Вы находитесь на странице: 1из 4

Lngua Portuguesa

L o texto:

Trabalho de grupo
Estavam os trs sentados no muro do ptio. -Que ideia maluca da Professora Paula! Comentou o Vasco, balanando as pernas. -At nem acho. Contestou a Vera Por acaso foi giro dividir a turma em grupos e ficar cada um com sua cor. - Chamou-lhe Projecto Arco-ris-disse tranquilamente a Viviana, Vivi para toda a gente, menos para o professor de Ingls que teimava em lhe chamar Vivian, porque a achava parecida com uma tal Vivian Leigh, actriz de cinema. Nos olhos. Verdes. (Aquela mania dos adultos de falarem de gente que j ningum conhecia, e dizerem piadas do tempo deles que no faziam sentido aos ouvidos dos mais novos!) -A ns calhou-nos o verde acrescentou ela. -A mim o verde s me diz Sporting, mas no interessa porque sou do Benfica desdenhou o Vasco, sempre a balanar as pernas. -Fazia c uma falta o futebol! E por acaso, toma l cuidado com os ps que j me deste duas caneladas repontou o Vera. Vasco, Vera e Viviana. Eram inseparveis. Os nicos Vs da turma. Tinha havido uma Vanda, mas essa antes do Natal fora-se embora para o Canad onde estavam os pais. Como ficavam a seguir na caderneta dos professores, era um grupinho sempre certo quando se tratava de divises de trabalho. Pesquisar e escrever sobre tudo o que se relacionasse com a cor atribuda, era o tema. Podem encontrar muita coisa, podem encontrar pouca Vocs que iro descobrir. uma aventura, dissera a professora Paula. -Verdeverde Lembra-me salsa, hortel, coentros -E por acaso lembras-te bem, Vivi. Talvez se arranjssemos sementes disso e metssemos em vasos com terra -Copinhos de iogurte saa mais barato. -Pintadinhos de verde. -De verdes, no, porque depois no sobressaem as ervas. -Quanto tempo levaro a crescer? -Por acaso no sei; mas tudo isso serve de pesquisa, no ? A campainha cortou-lhes a conversa.

Responde:
1 Quais as personagens referidas no texto? 2 Refere o nome do autor e o nome da obra a que pertence o texto. 3 Qual foi a ideia da professora Paula? 4 Qual era o objectivo do trabalho? 5 Transcreve do texto a ideia que o grupo teve para apresentar o trabalho.

Reescreve as palavras por ordem alfabtica:


Caixa Costas Tema Pernas Terra Tempo

Identifica e classifica os ditongos das palavras:


Diviso Paula Vai Explicaes Insistiu

Procura no dicionrio o significado das seguintes palavras:


Piada Balana Turma Pesquisar Barato

Observa as palavras, sublinha a sua slaba tnica e classifica-as quanto acentuao, colocando uma cruz na respectiva coluna:

Palavra
Primavera Histria P Peixe Rapaz

Esdrxula

Grave

Aguda

Divide as palavras em slabas e coloca-as na respectiva coluna: Palavras


Me Extraordinrio Vero Bailarina

Monosslabos

Disslabos

Polisslabos

L o texto:
Era uma tarde j quente, mas a gua do ribeiro ainda estava muito fria para se poder tomar banho e o rapaz estava deitado de bruos na pequena praia de areia, distrado a fazer uma construo com pedras e ramos de rvores.

Completa a grelha com as palavras destacadas: Nomes Adjectivos Verbos Determinante s

Atenta a frase seguinte:

o rapaz ouviu o peixe a falar, com uma voz estranha, que parecia vir do fundo do rio.

Agora reescrev-la, iniciando-a com as seguintes palavras:

Agora Amanh Antigamente

Escreve duas palavras da famlia de:

Adjectivos

Nome
Aventura Cuidado Coragem

Verbo

Coloca acentos nas palavras que se seguem:

Ruido heroi

fenomeno papeis

camara

sotao agradaveis

ceu

Вам также может понравиться