Вы находитесь на странице: 1из 6

Direito Constitucional Controle de Constitucionalidade

Como bem sabemos, embora no seja recomendado para marinheiros de primeiro exame de ordem, os resumos so SIM uma boa opo para quem busca reforar o conhecimentopreviamente adquirido. Bom, ento separei um resumo sobre controle de constitucionalidade, alm de um material para download do Reta Final (toda matria) que encontrei no 4shared. Se gostou do material, clica em CURTIR ali direita e acompanhe nosso blog. Para baixar o material do Reta Final clique AQUI. CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE 1. A Ao Direta de Inconstitucionalidade Interventiva tem como objetivo a defesa dos princpios sensveis estabelecidos no artigo 34, VII, CF/88, de que so exemplos a Forma Republicana, o Sistema Representativo e o Regime Democrtico, e, somente poder ser proposta pelo Procurador-Geral da Repblica. 2. Se a Lei ou Ato Normativo Municipal, alm de contrariar dispositivos da CF/88, contrariarem igualmente previses expressas do texto da Constituio Estadual de repetio obrigatria e redao idntica, a competncia para processar e julgar a representao de inconstitucionalidade ser do Tribunal de Justia do Respectivo Estado-Membro. 3. O STF, por deciso da maioria absoluta de seus membros, poder deferir Pedido de Medida Cautelar na Ao Direta de Constitucionalidade, consistente na determinao de que os juzes suspendam o julgamento dos processos que envolvam a apreciao da Lei ou Ato Normativo objeto da Ao at seu julgamento definitivo. 4. Referente Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental, pode-se dizer que alm de carter preventivo e repressivo, h de se exigir o nexo de causalidade entre a Leso ao Preceito Fundamental e o Ato Administrativo, admitindo-se, ainda, por equiparao, a possibilidade de argio de descumprimento de preceito fundamental quando for relevante o fundamento da controvrsia constitucional sobre a Lei ou Ato Normativo, includo anteriores Constituio. 5. Podem propor Ao Direta de Inconstitucionalidade e Ao Declaratria de Constitucionalidade:

5.1. A Mesa do Senado Federal; 5.2. O Governador de Estado ou do DF; 5.3. O Conselho Federal da OAB; 5.4. Partido Poltico com representao no Congresso Nacional; 5.5. Presidente da Repblica; 5.6. Procurador-Geral da Repblica; 5.7. Confederao Sindical de mbito Nacional. 6. Leis Revogadas antes da Propositura da ADI no so objetos idneos dessa demanda. 7. Na ADI, a atividade judicante do STF est condicionada pelo Pedido, mas no Pela Causa de Pedir, que tida como Aberta. 8. O Requerente no pode desistir da ADI que haja proposta. 9. Leis de Efeito Concreto no Constituem Objeto Idneo da ADI. 10. Pelo Sistema Brasileiro, a Declarao de Inconstitucionalidade de Lei, no mbito do controle Jurisdicional Difuso, a qualquer Juiz ou Tribunal. 11. Conforme a CF/88, somente pelo Voto da Maioria Absoluta de seus Membros ou dos membros do respectivo rgo Especial podero os Tribunais declarar a Inconstitucionalidade da Lei ou Ato Normativo do Poder Pblico. 12. Declarada Incidente Tantum, a Inconstitucionalidade de Lei ou Ato Normativo pelo STF, desfaz-se desde sua origem a eficcia do declarado inconstitucional com efeitos ex tunc para as partes do processo em que houver a declarao. 13. Proposta a ADI, no se admitir a Desistncia. 14. Produz Efeitos Erga Omnes e Vinculante a Deciso de Mrito proferida pelo STF em ADI e ADC. 15. A Figura do Amicus Curiae admissvel no Controle Concentrado. 16. De Deciso proferida em sede de ADC no cabe Rescisria. 17. Das decises definitivas de mrito do STF decorrem o efeito vinculante e a eficcia contra todos nas Aes Declaratrias de Constitucionalidade. 18. Nas Aes Diretas de Constitucionalidade de Leis Estadual ou Municipal em face da Constituio Estadual, a deciso final do Tribunal de Justia s estar sujeita apreciao do STF, Via Recurso Extraordinrio, se o preceito da Carta Estadual violado for daqueles de Repetio Obrigatria, decorrente da Constituio da Repblica.

19. O Direito Brasileiro prev o Controle de Constitucionalidade de Forma tanto Difusa como Concentrada. 20. O Decreto Executivo Regulamentar que afronte simultaneamente a Lei e a CF/88 no pode ser objeto de ADI, pois o regulamento contraria Lei Ilegal. 21. A Medida Cautelar concedida pelo STF em ADI produz Efeitos Ex Nunc, salvo se o Tribunal entender que deva conceder-lhe efeito Ex Tunc. 22. Mostra-se adequado o controle concentrado de Constitucionalidade contra dispositivo de Lei Oramentria quando ela revela contornos abstratos e autnomos, em abandono ao campo da eficcia normativa concreta. 23. Em relao ao Controle Difuso de Constitucionalidade, os rgos Fracionrios dos Tribunais no submetero ao Plenrio, ou ao rgo Especial, a Argio Incidental de Inconstitucionalidade de Lei quando j houver pronunciamento destes ou do plenrio do STF sobre a Questo. 24. Sobre a ADI perante o STF pode afirmar: 24.1. Que a Medida Cautelar, dotada de eficcia contra todos, ser concedida com efeito ex nunc, salvo se o Tribunal entender que deva conceder-lhe eficcia relativa. 24.2. Que as informaes, percias e audincias sero realizadas no prazo de 30 dias, contado da solicitao do relator. 24.3. Que no se admitir Interveno de Terceiros. 25. Nos termos da CF/88, as decises definitivas de mrito, proferidas pelo STF, em sede de ADI, produziro eficcia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos rgos da Administrao Direta e Indireta. 26. So Legitimados Ativamente para propor a Argio de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), as mesmas autoridades e entidades legitimadas a ADI. 27. Declarada a Inconstitucionalidade por Omisso de Medida para tornar efetiva a norma constitucional, ser dada cincia para que o Poder Competente adote as providencias necessrias e, em se tratando de rgo Administrativo, para faz-lo em 30 dias. 28. O Controle de Constitucionalidade das Leis, quando efetuada de modo concentrado, reserva com absoluta exclusividade ao mais Alto Tribunal Brasileiro o controle judicirio da Constitucionalidade de Leis Federais e Estaduais atentatrias a CF/88, em Aes propostas por apenas alguns rgos e entidades expressamente elencados no texto constitucional. 29. No pode ser Objeto de Delegao ao Presidente a legislao sobre Diretrizes Oramentrias. 30. Lei Federal, declarada inconstitucional pelo STF em sede de Recurso Extraordinrio, somente ter suspensa a sua eficcia com efeito geral aps resoluo senatorial. 31. A Legitimidade Ativa para propositura da ADC a mesma que a determinada pela CF/88 para as Aes Diretas de Inconstitucionalidade Genrica por Omisso.

32. A Jurisprudncia atual do STF admite que o estrangeiro, residente no exterior, possa impetrar Mandado de Segurana, como decorrente da interpretao da disciplina do instituto da CF/88. 33. O Senado Federal competente para suspender a execuo de Lei Declarada Inconstitucional em Deciso Definitiva do STF somente em caso de Recurso Extraordinrio. 34. O Procurador-Geral da Repblica pode ser Autor de todos os Tipos de Ao Direta, em sede de Controle Abstrato, perante o STF. 35. No cabe Liminar na Ao Direta de Inconstitucionalidade por Omisso. 36. admissvel ADI de Lei Municipal, violando dispositivo constitucional estadual que reproduz norma da CF/88. 37. Lei Municipal pode ser objeto de Controle Concentrado de Constitucionalidade em face da CF/88, exercido pelo STF. 38. A Perda Superveniente de Representao Parlamentar no impede o Partido Poltico de Continuar no Plo Ativo da ADI por ele antes Ajuizada. 39. Considera-se mecanismo de Controle Repressivo de Constitucionalidade atribudo pela Constituio ao Poder Legislativo a Sustao de Atos Normativos do Poder Executivo que exorbitem do Poder Regulamentar ou dos Limites da Delegao Legislativa. 40. Segundo a Legislao de Regncia da ADPF, a Oitiva ou no do Advogado Geral da Unio fica a critrio do Ministro Relator. 41. No mbito do Controle Difuso, uma Lei Declarada Inconstitucional por deciso do STF. Nesse caso a deciso tem eficcia Inter Partes, pois no Brasil, o Controle Difuso Exercido por Via de Defesa ou Exceo, e s produz efeitos para as Partes Envolvidas. 42. A Deciso de Mrito proferida em sede de Controle Concentrado Irrecorrvel, salvo na hiptese de Embargos Declaratrios, e no est sujeita a Desconstituio pela Via de Ao Rescisria. 43. Segundo Jurisprudncia do STF, a Norma Constitucional Originaria no passvel de Controle de Constitucionalidade. 44. A Supremacia Jurdica da Constituio que fornece o ambiente institucional favorvel ao desenvolvimento do Sistema de Controle de Constitucionalidade. 45. Na hiptese de o STF declarar, em definitivo, a inconstitucionalidade de uma Lei, cabe ao Senado Federal Suspender, Total ou Parcialmente, mediante Resoluo, a respectiva Execuo da Lei. 46. Considere que Lei A tenha sido Revogada pela Lei B, que foi impugnada, em sede de Controle Abstrato e Concentrado de Constitucionalidade, sendo declarada inconstitucional pelo STF. Nessa situao, sendo a Lei A tambm inconstitucional poder o STF, em vez de conferir Efeitos Respristinatrio, declarar a inconstitucionalidade tambm da Lei A, independentemente de ser Objeto de impugnao. 47. Em Relao Inconstitucionalidade Por Omisso, a Competncia, em nvel Federal, do STF.

48. O STF tem admitido o Controle por meio de ADI de: 48.1. Decreto Autnomo; 48.2. Emenda Constituio; 48.3. Tratado Internacional Incorporado Ordem Jurdica Brasileira. 49. A Inobservncia das Normas Constitucionais de Processo Legislativo tem como conseqncia a Inconstitucionalidade Formal da Lei ou do Ato Normativo produzido, possibilitando pleno controle repressivo de Constitucionalidade por parte dos rgos do Poder Judicirio. 50. Poder haver Controle Concentrado de Constitucionalidade de Ato Normativo Municipal pelo STF no mbito da ADPF. 51. Enquanto no Controle Concentrado a Controvrsia Constitucional Discutida como Questo Principal, no Controle Difuso Trado Incidentalmente. 52. A Clusula de Reserva de Plenrio compatvel com a Modalidade de Declarao Incidental de Inconstitucionalidade. 53. A Ao Direta de Inconstitucionalidade Estadual pode ser proposta perante o Tribunal de Justia para Impugnar Lei Estadual ou Municipal contrria a Constituio Estadual. 54. Tendo em vista os Sistemas de Controle de Constitucionalidade das Leis existentes no Brasil, podemos afirmar que a Competncia do Senado Federal de Suspenso de Lei Federal, declarada inconstitucional pelo STF, aplica-se somente em casos de deciso definitiva de controle de constitucionalidade por Via Incidental. 55. A Constituio Federal Vigente admite o Controle de Constitucionalidade, pelo Poder Judicirio, no mbito de mero projeto de lei. 56. A Sentena que decide a inconstitucionalidade na Via da Exceo faz Coisa Julgada, no Caso Concreto e entre as partes, no suspendendo, entretanto, a executoriedade da Lei Declarada Inconstitucional. 67. A Atual Carta Constitucional prev Controle de Constitucionalidade Concentrada para suprimir Omisso de rgo Administrativo. 68. A existncia de Lei Elaborada e Promulgada por Autoridade Incompetente hiptese de incompatibilidade vertical da referida norma em relao CF/88. 69. O Sistema Brasileiro de Controle da Constitucionalidade permite Verificao da Inconstitucionalidade durante o Processo de Elaborao da Lei. 70. O Controle Difuso Distingue-se do Concentrado porque o Primeiro (Difuso) verifica-se quando se reconhece o seu exerccio a todos os Componentes do Poder Judicirio; e o Segundo (Concentrado), apenas a uma Corte Especial.

71. Proposta de Emenda Constitucional que Viole os Limites ao Poder de Emenda pode ser Objeto de Controle Jurisdicional de Constitucionalidade. 72. A Cautelar Concedida em ADI tem o condo de restaurar Provisoriamente a Vigncia do Direito Revogado pela Norma Impugnada. 73. A ADC pode ser proposta perante o STF para declarar a Constitucionalidade de Lei Federal. 74. A Medida Cautelar, em ADI, reveste-se, em regra, de Eficcia Ex Nunc. 75. A ADPF, diversamente da ADI e da ADC, pode ser proposta em face de Lei ou Ato Normativo de Efeito Concreto. 76. cabvel ADI em face de Lei ou Ato Normativo do Distrito Federal. 77. Dever ser previamente ouvido em todas as Aes de Inconstitucionalidade perante o STF, o Procurador-Geral da Repblica, que pode tambm propor Aes Diretas de inconstitucionalidade ou aes declaratrias de constitucionalidade. 78. A Inconstitucionalidade Por Omisso verifica-se nos casos em que no hajam praticados atos Legislativos ou Administrativos requeridos para tornar plenamente aplicveis normas Constitucionais. 79. A ADI Por Omisso e o Mandado de Injuno Controlam as Omisses Normativas. 80. A Deciso proferida por Juzo Singular Estadual, em Mandado de Segurana Individual, que declara a Inconstitucionalidade de determinada Lei da Unio Vlido e Produz apenas Efeitos Entre as Partes do Processo. Crditos pelo resumo: Jos Valter Santos Santos

Вам также может понравиться