Вы находитесь на странице: 1из 22

Famlia de Dan

Famlia de Dan

Aido Wedo(aid ud) e Dambala so para o povo Jeje os maiores deuses. Aido Wedo o arco-ris e Dambala a sua imagem refletida nas guas ocenicas. O Dangb a serpente sagrada que representa o esprito de Vodum Dan. Na frica esse Vodum conhecido como DA. Dada - Termo pelo qual o Vodum Dan louvado. A coroa de Dan chamada de Coroa de Dada. Dan tanto pode ser um Vodum masculino quanto pode ser um Vodum feminino, porm para trat-lo, faz-lo ou assent-lo temos que cuidar sempre do casal. Como dizem os antigos "cobra no anda sozinha, seu parceiro esta sempre por perto". Dambala tambm conhecida como Daidah (dadar) A "CobraMe". Essa Vodum no pode ser feita em mais de duas pessoas num mesmo pas. Os velhos vodunos contam que ela originria da Palestina. Em uma outra verso, encontramos Daidah como Lilith, a primeira mulher de Ado. No Brasil encontramos cerca de 48 Voduns Dans, na frica encontramos muito mais que isso. Essa famlia muito grande. Dan um Vodum muito exigente em seus preceitos, muito orgulhoso e teimoso. Quando tratado corretamente, d tudo aos seus filhos e a casa de santo, mas se tratado de maneira errada ou se for esquecido castiga severamente. Vodum Dan muito fiel a casa e a me/pai de santo que o fez. Os smbolos de Dan, so: o arco-ris, a serpente pithon, o traken ou draka, patokwe, o dahun , a ..takara. e o ason (assm). Seu principal atinsa (atins) dentro de uma casa de Santo denominado Dan-gbi , que onde o arco-ris se encontra com a terra ("panela lendria do tesouro!"). Dan usa muitos brajs feitos de bzios. As aighy (aigri), so importantissimas em seus assetamentos e atinsas. Para ns, Vodum Aido Wedo o verdadeiro deus da vidncia, ele junto com Vodum Fa, quem d aos bakonos o poder do orculo, assim como deu a Yewa e a Legba. Aido Wedo e Dambala so quem sustentam o mundo e quando eles se agitam provocam catstrofes como os terremotos. Eles fazem parte da criao do mundo, pois vieram ajudar Nana Buluku nessa tarefa. Nos arcos-ris da lua e do sol tambm encontramos Voduns Dan.

Familia de Hevioss
Familia de Hevioss

Hevioss, Hebiosso, Xvioso ou Xbioso - o Vodun do cu (est entre os Ji vodun) que se manifesta em forma do trovo e raio. Ele o segundo filho da deusa Mawu e considerado um Vodun de justia que castiga ladres, mentirosos, criminosos e malfeitores (incluindo feiticeiros e pessoas que praticaram alguma injustia). Os seus smbolos so o raio, o carneiro e o fogo, e seus emblemas so a cor vermelha, o s-kp ("pedra de raio") e o sossiovi (machado de uma lmina com forma de cabea de carneiro). HEVIOSS tem vrios filhos, entre os quais Sogb, Aklonb e Avlkt. O culto de HEVIOSS originrio do territrio Hwed, ou seja, da mesma rea de onde veio o culto de Dangbe, mais particularmente, da cidade de Hevi, a qual originou seu nome Hevi-S (o trovo ou fogo, de Hevi), depois ele foi incorporando outras divindades do trovo locais, como Gbam-S, do territrio Mahi, que mais tarde se tornou Gbad, alm de Djakata, de origem yorub e outras, que foram identificados como "filhos de Hevioss". Os iniciados de HEVIOSS trazem na fronte uma marca feita durante a iniciao com escarificaes e tatuagem feita com cinzas de certas substncias e pelo uso de uma gargantilha feita de algodo torcido (hunkan). Em algumas regies, seus iniciados ainda usam um colar de contas vermelhas de doze fios (hunjev). Na cultura fon tradicional, quando uma pessoa morre punida por HEVIOSS (queimada em incndio ou fulminada por um raio), seu cadver no enterrado imediatamente. O corpo exposto em um cavalete diante do hunkpame de HEVIOSS com dinheiro e presentes, e um sacerdote sai e "come" ritualmente o cadver, tocando-o repetidamente com a mo direita e levando-a boca. Depois recolhe o dinheiro e os presentes e asperge o cadver com substncias simbolicamente "calmantes". S ento a famlia pode levar o cadver para o funeral. O processo pode demorar vrios dias, ao longo dos quais a famlia pode acrescentar mais presentes para o templo.

Familia de Sakpat
Familia de Sakpat

Sakpata a denominao fon do Vodum da terra. o grande Ayi-vodun dos Ewe-fon, por isso intitulado Ayinon (o dono da terra). Considerado filho mais velho de Mawu ele enfim, o Rei do Mundo, originariamente vodun senhor da varola e, por extenso, de inmeras enfermidades contagiosas que deformam o corpo. Todo o povo fon o teme enormemente e cultua fervorosamente.Sakpata possui uma grande variedade de atributos cada qual representando um aspecto de doenas e infeces.A tradio fon aponta a origem do culto de Sakpat na localidade de Kpeyin Vedji, um enclave iorub dentro do territrio mahi a noroeste de Abomei. Por essa dupla procedncia permanece a duvida de que Sakpat considerado uma divindade iorub (nag) pelos fon e gun (jje) pelos iorubs.

Origem Para os Fon, Sakpat foi trazido para o Daom, pelo rei Agaj, no sculo XVIII, vindo da cidade de Dassa Zoum, da aldeia de Pingine Vedji. O culto de Sakpat era olhado com suspeita, por vezes banido (e o foi, definitivamente, de Abomei). Uma vodunsi de Sakpat no pode ser dada como esposa para o rei, e havia sempre a suspeita maior de que seus sacerdotes espalhavam deliberadamente a doena para aumentar seu poder. Outro aspecto importante o fato de que Sakpat desafiava abertamente o poder real usando os mesmos titulos do rei, como Ayinon e Jehol.

Atributos de Sakpat

Kohoss, significa "Rei da Lama" pai de todos os Sakpats; Nyohwe Anan, dona da gua parada que mata de repente a me, e so ambos filhos de N Buku. Da Zodji, envia a disenteria e os vmitos, considerado o mais velho de todos. Ele no tem braos ou pernas e carregado numa padiola, mas tem o poder da invisibilidade e, apesar do defeito fsico, comanda todos os Sakpats. Da Langan come a carne das pessoas ainda vivas. Da Sinji traz as inchaes e tromboses. Aglossunt responsvel pelas feridas e chagas que nunca cicatrizam. Adohwan castiga perfurando os intestinos. Avimadj o que leva as almas dos que morreram punidos por Sakpat. Bossu-Zohon o grande feiticeiro.

Alogb possui cinco braos e ligado aos tohoss( espiritos de crianas com defeito). Adan Tanyi filho de Da Zodji, e traz a lepra. Suvinengu um abutre com cabea humana e filho de Da Langan. Existem vrias outras designaes: Agbologbodji, Tonekp, Gbazu, Ahoss Ganhwa, Kpadadadaligbo (que fmea) etc., cujos nomes, atribuies e lugar dentro da "famlia" varia de regio para regio.

Sohokwe
Shkw (l-se Sorroq) um vdun filho de Mw e Liss, que tem como principal elemento o fogo. Shkw no nem s nem gn e, sim um vdn independente, com culto prprio e de caractersticas prprias que acabou por ser fundido a cultura desses dois rss por ter coisas em comum. Isso ocorreu tambm com outros vdns(tais como Sgbdn, gbt, zns, etc) que, por falta de estudo e de fundamentao, passaram a fazer parte do culto de outros deuses, deixando de ser uma divindade de culto prprio e assimilando a cultura da divindade que foi adjunta. Shkw o guardio das casas de djj, onde Sh(l-se sorr) significa guardio e kw(l-se Q) significa casa. Seu assentamento fixado ao cho, cravado na terra, ao lado do assentamento do vdn Lgb e do vdn Tgn ou G. Shkw no iniciado na cabea de nenhum adepto pois o mesmo no incorpora, ou seja, no se manifesta atravs de transe. iniciado apenas na cabea de gns e kdjs e, possui a funo de manter a ordem dentro das casas de djj, punindo e cobrando quem as desrespeita. Shkw o caminho formado pela lava aps ser expelida do vulco, possuindo muito fundamento com Gbd, Sgb e outros vdns que moram nos vulces. Sua cor o Azul escuro e o vermelho, seu dia da semana a segunda-feira e sua saudao h gb gby Shkw!!!

Legba
Legba Legba, a quem os iorubas chamam de exu, um vodun muito popular entre os Fon. o guardio das portas que separam o mundo dos humanos do mundo dos espritos.

encontrado nos cruzamentos das estradas, no centro dos mercados, na entrada das cidades, e nas portas das casas. Esse protetor frequentemente representado por um monte de terra endurecida e com dois buzios no lugar dos olhos. Seu sexo fabricado em madeira e tem dimenses exageradamente grandes. Sua amizade pode ser conquistada com oferendas de azeite de palma ou galos e galinhas sacrificadas. Entre os fon e os eu, Legba possui um aspecto eminentemente flico, Seus iniciados, os Legbasi, transportam os sacra de Legba (assentamento), composto de uma complexa parafernlia onde predominam cabaas e pequenas esculturas flicas, para onde quer que forem e vestem uma saieta de rfia tingida de roxo. Carregam ainda um falo esculpido madeira (ogo), que nas festas pblicas gostam de esfregar no nariz dos turistas.

Legba pode ser encontrado em todos os templos, pois ele quem abre o caminho para os demais voduns poderem atuar. O Legba guardio dos templos, das aldeias e casas particulares, montado na forma de um montculo de barro de onde sai um enorme falo ereto, eminentemente uma entidade coletiva (Agbo-Legba), mas se conhece ainda um Legba feminino (Assi-Legba ou Legbayonu) que montado e cultuado para proteger as mulheres e das crianas da comunidade, ainda que a mulher de Legba, segundo os fon seja Awovi (cujo nome significa "filha do engano" e representa os acidentes), que representada por uma estatueta de barro de aspecto feminino, sem cabea e com os olhos no lugar dos seios e boca na altura da vagina, normalmente maior do que a representao de Legba. Minona (representao divinizada dos poder mgico atribudo s mulheres) e Ayizan tambm so consideradas ora esposas, ora mes de Legba. O vodum Legb ev-fon representado por um montculo de terra , em forma de homem acocorado, com um enorme falo de madeira. O Legba dos fon no pode ser totalmente equiparado ao Exu dos iorubs. Exu pode ser mais perverso, malevolente, afeito a contradies, e a sexo. Aonde houver confuso ou polmica, la estar ele. Para os Fon, cujo sistema de adivinhao muito proximo ao dos iorubs, F o destino, o padro do cotidiano, o individual e o cosmos. Cada pessoa dispe de seu prprio Fa, assim como cada um tem seu legba individual. Isso porque Legba o unico deus que conhece o "alfabeto de Mawu" enviado o deste para trazer aos individuos o seu Fa, pois necessrio que cada homem saiba o que Mawu determinou para sua criao. A relao de Legba com Fa e Exu com If, demonstra um conhecimento vivaz e sutil da adivinhao e do destino. Exu traz ao mundo Ifa, por isso na bandeja do babalaw, ha imagens de exu em cada extremidade. Entretanto isso no o torna senhor de If. Fa mantm um certo dominio sobre o destino, ou espao interior, mas a agilidade de Legba delega maestria sobre os atalhos. Legba pode transitar conforme quiser, entrando e saindo no destino dos homens mas nunca deixando de alargar seus caminhos. Por conhecer todo o sistema, pode escapar, escorregando dos entraves da sorte. O Odu de Exu o stimo de If e o primeiro fora do jogo. Exu esta ligado ao sistema de adivinhao porque a liberdade est ligada paradoxalmente adivinhao, pelo fato de que os orculos precisam ser interpretados e suas mensagens decodificadas. E Exu torna suficientemente claros, esses codigos ambiguos e parciais.

Aganga Otolu Aganga Otolu


D Lngn tl a forma que o Vdn tl era conhecido na cidade de Saval. Desde criana D lngn mostrava as suas habilidades na caa e na arte de guerrear, sempre aos cuidados de seu tio zk que como irmo de seu pai, lder dos Znctl (Guardies da floresta) um caador de extrema habilidade e conhecimento da floresta de Saval. D Lngn foi criado para suceder o seu tio zk. Diz a lenda que, quando D lngn ainda um adolescente ficou perdido na floresta e foi cercado por um enorme Leopardo negro faminto. O jovem D Lngn tinha o costume de tocar uma flauta de osso quando estava descansando na floresta. Esse instrumento pertencente a um Vdn da mata ligado aos sons emitidos na floresta, Vdn esse chamado de zz, que um adolescente que vive tocando a sua flauta de osso pelo meio da mata atraindo para dentro dela as pessoas no bem-vindas por ele. Assim quando o Leopardo o cercou, zz tocou a sua flauta distraindo o Leopardo e com um ataque feroz, D Lngn voou no pescoo do Leopardo e, com um punhal, cortou-lhe sua cabea e bebeu seu sangue depois comeu algumas partes dele a fim de ter as mesmas habilidades. Assim D Lngn, passou a ser muito respeitado mesmo ainda sendo um adolescente. O ttulo de tl que significa Chefe caador de Saval foi conquistado quando D Lngn acabou com uma tentativa de invaso pelos Nago na floresta de Saval, ento seu pai o Rei Kxs, deu-lhe o ttulo de tl e no mesmo dia ele ganhou o comando dos Valut( um grupo seleto de guerreiros caadores que o prprio tl era membro e agora ele os comandava). Com o adoecimento de seu pai, D Zj seu irmo primognito assumiu o trono e assim tl assumiria tambm os Znctl. Quando tl assumi a liderana dos Znctl ele ganha importncia dentro do reino e principalmente dentro do cl Skpt pois, agora ele tinha uma funo de captar alimentos da floresta e proteger o reino. Nesse tempo zk, Otl e seu primo zwn quando juntos em caadas ou batalhas na floresta, eram chamados pelos inimigos e admiradores de Hndvl ttulo dado aos grandes ancestrais Caadores-Guerreiros da antiga dinastia de Saval. Aps a morte de seu pai e a posse em

definitivo de D Zj ao trono, D Zj d o comando do exrcito de Saval para D Lngn tl que, aps o comando, constri em um vilarejo perto da costa, um tipo de quartel dos Valut e um centro de culto ao Vdn zz. Essa cidade ,depois de sua morte, foi o primeiro local de culto ao grande Guerreiro-Caador de Saval conhecido como tl ou simplesmente por sua velocidade e ferocidade como Tl-Tl o Guerreiro que no erra. Por ter sido cultuado primeiramente em Dgb e, o mesmo que gostava de tocar a sua flauta debaixo de uma rvore com o mesmo nome de Dgb, sua fava de iniciao o fruto da rvore Dgb. Na parte litrgica do culto Vdn tl responsvel pela a fartura alimentcia e segurana das casas de culto prximas a florestas, em qualquer ato de colher ou caar na floresta tl dever ser consultado juntamente com zz. Na cerimnia do Gr, tl tem a funo de proteo aos nefitos quando os mesmos entram na floresta. Vdn imprescindvel nas feituras dos nefitos no s do Kp Dgb, pois ele pea fundamental em uma cerimnia chamada mtt. Em outras lendas, tl pertencia a um grupo chamado Hd de d e que chegou at a regio dos zs e l, por um determinado fato, ganhara a admirao do chefe de uma vila e recebera em casamento, a filha desse chefe. tl se torna o pai de b Hnk, que ir criar os imprios de Fita e de Savalu que, reunir todos os zs dessa regio com a denominao de Mahunos(Mahins). Antes da criao do Imprio Mahin, aconteceu a terceira migrao do Td. Foi a dos js gssvs que vo criar ld, bmy e jx(Porto Novo). Da reunio dessas trs cidades estados surge Dahom. tl muito confundido com o rs ss dos yorubs porm, no possuem nada em comum a, no ser o fato de ambos serem caadores. Tem como cores o azul turqueza ou em algumas casas o verde, como elemento a terra, como dia da semana a tera ou a quinta-feira e como saudao h gb gb tl!!!

Ayzan Ayzan
yzn, cujo nome significa "A esteira da terra" um vdn feminino dos mais importantes na cosmologia fn . Ela considerada a dona dos mercados e dos espaos pblicos, onde as pessoas se encontram e interagem. Para alguns, ela considerada a primeira divindade cultuada pelo primeiro ancestral. A ela tambm atribudo o dom da palavra e da comunicao e desta forma est estritamente ligada Lgb, a quem muitas vezes associada como me ou esposa. Sua representao um montculo de terra colocado no meio das praas de mercado coberto de muitas rodilhas de dzn (palmas ainda verdes e desfiadas de dendezeiro), onde os comerciantes fazem oferendas. yzn tambm cultuada nos Hnkpm, onde responsvel pelos nefitos em processo de educao, sendo seu montculo sagrado colocado no gbs (espao mais externo ou ante-cmara), ou no gbj (espao mais interno) dos conventos. O culto de yzn de origem hwed e forte sobretudo na regio de Uid, no Benin. No Vodoo haitiano o Loa yzn (tambm chamado de Gran yzn) considerado a senhora da pureza ritual e a Mambo, ou sumo-sacerdotisa iniciadora (como a ylrs no candombl) arquetpica, sendo homenageada em primeiro lugar nas cerimnias. Nas iniciaes do vodou, a presena de yzn marcada pela rodilha de palma desfiada de dendezeiro(dzn), que os nefitos usam ao sobre a cabea ao ingressarem na recluso inicitica.

Vodun G/Togun

Entre os praticantes do Vodu Fon, Gu o senhor do ferro e das guerras, aquele que tornou o mundo habitvel. Por isso suas atribuies so inmeras: Vodu da guerra, do fogo, da metalurgia, dos ferreiros, da morte violenta, protetor dos circuncidados, da cirurgia, das incises e escarificaes. Para resumir, o vodun da tecnologia. Tem semelhana com o orix Ogum dos Iorubas. O seu culto foi introduzido ao sul do Daom no final do sculo XVII, por ferreiros e sacerdotes iorubas. Com o tempo tornou-se bastante popular, sendo bastante cultuado nos seus templos e casas de culto, alm de ter seus oratrios em quase todos os outros locais de culto de voduns. De acordo com Verger: Para os Fon do Daomey, Gun desempenha o mesmo papel que Ogum dos iorubas, mas, como Oddu, desconhecido em Abomey, Gun ai, considerado o filho de Lisa e Mawu, verso fon de Orsl e Yemowo. Maximilien Qunum o compara a Legba e assinala sua presena diante das forjas. Christian Merlo indica que "todos os templos" tm seu Gun, cuja virtude fortificar o vodun." Seu emblema principal o Gubass, uma adaga metlica adornada com desenhos, utilizada em diversos rituais, incluindo o culto de F. O Gubass tambm conhecido e utilizado no vodu haitiano. O Gudagl, faco de tamanho menor, um outro emblema, smbolo de proteo e defesa contra os inimigos. Na iconografia fon, representado segurando estes dois sabres, o Gubass na mo direita e o Gudagl na mo esquerda. Nas danas seus vodunsis (iniciados) seguram o Gubas na mo direita e o adj na esquerda. Veja a foto acima.

Akansanwu A vestimenta de Gu, a tunica em faixas de algodo tecido, isso est sugerido nessas imagens de ferro. A forma se estreia nos ombros e se alarga no corpo. uma roupa do tipo akansanwu.

Gubasa A principal arma de Gu o sabre, o Gubasa. um instrumento mortalmente cortante e contundente. Os desenhos gravados sobre a lmina, possuem um sentido que evoca a memria de Abom. Da mesma forma o circulo e o losango sobre a extremidade da faca que assinalam a parte onde a lamina mais perigosa. O triangulo recortado no canto da parte cortante chama-se azan yiyi, mi do xa mi, cabo de rvore, me ajude ! a splica das pessoas que temem a ira de Gu e o fio de sua lmina.O tringulo oposto e o losango abaixo propiciam o poder conhecido como ace, ou a capacidade de vencer uma misso. A argola ou cintura aonde o cabo do sabre afixado chama-se blabla na lingua fon. Alingle O acessrio que Gu segura na mo esquerda e aproxima da orelha ( como se fosse um telefone) uma sineta, o aj ( adj). Ao contrario dos varios sinos e gongos que os africanos tocam com uma vareta pelo lado externo, o aja percutido na parte interna prximo base da cavidade. Esse instrumento um acessrio indisensvel para os hun, os sacerdotes do vodun.

Agu Agu

Quinto filho de Mawu. Na mitologia Ewe-Fon, Agu o Vodun da caa e das florestas, governa os animais e os pssaros. Ele no tem culto individualizado nem vodunsis (iniciados). cultuado no hunkpame (altar) de Mawu-Liss e seu fetiche um montculo de barro que fica entre os dois. Foi Agu quem ensinou aos homens os segredos das plantas e de todas as artes. Ele tambm o chefe de todos os Aziza, ou espritos da floresta similares aos elfos ou gnomos das mitologias europias Tem uma s perna, e s vezes tambm representado com um nico brao e um s olho. Seu emblema o arco e a flecha, Agu, encarna a inteligncia e a sensibilidade do indivduo para se adaptar natureza. Suas caractersticas o aproximam ao orix Oxssi ( deus da caa dos iorubs) e, sobretudo, de Ossaim (deus das folhas).

Kpsun
Kpsun

Vodun Kpsun pertence familia de Hevios e so chamados de Ji-Vodun (divindades que habitam o cu), mas tambm est fortemente relacionado com os Ayi-Vodun (divindades que habitam a terra),que tem como Vodun principal os Voduns da familia de Sakpat-Azansun,Vodun do panteo da Terra. Este Vodun (kposun) traz a integridade da fora encantada da origem do espirito do leopardo, motivo ste que o o levou a fazer parte dos filhos de Hevios e tambem ter fortes ligaes com os Sakpatas-Azansun,voduns este qualificados como filhos de Mawu/Lisa.Portanto kposun est ligado Terra e tambem ao cu,que segundo algumas lendas este Vodun que abre a passagem dos mortos junto com Avimadj (vodun do culto de Azansun)para que Ku (a morte) possa receber os espiritos dos mortos no firmamento. Os principais cuidados na iniciao do Vodun Kposun ter conhecimento,do equilibrio entre essas duas foras de Hevios e Sakpata, para que o adpeto que esteja sendo iniciado no venha a sofrer interferncia de Ku (a morte) Vodun este que Kposun tem fortes ligaes.Sendo assim o iniciando ter segurana de vida. Vejamos tambem que Vodun Kpsun teve sua origem nos principios quando surgiram os filhos de Mawu/Lisa,quando surgiu os Sakpata e Hevioso portanto foi bem antes da origem de Agassu que j vimos nas histrias da dinastia dos homens leopardos que foi entre os anos de 1550 e 1575 onde nasceram os tres filhos do leopardo no Cl Real. Agassu da linhagem da Dinastia dos homens leopardos e est incluso no culto dos HENUVODUN,que um dos cultos praticados em homenagem aos Voduns Reais,(ou seja os espiritos dos Reis que fundaram estas Dinastias),no qual podemos constatar pelas datas fornecidas acima,dando a entender que no so filhos de Mawu/Lisa,porem so considerados Voduns no qual o povo Fon lhe presta muita honra e respeito a todos os antepassados dos Cls Reais. A traduo de Kposun tambem Homem Leopardo.O culto de Kposun somente realizado no Brasil pela nao Jeje Mahi, um Vodun de caracteristicas prprias e sendo impossibilitado de ser cultuado pelas demais tradies afro-descendentes.No Brasil Kpsun tem alguns Vodunsi inciados dentre eles a finada Don Aide de Kposun que foi inciada pelo saudoso Dot Antonio Pinto da Silva,conhecido por muitos pelo nome carinhoso de Tata Fomutinho,do Kwe Seja Hounde de Cachoeira, BA.

Vodun Loko
Vodun Loko

Loko um vodun essencialmente daomeano cujas origens so atribuidas a dois lugares. Loko Atisou veio de Hula. Atidan Loko veio de Uem (Oueme) onde conhecido por Adan Loko. Seu culto migrou para o territrio iorub, aonde ele reverenciado como divindade secundria. Conhecido como Atinm-vodun (o vodun dentro da rvore), Lko simboliza o primeiro ser sagrado do mundo por isso considerado o primognito de Mawu e Liss, muito embora Sakpat seja frequentemente reconhecido por esta atribuio. Lko cultuado por toda parte nos paises da frica que adoram esse Vodu, e est presente em todas as familias de voduns: Ji-vodun, Ayi-vodun, T-vodun e Henu-vodun. Os vodunsis de Loko que so chamados de Lokosi e usam frequentemente a metade esquerda do crneo raspada e ostentam seus simbolos nas costas. A rvore Lokotin a rvore do Iroko. Atin vodun so arvores consagradas a Loko. Atin- significa rvore em fon, essas rvores so sagradas tanto para os Fon quanto para os iorubs, por estarem consagrdas aos ancestrais. Os Atinm-vodun so os espiritos que habitam a Amoreira Africana conhecida como Irco por toda a Africa (Milicia excelsa). No Brasil consagram-se outras espcies de rvores esse Vodun, como a Gameleira ( lokotin, Ficus doliaria), a Sumama de Vrzea ( huntin, Ceiba petandra) O Dendezeiro ( detin, Elaeis guineensis) , o o Mamoeiro ( kpentin, Carica papaya ), etc. Na floresta do rei Kpasse, o fundador de Uid, existe uma dessas rvores, que segundo a lenda, o esconderijo desse rei, que transformou-se nela para escapar da perseguio de seus inimigos. Iroko uma designao comum em vrias linguas do oeste africano. Algumas vezes a pronuncia se modifica de acordo com a regio. Para os fon do Benin conhecida como Loko. Mas a sua origem da palavra a mesma para todos esses povos. Vem da mesma lingua ancestral comum aos povos Idoma, Igala, Yoruba, Igbo, Edo etc. frequente encontrar essa rvores consagradas em fazendas, bosques sagrados, espaos pblicos e cemitrios. Para reconhece-las s observar os objetos simbicos que so depositados em sua base e amarrados no seu tronco. Encontram-se frequentemente jarros, objetos de ferro, cabaas, velas, pedaos de tecido, dinheiro, pedras, garrafas quebradas e animais sacrificados. Mas ha uma diferena entre os objetos usados para a sua sacralizao de acordo com a regio. A madeira dessa rvore , conhecida como Teka Africana muito forte e por isso bastante procurada pela industra de mobiliario.

Tobossis Tobossis
As Tobossis so Voduns infantis, femininas, de energia mais pura que os demais Voduns. Pertenciam nobreza africana, do antigo Dahome, atual Benin. Eram cultuadas na Casa das Minas, em S.Luiz/Maranho, at a dcada de 60. As Tobossis gostavam de brincar como todas crianas e falavam em dialeto africano, diferente dos Voduns adultos, o que dificultava muito entend-los. Sem contar que, muitas das palavras elas falavam pela metade. Elas vinham trs vezes por ano, quando tinha festas grandes, que duravam vrios dias. A chefe das Tobossis Noch Na, a grande matriarca da famlia Davice,ancestral da famlia real de Dahome, considerada a me de TODOS os Voduns. As Tobossis tm cnticos prprios,danavam na sala grande ou no quintal, sem os tambores e, como todas as crianas, adoravam ganhar presentes e brincarem com bonecas e panelinhas. Comiam comidas igual s nossas, junto com todos e tinham o costume de dar doces e comidas s pessoas. Sentavam-se em esteiras. Pela manh, tomavam banho, comiam e depois danavam. Gostavam de danar no quintal, em volta do p de ginja delas. Por serem crianas puras, tinham mais afinidade com o corpo permitindo assim, uma ligao mais direta que os Voduns, que so adultos. No tinham falhas, no se irritavam. Seu papel no culto era s "brincadeira". Eram espritos perfeitos e mais elevados. Os Voduns podem ter falhas, as meninas no. Passavam at nove dias incorporadas em suas gonja, diferente dos Voduns que deixavam as filhas muito cansadas. Tinham um tratamento melhor do que o dos Voduns por serem mais delicadas, porm os Voduns so mais importantes por terem mais obrigaes.

Podemos observar similaridade entre as Tobossis do Mina Jeje e os Ers dos Candombls da Bahia e dos Xangs de Pernambuco, pelo comportamento infantil. No entanto, os Ers apresentam-se tanto com caractersticas femininas quanto masculinas e as Tobossis so, exclusivamente, femininas, dengosas e mimadas.

Aveji - Da Aveji - Da
Ligadas as tempestades, raios, furaces, redemoinhos, ciclones, tufes, maremotos, erupes vulcnicas, aos ancestrais e a guerra, todas as Voduns guerreiras so conhecidas como Aveji da. At mesmo Oya dos yorubanos, assim denominada em territrio daometano. Erroneamente, no Brasil, algumas pessoas feita de Oya se intitulam filhas de Vodum J. Digo erroneamente porque Oya um Orix yorubano e Vodum J um ToVodum do panteo de Aveji-da, assim como J Massahundo tambm. Aveji-da o Deus/Deusa das tempestades e dos ventos. Podemos encontrar as Aveji-da tanto na famlia Dambir quanto na famlia Heviosso. As Aveji-da, da famlia Dambir esto ligadas diretamente ao cultos dos akututos, sendo que cada uma tem sua funo. Algumas reinam na fronteira do djenukom com o aikungm, outras nos ekchom, outras no hou, tan e tdum., outras em humahuan, outras junto com Na Nana, outras junto aos kpame e "possudos" essas, "talvez", sejam as que mais trabalham (opinio minha) - outras se encarregam, junto com Exu, de levar os ebs e pedidos feitos pelo povo encarnado e desencarnados, a quem de direito e tentam trazer as solues para cada um - normalmente conseguem. Enfim, uma infinidade de atribuies que essas Voduns tm, todas sempre em prol daqueles que pedem e precisam do auxlio delas, sejam encarnados ou desencarnados. Todas essas Voduns, so temidas e respeitadas por akututs. Elas tm todos os poderes sobre o reino dos mortos e junto com Sakpata e Nae Nana, controlam a vida e a morte. As Aveji-da da famlia Heviosso, esto mais ligadas aos fenmenos da natureza, como o furaco, ciclone, maremotos, erupes vulcnicas, etc. onde os eguns recm desencarnados nesses fenmeno so encaminhados imediatamente por elas as Guerreiras dos cultos de akututs, pois Heviosso e demais Sobos no abrem suas portas para eks, dessa forma o trabalho delas tem que ser rpido e eficiente, para no contrariar o grande Heviosso. Contam os velhos Vodunos e Bakonos que a fria de Aveji-da e de Heviosso contra as heresias humanas que provocam esses fenmeno onde muitos sucumbem. Nessas ocasies que devemos recorrer a Velha Vodum Guerreira que com sua sabedoria e magia sabe aplacar a fria dos deuses e acalma-los. Essa Velha Vodum Guerreira mora junto com as demais Yamis e todas as Aveji-da prestam culto a mesma e tomam seus conselhos e usam sua magia quando precisam. Ela um velha Aveji-da que se esconde nas sombras e adora a noite. Os pssaros so seu encanto. Junto com ge visita os kwes em sua rondam noturna e se encontrar demandas ela ai se detem nos para ajudar ou cobrar. A fria dessa Vodum destri os inimigos e fecha um kwe. Dificilmente um kwe fechado por ela consegue se reerguer. Somente atravs de Baba Egum se consegue chegar a ela para aplacar sua fria. As Aveji-da so mulheres muito vaidosas, gostam do belo, adoram a natureza, apreciam quando suas filhas imitam suas vaidades. So todas muito vaidosas e autoritrias, no gostam de receber ordem de ningum principalmente dos homens, mas quando fazem suas vontades e caprichos tornam-se dcies e carinhosas. So muito maternais, perdoam com facilidade seus filhos e os defende com toda a garra de guerreiras. Gostam de disputar com os Voduns Guerreiros quem luta melhor e esses sempre acabam cedendo aos encantos dessas mulheres que os encantam com sua magia e beleza. As Aveji-da comem cabra ou cabrito, galinha, galo, d'angola, pombo e outros bichos. Gostam de abara, acaraj, alapad, quiabada, inhame, peixe, acarajs recheado com quiabo - existe um infinidade de comidas para elas. Seus apetrechos so o erugim, adaga, espada de lana curta com a ponta em forma de meia lua, faca, chicote, chifre de bfalo e de boi, fogareiro de ferro, abano de palha, abano confeccionado em tecidos finos ou pena (leque), abanos confeccionados em madeira, bonecas(fetiche), mariuo... Usam todas as cores em suas vestimentas. Seus colares ou fios de conta so das mais variadas cores e formato. Gostam de todos os metais, sendo que o ferro, o cobre e a prata so seus preferidos. Vale ressaltar que a confeco de apetrechos,vestimentas e fios de contas so determinados pelas prprias Voduns, portanto no existe uma "receita" para esses itens. As Oyas feitas dentro do culto de Voduns aderem todas as caractersticas das nativas, porm recebem tambm o que lhes so de direito dentro de suas origens.

Nn Nn

Nn Buruku (Nn Bkk, Nn Brukung) uma divindade muito antiga. Seu culto abrange uma rea extensa, que vai do leste alm do Niger, a oeste alm do Volta e ao nordeste ate Gana. No leste o culto desse vodun confunde-se com o de Xapan Obalua-Omolu, j no oeste diferencia-se completamente deste, onde conhecido por Nn Brukung ou simplesmente Brukung. preciso ressaltar que Nn um termo de deferncia empregado para as pessoas idosas e respeitveis na regio de Axanti e que esse mesmo termo significa me para os Fon, os Ewe e os Guang da atual Gana. O local de peregrinao para seus adeptos Siad ou Schiari, na regio do Adel do atual Gana , perto da fronteira do Togo. difcil saber, quais so os laos existentes entre todas as divindades cujo nome precedido de Nn ou Nn. Elas so chamadas de Inie e parecem todas desempenhar um papel de deus supremo. Em todos esses templos h um assento sagrado salpicado de vermelho, em forma de trono axanti, reservado sacerdotisa de Inie, no qual s ela pode tocar. Todos os iniciados ligados ao templo usam grandes bengalas salpicadas de p vermelho e, em torno do pescoo, usam cordinhas tranadas sustentando uma conta achatada de cor verde. Em Atakpam, no extremo oeste do Togo, h um templo importante para Nan Buruku. Ali vivem os An, originrios de If que teriam deixado, talvez, antes da chegada de Oddu. Na mitologia Fon, foi Nana Buruku (Bulucu) quem criou o mundo, com a ajuda da serpente sagrada, dando vida aos animais, a flora e aos minerais. Nana teve um casal de filhos gmeos a quem batizou de Mawu-Lisa e lhes deu a incumbncia de povoar a Terra e criar os homens. Com o nascimento de Mawu e Lissa, estabeleceu-se a dualidade, trazendo equilbrio ao mundo e aos seres viventes. Cerimnias para Nan Buruku : O povo Txeti faz parte dos grupos que emigraram de If, antes da chegada de Oddu. So populaes isoladas que apresentam uma estrutura social pouco desenvolvida, onde os chefes religiosos garantem a coeso social. Em Txeti , as cerimonias para Nan Brukung , realizam-se ao redor de uma rvore chamada odan, um grande fcus que produz sombra fresca no meio dessa terra arida. Os adeptos, de idade avanada, fazem evolues ao som de tambores Apinti e sinos de percusso. Eles tem a cabea raspada com um crculo desenhado em volta, feito com osn (p amarelo). E marcas brancas feitas com efun (giz) sobre a testa e as tmporas. Vestem-se com uns panos, presos acima do peito ou enrolados cintura, deixando os ombros descobertos. Seus braos e colo, so adornados com pulseiras e colares. Todos trazem na mo um galho salpicado de vermelho, usado como cajado. A dana consiste num desfile lento que rememora sua peregrinao de If a Schiari.

Os danarinos apoiados em seus bastes, andam um pouco de lado, com passos lentos e circunspectos. Os ps tocam o cho com precauo e suas atitudes evocam a fadiga de uma longa viagem. Os canticos, cujas letras so em An (Iorub arcaico), fazem aluses ao exodo: Arua nona k jina, a sin wa nona k jina. Enganaram-me dizendo que no longe, acompanhem-me, no longe. Vez por outra, as cantigas so interrompidas, e os adeptos inclinam-se para frente e depois arqueiam o corpo para trs, para saudar. Neste momento, aqueles que assistem dana vm ampara-los para evitar que caiam. Em seguida, danam com precauo, a pequenos passos, inclinando-se para a esquerda e para a direita: Ok wa k rign, Ok wa yo Botol mfo, o ka jdun. Onil wa nl, Aljo wa berena Binie fun mi mo gba, bini tan mi o nko bere. Para o alto no podemos subir e do alto escorregamos. O dono da casa est em casa e o estranho pede caminho. Vamos celebrar a festa do ano, e ao voltarmos, no falemos do que vimos. Se Inie me d, eu tomo. Se Inie recusa, eu no peo. Algumas vezes os tambores param e iniciados tambm interrompem a dana. Formam uma roda, voltados para o centro estreitando seu cajado, com as mos fechadas umas sobre as outras. Um ork descreve bem esse ritual: Proprietria de um cajado. Salpicada de vermelho, sua roupa parece coberta de sangue. Orix que obriga o fon a falar nag. Minha me era inicialmente da regio bariba. gua parada que mata de repente. Ela mata uma cabra sem utilizar a faca.

Mawu-Liss Mawu-Liss

Mawu o Ser Supremo dos povos Ewe-Fon, que criou a terra e os seres vivos e engendrou os voduns, divindades que a (Mawu do gnero feminino) secundariam no comando do Universo. Ela associada a Liss, que masculino, e tambm co-responsvel pela Criao, e os voduns so filhos e descendentes de ambos. A divindade dupla Mawu-Liss intitulada Dad Segb (Grande Pai Esprito Vital), S-med (Princpio da Existncia) e Gb-dot (Criador da Vida). Mawu representa o Leste, a noite , a Lua, a terra e o subterrneo.Em seu primeiro parto, Dad Segb gerou os gmeos Sakpat: Da Zodji e Nyohwe Ananu. Depois gerou S, que era macho e fmea ao mesmo tempo, como seu progenitor. No seu terceiro parto Dad Segb gerou o casal de

gmeos Agb e Naet. Na sua quarta concepo veio Agu e na quinta veio Gu, que eram machos. Na sexta veio simplesmente Dj, a atmosfera, que no tinha gnero definido e em stimo veio seu caula Legba.

Depois de criar Aykngban, o Mundo, Mawu, deu seu domnio aos gmeos Sakpat. S, por ser muito parecido com seu genitor, permaneceu no Cu, governando os elementos e o clima. A Agb e Naet foi concedido o domnio de Hu, o mar, que refresca a terra. Agu foi encarregado das plantas e dos animais que habitam a terra e a Gu, que tinha o corpo feito de pedra e uma lmina no lugar da cabea, foi concedida a habilidade de auxiliar os homens a dominar o mundo criado e garantir seu sucesso e felicidade em suas cidades, artefatos e tecnologias. Dj foi responsvel por separar o Cu da Terra e dar trajes de invisibilidade a seus irmos. O caula mimado Legba permaneceu junto de Mawu, acocorado a seus ps. A cada vodun filho seu, Mawu ensinou uma lngua diferente, que deveria ser usada em seus prprios domnios e Dj ficou encarregado de ensinar a linguagem dos homens, mas todos se esqueceram como falar a linguagem de Mawu, com exceo de Legba, que nunca se separou de seu genitor. Assim, todos os voduns e toda a humanidade teria que recorrer a Legba para se comunicar com Mawu. Legba passou assim, a estar em toda parte, para levar e trazer mensagens dos seres criados ao seu Criador. Dan Aydo Hwedo, que havia auxiliado Mawu na criao no Mundo, no suportava o calor do sol e foi concedido que ele fosse morar no mar para se refrescar, circundando a terra, enquanto era alimentado com barras de ferro por macacos vermelhos enviados por Mawu, para evitar que mordesse a prpria cauda e destrusse toda a Criao. Na iconografia, Mawu representada como uma anci, trajada apenas de um pano cingindo-lhe a cintura, caminhando apoiada num cajado na mo direita e levando um basto encimado por uma lua crescente com as pontas para cima, na mo esquerda. O nome de Mawu foi utilizado para denominar o Deus nico dos judeus, cristos e muulmanos nas lnguas ewe-fon, mas dentro de culto dos voduns, Mawu possui seus prprios conventos pelo sul do Benin e do Togo, com culto organizado, sacerdotes, iniciados, etc., como qualquer outro vodun. Liss est tambm ali presente, assim como o "problemtico" Agu. Os mawunon (sacerdotes de Mawu), apesar da aparente importncia da divindade que cultuam, no tm nenhuma ascendncia especial sobre os sacerdotes de outros voduns. Suas cores emblemticas so o branco, o azul e o vermelho. Liss Liss ou Segbo-Lisa in Benin, ao lado de Mawu, o vodun da Criao, pai e ancestral de todos os demais voduns, mas a tradio o coloca sempre em segundo plano em relao Mawu. Liss representa o Oeste, o Sol, o firmamento - assim como a luz e as guas contidas ali. simbolizado por um camaleo que traz o globo dourado do Sol na boca. Enquanto Mawu representa o frescor e os prazeres da vida, Liss encarna o trabalho, a seriedade e a determinao, semelhante a dualidade freudiana entre eros, o princpio do prazer , e tanatos, a pulso da morte. A cor emblemtica de Liss o branco, e seus vodunsis devem andar sempre de branco. Ele recebe oferendas e sacrifcios de alimentos e animais de cor branca. Diferente de Mawu que se relaciona igualmente a todas as famlias de voduns, Liss considerado um Ji-vodun, e a tradio conta que ele de origem nag (iorub), e seus vodunsis ao final da iniciao so denominados anagonu.

Dangbe Dangbe

Dangbe - a pton sagrada, cultuada sobretudo em Uid, no Benin, ondeseu convento principal fica em frente a catedral catlica romana. No pode se confundir com Dan. Enquanto Dan associado s serpentes em geral, Dangb representado pela inofensiva pton real. A pton , alis, considerada como morada do prprio vodun. Enquanto Dan possui aspectos masculinos e femininos em separado, Dangb simultaneamente macho e fmea. Mas da mesma forma que Dan, tambm Dangb associado ao arco-ris. Dizem que o culto de Dangb originrio da provncia Hwed, no litoral ao sul de Uid, e que ele saiu diretamente do prprio mar, sendo considerado filho de Hu, o oceano imutvel e misterioso que a tudo circunda. Dangb rege a imortalidade, a durao das coisas, a preservao da vida, e seus iniciados, os dangbes falam em dialeto hwed durante o perodo de recluso no hunkpame. Uma tradio conta que foi Dangb quem "abriu os olhos dos homens", mas se desconfia que essa afirmao pode ter nascido com a introduo da tradio bblica, que trata do papel da serpente no Jardim do den. O centro de seu culto era Savi, onde era cultuado como o thwy (ancestral mtico divinizado) da famlia real hwed reinante, sendo tambm, portanto, um henu-vodun. Quando o Reino do Daom conquistou o reino hwed em 1727, o culto de Dangb foi transferido de Savi para Uid.

Ypa Darin
Ypa Darin

Legba 1-Ag Legbara wodun az kwr kwr, ag Legbara wodun az kwr 2-Aj k r mi wodun , wodun k br , a j k r mi wodun , wodun kab r k bi r 3-Ao ao dahomey na madozan (2x) Dahomey ke mi far wo Ayzan ni kwe hun esu madago o 4-Ew sir lode, Elegbar

Ayzan

1-Ayzan ae , Ayzan bere hun (2x) Ayzan ny kpor, Ayzan me wodun

2-M h s n s hos ore (2x) wodun Ayzan m h s n s hos ore ore 3-El ind h wodun ite araye wodun Ayzan el ind h

Gu 1-Bo a in d tin Dan (2x) Tin Dan nu pola zan bo a inda tin Dan 2-A kore mina kore a, A unrea 3-E bha wodun, Wodun kaka bha iya da Wodun e 4-Fa Togun f, Togun falo mege imbeloy

Aganga Otolu 1-Beto n sojo Mah (2x) Aganga Otolu sojo Mah bona hewi 2- Ahoboboy a boy a Aganga Otolu ezan 3-Jahuala tan g tan g ahuana viunse e (2x) Ae a hunt ahuana viunse 4-Dan Wodun Dan Otolu o Dan bio

Agu 1-Agu mare Agu mare para ke sodan, Agu mare , Agu mare oluwo to kwe sodan 2- Titi ni bo alriko para ke sodan Titi ni bo alriko oluwo to kwe sodan

3-Sogojo ae, sogojo ae, sogojo, ae sogojo Agu 4-Agu benado unro eee unro eee eunro emi nae

Sakpat 1-Ag nile nile nile madago Sakpata Azansu madago ago nile ago 2-Lodo fi omol kay a ale wa aze 3-Kajurana Azans (2x) e fie de hom azans e mina d'oris 4-E um ma Loko o (2x) Azans Sakpata Loko o e um ma Loko o

Dan 1-Ada hun do s Dan Ik vara nu le, Dan Ik vara nu le Dan Ik vara nu le 2-Kre kre un Wodun papa kre un kre un 3-Ahoboboy ing le si a mi g l pokan, a mi gel pokan el Wodun mayo kwe 4-Dan saboj Bessen Dan saboj bessen

Sogboadan
1- Sogboadan tani aba (4x) Ae eeee Sogboadan tani aba 2- Oba re wo Sogboadan a kota meje Sogboadan a kota meje

3- Wodun to po lode (2x) Sogboadan topo lode wodun Sogboadan topo lode 4- A iya Sogboadan wodun kota me wodun Sogboadan

Gbad
1- Hevioso Gbad suro a gama o Gbad suro (2x) E Gbad suro gama , gama o 2-Gbad izo kewe koo koo kewe ma du papa kewe

Avehekete
1-E minado duhe mare ile E minad duhe mare ahun jekwe ahun jekwe ahun jevio o E minad duhe 2- Avehekete mada hana (2x) hana hana azuelo

Loko
1-Loko mada kayaLoko mada kere 2- Loko firo aiye, aiye aiye

Kposun 1-Bere ko e no posi do iya wodun mayo kwe 2-A fun iya iyan iy Kposun t ni p 3- E Kposun Kposun l Kposun boiya kaka boiya mi

Вам также может понравиться