Вы находитесь на странице: 1из 3

Aula 2. 1.0 Conceito de Criana e Adolescentes: Art. 2 ECA. Crianas: 12 anos incompletos. Adolescente: 12 anos completos a 18 anos incompletos.

. O critrio adotado o CRONOLGICO. OBS: A distino entre criana e adolescente tem importncia, por exemplo, no que tange s medidas aplicveis prtica de ato infracional. 2.0 Dos Direitos Fundamentais. (Ttulo II, ECA) 2.1 Direito vida e sade. (arts. 7 a 14) a) Polticas Pblicas: as polticas pblicas competem precipuamente ao poder executivo, mas a fiscalizao compete ao MP, DP, PL, e sociedade civil organizada; b) Direitos da Gestante: art. 8, faz referencia ao direito da gestante receber tratamento adequado durante o perodo de gestao. Visa proteger a criana vir luz. Ex: atendimento pr e perinatal e apoio alimentar gestante; assistncia psicolgico durante a gestao e ps o parto. c) Art. 9, assegurar o direito amamentao as mes submetidas a medida privativa de liberdade; d) Art. 10, adequada identificao dos recm nascidos e de suas genitoras a fim de evitar a troca de identidades. Obs: os arts. 228 e 229 do ECA preveem como delito as condutas omissivas, daqueles que deixam de cumprir esse dispositivo; (Declarao de Nascido Vivo) e) Art. 11: SUS, atendimento integral: o atendimento no se resume ao atendimento de mdicos. Para prestar-lhes ampla proteo, podem ser necessrios psiclogos, fisioterapeutas e outros professionais ligados rea de sade. Obs: a propositura de aes individuais em face do poder pblico para garantir o atendimento, funo institucional da DF; f) Art. 12: garantir ao jovem o amparo de pessoas a ele afetivamente ligadas durante o perodo de internao para tratamento mdico g) Art. 13 Maus Tratos: necessria a comunicao ao Conselho Tutelar ; o ECA define como infrao administrativa a no comunicao de suspeita ou confirmao de maus tratos contra criana e adolescente(art. 245); obs: Enquanto no instalado o CT, suas atribuies cabem autoridade judiciria(art. 262) h) Preocupao com a entrega da criana adoo: as mes devem ter acompanhamento psicolgico a fim de serem devidamente informadas acerca das consequncias de seu ato. O art. 258-B, previu infrao administrativa para o mdico , enfermeiro, ou dirigente de estabelecimento de sade que deixar de encaminhar a mulher a autoridade judiciria. 3.0 Direito liberdade, ao respeito e dignidade. Arts. 16 a 18 do ECA).

a) Os dispositivos esto em consonncia com as garantias fundamentais previstas na CF. Liberdade, respeito e dignidade da pessoa humana, so valores sociais que permeiam todo o sistema jurdico da CF a atos de menor hierarquia. b) O direito liberdade no absoluto. No ECA h a previso de privao de liberdade do adolescente. Obs: crime a apreenso de criana ou adolescente em desrespeito s hipteses legais do art. 106. (art. 230) c) Art. 16. Rol exemplificativo, pois as manifestaes do direito liberdade podem assumir formas no previstas pelo legislador. Ex: d) O art. 17, materializa o que vem a ser o direito ao respeito. Guarda relao com os direitos da personalidade; e) O art. 18 trata da dignidade da pessoa humana 4.0 Do Direito Convivncia Familiar e Comunitria (art. 19 a 24 do ECA) 4.1 Preferncia legal da famlia natural: a criana e o adolescente deve, preferencialmente, ser criadas por aqueles com quem tem laos de sangue, sua famlia natural. Entretanto se essa convivncia for perniciosa, possvel sua colocao em famlia substituta, atravs de guarda, tutela ou adoo. O critrio fundamental, para essa verificao, o do melhor interesse da criana ou adolescente. Obs: Necessidade de trabalhar a famlia. 4.2 Permanncia do jovem fora do convvio familiar: estes pargrafos no guardam relao com o caput, Tratam especificamente da permanncia do jovem, fora do convvio da sua famlia, em programa de acolhimento ou institucional. O objeto dessa nova normativa no prolongar indefinidamente o afastamento da criana ou do adolescente de sua famlia. Reavaliao, no mximo, a cada seis meses. Prazo de permanncia de 2 anos, dilatvel em carter excepcional, no interesse exclusivo do jovem. O 3, determina que a manuteno ou reitegrao do jovem em sua famlia deve ser o primeiro objeto perseguido pelos profissionais envolvidos com a situao. 4.3 Igualdade de direitos entre os filhos: art. 20 tem sua razo de ser ligada ao regime jurdico anterior CF. O CC 16, e outros diplomas, previam distines entre filhos biolgicos e adotivos, ou frutos de relao de casamento e concubinato, notadamente em relao ao regime sucessrio. Esse dispositivo reproduo do art. 227, 6 da CF. O CC 2002, tambm repetiu essa redao em seu art. 1.596; 4.4 Ptrio Poder Poder familiar: o complexo de direitos e deveres que compete aos pais frente a seus filhos menores. A expresso poder familiar deixa mais clara a ideia de que a criao e educao dos filhos competem ao pai e me em igualdade de condies. (art. 226, 5, e art 229, primeira parte CF). Dentro do contedo do poder familiar encontram-se diversos deveres, elencados no art. 22, como sustento, guarda e educao. Obs: H sanes civis e penais para os pais que descumprem suas obrigaes para com os filhos. Ex: a negligncia, gera no mbito civil a suspenso ou extino deste poder, com a posterior concesso de tutela ou adoo. Ex: na esfera penal , abandono de incapaz. O rol do art. 22 exemplificativo. O CC elenca hipteses de perda ou suspenso do poder familiar. (art. 1.637 e 1.638)

Perda ou suspenso do poder familiar necessidade de contraditrio, de modo a atender aos princpios constitucionais do direito processual. O processo em regra proposto pelo MP, cabendo DP a defesa dos pais hipossuficientes. A perda ou suspenso podem surgir no bojo de uma ao de adoo ou tutela proposta por particulares (art. 155 ECA), nesses casos o MP atua como custos legis. O profissionais do direito devem pautar sua atuao no melhor interesse da criana e no princpio da proteo integral. Pedido Implcito de destituio do poder familiar (STJ) No possvel pedido implpicito, ou seja, o pedido de adoo no contm em si o pedido de destituio. necessrio que os adotantes cumulem os pedidos de destituia de poder familiar e adoo, sob pena de caracterizao de falta de condio da o, consistente na impossibilidade jurdica do pedido. Info n312. Resp 283.092-SC

Вам также может понравиться