Вы находитесь на странице: 1из 2

Somos os Europeus(CE) com menores salrios. Porqu?

Os economistas tm a resposta: pouca produtividade. A produtividade calcula-se dividindo a produo nacional anual pela populao activa nesse mesmo ano. Acha-se assim o que, em mdia, cada portugus contribui para os bens e servios totais produzidos.

Os nmeros no enganam. Nos ltimos 16 anos o pas passou de 40 para 43 por cento da produtividade mdia da CE. A Irlanda, um pas pequeno, perifrico e catlico, no mesmo perodo viu a sua produtividade passar de 79 para 105 por cento da mdia europeia! Ns subimos 3% eles dispararam 36%. A responsabilidade dos governos. Por exemplo, uma ponte l fora custa uma ponte. C custa duas ou trs. O desperdcio de dinheiro pblico uma das causa da baixa produtividade.

Hbitos pouco fecundos


Os trabalhadores das empresas portuguesas so menos cumpridores Faltam muito:Na Unio Europeia, o absentismo devido a incapacidade para o trabalho por doena menor do que em Portugal. Baixas fraudulentas e atestados sem justificao so comuns. O exemplo vem de cima, basta olhar para a Assembleia da Repblica. As maracutaias inventadas pelos deputados para poderem faltar ultrapassam as dos estudantes mais calaceiros. Com exemplos destes no se pode pedir muito ao cidado comum. Chegam tarde e saem cedo: Em Portugal chega-se tarde ao emprego ( e j cansados por horas no trnsito) e sai-se cedo (experimente telefonar para alguns departamentos do estado s 16h20). Alguns portugueses so os mais rpidos do mundo, saem s 18h00 e s 17h30 j esto em casa. Fazem almoos muito longos: Passar duas horas fora do escritrio para almoar perfeitamente natural nas empresas portuguesas. Convocam reunies sem agenda: Gasta-se a manh ou a tarde com reunies que, se bem preparadas, no levariam mais de 30 minutos. So tacanhos: Domina a ideia de que levantar problemas e dificuldades sintoma de inteligncia, quando deveria imperar a busca de solues e o pragmatismo. Culto da irresponsabilidade e inconsequncia: A culpa morre quase sempre solteira. Alm disso, na maioria das empresas no so estabelecidos objectivos de produtividade para os trabalhadores.

Falta de rigor: No se cumprem os prazos, no h hbitos de trabalho, ganha a desorganizao. Muitos portugueses procuram emprego , no trabalho.

Provrbios
As saloces que se pagam caro

Se me d vontade de trabalhar, sento-me e espero que passe. Do trabalho mal feito no aparece o dono. Trabalho comum, trabalho de nenhum. Trabalho sagrado, no lhe toques. Trabalho se fez para burro e portugus. Mais vale cavar com a lngua do que com a enxada. Mais vale uma mo inchada do que uma enxada na mo. Mais vale bom folgar do que muito trabalhar.

Вам также может понравиться