Вы находитесь на странице: 1из 7

MANUAL DE INSTRUES

RAPIDROLLER
TM

GUIA DE INCIO RPIDO

Cat. No. BDPR400


Empurre o conjunto do rolo na estrutura do mesmo at encaixar com um clique no lugar. Rosqueie o colar do cabo na estrutura do rolo. Insira o tubo de enchimento na tampa da lata de tinta.

Encaixe a tampa da lata de tinta na lata. (Consulte a seo Abastecimento do Rapid Roller se a tampa no encaixar.)

Empurre a vlvula de enchimento sobre o tubo de enchimento at a tampa laranja ficar completamente coberta.

Aperte o gatilho para liberar o mbolo. Puxe o mbolo para trs para puxar a tinta. (Pode ser necessrio um pouco de fora).

Ajuste o cabeote do rolo no ngulo desejado.

Comece rolando sobre a parede e empurre o mbolo para encher o cabeote do rolo com tinta.

Aperte o gatilho para mais tinta.

ADVERTNCIA: LEIA ESTAS INSTRUES ANTES DE USAR O PRODUTO.

ADVERTNCIA: Para reduzir o risco de ferimentos, o usurio deve ler e entender o manual de instrues antes de usar o RAPIDROLLERTM ADVERTNCIA: Algumas tintas contm produtos qumicos reconhecidos no Estado da Califrnia como causadores de cncer, anormalidades na natalidade e outros riscos reproduo. Para reduzir sua exposio use equipamentos de segurana apropriados como mscaras faciais, luvas e outros equipamentos de proteo adequados. Examine e siga as precaues de segurana no recipiente da tinta.

NORMAS DE SEGURANA - DEFINIES

importante para voc ler e entender este manual. As informaes nele contidas so para proteger SUA SEGURANA e EVITAR PROBLEMAS. Os smbolos abaixo so usados para ajud-lo a reconhecer essas informaes PERIGO: Indica uma situao iminentemente perigosa, que se no for evitada resultar em morte ou ferimentos graves. ADVERTNCIA: Indica uma situao potencialmente perigosa, que se no for evitada pode resultar em morte ou ferimentos graves. CUIDADO: Indica uma situao potencialmente perigosa, que se no for evitada pode resultar em ferimentos leves ou moderados. AVISO: Usado sem o smbolo de alerta indica uma situao potencialmente perigosa, que se no for evitada pode resultar em danos propriedade.

INSTRUES DE SEGURANA IMPORTANTES


ADVERTNCIA: No use o RAPIDROLLERTM para outras finalidades alm das descritas neste manual. No fazer isso pode resultar em ferimentos pessoais e danos propriedade. Para ser usado somente com tintas e corantes solveis em gua e a maioria dos base de leo. No deve ser usado em tintas e corantes base de leo que exigem solues de limpeza mais fortes que aguarrs (consulte o rtulo no recipiente original da tinta). No use com removedores de tinta ou similares. Outros lquidos alm de tinta ou corantes podem danificar o produto e resultar em leses pessoais ou danos propriedade. Leia o rtulo no recipiente original da tinta e siga todas as instrues. No fazer isso pode resultar em ferimentos pessoais ou danos propriedade. Use proteo ocular e outros equipamentos de segurana para a pele e proteo respiratria adequados ao misturar a tinta e ao abastecer, usar e limpar o produto. Tinta e seus vapores podem causar leses pessoais. Para reduzir o risco de leses, use somente em reas bem ventiladas. Limpe e enxgue completamente o produto aps usar com uma tinta especfica. Misturar tintas diferentes no produto pode resultar em danos propriedade. Para reduzir o risco de leses, use somente os acessrios recomendados. Ao realizar manuteno, use somente peas de reposio idnticas. No fazer isso pode resultar em ferimentos pessoais.

GUARDE ESTAS INSTRUES

COMPONENTES
DESCRIO DO FUNCIONAMENTO 1.) 2.) 3.) 4.) 5.) 6.) mbolo Conjunto do cabo Anis O Vlvula bico de pato Vedao limpadora Proteo da tampa de enchimento laranja 7.) 8.) 9.) Estrutura do rolo Tampa da extremidade interna Ncleo do rolo

10

11 12

13 6 5 4 15 3
LA JALEA DE PETROLEO LA GELEE DE PETROLE PETROLEUM JELLY

14

10.) Rolo perfurado de 3/8 pol. 11.) Tampa da extremidade externa 12.) Proteo anti-borrifos 13.) Tampa da lata 14.) Proteo 15.) Tubo de enchimento 16.) Nervuras da extenso da mangueira 17.) Vaselina

16 17 2

1
2

Dicas de pintura com o RAPIDROLLER

TM

Use somente rolo perfurado. Rolos padro no funcionaro. Inspecione o rolo quanto a fiapos antes de pintar; se necessrio, lave e seque antes de usar. Ao usar o RAPIDROLLERTM na primeira aplicao, ser necessria a maior parte da tinta no tubo do RAPIDROLLERTM para saturar o rolo. Pode ser necessrio um segundo abastecimento. Mantenha o rolo se movendo enquanto pressiona o mbolo para dentro ou aperta o gatilho, para evitar gotejamento. Pare de empurrar o mbolo para dentro ou de apertar o gatilho se o rolo comear a escorregar, deslizar ou vazar. Ao pintar em reas apertadas, encha parcialmente o RAPIDROLLERTM ou articule a estrutura. Isso reduz seu comprimento total. Ao deixar o RAPIDROLLERTM sem uso por um longo perodo, enrole o rolo em um saco de plstico para evitar ressecamento, removendo o mximo possvel de ar. Certifique-se de que o tipo de tinta usado pode ser limpo com aguarrs (para tintas base de leo) ou uma soluo de gua morna e sabo (para tintas solveis em gua como ltex). Use papel ou plstico para proteo do piso e qualquer outra coisa no ambiente que voc no deseja que fique acidentalmente respingada de tinta. Quando usar suporte vertical, sempre articule o cabeote para a posio reta e alivie a presso puxando o mbolo ligeiramente para fora.

Preparao do RAPIDROLLER com tinta


1.) Lubrifique a pea (a) e (b) usando a vaselina fornecida. Conecte o rolo montado (c) na estrutura do RAPIDROLLERTM (d). Certifique-se de que o conjunto encaixe com um clique na presilha de trava da tampa da extremidade externa.

TM

A
a

2.) Pressione a estrutura do rolo (a) sobre a extremidade do cabo (d), verificando se o anel O (b) est assentado dentro da estrutura do rolo. Rosqueie o colar do conjunto do cabo (c) firmemente nas roscas da estrutura do rolo (a).

B
c

a b d

3.) A proteo anti-borrifos ajuda a reduzir os borrifos ao pintar, especialmente em tetos. Posicione a proteo anti-borrifos girando-a ao redor da estrutura do rolo. NOTA: a proteo anti-borrifos tambm til para evitar gotejamento quando o RAPIDROLLERTM est apoiado no suporte vertical e no est em uso. Simplesmente posicione a proteo anti-borrifos embaixo do rolo.

Abastecimento do RAPIDROLLER com tinta


1.) Insira a extremidade pequena do tubo de enchimento (a) atravs do furo no lado inferior da tampa da lata de tinta (b). Empurre para dentro at ficar apertado e na salincia do tubo de enchimento. 2.) Encaixe a tampa da lata de tinta na lata (fig. E). Lubrifique a parte superior da haste do tubo de enchimento com um pouco da vaselina includa na caixa. NOTA: a tampa da lata no encaixar em alguns recipientes de tinta. Ela pode ser esticada sobre latas maiores ou comprimida ligeiramente comprimindo-a para se adaptar a latas menores. Para abastecer o RAPIDROLLERTM quando a tampa da lata no encaixar em seu recipiente de tinta, omita a tampa da lata e coloque o tubo de enchimento diretamente no recipiente. Segure o tubo de enchimento com a mo para estabilizar, se necessrio. Uma presilha do tubo de enchimento na lata est disponvel como acessrio adicional para utilizar com recipientes de outros tamanhos. Consulte Acessrios. Para recipientes mais profundos como baldes de 18 litros, adapte uma seo de pol. de dimetro interno de tubo transparente sobre as nervuras do tubo de enchimento para prolong-lo (fig. E1) e prenda na lateral do balde com a presilha. Corte a extremidade inferior do tubo ligeiramente em ngulo. O tubo est disponvel na maioria das lojas de ferragens.
3

TM

D
b a

E1

3.) Segure o RAPIDROLLERTM em um ngulo de 45 graus e coloque a vlvula de enchimento (a) sobre o tubo de abastecimento. Empurre suavemente o RAPIDROLLERTM para baixo at assentar no tubo de enchimento. VERIFIQUE SE A PROTEO DA TAMPA DE ENCHIMENTO LARANJA (A) EST COBERTA COMPLETAMENTE PELA PROTEO DA TAMPA DA LATA. NOTA: Remova o espaador de papelo e pressione o gatilho para liberar o mbolo. Puxe o mbolo (b) totalmente para trs para puxar tinta para o RAPIDROLLERTM. (Pode ser necessrio um pouco de fora). Quando o tubo estiver cheio voc est pronto para comear a pintar. Eleve o RAPIDROLLERTM lentamente do tubo de enchimento. NOTA: se no obtiver um enchimento completo na primeira vez, pressione o mbolo lentamente para retornar tinta para a lata e em seguida puxe o mbolo para trs, certificando-se de que o ngulo esteja correto e a proteo da tampa de enchimento laranja esteja totalmente assentada.

F
b a

Pintura com o RAPIDROLLER


1.) Inicie rolando na parede e pressione o cabo do mbolo ou aperte o gatilho para alimentar tinta no rolo. NOTA: a saturao inicial do rolo pode requerer toda a quantidade de tinta do primeiro enchimento. Abastea o RAPIDROLLERTM conforme necessrio. DICAS TEIS O gatilho precisa ser pressionado somente quando for necessria tinta. Se estiver obtendo um padro manchado ao pintar, aplique mais tinta. Se o rolo estiver deslizando na superfcie, aplique menos tinta. Voc pode observar vaselina dentro do cabo. Isso necessrio, ajudar em sua operao e no afeta a tinta.

TM

2.) O cabeote do rolo pode ser ajustado em trs ngulos diferentes. Pressione o boto laranja no cabeote do rolo para alterar o ngulo, de reto para 40 ou 80 graus. Use o reto para pintura geral e os ngulos de 40 ou 80 graus para locais difceis de alcanar ou ao pintar prximo do teto ou de guarnies (fig. H). NOTA: o cabo (a) pode ser girado para tornar mais confortvel pintar com a estrutura do rolo inclinada. Para girar o cabo para a posio desejada, afrouxe o colar (b), ajuste o cabo e reaperte o colar (fig. H1).

H1
b a

I
3.) Quando no estiver em uso apoie o RAPIDROLLER no suporte adequado (a). Quando usar o suporte, o RAPIDROLLERTM deve ficar sempre sobre um papel ou plstico para proteo do piso (b) ou sobre jornal em caso de gotejamentos. Ao pintar, o suporte deve ficar longe do rolo, para evitar que fique respingado. Sempre gire o rolo para a posio reta antes de apoi-lo no suporte. Para evitar gotejamentos, alivie a presso no RAPIDROLLER puxando o mbolo para fora ligeiramente. NOTA: acoplar a proteo anti-borrifos ao usar o suporte ajuda a assegurar que qualquer gotejamento de tinta seja contido.
TM

J
a b

Limpeza do RAPIDROLLER
1.) Puxe o mbolo para trs para puxar o excesso de tinta da estrutura do rolo para o tubo. DICA: coloque o polegar sobre a proteo da tampa de enchimento laranja (9) para ajudar a remover a maior parte da tinta da estrutura antes de puxar o mbolo para trs.

TM

2.) Retorne a tinta do RAPIDROLLERTM lata segurando o RAPIDROLLERTM em um ngulo de 45 graus e empurrando a vlvula de enchimento no tubo de enchimento at assentar no tubo. Verifique se a vlvula de enchimento laranja est completamente coberta pela proteo da tampa da lata. Empurre o mbolo at que ele pare.

3.) Raspe o excesso de tinta do rolo para dentro da lata. Remova o rolo segurando a tampa da extremidade externa e a estrutura do rolo e usando o polegar da outra mo para empurrar o rolo como mostrado. DICA: use luvas descartveis ou use um saco plstico sobre o rolo para manter as mos limpas.

4.) Remova a tampa da extremidade interna inserindo o tubo de metal da estrutura do rolo na tampa cerca de 1 polegada e em ngulo. Puxe a estrutura do rolo suavemente em sua direo (fig. N). Remova o ncleo do rolo. Esvazie toda a tinta remanescente. Remova a tampa externa inserindo a estrutura do rolo no rolo e empurrando suavemente a tampa para fora (fig. O).

5.) Remova o tubo de enchimento da tampa da lata de tinta e empurre-o diretamente para dentro da vlvula de enchimento. Ao limpar tintas solveis em gua, submerja o tubo de enchimento em gua morna com sabo e puxe o mbolo para fora e para dentro 5 vezes ou mais. Quando usar tintas base de leo, em vez de gua use o solvente apropriado listado no recipiente do fabricante e descarte-o corretamente. DICA: use uma pia, uma tina ou qualquer recipiente que retenha gua para executar o processo de lavagem acima. Substitua a gua quando estiver suja ou ao passar para a prxima etapa.

6.) Remova o tubo de enchimento. Em seguida submerja a estrutura do rolo e verificando se a vlvula de enchimento tambm est sob a gua, movimente o mbolo para fora e para dentro 5 vezes ou mais (fig. Q). DICA: quando usar um recipiente pequeno, articule a estrutura do rolo para a posio de 80 graus para ajustar dentro do recipiente (fig. Q1).

Q1 Q

7.) Remova a estrutura do rolo e continue limpando se necessrio. Submerja o cabo na gua morna com sabo e mova o mbolo para dentro e para fora 5 vezes ou mais. DICA: esfregue a tinta restante da extremidade do mbolo (a).

R
a

4.) Desrosqueie a tampa da vlvula e remova a gaxeta e a vlvula bico de pato para limpar. Enxgue todas as peas restantes e drene todo o fluido do RAPIDROLLERTM. 5.) Remova o tubo da estrutura (se necessrio) comprimindo as presilhas de mangueira. Lave a estrutura e o tubo. Reinstale o tubo e fixe com as presilhas de mangueira. 6.) Sempre adquira um rolo perfurado. O rolo padro no funciona.

S1

Lubrificao do RAPIDROLLER
A lubrificao auxilia a operao normal e deve ser feita aps a limpeza e aps cada utilizao. 1.) Gire o colar de montagem rosqueado prximo do gatilho no sentido anti-horrio at o conjunto do tubo principal deslizar para fora. NOTA: ao montar novamente, o colar roscado preto (a) deve ficar voltado para o cabo do gatilho.

TM

T
a

2.) Aplique vaselina ao redor e entre as vedaes de borracha mostradas. Monte novamente certificando-se de que as vedaes de borracha no estejam torcidas ou danificadas. Aperte o colar de trava.

3.) Aplique vaselina na vlvula bico de pato e na gaxeta e reinstale dentro da unidade rosqueando a tampa da vlvula novamente no lugar.

4.) Aplique vaselina nas vedaes internas nas tampas da extremidade (c e d) e monte o rolo colocando o ncleo (a) dentro do rolo (b) e fixando as tampas das extremidades como mostrado.

W
d a

Deteco e soluo de problemas


PROBLEMA
Leva muito tempo para a tinta aparecer na superfcie. Ar em vez de tinta puxado para dentro do cabo.

SOLUO
Consulte a primeira nota em Pintura com o RAPIDROLLERTM. Pode ser necessrio um segundo enchimento. Empurre lentamente o cabo para dentro para expelir o ar. Remova e insira novamente o produto no tubo de enchimento. Verifique se o tubo de enchimento est totalmente assentado no corpo da vlvula. Se necessrio, aplique vaselina no tubo de enchimento, o que facilita assentar o tubo no corpo da vlvula. Verifique se o anel O est no lugar entre o conjunto do cabo e a estrutura do rolo e se est bem lubrificado. Coloque vaselina na abertura do orifcio de enchimento e/ou do tubo de enchimento. Lubrifique as vedaes de borracha na extremidade do mbolo ou gire o mbolo ligeiramente para romper a vedao. Verifique se as duas tampas das extremidades esto pressionadas firmemente para dentro e niveladas com as extremidades do rolo. Se estiverem OK, remova as tampas das extremidades, limpe toda a tinta velha e relubrifique com vaselina. Lubrifique a vlvula com vaselina. Certifique-se de que a gaxeta esteja no lugar.

Dificuldade para inserir ou remover o tubo de enchimento da vlvula. difcil mover o cabo para dentro e para fora.

Vaza tinta pela tampa da extremidade.

Vaza tinta pela vlvula de enchimento.

Informaes de servio

Para maiores informaes ligue 0800 703 4644 ou consulte nosso site: www.blackedecker.com.br

Imported by/Importado por: Black & Decker do Brasil Ltda. Rod. BR 050, s/n - Km 167 Dist. Industrial II Uberaba MG Cep: 38064-750 CNPJ: 53.296.273/0001-91 Insc. Est.: 701.948.711.00-98 S.A.C.: 0800-703-4644 05/09/11

Вам также может понравиться