Вы находитесь на странице: 1из 50

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR

AULA 04
DOS BENS

Itens especficos do edital que sero abordados nesta aula 4.1. Diferentes classes de bens.

4. Bens.

Subitens Bens: diferentes classes de bens. Conceito. Espcies. Classificao Geral: considerados em si mesmos; reciprocamente considerados; considerados em relao ao titular da propriedade; considerados quanto possibilidade de comercializao. Bem de famlia legal e bem de famlia convencional. Legislao a ser consultada

Cdigo Civil: arts. 79 a 103. Lei n

8.009/90: da impenhorabilidade do bem de famlia.

NDICE
Introduo ............................................................................................ 01 Classificao Legal ................................................................................ 03 Bens considerados em si mesmos ...................................................... 04 Bens reciprocamente considerados ................................................... 14 Bens considerados em relao ao titular do domnio ......................... 18 Bens considerados em relao possibilidade de negociao ........... 22 Bens de Famlia ................................................................................. 22 Bens gravados com clusula de inalienabilidade ................................ 26 RESUMO DA AULA .................................................................................. 27 Bibliografia Bsica ................................................................................. 32 EXERCCIOS COMENTADOS ................................................................... 32

INTRODUO Como j sabemos, uma relao jurdica envolve trs elementos: as pessoas, os bens e o vnculo. Enquanto no tema pessoas ns estudamos os sujeitos de direito, ou seja, quem pode ser considerado sujeito de direitos e deveres na ordem civil, no tema de hoje analisaremos o qu pode ser objeto do Direito. Assim, a relao jurdica entre dois sujeitos tem por objeto os bens sobre os quais recaem direitos e obrigaes.

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR Ateno H muita divergncia doutrinria acerca da utilizao das expresses coisa e bem. Alguns autores conceituam coisa como tudo o que existe objetivamente no Universo (com a excluso da pessoa natural) e que pode satisfazer a uma necessidade humana. J bem designado para a conceituao de uma coisa til ao homem, economicamente aprecivel ou valorvel e suscetvel de apropriao. Desta forma coisa seria o gnero (tudo que existe na natureza) e bem a espcie (que proporciona ao homem uma utilidade, sendo aprecivel economicamente e suscetvel de apropriao). No entanto outros autores fornecem conceitos completamente inversos de bem e coisa. Para eles bem seria um gnero que se divide em bens imateriais e bens materiais, estes sim, considerados como coisa. Finalmente h os que entendem que entre bens e coisas h uma sinonmia. De fato, o prprio Cdigo no uniforme, pois utiliza a expresso bem na Parte Geral e passa a utilizar coisa na Parte Especial, quando trata da propriedade. Ateno! Isso j caiu em concurso Apesar de toda essa discusso doutrinria, a ESAF, na prova para MDIC (Analista de Comrcio Exterior), realizada em 2012, considerou como correta a seguinte afirmao: Coisas e bens so conceitos que no se confundem, embora a coisa represente espcie da qual o bem gnero. A honra, a liberdade, a vida, entre outros, representam bens sem, no entanto, serem considerados coisas. Houve recurso, porm a questo foi mantida... No meu entendimento, questes como essas deveriam ser evitadas... caindo, deveriam ser anuladas. Mas como j caiu e no foi anulada, prudente seguir o que as bancas esto pedindo: bem gnero; coisa espcie de bem" (particularmente eu discordo... mas enfim...). Vamos ento ficar com a expresso BENS, mais ampla e genrica, conceituando como sendo valores materiais ou imateriais que podem ser objeto de uma relao de direito. CLASSIFICAO INICIAL Definida a expresso que vamos usar e o seu conceito, vamos agora falar sobre sua classificao. A primeira delas no est prevista expressamente no Cdigo Civil. Esta importante diviso feita pela doutrina, classificando os bens em: Corpreos (sinnimos: materiais, tangveis ou concretos): aqueles que possuem existncia fsica ou material; podem ser tocados e so visveis, percebidos pelos sentidos (ex.: terrenos, edificaes, joias, veculos, dinheiro, livros, etc.). Incorpreos (sinnimos: imateriais, intangveis ou abstratos): aqueles que no existem fisicamente, pois possuem uma existncia abstrata. No entanto podem ser traduzidos em dinheiro, possuindo valor econmico e sendo objeto de direito. Ex.: no caso de um programa de computador (software), o importante no o CD ou o meio que o contm, mas sim a produo intelectual de quem elaborou o programa. Outro exemplo:
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR ainda que dois produtos sejam idnticos, um consumidor pode decidir comprar de acordo com a marca do produto, pois esta lhe transmite maior sensao de confiana no produto. Muitas vezes o importante no a caracterstica material ou fsica do produto, mas sim a prpria marca. Por isso que as empresas investem na criao e desenvolvimento de uma marca, que pode ajud-la a conquistar o consumidor e aumentar seus lucros. O mesmo ocorre com o nome de uma empresa. Outros exemplos: propriedade literria e/ou cientfica, direitos autorais, propriedade industrial (marcas de propaganda, logotipos, patentes de fabricao), concesses obtidas para a explorao de servios pblicos, fundo de comrcio (ponto comercial), etc. Na prtica os bens corpreos so objetos de contrato de compra e venda, enquanto os bens incorpreos so objetos de contratos de cesso (transferncia a outrem). Mas ambos podem integrar o patrimnio de uma pessoa. PATRIMNIO JURDICO Anteriormente dizia-se que patrimnio era a representao econmica da pessoa. Atualmente afirma-se que uma universalidade de direitos e obrigaes (cada pessoa possui apenas um patrimnio). Trata-se, portanto, do conjunto das relaes jurdicas ativas e passivas (abrange bens, direitos e obrigaes) de uma pessoa (natural ou jurdica), aprecivel economicamente. Inclui-se a posse, os direitos reais, as obrigaes e as aes correspondentes. O patrimnio composto de elementos ativos ou positivos (bens e direitos) e passivos ou negativos (obrigaes). Patrimnio positivo aquele em que o ativo maior que passivo (falamos em solvente). O patrimnio do devedor responde por suas dvidas e constitui garantia geral dos credores. Patrimnio negativo (insolvente) aquele em que as dvidas superam os bens e direitos. PATRIMNIO Bens e Direitos (a receber) Obrigaes (a serem pagas)

S para completar o tema: alguns autores admitem a existncia do chamado patrimnio moral, que seria o conjunto de direitos da personalidade. Outros se referem ao chamado patrimnio mnimo, que, em respeito ao princpio da dignidade, cada pessoa deve ter resguardado pela lei civil um mnimo de patrimnio. CLASSIFICAO LEGAL DOS BENS Bens considerados em si mesmos: mveis ou imveis; fungveis ou infungveis, consumveis ou inconsumveis, divisveis ou indivisveis; singulares ou coletivos. Bens reciprocamente considerados: principais ou acessrios (frutos, produtos, pertenas e benfeitorias).
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR Bens considerados em relao ao titular do domnio: pblicos (uso comum do povo, uso especial e dominicais), particulares e res nullius. Bens considerados quanto possibilidade de alienao: bens que esto fora do comrcio.

Vejamos agora cada uma dessas espcies de forma minuciosa.

I. BENS CONSIDERADOS EM SI MESMOS


I.1 BENS QUANTO MOBILIDADE (arts. 79/84, CC) A) BENS IMVEIS (arts. 79/81, CC) So aqueles que no podem ser removidos ou transportados de um lugar para o outro sem a sua destruio ou alterao em sua substncia. Ocorre que com avano da engenharia e da cincia em geral esse conceito perdeu parte de sua fora. Atualmente h modalidades de imveis que no se amoldam perfeitamente a este conceito (ex.: edificaes que, separadas do solo, conservam sua unidade, podendo ser removida para outro local arts. 81, I e 83, CC). Os bens imveis tambm so chamados de bens de raiz e podem ser divididos em: 1. Por Natureza (ou por essncia): o solo (terreno) e tudo quanto se lhe incorporar naturalmente (rvores, frutos pendentes, etc.), mais adjacncias (espao areo e subsolo). Alguns autores entendem que apenas o solo seria bem imvel por natureza. Os acessrios e as adjacncias seriam bens imveis por acesso natural. O art. 1.229, CC dispe que a propriedade do solo abrange a do espao areo e a do subsolo correspondente em altura e profundidade teis ao seu exerccio. Quem compra um stio o proprietrio do subsolo? Resposta para o Direito Civil: SIM!! O proprietrio do solo tambm proprietrio do subsolo (e do espao areo), especialmente para construo de passagens, garagens subterrneas, pores, adegas, etc. No entanto esta regra pode sofrer algumas limitaes. Pelo art. 176, CF/88, as jazidas, os recursos minerais e hdricos, embora sejam considerados como bens imveis, constituem propriedade distinta da do solo, para efeito de explorao ou aproveitamento, ficando sob o domnio (propriedade) da Unio. Lgico que difcil algum comprar um terreno e nele achar uma mina de ouro ou de diamantes ou mesmo um lenol petrolfero. No entanto se isso ocorrer, esta pessoa no ser o dono deste recurso mineral. 2. Por Acesso Fsica, industrial ou artificial (acesso quer dizer aumento, acrscimo ou aderncia de uma coisa a outra): trata-se de tudo quanto o homem incorporar permanentemente (o que no significa eternamente) ao solo, no podendo remov-lo sem destruio, modificao ou dano. Abrange os bens mveis que, incorporados ao solo pelo trabalho do homem, passam a ser bens imveis. Exemplos clssicos genricos:
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR construes e plantaes. Ex.: um caminho de tijolos, cimento, caibros, etc. so bens mveis; quando se realiza uma construo, sendo incorporados ao solo pela aderncia fsica, passam a ser imveis, pois no podem ser retirados sem causar dano construo onde esto. Outros exemplos: sementes lanadas ao solo ou as plantaes (caf, cana, etc.), as construes de uma forma geral (edifcios, casas, pontes, viadutos, etc.) e seus acessrios (ex.: piscina, garagem). Nos termos do art. 81, CC, no perdem o carter de imvel (ou seja, continuam sendo imveis): a) edificaes que, separadas do solo, mas conservando a sua unidade, forem removidas para outro local (ex.: casa pr-fabricada transportada de uma localidade para outra). b) materiais provisoriamente separados de um prdio para nele se reempregarem (telhas retiradas de uma casa para reforma do telhado, sendo reempregadas posteriormente). 3. Por Acesso Intelectual (ou por destinao do proprietrio): so os bens mveis que aderem a um bem imvel pela vontade do dono, para dar maior utilidade ao imvel (a coisa deve ser colocada a servio do imvel e no da pessoa). Trata-se de uma fico jurdica. Ex.: um trator destinado a uma melhor explorao de propriedade agrcola, mquinas de uma fbrica txtil, para aumentar a produtividade da empresa, veculos, animais e at objetos de decorao de uma residncia. O Cdigo Civil atual no acolhe mais essa classificao em relao a bens imveis. Seguindo a doutrina moderna sobre o tema, o Cdigo qualifica esses bens como pertenas, onde a coisa deve ser colocada a servio do imvel e no da pessoa, constituindo, portanto, a categoria de bens acessrios (que veremos mais adiante). Vejam que a imobilizao no definitiva neste caso; o bem poder voltar a ser mvel, por mera declarao de vontade quando no for mais us-lo para fim a que se destinava. Ateno Embora o atual Cdigo no use mais o termo acesso intelectual (mas sim pertena) o aluno deve ficar ligado na forma como foi redigida a questo. Como alguns autores ainda a mencionam, possvel que em uma questo, estando todas as demais alternativas errada, por excluso, a resposta certa seja acesso intelectual. 4. Por Disposio Legal: so bens que so considerados imveis somente porque o legislador assim resolveu enquadr-los (fico jurdica), possibilitando, como regra, receber maior segurana e proteo jurdica nas relaes que os envolve. So eles: Direito sucesso aberta. Falecendo uma pessoa, mesmo que a herana seja formada apenas por bens mveis, o direito sucesso ser considerado como um bem imvel. Ex.: uma pessoa faleceu e deixou um carro, uma joia e dez mil reais em uma conta-poupana. aberto o processo de inventrio. O conjunto dos bens deixados pelo falecido ( de cujus) chamado de esplio. E este tem a natureza de bem imvel por fora de lei. Assim, o que se considera imvel no o direito aos bens que compe a herana, mas sim o direito herana como uma unidade.
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR Somente aps a partilha que os bens sero considerados de forma individual. Direitos reais sobre os imveis (ex.: direito de propriedade, de usufruto, uso, superfcie, habitao, servido predial, enfiteuse, etc.). A lei, para dar maior segurana s relaes jurdicas, trata os direitos reais sobre bens imveis com se imveis fossem. Encaixam aqui tambm as aes que asseguram os bens imveis, como uma ao reivindicatria da propriedade, hipotecria, etc. Penhor agrcola e as aes que o asseguram. Jazidas e as quedas dgua com aproveitamento para energia hidrulica so consideradas bens distintos do solo onde se encontram (arts. 20, inciso IX e 176, CF/88).

B) BENS MVEIS (arts. 82/84, CC) So aqueles que podem ser removidos, transportados, de um lugar para outro, por fora prpria ou estranha, sem alterao da substncia ou da destinao econmico-social. Podemos classific-los em: 1) Mveis por Natureza: so os bens que podem ser transportados de um local para outro sem a sua destruio por fora alheia ou que possuem movimento prprio. Fora alheia: so os bens mveis propriamente ditos (carro, cadeira, livro, joias, etc.). Fora prpria (suscetveis de movimento prprio): so os semoventes, ou seja, os animais de uma forma geral (bois, cavalos, carneiros, etc.). Observaes Os materiais destinados construo enquanto no forem empregados nesta construo, ainda so considerados como bens mveis. Materiais provenientes de demolio e que no sero reempregados, perdem a qualidade de imvel e passam a ser bens mveis (art. 84, CC). Ex.: comprei um milheiro de tijolos; enquanto eu no empregar estes tijolos na obra eles so bens mveis. Aps a construo passam a ser imveis. Caso ocorra uma demolio e eles no sejam reempregados em outra construo voltam a ser mveis. Se a inteno reempreg-los a seguir em outra construo, no perdem o carter de imveis. 2) Mveis por Antecipao: a vontade humana pode mobilizar bens imveis em funo da sua finalidade econmica. Ex.: uma rvore um bem imvel; no entanto ela pode ser plantada especialmente para corte futuro (fbrica de papel, transformao em lenha, etc.). Portanto, embora seja fisicamente um imvel ela tem uma finalidade ltima como bem mvel; ainda que temporariamente imvel isto no lhe retira o seu carter de bem mvel, em razo de sua finalidade. Outros exemplos: os frutos de um pomar que ainda esto no p, mas destinados venda (safra futura); pedras e metais aderentes ao imvel, etc. 3) Mveis por Determinao Legal: O art. 83, CC considera como bens mveis para efeitos legais:

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR a) as energias que tenham valor econmico: a energia eltrica, embora no seja um bem corpreo, considerada pela lei como sendo um bem mvel. Observem que o art. 155, 3 do Cdigo Penal tambm a equipara com um bem mvel, podendo ser objeto do crime de furto (ex.: desvio do medidor, quando a corrente passa do fornecedor ao consumidor trata-se do famoso gato ou gambiarra). Notem que a lei menciona energias, pois no existe apenas a energia eltrica. Ex.: o smen de um touro reprodutor premiado considerado energia biolgica. b) direitos reais sobre bens mveis e as aes correspondentes (ex.: direito de propriedade e de usufruto sobre bens mveis, etc.). c) direitos pessoais de carter patrimonial e as respectivas aes. d) ainda incluem-se: direitos autorais (art. 3 da Lei n 9.610/98), propriedade industrial (direitos oriundos do poder de criao e inveno da pessoa), quotas e aes de capital em sociedades, etc. Ateno Os navios e aeronaves so bens mveis ou imveis? A doutrina os classifica como bens mveis especiais ou sui generis. Apesar de pela sua natureza e essncia serem fisicamente bens mveis (pois podem ser transportados de um local para outro), so tratados pela lei como se fossem imveis, pois necessitam de registro especial e admitem hipoteca. O navio tem nome e o avio marca, possuindo identificao e individualizao prprias. Ambos tm nacionalidade. Podem ter projeo territorial no mar e no ar (territrio ficto). Alguns autores os consideram como quase pessoa jurdica, no sentido de se constiturem num centro de relaes e interesses, como se fossem sujeitos de direitos, embora no tenham personalidade jurdica. Portanto, cuidado com a forma como a questo foi elaborada. Importncia prtica na distino entre Imveis X Mveis Os bens imveis se distinguem dos mveis pela: forma de aquisio da propriedade, necessidade ou no de outorga, prazos de usucapio e os direitos reais. Vejamos: 1) Formas de aquisio da propriedade A principal forma de se adquirir a propriedade dos bens mveis com a tradio. Ou seja, em uma compra e venda de bens mveis, somente com a entrega destes que se adquire a sua propriedade. J os bens imveis so adquiridos com o Registro ou transcrio do ttulo da escritura pblica no Registro de Imveis (art. 1.245, CC). Enquanto no houver o registro do ttulo, o vendedor continua sendo o proprietrio do imvel. 2) Outorga Os bens imveis no podem ser vendidos, doados ou hipotecados por pessoa casada sem a outorga do outro cnjuge, exceto se o regime de bens escolhido pelo casal for o da separao absoluta de bens (art. 1.647, CC). J os bens mveis no necessitam dessa outorga. A outorga pode ser: Marital: o marido concede mulher, ou seja, o bem pertence mulher e o marido assina tambm os documentos anuindo na venda do imvel.
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR Uxria: a mulher concede ao homem, ou seja, a mulher assina a documentao para a venda do imvel, que pertence ao marido (uxor em latim quer dizer mulher casada). Concluindo. Um bem ser vendido. Trata-se de um bem imvel? Sim! Trata-se de proprietrio casado em regime de bens que no seja separao total de bens? Sim! Logo essa pessoa ir necessitar da outorga (ou vnia) conjugal (uxria ou marital). 3) Usucapio Tanto os bens imveis quanto os mveis podem ser objeto de usucapio. O que vai diferenciar o prazo para que isso ocorra. Os prazos para se adquirir a propriedade imvel por usucapio so, em regra, maiores. Exemplificando: A) Bens Imveis 1) Usucapio Extraordinria 15 anos: sem justo ttulo, sem boa-f. 10 anos: sem justo ttulo, desde que resida no local ou tenha realizado obras produtivas. 2) Usucapio Ordinria 10 anos: com ttulo e boa-f. 05 anos: com ttulo, boa-f, adquirido onerosamente, desde que resida no local ou tenha realizado investimento de interesse social e econmico. B) Bens Mveis 1) Usucapio Extraordinria: sem justo ttulo 05 anos. 2) Usucapio Ordinria: com justo ttulo e boa-f 03 anos. Lembrando que justo ttulo definido como sendo o ato jurdico destinado a habilitar uma pessoa a adquirir o domnio de uma coisa, mas que por algum motivo acabou no produzindo efeito. Na boa-f o possuidor est convicto que a sua posse no prejudica ningum e desconhece eventuais vcios que lhe impedem a aquisio do domnio. A Constituio Federal (e o prprio Cdigo Civil) estabelecem outras formas de usucapio de bens imveis. Confiram: arts. 183 e 191, CF/88. Cuidado Atualmente existe uma espcie de usucapio de bens imveis, cujo prazo de apenas 02 (dois) anos. Trata-se do art. 1240-A, CC: Aquele que exercer, por 2 (dois) anos ininterruptamente e sem oposio, posse direta, com exclusividade, sobre imvel urbano de at 250m (duzentos e cinquenta metros quadrados) cuja propriedade divida com ex-cnjuge ou excompanheiro que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- o domnio integral, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural. 4) Direitos Reais sobre coisa alheia Bens imveis. Regra hipoteca.
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR Bens mveis. Regra penhor. I.2 BENS QUANTO FUNGIBILIDADE (art. 85, CC) A) INFUNGVEIS So os bens que possuem alguma caracterstica especial, que os tornam distintos dos demais, no podendo ser substitudos por outros, mesmo que da mesma espcie, qualidade e quantidade. So bens considerados em sua especfica individualidade, pois, de alguma forma, esto devidamente personalizados. Ex.: imveis de uma forma geral, veculos, um quadro famoso, etc. B) FUNGVEIS So os bens mveis que podem ser substitudos por outros da mesma espcie, qualidade e quantidade. So as coisas que se contam, se medem ou se pesam e no se consideram objetivamente como individualidades. Ex.: uma saca de arroz, uma resma de papel, gneros alimentcios de uma forma geral, etc. Lembrando que o dinheiro o bem fungvel por excelncia. Trata-se do mais constante objeto nas obrigaes de dar. Ateno - Os bens imveis so infungveis. - Os bens mveis podem ser fungveis ou infungveis. Explicando. Os bens imveis so personalizados (h uma escritura, possuem um registro, um nmero, etc.), da serem eles infungveis, pois esto individualizados. Excepcionalmente possvel que sejam tratados como fungveis. Ex.: devedor se obriga a fazer o pagamento por meio de trs lotes de terreno, sem que haja a precisa individualizao deles; o imvel nesse caso no integra o negcio pela sua essncia, mas pelo seu valor econmico. J os bens mveis, como regra, so fungveis, mas em alguns casos podem ser considerados como infungveis. Ex.: um selo de carta, como regra fungvel. Mas um selo raro infungvel, pois se destina a colecionadores. Outros: uma moeda rara, o cavalo de corrida Furaco, um quadro pintado por Renoir, etc. Um veculo automotor considerado como um bem infungvel, pois possui nmero de chassis, nmero de motor, etc., personalizando e diferenciando dos demais. A fungibilidade pode ser da prpria natureza do bem ou da vontade manifestada pelas partes. Ex.: uma cesta de frutas fungvel, mas pode se tornar infungvel se ela for emprestada apenas para ornamento de uma festa (chamamos esta hiptese de: comodatum ad pompam vel ostentationem) para ser devolvida posteriormente, intacta. Outro: como regra um livro pode ser um bem fungvel. Mas se nele contiver uma dedicatria ou estiver autografado pelo autor, este fato faz com que ele se torne nico. Uma obrigao de fazer tambm pode ser infungvel ou fungvel. Ex.: contrato o famoso pintor Z, para pintar um quadro; percebam que a atuao de Z, neste caso, personalssima, pois ele foi contratado tendo-se em vista suas habilidades especiais. Portanto trata-se de uma obrigao infungvel. J a
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR pintura de um muro que foi pichado, ou a troca da resistncia de um chuveiro eltrico so exemplos de obrigaes fungveis, pois no requer uma habilidade excepcional para o seu cumprimento, podendo ser realizada por qualquer pessoa. Consequncias prticas da fungibilidade A diferena bsica entre a locao, o comodato e o mtuo (que so espcies de contratos de emprstimo) est na sua fungibilidade. Enquanto o mtuo um contrato que se refere ao emprstimo apenas de coisas fungveis, ou seja, o devedor pode devolver outra coisa, desde que seja igual, o comodato um contrato de emprstimo (gratuito) de coisas infungveis. E a locao tambm um emprstimo de bens infungveis, s que oneroso. Nestes dois ltimos contratos a pessoa deve devolver o mesmo bem. Outra consequncia: o credor de coisa infungvel no pode ser obrigado a receber outra coisa, mesmo que esta seja mais valiosa (art. 313, CC). Isto o credor tem o direito de receber a coisa exata que foi pactuada. Outro efeito: a compensao legal (isto , A deve para B, mas B tambm deve para A) efetua-se entre dvidas lquidas, vencidas e de coisas fungveis entre si. Ou seja, dinheiro se compensa com dinheiro; caf se compensa com caf; feijo se compensa com feijo, etc. I.3 BENS QUANTO CONSUNTIBILIDADE (art. 86, CC) A) CONSUMVEIS So bens mveis, cujo uso normal importa na destruio imediata da prpria coisa. Admitem um uso apenas. Ex.: gneros alimentcios, bebidas, lenha, cigarro, giz, dinheiro, gasolina, etc. Observao. H bens que so consumveis, conforme a destinao que o homem lhes d. Ex.: os livros, em princpio, so bens inconsumveis, pois permitem usos reiterados. Mas expostos numa livraria so considerados como consumveis, pois a destinao a venda (e o vendedor no pode vender a mesma coisa para duas pessoas). Observem que o art. 86, CC possui a seguinte redao: so consumveis os bens mveis cujo uso importa destruio imediata da prpria substncia, sendo tambm considerados tais os destinados alienao (consumveis de direito). B) INCONSUMVEIS So os que proporcionam reiterados usos, permitindo que se retire toda a sua utilidade, sem atingir sua integridade. Ex.: roupas de uma forma geral, automvel, casa, etc., ainda que haja possibilidade de sua destruio em decorrncia do tempo. Quando algum empresta algo (ex.: frutas) para uma exibio, devendo restituir o objeto, o bem permanece inconsumvel at a sua devoluo (a doutrina chama isso de ad pompam vel ostentationem). A consuntibilidade no decorre propriamente da natureza do bem, mas sim da sua destinao econmico-jurdica. Assim, o usufruto somente pode recair sobre bens

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

10

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR inconsumveis. Se for institudo sobre bens fungveis, chamado pela doutrina de quase-usufruto ou usufruto imprprio. No confundir fungibilidade com consuntibilidade. Em geral um bem fungvel tambm consumvel (ex.: gneros alimentcios). No entanto um bem pode ser consumvel e ao mesmo tempo infungvel (ex.: partitura de um compositor famoso colocada venda; uma garrafa de um vinho famoso e raro). Por outro lado, um bem pode ser tambm inconsumvel e fungvel (ex.: uma ferramenta ou um talher). I.4 BENS QUANTO SUA DIVISIBILIDADE (arts. 87/88, CC) A) DIVISVEIS So os bens que podem se fracionar em pores reais e distintas, formando cada qual um todo perfeito, sem alterao em sua substncia, diminuio considervel de valor, ou prejuzo do uso a que se destinam. Ex.: uma folha de papel, uma quantidade de arroz, milho, etc. Se repartirmos uma saca de arroz, cada metade conservar as mesmas qualidades do produto. Quanto expresso diminuio considervel de valor interessante notar o seguinte exemplo: 05 pessoas herdaram um diamante de 50 quilates. Esta pedra preciosa pode ser dividida em 05 partes iguais (05 diamantes de 10 quilates cada). No entanto esta diviso far com que haja uma diminuio considervel no valor do bem, ou seja, o brilhante inteiro ter muito mais valor do que os cinco pedaos reunidos. Por isso esse bem considerado indivisvel (ao menos em tese). B) INDIVISVEIS So os bens que no podem ser fracionados em pores, pois deixariam de formar um todo perfeito. Ex.: uma joia, um anel, um par de sapatos, etc. No entanto a indivisibilidade pode ser subclassificada em: por natureza se o bem for dividido perde a caracterstica do todo. Ex.: um cavalo, um relgio, um quadro, etc. por determinao legal alguns bens podem ser divididos fisicamente. No entanto a lei que os torna indivisveis. O exemplo clssico o da herana. Antes da partilha ela indivisvel por determinao legal. O art. 1.791, CC determina que a herana defere-se como um todo unitrio, ainda que vrios sejam os herdeiros. E continua o pargrafo nico: at a partilha, o direito dos coerdeiros, quanto propriedade e posse da herana, ser indivisvel, e regular-se- pelas normas relativas ao condomnio. Outros exemplos: o mdulo rural (art. 65 do Estatuto da Terra), os lotes urbanos, a hipoteca, etc. por vontade das partes (convencional) um bem fisicamente divisvel, mas pode se tornar indivisvel por fora de um contrato. Ex.: entregar 100 sacas de caf. Em tese uma obrigao divisvel (eu poderia entregar 50 sacas hoje e 50 na semana que vem). Mas pode ser pactuado no contrato a indivisibilidade da prestao: ou seja, todas as 100 sacas devem ser entregues hoje.

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

11

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR I.5 BENS QUANTO INDIVIDUALIDADE (arts. 89/91, CC) A) BENS SINGULARES So singulares (ou individuais) os bens que, embora possam estar reunidos, so considerados de modo individual, independentemente dos demais. Ex.: um cavalo, uma casa, um carro, uma joia, um livro, etc. Os bens singulares podem ser classificados em: a) singulares simples formam um todo homogneo, cujas partes componentes esto unidas em virtude da prpria natureza ou da ao humana, sem que seja necessria qualquer regulamentao (pedra, cavalo, rvore, folha de papel, etc.); b) singulares compostos so os que as partes heterogneas esto ligadas artificialmente pelo engenho humano; na realidade so vrios objetos independentes que se unem em um s todo, sem que desaparea a condio jurdica de cada uma das partes. Ex.: materiais de construo. Uma porta ou uma janela, embora estejam ligados edificao de uma casa, continuaro assim a ser chamados. Quando vendemos a casa obvio que est subentendido que a porta e a janela acompanharo a venda. Outros exemplos: navio ou avio, carro, relgio, etc. B) BENS COLETIVOS OU UNIVERSAIS Universalidade a pluralidade de bens singulares autnomos que, embora ainda conservem sua identidade, so consideradas em seu conjunto, formando um todo nico (universitas rerum), passando a ter individualidade prpria, distinta da dos seus objetos componentes. Trata-se de um gnero e que tem como espcies: a) Universalidade de Fato (art. 90, CC) a pluralidade de bens singulares, corpreos e homogneos, ligados entre si pela vontade humana, para um determinado fim. Devem pertencer mesma pessoa e ter destinao unitria (fim especfico). Ex.: biblioteca (livros), pinacoteca (quadros), rebanho (bovino, ovino, suno, caprino, etc.), hemeroteca (jornais e revistas), alcateia (lobos), cfila (camelos), panapan (borboletas), cambada (poro de objetos enfiados; por extenso passou a significar o coletivo de caranguejos), etc. Observao. Os bens reunidos para a formao da universalidade de fato no perdem a sua autonomia e podem ser objeto de relaes jurdicas prprias. Ou seja, cada bem pode ser objeto de relao jurdica individualizada ou, a critrio do proprietrio, ser negociado coletivamente. Ex.: pode-se vender uma vaca do rebanho ou o rebanho inteiro. b) Universalidade de Direito (art. 91, CC) a pluralidade de bens singulares, corpreos e heterogneos ou at incorpreos, a que a norma jurdica, com o intuito de produzir certos efeitos, d unidade; o complexo de relaes jurdicas de uma pessoa, dotadas de valor econmico. Exemplo: o patrimnio, que o conjunto de relaes ativas e passivas (bens, direitos, obrigaes) de uma pessoa (natural ou jurdica), incluindo a posse, os direitos reais, as obrigaes e as aes correspondentes. Outros exemplos: a herana (ou esplio) uma universalidade de bens que passa do falecido aos seus sucessores no exato momento de sua morte, a massa falida, etc.

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

12

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR Observaes 01) Na universalidade de fato a destinao dada pela vontade humana; na universalidade de direito a destinao dada pela norma jurdica. 02) Nas coisas coletivas, se houver o desaparecimento de todos os indivduos, menos um, ter-se- a extino da coletividade, mas no o direito sobre o que sobrou. Ateno ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL

Trata-se do conjunto de bens corpreos e/ou incorpreos organizados para exerccio da atividade profissional, por empresrio, ou por sociedade empresria, visando torn-la mais eficiente para a obteno de lucros (art. 1.142, CC). Alguns autores tambm o chamam de fundo de comrcio, azienda, negcio empresarial, fundo de empresa, etc. Possui valor patrimonial e pode ser realizado em dinheiro. Seus elementos podem ser vendidos em conjunto ou isoladamente. Possui as seguintes caractersticas: conjunto de bens; ligados por fora da vontade humana; pertencentes mesma pessoa; destinao unitria, que o exerccio da empresa (atividade empresarial). A doutrina majoritria entende que: A) Para fins de alienao, o estabelecimento considerado um bem mvel. Isso j caiu em algumas provas (principalmente na FGV)!! Pode ser transferido por escritura pblica ou particular, no se exigindo outorga conjugal (art. 978, CC). O estabelecimento no sujeito de direitos e no tem personalidade jurdica. B) O estabelecimento empresarial exemplo de universalidade de fato (e no de direito), na medida em que sua unidade no decorre da lei (como ocorre na massa falida e na herana), mas da vontade do empresrio para uma finalidade especfica, que tambm teria liberdade para reduzir ou aumentar o estabelecimento, alterar o seu destino, etc., no se confundindo com o patrimnio pessoal do empresrio. Recentemente a Fundao Carlos Chagas, em um concurso para o ISS/SP elaborou uma questo assim: O estabelecimento definido como o complexo de bens organizado, para exerccio da empresa, por empresrio, ou por sociedade empresria. A partir dessa definio, extrai-se que a natureza jurdica do estabelecimento a de: (resposta dada como correta): (A) universalidade de fato, entendida como conjunto de bens pertencentes mesma pessoa, com destinao unitria. No entanto a professora Maria Helena Diniz, muito consultada para elaborao de questes concursos, entende que se trata de uma universalidade de direito, em face do art. 1.143, CC: Pode o estabelecimento ser objeto unitrio de direitos e de negcios jurdicos, translativos ou constitutivos, que sejam compatveis com sua natureza (Curso de Direito Civil Brasileiro, Ed. Saraiva, 26 edio, 2009, pg. 356).

II. BENS RECIPROCAMENTE CONSIDERADOS

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

13

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR Esta forma de classificao feita a partir de uma comparao entre os bens (arts. 92/97, CC). O que um bem em relao a outro bem. Segundo esta classificao os bens podem ser principais ou acessrios. A) PRINCIPAIS So os que existem por si, abstrata ou concretamente, independentemente de outros; exercem funo e finalidades autnomas. Ex.: o solo, um crdito, uma joia, etc. B) ACESSRIOS So aqueles cuja existncia pressupe a existncia de outro bem; sua existncia e finalidade dependem de um bem principal. Ex.: um fruto em relao rvore, uma rvore em relao ao solo, um prdio em relao ao solo, os juros, etc. Regra o bem acessrio segue o principal (salvo disposio especial em contrrio): acessorium sequitur suum principale. Observaes 01) Esta regra estava prevista no art. 59 do Cdigo anterior e no foi reproduzida no atual. Trata-se de um princpio geral do Direito Civil, reconhecido de forma unnime pela doutrina, tendo aplicao direta em nosso ordenamento, retirada de forma presumida da anlise de vrios dispositivos da atual codificao (ex.: art. 92, CC). A regra conhecida como princpio da gravitao jurdica (um bem atrai o outro para sua rbita, comunicando-lhe seu prprio regime jurdico: o principal atrai o acessrio; o acessrio segue o principal). Por essa razo, quem for o proprietrio do principal, em regra, ser tambm o do acessrio. Outro efeito: a natureza do principal ser tambm a do acessrio. Ex.: se o solo imvel, a rvore nele plantada tambm o ser. 02) Esta regra tambm se aplica aos contratos. Ex.: a fiana somente existe como forma de garantia se houver outro contrato principal, como a locao. Desta forma, se o contrato principal (locao) for considerado nulo, nula tambm ser considerado acessrio (fiana); j o inverso no verdadeiro, ou seja, se a fiana for considerada nula, o contrato principal pode continuar a produzir efeitos. Outro exemplo: a multa contratual em relao ao contrato em si. So Bens Acessrios: 1) Frutos so as utilidades que a coisa principal produz periodicamente; nascem e renascem da coisa e sua percepo mantm intacta a substncia do bem que as gera. Os frutos podem ser classificados em: a) Naturais: so os que se renovam periodicamente pela prpria fora orgnica da coisa (ex.: frutas, crias de animais, ovos, etc.). b) Industriais: so os que surgem em razo da atividade humana (ex.: produo de uma fbrica). c) Civis: so os rendimentos produzidos pela coisa, em virtude sua utilizao por outrem que no o proprietrio; a cesso remunerada da
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

14

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR coisa (ex.: juros de caderneta de poupana, aluguis, dividendos ou bonificaes de aes, etc.). Os frutos ainda podem ser classificados, quanto ao seu estado em: pendentes (ainda esto ligados fisicamente coisa que os produziu, mas podem ser destacados, sem nenhum risco para a inteireza da coisa); percebidos ou colhidos (so os j destacados ou colhidos da coisa principal da qual se origina); estantes (colhidos e armazenados em depsitos; acondicionados para a venda); percipiendos (j deveriam ter sido colhidos ao tempo da safra, mas ainda no o foram) e consumidos (j colhidos e que no existem mais: utilizados ou alienados). 2) Produtos so as utilidades que se retiram da coisa, alterando a sua substncia, com a diminuio da quantidade at o seu esgotamento. E isto assim porque eles no se reproduzem. Ex.: pedras de uma pedreira, minerais de uma jazida, carvo mineral, lenol petrolfero, etc. Ateno Os frutos e os produtos, mesmo que no separados do bem principal, j podem ser objeto de negcio jurdico (art. 95, CC). Ex.: posso vender uma possvel safra de laranjas que ainda esto ligadas ao principal, por ser prematura a sua colheita no momento do contrato. Frutos X Produtos Os frutos se renovam quando so utilizados ou separados da coisa, no alterando a substncia da coisa principal. Ex.: colhendo as frutas de um pomar, as rvores no diminuem e continuam produzindo nas prximas safras. J os produtos se exaurem com o uso, sendo que a extrao do produto determina a progressiva diminuio da coisa principal. Ex.: a extrao do minrio de ferro de uma mina faz com que a mesma v diminuindo a produo, at o seu esgotamento. 3) Rendimentos na verdade eles so os prprios frutos civis ou prestaes peridicas em dinheiro, decorrentes da concesso do uso e gozo de um bem (ex.: aluguel). 4) Produtos orgnicos da superfcie da terra (ex.: vegetais, animais, etc.). 5) Obras de aderncia obras que so realizadas acima ou abaixo da superfcie da terra (ex.: uma casa, um prdio de apartamentos, o metr, pontes, tneis, viadutos, etc.). 6) Pertenas segundo o art. 93, CC, so os bens que, no constituindo partes integrantes (como os frutos, produtos e benfeitorias), se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao servio ou ao aformoseamento de outro. Exemplos que costumam cair nas provas: moldura de um quadro que ornamenta uma casa de eventos, mquinas agrcolas (trator), animais ou materiais destinados a melhor explorar o cultivo de uma propriedade agrcola, mquinas e instalaes de uma fbrica, geradores de energia, escadas de emergncia e outros equipamentos contra incndio, ar-condicionado em um escritrio, rgo de uma igreja, etc.

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

15

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR ATENO!! Esse tema muito exigido em concursos, dada a sua peculiaridade. Vamos ento aprofund-lo. Pertena vem do latim pertinere (pertencer, fazer parte de). Trata-se de um bem acessrio, pois depende economicamente de outra coisa. Mas, apesar de ser acessrio, conserva sua individualidade e autonomia, tendo com a principal apenas uma subordinao econmico-jurdica. necessrio, para caracteriz-la, o vnculo intencional duradouro (estvel), estabelecido por quem faz uso da coisa e colocado a servio da utilidade do principal. Segundo a regra do art. 94, CC os negcios jurdicos que dizem respeito ao bem principal no abrangem as pertenas, salvo se o contrrio resultar da lei ou da vontade das partes. Assim, em relao s pertenas, nem sempre pode se usar o adgio de que o acessrio segue o principal. Por isso, quando se tratar de negcio que envolva transferncia de propriedade que contenha uma pertena conveniente que as partes se manifestem expressamente sobre os acessrios (se eles acompanham ou no o bem principal), evitando situaes dbias posteriores. Ex.: quando se vende um carro deve o vendedor mencionar se o equipamento de som est incluso ou no no negcio; quando se vende uma casa, os bens mveis no acompanham, salvo disposio em contrrio. S so pertenas os bens que no forem partes integrantes, isto , aqueles que, se forem retirados do principal no afetam a sua estrutura. Ex.: uma casa composta por diversas partes integrantes. Uma porta ou uma janela so fundamentais para a existncia desta casa, portanto so consideradas como partes integrantes. J o ar-condicionado ou um quadro desta casa podem ser considerados como pertenas (eles pertencem a casa, mas no so partes integrantes). Quando se vende uma casa, as portas e as janelas (partes integrantes) acompanham a venda. J o ar-condicionado e o quadro (pertenas) podem ser vendidos juntos ou podem ser retirados da casa pelo vendedor, no fazendo parte do negcio. Tudo vai depender do que for estabelecido no contrato. Da mesma forma os instrumentos agrcolas e os animais em relao a uma fazenda. 7) Acesses (de modo implcito) aumento do valor ou do volume da propriedade devido a foras externas (fatos fortuitos, como: formao de ilhas, aluvio, avulso, abandono de lveo, construes e plantaes). Em regra no so indenizveis. ATENO Outro tema muito exigido em concursos!!

8) BENFEITORIAS so obras ou despesas que se fazem em um bem mvel ou imvel, para conserv-lo, melhor-lo ou embelez-lo. As benfeitorias so bens acessrios, introduzidos no principal pelo homem. Se for realizado pela natureza no considerado como benfeitoria. O art. 97, CC prev que no se consideram benfeitorias os melhoramentos ou acrscimos sobrevindo ao bem sem a interveno do proprietrio, possuidor ou detentor. Dividem-se as benfeitorias em (art. 96, CC): a) Necessrias so as que tm por finalidade conservar ou evitar que o bem se deteriore (art. 96, 3, CC); se no forem feitas a coisa pode

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

16

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR perecer. Ex.: reforos em alicerces, reforma de telhados, substituio de vigamento podre, desinfeco de pomar, etc. b) teis so as que aumentam ou facilitam o uso da coisa (art. 96, 2, CC); no so indispensveis, mas se forem feitas daro um maior aproveitamento coisa. Ex.: construo de uma garagem, de um lavabo dentro da casa, instalao de aparelho hidrulico moderno, etc. c) Volupturias so as de mero embelezamento, recreio ou deleite, que no aumentam o uso habitual do bem, mas o torna mais agradvel, aumentando o seu valor comercial (art. 96, 1, CC). Ex.: construo de uma piscina, uma churrasqueira, uma pintura artstica, um jardim com flores exticas, etc. Ateno A classificao acima no absoluta, pois uma mesma benfeitoria pode enquadrar-se em uma ou outra espcie, dependendo de uma circunstncia concreta. Ex.: uma pintura pode ser necessria em uma casa de praia para evitar uma infiltrao ou volupturia se for apenas para embelezla. Relevncia jurdica da distino das benfeitorias Se o possuidor estiver de boa-f (isto , desconhecia eventuais vcios que esta posse tinha) ele tem direito indenizao das benfeitorias necessrias e teis. Caso elas no sejam indenizadas, o possuidor tem o direito de reteno pelo valor das mesmas. Isto , ele pode reter o bem at que seja indenizado pelas benfeitorias feitas. J as benfeitorias volupturias no sero indenizadas, mas elas podero ser levantadas (isto , retiradas do bem a doutrina chama isso de jus tollendi), desde que no haja danificao da coisa. Tais direitos esto previstos no art. 1.219, CC. Por outro lado, se o possuidor estiver de m-f (ele sabia que aquele bem no era seu; conhecia os defeitos de sua posse) sero ressarcidas somente as benfeitorias necessrias. Este possuidor no ser indenizado pelas benfeitorias teis e nem pelas volupturias. Alm disso, no poder levantar nenhuma das benfeitorias realizadas e tambm no ter direito de reteno sobre nenhuma delas. Nem mesmo sobre as necessrias. Isto est previsto no art. 1.220, CC. o preo que se paga por estar de m-f. Vejam o quadrinho abaixo que retrata bem o que foi dito agora sobre as indenizaes das benfeitorias. Benfeitorias Necessrias teis Volupturias Posse de Boa-f Indeniza Indeniza No indeniza, mas podem ser levantadas Posse de M-f Indeniza No indeniza No indeniza

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

17

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR interessante acrescentar que a Lei do Inquilinato (Lei n 8.245/91), dispe de forma um pouco diferente, pois permite disposies contratuais em contrrio. Vejamos: Art. 35. Salvo expressa disposio contratual em contrrio, as benfeitorias necessrias introduzidas pelo locatrio, ainda que no autorizadas pelo locador, bem como as teis, desde que autorizadas, sero indenizveis e permitem o exerccio do direito de reteno. Art. 36. As benfeitorias volupturias no sero indenizveis, podendo ser levantadas pelo locatrio, finda a locao, desde que sua retirada no afete a estrutura e a substncia do imvel. Acesso artificial X Benfeitoria Acesso artificial: obra que cria uma coisa nova, como as construes e plantaes (ex.: edificao de uma casa em um terreno). Benfeitoria: obra ou despesa realizada em bem j existente, sem modificar a sua substncia. apenas uma reforma levada a efeito pelo homem (artificial) na coisa e que no aumenta o volume.

Benfeitoria X Pertena Benfeitorias: obras realizadas diretamente no bem para conserv-lo (necessria), melhor-lo (til) ou embelez-lo (volupturia). Assim que realizadas, estas obras se tornam parte do prprio bem; elas se incorporam ao principal. Por isso, como regra, elas no possuem autonomia e existncia prpria. Quando se vende uma casa e o contrato nada fala, a piscina e a garagem (benfeitorias) acompanham o negcio. Pertenas: bens que se destinam de modo duradouro ao uso, ao servio ou ao aformoseamento de outro bem, sem perder a sua autonomia. O bem est a servio da finalidade econmica de outro bem, no havendo incorporao. Quando se vende uma fazenda e o contrato nada fala, o trator (pertena) no acompanha o negcio.

Ateno Alguns bens deixam de ser acessrios e passam a ser principais. Estas excees se justificam para valorizar um trabalho artstico, da a inverso. Ex.: a pintura em relao tela, a escultura em relao matriaprima, a escritura ou qualquer trabalho grfico em relao matria-prima, etc.

III. BENS CONSIDERADOS EM RELAO AO TITULAR DO DOMNIO


Na realidade esta classificao feita no sob o ponto de vista dos proprietrios, mas sim pelo modo como se exerce o domnio sobre os bens. Neste sentido eles podem ser divididos em particulares, pblicos ou coisas de ningum. Vejamos: A) BENS PARTICULARES (ou privados)

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

18

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR So os que pertencem s pessoas naturais (fsicas) ou s pessoas jurdicas de direito privado. No vemos necessidade de aprofundar o tema. B) RES NULLIUS So as chamadas coisas de ningum. Existem no Universo, mas no so pblicas nem particulares, pois no tm dono. Ex.: animais selvagens em liberdade, prolas de ostras que esto no fundo do mar, peixes no mar, conchas na praia, etc. As coisas abandonadas (tambm chamadas de res derelictae) so espcies do gnero coisas de ningum; j pertenceram a algum, mas foram abandonadas. C) BENS PBLICOS (res publicae) Estabelece o art. 98, CC que so pblicos os bens do domnio nacional pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico interno (Unio, Estados, Distrito Federal, Territrios, Municpios, Autarquias e Fundaes de Direito Pblico). Os demais bens so particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem. No entanto interessante ressaltar o Enunciado 287 da IV Jornada de Direito Civil do STJ: O critrio da classificao de bens indicado no art. 98, CC no exaure a enumerao dos bens pblicos, podendo ainda ser classificado como tal o bem pertencente pessoa jurdica de direito privado que esteja afetado prestao de servios pblicos. Os bens pblicos, por sua vez, possuem uma classificao legal quanto sua destinao. Vejamos. Classificao dos Bens Pblicos (art. 99, CC) 1. Uso Comum (ou Geral) do Povo: so os destinados utilizao do pblico em geral; podem ser usados sem restries por todos, sem necessidade de permisso especial. Tambm so chamados de bens de domnio pblico. O Cdigo Civil fornece uma enumerao exemplificativa (art. 99, I, CC): praas, jardins, ruas, estradas, mares, rios navegveis, praias, etc. No perdem a caracterstica de uso comum se o Estado regulamentar seu uso, restringi-lo (ex.: fechamento de uma praa noite por questo de segurana) ou exigir uma contraprestao (ex.: pedgio nas rodovias). franqueado o uso e no a propriedade, pois esta pertence entidade de Direito Pblico, estando presente o poder de polcia do Estado, enquanto o povo o usurio do bem. 2. Uso Especial: so bens destinados ao funcionamento e aprimoramento dos servios realizados pelo Estado; em regra so os edifcios ou terrenos utilizados pelo prprio poder pblico para a execuo de servio pblico (federal, estadual, territorial ou municipal). Ex.: Prefeituras, Secretarias, Ministrios, prdios onde funcionam Tribunais, Assembleias Legislativas, Escolas Pblicas, Hospitais Pblicos, etc. Incluem-se, tambm, os bens das Autarquias. O Direito Administrativo se refere a todos estes bens pblicos como sendo afetados. Afetao quer dizer que h a imposio de um encargo, um nus a um bem pblico. Isto , indica ou determina que um bem est sendo utilizado para uma determinada finalidade pblica. 3. Dominicais (ou dominiais do latim: dominus relativo ao domnio, senhorio): so os bens que constituem o patrimnio disponvel da pessoa jurdica de direito pblico. Abrange os bens imveis e tambm os mveis. Na
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

19

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR verdade so os demais bens pblicos, por excluso (ou residual), pois eles no so de uso comum do povo e nem tm uma destinao pblica especial definida; no possuem afetao. So eles (apenas exemplificativamente): terrenos de marinha (e acrescidos): terrenos banhados por mar, lagoas e rios (pblicos) onde se faa sentir a influncia das mars. Esto compreendidos na faixa de 33 metros para dentro da terra medidos linha de preamar mdia (mediao realizada em 1831 e at hoje vlida). Pertencem Unio, por questo de segurana nacional (art. 20, VII, CF/88). mar territorial: compreende a faixa de 12 milhas martimas de largura, de propriedade da Unio. Alm disso, h a zona econmica exclusiva (de 12 a 200 milhas), onde o Brasil tem direitos de soberania exclusivos, para fins de explorao econmica, preservao ambiental e investigao cientfica. terras devolutas: so terras que, embora no destinadas a um uso pblico especfico, ainda se encontram sob o domnio pblico. So terras no aproveitadas. As terras devolutas se forem indispensveis segurana nacional (fronteiras, fortificaes militares, preservao ambiental) so consideradas da Unio (art. 20, II, CF/88). As demais pertencem aos Estados-membros (art. 26, IV, CF/88), sendo que podem ser transferidas aos Municpios. outros bens considerados (pela doutrina) como dominicais: prdios pblicos desativados, mveis inservveis, estradas de ferro (se forem pblicas, pois algumas so privadas); ttulos da dvida pblica; quedas dgua, jazidas e minrios; stios arqueolgicos, etc. Quanto s ilhas, h uma diviso: em regra as martimas pertencem Unio. J as fluviais e lacustres pertencem aos Estados-membros, exceto se localizadas na fronteira com outro Pas ou em rios que banham mais de um Estado. Quanto s terras indgenas (arts. 231, 1 e 20, XI, CF/88), h quem diga que so bens de uso especial e outros que so dominicais. Questo interessante Meio Ambiente. Para alguns autores o art. 225, CF/88 criou uma nova espcie de bem, que foge da tradicional classificao pblico/particular: Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. O bem ambiental, assim, seria um bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida. No entanto tal bem no classificado como pblico, propriamente dito e muito menos como particular, posto que no se refere a uma pessoa (fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado), mas sim a toda uma coletividade de pessoas. Portanto chamado de bem coletivo. Este direito ganhou definio legal infraconstitucional com o advento da Lei n 8.078/90 (Cdigo de Defesa do Consumidor), que estabeleceu em seu art. 81, pargrafo nico, inciso I que so interesses difusos os direitos transindividuais (isto , que transcendem, ultrapassam a figura do indivduo), de natureza indivisvel, pertencendo a toda uma coletividade simultaneamente
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

20

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR (pessoas indeterminadas) e no a esta ou aquela pessoa ou um grupo especfico de pessoas. Caractersticas dos Bens Pblicos Inalienabilidade os bens pblicos no podem ser vendidos, doados ou trocados, desde que destinados ao uso comum do povo e uso especial, ou seja, enquanto tiverem afetao pblica (art. 100, CC). J os bens pblicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigncias legais previstas para a alienao de bens da administrao (art. 101, CC). Impenhorabilidade penhora um instituto de Direito Processual Civil; trata-se de um ato judicial pelo qual se apreendem os bens de um devedor para saldar uma dvida que no foi paga. Geralmente o bem penhorado vendido judicialmente e com o produto da venda paga-se o credor, satisfazendo seu crdito. No entanto isso no possvel em relao aos bens pblicos, posto que estes no se sujeitam ao regime da penhora. Impede-se, assim, que um bem pblico passe do devedor ao credor, ou seja, vendido, mesmo que por fora de uma execuo judicial. A doutrina costuma citar apenas uma exceo prevista na Constituio Federal (art. 100, 6), uma vez que nesta hiptese admite-se o sequestro (ou seja, a apreenso) do dinheiro para assegurar o pagamento do precatrio em caso de ser preterido o seu direito. Imprescritibilidade trata-se da impossibilidade de aquisio da propriedade dos bens pblicos por usucapio (tambm chamada de prescrio aquisitiva). A Constituio Federal probe a aquisio da propriedade, por usucapio de bens pblicos (confiram os arts. 183, 3 e 191, pargrafo nico da CF/88 neste sentido tambm o prprio art. 102, CC). Prev a Smula 340 do Supremo Tribunal Federal: Desde a vigncia do Cdigo Civil, os bens dominicais, como os demais bens pblicos, no podem ser adquiridos por usucapio. A Constituio somente menciona os bens imveis, mas h unanimidade no sentido de que o dispositivo tambm se aplica aos bens mveis. At porque o art. 102, CC foi genrico. No-onerabilidade os bens pblicos no podem ser objeto de direitos reais de garantia como o penhor e a hipoteca em favor de terceiros. Converso os bens pblicos dominicais podem ser convertidos em bens de uso comum ou de uso especial. Por meio da afetao o bem passa da categoria de bem do domnio privado do Estado para a categoria de bem do domnio pblico. J a desafetao permite que um bem de uso comum do povo ou de uso especial seja reclassificado como sendo um bem dominical; retira-se do bem a funo pblica qual ele se liga. Esta classificao afetao/desafetao tem vital importncia para se possibilitar a alienao do bem. Os bens afetados, enquanto permanecerem nesta situao, no podem ser alienados.

IV. BENS CONSIDERADOS EM RELAO NEGOCIAO

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

21

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR Este item no consta mais no Cdigo Civil. No que esta categoria de bens no exista mais. Ela continua existindo e a doutrina ainda continua se referindo a ela. Ela relativa possibilidade de comercializao dos bens. Comrcio (em sentido tcnico) = possibilidade de compra e venda, doao, ou seja, liberdade de circulao e transferncia. Vejamos: 1. Bens que integram o comrcio so os negociveis, disponveis; podem ser adquiridos e alienados. Esto livres de quaisquer restries que impossibilitem sua apropriao ou transferncia, podendo passar, gratuita ou onerosamente de um patrimnio para outro. 2. Bens que esto fora do comrcio so os que no podem ser transferidos de um acervo patrimonial a outro. Espcies: a) insuscetveis de apropriao (inalienveis por natureza): so bens de uso inexaurvel (ex.: ar, luz solar, gua do alto-mar, etc.); como no so raros, no despertam interesse econmico. So tambm chamados de coisas comuns a todos (res communes omnium). No entanto, se atender a determinadas finalidades, pode ser objeto de comrcio (captao do ar ou da gua do mar para a extrao de determinados elementos). b) personalssimos: so os preservados em respeito dignidade humana (ex.: vida, honra, liberdade, nome, rgos do corpo humano, cuja comercializao expressamente proibida pela lei, etc.). c) legalmente inalienveis: apesar de suscetveis de apropriao, tm sua comercialidade excluda pela lei para atender a interesses econmicos-sociais, defesa social e proteo de certas pessoas. S excepcionalmente podem ser alienados, exigindo uma lei especfica ou uma deciso judicial (alvar). Alguns exemplos: bens pblicos (uso comum do povo e uso especial: art. 100, CC). bens das fundaes (arts. 62 a 69, CC). terras ocupadas pelos ndios (art. 231, 4, CF). bens de menores (art. 1.691, CC). terreno onde foi construdo edifcio de condomnio por andares, enquanto persistir o regime condominial (art.1.331, 2, CC). bens de famlia (veremos melhor adiante). bens gravados com clusula de inalienabilidade (veremos melhor adiante).

BEM DE FAMLIA
arts. 1.711 a 1.722, CC CONCEITO No Brasil a regra que o devedor responde, para o cumprimento de suas obrigaes, com todos os seus bens, presentes ou futuros (art. 391, CC). Uma das excees o bem de famlia, que teve origem nos EUA. O governo da
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

22

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR ento Repblica do Texas promulgou um ato em 1839, garantindo a cada cidado determinada rea de terra, isentas de penhora (Homestead Exemption Act). O objetivo era incentivar o povoamento do vasto oeste americano, concedendo o benefcio e l fixando as famlias, sob a condio de nela residir, cultivar o solo ou us-la como um meio de se sustentar. No Brasil o instituto pelo qual se vincula o destino de um prdio para ser domiclio ou residncia de sua famlia, sendo mais uma forma de se proteger a famlia (em sentido amplo) reforando o art. 6, CF/88, que determina: So direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio. Como veremos, h duas espcies de bem de famlia: voluntria (Cdigo Civil) e legal (Lei n 8.009/90). No concurso, se o examinador no se referir expressamente a uma das modalidades, o candidato deve optar pela voluntria, pois foi essa a estabelecida pelo Cdigo Civil. Vejamos. VOLUNTRIA Nos termos do art. 1.711, CC podem os cnjuges (entidade familiar) ou terceiros, mediante escritura pblica ou testamento, destinar parte de seu patrimnio (desde que no ultrapasse um tero do patrimnio lquido) para instituir o bem de famlia. Completa o art. 1.712, CC prevendo que o bem de famlia consistir em prdio residencial urbano ou rural, com suas pertenas e acessrios, destinando-se a domiclio familiar. No entanto o prprio dispositivo prev que pode abranger valores mobilirios, cuja renda ser aplicada na conservao do imvel e no sustento da famlia. Lgico que s pode instituir o bem de famlia voluntrio quem for solvente. Como a lei fala em entidade familiar, interessante aprofundar um pouco mais o tema. A doutrina a conceitua como toda e qualquer espcie de unio capaz de servir de acolhedouro das emoes e das afeies dos seres humanos, estando expressamente prevista no art. 226, 3 e 4, CF/88. Portanto, entende-se como entidade familiar a unio estvel entre o homem e a mulher, bem como a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes (familia monoparental). E recentemente o Supremo Tribunal Federal estendeu a expresso tambm para as unies homoafetivas. Vale acrescentar que terceiros tambm podem ser instituidores do bem de famlia, por doao ou testamento, contanto que esse ato seja devidamente aceito pela entidade familiar beneficiada (art. 1.711, pargrafo nico, CC). Consequncias. Com a instituio do bem de famlia, surgem, basicamente, dois efeitos: a) Impenhorabilidade limitada. Isso porque o bem se torna isento de dvidas futuras instituio, salvo as tributrias referentes ao bem (ex.: IPTU) e despesas de condomnio (se for prdio de apartamento), nos termos do art. 1.715, CC. Portanto, impostos como o Imposto de Renda, ISS, etc., no autorizam a Fazenda Pblica solicitar a penhora do bem de famlia.
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

23

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR b) Inalienabilidade relativa. Isso porque uma vez institudo s poder ser alienado com a autorizao de todos os interessados, cabendo ao Ministrio Pblico intervir quando houver a participao de incapaz (art. 1.717, CC). Para se constituir um bem de famlia, necessria a escritura pblica ou testamento (art. 1.711, CC) e o seu respectivo registro no Registro de Imveis (art. 1.714, CC), alm de publicao na imprensa local, para cincia de terceiros. A condio para que se faa esta instituio que inexistam nus (dvidas) sobre o imvel bem como dvidas anteriores. No ter validade a instituio se for feita com fraude contra credores (trata-se de um vcio do negcio jurdico que veremos em aula mais adiante). A durao da instituio at que ambos os cnjuges faleam, sendo que, se restarem filhos menores de 18 anos, mesmo falecendo os pais, a instituio perdura at que todos os filhos atinjam a maioridade. Falecendo um dos consortes o imvel no entrar em inventrio e nem ser partilhado enquanto viver o outro. Se este tambm falecer, deve-se esperar a maioridade de todos os filhos. O prdio entrar em inventrio para ser partilhado somente quando a clusula for eliminada. Desta forma, a dissoluo da sociedade conjugal (separao judicial ou divrcio), por si s, no extingue o bem de famlia. No entanto o art. 1.721, CC faz a ressalva de que dissolvida a sociedade conjugal pela morte de um dos cnjuges, o sobrevivente poder pedir a extino do bem de famlia, se for o nico bem do casal. Somente haver a alienao (venda, doao, etc.) do bem de famlia institudo quando houver anuncia dos dois consortes e de seus filhos, quando houver. Havendo a participao de incapazes o Juiz ir designar um curador especial e ir consultar o Ministrio Pblico. A clusula somente poder ser levantada por mandado judicial (tambm chamado de mandado de liberao), justificado o motivo relevante. Se foi solenemente institudo pela famlia como domiclio desta, no pode ter outro destino. Se houver menores impberes (menores de 16 anos) a situao ainda fica mais complicada: a clusula no poder ser eliminada, salvo se houver sub-rogao (substituio da coisa por outra; transferncia das qualidades de uma coisa para outra) em outro imvel para a moradia da famlia. LEI N 8.009/90 Atualmente a Lei n 8.009/90 dispe sobre a impenhorabilidade (observem que a lei no fala em inalienabilidade) do bem de famlia, que passou a ser o imvel residencial (rural ou urbano) prprio do casal ou da entidade familiar, independentemente de inscrio no Registro de Imveis. A impenhorabilidade compreende, alm do imvel em si, as construes, plantaes, benfeitorias de qualquer natureza, equipamentos de uso profissional, mas tambm os bens mveis que guarnecem a casa. No s aqueles indispensveis habitabilidade de uma residncia, mas tambm aqueles usualmente mantidos em um lar comum (necessrios para uma vida sem luxos, porm digna). Ressalvam-se os veculos de transporte, obras de arte e adornos suntuosos. Essa lei no revogou as regras do bem de famlia voluntrio e vice-versa. Ou seja, Cdigo Civil e Lei n 8.009/90 coexistem.
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

24

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR Observao. O STJ tem admitido, para efeito de bem de famlia, que a renda proveniente de imvel locado tambm seja considerada impenhorvel. Exemplo clssico: um casal possui uma casa muito grande. No entanto, devido s altas despesas que esta casa exige, resolve alug-la, sendo que com o dinheiro alugam um apartamento pequeno. Como ainda sobra um dinheirinho, para a jurisprudncia esta importncia impenhorvel, pois mesmo no morando na casa, ela impenhorvel, uma vez que se trata do nico bem residencial de propriedade familiar. No caso da pessoa no ter imvel prprio (ex.: locao, usufruto), a impenhorabilidade recai sobre os bens mveis quitados que guarneam a residncia e que sejam da propriedade do locatrio (geladeira, fogo, televiso, etc.). Se o casal ou entidade familiar for possuidor de vrios imveis, a impenhorabilidade recair sobre o de menor valor (salvo se outro tiver sido registrado). EXCEES Vimos que o bem de famlia do Cdigo Civil (voluntrio) s pode ser penhorado em duas hipteses: tributos devidos em relao ao prprio bem imvel ou condomnio. J os bens de que trata a Lei n 8.009/90 tem um nmero maior de excees, ou seja, de hipteses em que o bem ser vendido para pagar a dvida. Assim esses bens (apontados na lei especial), no respondero por dvidas civis, mercantis, fiscais trabalhistas, etc., salvo se o processo de execuo for movido em razo de (art. 3): crdito de trabalhadores da prpria residncia (ex.: empregada domstica, cozinheira, bab, jardineiro, etc.). execuo de hipoteca sobre o imvel oferecido como garantia. crdito decorrente do financiamento destinado construo ou aquisio do imvel. cobrana de impostos (ex.: IPTU ou ITR) taxas e contribuies devidas em funo do imvel. dvidas de condomnio tambm referente ao prprio imvel. credor de penso alimentcia. bem adquirido com produto de crime. obrigao decorrente de fiana nos contratos de locao.

Cuidado com o ltimo exemplo Fiana nos contratos de locao. Atualmente, tanto a lei, como a jurisprudncia assim dispem: se uma pessoa proprietrio de um imvel e quiser alug-lo vai desejar que o locatrio (inquilino) apresente um fiador. Este fiador precisa ser proprietrio de um bem imvel, para garantir a fiana. Ou seja, se o locatrio (inquilino) no pagar o aluguel o proprietrio (locador) ir acion-lo. E se ele no conseguir pagar a dvida, o locador acionar o fiador, ficando este responsvel pela dvida. Pergunto: pode o fiador alegar que aquele o nico bem de que dispe e alegar a escusa do bem de famlia para no pagar a dvida? Resposta: atualmente no (depois de vrias idas e vindas de nossos Tribunais). Ou seja, se uma pessoa se dispuser a ser fiador, neste momento est abrindo mo do
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

25

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR chamado bem de famlia. No poder invocar esse benefcio para deixar de pagar a dvida do inquilino. Nos ltimos anos essa posio j foi alterada diversas vezes. Atualmente essa a posio que est vigorando, inclusive com deciso do Supremo Tribunal Federal (o direito social moradia includo na EC 26/2000, no se confunde necessariamente com o direito de propriedade imobiliria). Devemos estar bem conscientes de que ao assumirmos o risco de sermos fiador de algum, estaremos abrindo mo do bem de famlia da Lei n 8.009/90. Mas evidente que esta situao no se aplica quele bem de famlia previsto no Cdigo Civil, pois neste caso o bem foi registrado e se tornou, alm de impenhorvel, tambm inalienvel. Smulas do STJ sobre Bem de Famlia 01. Smula 364: O conceito de impenhorabilidade de bem de famlia abrange tambm o imvel pertencente a pessoas solteiras, separadas e vivas (isso porque o STJ entende que na realidade a base da proteo do bem de famlia, apesar do nome, no a famlia, mas a proteo constitucional da dignidade humana, que se traduz no direito moradia). 02. Smula 449: A vaga de garagem que possui matrcula prpria no registro de imveis no constitui bem de famlia para efeito de penhora. 03. interessante mencionar que quando se tratar de pessoas casadas, a fiana deve ser prestada por ambos, sob pena de anulao. Neste sentido a Smula 332 (nova redao): A fiana prestada sem autorizao de um dos cnjuges implica a ineficcia total da garantia. Quadro Comparativo
CDIGO CIVIL VOLUNTRIO 1. Arts. 1.711 a 1.722, CC. LEI ESPECIAL LEGAL 1. Lei n 8.009/90.

2. Ato voluntrio. Necessita de 2. Institudo por lei. No depende de registro. Mximo 1/3 do patrimnio qualquer ato. Efeitos automticos e lquido. imediatos. nico imvel para residncia da famlia. 3. Acarreta impenhorabilidade. inalienabilidade e 3. Acarreta impenhorabilidade. somente a

4. Excees: dvidas decorrentes do 4. Excees previstas no art. 3. Ex.: condomnio e dvidas tributrias que trabalhistas (empregados do imvel), recaem sobre o prprio imvel. hipoteca, financiamento, impostos, condomnio, penso alimentcia, produto de crime e fiana nos contratos de locao.

BENS GRAVADOS COM CLUSULA DE INALIENABILIDADE So aqueles que se tornam inalienveis pela vontade humana, por meio de uma clusula temporria ou vitalcia, nos casos previstos em lei, por ato inter vivos (ex.: doao) ou causa mortis (ex.: testamento). Ex.: um pai,
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

26

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR percebendo que seu filho ir dilapidar o patrimnio, faz um testamento, com essa clusula especial, a fim de que os bens no saiam do patrimnio do filho, protegendo esses bens do prprio filho, impedindo que os atos de irresponsabilidade ou m administrao possam levar o filho insolvncia dvidas superiores aos crditos. O art. 1.911, CC determina que a clusula de inalienabilidade, imposta aos bens por ato de liberalidade, implica impenhorabilidade e incomunicabilidade. Atualmente essa clusula tem valor um pouco mais restrito, pois o testador deve apontar expressamente a justa causa para essa sua deciso de tornar o bem inalienvel (art. 1.848, CC), ou seja, dever justificar o porqu desta medida. Um caso justificvel, como vimos, a prodigalidade do filho.

RESUMO DA AULA
I. CONCEITO.
Bens so valores materiais ou imateriais, que satisfazem uma necessidade humana (teis), economicamente valorveis e suscetveis de apropriao, que podem ser objeto de uma relao de direito. Toda relao jurdica entre dois sujeitos tem por objeto um bem sobre o qual recaem direitos e obrigaes. Obs.: h divergncia acerca da utilizao das expresses coisa e bem.

II. CLASSIFICAO DOUTRINRIA


1. Corpreos (materiais, tangveis ou concretos): so os que tm existncia fsica (ex.: terreno, casa, carro, livro, joia). 2. Incorpreos (imateriais, intangveis ou abstratos): so os que no podem ser percebidos pelos sentidos, mas podem ser objeto de direito (ex.: direitos autorais, propriedade industrial).

III. CLASSIFICAO LEGAL


Bens considerados em si mesmos: mveis ou imveis; fungveis ou infungveis, consumveis ou inconsumveis, divisveis ou indivisveis; singulares ou coletivos. Bens reciprocamente considerados: produtos, pertenas e benfeitorias). principais ou acessrios (frutos,

Bens considerados em relao ao titular do domnio: pblicos (uso comum do povo, uso especial e dominicais), particulares e res nullius. Bens considerados quanto possibilidade de alienao: bens que esto fora do comrcio. A) BENS CONSIDERADOS EM SI MESMOS arts. 79/91, CC 1. Quanto Mobilidade 1.1. Imveis: so os que no podem ser removidos ou transportados de um lugar para o outro sem a sua destruio e os assim considerados pela lei (arts. 79 e 80, CC). Subdividem-se em: a) imveis por natureza (ex.: solo, subsolo e espao areo); b) acesso fsica ou artificial (ex.: plantaes e construes); c) acesso intelectual (expresso no acolhida pelo atual cdigo que prefere cham-la de pertena) d) disposio legal (ex.: direito sucesso aberta, ainda que a herana seja formada apenas por bens Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

27

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR


mveis). No perdem o carter de imvel: as edificaes que, separadas do solo, mas conservando a sua unidade, forem removidas para outro local; materiais provisoriamente separados de um prdio para nele se reempregarem. 1.2. Mveis: so os que podem ser transportados de um lugar para outro, por fora prpria ou estranha, sem alterao da sua substncia ou da destinao econmico-social. Subdividem-se em: a) mveis por natureza: so os que podem ser transportados por fora alheia (carro, joia) ou que possuem movimento prprio (semoventes animais de uma forma geral); b) mveis por antecipao (rvore plantada para corte ou frutos de um pomar que ainda esto no p, mas destinados venda - safra futura); c) mveis por determinao legal (energias que tenham valor econmico, direitos autorais). 1.3. Observaes: a) os materiais de construo enquanto no forem empregados nesta construo, ainda so considerados como bens mveis; b) as rvores, enquanto ligadas ao solo, so bens imveis por natureza, exceto se se destinam ao corte. Quando isso ocorre, elas se convertem em mveis por antecipao. 1.4. Importncia prtica na distino entre Imveis e Mveis: forma de aquisio da propriedade (tradio para mveis e registro para os imveis), necessidade de outorga uxria ou marital em casos de bens imveis (sendo dispensada tal providncia se for bem mvel), prazos de usucapio (geralmente maiores para os bens imveis) e os direitos reais (como regra hipoteca para imveis e penhor para os mveis). 1.5. Navios e Aeronaves: fisicamente so bens mveis, mas possuem uma disciplina jurdica como se imveis fossem. 2. Quanto Fungibilidade 2.1. Infungveis: no podem ser substitudos por outros do mesmo gnero, qualidade e quantidade (ex.: um apartamento, um veculo, um quadro famoso). Os imveis s podem ser infungveis. 2.2. Fungveis: podem ser substitudos por outros do mesmo gnero, qualidade e quantidade (ex.: gneros alimentcios, dinheiro, etc.). 3. Quanto Consuntibilidade 3.1. Inconsumveis: proporcionam reiterados usos, permitindo que se retire toda a sua utilidade, sem atingir sua integridade (ex.: imveis, veculos, roupas, livros, etc.). 3.2. Consumveis: so bens mveis, cujo uso importa na destruio imediata da prpria coisa. Admitem apenas um uso (gneros alimentcios, bebidas, dinheiro, etc.). 3.3. H bens que so consumveis, conforme a destinao que o homem lhe d. Ex.: os livros, em princpio, so bens inconsumveis, pois permitem usos reiterados. Mas expostos numa livraria so considerados como consumveis, pois a destinao a venda (consumveis de direito). 4. Quanto divisibilidade 4.1. Divisveis: podem ser fracionados em pores reais e distintas, formando cada qual um todo perfeito, sem alterao de sua substncia, diminuio considervel de valor ou prejuzo do uso a que se destinam.

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

28

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR


4.2. Indivisveis: no podem ser fracionados em pores, pois deixariam de formar um todo perfeito. A indivisibilidade pode ser: por natureza (um cavalo), por determinao legal (herana, hipoteca, mdulo rural, lotes urbanos) ou pela vontade das partes (contrato). 5. Quanto Individualidade 5.1. Singulares: so os que, embora reunidos, se consideram de per si, independentemente dos demais. 5.2. Coletivos (ou universais): so as coisas que se encerram agregadas em um todo. a) Universalidade de Fato: pluralidade de bens singulares, corpreos e homogneos, que, pertinentes mesma pessoa, tenham destinao unitria pela vontade humana (biblioteca, pinacoteca, rebanho, etc.). b) Universalidade de Direito: pluralidade de bens singulares, corpreos, dotadas de valor econmico, ligadas pela norma jurdica (patrimnio, herana, massa falida, etc.). B) BENS RECIPROCAMENTE CONSIDERADOS arts. 92/97, CC 1. Principais: existem por si mesmos, exercendo funo e finalidade independentemente de qualquer outro bem (terrenos, joias, etc.). 2. Acessrios: sua existncia depende da existncia de outro. Regras o bem acessrio segue o destino do principal, salvo disposio em contrrio; a natureza do acessrio a mesma do principal; proprietrio do principal tambm proprietrio do acessrio. 2.1. Frutos: so as utilidades que a coisa principal produz periodicamente; nascem e renascem da coisa e sua percepo mantm intacta a substncia do bem que as gera (frutas, aluguis, etc.). 2.2. Produtos: so as utilidades que se retiram da coisa, alterando a substncia da coisa, com a diminuio da quantidade at o seu esgotamento. 2.3. Pertenas: so os bens que, no constituindo partes integrantes (como os frutos, produtos e benfeitorias), se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao servio ou ao aformoseamento de outro. Ex.: acessrios de um veculo, ornamentos de uma residncia, mquinas (trator) para explorao da propriedade agrcola, etc. Apesar de serem acessrios, mantm sua individualidade (no se aplica a regra de que segue o principal). 2.4. Benfeitorias: so acrscimos, melhoramentos ou despesas que so feitas em um bem j existente (mvel ou imvel), para conserv-lo, melhor-lo ou embelez-lo. Espcies: a) necessrias (realizada para a conservao do bem: alicerce da casa), teis (so as que aumentam ou facilitam o uso da coisa: garagem) e volupturias (mero embelezamento, recreio ou deleite: piscina, troca de piso com mrmore). 2.5. Indenizao das Benfeitorias: a) possuidor de boa-f: direito indenizao das benfeitorias necessrias e teis. Caso elas no sejam indenizadas, o possuidor tem o direito de reteno pelo valor das mesmas. J as benfeitorias volupturias no sero indenizadas, mas elas podero ser levantadas (art. 1.219, CC). b) possuidor de m-f: so ressarcidas somente as benfeitorias necessrias. No h indenizao pelas benfeitorias teis e volupturias. No pode levantar nenhuma das benfeitorias realizadas e no tem direito de reteno sobre nenhuma delas (art. 1.220, CC). 2.6. Deixam de ser bens acessrios e passam a ser principais: a pintura em relao tela, a escultura em relao matria-prima, a Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

29

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR


escritura ou qualquer trabalho grfico em relao matria-prima, qualquer trabalho grfico em relao ao papel utilizado. C) BENS CONSIDERADOS EM RELAO AO TITULAR DO DOMNIO arts. 98/103, CC 1. Particulares: so os que pertencem s pessoas naturais (fsicas) ou s pessoas jurdicas de direito privado. 2. Res Nullius: so as coisas de ningum (ex.: um peixe no fundo do mar; as coisas abandonadas estas so conhecidas como res derelictae). No confundir coisa abandonada, onde h um ato voluntrio, o abandono, com a coisa perdida, em que o ato foi involuntrio e a coisa continua a pertencer (ao menos em tese) ao patrimnio do titular. 3. Pblicos: so os bens de domnio nacional pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico interno. 3.1. Uso comum do povo: destinados utilizao do pblico em geral (rios, mares, estradas, ruas, etc.). 3.2. Uso especial: imveis utilizados pelo prprio poder pblico para a execuo de servio pblico (hospitais e escolas pblicas, secretarias, ministrios, etc.). 3.3. Dominicais: constituem o patrimnio disponvel das pessoas de direito pblico: terras devolutas e terrenos de marinha. No esto afetados a qualquer finalidade pblica. 3.4. Caracterstica dos bens pblicos: inalienveis (como regra no podem ser vendidos; os bens dominicais e os desafetados podem ser alienados, observadas as exigncias legais), impenhorveis (no recai execuo judicial ou penhora), imprescritveis (no podem ser objeto de usucapio, qualquer que seja a sua natureza: art. 191, pargrafo nico, CC e Smula 340 STF). 3.5. Observao: Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao. Os bens pblicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigncias da lei. 3.6. Converso: os bens pblicos dominicais podem ser convertidos em bens de uso comum ou de uso especial (afetao). J pela desafetao permite-se que um bem de uso comum do povo ou de uso especial seja reclassificado como sendo um bem dominical. D) BENS CONSIDERADOS EM RELAO NEGOCIAO 1. Bens que integram o comrcio: so os negociveis, disponveis; podem ser apropriados e transferidos, passando, gratuita ou onerosamente, de um patrimnio para outro. 2. Bens que esto fora do comrcio: so os que no podem ser transferidos de um acervo patrimonial para outro 2.1. insuscetveis de apropriao: coisas de uso inexaurvel (ar, luz solar, gua do alto-mar, etc.). 2.2. personalssimos: so os preservados em respeito dignidade humana (ex.: vida, honra, liberdade, nome, bens como os rgos do corpo humano, cuja comercializao expressamente proibida pela lei, etc.). 2.3. legalmente inalienveis: apesar de suscetveis de apropriao, tm sua comercialidade excluda pela lei para atender a interesses Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

30

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR


econmicos-sociais, defesa social e proteo de certas pessoas. Estes bens somente podem ser alienados de forma excepcional. Ex.: bens pblicos (uso comum do povo e especial art. 100, CC), bens das fundaes (arts. 62 a 69, CC), terras ocupadas pelos ndios (art. 231, 4, CF), bens de menores (art. 1.691, CC), bens gravados com clusula de inalienabilidade (art. 1.911, CC), bens de famlia. 2.4. Bens gravados com clusula de inalienabilidade (art. 1.911, CC): tornam-se inalienveis por vontade humana inter vivos (ex.: doao) ou causa mortis (testamento), de forma vitalcia ou temporria. A pessoa deve apontar a justa causa para tornar o bem inalienvel (art. 1.848, CC). 2.5. Bem de Famlia (arts. 1.711 a 1.722, CC): cnjuges ou entidade familiar, mediante escritura pblica ou testamento, destinam parte de seu patrimnio (desde que no ultrapasse um tero do patrimnio lquido). Consiste em prdio residencial urbano ou rural, com suas pertenas e acessrios, destinando-se a domiclio familiar. Pode recair sobre valores mobilirios, cuja renda ser aplicada na conservao do imvel e no sustento da famlia. 2.6. No confundir: Cdigo Civil X Lei n 8.009/90. Diferenas. Bem de Famlia Voluntrio (arts. 1.711 a 1.722, CC): a) ato voluntrio (deve ser registrado); b) deve representar no mximo um tero do patrimnio lquido da pessoa que est registrando; c) acarreta inalienabilidade e impenhorabilidade do bem; d) admitem-se apenas duas excees: dvidas decorrentes de condomnio e as dvidas tributrias que recaem sobre o bem. Bem de Famlia Legal (Lei n 8.009/90): a) na realidade no torna a coisa propriamente em bem de famlia; esta coisa fica apenas impenhorvel, ou seja, no pode recair penhora sobre ele; b) aplica-se a famlias que possuem apenas um nico imvel para sua residncia (este bem, de forma automtica, considerado bem de famlia; decorre da lei); c) acarreta somente a impenhorabilidade (e no a inalienabilidade, ou seja, o bem no pode ser penhorado por terceiros, mas se o proprietrio quiser, poder vend-lo); d) possui um nmero maior de excees (art. 3 da lei especial). Ex.: trabalhista, hipoteca financiamento, impostos, condomnio, penso alimentcia, produto de crime. Cuidado com a fiana nos contratos de locao trata-se de exceo que se aplica somente em relao Lei n 8.009/90.

BIBLIOGRAFIA-BASE Para a elaborao desta aula foram consultadas as seguintes obras: DINIZ, Maria Helena Curso de Direito Civil Brasileiro. Ed. Saraiva. DINIZ, Maria Helena Lei de Introduo s Normas do Direito Brasileiro Interpretada. Ed. Saraiva. GOMES, Orlando Direito Civil. Ed Forense. GONALVES, Carlos Roberto Direito Civil Brasileiro. Ed. Saraiva. MAXIMILIANO, Carlos Hermenutica e Aplicao do Direito. Ed. Freitas Bastos. MONTEIRO, Washington de Barros Curso de Direito Civil. Ed. Saraiva.
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

31

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR NERY, Nelson Jr. e Rosa Maria de Andrade Cdigo Civil Comentado. Ed. Revista dos Tribunais. PEREIRA, Caio Mrio da Silva Instituies de Direito Civil. Ed. Forense. RODRIGUES, Silvio Direito Civil. Ed. Saraiva. SERPA LOPES, Miguel Maria de Curso de Direito Civil. Ed. Freitas Bastos. SILVA, De Plcido e Vocabulrio Jurdico. Ed. Forense. VENOSA, Silvio de Salvo Direito Civil. Ed Atlas.

EXERCCIOS COMENTADOS
As questes adiante seguem o padro que a CESPE/UnB costuma usar, julgando as assertivas e colocando CERTO ou ERRADO. QUESTO 01 (CESPE/UnB Ministrio Pblico do Estado do Piau Analista Processual 2012) No que tange disciplina do Direito Civil referente aos bens, julgue o item a seguir. a) De acordo com a sistemtica adotada pelo direito civil, constitui objeto da relao jurdica todo bem que puder ser submetido ao poder dos sujeitos de direito. COMENTRIOS a) Certo. Doutrinariamente falando bens so valores materiais ou imateriais que podem ser objeto de uma relao de direito. O objeto da relao jurdica todo bem que possa ser submetido ao poder das pessoas naturais ou jurdicas, que so os sujeitos de direito. Alis, estabelece expressamente o Cdigo Civil Portugus que diz-se coisa tudo aquilo que pode ser objecto de relaes jurdicas. QUESTO 02 (CESPE/UnB Defensor Pblico/PI 2009) Ao realizar uma reforma de seu imvel, o proprietrio demoliu algumas paredes de sua casa e conservou as portas e janelas que estavam ali instaladas, pensando em revend-las, j que eram muito antigas e bastante valiosas. Nesse caso, as referidas portas e janelas so consideradas bens imveis por fora de fico legal, em funo do seu alto valor em relao ao bem principal. COMENTRIOS a) Errado. O art. 84 do Cdigo Civil dispe que os materiais destinados a construo, enquanto no forem empregados, conservam sua qualidade de mveis. E readquirem essa qualidade (mveis) os provenientes da demolio do prdio. No entanto se as janelas e portas fossem reempregadas na prpria reforma, no perderiam a condio de imvel, nos termos do art. 81, II, CC. QUESTO 03 (CESPE/UnB Defensor Pblico/ES 2009) Os direitos reais sobre imveis e as aes que os asseguram, bem como o direito

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

32

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR sucesso aberta, so considerados bens imveis para os efeitos legais, de acordo com o Cdigo Civil. COMENTRIOS a) Certo. o que e dispe o art. 80, I e II, CC. Mesmo que na abertura da sucesso s tenha bens mveis, o direito sucesso aberta considerado um bem imvel. QUESTO 04 (CESPE/UnB TRE/MA Analista Judicirio 2009) Os direitos autorais de um escritor so considerados como mveis para os efeitos legais. COMENTRIOS a) Certo. Os direitos autorais so considerados direitos pessoais de carter patrimonial, sendo considerados bens mveis (art. 83, III, CC e art. 3 da Lei n 9.610/98). QUESTO 05 (CESPE/UnB TRE/MA Analista Judicirio 2009) Garrafas de um vinho raro emprestadas por um colecionador para exposio em uma feira de vinhos so consideradas, no caso, bens fungveis. COMENTRIOS a) Errado. Em regra, uma garrafa de vinho em geral um bem fungvel. No caso concreto, tratando-se de vinho raro e para exposio, caracteriza a infungibilidade, uma vez que a garrafa ser devolvida posteriormente. A isso damos o nome de comodatum ad pompam vel ostentationem. QUESTO 06 (CESPE/UnB Defensor Pblico/ES 2009 e tambm Ministrio Pblico/AM 2005) A respeito dos bens, julgue os itens seguintes. a) As pertenas no seguem necessariamente a lei geral de gravitao jurdica, por meio da qual o acessrio sempre seguir a sorte do principal. Por isso, se uma propriedade rural for vendida, desde que no haja clusula que aponte em sentido contrrio, o vendedor no estar obrigado a entregar mquinas, tratores e equipamentos agrcolas nela utilizados. b) No negcio jurdico de alienao de um bem imvel, incluem-se os bens acessrios, ainda que no constem expressamente do contrato, pois, em regra, a coisa acessria segue a principal e pertence ao titular da principal. COMENTRIOS a) Certo. A mesma questo caiu em dois concursos. Ver arts. 93 e 94, CC. Segundo o art. 93, CC, pertenas so bens que, no constituindo partes integrantes (como os frutos, produtos e benfeitorias), se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao servio ou ao aformoseamento de outro (ex.: um trator destinado a uma melhor explorao de propriedade agrcola). So bens acessrios, pois dependem economicamente de outra coisa, mas apesar disso, conservam sua individualidade e autonomia. Segundo o art. 94, CC os negcios jurdicos que dizem respeito ao bem principal no abrangem as
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

33

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR pertenas, salvo se o contrrio resultar da lei ou da vontade das partes. Portanto, nem sempre se pode aplicar a elas o brocardo o acessrio segue o principal. b) Certo. A regra em relao aos bens que o acessrio segue o principal. Isto fica mais claro com a anlise do art. 233, CC: a obrigao de dar coisa certa abrange os acessrios dela embora no mencionados, salvo se o contrrio resultar do ttulo ou das circunstncias do caso. QUESTO 07 (CESPE/UnB DPE/AL Delegado de Polcia 2012) Em relao aos bens, julgue os itens a seguir a) O princpio da gravitao jurdica o princpio norteador dos bens reciprocamente considerados. b) Pode-se classificar as uvas colhidas na poca da safra da uva vermelha como frutos percipiendos e aquelas que ainda esto na videira, como frutos pendentes. c) Uma garrafa de vinho do ano de 1830 da reserva especial, clausulada com inalienabilidade por testamento um bem classificado como consumvel ftico e, ao mesmo tempo, como bem inconsumvel do ponto de vista jurdico. COMENTRIOS a) Certo. O princpio da gravitao jurdica aquele segundo o qual um bem atrai o outro para sua rbita, comunicando-lhe seu prprio regime jurdico (o principal atrai o acessrio; o acessrio segue o principal), salvo disposio especial em contrrio. Aplica-se aos bens reciprocamente considerados, pois nesta classificao que temos a relao principal-acessrio. Esta regra no se aplica s pertenas. b) Errado. Na afirmao, como as uvas foram colhidas na poca da safra, so chamadas de frutos percebidos. Se deveriam ter sido colhidas na poca, mas no o foram e ainda esto na videira, a sim, chamam-se frutos percipiendos. Os frutos pendentes so os que esto ligados coisa principal e que no foram colhidos, pois ainda no poca para tanto. c) Certo. Sob o ponto de vista ftico esse bem consumvel, pois se trata de um bem mvel, cujo uso normal importa na destruio imediata da coisa. No entanto, como foi declarado inalienvel por testamento, tornou-se inconsumvel sob o ponto de vista jurdico, pois aqui o que se leva em considerao a possibilidade de alienao do bem. No caso o bem (por incrvel que parea) ao mesmo tempo consumvel e inconsumvel. QUESTO 08 (CESPE/UnB TJ/CE Juiz de Direito 2012) Julgue o item a seguir a) Caso uma pessoa adquira um trator para melhor explorar sua propriedade rural, esse bem, de acordo com o Cdigo Civil Brasileiro caracteriza-se como pertena. COMENTRIOS
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

34

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR a) Certo. O trator no caso concreto se destina ao servio de outro bem (a propriedade rural) de modo duradouro, sendo, portanto, considerado como pertena, nos termos do art. 93, CC. QUESTO 09 (CESPE/UnB ANAC Agncia Nacional da Aviao Civil Especialista em Regulao 2012) Com base no Cdigo Civil, julgue os itens a seguir, relativos s benfeitorias. a) Caso tenha sido feito melhoramento a um bem, sem a interveno do proprietrio, do possuidor ou do detentor, no se considerar esse melhoramento como uma benfeitoria. b) Consideram-se como benfeitorias teis os reparos feitos em um imvel com a finalidade de conserv-lo. c) A construo de uma piscina na rea externa de um imvel residencial caracteriza-se como uma benfeitoria volupturia. COMENTRIOS a) Certo. O art. 97, CC, estabelece que no se consideram benfeitorias os melhoramentos ou acrscimos sobrevindos ao bem sem a interveno do proprietrio, possuidor ou detentor. b) Errado. O art. 96, 2, CC prev que as benfeitorias teis so a que aumentam ou facilitam o uso do bem. Os reparos feitos em um imvel com a finalidade de conserv-lo so consideradas benfeitorias necessrias (art. 96, 3, CC). c) Certo. O art. 96, 1 estabelece que so benfeitorias volupturias as de mero deleite ou recreio, que no aumentam o uso habitual do bem, ainda que o tornem mais agradvel ou sejam de elevado valor. A construo de uma piscina o exemplo clssico. QUESTO 10 (CESPE/UnB TRE/RJ Analista Judicirio 2010) Julgue o item subsequente, relativos aos bens pblicos. a) Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determina; os bens pblicos dominicais podem ser alienados, se forem observadas as exigncias da lei. COMENTRIOS a) Certo. Trata-se do texto literal dos arts. 100 e 101, CC. Esta questo j caiu de forma idntica nos concursos para Assessor Jurdico do TCE/RN em 2009 e para Advogado da Embasa (Empresa Baiana de guas e Saneamento S/A) em 2010. QUESTO 11 (CESPE/UnB Analista do Seguro Social/INSS 2009) Relativamente ao tema bens, julgue os itens subsequentes. a) As terras devolutas podem ser alienadas pela Administrao Pblica. b) Os bens de uso comum do povo so somente aqueles que se destinam execuo dos servios pblicos e no podem ser alienados.
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

35

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR COMENTRIOS a) Certo. Terras devolutas (terras no aproveitadas pela Administrao Pblica), assim como os imveis desafetados (transformao de um bem pblico de uso comum ou de uso especial em bem dominical), so exemplos clssicos de bens dominicais, que so aqueles que representam o patrimnio da Administrao Pblica que est disponvel por serem destitudos de qualquer finalidade pblica (sem afetao). Segundo o art. 101, CC, os bens pblicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigncias da lei, tais como: interesse pblico, pesquisa prvia de preos, licitao (concorrncia ou leilo), autorizao legislativa, etc. b) Errado. Os bens pblicos de uso comum do povo so os que se destinam utilizao geral da coletividade (art. 99, I, CC), como os mares, rios, estradas, ruas, praas, etc. Eles no podem ser alienados, pois so afetados (possuem destinao para uma finalidade pblica especfica). QUESTO 12 (CESPE/UnB AGU Advogado 2009) A praa, exemplo tpico de bem de uso comum do povo, perder tal caracterstica se o poder pblico tornar seu uso oneroso, instituindo uma taxa de uso, por exemplo. COMENTRIOS a) Errado. Segundo o art. 103, CC, o uso comum dos bens pblicos pode ser gratuito ou retribudo, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencerem. E no perdem a natureza de bens pblicos de uso comum, se leis ou regulamentos administrativos condicionarem ou restringirem o seu uso a certos requisitos ou mesmo se institurem pagamento de retribuio. Os exemplos clssicos so os pedgios nas rodovias e a venda de ingressos em museus, para contribuir para sua conservao ou custeio. QUESTO 13 (CESPE/UnB TJ/AC Auxiliar Judicirio 2012) No que concerne aos bens pblicos, julgue o item abaixo. a) Os bens pblicos podem ser alienveis ou no. Assim, os bens dominicais podem ser alienados, desde que observadas as exigncias legais. J os bens de uso especial e de uso comum do povo so inalienveis. COMENTRIOS a) Certo. Segundo o art. 101, CC os bens pblicos dominicais (desafetados) podem ser alienados, observadas as exigncias legais. J o art. 100, CC estabelece que os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determinar. QUESTO 14 (CESPE/UnB TRE/BA Analista Judicirio 2010) Tendo em vista a classificao dos bens prevista no Cdigo Civil, julgue os itens que se seguem.

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

36

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR a) O uso comum dos bens pblicos deve ser gratuito ou retribudo, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencerem. b) Ao contrrio dos bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial, os bens pblicos dominicais podem ser alienados, desde que observadas as exigncias legais. c) Os bens pblicos dominicais esto sujeitos prescrio aquisitiva. COMENTRIOS a) Certo. Nos termos do art. 103, CC. Retribudo, no caso significa pago. O pedgio o exemplo clssico. b) Certo. Nos termos dos arts. 100 e 101, CC. c) Errado. Prescrio aquisitiva outro nome que a doutrina d prescrio. E o art. 102, CC prev que os bens pblicos no esto sujeitos usucapio. QUESTO 15 (CESPE/UnB TJ/DFT Servios Notariais e Registro 2008) Os bens pblicos so inalienveis, mesmo quando desafetados. COMENTRIOS a) Errado. Os bens pblicos inalienveis (uso comum do povo e uso especial) quando desafetados so classificados como dominicais e, nos termos do art. 101 do CC, podem ser alienados desde que observadas as exigncias de lei. QUESTO 16 (CESPE/UnB TJ/RR Agente de Proteo 2012) Considerando o interesse econmico ou jurdico dos bens, julgue o item abaixo. a) Por constituir bem de uso comum do povo, o jardim de uma praa pblica pode servir ao lazer da populao em geral, sem necessidade de permisso especial de uso. COMENTRIOS a) Certo. O jardim de uma praa pblica considerado como bem comum de uso comum do povo (art. 99, I, CC), no havendo necessidade de permisso especial de uso; podem ser usado livremente por todos. QUESTO 17 (CESPE/UnB Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal 2012) Julgue o item que se segue, relativo disciplina dos bens pblicos. a) Os bens pblicos de uso especial, integrados no patrimnio do ente poltico e afetos execuo de um servio pblico, so inalienveis e imprescritveis. COMENTRIOS a) Certo. Segundo o art. 100, CC, os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao. Alm disso, prev o art. 102, CC, que os bens pblicos (todos) no esto sujeitos a usucapio, portanto, so imprescritveis.
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

37

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR QUESTO 18 (CESPE/UnB Juiz Federal TRF/1 Regio 2011) Os bens pblicos de uso comum no podem ser utilizados por particulares. COMENTRIOS a) Errado. Essa categoria de bens (art. 99, I, CC) de uso comum do povo, ou pode ser usado normalmente pelos particulares (ex.: ruas, praas, estradas, etc.). QUESTO 19 (CESPE/UnB TJ/AC Analista Judicirio 2012) No que se refere ao bem da famlia, julgue o item subsequente. a) O bem de famlia voluntrio constitui-se de escritura pblica e inscrito no registro de ttulos e documentos. COMENTRIOS a) Errado. O bem de famlia voluntrio o estabelecido pelo Cdigo Civil, em seus arts. 1.711 a 1.722. Ele se constitui de escritura pblica ou testamento (art. 1.711, CC), que deve ser registrada no Registro de Imveis (art. 1.714, CC). QUESTO 20 (CESPE/UnB TJ/AC Juiz de Direito 2012) No que se refere ao enfrentamento jurisprudencial do bem de famlia, julgue os itens abaixo. a) a vaga de garagem com matrcula prpria no registro de imveis constitui bem de famlia para efeito de penhora. b) o terreno no edificado no caracteriza bem de famlia, pois no serve moradia familiar. c) inconstitucional a penhora de bem de famlia do fiador em contrato de locao. COMENTRIOS. a) Errado. Segundo a Smula 449 do STF, A vaga de garagem que possui matrcula prpria no registro de imveis no constitui bem de famlia para efeito de penhora. b) Certo. O art. 5 da Lei n. 8.009/90 dispe que para os efeitos de impenhorabilidade, de que trata esta lei, considera-se residncia um nico imvel utilizado pelo casal ou pela entidade familiar para moradia permanente. Ora, se o terreno no foi edificado no serve para moradia da famlia. No tendo esta serventia no se caracteriza com bem de famlia, podendo ser penhorado. assim que vem decidindo reiteradamente o STJ. c) Errado. Nossos Tribunais (inclusive o STF) vm decidindo no sentido de se considerar legtima a penhora do bem de famlia pertencente a fiador de contrato de locao, ao entendimento de que o art. 3 , VII, da Lei n 8.009/90 no viola o disposto no art. 6 da CF/88. QUESTO 21 (CESPE/UnB TJ/AC Juiz de Direito 2012) Com base no que dispem o Cdigo Civil e a jurisprudncia, julgue o item abaixo.
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

38

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR a) Se o proprietrio de fazenda de plantao de rvores de corte for um menor impbere, ento ser obrigatria a prvia autorizao judicial para que os pais do menor vendam o produto do corte das rvores. COMENTRIOS. a) Errado. Menor impbere o menor de 16 anos. Nos termos do art. 3, I, CC ele absolutamente incapaz e deve ser representado nos atos da vida civil, por seus pais ou tutores. Se o mesmo for proprietrio de um bem imvel, a alienao deste somente possvel mediante prvia autorizao do juiz (art. 1.691, CC). Assim, quem pretende vender um imvel que esteja registrado no Cartrio de Registro de Imveis em nome do filho menor de idade, dever requerer judicialmente a autorizao (alvar judicial) antecedida de parecer do representante do Ministrio Pblico. No entanto, sendo bens mveis, basta a representao de seus pais. As rvores, enquanto ligadas ao solo, so bens imveis por natureza. Entretanto, se se destinam ao corte, convertem-se em mveis (por antecipao). Sendo um bem mvel, desnecessria a autorizao judicial. No entanto a matria no pacfica, pois j vi exigncia da autorizao judicial para a venda de veculo (bem mvel) que um menor recebeu de herana. QUESTO 22 (CESPE/UnB TJ/AL Analista Judicirio 2012) Assinale a opo CORRETA em relao ao tema bens. a) o direito sucesso aberta considerado, por disposio legal, um bem imvel. b) a universalidade de fato refere-se ao conjunto de bens singulares corpreos ou incorpreos, aos quais a norma jurdica confere unidade. c) bens infungveis so aqueles suscetveis de substituio por outro da mesma espcie. d) a indivisibilidade dos bens somente ocorre por sua natureza ou por determinao legal. e) aquilo que poderia ser mantido intencionalmente no imvel, para sua explorao, aformoseamento ou comodidade, como, por exemplo, o trator, considerado pelo Cdigo Civil bem imvel por acesso intelectual. COMENTRIOS Embora esta questo seja do CESPE, no foi do tipo certo ou errado. A letra a est certa nos termos do art. 80, II, CC. A letra b est errada: a universalidade de fato (art. 90, CC) o conjunto de bens singulares, corpreos e homogneos, ligados entre si pela vontade humana, para a consecuo de um fim (rebanho, biblioteca); a universalidade de direito compe-se de bens singulares corpreos heterogneos ou incorpreos, a que a norma jurdica, com o intuito de produzir certos efeitos, d unidade (patrimnio, herana). A letra c est errada, pois bens infungveis so aqueles insuscetveis de substituio por outro da mesma espcie, qualidade e quantidade (art. 85, CC). A letra d est errada, pois a indivisibilidade dos bens ocorre por sua natureza, por determinao legal ou por vontade das partes (art. 88, CC). A

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

39

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR letra e est errada, pois o exemplo trata das pertenas (art. 93, CC). Gabarito: A. QUESTO 23 (CESPE/UnB TJ/CE Juiz de Direito 2012) Caso uma pessoa adquira um trator para melhor explorar sua propriedade rural, esse bem, de acordo com o Cdigo Civil, caracteriza-se como a) bem fungvel. b) bem imvel por determinao legal. c) bem imvel por acesso industrial. d) benfeitoria. e) pertena. COMENTRIOS Bem infungvel o que no pode ser substitudo por outro igual. No isso o que o examinador deseja. Imvel por determinao os que a lei assim determinar (arts. 80 e 81, CC). Imvel por acesso industrial (tambm chamada de artificial ou fsica) tudo o que o homem incorporar artificialmente ao solo, como as plantaes e construes. J as benfeitorias so obras realizadas no bem (o trator no uma obra realizada no bem) com o objetivo de embelezar melhorar e conservar a coisa principal. Segundo o art. 93, CC, so pertenas os bens que, no constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao servio ou ao aformoseamento de outro. O trator um exemplo clssico de pertena em relao fazenda. O art. 94, CC estabelece que os negcios jurdicos que dizem respeito ao bem principal no abrangem as pertenas, salvo se o contrrio resultar da lei, da manifestao de vontade, ou das circunstncias do caso. O examinador poderia ter complicado a questo e colocado a expresso acesso intelectual. Nesse caso tambm estaria errado. Embora haja quem entenda que elas ainda existam, a questo foi clara: de acordo com o Cdigo Civil. Ora, o atual Cdigo no trata mais dessa espcie de acesso. Gabarito: E.

QUESTES CESPE/UnB MAIS ANTIGAS


ANTIGAS 01 (CESPE/UnB Defensoria Pblica/AL 2006) Em relao ao Direito Civil, julgue o item a seguir. a) Define-se o patrimnio como o complexo de relaes jurdicas, apreciveis economicamente de uma pessoa, nele incluindo-se os crditos e excluindo-se os dbitos, que forma o seu passivo. COMENTRIOS a) Errado. O patrimnio do devedor responde por suas dvidas e constitui garantia geral dos credores. Seu conceito jurdico abrange tanto os bens e direitos (ativo), como as obrigaes (passivo) de uma pessoa (natural ou jurdica). Portanto, est errado afirmar que se excluem os dbitos. Acrescentese: o patrimnio pode ser positivo (ativo maior que passivo) ou negativo (passivo maior que ativo trata-se da insolvncia).
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

40

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR ANTIGAS 02 (CESPE/UnB TJ/PI Juiz de Direito 2007) So bens imveis por natureza o solo e tudo aquilo que a ele aderente em estado de natureza, isto , o que no resultante do trabalho da cultura do homem. So bens imveis por acesso fsica as rvores destinadas ao corte, os arbustos, as sementes lanadas terra ou qualquer planta fixada ao solo pelas razes, cuja existncia resulta da ao do homem. COMENTRIOS a) Errado. A primeira parte da afirmao est correta, pois o solo e tudo que a ele aderente em estado de natureza (sem ao humana) so bens imveis por natureza. No entanto, as rvores destinadas ao corte so consideradas bens mveis por antecipao. J as sementes lanadas terra ou qualquer planta fixada ao solo pelas razes, cuja existncia resulta da ao do homem so bens imveis por acesso fsica. ANTIGAS 03 (CESPE/UnB Delegado/ES 2006) Ana Clia construiu uma casa de campo de madeira, em Campos de Jordo - SP. Alguns anos depois, adquiriu um terreno na Bahia e decidiu contratar empresa especializada para transportar a referida casa para o terreno na Bahia. Nessa situao, por ter sido separada do solo, a casa de Ana Clia perde sua caracterstica de bem imvel. COMENTRIOS a) Errado. A casa de Ana Clia, ainda que transportada de um local para outro sem a sua destruio, conserva a caracterstica de bem imvel, nos termos do art. 81, I, CC: edificaes que, separadas do solo, mas conservando a sua unidade, forem removidas para outro local. ANTIGAS 04 (CESPE/UnB Defensor Pblico/CE 2008) So mveis os bens suscetveis de movimento prprio, e tambm os bens que podem ser removidos sem alterao de sua substncia econmica. Os materiais destinados a uma construo mantm a qualidade de mveis enquanto no forem imobilizados com a sua utilizao. Assim, no perde a caracterstica de imvel o telhado provisoriamente separado da casa. COMENTRIOS a) Certo. De acordo com o art. 82, CC so mveis os bens suscetveis de movimento prprio ou de remoo por fora alheia, sem alterao da substncia ou da destinao econmico-social. Os materiais destinados a alguma construo, enquanto no forem empregados, conservam sua qualidade de mveis (art. 84, CC). Finalmente, segundo o art. 81, II, CC, os materiais provisoriamente separados de um prdio, para nele se reempregarem no perdem a caracterstica de imveis. ANTIGAS 05 (CESPE Oficial de Registro Civil TJ/BA 2008) Considere que uma pessoa faleceu, deixando para seu nico herdeiro um carro. Nessa situao, o direito que o herdeiro tem sobre a herana considerado imvel por determinao da lei. COMENTRIOS
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

41

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR a) Certo. Ainda que o nico bem seja mvel, a herana (direito sucesso aberta) considerada como um bem imvel (art. 80, II, CC). ANTIGAS 06 (CESPE/UnB Servidor nvel IV/Direito MC 2008) Supondo-se que a porta de uma casa foi provisoriamente retirada para realizar um conserto e, logo aps, foi recolocada no mesmo imvel, correto afirmar que, quando esteve fora da casa, a porta no perdeu o carter de imvel. COMENTRIOS: a) Certo. No perdem o carter de imveis os materiais provisoriamente separados de um prdio, para nele se reempregarem. (art. 81, II, CC). ANTIGAS 07 (CESPE/UnB - Ministrio das Comunicaes Direito 2008) Nas diferentes classes estabelecidas no Cdigo Civil para bens, a herana uma universalidade de fato, pois corresponde a um conjunto de bens singulares que pertenceu a mesma pessoa, constituindo-se como um complexo de relaes jurdicas, de uma ou mais pessoas, dotadas de valor econmico e que se consideram de per si, independentemente dos demais. COMENTRIOS a) Errado. A herana, alm de ser um bem imvel, tambm uma universalidade de direito. ANTIGAS 08 (CESPE Servidor Nvel IV Direito MC/2008) Embora as pertenas sejam classificadas como bens acessrios, os negcios jurdicos que dizem respeito ao bem principal no abrangem as pertenas, salvo se o contrrio resultar da lei, da manifestao de vontade, ou das circunstncias do caso. COMENTRIOS a) Certo. Nos termos do art. 94, CC, as pertenas constituem exceo ao princpio da gravitao jurdica, em que os bens acessrios seguem a sorte do principal. ANTIGAS 09 (CESPE/UnB TJ/SE Juiz de Direito Considerando o direito civil dos bens, julgue os itens a seguir. 2007)

a) Os armrios embutidos instalados em um imvel residencial so considerados bens imveis por acesso. b) A cota de capital e as aes que o indivduo possua em uma sociedade empresria constituem exemplos de bens imveis por determinao legal. c) No perdem o carter de imvel os materiais provisoriamente separados de um prdio, para nele se reempregarem. d) Os materiais de construo, enquanto no forem empregados para tal finalidade continuam sendo bem mveis. COMENTRIOS a) Certo. Acesso significa acrscimo. Assim, os bens mveis que forem incorporados a um imvel, passam tambm a ter esta natureza.
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

42

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR b) Errado. Embora no haja previso expressa do Cdigo Civil neste sentido, a doutrina entende que esto na classe dos mveis incorpreos a quotas de capital ou aes que possua o indivduo em uma sociedade empresria (Caio Mrio da Silva Pereira Instituies de Direito Civil). c) Certo. Ver art. 81, inciso II, CC. d) Certo. Ver art. 84, CC. ANTIGAS 10 (UnB/CESPE Juiz de Direito/SE 2007) Quanto ao bem de famlia, julgue os itens subsequentes. a) O bem de famlia, quer seja voluntrio ou legal, institui-se com o registro da escritura pblica no registro imobilirio competente. Esse bem permanece vinculado enquanto viver um dos cnjuges ou enquanto existirem filhos menores ou incapazes. b) O imvel, urbano ou rural, destinado moradia da famlia impenhorvel (Lei n 8.009/90). Por essa caracterstica, no responde por dvida civil ou bancria, mesmo quando se tratar de obrigao decorrente de fiana concedida em contrato de locao. COMENTRIOS a) Errado. Somente o chamado bem de famlia voluntrio (previsto no Cdigo Civil) exige o registro da escritura pblica no registro imobilirio. O bem de famlia legal (Lei n 8.009/90) alm de no exigir o registro, no determina a vinculao. Ou seja, neste caso o bem impenhorvel, mas pode ser vendido (no inalienvel). b) Errado. Depois de muitas idas e vindas, a jurisprudncia dominante de que se uma pessoa se dispuser a ser fiador, estar abrindo mo do chamado bem de famlia legal (Lei n 8.009/90), no podendo invocar esse benefcio para deixar de pagar eventual dvida de inquilino. Portanto o imvel, mesmo destinado moradia da famlia, pode ser penhorado para pagamento de obrigao decorrente de fiana concedida em contrato de locao. ANTIGAS 11 (CESPE/UnB Procurador Federal 2007) No Cdigo Civil de 2002, no captulo da parte geral dedicado aos bens reciprocamente considerados, introduziu-se a figura das pertenas, verdadeira novidade legislativa no mbito do direito privado brasileiro. A respeito dos bens reciprocamente considerados, julgue os itens a seguir. a) Principal o bem que existe sobre si, abstrata ou concretamente. b) De acordo com o direito das obrigaes, em regra, a obrigao de dar coisa certa abrange os acessrios dessa coisa, ainda que no mencionados. c) So pertenas os bens que, constituindo partes integrantes, destinam-se, de modo duradouro, ao uso, ao servio ou ao aformoseamento de outro. d) As pertenas so bens acessrios. e) Em regra, os negcios jurdicos que dizem respeito ao bem principal no abrangem as pertenas.

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

43

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR f) Frutos e produtos, por serem bens acessrios, no podem ser objeto de contrato, enquanto no forem separados do bem principal. COMENTRIOS a) Certo. o que prev o art. 92, CC. b) Certo. Confiram, mais uma vez, o art. 233, CC. c) Errado. As pertenas no se constituem partes integrantes de outro bem (art. 93, CC). d) Certo. As pertenas so bens acessrios. e) Certo. Observem o raciocnio desenvolvido na questo. Pertena um bem acessrio. O acessrio segue o principal... Porm os negcios jurdicos que dizem respeito ao bem principal no abrangem as pertenas, salvo se o contrrio resultar da lei, da manifestao de vontade, ou das circunstncias do caso (art. 94, CC). f) Errado. Nos termos do art. 95, CC, apesar de ainda no separados do bem principal, frutos e produtos podem ser objeto de negcio jurdico. ANTIGAS 12 (CESPE/UnB Procurador Municipal de Natal/RN 2008) Ainda que no estejam separados do bem principal, os frutos e produtos podem ser objeto de negcio jurdico. COMENTRIOS: a) Certo. Correto. De acordo com o art. 95, CC, apesar de ainda no separados do bem principal, os frutos e produtos podem ser objeto de negcio jurdico. ANTIGAS 13 (CESPE/UnB Defensor Pblico/AM 2004) luz do Cdigo Civil, julgue os itens a seguir, com relao ao bem de famlia. a) Sendo o patrimnio do casal constitudo to-somente por um imvel residencial, os cnjuges podero institu-lo por escritura pblica como bem de famlia, sem quaisquer outros requisitos a no ser a concordncia de ambos. b) Com a nova regulamentao no Cdigo Civil a respeito do bem de famlia, revogou-se a Lei n 8.009/1990, que instituiu esse tipo de bem. COMENTRIOS a) Errado. H uma srie de outros requisitos previstos no Cdigo Civil para se instituir o chamado bem de famlia voluntrio (ver art. 1.711 e seguintes, CC). b) Errado. Tanto o Cdigo Civil (lei geral), como a Lei n 8.009/90 (lei especial) coexistem, sendo aplicadas nas situaes por elas previstas; ambas vigoram normalmente, sem que tenha havido qualquer revogao quer de uma ou de outra legislao (vide art. 2, 2, LINDB). ANTIGAS 14 (CESP/UnB Advocacia Geral da Unio) Julgue os itens que se seguem, acerca da classificao de bens pblicos.

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

44

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR a) Um prdio adquirido pela Unio para que nele funcione repartio da Secretaria de Receita Federal, em um estado da Federao, pode ser classificado como bem pblico federal dominial. b) A Praa dos Trs Poderes, situada no Distrito Federal, classificada como bem pblico distrital de uso comum. c) A natureza jurdica do rio Tiet, cujo percurso, desde sua nascente, limita-se ao estado de So Paulo, de bem pblico de uso comum federal. d) Prdio em que funciona repartio da Advocacia-Geral da Unio pode ser vendido sem nenhuma operao preliminar venda. e) O uso comum dos bens pblicos s pode ser gratuito, pois so destinados utilizao pela sociedade que j paga os impostos, sendo vedado o uso oneroso dessa classe de bens. COMENTRIOS a) Errado. Trata-se de um bem pblico federal especial. b) Certo. Uma praa considerada como sendo bem pblico de uso comum do povo (art. 99, I, CC); como a praa mencionada na questo est situada no Distrito Federal chamada de distrital. c) Errado. Os rios so bens pblicos de uso comum do povo (art. 99, I, CC). Como o Tiet possui um percurso somente no Estado de So Paulo, que no possuiu fronteiras com outro Pas, trata-se de bem estadual. d) Errado. Este prdio um bem pblico de uso especial (art. 99, II, CC). Ele at pode ser alienado. Mas antes deve ser desafetado, pois os bens pblicos de uso especial so inalienveis (art. 100, CC). Sendo desafetado se torna um bem pblico dominical e neste caso o prdio pode ser alienado (art. 101, CC), observadas uma srie de exigncias legais. e) Errado. O fato do Estado exigir uma contraprestao pelo uso dos bens pblicos, isso no os desnatura, mesmo que sejam de uso comum do povo. O exemplo clssico a cobrana de pedgios nas rodovias. ANTIGAS 15 (CESPE/UnB Polcia Rodoviria Federal 2008) Considere que a Unio seja proprietria de um prdio no qual esteja instalada a PRF. A respeito desse bem, conforme o Cdigo Civil, correto afirmar que se trata de um bem pblico de uso comum, haja vista que acessvel os que necessitarem dos servios l prestados. COMENTRIOS a) Errado. No caso trata-se de um bem pblico de uso especial (art. 99, II, CC), por ser destinado a estabelecimento da administrao federal (PRF). Os bens pblicos de uso comum do povo (art. 99, I, CC) so as praias, ruas, praas, etc. ANTIGAS 16 (CESPE/UnB Analista de Trnsito/DETRAN/DF 2008) Os bens pblicos dominicais so alienveis, uma vez que no h qualquer afetao deles a uma finalidade pblica especfica.
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

45

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR COMENTRIOS a) Certo. Segundo o art. 101, CC os bens pblicos dominicais (desafetados) podem ser alienados, observadas as exigncias legais.

LISTA DE EXERCCIOS SEM COMENTRIOS


Somente Questes CESPE/UnB Mais Atuais
QUESTO 01 (CESPE/UnB Analista Processual Ministrio Pblico do Estado do Piau 2012) No que tange disciplina do Direito Civil referente aos bens, julgue o item a seguir. a) De acordo com a sistemtica adotada pelo direito civil, constitui objeto da relao jurdica todo bem que puder ser submetido ao poder dos sujeitos de direito. QUESTO 02 (CESPE/UnB Defensor Pblico/PI 2009) Ao realizar uma reforma de seu imvel, o proprietrio demoliu algumas paredes de sua casa e conservou as portas e janelas que estavam ali instaladas, pensando em revend-las, j que eram muito antigas e bastante valiosas. Nesse caso, as referidas portas e janelas so consideradas bens imveis por fora de fico legal, em funo do seu alto valor em relao ao bem principal. QUESTO 03 (CESPE/UnB Defensor Pblico/ES 2009) Os direitos reais sobre imveis e as aes que os asseguram, bem como o direito sucesso aberta, so considerados bens imveis para os efeitos legais, de acordo com o Cdigo Civil. QUESTO 04 (CESPE/UnB TRE/MA Analista Judicirio 2009) Os direitos autorais de um escritor so considerados como mveis para os efeitos legais. QUESTO 05 (CESPE/UnB TRE/MA Analista judicirio 2009) Garrafas de um vinho raro emprestadas por um colecionador para exposio em uma feira de vinhos so consideradas, no caso, bens fungveis. QUESTO 06 (CESPE/UnB Defensor Pblico/ES 2009 e tambm Ministrio Pblico/AM - 2005) A respeito dos bens, julgue os itens seguintes. a) As pertenas no seguem necessariamente a lei geral de gravitao jurdica, por meio da qual o acessrio sempre seguir a sorte do principal. Por isso, se uma propriedade rural for vendida, desde que no haja clusula que aponte em sentido contrrio, o vendedor no estar obrigado a entregar mquinas, tratores e equipamentos agrcolas nela utilizados. b) No negcio jurdico de alienao de um bem imvel, incluem-se os bens acessrios, ainda que no constem expressamente do contrato, pois, em regra, a coisa acessria segue a principal e pertence ao titular da principal.

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

46

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR QUESTO 07 (CESPE/UnB Delegado de Polcia do Estado de Alagoas 2012) Em relao aos bens, julgue os itens a seguir a) O princpio da gravitao jurdica o princpio norteador dos bens reciprocamente considerados. b) Pode-se classificar as uvas colhidas na poca da safra da uva vermelha como frutos percipiendos e aquelas que ainda esto na videira, como frutos pendentes. c) Uma garrafa de vinho do ano de 1830 da reserva especial, clausulada com inalienabilidade por testamento um bem classificado como consumvel ftico e, ao mesmo tempo, como bem inconsumvel do ponto de vista jurdico. QUESTO 08 (CESPE/UnB TJ/CE Juiz de Direito 2012) Julgue o item a seguir a) Caso uma pessoa adquira um trator para melhor explorar sua propriedade rural, esse bem, de acordo com o Cdigo Civil Brasileiro caracteriza-se como pertena. QUESTO 09 (CESPE/UnB ANAC Agncia Nacional da Aviao Civil Especialista em Regulao 2012) Com base no Cdigo Civil, julgue os itens a seguir, relativos s benfeitorias. a) Caso tenha sido feito melhoramento a um bem, sem a interveno do proprietrio, do possuidor ou do detentor, no se considerar esse melhoramento como uma benfeitoria. b) Consideram-se como benfeitorias teis os reparos feitos em um imvel com a finalidade de conserv-lo. c) A construo de uma piscina na rea externa de um imvel residencial caracteriza-se como uma QUESTO 10 (CESPE/UnB TCE/RN Assessor Jurdico 2009) Julgue o item subsequente, relativos ao direito civil brasileiro. a) Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determina; os bens pblicos dominicais podem ser alienados, se forem observadas as exigncias da lei. QUESTO 11 (CESPE/UnB Analista do Seguro Social/INSS 2008) Relativamente ao tema bens, julgue os itens subsequentes. a) As terras devolutas podem ser alienadas pela Administrao Pblica. b) Os bens de uso comum do povo so somente aqueles que se destinam execuo dos servios pblicos e no podem ser alienados. QUESTO 12 (CESPE/UnB AGU Advogado 2009) A praa, exemplo tpico de bem de uso comum do povo, perder tal caracterstica se o poder pblico tornar seu uso oneroso, instituindo uma taxa de uso, por exemplo.

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

47

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR QUESTO 13 (CESPE/UnB Analista de Trnsito/DETRAN/DF 2008) Os bens pblicos dominicais so alienveis, uma vez que no h qualquer afetao deles a uma finalidade pblica especfica. QUESTO 14 (CESPE/UnB TRE/BA - Analista Judicirio 2010) Tendo em vista a classificao dos bens prevista no Cdigo Civil, julgue os itens que se seguem. a) O uso comum dos bens pblicos deve ser gratuito ou retribudo, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencerem. b) Ao contrrio dos bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial, os bens pblicos dominicais podem ser alienados, desde que observadas as exigncias legais. c) Os bens pblicos dominicais esto sujeitos prescrio aquisitiva. QUESTO 15 (CESPE/UnB TJ/DFT Servios Notariais e Registro 2008) Os bens pblicos so inalienveis, mesmo quando desafetados. QUESTO 16 (CESPE/UnB TJ/RR Agente de Proteo 2012) Considerando o interesse econmico ou jurdico dos bens, julgue o item abaixo. a) Por constituir bem de uso comum do povo, o jardim de uma praa pblica pode servir ao lazer da populao em geral, sem necessidade de permisso especial de uso. QUESTO 17 (CESPE/UnB Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Distrito Federal 2012) Julgue o item que se segue, relativo disciplina dos bens pblicos. a) Os bens pblicos de uso especial, integrados no patrimnio do ente poltico e afetos execuo de um servio pblico, so inalienveis e imprescritveis. QUESTO 18 (CESPE/UnB Juiz Federal TRF/1 Regio 2011) Os bens pblicos de uso comum no podem ser utilizados por particulares. QUESTO 19 (CESPE/UnB TJ/AC Analista Judicirio 2012) No que se refere ao bem da famlia, julgue o item subsequente. a) O bem de famlia voluntrio constitui-se de escritura pblica e inscrito no registro de ttulos e documentos. QUESTO 20 (CESPE/UNB TJ/AC Juiz de Direito 2012) No que se refere ao enfrentamento jurisprudencial do bem de famlia, julgue os itens abaixo. a) a vaga de garagem com matrcula prpria no registro de imveis constitui bem de famlia para efeito de penhora. b) o terreno no edificado no caracteriza bem de famlia, pois no serve moradia familiar. c) inconstitucional a penhora de bem de famlia do fiador em contrato de locao.
Prof. Lauro Escobar www.pontodosconcursos.com.br

48

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR QUESTO 21 (CESPE/UnB TJ/AC Juiz de Direito 2012) Com base no que dispem o Cdigo Civil e a jurisprudncia, julgue o item abaixo. a) Se o proprietrio de fazenda de plantao de rvores de corte for um menor impbere, ento ser obrigatria a prvia autorizao judicial para que os pais do menor vendam o produto do corte das rvores. QUESTO 22 (CESPE/UNB TJ/AL Analista Judicirio 2012) Assinale a opo correta em relao a bens. a) o direito sucesso aberta considerado, por disposio legal, um bem imvel. b) a universalidade de fato refere-se ao conjunto de bens singulares corpreos ou incorpreos, aos quais a norma jurdica confere unidade. c) bens infungveis so aqueles suscetveis de substituio por outro da mesma espcie. d) a indivisibilidade dos bens somente ocorre por sua natureza ou por determinao legal. e) aquilo que poderia ser mantido intencionalmente no imvel, para sua explorao, aformoseamento ou comodidade, como, por exemplo, o trator, considerado pelo Cdigo Civil bem imvel por acesso intelectual. QUESTO 23 (CESPE/UnB TJ/CE Juiz de Direito 2012) Caso uma pessoa adquira um trator para melhor explorar sua propriedade rural, esse bem, de acordo com o Cdigo Civil, caracteriza-se como a) bem fungvel. b) bem imvel por determinao legal. c) bem imvel por acesso industrial. d) benfeitoria. e) pertena.

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

49

DIREITO CIVIL: TCNICO JUDICIRIO DO TJDFT PROFESSOR LAURO ESCOBAR

GABARITO SECO (Mais Atuais)


Questo 01 a) Certo Questo 02 a) Errado Questo 03 a) Certo Questo 04 a) Certo Questo 05 a) Errado Questo 06 a) Certo b) Certo Questo 07 a) Certo b) Errado c) Certo Questo 08 a) Certo Questo 09 a) Certo b) Errado c) Certo Questo 10 a) Certo Questo 11 a) Certo b) Errado Questo 12 a) Errado Questo 13 a) Certo Questo 14 a) Certo b) Certo c) Errado Questo 15 a) Errado Questo 16 a) Certo Questo 17 a) Certo Questo 18 a) Errado Questo 19 a) Errado Questo 20 a) Errado b) Certo c) Certo Questo 21 a) Errado Questo 22 Letra A Questo 23 Letra E

GABARITO SECO (Mais Antigas)


Questo 01 a) Errado Questo 02 a) Errado Questo 03 a) Errado Questo 04 a) Certo Questo 05 a) Certo Questo 06 a) Certo Questo 07 a) Errado Questo 08 a) Certo Questo 09 a) Certo b) Errado c) Certo d) Certo Questo 10 a) Errado b) Errado Questo 11 a) Certo b) Certo c) Errado d) Certo e) Certo f) Errado Questo 12 a) Certo Questo 13 a) Errado b) Errado Questo 14 a) Errado b) Certo c) Errado d) Errado e) Errado Questo 15 a) Errado Questo 16 a) Certo

Prof. Lauro Escobar

www.pontodosconcursos.com.br

50

Вам также может понравиться

  • Quimica Aula 01 Anvisa
    Quimica Aula 01 Anvisa
    Документ66 страниц
    Quimica Aula 01 Anvisa
    tatiana_falcão
    Оценок пока нет
  • Quimica Aula 00 Anvisa
    Quimica Aula 00 Anvisa
    Документ66 страниц
    Quimica Aula 00 Anvisa
    tatiana_falcão
    Оценок пока нет
  • Resu Mode Red A Cao Oficial
    Resu Mode Red A Cao Oficial
    Документ18 страниц
    Resu Mode Red A Cao Oficial
    tatiana_falcão
    Оценок пока нет
  • Aula 01
    Aula 01
    Документ127 страниц
    Aula 01
    Neide Pereira
    Оценок пока нет
  • Questões Comentadas - Arquivologia
    Questões Comentadas - Arquivologia
    Документ16 страниц
    Questões Comentadas - Arquivologia
    aneurysm18
    100% (1)
  • Aula 00
    Aula 00
    Документ66 страниц
    Aula 00
    tatiana_falcão
    Оценок пока нет
  • Aula 04
    Aula 04
    Документ50 страниц
    Aula 04
    tatiana_falcão
    Оценок пока нет
  • Aula 01 - Direito Constitucionalf - Text.marked
    Aula 01 - Direito Constitucionalf - Text.marked
    Документ84 страницы
    Aula 01 - Direito Constitucionalf - Text.marked
    tatiana_falcão
    Оценок пока нет
  • Aula 01 - Direito Constitucionalf - Text.marked
    Aula 01 - Direito Constitucionalf - Text.marked
    Документ84 страницы
    Aula 01 - Direito Constitucionalf - Text.marked
    tatiana_falcão
    Оценок пока нет
  • Aula 07
    Aula 07
    Документ91 страница
    Aula 07
    tatiana_falcão
    Оценок пока нет
  • Aula 05
    Aula 05
    Документ91 страница
    Aula 05
    tatiana_falcão
    Оценок пока нет
  • Aula 06
    Aula 06
    Документ139 страниц
    Aula 06
    tatiana_falcão
    Оценок пока нет
  • Aula 03
    Aula 03
    Документ87 страниц
    Aula 03
    Neide Pereira
    Оценок пока нет
  • Aula 04
    Aula 04
    Документ66 страниц
    Aula 04
    tatiana_falcão
    Оценок пока нет
  • Constituição Federal
    Constituição Federal
    Документ117 страниц
    Constituição Federal
    tatiana_falcão
    Оценок пока нет
  • Aula 02
    Aula 02
    Документ78 страниц
    Aula 02
    Neide Pereira
    Оценок пока нет
  • TERMODINÂMICA QUÍMICA E ENTROPIA
    TERMODINÂMICA QUÍMICA E ENTROPIA
    Документ42 страницы
    TERMODINÂMICA QUÍMICA E ENTROPIA
    michael2senna
    100% (1)
  • Administração de Materiais
    Administração de Materiais
    Документ74 страницы
    Administração de Materiais
    Markes Salomon
    97% (31)
  • E-book sobre leitura dinâmica
    E-book sobre leitura dinâmica
    Документ29 страниц
    E-book sobre leitura dinâmica
    rapacoco
    100% (2)
  • Livro Marie Forleo
    Livro Marie Forleo
    Документ54 страницы
    Livro Marie Forleo
    Leandro Weng
    Оценок пока нет