Вы находитесь на странице: 1из 6

A Psicologia Perinatal e a importncia do cuidado maternidade

O curso de Formao do Instituto Gerar em Psicologia Perinatal transformou-se num fio condutor do trabalho de cuidado maternidade que realizo, pois doou-lhe um acrscimo, e foi cerzindo a compreenso atuao acerca da relao central na vida de todos ns, a relao me-filho. A condio emocional do ser humano construda sob a gide da maternidade, e a vivncia possvel para a dupla me-beb, torna-se a clula mater, de onde provm o captulo mais primitivo da nossa histria. Antes mesmo da concepo, o desejo em maternar uma presena, e a possibilidade de conceber realiza o desejo, ainda que o desejo no habite a conscincia, ainda que o desejo seja um desconhecido. E mesmo quando o corpo no consente (numa aluso Thrse Bertherat) o desejo pode ser revelado, e ainda mais, ele pode ser perseguido. E at quando o desejo em maternar no habita parte alguma, ainda assim, o que est por trs, a histria pessoal atravessada pela experincia da maternagem recebida. A maternidade pode ser vista como a experincia centralizadora da condio humana, pelo simples fato de sermos, todos ns, filhos. Qualquer que tenha sido a vivncia, todos ns fomos gerados por uma mulher-me. A Perinatalidade se prope a lidar com o entorno da maternidade, e com a rica complexidade possvel na teia de seus relacionamentos, desejos, fantasias e vivncias. O cuidado que a Psicologia Perinatal oferece, congrega o carter preventivo da relao que se estabelece com a maternidade, desde o desejo em ser pai e ser me, at a sade

emocional do beb, e sua constituio como ser humano, passando seu olhar pelas relaes familiares. H, nessa inteno, um enriquecimento na vivncia do psiclogo perinatal, pois somos convidados a danar em ritmos outros, j que a interdisciplinaridade uma caracterstica da atuao profissional. Outros saberes to importantes na assistncia maternidade, vindos de obstetras, pediatras, doulas, fonoaudilogos, nutricionistas, enfermeiras, etc., nos convidam a compartilhar e a trocar, a crescer... Quando podemos desenvolver um olhar e um cuidado integrador, somos mais capazes de assistir e no simplesmente intervir. Alis, interveno uma palavra que j me causava dvida, no sentia que era essa a atuao mais benfica, mais esperada pelas gestantes e mes, enfim. As reflexes apresentadas no curso me deram a convico de que, intervir, o pior que podemos fazer na assistncia maternidade. Interveno algo que vem de fora, no caso, vem daquele que assiste, mas se nos propomos a assistir ento a interveno uma incoerncia, um erro at, pois a interveno pode ser traumtica maternagem, como pontuou Winnicott. O foco do meu trabalho sempre foi a maternidade, h 15 anos, ainda na faculdade, havia uma disciplina optativa denominada Estgio Supervisionado em Atendimento Gestante, cuja orientadora era a Prof Maria Nurymar Brando Benetti, e foi esta a primeira escolha que me colocou mais prxima do meu desejo em trabalhar com a maternidade. Hoje, tenho a oportunidade de reconduzir a trajetria do meu trabalho com o curso de Psicologia Perinatal, pois, simbolicamente, esse curso se vestiu de agulha, e foi me ajudando a cerzir muitos retalhos que havia recortado ao longo da minha histria profissional e pessoal.

Tive dois filhos, Giullio com 13 anos e Lorenzo com 4 anos, e realmente eles deram forma s experincias mais exuberantes da maternidade, da minha maternagem. Foram dois partos muito marcantes. O Giullio e eu vencemos o relgio e conseguimos viver um parto normal, mas com frceps de alvio, necessrio devido a circular de cordo que concorria com o tempo de durao do trabalho de parto, que foi induzido, pois eu no dilatava, nem tinha contraes, e j haviam se passado quatro dias da data provvel. Conversei muito com ele, fui encorajando-o a nascer, e ele topou! O Lorenzo nasceu de um parto que eu sempre sonhei: Duas horas da manh, levantei para fazer xixi, coisa que eu nem fazia, vi que havia acontecido a descida do tampo. Fui pra sala com papel e caneta, constatei que estava em trabalho de parto, chamei meu marido, liguei para o mdico que estava dormindo, lgico, e pediu que esperasse, pois ainda demoraria um pouco. Mas uma hora depois eu j no conseguia falar, cheguei maternidade s 6:00h com dilatao total, logo a bolsa rompeu, e o mdico no chegava... O Lorenzo nasceu s 6:30h de parto normal, sem anestesia, e literalmente pari... Com certeza, essas duas experincias foram as mais marcantes e emocionantes da minha vida. Eu me sentia eufrica e feliz, literalmente apaixonada... Todo mundo me acha maluca, ou ento me sinto to diferente que s vezes fico constrangida de falar da minha felicidade em ter parido meus filhos, cada um com a sua histria. Mas eu tenho muito orgulho dessa parte da minha histria, isso verdade! Assim, todo esse entorno da minha opo por trabalhar com a maternidade, me trouxe at aqui, at o curso de Psicologia Perinatal, e tambm at a um espao de trabalho onde o objetivo-sonho assistir o materno-infantil de forma diferenciada, integral, humana.

Acredito na ressonncia que move pessoas e lugares cujos objetivos-sonhos aproxima, chama, atrai. As perspectivas trazem um frescor que anuncia algo novo, mas novo no sentido de renovao. Busquei, com este grupo do Instituto Gerar, estar com pessoas, cujas experincias me trariam reflexes, idias, conhecimentos, exemplos e fora, sim fora para dar um salto... o salto que eu desejo. A relao me-beb e o acolhimento ao incio da vida so dois temas relevantes na minha trajetria profissional, e neste momento percebo estar diante deles de forma mais significativa. O vnculo afetivo me-beb deixa suas marcas e constitui-se como referncia na construo da vida psquica do ser humano. Ele permanece assim, tanto que serve de base para o estabelecimento de outros vnculos que se formaro durante a vida do indivduo. Ocorre que esse vnculo entre a me e o beb permeado pelas experincias anteriores de ambos. A me que, atravs da sua histria de vida, da prpria maternagem que recebeu, dos desejos conhecidos e desconhecidos, das vivncias durante a gravidez e dos sentimentos em relao ao seu papel de me, chega ao encontro com seu beb j com uma bagagem, e esta vai influenciar de forma determinante a qualidade da disponibilidade da me para o vnculo. O beb tambm chega com a sua bagagenzinha, nela esto contidas as memrias pr-natais e as sensaes experimentadas nesta fase, inclusive em relao ao prprio vnculo, pois este tem incio, ainda que de forma muito rudimentar, j na fase pr-natal. importante que essa conscincia exista, uma vez que o parto uma estao onde nunca se esteve antes, pois cada parto nico, e a bagagem trazida o nico elemento familiar. Podemos imaginar uma cena na qual a me esperada no desembarque, aps

uma viagem, por algum com uma plaquinha na mo cuja inscrio : seu beb. Detalhe: a me tambm segura uma plaquinha onde est inscrito: sua me. Mas a bagagem tambm contm recursos de aproximao (como os hormnios ocitocina e prolactina na me, e a predisposio dos sentidos que o beb apresenta desde o nascimento) e preparam para o encontro sempre temos na bagagem algo que nos assegure o conforto ou algo que nos aquea, ou ainda algo que nos refresque. nesse encontro repleto de surpresas, angstias, alegrias, dvidas, ambivalncia, enfim, que me e beb vo se (re)conhecer. um longo processo, delicado, sutil, desgastante, compensador... E tambm deste encontro que podero, ou no, ser reeditados sentimentos, vivncias e histrias. H uma oportunidade singular no puerprio e no ps-parto de auto desenvolvimento. A maternidade, e a paternidade, so, alis, importantes ferramentas de aprendizagem e crescimento do ser humano. nessa possibilidade de disponibilidade que a Psicologia Perinatal pode contribuir de forma determinante na sade emocional da dade me-beb, e no vnculo. O respeito ao tempo e ao ritmo possvel de ambos, a medida para a assistncia ser benfica e construtiva e delicada, como a relao me-filho. Sou muito grata por esta oportunidade, agradeo tambm minhas colegas de curso, especialmente Maria Fernanda, Flvia Parente e Tas, aos professores, e principalmente Professora Vera Iaconelli que se prope a dividir com outros colegas a sua bagagem, farta de conhecimento e sensibilidade. Agradeo tambm Carolina Iaconelli por sua compreenso e dedicao. E tambm agradeo aos meus filhos e ao meu marido Jorge por terem aceitado a minha ausncia e por terem se automaternado.

Вам также может понравиться