Вы находитесь на странице: 1из 2

Exerccios de Fsica

Campo eltrico uniforme


1) Partculas (ncleo de um tomo de Hlio), partculas (eltrons) e radiao (onda eletromagntica) penetram, com velocidades comparveis, perpendicularmente a um campo eltrico uniforme existente numa regio do espao, descrevendo as trajetrias esquematizadas na figura a seguir.Identifique cada uma das partculas com a trajetria que ela descreve e determine o sentido do campo eltrico.

Prof. Panosso
7) Na figura, um eltron de carga - e e massa m, lanado com velocidade inicial v, no campo eltrico uniforme entre as placas planas e paralelas, de comprimento l e separadas pela distncia d. O eltron entra no campo, perpendicularmente s linhas de fora, num ponto eqidistante das placas. Desprezando as aes gravitacionais e sabendo que o eltron tangencia a placa superior (ponto A) ao emergir do campo, calcule a intensidade deste campo eltrico uniforme.

2) Uma partcula de massa 1,010 kg e carga eltrica 2,0 C fica em equilbrio quando colocada em certa regio de um campo 2 eltrico. Adotando-se g=10m/s , o campo eltrico naquela regio tem intensidade, em N/C, de: a) 500 b) 0,050 c) 20 d) 50 e) 200 3) Um eltron acelerado, a partir do repouso, ao longo de 8,8mm, por um campo eltrico constante e uniforme de mdulo E = 1,0 5 10 N/C . Sabendo-se que a razo carga/massa do eltron vale 11 e/m=1,7610 C/kg, calcule: a) a acelerao do eltron. b) a velocidade final do eltron. 4) Uma pequena esfera de massa m est suspensa por um fio inextensvel, isolante, bastante fino (conforme a figura adiante) e em estado de equilbrio. Sabendo-se que a carga da esfera de q coulomb e que o plano vertical da figura est uniformemente eletrizado, pode-se afirmar que o mdulo do campo eltrico, devido ao plano : a) m.g.q b) (m.g.tg )/q c) (m.g.sen )/q d) m.g.q.cos e) m.g.q.cotg 5) Nessa figura, duas placas paralelas esto carregadas com cargas de mesmo valor absoluto e de sinais contrrios. Um eltron r penetra entre essas placas com velocidade v paralela s placas. Considerando que APENAS o campo eltrico atua sobre o eltron, a sua trajetria entre as placas ser a) um arco de circunferncia. b) um arco de parbola. c) uma reta inclinada em relao s placas. d) uma reta paralela s placas. e) uma reta perpendicular s placas. 6) Uma partcula de carga 5,0 10 C e massa 1,6 10 kg 2 lanada com velocidade de 10 m/s, perpendicularmente ao campo eltrico uniforme produzido por placas paralelas de comprimento igual a 20cm, distanciadas 2cm entre si. A partcula penetra no campo, num ponto equidistante das placas, e sai tangenciando a borda da placa superior, conforme representado na figura a seguir. Desprezando a ao gravitacional, determine a intensidade do campo eltrico.
-4 -3

8) Existe um campo eltrico uniforme no espao compreendido entre duas placas metlicas eletrizadas com cargas opostas. Um eltron (massa m, carga -e) parte do repouso, da placa negativa, e incide, aps um tempo t, sobre a superfcie da placa oposta que est a uma distncia d. Desprezando-se as aes gravitacionais, o mdulo do campo eltrico E entre as placas : 2 2 2 2 2 b) d/2met c) md/2et d) 2md/et e) md/et a) 4md/et 9) Na figura, um eltron desloca-se na direo x, com velocidade inicial v. Entre os pontos x1 e x2, existe um campo eltrico uniforme, cujas linhas de fora tambm esto representadas na figura. Despreze o peso do eltron nessa situao. Considerando a situao descrita, assinale a alternativa cujo grfico melhor descreve o mdulo da velocidade do eltron em funo de sua posio x.

10) Em um experimento, o Professor Ladeira observa o movimento de uma gota de leo, eletricamente carregada, entre duas placas metlicas paralelas, posicionadas horizontalmente. A placa superior tem carga positiva e a inferior, negativa, como representado nesta figura:

Considere que o campo eltrico entre as placas uniforme e que a gota est apenas sob a ao desse campo e da gravidade. Para um certo valor do campo eltrico, o Professor Ladeira observa que a gota cai com velocidade constante.
www.professorpanosso.com.br

Exerccios de Fsica
Campo eltrico uniforme
Com base nessa situao, CORRETO afirmar que a carga da gota a) negativa e a resultante das foras sobre a gota no nula. b) positiva e a resultante das foras sobre a gota nula. c) negativa e a resultante das foras sobre a gota nula. d) positiva e a resultante das foras sobre a gota no nula. 11) Admitindo que cada gotcula tenha uma massa de 1,6 10 kg, assinale o valor do campo eltrico necessrio para equilibrar cada gota, considerando que ela tenha a sobra de um nico ELTRON (carga elementar). 4 a) 1,6 10 N/C 5 b) 1,0 10 N/C 5 c) 2,0 10 N/C 4 d) 2,6 10 N/C
-15

Prof. Panosso
15) Para reduzir a emisso de poluentes na atmosfera, o supermercado instalou em sua cozinha um equipamento chamado precipitador eletrosttico, por onde passam gases e partculas slidas sugadas do ambiente por meio de um exaustor. Observe o esquema a seguir.

12) Um pequeno corpo, de massa m gramas e eletrizado com carga q coulombs, est sujeito ao de uma fora eltrica de intensidade igual de seu prprio peso. Essa fora se deve existncia de um campo eltrico uniforme, paralelo ao campo gravitacional, tambm suposto uniforme na regio onde as observaes foram feitas. Considerando que tal corpo esteja em equilbrio, devido exclusivamente s aes do campo eltrico ( E ) 2 e do campo gravitacional (g = 10 m/s ), podemos afirmar que a intensidade do vetor campo eltrico : -2 -1 b) E = 1,0 . 10 m/q N/C a) E = 1,0 . 10 m/q N/C 4 -2 c) E = 1,0 . 10 m/q N/C d) E = 1,0 . 10 q/m N/C 13) Um dispositivo para medir a carga eltrica de uma gota de leo constitudo de um capacitor polarizado no interior de um recipiente convenientemente vedado, como ilustrado na figura.

Considere que os fios e as placas coletoras paralelas, quando carregados, geram um campo eltrico uniforme, das placas para os 4 fios, de intensidade E = 2,4 10 V/m, tornando as partculas ionizadas negativamente. Essas partculas so deslocadas em direo s placas coletoras, ficando a retidas. Esse processo bastante simples capaz de eliminar at 99% das partculas que seriam lanadas atmosfera. As partculas slidas penetram no interior do precipitador com velocidade de 0,7 m/s e adquirem -18 carga de mdulo igual a 1,6 10 C. Calcule o valor mximo da massa das partculas que podem ser retidas nas placas coletoras, que tm 3,5 m de comprimento. Sabe- se que do fio at a placa tem uma distncia de 10 cm.

A gota de leo, com massa m, abandonada a partir do repouso no interior de uma regio onde existe um campo eltrico uniforme E. Sob ao da gravidade e do campo eltrico, a gota inicia um movimento de queda com acelerao 0,2 g, onde g a acelerao da gravidade. O valor absoluto (mdulo) da carga pode ser calculado atravs da expresso a) Q = 0,8 mg/E. b) Q = 1,2 E/mg. c) Q = 1,2 m/gE. d) Q = 1,2 mg/E. e) Q = 0,8 E/mg. 14) Uma partcula tem massa m e carga eltrica q. Ela projetada no plano xy, com velocidade v0, ao longo do eixo x, a partir da origem (ver figura). Nessa regio h um campo eltrico uniforme, na direo do eixo y, apontando de cima para baixo. A partcula sofre um desvio igual a h, indo atingir o ponto P, de coordenadas (L,h). a) Qual o sinal da carga eltrica da partcula? Justifique sua resposta. b) Qual o valor do mdulo, E, do campo eltrico?

Gabarito: 1) =3, = 2 e = 3, o campo vertical para cima; 2) d; 3) a) 1,76 x 1017 m/s2, b) 1,76 x 107 m/s; 4) b; 5) b; 6) 16 kN/C; 7) E = mdv 2 / el 2 ; 8) d; 9) a; 10) c; 11) b; 12) a; 13) a; 14) a) A acelerao da partcula dada por a=(q/m)E. Da figura, vemos que a acelerao aponta no sentido contrrio ao campo, portanto a carga da partcula negativa, b) E = (2mv02 h)/(qL2); 15) 4,8 x 10-12 kg.

www.professorpanosso.com.br

Вам также может понравиться