Вы находитесь на странице: 1из 7

O feminino na arte medieval

Glria Maria D. L. Pratas1

No se pode conceber a histria das artes sem a presena da mulher. Quer como inspiradora, quer como criadora, ela aparece na obra do pintor, do escritor, do escultor ou do msico, como motivao claramente expressa pela linguagem do gnio. Tanto na antiguidade, na idade mdia, na renascena, no sculo XVIII, como nos nossos dias a mulher sempre esteve e sempre estar presente na arte. Nicas Romeo Zanchett (artista plstico)

Resumo
Nesse artigo apresento um panorama de gnero sobre a existncia da mulher na sociedade medieval e sua representatividade nas artes da Idade Mdia. A figura da mulher, era, afinal, cercada de preconceitos, ou no. Como ela foi representada na iconografia da poca?
Palavras-chave: Arte. Histria, Idade Mdia, gnero e religio.

Introduo
A arte, no campo da pintura, em sua diversidade de formas e estilos, tem fascinado o ser humano com suas representaes estticas no trato de assuntos religiosos. A cultura de uma poca, juntamente com a religio, estabelecia aspectos e conceitos para a prtica social nos assuntos da vida cotidiana, na relao entre os sexos, na religio, na economia, na educao, entre outros. Portanto, impossvel falar sobre arte sem enfocar a poca de seu maior desenvolvimento: a Idade Mdia. A maior parte da arte medieval que nos chegou at os dias de hoje tm um foco religioso fundamentado no Cristianismo. Essa arte era, muitas vezes, financiada pela Igreja; por figuras poderosas do clero, como os bispos; por grupos comunais, como os dos mosteiros; ou por patronos seculares ricos. Essa hierarquia determinava, tambm, comportamentos, papis e espaos de poder na questo de gnero, do masculino sobre o feminino, adquirida e transmitida nas estruturas sociais de dominao (Soares Almeida, 2007: 62). Nesse perodo a vasta maioria dos camponeses era iletrada, sendo que as artes visuais, aliadas aos sermes, era o principal mtodo para comunicar as idias religiosas, culturais, de poder e classe econmica. A maior parte da arte produzida na Europa, durante um perodo de cerca de mil anos, compe-se da pintura medieval.

Glria Maria D. L. Pratas teloga, mestranda na rea de Bblia, em Cincias da Religio, na UMESP e assistente editorial da EDITEO (Editora da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista).

Ao trabalhar esse texto sobre arte na Idade Mdia, gnero e religio, buscarei ressaltar alguns pontos impactantes do cotidiano das mulheres, em como a historiografia as retrata e o seu espao de direito dentro da sociedade e na iconografia da poca.

Uma breve passagem pela Era Medieval


Nas obras de contedo histrico sobre a Era Medieval temos visto as mulheres apenas como meras coadjuvantes, com uma nfima visibilidade, por entre pginas e mais pginas elaboradas sobre a participao e o governo dos homens, eliminando a pluralidade da histria. A histria das mulheres na Idade Mdia um tema que foi por muito tempo desprestigiado pelos historiadores, mas, atualmente, vem atraindo estudiosos. Segundo alguns historiadores como Marc Bloch, Jacques Le Goff e Rgine Pernoud, historiadora e medievalista francesa, ainda muito difcil encontrar grande nmero de estudos sobre o assunto. Portanto, tentar conhecer um pouco mais sobre a participao das mulheres em um dado momento do perodo medieval, atravs da literatura existente hoje , no mnimo, uma grande aventura. Nessa poca, a maioria das idias e dos conceitos, era elaborada pelos eclesisticos. Eles detinham, acerca da mulher, uma viso dicotmica, ou seja, ao mesmo tempo em que ela era tida como a culpada pelo pecado original na imagem de Eva, era tambm a virgem Maria aquela que trouxera o redentor pelos pecados ao mundo, Nesse sentido, havia muito pouca arte fora do campo da religio. Em sua maioria as figuras bblicas femininas retratadas, com exceo de Eva, Maria e Maria Madalena, so homens. Mesmo tendo notcia de inmeras mulheres do perodo medieval que se destacaram em vrios setores da sociedade educadoras, rainhas, mdicas, astrlogas, telogas, comerciantes e trabalhadoras braais no trabalho agrcola no encontramos, em sua maior parte, citaes de sua existncia e participao na historiografia. A representatividade e o valor dessas mulheres, de maneira geral, que viveram no perodo medieval, ligadas a vrias dimenses da sociedade, se perderam, pois; o que a histria no diz, no existiu. (Swain, 2000: 13).

Um perodo de transies poltico-cultural-religioso


O perodo da Idade Mdia foi tradicionalmente delimitado por eventos polticos: inicia-se com a desintegrao do Imprio Romano do Ocidente, no sculo V (476 d. C.), e termina com o fim do Imprio Romano do Oriente, com a Queda de Constantinopla, no sculo XV (1453 d.C.). A Era Medieval pode tambm ser subdividida em perodos menores. Num dos modos de classificao mais populares ela separada em dois perodos: Alta Idade Mdia, que decorre do sculo V ao X; e Baixa Idade Mdia, que se estende do sculo XI ao XV. Para o povo medieval todas as coisas eram sagradas: o mundo, a natureza, o corpo humano. Tudo o que dizia respeito ao sobrenatural e ao extraordinrio causava fascnio (Le Goff & Schmitt, 2002: 105). Dessa forma os sculos XII e XIII assinalam o aparecimento de uma civilizao crist das imagens representando as tendncias da cultura de uma poca, expressando e comunicando sentidos carregados desses valores simblicos. Eles podem ser

encontrados nas pinturas, nos vitrais das igrejas, em iluminuras, nas tapearias, entre outros. Ao lado da pintura, a tapearia foi a mais importante forma de arte medieval. Isso decorre em muito por sua utilidade ao manter o calor interno dos castelos, construdos de pedra, no inverno. Segundo Rgine Pernoud2 foi na Idade Mdia que se elaborou a linguagem musical em vigor at os nossos tempos; o canto gregoriano, atribudo ao Papa S. Gregrio Magno (sculo VII); o livro, em sua forma atual, ou o codex substituiu o volumen ou o rolo; as obras de Aristteles que foram traduzidas do grego, para o rabe e o latim, possibilitando o florescimento da filosofia rabe; o teatro, muito cultivado na Idade Mdia, tomou aspectos especiais, mediante a Liturgia catlica uma encenao pblica da Bblia, especialmente dos Evangelhos.

Uma alfabetizao artstica pelo olhar


A obra de arte uma forma de escrita e, para que possa ser lida, preciso uma percepo sensvel mediante a educao do olhar. Cada obra de arte carrega em si uma forma de expresso, como podemos observar nas palavras de Emlia Moura3,
A alfabetizao dos sentidos, para a arte, envolve aprendizado, treino e questionamento. A obra de arte uma forma de escrita cuja leitura permite que se amplie o instante fugidio do prazer de admir-la. Como toda escrita, para que possa ser lida, preciso que ocorra um processo de alfabetizao e o primeiro passo, no sentido da alfabetizao artstica, ver arte.

O povo durante a Idade Mdia no possua o hbito da leitura, visto que eram poucos aqueles que tinham acesso escrita e que podiam ler. Portanto, as artes visuais foram um dos principais meios encontrados, principalmente pela Igreja Catlica, de passar para a sociedade os valores do cristianismo. Essas representaes pictricas que compem templos, igrejas e catedrais nascem, no somente, em um perodo de ascenso da burguesia, da valorizao do homem no sentido individualista e do mecenato papal4, mas tambm de motivaes religiosas para tornarem estes espaos propcios ao dilogo com Deus, doutrinao dos fiis e celebrao de rituais sagrados. Essa compreenso reafirmada no texto de Emlia Moura5:
Durante a Idade Mdia europia, o nmero de pessoas alfabetizadas era muito pequeno e por este motivo a Igreja Catlica usava imagens como recurso para a sua doutrinao. Na parte interna da cpula do Batistrio de Florena, onde Dante foi batizado, encontram-se ainda hoje as mais antigas histrias bblicas que um fiel precisava saber e, assim, garantir o seu ingresso no domnio do sagrado. A visualidade da obra alfabetiza-nos em alguma coisa. s vezes a forma literal. Em outras, necessrio decifrar seus cdigos e smbolos.

Historiadora e medievalista francesa (1909-1998). Doutora em Letras e diplomada pela cole des Chartes e pela cole du Louvre, foi diretora do Museu de Reims, do Museu de Histria da Frana, dos Arquivos Nacionais e do Centro Jeanne dArc dOrlans (que fundou em 1974). Escreveu vrias obras sobre a Idade Mdia, entre as quais Idade Mdia: o que no nos ensinaram, Luz sobre a Idade Mdia e A mulher no tempo das catedrais. 3 MOURA, Emlia, A Educao do olhar. O ESTADO DE SO PAULO, caderno 2, domingo, 5 de maro de 2000. Cf. endereo eletrnico: www.unir.br/~portal/educacaodoolhar.html, acessado em 20/09/2005. 4 O mecenato, prtica comum na Roma antiga, foi fundamental para o desenvolvimento da produo intelectual e artstica do Renascimento. O Mecenas, considerado como protetor, homem rico, era na prtica quem dava as condies materiais para a produo das novas obras e nesse sentido pode ser considerado como o patrocinador, o financiador. O investimento do mecenas era recuperado com o prestgio social obtido. Encontramos tambm o Papa e elementos da nobreza praticando o mecenato, sendo que o Papa Jlio II financiador dos Afrescos da Capela Sistina foi o principal exemplo do que se denominou Renascimento Corteso. 5 MOURA, Emlia, A Educao do olhar. O ESTADO DE SO PAULO, caderno 2, domingo, 5 de maro de 2000. Cf. endereo eletrnico: www.unir.br/~portal/educacaodoolhar.html, acessado em 20/09/2005.

Na Idade Mdia, desprezava-se a retratao do ambiente e a representao temtica principal das obras era a do cu e do inferno. Ao inferno eram lanados todo e qualquer texto bblico ou representatividade relacionada sexualidade e erotismo. As pinturas e relevos at fins do sculo XIV foram mais naturalistas, mas o contexto religioso ainda controlou a cena e nesta a sexualidade no teve lugar. A nudez na iconografia, e nas esculturas, no era qualificada pelos estudiosos como ertica. difcil encontrar arte ertica anterior ao ltimo quarto do sculo XV (com exceo das grgulas, criaturas fantsticas, detalhes em capitis de colunas ou em margens de ilustraes). (Link, 1998: 156). Link aborda esse fato da seguinte forma:
A Idade Mdia especificou um lugar para o erotismo na pintura: relegou-o ao Inferno! Os pintores da poca trabalhavam para a Igreja. E para a Igreja, erotismo era pecado. A nica maneira possvel de mostr-lo na pintura era como algo condenado. Apenas as representaes do Inferno s as imagens repulsivas do pecado poderiam fornecer ao erotismo um lugar.6

Com a queda do Imprio Romano a pintura medieval passa a ser, predominantemente, bidimensional e os personagens retratados eram pintados, maiores ou menores, de acordo com sua importncia. Os artistas medievais no estavam primariamente preocupados com o realismo. A inteno de passar uma mensagem religiosa pedia imagens claras e didticas ao invs de figuras desenhadas com preciso fotogrfica. A burguesia se fazia retratar como integrantes das cenas bblicas. Vejamos algumas formas representativas nas obras de arte, todas de natureza religiosa:

Na Arte Bizantina o imperador possua poderes administrativos e espirituais; era o representante de Deus, tanto que se convencionou represent-lo com uma aurola sobre a cabea, e, no raro encontrar um mosaico onde esteja, juntamente com a esposa, ladeando a Virgem Maria e o Menino Jesus. As pessoas so representadas de frente e verticalizadas para criar certa espiritualidade; a perspectiva e o volume so ignorados e o dourado demasiadamente utilizado devido associao com maior bem existente na terra: o ouro. Na Arte Romnica as caractersticas essenciais da pintura foram a deformao e o colorismo. A deformao, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretao mstica que os artistas faziam da realidade. A figura de Cristo, por exemplo, sempre maior do que as outras que o cercam. O colorismo realizou-se no emprego de cores chapadas, sem preocupao com meios tons ou jogos de luz e sombra, pois no havia a menor inteno de imitar a natureza. final dos sculos XI e XII) Na Arte Gtica a principal particularidade foi a procura o realismo na representao dos seres que compunham as obras pintadas, quase sempre tratando de temas religiosos, apresentava personagens de corpos pouco volumosos, cobertos por muita roupa, com o olhar voltado para cima, em direo ao plano celeste.

O olhar masculino sobre o feminino


Cercear o comportamento feminino era altamente importante para o bom comportamento e procedimento da mulher na sociedade. Como um instrumento ela precisa ser remodelada, preparada para corresponder s expectativas masculinas. O poder patriarcal exercido sobre a feminilidade era reforado, porque esta representava o perigo. Tentava-se conjurar esse perigo ambguo encerrando as mulheres no local mais fechado do espao domstico, o quarto (...) O quarto, era o espao indicado para o aprisionamento das damas.

LINK, Luther. O Diabo: a mscara sem rosto. So Paulo: Companhia das Letras, 1998, p.156.

Alm de encerr-las, era preciso ocup-las. O cio era algo bastante perigoso. O tempo tinha que ser dividido entre oraes e trabalhos. (Duby e ries , 1990: 88). A histria sob uma tica masculina de como deveria ser o comportamento feminino retratada por Duby da seguinte forma: (...) No se preocupavam em descrever o que existia, tiravam da experincia cotidiana, e sem se proibirem de retific-la, elementos que proporcionassem uma lio moral. Afirmando o que se devia saber ou acreditar, buscavam impor um conjunto de imagens exemplares. (Duby, 1995: 11) Incoerente viso tambm se estendia s mulheres bem-nascidas. Estas eram uma ameaa contra a ordem estabelecida e por isso deveriam ser vigiadas e subjugadas.7 As mulheres da aristocracia tambm se ocupavam dos trabalhos agrcolas, porm no aspecto organizativo, quando os maridos se ausentam, principalmente em caso de guerra. Mas fossem aristocratas ou pobres havia uma funo em comum entre elas: fiavam e teciam. A mulher ficou limitada ser identificada tipologicamente como: Eva, a mulher na famlia; Maria, a mulher no claustro e a Amazona mulheres viris, guerreiras, assexuadas: um exemplo Joana DArc. (Carrenho, 1998: 44). A mesma representao tipolgica se deu no Renascimento, mas sob uma outra tica, sob o ponto de vista dos homens8.

Uma representao iconogrfica do feminino


As mulheres na iconografia medieval eram representadas pela tica masculina de como ela deveria ser. Os homens, profundamente influenciados pelos dogmas religiosos, elaboraram uma imagem feminina negativa, num estigma constante de pecado. O pecado de Eva estendia-se a todas as mulheres. Essa tradio antifeminina perdurou por toda a Idade Mdia. (Carrenho, 1998: 43). J na poca renascentista inicia-se uma nova fase da imagtica sobre a mulher: ela passa a ser retratada com uma beleza mais serena, como na Piet de Michelangelo. A reproduo de iluminuras do sculo XIII ao XVI, grande parte das atividades das mulheres retratando-as como guerreiras, defensoras de seus castelos, construtoras de catedrais, mineiras, musicistas, camponesas, fiandeiras, caadoras, pintoras etc. Tnia Navarro Swain em seu livro De deusa bruxa: uma histria de silncio, aborda sobre a existncia de uma coleo de iluminuras que retratam uma srie de atividades femininas inimaginveis dentro da historiografia tradicional medieval. Relaciono algumas obras de arte, segundo a leitura e o olhar da poca medieval, sobre o feminino, em uma breve leitura: 1. Eva Na imagem, Eva est prxima da serpente, o que a liga ao mal. A serpente, smbolo cristo malfico por excelncia, a portadora da lngua que levou Eva a desobedecer o Criador. Ela a culpada pelo pecado.

7 8

DUBY Georges. O perigo: as mulheres e os mortos, p.88. CARRENHO, Elza Aparecida de Andrade. O Juzo Final no espao sagrado da Capela Scrovegni Capela Sistina, Bauru: Editora Edusc, 1998, p.44.

Lucas Cranach, o Velho, Ado e Eva (1531). Staatliche Museen, Berlim

2. Maria, a Virgem A Virgem considerada a segunda Eva, redimindo o pecado da primeira. A ma um smbolo em comum entre ambas as pinturas: primeiramente um sentido negativo da ma, o do pecado, e em seguida um sentido positivo, o da salvao. Nessa imagem de o Cristo menino segura em suas mos po (a redeno) e ma (o pecado original).

(Lucas Cranach, O Velho. A Virgem e o Menino (1525-1530). Eremitrio de So Petersburgo, Rssia)

3. Bruxas A misginia na Idade Mdia ganhara fora por intermdio dos manuais de caa aos/s hereges enviados para as fogueiras do Santo Ofcio. A prtica da bruxaria, considerada como superstio e sortilgio, torna-se uma das principais metas da represso sendo considerada malfica e demonaca relacionando-se intimamente com a natureza feminina. Portanto, nessa poca cristaliza-se definitivamente a imagem da bruxa, causadora de malefcios aos homens (doenas, deformidades, esterilidade, impotncia, transformaes). Toda bruxaria tem origem na cobia carnal, insacivel nas mulheres.

4. Nudez A exibio prodigiosa da nudez feminina foi transformada em um alerta contra o pecado (Panofsky, 1943: 71)

Concluso
Longe de ter sido obscurantista, a Idade Mdia foi uma poca em que o gnio humano se exprimiu de maneira inesquecvel nas artes: letras, msica, arquitetura, pintura, na filosofia, dando s suas produes um toque transcendental, profundamente religioso e inspirado numa f profunda. claro que houve em tal poca falhas humanas no poucas nem pequenas numa hierarquia determinante, de comportamentos, papis e espaos de poder na questo de gnero, do masculino sobre o feminino, adquirida e transmitida nas estruturas sociais de dominao sob um ponto de vista scio-cultural-religioso. Mas, acima de tudo, ela continuou sendo a grande obra inspiradora de todos os tempos.

Referncias bibliogrficas
ALMEIDA, Jane Soares. Ler as letras: por que educar meninos e meninas?.So Paulo: Autores Associados e Umesp, 2007. CARRENHO, Elza Aparecida de Andrade. O Juzo Final no espao sagrado da Capela Scrovegni Capela Sistina, Bauru: Editora Edusc, 1998, 142p. DUBY, Georges. Heloisa, Isolda e outras damas do sculo XII. So Paulo: Companhia das Letras. 1995. ___.; ARIS, Philippe (Orgs).. Histria da vida privada; Da Europa feudal renascena. So Paulo: Companhia das Letras. 1990 ELIADE, Mircea, Mito e realidade. 3. Edio. So Paulo: Perspectiva, 1991. KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. Traduo lvaro Cabral e Antonio de Pdua Danesi, 2. Edio, So Paulo: Martins Fontes, 2000, 210p. LINK, Luther. O Diabo, a mscara sem rosto. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: Uma histria de amor e dio. Traduo: Rubens Figueiredo et all. 3. Ed. So Paulo: Companhia das Letras, 2006, 360p. MOURA, Emlia, A Educao do olhar. O ESTADO DE SO PAULO, caderno 2, domingo, 5 de maro de 2000. Cf. endereo eletrnico: www.unir.br/~portal/educacaodoolhar.html,acessado em 20/09/2005. PANOFSKY, Erwin. The life and art of Albrecht Drer, Princeton, 1943. PERNOUD, Rgine. O mito da Idade Mdia.2. edio. Editora Europa-Amrica, S/D.1997. SWAIN, Tania Navarro. s/d. De deusa bruxa: uma histria de silncio. Humanidades, vol.9, n.1, Braslia.

Вам также может понравиться