Вы находитесь на странице: 1из 7

Ttulo: gua Objetivo: Investigar a ao da gua dura no sabo.

. Materiais e Reagentes: Carbonato de clcio Sabo em pedra Sulfato de magnsio 0,01N Fosfato trissdico Cloreto de cobalto Sulfato de sdio decahidratado Sulfato de cobre hidratado Bico de Bunsen Erlenmeyer Basto de vidro Canudo de plstico Filtro Papel filtro Cpsula de porcelana Procedimento Experimental:

2.1. Destilao Simples Montar o aparelho de destilao simples. Colocar 200ml de gua no balo de destilao. Adicionar cerca de 1g de cloreto de sdio, em seguida 0,1g de permanganato de potssio. Conectar o condensador ao balo de destilao. Iniciar o processo, ligando o bico de Bunsen e o sistema de refrigerao. Como o processo demorado, passar para os itens seguintes, no esquecendo de desprezar as primeiras pores do destilado definitivo e adicion-lo a um tubo de ensaio (I) contendo 1ml de nitrato de prata 0,1N; adicionar 1ml de cloreto de sdio 0,1N a outro tubo de ensaio (II) contendo 1ml de nitrato de prata 0,1N.

Observaes:

Observaes de dados:

A soluo aquecida at a ebulio, etapa em que ocorre a vaporizao apenas da fase lquida. O vapor, ao ser expulso do balo de destilao, dirigise para o condensador,que refrigerado a gua; quando entra em contato com suas paredes frias, condensa-se retornando ao estado lquido. Em seguida, escorre pelo condensador, atingindo a unha; onde recolhido em um frasco

apropriado e recebe o nome de destilado (nesse caso, gua destilada).No final desse processo o destilado fica retido no frasco e o slido, no balo. Em resumo, a destilao simples consiste na vaporizao de um lquido por aquecimento, seguida da condensao do vapor e recolhimento do condensado num frasco apropriado. O condensador permite que a mistura seja aquecida na temperatura de ebulio do solvente, sem que esta seja perdida para a atmosfera. O ponto de ebulio a temperatura em que o vapor e o lquido esto em equilbrio a uma dada presso. O ponto de ebulio das misturas varia dentro de um intervalo de temperatura que depende da natureza e das propores dos seus constituintes. O aumento de calor de um lquido em ebulio no produzir elevao do seu ponto de ebulio, pois o calor absorvido todo consumido em formas de bolhas de vapor, o que resulta num aumento da velocidade da destilao. Concluso: a) Por que deve ser desprezada a primeira poro do destilado? Porque pode conter impurezas. b) Escreva a equao qumica ocorrida no tubo de ensaio (II). AgNO3 + NaOH AgOH + NaNO3

2.2. Dureza temporria guas duras de dureza temporria so aquelas que contm ons Ca 2+ e/ou Mg2+ na forma de bicarbonato. O abrandamento pode ser feito por fervura ou pela adio de substncias amolecedoras tais como NaOH, Ca(OH)2, Na2CO3, Na3PO4. Procedimento: Procedimento Experimental: Colocar 1g de CaCO3 em p em um erlenmeyer contendo 100ml de gua destilada. Borbulhar gs carbnico, durante 5 minutos agitando com basto de vidro. Filtrar e ter-se- gua de bicarbonato de clcio. Retirar 40ml do filtrado e transferir 20 ml para o erlenmeyer I e 20ml para o erlenmeyer II. Ferver o erlenmeyer I durante cinco minutos, deix-lo esfriar e depois filtrar. O novo filtrado passado para o erlenmeyer III. Colocar um pedacinho de sabo em cada um dos erlenmeyers II e III e agitar vigorosamente. Observaes:

Figura 1-No apresenta espuma gua dura Figura 2- Apresenta espuma gua mole

Observaes de dados: A dureza temporria pode ser eliminada pela fervura, o que expulsa o CO2 e desloca o equilbrio. Assim, os bicarbonatos se decompem aos carbonatos, precipitando o carbonato de clcio. Se este for filtrado ou for removido por sedimentao, a gua estar livre da dureza. Os bicarbonatos de clcio e de magnsio, que tambm so responsveis pela alcalinidade, causam a dureza chamada temporria, que pela ao de calor ou de substncias alcalinas geram a precipitao dos carbonatos destes ons. Carbonatos de Ca e Mg so virtualmente insolveis, e a presena de CO2 converte-se em bicarbonatos (solveis) CaCO3(s) + CO 2(aq) + H2O(l) Ca(HCO3)2(aq) MgCO3(s) + CO3(s) + H2O(l) Mg(HCO3)2(aq) Concluso: a) Por que em III formou muita espuma e em II formou pouca? Porque no III formou gua mole isso ficou evidenciado pois formou espuma.J no II forma pouca espuma porque ficou evidenciado que gua dura por no formar espuma. b) Qual foi a reao qumica ocorrida entre o carbonato de clcio e o gs carbnico proveniente do gerador? CaCO3(s) + CO 2(aq) + H2O(l) Ca(HCO3)2(aq) c) Qual foi a reao qumica no erlenmeyer I, durante o aquecimento? CaCO3(s) + CO 2(aq) + H2O(l) Ca(HCO3)2(aq) d) Equacione as reaes qumicas entre a gua dura de dureza temporria obtida e os amolecedores acima mencionados? MgCO3(s) + CO3(s) + H2O(l) Mg(HCO3)2(aq)

2.3. Dureza permanente guas duras de dureza permanente so aquelas que apresentam ons Ca 2+ e/ou Mg2+ na forma de outros anions tais como: cloretos, nitratos, sulfatos, etc. O abrandamento no pode ser efetuado por fervuras e sim somente por adio de substncias que provocam amolecimento, tais como NaOH, Ca(OH) 2, Na3PO4, Na2CO3. Procedimento Experimental: Retirar 40 ml de soluo de sulfato de magnsio 0,01N e transferir 20 ml para o erlenmeyer IV e 20 ml para o erlenmeyer V. Adicionar ao tubo IV 5ml de fosfato trissdico em seguida filtrar para dentro do erlenmeyer VI. Colocar um pedacinho de sabo em cada um dos erlenmeyer V e VI e agitar vigorosamente Observaes: A dureza desde no pode ser eliminada pela fervura. Observaes de dados: A dureza permanente no pode ser eliminada por fervura. Esta decorre principalmente da presena de MgSO 4 ou CaSO4 na soluo. Os ons de sdio no afetam a capacidade dos sabes de produzir espuma. Concluso:

a) Por que em V formou pouca espuma e em VI formou muita espuma? Porque em V formou de dureza permanente que no pode ser eliminada por fervura e em VI formou a agura mole que ficou com o amolecimento porque adicionou o fosfato. b) Qual a reao qumica entre o sulfato de magnsio e o sabo?

c) Se ao invs de sabo, o aluno usasse detergente, o que ocorreria? O detergente mais efetivo e mais solvel ou seja no forma precipitados

2.4. gua de constituio e gua de cristalizao

Lembrar a seguinte equao qumica: Mg(OH)2 350C > MgO + H 2O

Colocar cerca de 0,5g de sulfato de sdio decahidratado no tubo de ensaio (I). Aquecer chama do bico de Bunsen. Anotar as observaes. Colocar cerca de 0,5g de sulfato de cobre hidratado numa cpsula de porcelana. Aquecer at obter um p branco. Em seguida transferir o p branco para um tubo de ensaio (II) e adicionar uma gota de gua. Em seguida 2ml de gua. Anotar as observaes. Colocar cerca de 0,5g de cloreto de cobalto (II) hidratado em uma cpsula de porcelana e aquecer at obter uma substncia azul. Em seguida transferi-lo para o tubo de ensaio III e adicionar uma gota de gua. Em seguida 2ml de gua. Anotar as observaes. Observaes: O Sulfato de cobre quando foi aquecido tornou-se um p branco,ou seja, desintratado O Sulfato de cobre quando aquecido ficou transparente. O cloreto de cobalto II quando aquecido adquiriu uma colorao azul.

Observaes de dados: gua de constiuio

gua de cristalizao

Sulfato de cobre sua colorao azul deve-se s suas guas hidratao.Quando aquecido fica um p branco pois ele se desitratda. CuSO45H2O(s) + CuSO4(s) + 5H2O(g).

de

Quando se adicionou gua novamente a soluo votou ao seu estado inicial ficando com a colorao azul,pois o Sulfato de cobre se hidratou novamente. Concluso:

a) Que gua de constituio? aquela que no ocorre na forma molecular, H2O, mas eliminada como tal durante a decomposio trmica da substncia, a partir de grupos OHpresente. b) Que gua de cristalizao? gua de cristalizao gua que ocorre em cristais mas no ligada covalentemente a molcula ou on "hospedeiro". Um exemplo caracterstico o caso do sulfato de cobre pentahidratado (CuSO4.5H2O), em que cada on de cobre est coordenado com quatro molculas de gua atravs dos pares de eltrons do oxignio formando-se o complexo [Cu(H2O)4]2+ . Cada on de sulfato tem uma molcula de gua ligada atravs de ligaes de hidrognio. Classicamente, "gua de cristalizao" refere-se a gua que encontrada em uma grade cristalina de um complexo metlico mas que no diretamente ligada ao on metlico. Obviamente a "gua de cristalizao" ligada ou interage com "alguns" outros tomos e ons ou no seria includo na estrutura cristalina. Referncias Bibliogrficas: Vasconcelos, T. H. Prticas de Qumica Flach, S. E. Introduo a Qumica Inorgnica experimental. RUSSEL, John B. Qumica Geral. 2 Ed. So Paulo: Makron Books, 1994. 2 v. ISBN 853460192 (v.1)

Вам также может понравиться