Вы находитесь на странице: 1из 10

SISTEMA DE ARREFECIMENTO DICAS TCNICAS

Atendendo aos pedidos de vrios usurios da webauto.com, estaremos mostrando nessas pginas como proceder para a realizao de manuteno, testes e diagnsticos do sistema de arrefecimento dos motores. Embora seja algo simples, alguns itens necessitam de cuidados especiais, tanto na parte de segurana como na preservao dos componentes do sistema. Por esse motivo, atribumos uma mdia de dificuldade 3 contanto de 1 a 5. Como existem diversos tipos de motores, cada um tem uma caracterstica diferente no sistema de manuteno, mas todos com a mesma funo, ou seja, estabilizar a temperatura ideal para o correto funcionamento do motor. Iremos pegar como exemplo o motor AP2000 do Santana. Este motor vem mantendo suas caractersticas ao longo dos anos, desde a srie MD270 utilizado at 1984. A partir de 1985 surgiu a srie AP. Uma mudana significa no sistema de arrefecimento foi a retirada da tampa do radiador e a sua implantao no reservatrio de expanso o qual se mantm at hoje, no s nos veculos Volkswagen mas como em todas as outras marcas praticamente.

Este sistema com tampa plstica roscada no reservatrio trs muito mais segurana tanto para o usurio como para o mecnico. Veremos a seguir o mapa de circulao do lquido de arrefecimento neste motor.

Iremos ver por itens ou componentes este sistema de modo a facilitar a compreenso de todos os usurios.

1- Tampa do reservatrio de expanso


Muitos pensam que esse componente serve apenas para tampar o reservatrio do sistema de arrefecimento. Bom, ele possui tambm essa funo mas a sua principal finalidade a pressurizao do sistema. Sabe-se que ao nvel do mar a gua ferve 100oC, portanto seria invivel o funcionamento do motor apenas com a presso atmosfrica. A tampa permite que o sistema trabalhe com quase 1ATM acima da presso atmosfrica que ao nvel do mar de 1ATM. Com isso, retarda-se o processo de ebulio do lquido de arrefecimento. A tampa do reservatrio de expanso possui internamente vlvulas que se comunicam com a atmosfera. Quando o motor entra em processo de aquecimento, o lquido tende a se dilatar aumentando o seu volume. Com o aumento da temperatura tambm se tem o aumento da presso interna.

Se no fosse pela ao da vlvula de alvio, a presso seria to grande que poderia provocar o "inchamento" das mangueiras ou at mesmo o seu rompimento. Assim, quando a presso atingir determinado valor, essa vlvula se abre permitindo a sada de presso para a atmosfera. Por outro lado, quando o motor entra em processo de resfriamento o lquido ir se contrair. Com a diminuio da temperatura tambm ocorre a diminuio da presso interna, o que poderia provocar a formao de vcuo no interior do sistema, contraindo as mangueiras. Para isso, tem-se outra vlvula que permite a entrada de ar no reservatrio. Para se testar a vlvula de expanso muito simples. Utilizando-se um equipamento apropriado para anlise do sistema iremos testar a tampa do reservatrio.

Equipamento para testes

Testando a tampa do reservatrio

Equipamento SA2000 da Planatc Teste de sistema de arrefecimento

Instalado o equipamento na tampa do reservatrio como mostrado na figura anterior, mergulhe a tampa num recipiente com gua at que a mesma fique totalmente coberta. Cuidado para no molhar o manmetro do equipamento. Comece a pressurizar a tampa com o equipamento at que se comece a aparecer bolhas de ar dentro do recipiente. Verifique qual a presso indicada no manmetro. Se o valor estiver entre 1,35 a 1,50 ATM a tampa est em ordem, caso contrrio, substitua-a.

Estes valores so vlidos apenas para a linha Santana que estamos testando. Demais veculos devem obedecer a especificao do fabricante.

Observaes importantes
1. N unca abra o reservatrio de expanso com o motor aquecido. Devido as altas presses e temperatura, podero ocasionar queimaduras graves. 2. Os veculos mais antigos utilizam uma tampa de metal colocado diretamente no radiador e no no reservatrio de expanso, cuja funo a mesma. Deve-se tomar mais cuidado com esses modelos pois os riscos de queimadura so maiores devido a construo do componente. 3. N o funcione o motor sem a tampa. Muitos motores trabalham com temperaturas superiores a 100oC, o que poderia provocar a ebulio do lquido de arrefecimento.

4. 2 - Reservatrio de expanso
5. N os veculos atuais o reservatrio de expanso serve tanto para o abastecimento do lquido de arrefecimento quanto para o armazenamento do lquido em excesso provocado pelo aumento de volume devido s altas temperaturas. N esse reservatrio devem ser observados as marcaes mxima e mnimo, impressos no prprio componente. N unca ultrapasse o valor mximo para evitar o transbordamento do lquido.

6.

N o reservatrio so colocados duas mangueiras, sendo uma do abastecimento do sistema e outra de retorno do lquido de arrefecimento em excesso. Isso permite tambm que se eliminem possveis bolhas de ar no sistema. O reservatrio de expanso praticamente no se tem manuteno. S observe se no h sinais de trincas no mesmo. Qualquer tipo de vazamento por trincas deve ser substitudo por um reservatrio novo. Jamais tente vedar os vazamentos com qualquer tipo de cola.

7.

8.

Reservatrio muito sujo no permite que se verifique o nvel do lquido. Por isso, utilize sempre aditivos de boa qualidade. Alm de manter o sistema limpo, devido a sua colorao permite melhor visualizao do nvel.

9. 3- Mangueiras e tubulaes
10. Elementos que servem para transportam o lquido de arrefecimento de um ponto ao outro do circuito, as mangueiras e tubulaes devem estar sempre em ordem para evitar vazamentos ou o seu rompimento total deixando o usurio na mo.

11. 12. Mangueiras que se apresentam de forma quebradia quando so comprimidas com as mo devem ser substitudas pois, indicam que esto ressecadas. O uso do aditivo ajuda a preservar a vida til tanto das mangueiras quanto das tubulaes. Jamais utilize qualquer outro produto qumico que possam atacar as mangueiras. 13. Vazamentos externos so muito simples de serem percebidos pois, normalmente provocam gotejamento no cho. Agora, quando se trata de vazamentos internos a coisa se complica, justamente por no ser visvel. Para tanto, um teste simples a ser feito utilizar-se de uma bomba para pressurizar o sistema. 14. Este teste deve ser feito com o motor frio. 1- Retire a tampa do reservatrio de expanso; 2- Instale o equipamento de teste no reservatrio (no lugar da tampa); 3- Aplique uma presso de 1kfcm2 (1BAR) e aguarde 15 segundos. Verifique se a presso no cai. N a primeira tentativa normal que a presso venha a cair um pouco devido as acomodaes das mangueiras. Se isso ocorrer, eleve novamente a presso para 1 kgfcm2 e aguarde mais 15 segundos. Se a presso no cair o sistema est em ordem. 15. Caso aps a pressurizao a presso venha a cair, procure primeiramente por vazamentos externos, principalmente nas conexes das mangueiras. muito comum ocorrerem vazamentos prximos s abraadeiras. Verifique se um pequeno aperto resolve o problema caso contrrio, substitua a mangueira. 16. Se no houverem vazamentos externos a coisa fica um pouco preocupante. O vazamento pode estar ocorrendo dentro do motor (cabeote ou bloco de cilindros) ou no circuito de aquecimento (ar quente) que fica na parte interna do automvel. 17. Observao: Caso a presso no manmetro venha a cair, certifique-se primeiramente se o vazamento no est ocorrendo no equipamento. 18. Caso voc no esteja familiarizado com as unidades de presso, iremos passar no quadro abaixo os valores equivalentes em cada uma das unidades. Esses valores so aproximados de modo a facilitar a converso caso seja necessrio. 19.

Kgf/cm2 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1,0 1,2 1,4 1,6 1,8 2,0

BAR 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1,0 1,2 1,4 1,6 1,8 2,0

ATM 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1,0 1,2 1,4 1,6 1,8 2,0

mmHg 76 152 228 304 380 456 532 608 684 760 912 1064 1216 1368 1520

PSI 1,42 2,84 4,26 5,68 7,10 8,52 9,94 11,36 12,78 14,20 17,04 19,88 22,72 25,56 28,40

Kpa 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 120 140 160 180 200

4- Vlvula termosttica ou termostato


Este com certeza um dos principais componentes do sistema de arrefecimento, pois, ela que permite o rpido aquecimento do motor na fase fria e a estabilizao da temperatura. Ainda hoje, muitas pessoas acabam retirando essa vlvula do sistema por afirmar que a mesma prejudica o sistema, fazendo o motor superaquecer. Quero deixar bem claro nesta matria que essa afirmao totalmente incorreta. Se algum dia o "mecnico" falar que essa pea desnecessria est na hora de o mesmo aposentar as ferramentas e procurar outro servio. Claro que nenhuma pea tem vida eterna. A vlvula termosttica no uma exceo. Agora, alguns cuidamos preservam a sua vida til e diminuem o risco dela deixar o motorista na mo. O termostato uma vlvula trmica do tipo NF (norma fechado). Quando o lquido de arrefecimento atingir uma temperatura pr-estabelecida pelo fabricante a mesma ir se abrir, permitindo a circulao do lquido e a troca de calor.

Por exemplo, uma termostato tem sua temperatura de abertura fixada em 90oC. Quando a temperatura atingir esse valor ela comear a abrir. Se a temperatura cair abaixo desse valor ela voltara a fechar. Assim, a temperatura do motor ficar estabilizada, ou seja, nem muito frio e nem muito quente. Claro que essa segunda funo no do termostato. Agora, quais os defeitos que a vlvula termosttica pode apresentar? So trs: 1. 2. 3. Travar fechada Travar aberta Abrir com temperatura fora da faixa.

O termostato est funcionando quando o indicador de temperatura no painel de instrumentos parar num ponto prestabelecido pelo fabricante e ali ficar. Se com o aumento da velocidade do veculo o ponteiro recuar, significa que a vlvula no est atuando de forma correta ou no existe. N o caso do Santana, o ponteiro dever se estabilizar mais ou menos no meio do seu curso (circulo vermelho na figura ao lado). Depois do motor aquecido se o ponteiro ficar abaixo ou acima dessa marcao alguma coisa est errada no sistema. N o caso do Santana, Versailles, Quantum e Royale e outros se o termostato travar fechado o motor vai superaquecer e o eletro-ventilador no entrar em funcionamento. N este caso no adianta fazer uma ligao direta no ventilador que o problema no ser resolvido, pois, no haver circulao do lquido. muito simples identificar quando o termostado est travado. Com o motor superaquecido, coloque as mos (cuidado apenas para no se queimar) nas mangueiras superior e inferior do radiador. Se a de cima estiver superaquecida e a debaixo fr ia, indica que o lquido no est circulando pelo sistema.

Quem aciona o eletro-ventilador nos motores AP o interruptor trmico que fica posicionado na parte baixa do radiador. Caso a vlvula termosttica venha a travar, a parte baixa do radiador ficar fria enquanto que a parte alta ficar superaquecida. Com isso o interruptor trmico no fechar o circuito eltrico acionando o eletro-ventilador. Veremos a seguir como retirar e inspecionar a vlvula termosttica. 1 - Com o motor frio, drene todo o lquido de arrefecimento soltando a mangueira inferior do radiador; 2- Retire os dois parafusos de fixao do flange da vlvula termosttica como mostra a figura ao lado. Se o veculo possuir direo hidrulica ser necessrio remover o suporte traseira da bomba hidrulica para ter acesso ao flange; 3- Remova a vlvula termosttica.

Observao: Muitas vezes, ao se retirar o flange o termostato permanece preso no seu local. Force-o cuidadosamente para sair do seu alojamento e no fique olhando para cima, pois, uma boa parte do lquido ainda estar preso dentro do bloco do motor, sendo liberado assim que a vlvula retirada. O prximo passa examinar a vlvula termosttica quanto so seu funcionamento. Para o teste da vlvula termosttica iremos precisar de um aquecedor, um recipiente com gua, um termmetro e um paqumetro.

1- Introduza o termostato dentro do recipiente com lquido e ligue o aquecedor. Monitore a temperatura do lquido com um termmetro ou com um multmetro que tenha essa funo. 2- Anote a temperatura inicial de abertura, ou seja, em qual temperatura a vlvula comeou a se abrir. Depois de totalmente aberta, compare com os valores a seguir:

Se os dados acima baterem significa que o termostato est em ordem. Se no for encontrado os valores especificados, o termostato dever ser substitudo. Feitos os testes, hora de montar novamente o termostato. Para tanto, refaa os servios na ordem inversa desmontagem, observando as seguintes questes: - A seta impressa no termostato dever ser voltado para o ressalto existente no bloco do motor. Caso no seja feito isso, haver uma diminuio na circulao do lquido de arrefecimento pois, as duas lminas laterais iro obstruir alguns orifcios de passagem;

- O torque a ser dado nos parafusos M6 x 1 de aproximadamente 15 N M. N o d um torque superior a esse valor, pois, poder danificar a rosca interna. Substitua o anel de vedao (-ring) e no utilize cola para vedao. O prprio anel j tem essa funo. Terminado montagem, abastea o sistema e teste se no h vazamentos com o equipamento apropriado (j visto nas pginas anteriores). N o aparecendo vazamentos, utilize o aditivo para radiador na proporo indicada pelo fabricante.

5- Bomba d'gua
A bomba d gua um componente de baixa manuteno, cuja vida til depende diretamente da qualidade do lquido de arrefecimento. Sua funo no sistema a de recalcar o lquido contido no radiador para o motor, possibilitando as trocas de calor. Com o passar do tempo, a bomba poder vir a ter vazamentos, principalmente por corroso. Outro fator que interfere na sua vida til a regulagem (tensionamento) da correia. Uma correia muito tensionada poder provocar o desgaste prematuro das gaxetas provocando rudos ou vazamentos.

A carcaa da bomba d gua quase nunca apresenta problemas a no ser quando as roscas so danificadas, o que pode ser reparado facilmente com roscas postias do tipo "Helicoil". Como dissemos anteriormente, os defeitos mais comuns da bomba so os vazamentos ou rudos. Para verificar se h vazamentos na bomba o procedimento muito simples. Pressuriza-se o sistema com o equipamento e verifica-se se no h vazamentos na bomba. Se for na junta de vedao a sua simples substituio ir resolv er o problema. Se o vazamento for na gaxeta, substitua a bomba.

J rudos provocados pela bomba se identifica retirando-se a sua correia e funcionamento o motor por alguns instantes. Se o rudo parar s h dois pontos a verificar: alternador e bomba d'gua, uma vez que a mesma correia que move o alternador aciona a bomba. Veremos a seguir o procedimento para se substituir a bomba d'gua: 1. 2. 3. Drena-se o lquido de arrefecimento (motor frio) soltando a mangueira inferior do radiador; Solta-se a correia do alternador e o alternador (desligue a bateria antes deste procedimento); Se o veculo possuir direo hidrulica, o flange da bomba hidrulica dever ser retirado para que se possa dar acesso bomba; 4. 5. Retirar a polia da bomba d gua e do motor. Retirar a carenagem de proteo da correia dentada; Retirar a bomba d'gua.

N estas operaes voc ter a oportunidade de retirar a bomba por completo, junto com a sua carcaa ou somente a sua parte dianteira, que normalmente ser a pea que ter que substituir.

Se os parafusos estiverem muito oxidados, recomendamos passar um pouco de desengripante para evitar a sua quebra. Caso se quebre algum parafuso no local, o mesmo dever ser sacado. Jamais monte uma bomba faltando parafusos. Tambm no se recomenda passar cola na junta, pois, sua funo j fazer a vedao. Antes de montar a nova bomba, limpe bem todo o local. Raspe os restos de juntas ou at detritos de cola montados anteriormente. Para a instalao da bomba, proceda da forma inversa desmontagem, prestando somente ateno no momento de tensionar a correia para evitar danos tanto na bomba d gua quanto no alternador.

Ajuste a correia de modo que a mesma fique com 10 a 15mm de folga como mostra a figura ao lado. Caso mesmo com a regulagem correta a correia comece a patinar "cantar", verifique o estado da correia. Se necessrio substitua-a.

As polias quando gastas internamente tambm podero provocar rudos. N este caso as mesmas devem ser substitudas.

Muitas vezes comum a correia patinar, mesmo as polias estando em ordem e a correia sem sinal de desgaste. Isso poder ocorrer caso a correia apresente sinais de ressecamento. Para minimizar esses problemas, muitos recorrem em passar parafina de vela na correia. Isso resolve momentaneamente mas logo o problema ir ressurgir. Experimente ao invs disso, umedecer um pedao de estopa com fluido de freio e passe na correia. Isso dever eliminar o ressecamento da correia por um bom tempo. Aps montado todos os componentes, abastea o sistema e faa o teste de presso para ver se no ocorrem vazamentos. Feito isso, coloque o aditivo na proporo indicada pelo fabricante.

6 - Radiador
O radiador o dispositivo trocador de calor no sistema de arrefecimento.

Вам также может понравиться