentido da reduo transcendental ou um e outro pode querer separar a fenomenologia e o idealismo transcendental (Ibid., p. 112).

O Ego transcendental o principal resultado da operao de reduo transcendental e conseqentemente, segundo o prprio Husserl afirma, aquilo que conduz a fenomenologia ao idealismo transcendental. Paralelamente, este

115
http://sites.unifra.br/thaumazein

CONCEIO, A. A Evoluo da Concepo de Ego Transcendental na Fenomenologia de Husserl.

idealismo a explicitao do ego cogito como sujeito de conhecimentos possveis. A fenomenologia deve espelhar o carter necessrio da filosofia como filosofia fenomenolgica transcendental, [...] e, correlativamente, no que concerne ao universo daquilo que real e possvel para ns, o estilo da interpretao, a nica possvel, do seu sentido, a saber, o idealismo fenomenolgico transcendental (Ibid., p. 112).

O campo da conscincia transcendental, da conscincia pura, uma esfera absoluta que no necessita seno dela para existir.

Referncias

BIEMEL, W. Las fases decisivas en el desarollo de la filosofa de Husserl. In: Husserl. Tercer coloquio filosfico de Royaumont. Buenos Aires: Paidos, 1968, pp. 3560. CONCEIO DOS SANTOS. Adelar. A crtica de Sartre ao Ego transcendental na fenomenologia de Husserl. 2008, 82 f. Dissertao (Mestrado em Filosofia) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2008. DESCARTES, Ren. Discurso do mtodo. 2 ed. Lisboa: Guimares Editores, 1994. ____. Meditaes, Objees e respostas. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Jnior. So Paulo: Abril Cultural, 1973. HUSSERL, Edmund. A idia da fenomenologia. Lisboa: Edies 70, 1986. ____. La filosofa como ciencia estricta. Trad. Elsa Taberning. Buenos Aires: Editorial Almagesto, 1992. ____. Investigaciones Lgicas. Madrid: Revista do Ocidente, 1976. ____. Lies para uma Fenomenologia da Conscincia Interna do Tempo. Trad. Pedro M. S. Alves. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda. ____. Meditaes Cartesianas. Introduo Fenomenologia. Porto: Rs, 2001. 116
http://sites.unifra.br/thaumazein

CONCEIO, A. A Evoluo da Concepo de Ego Transcendental na Fenomenologia de Husserl.

KANT, Immanuel. Crtica da razo pura. Trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujo. 2 ed., Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1989.

Recebido em 25/12/2012 Aceito em 30/12/2012

117
http://sites.unifra.br/thaumazein

Вам также может понравиться