Вы находитесь на странице: 1из 12

Psicologia:Teoria e Prtica 2007, 9(2):14-25

Abrigos para crianas vtimas de violncia domstica: funcionamento relatado pelas crianas e pelos dirigentes
Cynthia Granja Prada Lcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Universidade Federal de So Carlos

Ldia Natlia Dobrianskyj Weber


Universidade Federal do Paran

Resumo: Os abrigos para crianas vtimas de violncia domstica foram alvos de vrios estudos no Brasil, em razo da falta de qualidade no atendimento s crianas. Aps a promulgao do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), os abrigos foram gradualmente reformulados e os estudos passaram a avaliar a qualidade dessas instituies. Este estudo teve por finalidade analisar a rotina de funcionamento de abrigos das cidades de Curitiba e Santos. Em Curitiba participaram 30 crianas abrigadas em um abrigo tradicional e um do tipo casa lar, e os responsveis por essas instituies; em Santos participaram dirigentes de cinco instituies de abrigo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com os dirigentes e com as crianas. Constatou-se que indicadores como nmero reduzido de crianas por cuidador eram respeitados na maioria deles. Contudo, quesitos como o respeito individualidade e insero na comunidade ainda no foram concretizados por todas as instituies. E por fim constatou-se presena de punio em um dos abrigos analisados. Palavras-chave: abrigo; crianas vtimas de violncia domstica; indicadores de qualidade de abrigos; comunidade; cuidador. INSTITUTIONS FOR VICTIMIZED CHILDREN: FUNCTIONING REPORTED BY CHILDREN AND MANAGERS Abstract: Institutions for victimized children, in Brazil, have been focus of several studies, mainly in the 1980s, due to lack of quality in the childrens care. After the Estatuto da Criana e do Adolescente promulgation (Children and Adolescents Act), the institutions have been gradually altered and the studies have turned towards the assessment of basic requests, such as quality of the structure and quality of care provided in these institutions. This study had the purpose of analyzing the functioning routine of institutions in the cities of Curitiba and Santos. Thirty children institucionalized into institution for children participated of the study in Curitiba City. Five coordinators of institutions for children participated as well. The date collected was executed with coordinators interview. Results indicated that a reduced number of children per caretaker was respected in the majority of cases. However other points such as respect for the individuality and insertion in the community were not achieved by all institutions. Keywords: institutions for children; children victims of domestic violence; quality indicators of institutions for children; community; career.

Abrigos para crianas vtimas de violncia domstica: funcionamento relatado pelas crianas e pelos dirigentes

ABRIGOS PARA NIOS VICTIMAS DE VIOLENCIA FAMILIAR: FUNCIONAMIENTO NARRADO POR DIRIGENTES Y NIOS Resumen: Los abrigos para nios vctimas de la violencia familiar fueran tema de muchos estudios en Brasil, sobretodo en la dcada de 1980, debido a la escasez de la cualidad en el cuidado con los nios. Despus de la promulgacin del Estatuto del Nio y del Adolescente, los abrigos fueran gradualmente cambiados y los estudios concentraron sus investigaciones para el estudio de la calidad de la estructura y cuidado a los nios de las instituciones. El objetivo del estudio fue analizar la rutina de funcionamiento de los abrigos de las ciudades de Curitiba y Santos. La colecta de datos fue realizada por medio de una entrevista con los dirigentes y con los nios, adems fueran utilizadas actividad de juegos temticos buscando a complementacin de los datos. Los resultados indicaron que el nmero reducido de nios por monitor era respetado en la mayora de los casos. Todava otros puntos como el respecto a la individualidad y insercin en la comunidad an no fueron cumplidos por todas las instituciones. Palabras clave: abrigo; nios vctimas de violencia familiar; indicadores de calidad de los abrigos; comunidad; cuidador.

Introduo
Abrigo seria um nome genrico para designar instituies que acolhem crianas e adolescentes em situao de risco pessoal, ou em situao de rua. O termo abrigo relativamente recente, nascido juntamente na dcada de 1980 com o incio das discusses e formulaes do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA). O termo mais comumente utilizado antes desse perodo era simplesmente instituio para crianas abandonadas, carentes, enfim, em situao de risco pessoal ou social. O processo de abrigamento dessas crianas era chamado de institucionalizao. A expresso situao de risco pessoal ou social refere-se aqui violncia sofrida pela criana no mbito familiar, ou seja, quando um membro da famlia o autor do ato violento contra a criana. A violncia domstica pode ser definida como: a violncia que pode se dar por ao ou omisso, mas sempre capaz de causar dano fsico, sexual e/ou psicolgico vtima, criana ou adolescente. O agressor sempre mais velho que a criana ou o adolescente e compartilha a mesma moradia destes (CARDOSO DE MELLO, 1999, p. 28). Dessa forma, pode-se afirmar que a violncia domstica o principal motivo de abrigamento de crianas e adolescentes. Em uma pesquisa nacional, Prada e Ingberman (2001) apontam como causas principais de abrigamento duas formas de violncia domstica: o abandono (43%) e a negligncia (40%), seguidos, em terceiro lugar, pela violncia fsica (13%). Neste trabalho sero utilizados os termos abrigo e instituio, bem como abrigamento e institucionalizao de forma indiscriminada, ou seja, ora ser utilizada uma forma ora outra, j que sero relatadas pesquisas de diversas pocas nas quais o termo abrigo/abrigamento no era utilizado. Maricondi (1997, p. 2) aponta que a mudana do termo no foi apenas esttica, mas reflete uma nova postura de atendimento criana e ao adolescente, quando observa que:
Psicologia:Teoria e Prtica 2007, 9(2):14-25

15

Cynthia Granja Prada, Lcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, Ldia Natlia Dobrianskyj Weber

o Abrigo no apenas uma nova palavra a denominar um tipo de atendimento: essencialmente, uma ruptura com as antigas prticas do internato, um desafio que toda mudana traz consigo

No entanto, sabemos que existe uma variao das formas de organizao das instituies com esses fins, desde as grandes instituies de cunho religioso, criadas no sculo XIX, at as pequenas que pretendem reproduzir um ambiente familiar, como sugere o ECA (BRASIL, 2006). Uma primeira observao parece ser necessria: a distino entre abrigo e internato, conceitos que ainda se confundem. A internao constitui uma medida socioeducativa, que priva a liberdade, dirigida a adolescentes que praticaram atos infracionais. O abrigo uma medida para atender crianas e adolescentes desprotegidos, em situao de risco pessoal ou social, no implicando restrio da liberdade (CARVALHO, 1993). O tema abrigamento ou institucionalizao de crianas em situao de risco muito complexo e, por isso, estudado por diversas reas do conhecimento como a psicologia, a antropologia, a sociologia, o direito, entre outras. Segundo Trindade (1984), as pesquisas sobre o abrigamento ou a institucionalizao de crianas cresceram muito desde meados da dcada de 1970, e continuaram em ascendncia at a poca em que a autora realizou seu estudo. Os estudos realizados antes do Estatuto da Criana e do Adolescente (GONALVES DA SILVA, 1997; CAMPOS, 1981; TRINDADE, 1984; PETROCINI, 1984; RIZZINI, 1985; ALTO; RIZZINI, 1985; ALTO, 1990) mostravam uma uniformidade nas crticas, normalmente direcionadas inflexibilidade no funcionamento da instituio, resultando em disciplina coercitiva e massificao do atendimento s crianas que viviam no abrigo, quase sem contato com o mundo externo, e, dessa forma, sem nenhuma convivncia com um ambiente prximo ao familiar. Atualmente, tendo por base uma anlise retrospectiva, percebe-se que as pesquisas sobre abrigamento tiveram seu auge prximo promulgao do Estatuto da Criana e do Adolescente (BRASIL, 2006), mas que, aps esse perodo, houve uma certa estagnao, e os pesquisadores voltaram-se para os estudos sobre crianas e adolescentes em situao de rua. Alguns estudos (CARVALHO, 1993; MARICONDI, 1997) realizados aps a promulgao do Estatuto da Criana e do Adolescente (BRASIL, 2006) identificaram algumas mudanas na rotina das instituies, ou seja, o surgimento de novas modalidades de atendimento criana, como o sistema de casas lares. No entanto, outras pesquisas (WEBER; GAGNO, 1995; WEBER; KOSSOBUDZKI, 1996; WEBER, 2000) denunciavam que o Estatuto da Criana e do Adolescente continuava sem cumprimento, ou seja, ainda estavam em funcionamento instituies do tipo total (GOFFMAN, 1992), baseadas na excluso do contato da criana com a sociedade. As instituies analisadas no presente trabalho so de dois tipos e se diferenciam no modo de funcionamento entre si: uma chamada aqui de abrigo (do tipo convencional) e outra de casa lar. Convm aqui operacionalizar esses termos para melhor compreenso do restante deste estudo.
16
Psicologia:Teoria e Prtica 2007, 9(2):14-25

Abrigos para crianas vtimas de violncia domstica: funcionamento relatado pelas crianas e pelos dirigentes

Abrigos (do tipo convencional) so instituies para crianas e adolescentes em situao de risco pessoal ou social, nas quais eles moram e so cuidados por funcionrios que exercem a funo de monitores ou educadores, sendo responsveis por suprir as necessidades bsicas de alimentao, higiene, sade, educao, afeto e organizao da rotina diria das crianas. Esses monitores ou educadores trabalham em sistema de turno, havendo trocas de funcionrios ao longo do dia. No caso das crianas, o nmero maior do que em instituies do tipo casa lar, podendo chegar a abrigar at duzentas (ou mais, dependendo da instituio). No entanto, podem-se encontrar instituies com um nmero menor de crianas. Quanto a espao fsico, os dormitrios so coletivos, geralmente comportando um nmero prximo de dez crianas, podendo chegar at cinqenta crianas em algumas instituies mais antigas, bem como outras dependncias como banheiros, salas de uso comum, refeitrio, rea livre e espaos administrativos. A casa lar um sistema de organizao de instituies que abrigam crianas em situao de risco pessoal ou social ou abandono. O objetivo da estrutura de uma casa lar garantir o direito da criana s necessidades bsicas de educao, sade, lazer e afeto por meio do convvio familiar substituto, denominado famlia social. A famlia social composta, geralmente, por um casal social, ou apenas uma me social, que passa a morar na casa, com as crianas abrigadas. Essa casa deve ser preparada para uma famlia, gerenciada financeiramente por uma organizao privada ou pblica. O casal (ou me) social ter como tarefa agregar afetivamente as crianas em situao de risco pessoal ou social. Quanto ao nmero de crianas, essas so aproximadamente de oito a dez em cada casa, contando com os possveis filhos do casal ou me social. O espao fsico o mais semelhante possvel ao de uma casa convencional, com quartos, banheiros, o quarto do casal, sala, cozinha e rea livre (quintal ou varanda). O ponto fundamental que distingue a casa lar do abrigo a aproximao do proposto pelo Estatuto da Criana e do Adolescente (BRASIL, 2006) no que tange sua organizao que visa reproduzir um ambiente familiar, buscando um maior contato afetivo, com figuras de afeto constantes (MARICONDI, 1997; CARREIRO, 2004). A importncia de estudos sobre caractersticas dos abrigos no Brasil est na possibilidade de delinear programas de interveno para amenizar os riscos que uma rotina mal estruturada, com funcionrios despreparados, pode trazer para as crianas abrigadas (PRADA, 2007). O objetivo do presente estudo foi analisar a rotina de funcionamento de abrigos de duas cidades distintas (Curitiba e Santos), tanto sob a tica dos dirigentes quanto das crianas.

Mtodo
Os participantes foram trinta crianas com idade variando entre 8 e 12 anos: dezoito delas estavam sob a guarda de uma instituio do tipo casa lar e as outras doze viviam em

Psicologia:Teoria e Prtica 2007, 9(2):14-25

17

Cynthia Granja Prada, Lcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, Ldia Natlia Dobrianskyj Weber

um abrigo tradicional, todos na cidade de Curitiba. Os critrios de seleo dos participantes foram: no possuir nenhuma doena fsica ou mental, estar abrigado h pelo menos um ano e que estivessem freqentando a escola, tendo iniciado no mnimo o ciclo bsico. Em Curitiba, alm das crianas, participou um membro responsvel por cada instituio analisada, somando treze dirigentes. Na cidade de Santos, apenas os dirigentes participaram, e foram entrevistados cinco dirigentes de abrigo nessa cidade.

Procedimentos de coleta de dados


O procedimento de coleta de dados foi dividido em dois momentos. Em 2002 foram coletados os dados referentes histria de abrigamento das crianas participantes, por meio de um roteiro de entrevistas e atividades ldicas com elas, englobando os seguintes temas: histria de vida, situao do abrigamento, individualidade, atividades no abrigo e fora dele, vnculo familiar, expectativa de futuro. Nessa ocasio s participaram dois abrigos da cidade de Curitiba (PRADA, 2002). Em 2004 esses dados foram complementados com uma nova avaliao das instituies participantes de 2002, sendo, ento, includas mais onze instituies de Curitiba e cinco de Santos. Os dados de 2004 foram coletados por meio de entrevista individual com os dirigentes de todos os abrigos participantes, utilizando um roteiro de entrevista elaborado especialmente para essa coleta pela primeira autora. O roteiro de entrevista continha os seguintes temas: dados histricos da instituio, caractersticas de construo, espao fsico, atividades na instituio e fora dela realizadas pelas crianas, vnculo com a famlia, quadro de funcionrios e suas caractersticas. A pesquisa realizada em 2004 teve autorizao do Comit de tica da Universidade Federal de So Carlos (UFSCar), em pesquisas envolvendo seres humanos sob Protocolo no 131/03. Os dados coletados em 2002 foram autorizados apenas por responsveis pelas instituies e pelas crianas participantes. Os dados apresentados aqui fazem parte de um projeto mais amplo que incluiu a pesquisa de mestrado de Prada (2002) que analisou toda a situao de abrigamento: a histria familiar infantil, os motivos para o abrigamento, a histria de abrigamento, a vinculao afetiva da criana com a famlia e com os cuidadores do abrigo e a expectativa de futuro destas. E ainda parte dos dados de uma pesquisa de doutorado realizada com os dirigentes de abrigo em 2004 (PRADA; WILLIAMS, 2004).

Resultados e discusso Sistema de abrigamento


Todas as cinco instituies participantes da cidade de Santos eram do tipo abrigo, ou seja, em mdia vinte crianas cuidadas por monitores que se revezam em sistema de turno de trabalho. As instituies de Curitiba dividiam-se em duas categorias: duas instituies eram do tipo abrigo e onze do tipo casa lar, sistema em que um grupo de aproximadamente dez

18

Psicologia:Teoria e Prtica 2007, 9(2):14-25

Abrigos para crianas vtimas de violncia domstica: funcionamento relatado pelas crianas e pelos dirigentes

crianas vive em uma casa e cuidado por uma funcionria designada como me social. Todas as instituies participantes eram Organizaes No-Governamentais (ONG).

Descrio do nmero de crianas abrigadas por cuidador


Este tema pretendeu analisar um dos indicadores de qualidade do abrigo que o nmero de crianas para cada cuidador, pois, se este for demasiadamente alto, o vnculo afetivo fica prejudicado. No h um padro estabelecido, mas usualmente os estudos utilizam os padres de anlise de instituies de ensino, os quais indicam que para cada treze crianas maiores de 6 anos indica-se um cuidador (MELLO; SILVA, 2004). Os dados mostraram que apenas uma instituio tinha mais de vinte crianas por cuidador. As outras apresentavam um nmero mximo de dez crianas por cuidador.

Prticas disciplinares nos abrigos


Este subtema pretendeu analisar quais eram as noes que a criana abrigada tinha de limites e quais as prticas disciplinares utilizadas nos abrigos. No geral, os resultados mostraram que os dois abrigos eram mais pautados pela disciplina coercitiva do que pela no-coercitiva. Na casa lar eram usados, mais freqentemente, castigos como forma de punir o comportamento infantil inadequado, e 73% das crianas fizeram esse relato. No abrigo apenas 34% das crianas relataram que ficavam de castigo. Houve diferenas entre a casa lar e o abrigo em relao ao uso intenso de punio fsica como prtica educacional verificada no abrigo, sendo tal prtica relatada por 58% das crianas, enquanto a casa lar utilizou a prtica de outros tipos de castigos. Entretanto, quase em sua totalidade os castigos utilizados careciam de funo discriminativa para as crianas controlarem os comportamentos que as precediam. A seguir sero apresentados exemplos das falas das crianas sobre as formas de disciplina nas instituies.

Castigo
Um dia eu fiz baguna no refeitrio e fiquei de castigo, cheirando parede (menino, 11 anos, abrigo). Um dia eu contei uma piada para o meu amigo na hora do almoo, e o meu castigo foi limpar todo o refeitrio sozinho, loua, cho e tudo (menino, 9 anos, abrigo). O castigo que a gente leva ficar sem assistir novela, que a gente gosta tanto (Menina, 10 anos, casa lar). Nesta casa aqui, com a outra tia, a gente ficava at de joelho no milho quando fazia alguma coisa errada (menina, 8 anos, casa lar). O castigo que a gente mais leva ficar no quarto sem fazer nada, trancado, ou no banheiro (menino, 9 anos, casa lar).

Psicologia:Teoria e Prtica 2007, 9(2):14-25

19

Cynthia Granja Prada, Lcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, Ldia Natlia Dobrianskyj Weber

Punio fsica
A vida aqui ruim, os meninos maiores batem na gente (menino, 9 anos, abrigo). Criana Sempre que a gente faz alguma coisa errada a gente apanha, no banheiro, quando vai tomar banho. Pesquisadora O que voc sente quando isto acontece? Criana Dor, n, tia? (menino, 9 anos, abrigo).

As prticas educativas utilizadas pelos cuidadores dos abrigos pesquisados eram notoriamente inadequadas. Em decorrncia dessa constatao, foi desenvolvido, a partir de 2004, um programa de interveno para cuidadores de abrigo, com o objetivo de capacit-los para interagir de forma mais adequada e positiva com as crianas por eles cuidadas. Esse programa foi embasado por estudos sobre interveno com pais e nos recentes estudos sobre prticas educativas e estilos parentais de Gomide (2006). A ntegra desse trabalho pode ser encontrada em Prada (2007).

Individualidade
Todas as crianas da casa lar relataram ter trazido objetos pessoais de casa e os tiveram conservado junto de si no local. Em contrapartida, somente 25% das crianas do abrigo ainda tinham os objetos pessoais. Outro ponto importante diz respeito aos objetos individuais na instituio: 100% das crianas da casa lar relataram ter cama, roupa e brinquedos individuais. Nenhuma criana do abrigo disse ter roupa individual, 8% afirmaram ter brinquedo e 100% tm cama prpria. Este subtema denuncia diferenas entre os dois abrigos. A casa lar tem o respeito individualidade da criana preservado. J o abrigo o retrato do processo de massificao institucional, no qual as crianas no existem como indivduos e sim como uma massa, um grupo com identidade e necessidades nicas para a instituio. Exemplos de fala das crianas sobre esse tema:
Eu trouxe uma foto com o meu pai e a minha tia pra c, mas rasgaram (menino, 10 anos, abrigo). A gente no tem roupa aqui, tem um armariozo l na rouparia, e, quando a gente vai tomar banho, a tia pega a roupa que serve na gente e a gente veste (menino, 9 anos, abrigo). Eu tenho uma parte do armrio s pra mim, tenho at roupa novinha, s minha (menina, 10 anos, casa lar). Eu tenho um carrinho que s meu, e outras coisas tambm, a gente ganha no Natal, no aniversrio, todo mundo tem brinquedo que s seu, mas a gente empresta tambm pro amigo (menino, 9 anos, casa lar).

20

Psicologia:Teoria e Prtica 2007, 9(2):14-25

Abrigos para crianas vtimas de violncia domstica: funcionamento relatado pelas crianas e pelos dirigentes

Atividades fora da instituio


Este subtema procurou levantar qual o contato que as crianas tinham com a comunidade por meio de atividades fora da instituio, alm de ir escola. Partindo da importncia da insero constante da criana na sociedade, ressaltada por autores como Trindade (1984), Maricondi (1997) e Mello (1999), foram analisadas as respostas das crianas. Na casa lar 72% das crianas realizavam alguma atividade extra, j no abrigo nenhuma criana fazia atividade alguma fora da instituio, exceto ir escola. Constatou-se, portanto, uma diferena gritante entre a casa lar e o abrigo, e o ltimo reproduziu o que havia de mais pernicioso na instituio a excluso.

Visitas e vnculo familiar


Este item aborda a freqncia dos contatos com pessoas conhecidas, principalmente a famlia. Quando o assunto envolve visitas criana abrigada, o tema mais freqente o afastamento das famlias ao longo dos anos, o que parece ser comum nos abrigos, mostrado em vrias pesquisas (CAMPOS, 1981; TRINDADE, 1984; ALTO, 1985, 1990; WEBER; GAGNO, 1995; WEBER; KOSSOBUDZKI, 1996; WEBER, 1998). Rizzini (1985) aponta, com base em dados obtidos em uma pesquisa realizada em trs internatos do Rio de Janeiro, com 363 crianas, que 42% delas no eram visitadas por ningum da famlia, no entanto 80% tinham pais. Os dados de Rizzini (1985) se confirmam nos dados obtidos com as crianas participantes desta pesquisa, pois foi constatado que a maioria das crianas, tanto do abrigo como da casa lar, no recebia visitas, 64% nunca receberam visitas da me, 75% nunca receberam visitas do pai, 62% nunca receberam visitas dos avs ou tios, 91% nunca receberam visitas de um amigo. Segundo os dirigentes das instituies de Curitiba, 38% das crianas recebiam visitas regularmente (toda semana, com faltas espordicas), 46% recebiam visitas s vezes (pelo menos a cada trs meses) e 16% no recebiam visitas. Nos abrigos de Santos, segundo os dirigentes, 35% recebiam visitas regularmente, 28% recebiam visitas s vezes e 37% no recebiam visitas. O relato dos dirigentes confirma o depoimento das crianas: a maioria delas no recebe visitas regularmente ou nunca recebeu. Outra constatao foi que 100% das crianas do abrigo recebiam visitas de pessoas desconhecidas, portanto sem vnculo com elas. Via de regra, essas pessoas iam busc-las para passear. Entretanto, segundo as crianas, era comum no consult-las sobre seu desejo de ir ou no a esses passeios; se no se manifestassem contra por iniciativa prpria, iam ao passeio. Enfim, desde os estudos da dcada de 1980 at os estudos atuais, como o presente estudo, chegou-se ao mesmo resultado: a escassez das visitas dos familiares e amigos s crianas que vivem em abrigos. Os autores de referncia para a discusso deste tpico foram: Campos (1981), Trindade (1984), Rizzini (1985), Alto (1985 e 1990), Weber; Gagno (1995), Weber e Kossobudzki (1996), Weber (1998).
Psicologia:Teoria e Prtica 2007, 9(2):14-25

21

Cynthia Granja Prada, Lcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, Ldia Natlia Dobrianskyj Weber

Consideraes finais
Os resultados dessa pesquisa mostraram que existem diferenas importantes entre os dois sistemas estudados casa lar e o abrigo, quanto ao modo de funcionamento. De outra forma, pde-se notar que existem caractersticas em ambos que nos remetem s antigas instituies anteriores ao ECA (BRASIL, 2006). As diferenas entre a casa lar e o abrigo foram evidentes quanto disciplina, atividade fora da instituio e individualidade da criana. As prticas disciplinares destacadas pelas crianas de ambas as instituies so exercidas pelo controle coercitivo, como castigos e retiradas de atividades prazerosas. Entretanto, a diferena entre os dois abrigos est na prtica constante da punio fsica verificada no abrigo, com destaque s outras prticas disciplinares, o que no foi relatado pelas crianas da casa lar. Outra diferena significativa entre a casa lar e o abrigo a preservao da individualidade da criana. No abrigo, a maioria das crianas que trouxe algum objeto de sua casa no o tinha mais junto de si, ou porque alguma criana pegou, ou porque foi confiscado por algum adulto da instituio. Outro dado importante a ser observado o fato de nenhuma criana do abrigo ter armrio ou roupas individuais, pois existe uma rouparia na instituio na qual ficavam todas as roupas utilizadas pelas crianas. J na casa lar, todas as crianas tinham espaos individuais em armrios em seus dormitrios, bem como roupas e brinquedos prprios. Preservar a individualidade de qualquer ser humano imprescindvel para que ele se reconhea como uma pessoa nica entre milhares de outras. O desenvolvimento da percepo de si de uma criana s acontece se ela puder fazer escolhas, por pequenas que forem, vivenciar mltiplas experincias, testar suas habilidades, descobrir suas preferncias, ou seja, viver com um certo nvel de autonomia. Enfim, o funcionamento de um Abrigo que extirpa o espao para a individualidade da criana ou do adolescente est interferindo na possibilidade de desenvolvimento de um adulto autnomo e capaz de ter uma vida independente. Os resultados mostraram que, mais de uma dcada depois da promulgao do Estatuto da Criana e do Adolescente (BRASIL, 2006), alguns abrigos conservam caractersticas anteriores ao ECA, mesmo com estudos tendo mostrado intensamente (TRINDADE, 1984; RIZZINI, 1985; ALTO, 1990; WEBER; GAGNO, 1995; WEBER, 2000) o quanto o funcionamento de uma instituio com uso intenso de controle disciplinar coercitivo e massificao das crianas e adolescentes pode ser prejudicial ao desenvolvimento emocional infantil. O cenrio anteriormente apresentado, baseado nos dados desta pesquisa, deixa claro que historicamente as instituies do tipo abrigo passaram por vrias transformaes, e que at o incio da dcada de 1990 essas eram predominantemente despersonalizantes para as crianas que l viviam, com a presena de muitos fatores de risco, principalmente a falta de relaes de afeto entre cuidadores e as crianas, bem como um ambiente massificante, no qual as crianas no conseguiam se diferenciar uma das outras. Aps a promulgao do

22

Psicologia:Teoria e Prtica 2007, 9(2):14-25

Abrigos para crianas vtimas de violncia domstica: funcionamento relatado pelas crianas e pelos dirigentes

ECA (1990), as instituies foram se modificando, diminuram os seus tamanhos e com isso o nmero de crianas abrigadas tambm diminuiu, o nmero de cuidadores por crianas aumentou, os espaos passaram a ser configurados para respeitar a individualidade das crianas. Isso tudo no mbito geral, com excees observadas at os dias atuais. A avaliao de um abrigo ficou facilitada pelos parmetros desenvolvidos pelos estudos feitos ao longo do tempo, centrados principalmente na qualidade do cuidado oferecido criana abrigada. Com isso, o papel e a ao do cuidador tambm tiveram que mudar. Inicialmente ele tinha o papel de provedor dos cuidados de higiene e alimentao, alm de ser o responsvel pela vigilncia das crianas e pela aplicao das sanes disciplinares julgadas necessrias. Hoje, o cuidador concebido como o educador, responsvel pelos cuidados globais das crianas, desde a higiene e alimentao, at o afeto, acompanhamento das tarefas e rotinas escolares e proporcionador da autonomia e individualidade da criana, como mostra Mello e Silva (2004). As mudanas ocorreram e continuam acontecendo, entretanto as pesquisas mostram que ainda existem discrepncias importantes quanto qualidade do cuidado e da proteo oferecido pelos abrigos. O que de fato deve ser analisado que os estudos que mostram a diminuio dos comportamentos agressivos infantis, o bom rendimento escolar das crianas e adolescentes, bem como os baixos ndices de envolvimento com drogas, comportamentos delinqentes e prticas violentas, esto se referindo a crianas que foram retiradas de uma situao familiar de alto risco e passaram a viver em abrigos com alto ndice de fatores de proteo e baixos ndices de fatores de risco. Ou seja, a mudana deve ser global, no adianta mudar edificaes, criando belas instalaes prediais, com quartos bonitos e individuais, com vrios banheiros, entre outros elementos, e apresentar cuidadores sem preparo, com prticas educativas violentas e coercitivas. A ponderao de todos os fatores indicar a mudana necessria para cada instituio. Como apontam Fein e Maluccio (1992) e Taussig e Culhane (2005), o abrigo ou as outras modalidades correspondentes (famlia acolhedora, famlia substituta, tambm chamadas foster care) so necessrios para a proteo da criana e do adolescente em situao de risco. Podem, ainda, oferecer criana todos os elementos que culturalmente se convencionou classificar como pertencentes exclusivamente famlia nuclear de origem, ou seja, proporcionar afeto ou apego seguros, constantes, com consistncia nas relaes com a criana, estabelecendo parmetros de educao e ateno de forma afetuosa, prticas educativas positivas, tudo isso na figura do cuidador. fundamental tambm propiciar um ambiente saudvel, com condies de higiene e alimentao necessrias para um desenvolvimento global adequado da criana e do adolescente. Enfim, o abrigo deve ter predominantemente fatores de proteo em suas caractersticas fsicas e humanas.

Psicologia:Teoria e Prtica 2007, 9(2):14-25

23

Cynthia Granja Prada, Lcia Cavalcanti de Albuquerque Williams, Ldia Natlia Dobrianskyj Weber

Referncias
ALTO, S. Os processos disciplinares nos internatos de menores. In: RIZZINI, I. (Org.). O menor em debate. Rio de Janeiro: Espao Cadernos de Cultura da Universidade Santa rsula, 1985. ______. Infncias perdidas. Rio de Janeiro: Xenon, 1990. ALTO, S. ; RIZZINI, I. Sobre as relaes afetivas nos internatos para menores. In: RIZZINI, I. (Org.). O menor em debate. Rio de Janeiro: Espao Cadernos de Cultura da Universidade Santa rsula, 1985. BRASIL. Estatuto da Criana e do Adolescente. 13. ed. So Paulo: Atlas, 2006. CAMPOS, A. V. D. S. Menor institucionalizado: um desafio para a sociedade. 1981. Tese (Doutorado em Psicologia) Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo, 1981. CARDOSO DE MELLO, A. C. M. P. O brincar de crianas vtimas de violncia fsica domstica. 1999. Tese (Doutorado em Psicologia) Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo, 1999. CARREIRO, U. L. Modalidades de abrigo e a busca pelo direito convivncia familiar e comunitria. In: SILVA, E. R. A. (Org.). O direito convivncia familiar e comunitria: os abrigos para crianas e adolescentes no Brasil. Braslia: Ipea, 2004. CARVALHO, M. C. B. (Org.). Trabalhando abrigos. So Paulo: IEE PUC/SP, 1993. FEIN, E.; MALUCCIO, A. N. Permanency planning: another remedy in jeopardy? Social Services Review, Chicago, v. 66, 1992. GOFFMAN, E. Manicmios, prises e conventos. 4. ed. So Paulo: Perspectiva, 1992. GOMIDE, P. I. C. Inventrio de estilos parentais. Petrpolis: Vozes, 2006. GONALVES DA SILVA, R. S. Institucionalizao e desenvolvimento psicolgico da criana. 1997. Dissertao (Mestrado em Psicologia) Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo, So Paulo, 1997. MARICONDI, M. A. Falando de abrigo. So Paulo: Governo do Estado de So Paulo, 1997. MELLO, S. G.; SILVA, E. R. A. Quem cuida? O quadro de recursos humanos nos abrigos. In: SILVA, E. R. A (Org.). O direito convivncia familiar e comunitria: os abrigos para crianas e adolescentes no Brasil. Braslia: Ipea, 2004. p. 99-134. MELLO, S. L. Estatuto da Criana e do Adolescente: possvel torn-lo uma realidade psicolgica? Psicologia USP, So Paulo, v. 10, n. 2, 1999. PETROCINI, S. M. Menor abandonado: estudo comparativo de duas diferentes instituies. 1984. Dissertao (Mestrado) Pontifcia Universidade Catlica de Campinas, Campinas, 1984. PRADA, C. G. A famlia, o abrigo e o futuro: anlise de relatos de crianas que vivem em instituies. 2002. Dissertao (Mestrado em Psicologia da Infncia e Adolescncia) Universidade Federal do Paran, Curitiba, 2002. ______. Avaliao de um programa de prticas educativas para monitoras de um abrigo infantil. 2007. Tese (Doutorado em Educao Especial) Universidade Federal de So Carlos, So Carlos, 2007.
24
Psicologia:Teoria e Prtica 2007, 9(2):14-25

Abrigos para crianas vtimas de violncia domstica: funcionamento relatado pelas crianas e pelos dirigentes

PRADA, C. G.; INGBERMAN, Y. K. Caractersticas de famlias de crianas e adolescentes abrigados na cidade de Curitiba. In: X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Campinas: Associao Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001. PRADA, C. G.; WILLIAMS, L. C. A. Caracterizao de instituies que abrigam crianas vtimas de violncia domstica na cidade de Santos e de Curitiba. In: XXXIV Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Anais... Ribeiro Preto: Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004. RIZZINI, I. A internao de crianas em estabelecimentos de menores: alternativa ou incentivo ao abandono? In: RIZZINI, I. (Org.). O menor em debate. Rio de Janeiro: Espao Cadernos de Cultura da Universidade Santa rsula, 1985. p. 39-52. TAUSSIG, H. N.; CULHANE, S. E. Foster Care as an intervention for abuse and neglected children. In: KENDAL-TACKETT, K. A.; GIACOMONI, S. M. (Ed.). Child victimization: maltreatment, bullying and dating violence, prevention and intervention. Kingston: Civic Research Institute, 2005. p. 20-25. TRINDADE, Z. A. A realidade de meninos institucionalizados. 1984. Dissertao (Mestrado em Psicologia) Instituto de Psicologia, Universidade de So Paulo. So Paulo, 1984. WEBER, L. N. D. Quero que algum me chame de filho Ou do direito convivncia familiar e comunitria. In: COUTO, S. (Org.). Nova realidade do direito de famlia. So Paulo: Coad, 1998. WEBER, L. N. D. Os filhos de ningum. Conjuntura Social, Curitiba, v. 2, 2000. WEBER, L. N. D.; GAGNO, A. O que sentem as crianas institucionalizadas em relao a seus pais biolgicos e ao futuro? In: XVI Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeiro Preto: SBP, 1995. p. 179. WEBER, L. N. D.; KOSSOBUDZKI, L. H. M. Filhos da solido: Institucionalizao, abandono e adoo. Curitiba: Governo do Estado do Paran, 1996. Contato: Cynthia Granja Prada Rodovia Washington Luis, km 235 So Carlos SP CEP: 13560-280 e-mail: cyprada@gmail.com

Tramitao Recebido em junho de 2007 Aceito em outubro de 2007

Psicologia:Teoria e Prtica 2007, 9(2):14-25

25

Вам также может понравиться