Вы находитесь на странице: 1из 38

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

PROJETO INTERDISCIPLINAR

Animais Pr Histricos: Uma viso crist sobre os Dinossauros

LUCIANA DE LIMA RODENAS E SIMONE CRISTINE F. PEREIRA LULU


EDUCAO INFANTIL - COLGIO SHALOM BLUMENAU, 2012

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

1. DISCIPLINAS CURRICULARES (EIXOS NORTEADORES:


Natureza e Sociedade; Linguagem Oral e Escrita; Msica e Movimento; Orientao Crist;

2. PBLICO ALVO:
Alunos do Pr II da Educao Infantil do Colgio Shalom crianas de 4 a 6 anos.

3. JUSTIFICATIVA:

Todas as coisas foram feitas por intermdio dELe (Jesus Cristo!), e sem ele, nada do que foi feito se fez. Joo 1.3

Os dinossauros foram as maiores criaturas que andaram sobre a face da terra. De onde eles vieram? Quando foi que viveram aqui? Por que no existem mais? Essas so apenas algumas das perguntas que intrigam no s as crianas, mas tambm os adultos. Mas, onde encontramos as respostas para estes questionamentos?

As duas teorias que tentam resolver este problema (Criacionismo e Evolucionismo) porm, ambas so opostas entre si. Pensamos que sabemos muito sobre os dinossauros mas os prprios cientistas admitem francamente que sabem muito pouco. Na medida que novos fsseis so encontrados, as teorias e informaes

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

sobre os dinossauros mudam completamente, j a palavra de Deus, nunca muda! Ela no precisa de reviso. A verdade bblica imutvel e digna de confiana.

Considerando o desenvolvimento do pensamento investigativo das crianas desta faixa etria 4 a 6 anos apresentamos um projeto interdisciplinar voltado a animais pr-histricos. As crianas nesta idade apresentam inmeras informaes sobre esses animais e constantemente escolhem dinossauros de brinquedo para entretenimento. Em muitos casos, orientam suas brincadeiras considerando os aspectos relacionados alimentao desses animais ou suas caractersticas fsicas e comportamentais.

A principal inteno deste projeto desenvolver pesquisas, investigaes, levantamentos de hipteses e questionamentos a cerca deste assunto, de forma que compreendam a luz da Bblia, as concluses crists e os fundamentos bblicos acerca deste assunto.

As crianas tem um fascnio natural pelos lagartos terrveis. Atravs deste projeto tero tambm um encontro divino com a inteligncia criativa que chamou estas criaturas existncia.

4. OBJETIVOS GERAIS:
Reconhecer que Deus criou todas as coisas e em tudo Ele tem um propsito; Valorizar tudo que Deus criou principalmente os animais; Conhecer as passagens bblicas que citam animais pr-histricos; Conhecer as hipteses e teorias sobre a extino dos animais pr-histricos; Argumentar sua prpria opinio acerca deste assunto aps as pesquisas realizadas.

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

5. OBJETIVOS ESPECFICOS:

Durante e ao findar deste projeto, o aluno dever ser capaz de:

Conhecer o conceito de fssil e reconhecer a importncia destes achados para as pesquisas sobre esses animais; Ter contato com particularidades da profisso do paleontlogo; Conhecer o processo de fossilizao dos animais pr-histricos; Ficar sabendo que o Brasil possui alguns stios arqueolgicos; Conhecer algumas espcies de animais pr-histricos brasileiros; Identificar a forma como os animais pr-histricos nasciam; Perceber algumas caractersticas fsicas de determinadas espcies; Reconhecer o ambiente onde alguns animais costumavam circular gua, terra e ar; Imaginar a paisagem sonora na poca; Classificar determinadas espcies de acordo com a forma de locomoo; Pesquisar na Bblia passagens que relatem animais pr-histricos; Pesquisar no dicionrio o significado de algumas palavras; Levantar hipteses acerca da extino de algumas espcies; Concluir sem interveno sua teoria para a extino dos animais pr-histricos; Desenvolver atividades de registro minuciosas que contenham informaes importantes e enriquecedoras sobre espcies pr-histricas; Desenvolver a capacidade de contar as letras de um nome; Relacionar algumas espcies histricas com espcies atuais encontradas em nosso planeta; Relacionar a histria da Arca de No com o histrico dos animais extintos; Desvendar mitos e teorias evolucionistas atravs da perspectiva crist; Levantar hipteses relacionadas ao contexto apresentado pela histria; Apresentar argumentos discutidos em famlia e defender seu ponto de vista; Escrever nmeros para registrar descobertas;

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Desenhar e comparar desenhos com figuras apresentadas; Criar imagens de animais pr-histricos utilizando diversos recursos;

6. CONTEDO A SER DESENVOLVIDO:


A principal inteno das sequencias de atividades leva em conta a necessidade de proporcionar aos alunos momentos de reflexo sobre o comportamento dos hbitos desses animais, a estabelecerem relaes e a observarem as informaes que esto tomando contato de maneira mais detalhada. Por meio de brincadeiras entrelaadas com informaes de diferentes fontes, esperamos que os alunos se envolvam com esse tema intensamente, e assim, tenham a oportunidade de alimentar seus comportamentos investigativos.

A seguir listamos todas as atividades que devem ser desenvolvidas no decorrer deste projeto:

6.1 6.2

Pesquisa da Palavra DINOSSAURO E PALEONTOLOGIA; Apreciar literaturas sobre a Arca de No, Dinossauros e Animais Pr-

histricos; 6.3 6.4 6.5 6.6 6.7 Reflexo conjunta sobre os animais pr-histricos; Compartilhar na sala brinquedos de dinossauros; Sequencia de imagens para compreender o processo de Fossilizao; Acompanhamento de leituras de textos e reportagens; Pesquisa no mapa do Brasil acerca das espcies de fsseis encontrados

em nosso territrio; 6.8 6.9 Reconhecimento de letras; Identificao da quantidade de letras nas palavras (estimativa);

6.10 Escrita do nome prprio; 6.11 Representao de ideias por meio de desenhos;

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

6.12 Criao de colagens para representar animais pr-histricos (cor, volume, espao, textura); 6.13 Desenhos livres com materiais alternativos para registrar pesquisas e conhecimentos adquiridos; 6.14 Modelagem a partir de massinha confeccionada em sala de aula; 6.15 Criao de uma maquete para representar o habitat pr-histrico; 6.16 Confeco coletiva de ps de dinossauro para noes de propor o e som das pegadas; 6.17 Pesquisa no laboratrio de informtica a cerca de animais prhistricos; 6.18 Criar um dinossauro, dar um nome e apresentar aos amigos no laboratrio de Educao Tecnolgica utilizando recursos de mdia e microfone (prtica da oratria); 6.19 Selecionar materiais alternativos recolhidos no parque ambiental para colagem e representao de uma espcie; 6.20 Confeco em famlia das mscaras oferecidas pelo livro didtico; 6.21 Brincar com o jogo de cartas de dinossauros; 6.22 Produo de um texto Coletivo que coletar as principais informaes adquiridas ao logo do projeto; 6.23 Apresentao das pesquisas, registros e concluses acerca deste assunto em uma Feira Interna para alunos, professores e funcionrios da escola denominada de I Mostra Interna de Registro.

7. METODOLOGIA DESENVOLVIDA:

A aplicao deste projeto se dar de forma dinmica e alternada sendo que em alguns momentos as crianas utilizaro o Livro Didtico e em outros o caderno de atividades, a pasta de portflio geral, pesquisas no laboratrio de informtica,

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

pesquisas na bblia, em literaturas, levantamentos de hipteses com as famlias, e tambm confeces e construes de mscaras, maquetes e pinturas para relacionar os registros com situaes cotidianas que reflitam a aprendizagem.

8. PESQUISA SOBRE O TEMA:

Falar sobre animais pr-histricos um assunto realmente polmico visto por uma perspectiva crist. Ainda mais falar sobre isso com as crianas.

Deparamo-nos hoje com inmeras teorias a cerca da extino destes animais gigantescos que viveram na terra h alguns anos atrs.

A Bblia, o nico livro totalmente de confiana que j foi escrito sobre Deus e o seu mundo ser a nossa fonte nesse projeto sobre a criao de todas as coisas feitas por Deus. A palavra de Deus a verdade. autoridade mxima sobre tudo que sabemos dos dinossauros, sobre ns mesmos, e sobre qualquer coisa neste mundo. As descobertas dos cientistas so de um valor incalculvel e nos ajudam a entender o nosso mundo. Mas, quando os cientistas estudam os ossos antigos e os fsseis eles s podem tentar deduzir as coisas. Eles mudam as suas ideias e crenas constantemente, conforme vo fazendo novas descobertas. Ns apreciamos muito o seu trabalho difcil, mas no devemos acreditar nas suas teorias, se estas teorias no estiverem de acordo com o que a palavra de Deus ensina.

Talvez fiquemos surpresos ao saber que a Biblia nos fala muitas coisas importantes sobre os dinossauros! No livro de J, o livro mais antigo da Bblia, Deus disse a J que fosse at o Rio Jordo e observasse o Beemote que Ele havia criado (J 40.15,23). Os cientistas criacionistas, aqueles que creem na criao, pensam que o Beemote foi o maior dinossauro terrestre j criado; ele descrito como um animal forte e musculoso.

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Segundo o professor, telogo e pastor Monteiro Junior, do site O Pesquisador Cristo:


(...) O fato de hoje estarmos encontrando fosseis de dinossauros e animais prhistricos, que no so (segundo alguns acreditam) mencionados na Bblia, no quer dizer que haja algum erro na palavra de Deus, mas sim que h uma necessidade de entendermos como isso e o porqu disso. Se aceitarmos a ideia de um mundo pr-histrico com criaturas gigantescas e um planeta totalmente jurssico como comum vermos nas produes

cinematogrficas, ento teremos que acreditar que a Bblia no foi honesta conosco e que no passa de uma fabula, ou uma meia verdade. Teremos que abrir espao para muitas outras teorias cientificas propostas pelo homem. Fazendo isso, acabaremos por abandonar totalmente o conceito de que a Bblia a palavra de um Deus criador, que arquitetou e criou todo o universo e a vida como nos exposta nas Escrituras. Mas, e se encontrssemos provas de que os dinossauros realmente existiram e que se encaixam perfeitamente com a viso bblia e que no h nada na existncia destas criaturas que venha a desmentir a Palavra de Deus? Para que isso acontea teremos que trazer os dinossauros para tempos mais atuais da historia humana. Teremos que coloca-los vivos na poca de Ado e Eva, nos tempos de No, Moiss, Davi e at quem sabe, em nossos dias para provar que este grande enigma referente a historia dos dinossauros e a narrativa bblica, na verdade no to grande assim (...) <O Pesquisador Cristo; 16/12/2011>

de extrema importncia que o professor tenha convico do que vai ensinar a ponto de defender seu ponto de vista e conseguir apresentar turma outras hipteses que talvez no sejam teocentristas. No queremos de maneira alguma convencer as crianas do nosso ponto de vista mas sim, apresentar a elas o que a Bblia fala sobre estes animais pr-histricos de maneira verdadeira e clara para formarmos cidados argumentadores e levantadores de hipteses, aptos e tirar concluses e considerarem a verdade atravs dos princpios.

9. ESTUDO DE PALAVRAS:

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

9.1

DEFINIES DO DICIONRIO

DINOSSAURO: O termo Dinosauria foi proposto em 1842 por Richard Owen para classificar os grandes esqueletos de rpteis extintos que haviam sido recmdescobertos no Reino Unido. A palavra, em latim, deriva do grego , que significa lagarto terrvel, apesar desses animais serem rpteis, e no lagartos. O termo Dinosauria, em portugus, adaptado como Dinossauro.

PALEONTOLOGIA: A Paleontologia (do grego palais, antigo + ntos, ser + lgos, estudo) a cincia natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geolgico, bem como os processos de integrao da informao biolgica no registro geolgico, isto , a formao dos fsseis

FSSIL: Os fsseis (palavra deriva do termo latino fossilis que significa "desenterrado" ou "extrado da terra") so restos de seres vivos ou evidncias de suas atividades biolgicas preservados em diversos materiais.

10.

PESQUISA BIBLICA:

Na Bblia sagrada existem algumas palavras e referencias usadas para nos descreverem os Dinossauros. So elas: A primeira referncia a estes seres Gn. 1:21 "Deus criou as grandes baleias". A palavra hebraica para baleias TANNIYM, que significa monstro. Esta palavra surge mais de 20 vezes em toda a Bblia;

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Outra passagem relativa a dinossauros Isaas 27:1. Fala de um tipo de drago marinho denominado de Leviat (veja Salmo 74:14; 104:26), e est descrito pelo prprio Deus em J 41:1-34.

Na biologia os dinossauros so classificados como rpteis, sendo assim Gn 1: 24 25 declara: Disse tambm Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espcie: animais domsticos, rpteis e animais selvticos, segundo a sua espcie. E assim se fez". Logo se a Bblia afirma que os rpteis foram criados juntamente com os outros animais, resta agora o fator f. Ou seja. Cabe ao homem crer na Bblia ou no.

11.

ATIVIDADES DE RACIOCNIO PARA A IDENTIFICAO

DE PRINCPIOS DO TEMA:

MORDOMIA: Gn 2:15-Tomou, pois o Senhor Deus ao homem e o colocou no Jardim do dem para o cultivar e o guardar( Deus deu a Ado a autoridade de cuidar e nomear todos os animais criados);

SOBERANIA: Rm 13:1 Porque no h autoridade que no venha de Deus Deus o nico autor e criador de todas as coisas, Dele a terra e todos os que nEla habitam. A soberania de Deus permitiu que as espcies de dinossauros fossem extintas por sua improvvel permanncia na terra junto aos homens;

12.

ATIVIDADES PARA RELACIONAR A APRENDIZAGEM

DO TEMA COM A VIDA DO ALUNO:

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

O projeto desenvolvido dentro de um trimestre e as atividades sero elaboradas e desenvolvidas de acordo com as necessidades das disciplinas, de forma inter, trans e multidisciplinar, dentro durante os trimestres. dos contedos trabalhados

13.

ATIVIDADES

DE

REGISTRO

APLICAO

DA

APRENDIZAGEM

Aps a aplicao do projeto no trimestre corrente, montamos com as crianas uma grande e significativa feira, que denominamos de I Mostra de Registros da Educao Infantil Projeto Dinossauros.

Nesta feira, organizamos de maneira expositiva todos os registros, atividades do livro didtico, textos coletivos, maquetes, literaturas, pesquisas e informaes que produzimos e adquirimos durante a execuo do projeto.

Distribumos convites para todas as turmas da Escola bem como para a direo, administrativo e pais, convidando-os para a visitao da nossa feira.

Preparamos alguns aventais para os nossos pequenos pesquisadores, instalamos caixa de som com microfone e sonorizamos a sala com um CD que trazia sons da poca pr histrica e com a sala em clima de Mostra pedaggica, os visitantes chegavam e eram surpreendidos pelos prprios alunos que literalmente dominaram o contedo, explicando passo a passo sobre tudo o que tinham aprendido no decorrer do projeto.

As crianas trabalharam a oratria trazendo aos visitantes da Feira as maiores e mais importantes informaes adquiridas ao longo do projeto reforando

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

assim a aprendizagem adquirida. Explicaram a execuo de cada atividade passo a passo, deixando as visitas impactadas.

Nesta feira pudemos desfrutar das crianas aplicando realmente o que tinham aprendido enquanto expunham para todos, sem receios ou duvidas, as informaes adquiridas sobre os dinossauros.

14.

ATIVIDADES DA

AVALIAO DO PROCESSO DE

ENSINO-APRENDIZAGEM

Os alunos so avaliados durante todo o projeto por meios de atividades desenvolvidas, atividades avaliativas, pesquisas escritas, trabalhos em grupo

envolvendo as famlias, apresentaes, montagem da pasta, entre outras.

15.

CONCLUSO FINAL:

Este projeto foi desenvolvido pela primeira vez em 2012 com as turmas do Pr II matutino e vespertino causando um verdadeiro impacto em todo o colgio Shalom. Os objetivos foram alcanados com satisfao pois presenciamos da participao de muitas famlias interessadas em aprofundar suas pesquisas acerca dos dinossauros, ajudando seus pequenos para uma maior compreenso acerca do assunto.

No decorrer do projeto surgiram muitos desafios, mas com a participao, companheirismo, respeito, crticas e sugestes da turma, da famlia e da coordenao

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

pedaggica, realizamos as devidas mudanas. Estas contriburam para alcanarmos o sucesso da aprendizagem.

Trabalhar o Projeto Dinossauros com a finalidade de ampliar o conhecimento dos alunos uma alternativa que possibilitou a aquisio de uma capacidade de senso investigativo muito grande.

Acreditamos que este projeto veio de encontro necessidade de abordar contedos de Natureza e Sociedade de uma forma mais ldica e prazerosa, envolvendo a famlia neste contexto escolar. E, por conseguinte, as outras disciplinas tambm puderam ser trabalhadas de forma eficaz no deixando nenhum eixo de lado.

A Mostra dos trabalhos, que foi desenvolvida como encerramento deste ciclo de aprendizagens, confirmou que este projeto realmente saiu direto do corao do Senhor para entrar no corao de nossos alunos, pois alm de aprenderem com eficcia, percebemos o prazer e a alegria ao exporem para os demais alunos da escola, famlia e funcionrios sobre tudo o que ouviram e aprenderam.

... H um s Senhor, Jesus Cristo, pelo qual so todas as coisas, e ns tambm por Ele. I Corntios 8.6

16.

RECURSOS MATERIAIS

Livro Didtico; Portflio; Multimdia; Bblia; Dicionrio; Papis diversos;

Animais Pr-Histricos
Tinta Guache; Cola Colorida; Tesoura; Lpis de Cor; Areia; Massinha de modelar caseira; Brinquedos de Dinossauros; Isopor; Plantas; Caixa de sapato; Fitas Coloridas; Alfabeto mvel.

Colgio Shalom

17.

BIBLIOGRAFIA

BIBLIA. Portugus. Bblia Sagrada. Traduo de Padre Jos Ferrreira de Almeida. So Paulo, 1996, Edio Revista e Atualizzada.

CORDI, Angela. Projeto Eco Mirim Grupo 5 Unidade 4. Ed. Positivo, Curitiba, 2009.

WHITCOMB, Norma A. O Mistrio dos Dinossauros. Ed. Fiel, 4 edio, So Paulo, 2005

Animais Pr-Histricos 18. ANEXOS

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Animais Pr-Histricos

Colgio Shalom

Вам также может понравиться