Вы находитесь на странице: 1из 14

Faculdade de Letras Disciplina: Fundamentos de Libras on-line

Educao Bilngue e a Importncia da Libras para a Criana Surda Profa. Giselli Mara da Silva

1. Introduo A Educao Bilngue para alunos surdos uma proposta educacional que comea a se difundir no Brasil principalmente a partir dos anos 1990. Na Educao Bilngue, prope-se que o aluno surdo tenha acesso, no ambiente escolar, a duas lnguas a Libras, lngua utilizada pela comunidade surda; e lngua portuguesa, lngua amplamente utilizada pelo grupo ouvinte majoritrio (LACERDA, 1998). Atualmente, em todo o Brasil, a comunidade surda, pesquisadores e profissionais da rea educacional buscam implantar essa proposta nas escolas brasileiras, sendo reconhecida por lei, como se pode observar no Decreto 5626/2005. No entanto, ainda encontramos muitos desafios na implementao dessa proposta, desafios esses relacionados a vrias questes: problemas na educao brasileira de forma geral; aceitao da Libras como lngua de instruo para os alunos surdos; formao de profissionais aptos a utilizarem essa lngua no contexto escolar, entre outros. Mas, afinal, como a proposta da Educao Bilngue surgiu e se desenvolveu no Brasil? O que proporcionou o desenvolvimento da proposta da Educao Bilngue?

Qual o papel da comunidade surda e dos pesquisadores da rea


Antes de tratarmos especificamente do contexto educacional, precisamos compreender a situao de Bilinguismo em que vivem as pessoas surdas, para alm do ambiente educacional. Ferreira-Brito (1993) relata, no incio de sua pesquisa sobre a lngua de sinais (LS) no Brasil, seu primeiro contato com surdos em clubes de surdos nos quais as interaes se estabeleciam por meio da LS. Os clubes de surdos, associaes, federaes, que se constituem como espaos culturais e polticos desse grupo, foram muito importantes para congregao dos surdos e seu fortalecimento poltico, o que teve grande impacto na defesa da Educao Bilngue no Brasil e na aprovao de leis que reconhecessem a Libras como lngua dessa comunidade. Assim podemos compreender que essa proposta educacional est associada insatisfao dos surdos de verem sua lngua proibida no ambiente educacional (GOLDFELD, 2002, p.108), sendo que uma das grandes conquistas dos surdos foi a oficializao da Libras como lngua da comunidade surda brasileira, por meio da Lei n10.436 de 22 de abril de 2002 e do Decreto n 5.626/2005, que a regulamenta. Nesse sentido, preciso destacar que, mesmo antes dos anos 1980, quando iniciouse a difuso da proposta de Educao Bilngue, os surdos j viviam numa situao de Bilinguismo, j que muitos deles que participavam da Comunidade Surda ou

Faculdade de Letras Disciplina: Fundamentos de Libras on-line tinham familiares surdas j utilizavam duas lnguas a Libras e o portugus em seu cotidiano, com diferentes funes. O desejo da comunidade surda (e de vrios pesquisadores) era que a Libras fosse reconhecida como lngua da comunidade surda tambm no ambiente educacional, reconhecendo-se o direito das comunidades lingusticas minoritrias (como os indgenas, por exemplo) de serem educados na lngua de seu grupo social. Alm da atuao da comunidade surda, foram importantssimas as pesquisas sobre as LS para se comprovar o status lingustico dessas lnguas e para se conhecerem suas estruturas. Referindo-se ao trabalho pioneiro1 de William Stokoe sobre a Lngua de Sinais Americana (ASL), Sacks reafirma as mudanas que propiciaram o trabalho desse linguista.
Porm, poucos anos depois, graas aos trabalhos de Stokoe, todo o clima da opinio pblica mudara, e uma revoluo uma dupla revoluo estava em processo: uma revoluo cientfica, atentando para a lngua de sinais e seus substratos cognitivos e neurais, como ningum jamais pensara antes em fazer, e uma revoluo cultural e poltica (SACKS, 1998, p. 90).

Essa revoluo cultural e poltica de que fala Sacks propiciou a compreenso da importncia da LS para a comunidade surda, como grupo minoritrio e de seus direitos lingusticos. Alm disso, a revoluo cientfica gerada pelos estudos de Stokoe possibilitou, alm do conhecimento das estruturas da LS, a relao entre o uso dessa lngua e os processos cognitivos das pessoas surdas, o que trataremos a seguir. Importante destacar que, apesar de as pesquisas em LS no mundo terem iniciado nos anos 1960 e se intensificado nos anos 1970, a Educao Bilngue no comeou a se difundir nessa poca. Houve ainda o desenvolvimento de outra proposta educacional chamada de Comunicao Total. Essa proposta, inicialmente desenvolvida nos Estados Unidos, comea a se difundir no Brasil nos anos de 1980. Passa-se a propor a utilizao de vrios recursos para se efetivar a comunicao com a pessoa surda: fala, leitura labial, escrita, dramatizao, mmica, desenhos, etc. Em relao ao uso das lnguas, houve a criao de sistemas artificiais que misturam LS e lngua oral (LO):
[...] portugus sinalizado (lngua artificial que utiliza o lxico da lngua de sinais com a estrutura sinttica do portugus e alguns sinais inventados, para representar estruturas gramaticais do portugus que no existem na lngua de sinais) e o pidgin (simplificao da gramtica de duas lnguas em contato, no caso, o portugus e a lngua de sinais) (GOLDFELD, 2002, p. 40).

Nessa abordagem, a prtica do bimodalismo, uso simultneo de duas lnguas de modalidades2 diferentes, aparenta uma aceitao da LS. No entanto, a proposta da
1 O marco inicial dos estudos cientficos sobre as LS s ocorreria em 1957, quando William Stokoe recebe financiamentos para pesquisar a ASL. 2 As lnguas podem ser orais-auditivas ou espao-visuais. As lnguas so denominadas orais-auditivas quando a forma de recepo no-grafada (no-escrita) a audio e a forma de reproduo noescrita a oralizao. [...] as lnguas espao-visuais so naturalmente reproduzidas por sinais manuais e sua recepo visual (FERNANDES, 2003, p. 17).

Faculdade de Letras Disciplina: Fundamentos de Libras on-line Comunicao Total somente escamoteava a permanente no-aceitao dessa lngua, como nos alerta Ferreira-Brito (1993): sinais representam para elas [os educadores adeptos da Comunicao Total] apenas um meio, mas no o objetivo. Eis porque consideramos estes educadores como oralistas dissimulados (p. 8). Os professores passaram a utilizar simultaneamente a LS e a LO, o que dificultou ainda mais a aquisio da Libras pelos alunos e ocasionou srias consequncias na aprendizagem da lngua portuguesa (LP), j que prejudicava ainda mais o acesso do surdo aos usos comunicativos de ambas as lnguas, a LS e a LP, como critica Svartholm.
E ningum esperaria que uma criana ouvinte aprendesse uma lngua com algum que mistura fragmentos de duas lnguas totalmente diferentes, usando algumas palavras de uma lngua em estruturas frasais pinadas de outra. Ento, por que deveramos esperar que uma criana surda aprendesse uma lngua desse modo, quando tipos diferentes de sistemas inventados de fala e sinais so utilizados? (SVARTHOLM, 1998, p. 38)

Diante do uso da mescla das duas lnguas ou de sistemas artificiais, os alunos surdos continuaram privados de um processo de aquisio de linguagem que possibilitasse sua interao em contextos diversos, com uma comunicao efetiva e satisfatria para os surdos. A Sucia, famosa pelos avanos na Educao Bilngue para surdos, tambm adotou a Comunicao Total na dcada de 70. No entanto, os objetivos pretendidos com as estratgias propostas pela Comunicao Total no foram alcanados. Segundo Svartholm (1999, p. 16) a explicao para a causa deste uso simultneo da fala e sinais no funcionar como esperado veio mais tarde, com o conhecimento obtido atravs de pesquisas sobre a lngua de sinais da comunidade dos surdos. Ao se desenvolverem pesquisas sobre a lngua da comunidade surda sueca e outras LS, os pesquisadores da rea comeam a se conscientizar das impossibilidades de se utilizarem as duas lnguas ao mesmo tempo, j que essas lnguas apresentam estruturas bastante diferenciadas. Alm disso, passa-se a se questionar o que realmente era compreendido pelos surdos a partir dessa forma de comunicao: Estou morrendo de frio em portugus sinalizado faria supor que h algum beira da morte em razo do clima (BOTELHO, 1998, p. 39). O bimodalismo opera com a ideia de uma correspondncia biunvoca entre os sinais da LS e as palavras da LO, como se a cada sinal da LS houvesse uma palavra correspondente na LO, ou vice-versa. Porm, sabemos que o portugus e a Libras so lnguas diferentes (como quaisquer outras lnguas), apresentado diferenas na estrutura de frases, no significado das palavras, entre outras, o que impossibilita uma traduo literal (palavra por palavra) de uma lngua para outra. Ao contrrio do que se esperava, a Comunicao Total no trouxe grandes avanos para a Educao de Surdos, gerando mais insatisfao, o que proporcionou o desenvolvimento da proposta de Educao Bilngue. Alm dessa insatisfao a respeito da Comunicao Total, para que a Educao Bilngue comeasse a ser mais

Faculdade de Letras Disciplina: Fundamentos de Libras on-line difundida, foram essenciais tambm as pesquisas sobre a aquisio da Libras como lngua materna (LM) de surdos filhos de surdos. Essas pesquisas, que se desenvolveram quase paralelamente aos estudos sobre as LS nos Estados Unidos3, apontam semelhanas no processo de aquisio das LS pelas crianas surdas, filhas de surdos, e o de aquisio da LO pelas crianas ouvintes, filhas de ouvintes. Esses estudos possibilitaram tambm questionamentos a respeito de possveis limitaes trazidas pela surdez. Essas crianas surdas filhas de surdos, com a aquisio da LS na mais tenra infncia, tm a possibilidade de desenvolvimento social, afetivo e cognitivo comparvel ao de crianas ouvintes. A situao dessas crianas bastante vantajosa em relao s crianas surdas, com pais ouvintes, j que essas ltimas no aprendem a Libras no contato com a famlia, ficando sem acesso aquisio de uma lngua na infncia. O que essas pesquisas possibilitaram foi a compreenso de que a surdez em si no trazia limitaes lingusticas ou cognitivas para as crianas; o que trazia essas limitaes era a falta de uma linguagem adquirida nas interaes sociais nos primeiros anos de vida. Todas essas pesquisas e a luta da comunidade surda foram decisivas para que se desenvolvesse no Brasil e em outros pases a proposta de uma educao bilngue para surdos, em que a LS fosse considerada a primeira lngua (L1) da pessoa surda e a lngua portuguesa, a segunda lngua (L2)4. Nesse sentido, importante compreender qual a funo dessas duas lnguas para a pessoa surda e para a construo de uma educao de qualidade para os alunos surdos. Veremos essa questo no prximo tpico.

2. A Libras como primeira lngua da pessoa surda Compreender a Libras como primeira lngua (L1) da pessoa surda nos exige compreender os surdos como grupo social minoritrio, usurio de outra lngua. Em outras palavras, exige que tenhamos uma perspectiva scio-antropolgica da surdez (SKLIAR, 1997). Goldfeld (2002) nos explica essa questo:
O conceito mais importante que a filosofia bilnge traz de que os surdos formam uma comunidade, com cultura e lngua prprias. A noo de que o surdo deve, a todo custo, tentar aprender a modalidade oral da lngua para poder se aproximar o mximo possvel do padro de normalidade rejeitada por esta filosofia. Isto no significa que a aprendizagem da lngua oral no seja importante para o surdo, ao contrrio, este aprendizado bastante desejado, mas no percebido como o nico objetivo educacional do surdo nem como uma possibilidade de minimizar as diferenas causadas pela surdez (GOLDFELD, 2002, p.43). No Brasil, a lngua de sinais comeou a ser investigada na dcada de 80 (Ferreira-Brito, 1986) e a aquisio dessa lngua, nos anos 90 (Karnopp, 1994; Quadros, 1995) (QUADROS; SCHMIEDT, 2006, p. 20). 4 A primeira lngua (L1) a primeira lngua adquirida na infncia, geralmente na interao com a comunidade lingustica da qual a criana faz parte; a segunda lngua (L2) a outra lngua aprendida pelo falante, num ambiente de imerso.
3

Faculdade de Letras Disciplina: Fundamentos de Libras on-line

Podemos perceber nessa citao uma justificativa social para a educao bilngue, no sentido de se respeitar a diferena lingustica do aluno surdo. importante destacar que, diferentemente de outras situaes de bilinguismo em que as duas lnguas contam com certa valorizao na sociedade (chamado bilinguismo de elite), os surdos vivem uma situao bastante diferenciada. Silva (2005), refletindo sobre a educao bilngue para alunos surdos, exemplifica a diferenciao entre bilinguismo de elite e bilinguismo de grupos minoritrios. Segundo essa autora, no caso dos surdos, eles vivem uma situao de bilinguismo em que sua lngua no conta com uma valorizao social: a Libras ainda no vista como uma lngua por meio da qual realmente se possa educar o aluno surdo e acaba sendo desvalorizada no contexto educacional em detrimento da valorizao da lngua portuguesa. Alm do respeito diferena lingustica dos surdos, a educao bilngue e, especialmente, o ensino de Libras como L1 para esse grupo, se justifica por sua importncia no desenvolvimento psicolgico e cognitivo do aluno surdo. Como se viu na citao acima de Goldfeld (2002), no se nega a importncia da aprendizagem do portugus para o aluno surdo, mas essa lngua no pode proporcionar ao aluno o desenvolvimento adequado em vrios aspectos. Isso porque a criana surda no pode adquirir o portugus nas interaes cotidianas com seus familiares, colegas etc., devido ao impedimento auditivo. Vamos compreender ento esse processo, considerando a importncia da aquisio de uma lngua nos primeiros anos de vida da criana.

Qual a importncia da aquisio de uma lngua para a criana surda?

Toda criana, no contato com uma comunidade lingustica, vai adquirir uma lngua nos primeiros cinco anos. Essa lngua adquirida vai desempenhar para o ser humano no somente a funo comunicativa. Segundo Ges (1998), que fundamenta sua afirmao em Vygotsky, na corrente histrico-cultural, a linguagem assume um estatuto especial, por ela propiciar a significao do mundo, a relao com o outro e a relao consigo mesmo (GES, 1998, p.67). Assim, considera-se que, apesar de o pensamento e a linguagem terem origens distintas, em certo momento eles se cruzam e tornam-se inter-dependentes. Goldfeld (2002), discutindo a relao entre pensamento e linguagem proposta por Vygotsky, argumenta a respeito dos surdos que no tm acesso a uma lngua e aquisio desta nas interaes sociais. Se a aquisio da linguagem provoca todo um padro de desenvolvimento cognitivo, transformando funes mentais inferiores tais como a percepo natural, ateno involuntria e memria natural em percepo mediada, ateno voluntria e memria mediada (GOLDFELD, 2002, p.60), ento como ficam os processos de desenvolvimento do pensamento da criana surda sem o acesso a uma lngua? A maioria dos surdos (cerca de 95%) so filhos de pais ouvintes e, geralmente, os pais apresentam bastante resistncia em relao aprendizagem da Libras por seus

Faculdade de Letras Disciplina: Fundamentos de Libras on-line filhos, devido a vrios mitos a respeito da lngua de sinais. Geralmente essas crianas, pela urgncia de se comunicarem, desenvolvem no interior de suas famlias, gestos caseiros, usados geralmente em situaes comunicativas mais simples. Esses gestos so uma forma de comunicao rudimentar que utilizam para referir-se ao aqui e agora. A diferena que esse tipo de linguagem permite a referncia a assuntos qualitativa e quantitativamente inferiores aos abordados por crianas que adquirem uma lngua (GOLDFELD, 2002). Remetendo a outros estudos sobre crianas surdas, Goldfeld (2002) afirma que esses gestos caseiros no poderiam proporcionar ao surdo um desenvolvimento global qualitativamente comparvel ao desenvolvimento propiciado por uma lngua de sinais. Essa autora alerta ainda que apesar de, no senso comum, a criana surda ser vista como algum que tem pensamento concreto, as pessoas em geral no percebem que a falta de linguagem a causa dessa defasagem no desenvolvimento cognitivo. Goldfeld conclui ento como o conhecimento sobre a teoria sociointeracionista de Vygotsky permite conscientizar-se da situao em que se encontram os surdos.
Ao se tomar conhecimento dessas idias, de que a linguagem alm de ter a funo comunicativa exerce tambm as funes organizadora e planejadora, ou seja, instrumento do pensamento mais importante que o homem possui, percebe-se o quanto a criana surda que sofre atraso de linguagem fica em desvantagem em relao s crianas que adquirem a linguagem naturalmente (GOLDFELD, 2002, p.60).

Analisando especificamente o caso de uma criana surda, Goldfeld conclui que se pode perceber que, realmente, em nvel cognitivo, a LS pode e deve resolver dificuldades como o desenvolvimento das funes mentais superiores (GOLDFELD, 2002, p. 113).

Admitindo ento a importncia da aquisio de uma lngua para a criana surda, poderia se considerar a aprendizagem do portugus como equivalente aprendizagem da Libras no que diz respeito relao entre linguagem e pensamento? A criana surda pode adquirir o portugus e se desenvolver pela mediao dessa lngua?

Em relao ao portugus, pode-se dizer que essa lngua no proporcionar pessoa surda um desenvolvimento de suas funes mentais superiores de forma adequada devido s dificuldades de aquisio dessa lngua pelo aluno surdo e o tempo demandado para essa aprendizagem. Enquanto uma criana ouvinte comea a ter contato com a lngua falada desde os primeiros meses de vida, a criana surda, por no poder escutar os sons da lngua falada, no poder adquirir essa lngua na interao com outros falantes da lngua.

Faculdade de Letras Disciplina: Fundamentos de Libras on-line


A imerso na lngua dos pares falantes em um ambiente lingstico possibilita o aprendizado dessa lngua. Entretanto, o surdo no adquire a lngua oral de modo natural. Necessita de condies formais e especficas de aquisio do que constitui para ele uma lngua estrangeira. A reside a primeira diferena fundamental entre sujeitos ouvintes e surdos: a lngua oral a lngua que se adquire naturalmente para os ouvintes, mas no para os surdos. (BOTELHO, 1999, p.2)

As condies formais e especficas de que fala Botelho na citao acima referem-se necessidade de tratamento fonoaudiolgico para que o surdo possa aprender a falar. Esse tratamento proporciona apenas um contato artificial com a lngua, diferente daquele que a criana desenvolve no dia a dia, no contato com falantes em diversas situaes comunicativas. Por exemplo: as crianas surdas aprendem na terapia fonoaudiolgica a articular fonema por fonema a partir de pistas visuais e cinestsicas: elas tocam o pescoo para sentir a vibrao dos sons; observam o movimento dos lbios, da boca, etc. Considerando a importncia de que a criana adquira uma lngua nos primeiros cinco anos de vida, para que se possa desenvolver a cognio, vamos refletir sobre o que ocorre com uma criana unicamente exposta lngua oral, observando os prejuzos que pode sofrer essa criana, em termos lingusticos.

Aquisio da LS em condies adequadas


Alguns estudos apontam que a criana surda (de pais surdos) apresenta balbucio em LS de 0 a 12 meses. O primeiro sinal geralmente falado a partir dos 12 meses (podendo variar de criana para criana). (QUADROS, 1997)

Aprendizagem do portugus oral na terapia fonoaudiolgica

Comparao

- Geralmente a criana precisa iniciar a terapia por volta dos 2 anos de idade, j que esse tratamento exige um esforo consciente para compreender a articulao dos sons.

Como se pode perceber: - enquanto a criana surda que tem acesso LS no primeiro ano de vida, j comea a desenvolver sua lngua e se relacionar com o mundo e com os outros por meio dela; - a criana surda que ser oralizada precisa esperar at os dois anos para aprender a fala.

Faculdade de Letras Disciplina: Fundamentos de Libras on-line

- Dos dois anos e meio aos trs, a criana surda apresenta uma exploso de vocabulrio e desenvolvimento de diferentes estruturas na LS. (QUADROS, 1997)

- Somente por volta dos dois anos, a criana ir comear a aprender a fala na terapia. - Essa terapia dura aproximadamente 10 anos.

V-se a a desvantagem da criana oralizada, que poder ter seu desenvolvimento do pensamento prejudicado por falta de uma lngua nos primeiros anos de idade, j que a terapia fonoaudiolgica demanda anos de trabalho intenso.

Vimos ento, neste quadro, como a opo pela exposio do surdo a uma das lnguas na infncia lngua de sinais e lngua oral no deve levar em conta apenas aspectos relacionados comunicao. Deve-se considerar tambm o desenvolvimento global dessa criana, como tem sido apontado por vrias pesquisas. Segundo Ferreira-Brito (1993), a criana surda sem acesso a uma lngua na infncia, pode apresentar srios problemas em seu desenvolvimento.
a) este [o surdo] perde a oportunidade de usar a linguagem, seno o mais importante, pelo menos um dos principais instrumentos para a soluo de tarefas que se lhe apresentam no desenvolvimento da ao inteligente; b) o surdo no h de recorrer ao planejamento para a soluo de problemas; c) no supera a ao impulsiva; d) no adquire independncia da situao visual concreta; e) no controla seu prprio comportamento e ambiente; f) no se socializa adequadamente. (FERREIRA-BRITO, 1993, p.41)

A partir dos avanos trazidos por essa reflexo sobre a importncia da LS para o desenvolvimento cognitivo e social da criana surda, vem-se discutindo a importncia do contato da criana com a comunidade surda para a aquisio da Libras, j que somente de 5% a 10% dos surdos so filhos de surdos, sendo a maioria dos surdos provenientes de lares ouvintes, onde a Libras no a lngua da casa, mas sim a LP oral. Pereira (2002) afirma que:
Estudos sobre crianas surdas, filhas de surdos, demonstram que estas apresentam desenvolvimento lingstico, cognitivo e acadmico comparveis ao de crianas ouvintes, filhas de pais ouvintes, o que aponta para a importncia de os surdos serem expostos lngua de sinais o mais cedo possvel (PEREIRA, 2002, p. 47).

Essas questes nos colocam a complexidade do processo de construo de uma educao bilngue efetiva para os surdos, j que diferentemente de outros grupos minoritrios, os surdos, alm de falarem uma lngua espao-visual, encontram-se

Faculdade de Letras Disciplina: Fundamentos de Libras on-line em lares onde no compartilham uma lngua com seus familiares. Nessas condies, a escola adquire papel fundamental no contato da criana surda com a LS.

2.1 O acesso Libras no ambiente escolar Assumir que a Libras seria a lngua da comunidade surda e, por direito, a lngua da criana surda traz implicaes importantes. Em pases como a Sucia e os Estados Unidos, foram desenvolvidos programas de apoio famlia de surdos, nos quais se desenvolvem condies que possibilitem que a criana adquira a Libras como L1 antes de seu ingresso na escola (QUADROS, 1997; HOFFMEISTER, 1999). Nesses pases, h atuao de surdos em hospitais, por exemplo, atendendo as famlias no momento do diagnstico da surdez, informando sobre as possibilidades de uma educao bilngue para a criana surda. Na Sucia, por exemplo, oferecido o atendimento s crianas surdas em centros infantis em que h atividades com adultos surdos e com crianas surdas. Alm disso, h o ensino da Lngua de Sinais Sueca para os pais, utilizando-se vdeos de pais surdos conversando com seus filhos surdos. Esses pais ouvintes vo aprender com os pais surdos a estimular seus filhos a usar a lngua de sinais: por exemplo, os pais ouvintes apontam para o objeto e falam sobre ele para a criana ouvinte; no entanto, isso no funciona para a criana surda, j que ela usa os olhos para ver o mundo e para ouvir o que os outros dizem sobre ele. Para os pais surdos, isso natural, pois eles vivenciam isso no dia a dia; para os pais ouvintes no, eles precisaro aprender a falar com seus filhos e a estimul-los a apreender o mundo que os rodeia e a interpret-lo. No Brasil, apesar de previstos em lei, ainda no h programas desse teor. Algumas escolas bilngues oferecem atendimento para crianas surdas de 0 a 3 anos, mas ainda no h um programa slido em todo o Brasil. Assim, a escola ser, na maioria das vezes, o ambiente privilegiado de contato com a LS.

Como as crianas surdas tm acesso Libras no ambiente escolar?

Nas escolas que atendem surdos, temos ainda um nmero relativamente restrito de profissionais ouvintes que podem ser considerados fluentes em Libras e, alm disso, a maioria dos professores surdos de Libras, que atuam nessas escolas, ainda no receberam formao adequada para lidar com a criana surda5. O que se v o trabalho com a LS voltado para o ensino de vocabulrio predominar nas aulas de Libras para as crianas surdas ou ainda, no raramente, h a concepo equivocada de que o professor de Libras seria uma espcie de professor de reforo que precisa dar conta dos contedos com os quais o professor regente no obteve xito. Essa realidade tem prejudicado as crianas surdas, que necessitam de um
5

No Brasil, o primeiro curso de Letras com Licenciatura em Libras foi criado em 2006, na modalidade educao distncia, pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Faculdade de Letras Disciplina: Fundamentos de Libras on-line verdadeiro ambiente lingustico na escola para que no haja ainda mais atrasos na aquisio da linguagem. Essa situao se agrava nos casos de surdos em cidades menores onde no h professores de Libras ou profissionais da rea que possam oferecer-lhe uma educao adequada e o contato com a Libras. As propostas das aulas de Libras para as crianas surdas tm sido discutidas pelos profissionais e por pesquisadores, j que envolve uma srie de contradies vivenciadas pela criana, dada a heterogeneidade de vivncias com a LS: crianas que tm aulas de LS na escola e tm professores fluentes e, em casa, conversam com os pais atravs do portugus sinalizado, j que seus pais iniciaram seu processo de aprendizagem da Libras recentemente e ainda no adquiriram fluncia; crianas que, primeiramente, so encaminhadas ao servio de fonoaudiologia e, num segundo momento, por vrias razes, iniciam seu contato com a Libras atravs do instrutor surdo ou do contato com colegas surdos, mas no tm familiares que saibam Libras... Poderamos enumerar vrios arranjos lingusticos nos quais esto as crianas surdas, mas vamos nos ater somente a esses exemplos para mostrar a complexidade do processo de aquisio de linguagem dessas crianas. No entanto, Pereira (2002) aponta que crianas surdas, filhas de ouvintes, expostas LS na interao com adultos surdos na escola, passam por um processo semelhante ao de surdos, filhos de surdos, na aquisio da linguagem6, o que aponta para as potencialidades lingusticas dessas crianas que podem ser desenvolvidas na escola. Quadros e Schmiedt (2006, p. 26-8) argumentam sobre a importncia de se considerar, de forma especial, o trabalho com a Libras, atravs das histrias espontneas que passam de gerao a gerao no interior da comunidade surda, das expresses literrias em LS alm de se estimular, atravs do ldico, a conscincia das crianas sobre o funcionamento de sua lngua. Segundo essas autoras, os alunos surdos precisam tornar-se leitores na lngua de sinais para se tornarem leitores na lngua portuguesa (p. 26), e o professor deve estimular todo o potencial criativo dessas crianas na elaborao de histrias em Libras que podero, amanh, servir de material didtico para o ensino a outras crianas. Alm de se trabalhar a literatura relacionada comunidade surda, prope-se tambm promover o contato da criana surda com histrias infantis antes da aprendizagem do cdigo escrito, iniciando-a nas prticas letradas em LP. Para isso, uma estratgia, que tem sido utilizada nas escolas e apoiada atravs da distribuio de materiais pelo MEC7, a traduo e/ou adaptao de clssicos da Literatura Brasileira e de contos infantis para a Libras. Os professores que adotam tais

A autora cita suas prprias pesquisas realizadas anteriormente: Pereira e Nakasato (2001a, 2001b, 2001c) entre outros pesquisadores, ao analisar o uso da lngua brasileira de sinais por crianas surdas, na faixa de cinco anos de idade, expostas a essa lngua desde os trs anos na interao com adultos surdos, em uma escola especial para surdos, constataram o uso pelas crianas surdas no de sinais e expresses faciais, mas tambm de recursos como o uso do espao, o olhar e o movimento do corpo na articulao dos eventos (PEREIRA, 2002, p. 48). 7 Coleo Clssicos da Literatura em CD-Rom Libras-Portugus, publicada pela Editora Arara Azul, disponvel no site: www.arara-azul.com.br.

Faculdade de Letras Disciplina: Fundamentos de Libras on-line prticas geralmente j se conscientizaram do papel da Libras como mediadora na participao das crianas em prticas letradas. Ferreira-Brito reafirma a importncia da aquisio da Libras pela criana surda e a relaciona ao processo de aprendizagem de uma segunda lngua:
o aprendizado de uma Lngua de Sinais servir de suporte lingstico para a percepo da estrutura lingstica de uma lngua oral. Portanto, uma Lngua de Sinais, ao invs de se constituir um empecilho para a integrao social do surdo, um impulso para isso (FERREIRA-BRITO, 1993, p. 59).

Como se v, diferentemente de outras situaes de bilinguismo, em que se pode desenvolver o bilinguismo simultneo aquisio simultnea de duas lnguas na infncia, considera-se que a criana surda, pela impossibilidade auditiva, deveria adquirir primeiramente a LS e, em seguida, aprender a LP. Tendo a LS como primeira lngua, o sujeito surdo poderia aprender a LO como L2, resguardando-se suas especificidades nesse processo. Logo, pode-se associar tambm a importncia da LS no desenvolvimento do letramento dos surdos, j que essa lngua ter tambm a funo de mediar a relao do surdo com a escrita em diferentes contextos.

3. O portugus como segunda lngua da pessoa surda Quando assumimos que a primeira lngua da pessoa surda a lngua de sinais, isso traz consequncias na forma de compreender sua aprendizagem da lngua majoritria de seu pas. No caso dos surdos brasileiros, eles iro aprender a Libras como L1 e o portugus como L2. Assim, pode-se dizer que o processo de aprendizagem do portugus por alunos surdos comparvel ao processo de aprendizagem vivenciado, por exemplo, por estrangeiros que vm ao Brasil e aprendem o portugus como uma L2. Que semelhanas e diferenas h entre o processo de aprendizagem do portugus como L2 no caso de surdos e no caso de ouvintes estrangeiros?

Tanto os alunos surdos como os ouvintes estrangeiros precisam desenvolver a competncia de uso da lngua: (1) precisam aprender a usar as palavras da lngua portuguesa, desenvolvimento a competncia lexical; (2) precisam aprender a estruturar as frases e a compreender como se organiza essa lngua, desenvolvendo a competncia gramatical; (3) precisam aprender a usar a lngua em diferentes contextos comunicativos, desenvolvendo a competncia pragmtica dessa lngua. Ainda em relao aos aspectos comuns entre surdos e ouvintes estrangeiros, podemos dizer que esses dois grupos de aprendizes de portugus como L2 sofrem a influncia de fatores relacionados aprendizagem de uma L2, tais como: o tempo de exposio lngua; as possibilidades de interao com falantes da lngua; a

Faculdade de Letras Disciplina: Fundamentos de Libras on-line motivao pessoal para aprendizagem; a idade de aprendizagem da lngua, entre outros. No entanto, apesar de haver essas semelhanas entre o processo de aprendizagem do portugus como L2 dos surdos e o de pessoas ouvintes usurias de outras lnguas, os surdos apresentam algumas peculiaridades relativas surdez e ao uso de uma lngua espao-visual.
No que diz respeito ao aprendiz-surdo, a situao em que se encontra possui caractersticas especiais: o portugus para eles uma segunda lngua, pois a lngua de sinais a sua primeira lngua, s que o processo no o de aquisio natural por meio de dilogos espontneos, mas o de aprendizagem formal na escola. O modo de ensino/aprendizagem da lngua portuguesa ser, ento, o portugus por escrito, ou seja, a compreenso e a produo escritas, considerando-se os efeitos da modalidade e o acesso a elas pelo surdo (SALLES et al., 2003, p. 115).

Do trecho acima citado, destaca-se o fato de a L1 do surdo ser uma LS uma lngua espao-visual, com estrutura gramatical bem distinta das lnguas oraisauditivas, organizada de forma simultnea e espacial (FERREIRA-BRITO, 1995; QUADROS; KARNOPP, 2004). Em geral, os surdos brasileiros iniciam seu contato com a lngua escrita por meio do portugus, uma lngua oral cujo sistema conceitual no corresponde ao sistema de sua L1 e cuja representao grfica est relacionada cadeia sonora da lngua falada. Alm disso, antes de aprender a LP escrita, os surdos geralmente ainda no aprenderam a escrever em sua L1, j que seu sistema de escrita ainda no suficientemente difundido. A partir dessa questo, podemos compreender melhor por que os surdos se relacionam com o portugus escrito de forma diferenciada, interpretando-o e se apropriando dele a seu modo, de acordo com suas vivncias anteriores com a Libras. Essa forma de se relacionar com a lngua escrita se faz evidente na leitura de textos em LP, processo cuja construo de sentidos se faz mediada pela Libras (FERREIRA-BRITO, 1993; CHAVES, 2002; PEREIRA, 2002) e na materialidade do texto escrito pela pessoa surda, onde se constatam marcas de sua diferena como falante de outra lngua (BERNARDINO, 1999; COSTA, 2001; entre outros).

Faculdade de Letras Disciplina: Fundamentos de Libras on-line Referncias bibliogrficas

BERNARDINO, E. L. A construo da referncia por surdos na Libras e no portugus escrito: a lgica do absurdo. Dissertao de Mestrado em Estudos Lingsticos. Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1999. BOTELHO, P. Educao inclusiva para surdos: desmistificando pressupostos. In: I Seminrio Internacional Sociedade inclusiva; 1999 Set; Belo Horizonte. Anais eletrnicos. Belo Horizonte: PUC Minas; 2007. BOTELHO, P. Leitura e Surdez. In: CEALE/ Anais do I Seminrio sobre linguagem, leitura e escrita de surdos. Belo Horizonte: FaE/UFMG, 1998b. p.136-145. CHAVES, T. A. A leitura dos surdos: construindo sentidos. Dissertao de Mestrado em Estudos Lingsticos. Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002. COSTA, D. A. F. A apropriao da escrita por crianas e adolescentes surdos: interao entre fatores contextuais, L1 e L2 na busca de um bilingismo funcional. Tese de Doutorado em Estudos Lingsticos. Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001. FERNANDES, Eullia. Linguagem e surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003. FERREIRA-BRITO, L. F. Integrao social & educao de surdos. Rio de Janeiro: Babel, 1993. FERREIRA-BRITO, L. F. Por uma gramtica de lngua de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995. GES, M. C. R. de. Linguagem, Cognio e Funcionamento Imaginrio na Criana Surda. In: CEALE/ Anais do I Seminrio sobre Linguagem, Leitura e Escrita de Surdos. Belo Horizonte: FaE/UFMG CEALE, 1998. p.66-78. GOLDFELD, M. A criana surda: linguagem e cognio sociointeracionista. So Paulo: Plexus Editora, 2002. numa perspectiva

HOFFMEISTER, R. J. Famlias, crianas surdas, o mundo dos surdos e os profissionais da audiologia. In: SKLIAR, C. (org.). Atualidade da Educao Bilnge para Surdos. 2 ed. Porto Alegre: Mediao, 1999. 2 v. LACERDA, Cristina B.F. de. Um pouco da histria das diferentes abordagens na educao dos surdos. Cad. CEDES [online]. 1998, vol.19, n.46, pp. 68-80. PEREIRA, M. C. C. Papel da lngua de sinais na aquisio da escrita por estudantes surdos. In: LODI, A. C. B., HARRISON, K. M. P., CAMPOS, S. R. L., TESKE, O. (orgs). Letramento e Minorias. Porto Alegre: Mediao, 2002. p. 47-55.

Faculdade de Letras Disciplina: Fundamentos de Libras on-line

QUADROS, R. M. de. Educao de surdos: a aquisio da linguagem. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. QUADROS, R. M. de. Educao de surdos: a aquisio da linguagem. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. Lngua de sinais brasileira: estudos lingsticos. Porto Alegre, Artes Mdicas, 2004. QUADROS, R. M. de; SCHMIEDT, M. L. P. Idias para ensinar portugus para alunos surdos. Braslia: MEC, SEESP, 2006. SACKS, O. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. SALLES, H. M. M. L. et al. Ensino de Lngua Portuguesa para Surdos: caminhos para a prtica pedaggica . Braslia : MEC, SEESP, 2004. 2 v. (Programa Nacional de Apoio Educao dos Surdos). SILVA, I. As Representaes do Surdo na Escola e na Famlia: entre a (in)visibilizao da diferena e da deficincia. 2005. 274f. Tese (Doutorado em Lingstica Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. SKLIAR, C. Uma perspectiva scio-histrica sobre a psicologia e a educao dos surdos. In: SKLIAR, C. (org.). Educao e Excluso: abordagens scioantropolgicas em educao especial. Porto Alegre: Mediao, 1997.

SVARTHOLM, K. Aquisio de Segunda Lngua por Surdos. Espao: informativo tcnico-cientfico do INES, n. 9, Rio de Janeiro, 1998. SVARTHOLM, K. Bilingismo dos Surdos. In: SKLIAR, C. (org.). Atualidade da Educao Bilnge para Surdos. 2 ed. Porto Alegre: Mediao, 1999. 2 v. p.15-23.

Вам также может понравиться