Вы находитесь на странице: 1из 5

FSICA III 1 AVALIAO

CAMPO ELTRICO
Definio: o campo eltrico o campo de fora provocado pela ao de cargas eltricas. Estas cargas, se colocadas num campo eltricos, esto sujeitas ao de foras eltricas de atrao e repulso. O vetor Campo Eltrico (E) dado pela relao entre Fora Eltrica (F) e a Carga de Prova (q).

Unidade = N/C (Newton por coulomb)

O campo eltrico descreve o valor da fora eltrica que atua por unidade de carga, para as cargas colocadas no seu espao de atuao Portanto definido como o quociente entre as foras de interao das cargas geradora do campo (Q) e de prova (q) e a prpria carga de prova (q), ou seja:

VETOR CAMPO ELTRICO


O campo eltrico uma grandeza vetorial e representado por um vetor definido por:

A Constante de permissividade do vcuo ( 0) deve ser substituda de acordo com o meio em que a carga se encontra por outro ; Constante eletrosttica (K); Carga que gera o campo eltrico (Q) e a Distncia entre as cargas (d ou r).

DEMONSTRAO
Os efeitos eltricos que ocorrem nas proximidades de cargas eltricas so associados existncia de um campo eltrico no local, este interage com a carga de prova. importante perceber que um campo eltrico s pode ser detectado a partir da interao do mesmo com uma carga de prova, se no existir interao com a carga significa que o campo no existe naquele local.

FSICA III 1 AVALIAO Quando o campo eltrico criado em uma carga positiva ele, por conveno, ter um sentido de afastamento. Quando o campo eltrico criado em uma carga negativa ele, por conveno, ter um sentido de aproximao. O campo eltrico sempre "nasce" nas cargas positivas (vetor) e "morre" nas cargas negativas. Isso explica o sentido do vetor mencionado acima. Quando duas cargas positivas so colocadas prximas uma da outra, o campo eltrico de afastamento, gerando uma regio entre as duas cargas isenta de campo eltrico. O mesmo ocorre para cargas negativas, com a diferena de o campo eltrico ser de aproximao. J quando so colocadas prximas uma carga positiva e uma negativa, o campo "nasce" na primeira, e "morre" na segunda.

Que fique claro que o sentido do campo eltrico depende exclusivamente do sinal da carga eltrica.
De acordo com a definio de campo podemos dizer a intensidade de um campo eltrico E, depender diretamente da fora eltrica entre as cargas e inversamente carga de prova.
O campo eltrico pode ter pelo menos quatro orientaes diferentes de seu vetor devido aos sinais de interao entre as cargas, quando o campo gerado por apenas uma carga, estes so:

Quando a carga de prova tem sinal negativo (q<0), os vetores fora e campo eltrico tm mesma direo, mas sentidos opostos, e quando a carga de prova tem sinal positivo (q>0), ambos os vetores tm mesma direo e sentido J quando a carga geradora do campo tem sinal positivo (Q>0), o vetor campo eltrico tem sentido de afastamento das cargas e quando tem sinal negativo (Q<0), tem sentido de aproximao, sendo que isto no varia com a mudana do sinal das cargas de provas.

FSICA III 1 AVALIAO

CAMPO ELTRICO UNIFORME


definido como uma regio em que todos os pontos possuem o mesmo vetor campo eltrico em mdulo, direo e sentido. Sendo assim, as linhas de fora so paralelas e equidistantes. Para produzir um campo com essas caractersticas basta utilizar duas placas planas e paralelas eletrizadas com cargas de mesmo mdulo e sinais opostos.

CAMPO ELTRICO GERADO POR UMA ESFERA OCA

Quando uma esfera est eletrizada, as cargas em excesso repelem-se mutuamente e por isso migram para a superfcie externa da esfera, atingindo o equilbrio eletrosttico. Assim, o campo eltrico dentro da esfera nulo. Lembrando que na superfcie da esfera, K|Q|/d multiplicado por 1/6.

1. 2. 3.

(No interior da Esfera) (superfcie exterior prxima da esfera) (distante da esfera), onde R o raio da esfera.

CAMPO ELTRICO GERADO POR VRIAS PARTCULAS ELETRIZADAS

Quando duas ou mais cargas esto prximas o suficiente para que os campos gerados por cada uma se interfiram, possvel determinar um campo eltrico resultante em um ponto desta regio. Para isto, analisa-se isoladamente a influncia de cada um dos campos gerados sobre um determinado ponto. Por exemplo, imaginemos duas cargas postas arbitrariamente em um ponto A e outra no ponto B, com cargas QA e QB, respectivamente. Imaginemos tambm um ponto P sob a influncia dos campos gerados pelas duas cargas simultaneamente. O vetor do campo eltrico resultante ser dado pela soma dos vetores ponto P. Como ilustram os exemplos a seguir: e no

FSICA III 1 AVALIAO


Como as duas cargas geradoras do campo tm sinal positivo, cada uma delas gera um campo divergente (de afastamento), logo o vetor resultante ter mdulo igual subtrao entre os valores dos vetores e direo e sentido do maior valor absoluto. Assim como no exemplo anterior, ambos os campos eltricos gerados so divergentes, mas como existe um ngulo formado entre eles, esta soma vetorial calculada atravs de regra do paralelogramo, ou seja, traando-se o vetor soma dos dois vetores, tendo assim o mdulo da direo e sentido do vetor campo eltrico resultante.

Neste exemplo, as cargas que geram o campo resultante tm sinais diferentes, ento um dos vetores converge em relao sua carga geradora (EB) e outro diverge (EA). Ento podemos generalizar esta soma vetorial para qualquer nmero finito de partculas, de modo que:

FSICA III 1 AVALIAO

DENSIDADE SUPERFICIAL DE CARGAS

Um corpo em equilbrio eletrosttico, ou seja, quando todos possveis responsveis por sua eletrizao acomodam-se em sua superfcie, pode ser caracterizado por sua densidade superficial mdia de cargas , que por definio o resultado do quociente da carga eltrica Q, pela rea de sua superfcie A.

Sendo sua unidade adotada no SI o C/m.

FORA ELTRICA
LEI DE COULOMB
Refere-se s Foras de interao (atrao e repulso) entre duas cargas eltricas puntiformes e determina a relao entre a intensidade da fora eltrica, o produto e a distncia entre estas cargas: Para se determinar se estas foras so de atrao ou de repulso utiliza-se o produto de suas cargas, ou seja:

Um objeto carregado atrai objetos neutros. Em caso de materiais condutores, ocorre um deslocamento efetivo de eltrons. Enquanto no caso de materiais isolantes, ocorre um deslocamento local.

Uma partcula q1 exerce uma fora F sobre uma partcula q2 (em repouso), localizadas respectivamente no ponto r1 e r2. Seguindo a equao abaixo:

r = r2 - r1
A relao entre q1 e q2 a fora eltrica F12

representa o vetor unitrio direo

Quando vrias cargas esto perto de q1, pelo prncipio da superposio, ento:

F1total = F12 + F13 + F14 + ...

Вам также может понравиться