Вы находитесь на странице: 1из 5

I LEI DE INTRODUO AO CDIGO CIVIL (LICC) Decreto-Lei n 4.

.657/42 Caractersticas: - Legislao anexa ao Cdigo Civil autnoma - Conjunto de normas sobre normas - Objeto da LICC: a prpria norma (v. o objeto da Lei o comportamento humano) - Carter universal aplicvel a todos os ramos do direito (salvo se a matria for regulamentada de outra forma na legislao especfica Ex: analogia (do art. 4 da LICC) - aplicvel no direito penal somente in bonan partem e no direito tributrio, onde a analogia como critrio de hermenutica (cincia da interpretao jurdica) com a ressalva de que no se pode utilizar a analogia para exigir tributo no previsto em lei.) FUNES DA LICC Regulamentar: - o incio da obrigatoriedade da lei; (art. 1) Vigncia da Lei A vigncia da lei compreende trs fases: incio, a continuidade e a cessao. INCIO: A regra geral que a lei comea a vigorar em todo o pas 45 dias aps a publicao oficial, salvo disposio em contrrio. Pode constar expressamente no texto a que passa a vigorar da data da publicao, ou dentro de determinado tempo. Vacatio legis- Intervalo entre a data da publicao e sua entrada em vigor. Finalidade de acostumar a sociedade a nova legislao. Principalmente quando se trata de mudanas profundas.Ex: Cdigo Civil (Lei de 10/01/2002 passou a vigorar a partir de 11/001/2003) Contagem do prazo de vacncia: inclui o dia da publicao e o ltimo dia do prazo. A lei passar a ter vigncia a partir do dia subsequente. Ex.: Erros materais/ortogrficos: Republicao. Se durante a vacatio legis houver nova publicao em decorrncia de erros materiais ou ortogrficos, conta-se o prazo a partir da nova publicao. Critrio do prazo nico ou de obrigatoriedade simultnea: a lei entra em vigor na mesma data em todo o pas. Contrape-se ao critrio de prazo progressivo adotado na antiga L.I.C.C., revogada. Correo da lei promulgada e publicada. Correo em texto de lei dentro da vacatio legis por no estar em vigor, o prazo da vacatio reinicia-se desde a nova publicao.Correes formais, j que alterao no texto que possa influir no sentido ou no contexto global depende de apreciao da casa legislativa, passando por todo o processo legislativo. Correo em texto j em vigor, em face de alguma falha no texto. Nova lei dever ser aprovada, promulgada, sancionada, publicada e submetida a novo prazo de vacncia da lei. Enquanto isso a norma incorreta continua em vigor, respeitados os direitos e deveres decorrentes da norma publicada com incorrees ainda no retificada.

CONTINUIDADE: de acordo com o Princpio da Continuidade, s uma nova lei pode revogar outra. A lei tem carter permanente, e continua em vigor at ser revogada por outra lei. O costume no revoga uma lei supremacia da lei escrita. O nouso tambm no revoga uma lei (ver a pirmide de hirearquia) CESSAO: Revogao Supresso da fora obrigatria da lei perda da eficcia

o tempo de obrigatoriedade da lei (art. 2) Enquanto a lei estiver em vigor. Revogao (por outra lei) TOTAL (ou AB-ROGAO) ou PARCIAL (DERROGAO) Se for inconstitucional atravs de decretao da inconstitucionalidade pelo STF (ADIn) EXPRESSA OU TCITA Expressa quando a lei nova declara que a lei anterior, ou parte dela, est revogada. Ficam revogadas as leis A e B. (A partir de 27.04.2001 por meio da Lei Complementar 107/2001 foi considerado Atecnia o teor da clusula geral : revogam-se as disposies em contrrio - Deve a lei nova enumerar as leis ou os dispositivos revogados) . Pela Lei Complementar n 95 de 26 de fevereiro de 1998, tambm j era previsto no art. 9: A clusula de revogao dever enumerar, expressamente, as leis ou disposies legais revogadas. Tcita quando embora no traga declarao, incompatvel com a anterior ou regula inteiramente a matria que a lei anterior tratava. Ex.: a atual LICC substituiu a anterior porque regulou novamente a matria da anterior. Se no texto da lei j constar o termo (ou seja, quando chegar ao fim da eficcia) no h necessidade de outra lei para revogar. Ex.: Quando o dispositivo legal dispuser que a lei ter vigncia at que acontea fato determinado. J diz at quando a lei estar vigorando. Ex.: Lei Oramentria (vigora pelo perodo de um ano) Art. 2, 2 da LICC - Repristinao Repristinar significa restaurar ao estado original, eliminando o que foi eventualmente acrescentado. a restaurao da eficcia da lei revogada em virtude da perda de vigncia da lei revogadora (em regra no h efeito repristinatrio, mas a LICC diz salvo disposio em contrrio dando margem para que acontea se houver previso expressa na lei nova) Ex.: Lei A revogada pela Lei B, posteriormente a Lei B revogada pela Lei C. A lei A continuar revogada (ou seja, no ser restaurada automaticamente) a no ser que a Lei C determinar o efeito repristinatrio em favor da Lei A. a eficcia global da ordem jurdica (art. 3) Obrigatoriedade para todos. No se pode alegar desconhecimento da lei para no cumpr-la.

* Exceo prevista na lei das contravenes penais (Dec-Lei n 3688/41), ao tratar dos crimes menores, prevendo fatos tpicos em completo desuso, a exemplo de emisso de vapor ou gs, embriaguez e vadiagem. Art. 8 - No caso de ignorncia ou errada compreenso da lei, quando escusveis , a pena pode deixar de ser aplicada. Presuno de que o juiz conhece os dispositivos legais vigentes. Exceo Leis municipais, estaduais, estrangeiras ou consuetudinrias.

* Teorias que justificam o preceito da obrigatoriedade (de que ningum pode escusar-se de cumprir a lei porque no a conhece): a) T. da Presuno Legal uma vez publicada a lei esta conhecida por todas. b) T. da Fico pressupe que a lei torna-se conhecida com a publicao, muito embora isto no ocorra na realidade. c) T. da Necessidade Social - a teoria mais aceita. Sustenta que a lei obrigatria e deve ser cumprida por todos, no por conhecimento ficto, mas por razes de interesse pblico, para que seja possvel a convivncia social. * Erro de direito (alegao de ignorncia da lei) s pode ser invocado se no inteno de furtar-se do cumprimento da lei, sempre aliado a boa-f do agente. mecanismos de integrao das normas, quando houver lacunas; (art. 4)

Como o legislador no tem como prev todas as situaes presentes e futuras e no pode deixar de decidir por falta de lei ou omisso, deve utilizar os mecanismos legais destinados a preencher as lacunas da lei: a analogia os costumes e os princpios gerais do direito. Hierarquia dos mecanismos de integrao: somente se aplicam os costumes se no puder ser usada a analogia e assim por diante: Analogia Em situaes semelhantes aplica-se a mesma regra de direito. Ex. clssico: a legislao referente a responsabilidade das companhias de estrada de ferro por danos aos passageiros ou nas bagagens foi utilizada em outros meios de transporte terrestre (nibus, metr, at em elevadores) Costumes fonte supletiva - Prtica uniforme, constante, pblica e geral de determinado ato com a convico de sua necessidade. Ex: cheque pr-datado ordem de pagamento vista, se mas tornou costumeiro o uso. Hoje, embora a Lei do Cheque continue dizendo que ordem de pagamento vista os juzes e tribunais vem decidindo no sentido de acatar o respeito pela data indicada para o pagamento. O juiz s pode recorrer aos costumes se esgotada a possibilidade de utilizao da analogia Princpios gerais do direito correspondem cultura jurdica, aos elementos de direito extrados historicamente do pensamento filosfica, das pesquisas cientficas e compreendem tambm s mximas supremas de valores como a verdade, a liberdade, a igualdade, a justia, a democracia. So regras que se encontram na conscincia dos povos e so universalmente observadas mesmo no escritas. Tem carter genrico, orientam a compreenso do sistema jurdico. Acompanham os direitos fundamentais.

Existem princpios que se positivaram no sistema jurdico, isto passaram a ser normas escritas. Ex.: ningum pode escusar-se de cumprir a lei por no conhecer a lei ( art. 3 da LICC), no lesar a outrem (art. 186 do NCC), ningum pode se valer da prpria torpeza. (v. CP). Outros esto implcitos no ordenamento jurdico como por ex: a boa-f se presume, ningum pode transferir mais direitos do que tem, A lei pode ser lacunosa, mas o sistema no pode> Nenhum caso pode ficar sem soluo. Equidade justia ideal - embora no seja meio supletivo poder ser utilizada quando o dispositivo legal permitir. Ex.: art. 127 do CPC permite ao juiz decidir por equidade. Implicitamente: quando o dispositivo deixa a critrio do juiz a melhor alternativa. Ex.: art. 1.586 do NCC .

Casustica: Se o sistema jurdico no for omisso, tm que aplicar a Lei (que no o nico, mas o mais importante) Se o ordenamento contiver lacuna ou anomia (ausncia de lei)- tem de utilizar outras fontes (acessrias) Questes: - obrigado a se utilizar dessas fontes acessrias? Sim, por que o sistema jurdico um sistema de integrao (qualquer fato jurdico tem que ter uma soluo jurdica) - Por que no pode aplicar o non liquet (hiptese que no teria resposta no ordenamento jurdico)? Por que no Brasil no adotado o Sistema Suspensivo (aquele em que o intrprete e o juiz suspendem a deciso at a criao da norma). Assim, mesmo quando o ordenamento omisso o juiz tem que decidir. critrios de hermenutica jurdica; (art. 5) Cincia da Interpretao da lei Dar-se- o fenmeno da: Subsuno quando o fato se adequa ao previsto em lei. Quando o fato no se enquadra na lei - h necessidade de integrao normativa (analogia, costumes e princpios gerais do direito). Para tanto o juiz tem que interpretar a lei. Interpretar descobrir o sentido e o alcance da norma jurdica Os mtodos de interpretao podero ser: a) Quanto as fontes ou origem: Autntico (interpretao legislativa): feita pelo prprio legislador em outro ato onde esclarece a inteno. Explicao procedida dentro da lei ou em lei posterior. Jurisprudencial (ou judicial): fixada pelos tribunais influencia mas no tem efeito vinculante. Doutrinrio: feita pelos estudiosos e comentaristas do direito. Emisso de pareceres. b) Quanto aos meios:

Mtodo gramatical (literal) exame do texto sob ponto de vista lingstico.Tcnica centrada no sentido literal dos vocbulos, das frases Mtodo lgico raciocnio lgico para decifrar a inteno do legislador e o alcance da norma. Mtodo sistemtico (ou sistmico) examinada dentro de um conjunto. Considera-se a norma dentro do sistema ao qual pertence. Mtodo histrico - investigao dos antecedentes, do processo legislativo Mtodo sociolgico (teleolgico) dentro do contexto social, buscando o sentido ou a finalidade da norma. (art. 5 do NCC) c) Quanto extenso: Ampliativa ou Extensiva interpretao quando se aproveitam os preceitos previstos para uma hiptese especfica a outra situao equivalente. Incluem-se na sua letra casos no expressamente contemplados, mas semelhantes ou equivalentes. Restritiva busca-se revelar a interpretao nas disposies benficas, ou que trazem benefcios e garantias a uma parte, em detrimento de obrigaes da outra, e assim sobre a fiana (a fiana dar-se- por escrito....e a prova somente ser na forma escrita) ou garantia, a renncia, a cesso. Declarativa (ou literal) resume-se ao texto literal da lei. Ex: normas de direito administrativo que no comportam interpretao ampliativa. No h liberdade nem vontade pessoal. Princpio da estrita legalidade.

Вам также может понравиться