Вы находитесь на странице: 1из 9

Central de Oficinas

Vdeo-curso e Material Didtico Especializados QUESTES FUNDAMENTAIS SOBRE A LEI N 8.666/93 1.Para a Lei 8.666/93, fabricao
considerada obra. d certificada, desde que compatveis ou inerentes s finalidades do rgo ou entidade. No entanto, ser inexigvel para a contratao de servios tcnicos de restaurao de obras de arte e bens de valor histrico.

2.Para a Lei 8.666/93, locao,


demolio e conservao so consideradas atividades relativas a servios.

7.O Convite a modalidade de


licitao entre interessados do ramo, cadastrados ou no, e extensivo aos demais cadastrados que manifestarem seu interesse com antecedncia de at 24 horas antes do certame.

3.Bens imveis, cuja aquisio


derive de procedimentos judiciais ou de dao em pagamento, podero ser alienados sob a modalidade de leilo.

4.Nas

licitaes internacionais, admite-se a tomada de preos quando o rgo ou entidade dispuser de cadastro internacional de fornecedores, ou o convite quando no houver fornecedor do bem ou servio no pas. prazo mnimo at o recebimento das propostas ou da realizao do evento ser, na: tipo:

8.O

5.O

5.1.concorrncia, 30 dias se do
a) menor preo; b) maior lance ou oferta e 45 dias quando o contrato contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitao for do tipo melhor tcnica ou tcnica e preo;

Certificado de Registro Cadastral (CRC) substitui os documentos relativos Habilitao Jurdica e Regularidade Fiscal, exclusive aqueles que provam a regularidade para com a Fazenda Pblica e a Seguridade Social e ao FGTS. Todavia, os documentos necessrios habilitao podero ser substitudos por Registro Cadastral emitido por rgo ou entidade pblica, desde que previsto no edital. sero pagos vista ou no percentual estabelecido no edital. Contudo, se o leilo for internacional o pagamento da parcela vista poder ser feito em at 24 horas.

9.Os bens arrematados em leilo

5.2.tomada de preos, 15 dias se


do tipo: a) menor preo e de 30 dias se melhor tcnica ou tcnica e preo.

10.As garantias oferecidas pelo


contratado no excedero a 5% do valor do contrato. Todavia, para obras e servios e fornecimento de grande vulto o lance poder ser elevado para at 10% do valor do contrato.

6.Ser dispensvel a licitao para


a aquisio ou restaurao de obras de arte e objetos histricos, de autenticidade

11.A anulao da licitao no


gera obrigao de indenizar. No

Av.Treze de Maio, 23, sala 413, Centro, Rio de Janeiro Tel: 2524-6102 www.centraldeofinas.com.br

Central de Oficinas
Vdeo-curso e Material Didtico Especializados
entanto, a nulidade no exonera a Administrao do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado at a data em que ela for declarada. se- o dia do incio e incluir-se- o do vencimento.

17. dispensvel a licitao para a


aquisio, por pessoa jurdica de direito pblico interno, de bens produzidos ou servios prestados por rgo ou entidade que integre a Administrao Pblica e que tenha sido criado para esse fim especfico em data anterior vigncia desta Lei.

12. nulo e sem efeito o contrato


verbal, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento (valor no superior a 5% do limite estabelecido para convite).

13.O instrumento de contrato


obrigatrio nos casos de concorrncia e tomada de preos bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preos estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitao.

18.Os membros das comisses de


licitaes respondero solidariamente por todos os atos praticados pela comisso, salvo se posio individual divergente estiver registrada na ata da reunio em que se tomou a deciso.

14.O contratado fica obrigado a


aceitar, nas mesmas condies contratuais: a) acrscimos ou supresses at 25%; b) acrscimos at o limite de 50%, no caso particular de reformas de edifcio ou equipamentos.

19.Na alienao de bens imveis,


a lei exige:

19.1.Para rgos e entidades de


personalidade jurdica direito pblico Administrao Pblica: a) autorizao legislativa; b) avaliao prvia; c) concorrncia. de da

15.Dos

atos da Administrao cabem recursos e representao no prazo de 5 dias teis; e pedido de reconsiderao, no prazo de 10 dias teis, quanto sano de declarao de inidoneidade, esta aplicada exclusivamente por Ministro de Estado, Secretrio Estadual ou Municipal.

19.2.Para as demais entidades:


a) avaliao prvia; b) licitao na modalidade de concorrncia.

20.A

15.1.O recurso interposto quanto


habilitao ou inabilitao do licitante e julgamento das propostas ter efeito suspensivo.

Administrao poder conceder direito real de uso de bens imveis, dispensada licitao, quando o uso se destina a outro rgo ou entidade da Administrao Pblica. Contrato" nos casos de compra com entrega imediata e integral dos bens adquiridos, dos quais

16.Os prazos desta Lei s se


iniciam e vencem em dia de expediente no rgo ou entidade, sendo que na contagem excluir-

21. dispensvel o "Termo de

Av.Treze de Maio, 23, sala 413, Centro, Rio de Janeiro Tel: 2524-6102 www.centraldeofinas.com.br

Central de Oficinas
Vdeo-curso e Material Didtico Especializados
no resultem obrigaes futuras, independentemente de seu valor.

LICITAES E CONTRATOS ELEMENTOS DOUTRINRIOS


LICITAO 1.CONCEITO conjunto de procedimentos administrativos que visa a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao Pblica. 2.PRINCPIOS BSICOS LEGALIDADE MORALIDADE IMPESSOALIDADE OU FINALIDADE IGUALDADE entre os Licitantes PUBLICIDADE dos Atos PROBIDADE ADMINISTRATIVA VINCULAO ao instrumento convocatrio JULGAMENTO objetivo DE

22. vedada(o):
22.1.criao de outras modalidades
de licitao;

22.2.combinao de modalidades
de licitao;

22.3.contrato com prazo de vigncia


indeterminado;

22.4.exigncia de comprovao de
atividade ou de aptido que inibam a participao na licitao;

22.5.utilizao

de qualquer elemento, critrio ou fator sigiloso, secreto, subjetivo ou reservado que possa elidir o princpio da igualdade entre os licitantes;

22.6.utilizao de outros tipos de


licitaes previstas nesta lei;

22.7.realizao de licitao cujo


objeto possua cacractersticas e especificaes exclusivas de marcas;

22.8.aos agentes pblicos: 22.8.1.admitir, prever ou incluir


clusulas nos instrumentos convocatrios que restrinjam ou frustrem o carter competitivo da licitao; e

3.FORMAS DE EXECUO OBRAS E SERVIOS

I) EXECUO DIRETA pela administrao, com seus prprios meios; II) EXECUO regimes: INDIRETA, nos

22.8.2.estabelecer

tratamento diferenciado entre empresas brasileiras e estrangeiras.

a) empreitada por preo global preo certo e total; b) empreitada por preo unitrio preo certo de unidades determinadas; c) tarefa - mo-de-obra para pequenos trabalhos por preo certo;

Av.Treze de Maio, 23, sala 413, Centro, Rio de Janeiro Tel: 2524-6102 www.centraldeofinas.com.br

Central de Oficinas
Vdeo-curso e Material Didtico Especializados
d) empreitada Integral - quando se contrata o empreendimento em condies de entrar em operao. 4.MODALIDADES DE LICITAO A) CONCORRNCIA - para qualquer interessado, com fase preliminar de habilitao. A.1.Objeto: a) licitao de grande vulto; b) licitaes internacionais; c) compra e alienao de bens imveis - 5% de recolhimento a ttulo de garantia, sobre a avaliao; d) concesso de direito real de uso. de 30 dias o prazo mnimo para publicao do resumo do edital, no mnimo por uma vez, em D.O.U., do Distrito Federal ou D.O. do Estado e em jornal de grande circulao. B) TOMADA DE PREOS - entre interessados previamente cadastrados, observando-se a necessria qualificao ou que atendam s exigncias at o 3 dia anterior data do recebimento das propostas. O prazo mnimo para publicao do extrato do edital de 15 dias. C) CONVITE - entre no mnimo 3 (trs) interessados do ramo, cadastrados ou no, ou cadastrados que manifestem interesse, at 24 horas de antecedncia apresentao das propostas. Instrumento convocatrio: carta-convite. Prazo: 5 dias teis. Na contagem dos prazos, exclui-se o dia da entrega do E) CONCURSO - trabalhos tcnicos, cientficos e artsticos com prmios para os vencedores. Edital: 45 dias de antecedncia mnima. 5.LICITAO DISPENSVEL(art. 24) I) Em casos de guerra, calamidade pblica, grave perturbao da ordem. II) Nos casos de emergncia com risco de vida de pessoas ou equipamentos. III) Comprovada convenincia administrativa para complementao de obras, servios ou compra, observadas as condies do vencedor do certame. IV) Quando no acudirem interessados licitao anterior, e esta, justificadamente, no puder ser repetida sem prejuzo para a Administrao, mantidas, neste caso, todas as condies preestabelecidas. V) Quando as propostas consignarem preos incompatveis ou superiores aos praticados no mercado. VI) Licitao com concessionrio do servio pblico (objeto referente ao da concesso). VII) Para a aquisio ou restaurao de obras de arte e objetos histricos de autenticidade certificada, desde que compatveis ou inerentes s finalidades do rgo ou entidade. convite e inclui-se o dia de vencimento para recebimento das propostas. D) LEILO - para venda de bens mveis inservveis ou produtos apreendidos ou penhorados a quem fizer maior lance igual ou superior avaliao.

Av.Treze de Maio, 23, sala 413, Centro, Rio de Janeiro Tel: 2524-6102 www.centraldeofinas.com.br

Central de Oficinas
Vdeo-curso e Material Didtico Especializados
VIII) Na contratao com pessoas jurdicas de direito pblico interno ou paraestatais. IX) Compra ou locao de imvel destinado a Servio Pblico. X) Compras eventuais de gneros perecveis, po e hortifrutigranjeiros, no tempo necessrio para a realizao dos processos licitatrios correspondentes, realizadas diretamente com base no preo do dia. 6.LICITAO INEXIGVEL (art. 25) I) Fornecedor exclusivo, vedada a preferncia de marca. II) Contratao de servios tcnicos de notria especializao. III) Profissional artstico consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica. 7.FASES DA LICITAO 1 a) Formalizao do Processo com elaborao do instrumento convocatrio: edital ou carta-convite. 2a) Publicao convocatrio. 3a) Habilitao: Habilitao Jurdica; Qualificao Tcnica; Qualificao Financeira; Econmicodo instrumento d) prazo; e) outros constantes do edital. - Tipos de Licitao: a) a de menor preo; b) a de melhor tcnica; c) a de tcnica e preo d) a de maior lance ou oferta nos casos de alienao de bens ou concesso de direito real de uso.

5a) Homologao - ratificao do julgamento. 6a) Adjudicao - consiste em atribuir ao vencedor do certame o objeto da licitao. 8.GARANTIAS I) Cauo em dinheiro ou ttulos de dvida pblica ou fidejussria. II) Fiana bancria. III) Seguro-garantia. - No excedero a 5% do valor do contrato. 9.PENALIDADES I)Advertncia. II Multa. III) Suspenso temporria para licitar ou contratar com a Administrao por prazo no superior a 2 anos. IV) Declarao de inidoneidade. 10.PRAZOS RECURSAIS Recurso no prazo de 5 dias teis a contar da intimao do ato, nos casos de: a) habilitao ou inabilitao do licitante;

Regularidade Fiscal.

4 a) Julgamento e Classificao das Propostas: - Fatores ou critrios de avaliao das propostas: a) qualidade; b) rendimento; c) preo;

Av.Treze de Maio, 23, sala 413, Centro, Rio de Janeiro Tel: 2524-6102 www.centraldeofinas.com.br

Central de Oficinas
Vdeo-curso e Material Didtico Especializados
b) julgamento das propostas; c) anulao ou revogao da licitao; d) no-inscrio cadastral; em registro CONTRATO ADMINISTRATIVO 1.CONCEITO- o ajuste que a Administrao Pblica firma com o particular ou outro ente pblico, para a consecuo de objetivos de interesse coletivo. 2.CARACTERSTICAS, PRERROGATIVAS PECULIARIDADES

e) resciso do contrato (nocumprimento de clusulas contratuais); f) aplicao de penas de advertncia, suspenso temporria ou de multa. 11.INVALIDAO DO PROCEDIMENTO LICITATRIO Uma licitao poder ser: I) Anulada ( ex ilegalidade ou vcio; II) Revogada (ex convenincia ou Administrao. tunc) por por da

2.1.Consensual - consubstanciada em acordo de vontades. 2.2.Formal - porque se expressa por escrito e com requisitos especiais. 2.3.Oneroso - remunerado na forma convencionada. 2.4. Comutativo - compensaes recprocas e equivalentes para as partes. 2.5.Intuitu Personae - executado pelo prprio contratado. 2.6.Firmado no interesse precpuo da Administrao. 2.7.Como negcio jurdico requer objeto lcito, agente capaz e forma prescrita ou no vedada em lei. 2.8.Exigncia da prvia licitao, s dispensvel nos casos excepcionais e expressamente previstos em lei. 2.9.Resciso unilateral administrativa pode ocorrer: ou

nunc ) interesse

a) por inadimplncia do contratado; ou b) por interesse pblico, exigindo para ambos os casos justa causa, pois se trata de ato vinculado aos motivos e no discricionrio. 2.10.Admite clusulas exorbitantes, por consignar uma vantagem ou restrio administrao ou ao contratado. Sendo decorrentes, pois, de lei ou princpios administrativos visando aos interesses pblicos. Av.Treze de Maio, 23, sala 413, Centro, Rio de Janeiro Tel: 2524-6102 www.centraldeofinas.com.br

Central de Oficinas
Vdeo-curso e Material Didtico Especializados
2.11.A publicao resumida do Contrato na imprensa oficial requisito obrigatrio para sua validade. O prazo para a publicao de 20 dias aps a sua assinatura. 3.MOTIVOS CONTRATO DA EXTINO DO 6.1.Resciso Administrativa: por inadimplncia; por interesse pblico (caber indenizao). V) resciso amigvel por acordo mtuo e mediante distrato; VI) por deciso judicial; VII) de pleno direito, por ocorrncia de fato previsto em lei ou no prprio Contrato. Ex.: dissoluo da sociedade, perecimento do objeto do Contrato. 6.2. Motivos para Unilateral do Contrato: Resciso II) razes supervenientes, tais como: o falecimento do contratado, sua falncia, etc.; III)interesse pblico; IV)ato unilateral.

I) Concluso do objeto. II) Resciso: administrativa, amigvel, judicial e de pleno direito. III) Anulao: quando se verificar ilegalidade. Ex.:contrato realizado sem concorrncia. A anulao do Contrato opera efeitos ex tunc, retroagindo s suas origens. Obs.:Anula-se o que ilegtimo; revoga-se o que legtimo. 4.GARANTIAS PARA DO CONTRATO EXECUO

a) Cauo - em dinheiro, em ttulo de dvida pblica ou em responsabilidade de terceiros (cauo fidejussria). b) Fiana bancria; c) Seguro-garantia. 5.PENALIDADES: a) advertncias; b) multas; c) suspenso por prazo no superior a 2 anos; d) declarao de inidoneidade. 6.RESCISO o desfazimento do Contrato durante sua execuo, podendo ocorrer por: I) inadimplncia de uma das partes;

I) o no-cumprimento de clusulas contratuais, especificaes, projetos ou prazos; II) o cumprimento irregular de clusulas contratuais, especificaes, projetos e prazos; III) a lentido no seu cumprimento, levando a Administrao a presumir a no-concluso da obra, do servio ou do fornecimento nos prazos estipulados; IV) o atraso injustificado no incio da obra, servio ou fornecimento; V) a paralisao da obra, de servio ou do fornecimento sem justa causa e prvia comunicao Administrao; VI) a subcontratao total ou parcial do seu objeto, a associao do contratado com outrem, a cesso ou transferncia, total ou parcial, exceto se admitida no edital ou no Contrato,

Av.Treze de Maio, 23, sala 413, Centro, Rio de Janeiro Tel: 2524-6102 www.centraldeofinas.com.br

Central de Oficinas
Vdeo-curso e Material Didtico Especializados
bem como a fuso, ciso ou incorporao, que afetem a boa execuo deste; VII) o desatendimento das determinaes regulares da autoridade designada para acompanhar e fiscalizar a sua execuo, assim como as de seus superiores; VIII) o cometimento reiterado de faltas na sua execuo, anotadas na forma do pargrafo nico do artigo 67 da lei, e outros (ver arts. 78 e 79, I). O Contrato Administrativo pode ser rescindido judicialmente ou amigavelmente, pelos contratados, ante os motivos de responsabilidade da Administrao, quais sejam: a) a supresso, por parte da Administrao, de obras, servios ou compras, acarretando modificao do valor inicial do Contratado, alm do limite permitido no art. 78, XIII, Lei n 8.666/93; proviso, que caracterizam a insolvncia do contratado; e outros (ver art. 78, XIII a XVI). Pode ocorrer, ainda, a resciso com base em ocorrncia de caso fortuito ou fora maior, regularmente comprovada, impeditiva da execuo do Contrato. PRAZOS para serem memorizados:
MODALIDADES I) Convite II) Tomada de Preos III) Concorrncias IV) Leilo V) Concurso RECURSOS CONTRA PRAZOS PRAZOS PI PUBLICAO OU CONVITE 5 dias teis 15 dias ou 30 dias* 30 dias ou 45 dias* 15 dias 45 dias

I) habilitao e inabilitao 5 dias teis II) julgamento III) cadastro IV) resciso de contrato 5 dias teis 5 dias teis 5 dias teis

b) a suspenso de sua execuo, por ordem escrita da Administrao, por prazo superior a 120 dias, salvo em caso de calamidade pblica, grave perturbao da ordem interna ou guerra; c) o atraso superior a 90 dias dos pagamentos devidos pela administrao de obras, servios ou fornecimento j recebidos, salvo em caso de calamidade pblica, grave perturbao da ordem interna ou guerra; d) a no-liberao, por parte da Administrao, de rea, local ou objeto para execuo de obra, servio ou fornecimento nos prazos contratuais; e) o protesto de ttulos ou a emisso de cheques sem suficiente

V) aplicao das penas de multa, advertncias e 5 dias teis suspenso at 2 anos VI) impugnao de recursos VII) deciso do recurso VIII) publicao do contrato IX) declarao de inidoneidade 5 dias teis 5 dias teis 20 dias 10 dias

Atualizao dos registros cadastrais = anualmente * Quando relativa licitao de melhor tcnica ou tcnica e preo.

Av.Treze de Maio, 23, sala 413, Centro, Rio de Janeiro Tel: 2524-6102 www.centraldeofinas.com.br

Central de Oficinas
Vdeo-curso e Material Didtico Especializados

Av.Treze de Maio, 23, sala 413, Centro, Rio de Janeiro Tel: 2524-6102 www.centraldeofinas.com.br

Вам также может понравиться