Вы находитесь на странице: 1из 3

Chuva cida A denominao de chuva cida utilizada para qualquer chuva que possua um valor de pH inferior a 4,5 unidades.

. Esta acidez da chuva causada pela solubilizao de alguns gases presentes na atmosfera terrestre cuja hidrlise seja cida. Entre estes destacam-se os gases contendo enxofre proveniente das impurezas da queima dos combustveis fsseis. Pode tambm dizer-se que as chuvas "normais" so ligeiramente cidas, pois apresentam um valor de pH prximo de 5,6. Essa acidez natural causada pela dissociao do dixido de carbono em gua, formando um cido fraco, conhecido como cido carbnico, de acordo com a reaco qumica que se apresenta abaixo: CO2 (g) + H2O (l) ---> H2CO3 (aq) O que provoca as chuvas cidas Os principais contribuintes para a produo dos gases que provocam as chuvas cidas, lanados na atmosfera, so as emisses dos vulces e alguns processos biolgicos que ocorrem nos solos, pntanos e oceanos. A aco humana no nosso planeta tambm grande responsvel por este fenmeno. As principais fontes humanas desses gases so as indstrias, as centrais termoelctricas e os veculos de transporte. Estes gases podem ser transportados durante muito tempo, percorrendo milhares de quilmetros na atmosfera antes de reagirem com partculas de gua, originando cidos que mais tarde se precipitam. A precipitao cida ocorre quando a concentrao de dixido de enxofre (SO2) e xidos de azoto (NO, NO2, N2O5) suficiente para reagir com as gotas de gua suspensas no ar (as nuvens). Tipicamente, a chuva cida possui um pH volta de 4,5, podendo transformar a superfcie do mrmore em gesso.

A chuva cida industrial um problema substancial na China, na Europa Ocidental, na Rssia e em reas sob a influncia de correntes de ar provenientes desses pases. Os poluentes resultam essencialmente da queima de carvo com enxofre na sua composio, utilizado para gerar calor e electricidade. Mas nem sempre as reas onde so libertados os poluentes, como as reas industriais, sofrem as consequncias dessas chuvas, justamente porque a constante movimentao das massas de ar transporta esses poluentes para zonas distantes. Por esta razo, a chuva cida , tambm considerada uma forma de poluio transfronteiria, j que regies que no poluem podem ser severamente prejudicadas pela sua precipitao. Como se formam as chuvas cidas: Os dois principais compostos que esto na origem deste problema ambiental do origens a processos diferentes de formao de cidos: 1- O Enxofre O enxofre uma impureza frequente nos combustveis fsseis, principalmente no carvo mineral e no petrleo, que ao serem queimados tambm promovem a combusto desse composto, de acordo com as seguintes reaces qumicas: S (s) + O2 (g) ---> SO2 (g) 2 SO2 (g) + O2 (g) ---> 2 SO3 (g) O enxofre e os xidos de enxofre podem tambm ser lanados na atmosfera pelos vulces. Os xidos cidos formados reagem com a gua para formar cido sulfrico (H2SO4), de acordo com a equao: SO3 (g) + H2O (l) ---> H2SO4 (aq)

Pode tambm ocorrer a reaco seguinte, formando-se cido sulfuroso (H2SO3): SO2 (g) + H2O (l) ---> H2SO3 (aq) 2 - O Azoto O azoto (N2) um gs abundante na composio da atmosfera e muito pouco reactivo. Para reagir com o oxignio do ar precisa de grande quantidade de energia, como a que se liberta numa descarga elctrica ou no funcionamento de um motor de combusto. Estes motores so actualmente os maiores responsveis pela reaco de oxidao do azoto. Os xidos, ao reagir com gua, formam cido nitroso (HNO2) e cido ntrico (HNO3), de acordo com as seguintes reaces qumicas: Na cmara de combusto dos motores, ocorre a seguinte reaco qumica: N2 (g) + O2 (g) ---> 2 NO (g)

O monxido de azoto (NO) formado, na presena do oxignio do ar, produz dixido de azoto: 2 NO (g) + O2 (g) ---> 2 NO2 (g) Por sua vez, o dixido de azoto formado, na presena da gua (proveniente da chuva), forma cidos de acordo com a equao: 2 NO2 (g) + H2O (l) ---> HNO3 (aq) + HNO2 (aq)

As evidncias de um crescente aumento nos nveis de chuva cida vm da anlise das camadas de gelo oriundas dos glaciares. Verifica-se uma repentina diminuio do pH a partir da Revoluo Industrial de 6 para 4,5 ou 4. Desde a Revoluo Industrial as emisses de xidos de enxofre e azoto na atmosfera aumentaram.

Вам также может понравиться