Вы находитесь на странице: 1из 15

Reduo de xidos

Um grande nmero de metais so produzidos a partir de xidos (Fe, Mn, Cr, Sn) Obteno por simples decomposio trmica: 2Ag2O4Ag+O2 T>200oC Outros: PtO, T>500oC; PdO, T>900oC Todos os outros xidos so convertidos atravs do uso de um agente redutor Redutores mais empregados: C, CO, H2

Termodinmica da reduo de xidos

Como em qualquer reao metalrgica, a reduo com carbono e monxido de carbono governada pelas condies de equilbrio qumico e cintica de reao.

MeO + CO Me + CO2 (Go) = f(T) Keq = f (Go) Keq = pCO2/pCO = f(T)

Cu2O/Cu pCO2/pCO ~ 105

MnO/Mn pCO2/pCO ~ 10-5

Reao de Boudouard C + CO2 2CO pCO2/pCO = pCO/K pCO2/pCO = f (K, ptotal) Ptotal = pCO + PCO2
Na figura anterior, a razo pCO/pCO2 plotada para uma presso total igual a 1 atm

Para a reduo de xidos com CO, na ausncia de carbono slido, ns podemos desconsiderar a curva para a reao de Boudoard. Neste caso, a reduo do xido ocorre quando a razo PCO2/pCO na atmosfera menor que aquela ditada pelo equilbrio. Se o carbono slido estiver presente na mistura reacional, as reaes: MeO+COMe+CO2 (1) e C+CO22CO (2) ocorrem simultneamente. O equilbrio simultneo entre MeO, Me, C ocorrer onde as curvas para as duas reaes se interceptam.

Pergunta: Como se desloca a curva referente a CO2+C2CO com o aumento ou a diminuio da presso total ?

Ex. SnO2/Sn/C T = 610oC

pCO + pCO2 = 1 atm pCO 2/pCO~3

Ex. MnO/Mn/C T = 1500oC

pCO+pCO2 = 1 atm pCO2/pCO~10-4

Se a reao ocorre acima da temperatura de equilbrio, a composio da mistura gasosa resultante ter um valor intermedirio entre aqueles para as reaes (1) e (2), mais prximo do valor da reao de maior cintica

Metais relativamente nobres MeO + CO Me + CO2 => exotrmica

Metais menos nobres: MeO + CO Me + CO2 C+CO2 2CO => endotrmica

=> fortemente endotrmica

Assim, a reduo de praticamente todos os xidos com o carbono endotrmica e a entalpia da reao de reduo aumenta com o aumento da estabilidade do xido. A reduo de xidos estveis com o carbono requer no somente uma alta temperatura, mas tambm uma grande quantidade de calor naquela temperatura.

Reduo com o hidrognio


O hidrognio de menor importncia industrial na reduo de xidos que o C, CO, mas pode ser usado sob certas condies especiais.

A reao H2+1/2O2H2O(l) menos exotrmica que a reao CO+1/2O2CO2. Assim, a reduo de MeO com H2 menos exotrmica que a correspondete reao com o CO. Isto implica que H2 melhor redutor que o CO a altas temperaturas, o inverso ocorrendo para baixas temperaturas

Cuidados:

4MeO+CH4 4Me+CO2+2H2O CH4 melhor redutor que CO/H2? T>500oC o CH4 se decompe em C + H2 MeO+2CMeC+CO (Se o metal um forte formador de carbeto) Aplicao: reduo de MoO3/WO3. Porque MoO3 reduzido para MoO2 para ento ser reduzido a Mo?

Outros agentes redutores: Al, Si, Mg, Ca


Nas redues aluminotrmicas de Cr2O3/Fe2O3 o calor da reao suficiente para atingir produtos acima de 2000oC, o que necessrio para fundir os produtos completamente. Em alguns casos, material frio ou inerte precisa ser adicionado para evitar superaquecimento.

Вам также может понравиться