Вы находитесь на странице: 1из 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
5 Srie Anlise de Investimentos
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e

supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Vivenciar diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Aplicar as teorias e os conceitos na soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Vincius Rafael Bianchi


Faculdade Anhanguera de Bauru/SP

Administrao - 5 Srie - Anlise de Investimentos

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Reconhecer e definir problemas, equacionar solues, pensar estrategicamente, introduzir modificaes no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo de tomada de deciso. Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizaes. Desenvolver raciocnio lgico, crtico e analtico para operar com valores e formulaes matemticas presentes nas relaes formais e causais entre fenmenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crtico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.

Produo Acadmica

Apresentar um plano de negcios, descrio do investimento, na Etapa 1. Pesquisar e apresentar investimentos de mercado para o capital, na Etapa 2. Elaborao do fluxo de caixa relevante do negcio e do investimento escolhido, na Etapa3. Relatrio final e apresentao, com a avaliao dos riscos e concluso da viabilidade ou recusa do investimento, comparando com o custo de oportunidade de aplicao do capital na Etapa 4.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de no mnimo 5 e no mximo 8 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante;

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Vincius Rafael Bianchi

Administrao - 5 Srie - Anlise de Investimentos

Pg. 3 de 3

ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

DESAFIO
A equipe ir gerenciar um capital de R$200.000,00 obtido atravs do resgate de um ttulo de capitalizao no Anhanguera Bank Corporation com I.R 15% no ato do resgate, que ser empregado na elaborao de um projeto industrial, comercial ou de prestao de servios. Paralelo elaborao do projeto, a equipe ir analisar o investimento, desse mesmo capital, no mercado de aplicaes financeiras e comparar o que ser mais lucrativo. Ao trmino do desafio, os alunos tero experimentado a atuao como analistas de investimentos, elaborando, gerenciando e concluindo sobre a gesto de projetos em geral, comparando o custo de oportunidade de abrir seu prprio negocio ou de aplicar o capital no mercado financeiro.

Objetivo do desafio
Elaborar um Relatrio com anlises de investimento sobre a viabilidade de um projeto, comparando o custo de oportunidade de lucros desse projeto com opes no mercado de aplicaes.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 05 horas )


Aula-tema: Conceito e formas de investimentos. A importncia do investimento para as organizaes. Esta atividade importante para que voc conhea os inmeros tipos e grandezas de investimentos, visualizando oportunidades de negcio. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar no livro texto e na bibliografia complementar da disciplina, as informaes sobre a aula tema. Criar um relatrio para consulta do prprio grupo sobre os tpicos mais importantes do assunto. tima sugesto de consulta:

MOTTA, Rgis da Rocha; Calba, Guilherme Marques. Anlise de Investimentos. 1 Ed. So Paulo: Atlas 2002.

Vincius Rafael Bianchi

Administrao - 5 Srie - Anlise de Investimentos

Pg. 4 de 4

Passo 2 (Equipe) Apresentar o investimento que pretendem explorar, dando preferncia a pequenas e mdias empresas. Pesquisem sobre o ramo de atividade do investimento, ao mesmo tempo que definem qual investimento ser utilizado para comparar o custo de oportunidade entre construir i prprio negcio ou aplicar o capital. Alguns exemplos de ramos de atividade so: alimentcios, vesturios, supermercadista, calados, acessrios, lingeries. Sites sugeridos para pesquisa

< http://www.sebrae.com.br >. Acesso em: 28 set. 2012. < http://revistapegn.globo.com >. Acesso em: 28 set. de 2012. < http://blogdoempreendedor.com/blog/ >. Acesso em: 28 set. de 2012 < http://www.investbolsa.com.br >. Acesso em: 28 set. de 2012 < http://www.bmfbovespa.com.br >. Acesso em: 28 set. de 2012 < http://www.agorainvest.com.br >. Acesso em: 28 set. de 2012

Passo 3 (Aluno) Elaborar o projeto detalhando o negcio, apresentando o tamanho do investimento, os custos, o preo de venda e o produto que iro produzir (defina no mximo dois produtos ou servios). Paralelo a essa tarefa, investigue o comportamento do investimento escolhido no passo anterior e no perodo dos ltimos 12 meses. O relatrio deve conter os seguintes dados: Valor do investimento inicial; Valores monetrios das variaes mensais; Valores em porcentagem das variaes mensais; Comparao do valor do investimento na hora da compra e na hora da venda; Relao de perdas e ganhos no perodo avaliado; Passo 4 (Equipe) Emitam um relatrio baseado nas informaes do passo 3 desta etapa apresentando um projeto industrial, comercial ou de prestao de servios que a equipe ir desenvolver com o resgate do ttulo de capitalizao de R$200.000,00 do Anhanguera Bank Corporation, confrontando-o com os dados obtidos com o investimento escolhido pela equipe.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 05 horas )


Aula-tema: A montagem do Fluxo de Caixa Relevante para Anlise de Investimento. Esta atividade muito importante para que voc pratique os clculos de viabilidade de um projeto industrial, comercial ou de prestao de servios. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Vincius Rafael Bianchi

Administrao - 5 Srie - Anlise de Investimentos

Pg. 5 de 5

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquise no livro-texto e na bibliografia complementar da disciplina informaes sobre fluxo de caixa. Faa um pequeno relatrio para prpria consulta das principais partes do fluxo de caixa e qual a importncia dessa ferramenta para tomada de deciso. Passo 2 (Equipe) De acordo com os dados do Projeto apresentado na etapa 1 desse desafio, crie planilhas apresentando os seguintes clculos: a) Estime a quantidade mensal a ser comercializada e o seu preo de venda; b) Calcule o faturamento anual, multiplicando o valor mensal por 12; c) Estime o faturamento para os prximos 5 anos projetando um crescimento de 5% a.a no aumento das vendas; d) Estime os custos e as despesas mensais, com base na quantidade definida no item a. Uma planilha que pode servir de modelo est disponvel no link: <https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0Ap6km33lylCUdGE1cHg3ZklOODItc3JB Q0JBZ1g1MHc >. Acesso em: 28 set. 2012. Passo 3 (Equipe) Faa um fluxo de caixa relevante com os dados obtidos nas planilhas do passo anterior. Coloque todas as informaes obtidas na forma de um diagrama de fluxo de caixa. Passo 4 (Equipe) Redijam o relatrio com no mnimo 3 pginas organizando todas as informaes obtidas nos passos desta etapa e entregue ao professor em data pr estabelecida por ele.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 05 horas )


Aula-tema: Projetos industriais: aplicao das tcnicas de anlise de investimentos. Esta atividade importante para que voc analise a viabilidade do negcio ou a viabilidade de investimentos em mercado. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar, na internet ou em jornais de grande circulao, a respeito do percentual do IPCA geral em todas as categorias. Como sugesto de fonte de pesquisa, utilize os sites abaixo:

Vincius Rafael Bianchi

Administrao - 5 Srie - Anlise de Investimentos

Pg. 6 de 6

Fundao Instituto de Pesquisas Econmicas FIPE. Disponvel em: <https://www.fipe.com.br>. Acesso em: 28 set. 2012. Instituto Brasileiro de Geografia Estatstica- IBGE. Disponvel em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/defaulttab.shtm>. Acesso em: 28 set. 2012.

Passo 2 (Equipe) 1) Ler o artigo Anlise de Investimento. Disponvel em: <https://docs.google.com/open?id=0B56km33lylCUOXd4YWZoN21KZWs>. Acesso em: 28 set. 2012. Em seguida faa uma anlise do contedo estudado apresentando as particularidades de cada tcnica estudada, monte um comparativo entre as tcnicas e apresente a funcionalidades de cada uma das tcnicas. 2) Elaborar os clculos de Payback, VPL e TIR com os dados obtidos no fluxo de caixa relevante da Etapa 3 do desafio. Utilize como TMA (taxa mnima de atratividade) o valor do IPCA geral pesquisado no passo 1 dessa etapa. Passo 3 (Equipe) Avaliar os resultados obtidos, para viabilizar ou no o projeto. Se o VPL for negativo, reavalie o projeto e se o VPL for positivo, compare o retorno do investimento do projeto com o investimento de mercado escolhido pela equipe na etapa 2 desse desafio.

Passo 4 (Equipe) Organizar todas as informaes obtidas nos passos 1,2 e 3 dessa etapa e emitam um relatrio com no mnimo 3 pginas. Entregue esse relatrio ao professor em data pr-estabelecida por ele.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 05 horas )


Aula-tema: Incerteza, risco e volatilidade na anlise de investimentos. O papel e o tratamento do risco na anlise de investimentos. Esta atividade importante para que voc verifique os nveis de risco do projeto e da aplicao financeira abordados nesse desafio, e a tomada de deciso em relao ao investimento escolhido pela equipe. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Vincius Rafael Bianchi

Administrao - 5 Srie - Anlise de Investimentos

Pg. 7 de 7

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Pesquisar no livro texto e nas bibliografias complementares da disciplina sobre a aula tema. A seguir monte um resumo de pelo menos 2 pginas das principais informaes, concluses obtidas pela equipe debatam sobre o assunto, para compor o relatrio dessa etapa.

Passo 2 (Equipe) Fazer uma anlise do risco do projeto atravs do clculo da VPL substituindo a TMA pelo valor da variao dos rendimentos do investimento que o grupo fez no mercado durante os cinco anos. Faa o mesmo com o investimento no mercado, substitua o valor da variao apresentada durante os cinco anos de investimento pela TMA do projeto. Anotem os resultados. Passo 3 (Equipe) Organizar todas as informaes obtidas em todas as etapas do desafio e elaborar o Relatrio Final com introduo e a concluso do projeto apresentando a tomada de deciso da equipe em relao a empregar o capital de R$200.000,00 em um negcio ou aplic-lo em algum tipo de investimento. Entregar o relatrio ao professor da disciplina e montar uma apresentao do desafio em forma de seminrio, para apresentao na classe.

Livro Texto da disciplina:


OLIVO, Rodolfo Leandro de Faria. Anlise de Investimentos. 1 ed. Campinas: Alinea, 2008. (PLT 115)

Vincius Rafael Bianchi

Вам также может понравиться