Вы находитесь на странице: 1из 23

UNIDADE IV APRESENTAO MULTIMDIA

Professor Me. Silvio Silvestre Barczsz Objetivo de Aprendizagem Utilizar o Aplicativo PowerPoint como meio de apresentao multimdia. Plano de Estudo A seguir, apresentam-se os tpicos que voc estudar nesta unidade: O que Apresentao Multimdia Como funciona o PowerPoint Criando Slides Recursos da Multimdia

INFORMTICA | Educao a Distncia

99

INTRODUO
Apresentaes multimdia tm como finalidade mostrar com um grau muito maior de riqueza os objetivos de sua apresentao. Vez ou outra ser necessrio expor ideias, produtos ou at uma simples apresentao sobre sua viagem de frias. Contudo, sempre ser necessrio transmitir informao. Com o uso de uma apresentao multimdia, com certeza voc conseguir despertar o interesse de seu pblico de uma maneira mais atrativa e com recursos que faro a diferena na sua exposio. Quando voc precisa apresentar alguma informao a um grupo de pessoas, a melhor maneira de fazer isso com uma apresentao do PowerPoint. Com ele voc pode tornar a sua apresentao mais dinmica e criar um grande impacto visual grfico com sons e imagens animadas. Se voc trabalha em uma grande empresa, voc provavelmente ver pelo menos uma apresentao do PowerPoint por semana, se no por dia. Os professores usam PowerPoint para apresentar materiais didticos em sala de aula, assim como os alunos preparam suas apresentaes de trabalhos. Portanto, fica fcil perceber a versatilidade e o uso prtico dessa ferramenta, ento vamos iniciar o programa e aprender como criar suas prprias apresentaes com o PowerPoint!
Fonte: PHOTOS.COM

INFORMTICA | Educao a Distncia

101

Entendendo o Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint um programa de apresentao includo na maioria das verses do Microsoft Office. Ns vamos olhar para a verso mais recente do programa, o PowerPoint 2010.

A rea de trabalho do PowerPoint Como voc pde ver na imagem anterior, o PowerPoint 2010 se parece com a maioria dos outros aplicativos do pacote Microsoft Office, como o Word e o Excel. O espao de trabalho organizado pelas abas no topo da tela, com o slide atual exibido no centro. No lado esquerdo da rea de trabalho, existe um painel nico do PowerPoint com as abas Slides/Tpicos que exibem todos os slides de sua apresentao em forma de miniaturas grficas ou em forma de texto como lista de tpicos. Abaixo do slide atual, existe um painel de Notas que permite inserir anotaes nos slides da apresentao. E na parte inferior da janela, perto do canto inferior direito, esto os botes de exibio que voc usa para alternar entre diferentes modos de visualizao de sua apresentao.

102 INFORMTICA| Educao a Distncia

Modos de Visualizao

A visualizao padro da rea de trabalho do PowerPoint a chamada Normal. O PowerPoint oferece quatro maneiras diferentes de ver sua apresentao, todas selecionveis tanto por meio dos botes de exibio quanto pela aba Exibir. Estes modos so:
Normal, que o modo de exibio padro, completo com os menus, slides, notas e painis. Classificao de Slides/Anotaes, que exibe as miniaturas de todos os slides em sua apresen-

tao ou as miniaturas com uma caixa de anotaes.

Exibio de Leitura, que exibe o slide preenchendo toda a janela do programa. Apresentao de Slides, que inicia a apresentao em tela cheia de seus slides.

INFORMTICA | Educao a Distncia

103

Criando uma nova apresentao Quando voc inicia o PowerPoint, uma apresentao em branco estar carregada e pronta para a entrada de contedos. Se voc preferir criar uma apresentao baseada em um modelo predefinido, clique no boto Arquivo e selecione Novo, que mostra um painel que lhe permite escolher entre uma lista de modelos disponveis. Clique em um modelo para comear.

Aplicando um Tema Voc no tem que reinventar a roda quando se trata de criar o visual de sua apresentao. O PowerPoint 2010 inclui uma srie de temas de slides que voc pode aplicar para qualquer apresentao, em branco ou no. Um tema especifica o esquema de cores, fontes, layout e plano fundo para cada slide que voc cria em sua apresentao. Para aplicar um novo tema para sua apresentao atual, selecione a aba Design e selecione um novo tema no painel Temas. Certifique-se de que voc olhou todos os temas disponveis. Voc tambm pode optar por aplicar uma paleta de cores, fonte e esquemas de efeito usando os controles direita do painel de temas.

104 INFORMTICA| Educao a Distncia

muito simples. Todas as cores, fontes e tudo o mais so aplicados a todos os slides de sua apresentao e a todo novo slide que voc adicionar com base no tema selecionado.

Dica: Voc pode baixar modelos de apresentaes diretamente do Offi ce.com. Para isso, quando selecionar a opo Novo do Menu Arquivo / Modelos do Offi ce.com do PowerPoint, selecione uma das categorias do Offi ce. com e divirta-se com mais opes de layout de apresentaes!

INFORMTICA | Educao a Distncia

105

Adicionar novos slides Quando voc cria uma nova apresentao, o PowerPoint inicia-se com um nico slide, o de ttulo. Naturalmente, voc precisa inserir slides adicionais para criar e completar a apresentao. O PowerPoint permite que voc insira diferentes tipos de slides, com diferentes tipos de layouts para diferentes tipos de informao. Para inserir um novo slide, siga estes passos:
1. Clique no boto logo abaixo de Novo Slide no painel Slides na aba Pgina Inicial. 2. Uma variedade de layouts diferentes ser exibida em um painel. 3. Clique no tipo de slide que voc deseja inserir.

Continue a adicionar os slides que voc precisa para completar a sua apresentao.

Modo de Tpicos Ao invs de criar uma apresentao por um slide de cada vez, algumas pessoas acham mais fcil delinear a sua apresentao inteira com antecedncia. Para este fim, o PowerPoint oferece o Painel de Tpicos localizado esquerda da rea de trabalho. Selecione a aba Tpicos e o PowerPoint exibir cada slide da sua apresentao em forma de lista de tpicos.

106 INFORMTICA| Educao a Distncia

A primeira linha o texto do ttulo do slide. Para adicionar outro slide em sua lista, pressione a tecla Enter. Para adicionar um item abaixo do ttulo dentro de um slide, pressione a tecla Tab. Para adicionar um subitem, pressione Tab novamente. Quando voc terminar de digitar os itens do slide, pressione Shift + Tab para subir na hierarquia e criar um novo slide.

INFORMTICA | Educao a Distncia

107

Adicionando texto Antes de inserir o primeiro texto necessrio conhecer a aplicao de algumas teclas, conforme observado no quadro abaixo. TECLAS
BARRA DE ESPAOS

APLICAO
Permite a insero de espaos em branco. S funciona quando pressionada simultaneamente com outra tecla. Serve para fazer letras maisculas e acessar a segunda funo da tecla, por exemplo: para digitar o sinal @, deve-se pressionar simultaneamente as teclas SHIFT e 2. Apaga os caracteres que esto direita do ponto de insero. Apaga os caracteres que esto esquerda do ponto de insero. Movimentam o ponto de insero (cursor) pelo texto. Cria uma nova linha. Trava as maisculas. Todas as letras digitadas aparecero em caixa alta.

SHIFT

DEL ou DELETE BACKSPACE ENTER CAPS LOCK

Para fazer a acentuao, deve-se digitar a tecla de acento e depois a letra a ser acentuada. Quando a tecla correspondente ao acento for pressionada, no sair nada na tela; s depois que for digitada a letra que ela aparecer acentuada. Como voc acabou de ver, uma maneira de adicionar texto aos slides por meio do painel de tpicos. Voc tambm pode inserir texto diretamente em cada slide. Quando o PowerPoint cria um novo slide, as reas para entrada de texto so designadas com a mensagem Clique para adicionar ttulo para o ttulo do slide, ou Clique para adicionar texto para texto regular ou item marcador. Ento adicionar texto simples: basta clicar na mensagem e inserir suas prprias palavras e nmeros. Pressione Enter para passar para uma nova linha ou item marcador. Para introduzir um subitem, pressione a tecla Tab, dessa forma para retornar de subitem para item, pressione Shift + Tab.

108 INFORMTICA| Educao a Distncia

Formatao de slides Voc j viu como usar modelos de design para formatar sua apresentao inteira de uma s vez por meio do painel de temas. Voc tambm pode formatar os slides individualmente: 1. Formatao de Texto: a formatao de texto em um slide similar formatao de texto em um documento do Word. Basta selecionar o texto que pretende formatar e, em seguida, clicar nos botes do painel Fonte da aba Pgina Inicial.

2. Formatao de Pargrafo: no painel Pargrafo, ao lado direito do painel Fonte, alm das opes de alinhamento de pargrafo, voc tambm tem acesso s opes de marcadores e numerao.

3. Planos de Fundo: no gostou do plano fundo do modelo atual? Basta alter-lo! Voc pode criar fundos com cores slidas, fundos com gradiente entre duas cores diferentes e, at mesmo, incorporar elementos grficos ou fotografias. Para aplicar um novo plano de fundo para todos os slides de sua apresentao do PowerPoint 2010, basta selecionar a aba Design e clicar no boto Estilos de fundo, este mostrar uma variedade de fundos diferentes, selecione o que voc quer para ser aplicado em toda a sua apresentao.

INFORMTICA | Educao a Distncia

109

Se voc quiser ainda mais opes de fundo, clique no boto Estilos de fundo e, em seguida, selecione a opo Formatar plano de fundo. Ela exibir uma janela na qual voc poder escolher entre vrios tipos de preenchimento e fundos de imagens.

110 INFORMTICA| Educao a Distncia

Uma apresentao somente com textos fi ca sem graa. Para tornar seus slides mais atrativos, voc precisa adicionar algumas fi guras e grfi cos. O objetivo da apresentao de slides a praticidade, ento evite textos longos, d prioridade ao uso de tpicos e imagens.

Inserindo Imagens Voc pode inserir qualquer tipo de desenho ou fotografia em um slide do PowerPoint. No entanto, mais fcil comear com um esquema de layout que j prev o uso de imagem. Siga estes passos: 1. A partir de um slide em branco, v para a seo Slides da aba Pgina Inicial e clique no boto Layout. Em seguida, selecione o layout Ttulo e contedo, isto formata o slide para aceitar diferentes tipos de contedo; no centro do slide, voc encontra seis cones de atalho para inserir tabela, grfi co, elemento grfi co SmartArt, imagem do arquivo, clip-art e clipe de mdia.

INFORMTICA | Educao a Distncia

111

2. Para adicionar um clip-art para o slide, clique no cone Clip-Art, em seguida, procure o clip-art que voc quer a partir do painel Clip-Art.

112 INFORMTICA| Educao a Distncia

3. Para adicionar uma imagem ao seu slide, clique no cone Inserir imagem do arquivo, em seguida, navegue e selecione uma imagem.

INFORMTICA | Educao a Distncia

113

4. Para adicionar organogramas, fluxogramas e grficos ao seu slide, clique em Inserir elemento grfico SmartArt, em seguida, selecione um modelo grfico na janela.

114 INFORMTICA| Educao a Distncia

5. Aps o modelo grfico ser adicionado, ele pode ser formatado de vrias maneiras, por meio da aba Design: a. Layouts. b. Estilos. c. Mudar as cores do grfico. d. Adicionar um estilo de borda. e. Inserir uma sombra. f. Remover e adicionar elementos ao grfico.

INFORMTICA | Educao a Distncia

115

Dica: Voc tambm pode buscar imagens na internet para ilustrar sua apresentao. Utilizando o seu navegador Windows Internet Explorer, digite www.google.com.br , selecione o recurso Imagens do prprio site e digite o nome do objeto que deseja pesquisar. No nosso exemplo abaixo pesquisamos a palavra arvore. Observe que o resultado da pesquisa foi de aproximadamente 3.920.000 fi guras. Agora escolha uma imagem de sua preferncia, clique com o boto direito do seu mouse e utilize o recurso Copiar/Colar.

116 INFORMTICA| Educao a Distncia

Criando grficos Outra forma de aprimorar a sua apresentao mostrar dados numricos em formato de grfico. A maneira mais fcil de criar um grfico no PowerPoint 2010 comear com o layout de slide Ttulo e contedo e, em seguida, seguir estes passos:

1. Clique no cone grfico. 2. Na janela Inserir Grfico, escolha um tipo de grfico. 3. Uma planilha do Excel se abrir na tela. Insira os dados na planilha para gerar o grfico e feche a planilha quando voc tiver acabado.

4. O grfico automaticamente inserido no slide. Selecione a aba Design para selecionar um layout diferente do grfico ou estilo. Use a aba Layout para formatar diferentes aspectos do grfico.

INFORMTICA | Educao a Distncia

117

Animaes de slides Se voc est apresentando seus slides por meio de um computador ligado a um grande monitor ou projetor, voc pode fazer mais uma coisa para tornar a experincia visual mais interessante: adicionar transies animadas entre cada slide. O PowerPoint permite que voc use uma grande variedade de transies de slides, todas so mais interessantes do que apenas o corte de um slide para o prximo. Para aplicar transies animadas em PowerPoint 2010, selecione a aba Transies. Escolha entre a grande variedade de transies no painel Transio para este slide.

Voc tambm pode usar o painel Intervalo para aplicar um som para a transio ou para ajustar a velocidade de transio. Voc pode aplicar essa transio a todos os slides ou apenas aos slides selecionados.

118 INFORMTICA| Educao a Distncia

Alm disso, na aba Animaes, possvel definir animaes individuais para cada elemento do slide.

Comear a Apresentao Para executar a sua apresentao em tela cheia com todos os efeitos e transies, clique no boto Apresentao de Slides na parte inferior da rea de trabalho do PowerPoint ou no painel Transio de Slides, sendo tambm possvel por meio da tecla F5. Para passar de um slide para o prximo, tudo que voc precisa fazer clicar com o mouse ou utilizar as teclas de setas do teclado.

SAIBA MAIS SOBRE REGRAS DE APRESENTAES EM POWERPOINT ACESSANDO O LINK ABAIXO 12 dicas para melhorar suas apresentaes de PowerPoint. <http://www.diogoazevedo.com/2009/05/12-dicas-para-melhorar-suas-apresentacoes-de-powerpoint/> SAIBA MAIS SOBRE APRESENTAES NO POWERPOINT acessando os links abaixo do Youtube. Apresentao em Powerpoint 6 dicas para passar sua mensagem com efetividade. <http://www.efetividade.net/2007/04/19/apresentacao-em-powerpoint-6-dicas-para-passar-sua-mensagem-com-efetividade/>
INFORMTICA | Educao a Distncia

119

Powerpoint s o comeo: 7 dicas extras para apresentaes impecveis. <http://www.efetividade.net/2007/08/28/powerpoint-e-so-o-comeco-7-dicas-extras-para-apresentacoes-impecaveis/> 14 dicas para construir uma boa apresentao em PowerPoint. <http://pcworld.uol.com.br/dicas/2008/08/28/14-dicas-para-construir-uma-boa-apresentacao-em-powerpoint/>

CONSIDERAES FINAIS
Vimos que o Microsoft PowerPoint utilizado para criar slides, transparncias eletrnicas e apresentaes de slides, e que tem por finalidade expor ideias, produtos ou at uma simples apresentao sobre sua viagem de frias, ou seja, utilizado para transmitir informao. A utilizao de recursos multimdias deve ser feita para despertar o interesse do pblico de uma maneira mais atrativa e com recursos que faro a diferena na exposio da ideia do orador (palestrante). O visual e a sensao de toda a sua apresentao definida pelo modelo de design ou tema que voc escolher. Cada slide que inserir pode ter uma disposio diferente, dependendo do seu contedo. Um slide pode incluir texto, tpicos, imagens e grficos. Para tornar a sua apresentao de slides mais divertida possvel adicionar transies animadas entre cada slide.

ATIVIDADE DE AUTOESTUDO
1. Utilizando o contedo desta unidade, elabore uma apresentao em PowerPoint, o assunto fi ca a

sua escolha.

2. Um dos grandes diferenciais da utilizao de um recurso multimdia, quando comparado a outros

equipamentos como o retroprojetor e o projetor de slides, a possibilidade de inserir animaes ao texto, fi guras etc. Qual a fi nalidade de colocar animaes em uma apresentao de multimdia? Assinale a alternativa correta: a. ( ) Tornar a apresentao um convite sonolncia ao pblico. b. ( ) Tornar a apresentao um momento de leitura de texto. c. ( ) Tornar a apresentao mais dinmica, didtica e atrativa ao pblico. d. ( ) Tornar a apresentao autodidtica. e. ( ) Tornar a apresentao autossufi ciente.

3. Formatar a apresentao signifi ca modifi car sua aparncia quanto cor do texto, ao formato da letra,

ao tamanho, cor da folha etc. Para fazer isso, existem vrias maneiras, mas vamos pelas mais simples: por exemplo, no Microsoft Offi ce PowerPoint 2003, para formatar o texto da apresentao,

120 INFORMTICA| Educao a Distncia

voc pode utilizar a barra de ferramentas de formatao ou o menu Formatar Fonte. Por essas duas opes, voc pode escolher o tipo de fonte, cor da fonte, tamanho da fonte, entre outros. Tanto na verso 2003 quanto na verso 2010, antes de usar uma dessas duas opes, primeiro o texto tem que estar: a. ( ) Em negrito. b. ( ) Selecionado. c. ( ) Recortado. d. ( ) Mesclado. e. ( ) Em Itlico.

SUGESTO DE LEITURA COMPLEMENTAR Para saber mais sobre o Offi ce PowerPoint, eu sugiro a leitura do livro Microsoft Offi ce Powerpoint 2003 - Microsoft Offi cial Academic Course que voc pode encontrar na sua biblioteca virtual da Pearson.

Livro: Microsoft Offi ce Powerpoint 2003 - Microsoft Offi cial Academic Course Editora: Bookman SINOPSE DO LIVRO O terceiro livro da nova srie Bookman/Microsoft Press no Brasil apresenta o guia de certifi cao ofi cial para o Microsoft Offi ce PowerPoint 2003. Com uma abordagem baseada em tarefas e inspirada no mundo real, esse guia acompanhado de um CD de exerccios em portugus, permitindo que o aluno no restrinja seu treinamento sala de aula.

INFORMTICA | Educao a Distncia

121

Вам также может понравиться