Вы находитесь на странице: 1из 3

ESVV

QUALIFICAR E CRESCER Unio Europeia

Governo da Repblica Portuguesa

Recuperao do Mdulo 10

Parte I

Contextualizao das duas obras A obra Os Lusadas do sculo XVI foi escrita numa fase de declnio do imprio (apagada e vil tristeza), que conta a histria notvel do povo portugus. Procura o estmulo para a recuperao do presente com a contemplao do passado glorioso. Cames apela ao rei para que este obtenha grandiosas conquistas do Norte de frica. O autor aborda o imprio no domnio territorial (Imprio Material). Com uma diferena de quatro sculos a Mensagem foi igualmente escrita num perodo de decadncia. Nesta obra o passado vitorioso visto como o anterremedo do que h-de vir. Fernando Pessoa faz um apelo para que se reflicta, implementando no povo um espirito de unio. O autor aborda o imprio no domnio espiritual por via da cultura e da linguagem.

Estrutura das duas obras Os Lusadas quanto estrutura externa esto divididos em dez cantos, as suas estrofes so todas oitavas, os versos tm dez silabas mtricas e o esquema rimtico abababcc (rima cruzada e emparelhada), relativamente estrutura interna a obra constituda por quatro partes: proposio (o poeta comea por declarar aquilo que se propes fazer, nomeadamente enaltecer os navegadores que tornaram possvel o imprio portugus, os reis que promovem expanso da f e do imprio, bem como todos aqueles que se tornaram dignos de admirao pelos seus feitos canto I, estncias 1-3); invocao (o poeta dirige-se s entidades mitolgicas chamadas musas, sempre que necessita de inspirao canto I, estancias 4 e 5); dedicatria (oferecimento do poema a D. Sebastio, que encara toda a esperana do poeta, que quer ver nele um monarca poderoso capaz de retomar a dilatao da f e do imprio
1 Jorge Cardoso

ESVV

e de ultrapassar a crise do momento canto I, estancia 6 - 18); narrao (comea no canto I, estancias 19 e constitui a aco principal que, a maneira clssica se inicia in media rs esto quando a viagem vai a meio). A narrao desenvolve-se em quatro planos: o plano da viagem; o plano da histria; o plano dos deuses e o plano do poeta. No que se refere a Mensagem, esta constituda por quarenta e quatro poemas os quais esto agrupados em trs partes ou seja as etapas da evoluo do Imprio Portugus nascimento, realizao e morte. No Braso, esto os construtores do Imprio; em Mar Portugus, surge o sonho martimo e a obra das descobertas; no Encoberto, h a imagem do Imprio moribundo, com a f de que a morte contenha em si o grmen da ressurreio, o espirito do imprio espiritual, moral e civilizacional na difora lusada.

Classificao das duas obras (poesia pica/ poesia epo-lrica) A obra Os Lusadas uma epopeia pois a narrao dos feitos hericos do povo portugus, j a Mensagem uma obra epo-lirica porque tem caractersticas da epopeia (narra os feitos grandiosos do povo portugus) mas tambm possui caractersticas do gnero lrico, na medida em que interpreta, filtra atravs da sua subjectividade, a matria pica.

Parte II

Intertextualidade Estrofes 96 a 98 do canto trs Os Lusadas D. Dinis Mensagem Cames narra de D. Dinis o facto de o seu reinado ter sido pacfico e prspero: fundou a universidade, promulgou novas leis, reformou o pas com edifcios grandes e altos muros, foi empreendedor pois mandou plantar o pinhal de Leiria. Em Pessoa, D. Dinis surge como o plantador de maus encarna outro momento da Histria secreta de Portugal, prepara de longe o imprio, enquanto de noite escreve um cantar de amigo, Pessoa no se limita a narrar os factos histricos, interpreta-os.

2 Jorge Cardoso

ESVV

Parte III

Concluso Concluindo, poderemos encontrar algumas semelhanas entre Os Lusadas e a Mensagem tais como, o facto de os dois poemas serem sobre Portugal; D. Sebastio, ser eleito, enviado por Deus ao mundo, para difundir a f de Cristo; a exaltao pica da aco humana no domnio dos mares; superao dos limites humanos pelos heris portugueses; superioridade dos navegadores lusos sobre os nautas da Antiguidade e a evocao do passado (memria) para projectar, idealizar o futuro (apelo, incentivo). Poderemos ainda encontrar algumas diferenas como por exemplo em Os Lusadas deparamo-nos com o dinamismo (a viagem, a aventura, o perigo), o concreto, o conhecimento do Imperio no apogeu e na decadncia, a possibilidade de ter esperana. O poeta dirige-se a D. Sebastio, que era uma realidade viva, e incentiva o rei a realizar novos feitos que dem matria a uma nova epopeia. A memria e a esperana situam-se no mesmo plano. Na Mensagem encontramos o estatismo (o sonho, o indefinido), o abstracto, a falta de razes para ter esperana, o sebastianismo. D. Sebastio uma entidade que vive na memria saudoso do poeta, uma sombra, um mito. A esperana utopia, s existe no sonho.

Trabalho realizado por: Jorge Cardoso n11, 12I

3 Jorge Cardoso

Вам также может понравиться