Вы находитесь на странице: 1из 36

Tarifao de Energia Eltrica

O Sistema Tarifrio de Energia Eltrica um conjunto de normas e regulamentos g que q tem por p finalidade estabelecer o preo p da eletricidade para os diferentes tipos de consumidores. rgo Regulamentador: Agncia Nacional de Energia Eltrica ANEEL. Regulamentao: Resoluo ANEEL no 456 de 29/11/2000

Tarifao de Energia Eltrica Conceitos e Definies


Energia Eltrica Ativa: o uso da potncia ativa durante qualquer intervalo de tempo tempo. medida em quilowatts quilowatts-hora hora (kWh). Energia Eltrica Reativa: Reativa a energia que circula continuamente entre os diversos campos eltricos e magnticos de um sistema de corrente alternada, sem produzir trabalho. expressa em quilo-volt-ampre-reativo-hora (kvarh). e a da a mdia d a das potncias po c as eltricas e cas ativas a as ou reativas ea as Demanda: solicitadas ao sistema eltrico, durante um intervalo de tempo especificado. Unidade: quilowatt (kW)

Tarifao de Energia Eltrica Conceitos e Definies


Demanda Mxima: o maior valor de demanda verificado durante um certo perodo. Demanda Mdia: Mdia a relao entre a quantidade de energia eltrica consumida durante um certo perodo de tempo e o nmero de horas desse perodo. Demanda Contratada: a demanda de potncia ativa a ser obrigatria e continuamente disponibilizada pela concessionria, conforme contrato, e que dever ser paga, seja ou no utilizada.

Tarifao T if de d Energia E i Eltrica Elt i Conceitos e Definies


Demanda Registrada: a maior demanda de potncia, verificada por medio, integralizada no intervalo de quinze minutos, durante um determinado perodo de funcionamento. Demanda Faturvel: o valor da demanda de potncia ativa considerada para fins de faturamento. Fator de Carga: a razo entre a demanda mdia e a demanda mxima apresentadas por uma unidade consumidora.

Tarifao T if de d Energia E i Eltrica Elt i Conceitos e Definies


Horrio de Ponta: o perodo definido pela concessionria e composto por 3 horas dirias consecutivas, exceo feita aos sbados, domingos e feriados nacionais, considerandos as caractersticas do seu sistema eltrico. Horrio de Fora de Ponta: perodo composto pelo conjunto das das horas dirias, consecutivas e complementares quelas definidas no horrio de ponta.

Tarifao de Energia Eltrica Conceitos e Definies


Perodo Seco: Seco corresponde ao perodo de 7 meses consecutivos iniciando-se em maio e finalizando-se em novembro de cada ano.

Perodo mido: corresponde ao perodo de 5 meses consecutivos compreendendo os fornecimentos abrangidos pelas leituras de dezembro de um ano a abril do ano seguinte. seguinte

Tarifao de Energia Eltrica Tenses de Fornecimento


Limites estabelecidos pela ANEEL: I - Tenso secundria de distribuio: quando a carga instalada na unidade consumidora for menor ou igual a 75kW II - Tenso primria de distribuio inferior a 69kV: quando a carga instalada for superior a 75 kW e a demanda contratada ou estimada for igual ou inferior a 2.500 2 500 kW. kW III - Tenso primria de distribuio igual ou superior a 69kV: quando d a demanda d d contratada t t d ou estimada ti d pelo l interessado for superior a 2.500 kW.

Tarifao de Energia Eltrica Grupos Tarifrios


Grupo A: Grupamento G composto por unidades id d consumidoras id com fornecimento em tenso igual ou superior a 2,3kV.
Subgrupo A1 A2 A3 A3a A4 AS Tenso de Fornecimento > = 230kV 88kV a 138kV 69kV 30kV a 44kV 2,3kV a 25 kV Subterrneo

Tarifao de Energia Eltrica Grupos G upos Tarifrios a os


Grupo B: Grupamento composto por unidades consumidoras com fornecimento em tenso inferior a 2,3kV. a) Subgrupo B1 - residencial; b) Subgrupo B1 - residencial baixa renda; c) )S Subgrupo b B2 - rural; l d) Subgrupo B2 - cooperativa de eletrificao rural; e) Subgrupo B2 - servio pblico de irrigao; f) Subgrupo B3 - demais classes; g) Subgrupo B4 - iluminao pblica.

Tarifao de Energia Eltrica Estruturas Tarifria


Estrutura Tarifria Convencional caracterizada pela aplicao de tarifas de consumo de energia eltrica e/ou demanda de potncia, independente do horrio de utilizao e dos perodos do ano. Estrutura Tarifria Horo-Sazonal se caracteriza pela aplicao de tarifas diferenciadas de consumo de energia eltrica e de demanda de potncia, de acordo com o horrio de utilizao e dos perodos do ano.

Tarifao T if de d Energia E i Eltrica Elt i Estrutura Tarifria Horo Horo-sazonal sazonal


Tarifa Horo-sazonal Azul - aplicao de tarifas diferenciadas de consumo de energia eltrica de acordo com o horrio de utilizao e os perodos do ano, bem como de tarifas diferenciadas de demanda de potncia de acordo com o horrio de utilizao. Tarifa Horo-sazonal Verde - aplicao de tarifas diferenciadas de consumo de energia eltrica de acordo com o horrio de utilizao tili e os perodos d do d ano, bem b como de d uma nica tarifa de demanda de potncia eltrica.

Tarifao de Energia Eltrica Estrutura Tarifria


Resumo:
AZUL DEMANDA (kW) CONSUMO (kWh) VERDE CONVENCIONAL Preo nico

Um preo para ponta Um preo para fora de Preo nico ponta Um preo para ponta - perodo mido 'Um preo para fora de ponta - perodo mido 'Um preo para ponta - perodo seco 'Um preo para fora de ponta - perodo seco

Preo nico

Tarifao de Energia Eltrica Critrios C os de Incluso c uso


Unidades Cons. do Grupo B: Tarifa Monmia Convencional U id d Consumidoras Unidades C id do d Grupo G A: A Tenso de Fornecimento <69kV e D Demanda d C Contratada t t d < 300kW Tenso de Fornecimento <69kV 69kV e Demanda Contratada 300kW

{
{

Convencional ou Horo Horo-sazonal sazonal Verde ou Horo-sazonal Azul Horo-sazonal Verde ou Horo-sazonal Azul

(ou trs registros de demanda consecutivos ou seis alternados 300kW nos ltimos onze faturamentos]

Tenso de Fornecimento 69kV: Tarifa Horo-sazonal Azul

Tarifao de Energia Eltrica Faturamento


Unidades Consumidoras do Grupo B:

O Faturamento realizado com base na medio do consumo de Energia Eltrica Ativa e, quando aplicvel, na medio do consumo d de E Energia i El Eltrica i Reativa R i Excedente. E d

Tarifao de Energia Eltrica Faturamento aua e o


Unidades Consumidoras do Grupo A: I - Demanda Faturvel - um nico valor, correspondente ao maior dentre os a seguir definidos: a) A Demanda Contratada - exceto no caso de unidade consumidora rural ou sazonal faturada na estrutura tarifria convencional. b) A Demanda Medida; ou c) 10% da maior demanda medida em qualquer dos onze meses anteriores, quando se tratar de unidade consumidora rural ou sazonal faturada na estrutura convencional.

Tarifao de Energia Eltrica Faturamento aua e o


II - Consumo de Energia Eltrica Ativa - o maior valor entre: a) A Energia Eltrica Ativa Contratada (se houver) b) A Energia Eltrica Ativa medida no perodo de faturamento III - Consumo de Energia e Demanda de Potncia Reativas Excedentes - quando o fator de potncia da unidade consumidora, indutivo ou capacitivo, for inferior a 0,92.

Tarifao T if de d Energia E i Eltrica Elt i Faturamento


- Frmulas Parciais:
1 ( ) VPF = CA TC + DF TD a) Estrutura Convencional: 1 ICMS

b) Estrutura Horo-sazonal Horo sazonal Azul: Azul - No perodo seco:


1 VPF = (CA fs TCfs + CA ps TCps + DFf TDf + DFp TDp ) 1 ICMS

- No perodo mido:

1 VPF = (CA fu TCfu + CA pu TCpu + DFf TDf + DFp TDp ) 1 ICMS

Tarifao T if de d Energia E i Eltrica Elt i Faturamento


c) Estrutura Horo-sazonal Verde: - No perodo seco:
1 VPF = (CA fs TCfs + CA ps * TCps + DF TD ) 1 ICMS

- No N perodo d mido: id
1 VPF = (CA fu TCfu + CA pu * TCpu + DF TD ) 1 ICMS

Tarifao de Energia Eltrica Ultrapassagem de Demanda


Sobre a parcela da demanda medida que superar a respectiva demanda contratada ser aplicada uma tarifa com valor majorado, denominada Tarifa de Ultrapassagem, caso aquela parcela seja superior aos seguintes limites mnimos: I - 5% - para unidades consumidoras atendidas em tenso d fornecimento de f i maior i ou igual i l a 69kV . II - 10% - para unidades consumidoras atendidas em tenso de fornecimento inferior a 69kV .

Tarifao de Energia Eltrica Ultrapassagem de Demanda


Faturamento: a) Tarifa Azul:
1 Ultrapassagem na Ponta: FDU p = (DR p DCp ) TU p * 1 ICMS

Ultrapassagem Fora da Ponta: b) Tarifa Verde: Ultrapassagem na Ponta:

1 FDU f = (DR f DCf ) TU f * 1 ICMS

1 FDU = (DR DC ) TU * 1 ICMS

Fator de Carga e Custo Mdio da Energia


Fator de Carga - Definio: Razo entre a demanda mdia e a demanda mxima ocorridas em um determinado intervalo de tempo.
Dmdia Dmdia t Energia Consumida = = FC = Dmx Dmx * t Dmx * t
t = n o de horas do ms = 24 365 = 730h 12

Tarifao de Energia Eltrica

Fator de Carga e Custo Mdio da Energia


O fator de carga um ndice que varia entre 0 e 1 e expressa a relao entre o consumo de energia ocorrido e o consumo de energia que haveria se a carga solicitasse, durante todo o tempo uma potncia constante igual demanda mxima. tempo, mxima Quanto menor o fator de carga, carga maior o custo mdio da energia consumida.

Tarifao de Energia Eltrica

Fator de Carga e Custo Mdio da Energia


Uma empresa consome 100.000 kWh e sua demanda mxima 500 kW Calcule o Fator de carga. kW.Calcule carga

Tarifao de Energia Eltrica

Consumo(kWh) 100.000 FC = = = 0,274 , D Demanda(kW d (kW) x 730 500 x 730


Foi feito um estudo e verificou-se que alguns equipamentos, que eram ligados no horrio de pico de demanda, demanda poderiam ter seu funcionamento deslocado para outros horrios.Assim foi possvel reduzir Dmax para 300 kW.
100.000 FC = = 0,457 300 x 730

Tarifao de Energia Eltrica


Faturamento de Reativo
Fator de potncia - Relao entre a potncia ativa e a potncia total (aparente) fornecida pelo sistema eltrico. Fator de potncia de referncia capacitivo ou indutivo - fr = 0,92 (limite mnimo permitido para as unidades consumidoras).
P S Q
P: Potncia ativa (W) Q: Potncia reativa (VAr) S: Potncia aparente (VA) cos : Fator de potncia

Tarifao de Energia Eltrica


Faturamento de Reativo
Objetivos da regulamentao do FP:
Liberao da capacidade do sistema. Promover o uso racional da energia eltrica. Retardar investimentos por parte das concessionrias. Diminuir a potncia reativa indutiva circulante durante os picos de carga. Diminuir a potncia reativa capacitiva circulante em horrios de carga leve.

Tarifao de Energia Eltrica


Faturamento de Reativo
Avaliao do FP:
Reativo capacitivo: 06 horas consecutivas, no horrio das 23:30h s 6:30h Reativo indutivo: No perodo complementar ao anterior Consumidores grupo A: Medio obrigatria e permanente Consumidores grupo B: Medio facultativa

Tarifao de Energia Eltrica


Faturamento de Reativo
Faturamento da energia reativa
Avaliao horria: Clculo atravs dos valores de energia ativa e reativa medidas a cada hora, durante o ciclo de faturamento, obedecendo aos perodos para verificao das energias reativas indutiva e capacitiva. capacitiva Avaliao mensal: mensal Clculo atravs dos valores de energia ativa e reativa durante o ciclo de faturamento.

Tarifao de Energia Eltrica


Faturamento de Reativo
O excedente de reativo indutivo ou capacitivo, capacitivo provocado pelo baixo fator de potncia, tarifado no mais como multa, mas da mesma forma que o fornecimento de energia eltrica Energia ativa reprimida

FER - Faturamento do Consumo de Energia Reativa Excedente FDR - Faturamento da Demanda de Potncia Reativa Excedente

Tarifao de Energia Eltrica


Faturamento de Reativo
P kW S
Capacidade reprimida

Q Q Q

cos r =

Potncia reativa excedente

P + P P e cos = S S cos r P + P = cos P

cos r P = P 1 cos

kVAr

Tarifao de Energia Eltrica


Faturamento de Reativo
Faturamento da energia reativa por avaliao horria
Estrutura tarifria horo-sazonal ou convencional com medio apropriada

FER ( h )

cos r 1 TCA ( h ) = CA t cos t =1


n n cos r = MAX DA t DF( h ) TDA ( h ) cos t =1

FDR ( h )

Tarifao de Energia Eltrica


Faturamento de Reativo
Faturamento da energia reativa por avaliao mensal
Estrutura tarifria convencional sem medio apropriada

cos r 1 TCA FER = CA cos m cos r DF TDA FDR = DA cos m

Tarifao de Energia Eltrica


Tarifas de Fornecimento
F. PONTA 0,16562 0,09286 0 05226 0,05226 0,05226 Faixa de consumo 0 30 0-30 31-300 301-500 >500 PONTA x x x 16,76 ICMS isento i t 17% 20% 25% ULTR. PONTA x x x 50,29 CONSUMO (SECO) R$/kWh PONTA Baixa tenso Alta Convencional tenso HS Verde (A4) HS Azul x x 0 49746 0,49746 0,10992 DEMANDA (SECO) R$/Kw FORA PONTA x 6,33 5 59 5,59 5,59 ULTR. FORA PONTA x x 16 76 16,76 16,76

Tarifao de Energia Eltrica


Reduo de custo por mudana tarifria
1o Caso: Convencional para Horo-sazonal verde - carga uniforme 8:00h-18:00h

CONV jan/02 fev/02 mar/02

CA (kWh) 19219 21474 25369

TC (R$/kWh) 0,09286 0,09286 , 0,09286

DE (kW) 118 128 138

TD (R$/kW) 6,33 6,33 , 6,33

ICMS 0,25 0,25 , 0,25

TOTAL (R$) 3.375,49 3.739,09 , 4.305,74

HSV jan/02 fev/02 mar/02

CAFP (kWh) 18258 20400 24101

TCFP (R$/kWh) 0,04619 0,04619 0 04619 0,04619

CAP (kWh) 961 1074 1268

TCP (R$/kWh) 0,48929 0,48929 0 48929 0,48929

DE (kW) 135 135 135

TD (R$/kW) 5,59 5,59 5 59 5,59

ICMS 0,25 0,25 0 25 0,25

TOTAL (R$) 2.757,56 2.963,05 3 317 99 3.317,99

Economia: 20,85%

Tarifao de Energia Eltrica


Reduo de custo por mudana tarifria
2o Caso: Convencional para Horo-sazonal verde - carga uniforme 8:00h-17:00h
CONV jan/02 fev/02 mar/02
HSV jan/02 fev/02 mar/02 /02

CA (kWh) 19219 21474 25369


CAFP (kWh) 19219 21474 25369

TC (R$/kWh) 0,09286 0,09286 0,09286


TCFP (R$/kWh) 0,04619 0,04619 0 04619 0,04619

DE (kW) 118 128 138


CAP (kWh) 0 0 0

TD (R$/kW) 6,33 6,33 6,33


TCP (R$/kWh) 0,48929 0,48929 0 48929 0,48929

ICMS 0,25 0,25 0,25


DE (kW) 135 135 135

TOTAL (R$) 3.375,49 3.739,09 4.305,74


TD (R$/kW) 5,59 5,59 5 59 5,59 ICMS 0,25 0,25 0 25 0,25 TOTAL (R$) 2.189,83 2.328,71 2 568 59 2.568,59

Economia: 37,94%

Tarifao de Energia Eltrica


Reduo de custo por mudana tarifria
3o Caso: Convencional para Horo-sazonal verde - carga uniforme 0:00h-24:00h
CONV jan/02 fev/02 mar/02 CA (kWh) 19219 21474 25369 TC (R$/kWh) 0,09286 0,09286 0,09286 DE (kW) 118 128 138 TD (R$/kW) 6,33 6,33 6,33 ICMS 0,25 0,25 0,25 TOTAL (R$) 3.375,49 3.739,09 4.305,74

HSV jan/02 fev/02 mar/02

CAFP (kWh) 16817 18790 22198

TCFP (R$/kWh) 0,04619 0,04619 , 0,04619

CAP (kWh) 2402 2684 3171

TCP (R$/kWh) 0,48929 0,48929 0,48929 ,

DE (kW) 135 135 135

TD (R$/kW) 5,59 5,59 5,59 ,

ICMS 0,25 0,25 0,25 ,

TOTAL (R$) 3.609,16 3.914,57 4.442,09 ,

Economia: -4,78%

Вам также может понравиться