Вы находитесь на странице: 1из 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE CINCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE QUMICA INTRODUO AOS MTODOS INSTRUMENTAIS EXPERIMENTAIS Prof.

Mrio Ugulino

DETERMINAO DA COMPOSIO DO GS DE ISQUEIRO POR CROMATOGRAFIA GASOSA

Equipe: Hellen Regina Pessoa Macdo Jssica Lana Ricardo da Silva Manoel Madeiro de Souza

Joo Pessoa 2013

1.

INTRODUO

1.1. Cromatografia Princpios Bsicos A cromatografia um mtodo fsico-qumico de separao. Ela est fundamentada na migrao diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido a diferentes interaes, entre duas fases: a fase mvel e a fase estacionria. A grande variedade de combinaes entre fases mveis e estacionrias a torna uma tcnica extremamente verstil e de grande aplicao. A cromatografia pode ser utilizada para a identificao de compostos, por comparao com padres previamente existentes, para a purificao de compostos, separando-se as substncias indesejveis e para a separao dos componentes de uma mistura.

1.2. Cromatografia Gasosa A cromatografia gasosa veio possibilitar, de maneira rpida e eficiente, uma srie de separaes extremamente difceis, ou mesmo impossveis pelos mtodos tradicionais, como por exemplo a separao da mistura benzeno-ciclohexano, impossvel de ser feita por destilao fracionada, ou ainda, a anlise de gases provenientes de automveis, contendo mais de cem componentes, que podem ser separados por essa tcnica. Na cromatografia gasosa, os componentes de uma amostra vaporizada so separados em consequncia de sua partio entre uma fase mvel gasosa e uma fase estacionria lquida ou slida contida dentro da coluna. Ao realizar-se uma separao por cromatografia gasosa, a amostra vaporizada e injetada na cabea da coluna cromatogrfica. A eluio feita por um fluxo de fase mvel gasosa inerte. Dois tipos de cromatografia gasosa so encontrados: cromatografia gs-lquido (CGL) e cromatografia gs-slido (CGS). A cromatografia gs-slido baseada em uma fase estacionria slida na qual a reteno dos analitos ocorre por adsoro. A cromatografia gs-lquido baseada na partio do analito entre a fase mvel gasosa e uma fase lquida imobilizada na superfcie de um material slido inerte de recheio ou nas paredes de um tubo capilar.

Figura 1. Diagrama de cromatgrafo gasoso.

1.3. Sistema de Gs de Arraste A fase mvel em cromatografia gasosa denominada gs de arraste e deve ser quimicamente inerte. O hlio a fase mvel gasosa mais comum, embora o argnio, nitrognio e hidrognio sejam tambm empregados. Esses gases esto disponveis em cilindros pressurizados. Reguladores de presso, manmetros e medidores de vazo so necessrios para se controlar a vazo do gs.

Figura 2. Diagrama de blocos de um cromatgrafo a gs tpico.

As vazes so normalmente controladas por um regulador de presso de dois estgios no cilindro do gs e algum tipo de regulador de presso ou regulador de fluxo

montado no cromatgrafo. As presses de entrada situam-se na faixa de 10 a 50 psi (libras/polegada) acima da presso ambiente, o que produz vazes de 25 a 150 mL min -1 em colunas recheadas e de 1 a 25 mL min-1 para as colunas capilares de tubo aberto. Geralmente, admite-se que as vazes sero constantes se a presso de entrada permanecer constante.

1.3. Sistema de Injeo de Amostras A eficincia da coluna requer que a amostra seja do tamanho adequado e introduzido como uma zona estreita de vapor; a injeo lenta ou de amostras muito volumosas causa o espalhamento das bandas e uma resoluo ruim. Seringas calibradas so empregadas para a injeo de amostras lquidas por meio de diafragmas ou septos de silicone em uma porta de admisso da amostra aquecida localizada na cabea da coluna. A porta de admisso da amostra ordinariamente mantida a cerca de 50C acima do ponto de ebulio do componente menos voltil da amostra. Para as colunas analticas recheadas normais, o tamanho da amostra pode variar de poucos dcimos de microlitro at 20L. As colunas capilares necessitam de amostras menores por um fator de 100 ou maior. Um divisor de amostra frequentemente necessrio com colunas capilares para desviar para a coluna uma pequena frao conhecida (1:100 a 1:500) do volume injetado, enviando o restante para o descarte.

Figura 3. Vista da seco transversal de um injetor vaporizador direto tipo microflash.

1.4. Colunas Dois tipos gerais de colunas so encontrados em cromatografia gasosa: colunas recheadas e colunas tubulares abertas, ou colunas capilares. As colunas cromatogrficas variam em comprimento desde menos 2 m at 50 m ou mais. So construdas de ao inoxidvel, vidro, slica fundida ou teflon.

1.5. Sistemas de Deteco O detector de ideal para a cromatografia gasosa apresenta as seguintes caractersticas: Sensibilidade adequada. Em geral, as sensibilidades nos detectores atuais situam-se na faixa de 10-8 a 10-15g do soluto/s-1. Boa estabilidade e reprodutibilidade. Resposta linear aos solutos que se estenda a vrias ordens de grandeza. Faixa de temperatura desde a ambiente at pelo menos 400C. Um tempo de resposta curto e independente da vazo. Um tempo de resposta curto e independente da vazo. Uma alta confiabilidade e facilidade de uso. Similaridade de respostas a todos os solutos ou, alternativamente, uma resposta altamente previsvel e seletiva a uma ou mais classes de solutos. No deve destruir a amostra. 1.6. Anlise quantitativa pela CG A determinao quantitativa de um componente na cromatografia gasosa, com um detector diferencial do tipo que se descreveu, est baseada na medida da rea e da altura do pico registrado; a altura mais apropriada no caso de picos pequenos, ou de picos com largura pequena. A fim de que estas grandezas possam ser relacionadas quantidade do soluto na amostra, devem prevalecer duas condies: a) A resposta do sistema detector-registrador deve ser linear em relao concentrao do soluto; b) Devem permanecer constantes, ou ter o efeito da respectiva variao, fatores como vazo do gs de arraste, temperatura da coluna, etc.

1.7. Butano O butano um hidrocarboneto gasoso, aliftico, de frmula CH3CH2H2CH3. o quarto membro da famlia dos alcanos e apresenta uma cadeia de carbonos direta. um gs altamente inflamvel e que mais conhecido como gs de cozinha. O butano obtm-se do petrleo e do gs natural por refinao de gs ou atravs e cracking de hidrocarbonetos com elevado nmero de tomos de carbono. O butano tem grande aplicao com combustvel domstico, combustvel de aviao, como combustvel para isqueiros, como matria prima na produo de butadieno para borrachas sintticas, etc.

1.8. Propano O propano um alcano de trs carbonos, no txicos na natureza. Quando inalado, deliberadamente, faz com que haja a privao de oxignio ou asfixia, por isso, os produtos comerciais que contm o gs propano e os hidrocarbonetos aumentam este risco. O propano armazenado em temperatura ambiente, sob presso, e , quando sofre combusto, o propano apresenta uma chama clara e visvel. Atualmente, o gs propano aproveitado como fonte de combustvel em automveis, locomotivas, empilhadeiras e at em aparelhos de aquecimento, e tambm usado na produo do gs GLP, muito empregado tanto na indstria quanto em residncias, j que pode ser usado como gs para cozinhar. O propano possui baixo ponto de ebulio (a -43,6 C), o que permite uma vaporizao quando o gs liberado, tornando-o seguro para o transporte dentro de recipientes sob presso. Esta propriedade elimina a necessidade de um dispositivo de vaporizao. O propano como combustvel transportado atravs de grandes tanques, sendo comprimido dentro de cilindros especiais ou transportado do local de produo, atravs de um gasoduto, para a usina mais prxima. Os consumidores finais obtm o abastecimento de gs de cozinha, que conta com o gs propano em sua composio, por meio de botijes individuais e de tamanhos variados. Hoje em dia, muitas indstrias esto utilizando o gs propano em fornos de tijolos, em unidades de fabricao de vidro e indstrias similares.

2. OBJETIVO Determinar diretamente a concentrao de gs propano em amostras de gs de isqueiro utilizando a cromatografia gasosa.

3. METODOLOGIA 3.1. Materiais Utilizados 3.1.1. Vidrarias e Equipamentos Seringas para cromatgrafo; Cromatogrfo Gasoso GC-2014 SHIMADZU; Bexigas.

3.1.2. Reagentes Gs propano Gs nitrognio Gs de isqueiro (Marcas: Clipper universal e Volcano)

3.2. Procedimentos Experimentais A prtica a seguir foi realizada de forma demonstrativa. 1) Adicionou-se gs propano, que foi utilizado como padro, a uma bexiga. Em seguida, a bexiga foi tampada com uma tampa de borracha apropriada para a retirada do gs com a seringa. 2) O mesmo procedimento foi feito com relao as amostras do gs de isqueiro. 3) Em seguida foi injetado no equipamento o propano puro (padro). O gs foi em seguida, dentro do cromatgrafo, separado dentro da coluna, utilizando o gs nitrognio como o gs de arraste. 4) Anotaram-se o tempo de reteno do padro e a sua rea. 5) Em seguida, realizou-se as anlises cromatogrficas das amostras de gs de isqueiro da mesma maneira como foi feita a anlise do padro.

(A)

(B)

(C)

Figura 4. Gases separados para anlise. (a) Gs propano (padro) (b) Gs de isqueiro (Volcano) (c) Gs de isqueiro (Clipper)

4. RESULTADOS E DISCUSSO Aps as anlises obtiveram-se os dados referentes ao padro, o propano, e para as amostras do gs de isqueiro Volcano, A, e do gs de isqueiro Clipper universal, B. Os dados que sero utilizados so os tempos de reteno, as reas e as alturas dos picos cromatogrficos.

Amostra Propano Propano (duplicata) Propano aps 1 hora

Tempo de retenso 2.689 2.712 2.723

rea 74082829.2 71366891.6 60070409.6

Altura 11781125.9 11218027.6 10045150.6

Tabela 1. Tempos de reteno, reas e alturas do padro.

Amostra Isqueiro A

Isqueiro A (duplicata)

Tempo de retenso 1.845 2.085 2.181 2.756 3.743 4.535 0.331 1.349 2.084

rea 1622 104795.3 1583.9 32501608.5 1648630.7 25850941.1 18352.6 234688.3 96489.6

Altura 1073.4 66370.4 1166.5 6739402.6 506990.3 2415182.8 2010.5 16967 61365

2.179 2.755 3.741 4.529

1358 31492176.3 1564262.1 26760218.2

1012.8 6581466.7 488137.9 2472268.1

Tabela 2. Tempos de reteno, reas e alturas do gs de isqueiro A (Volcano).

Amostra Isqueiro B

Isqueiro B (Duplicata)

Tempo de retenso 0.226 1.845 2.085 2.786 3.755 4.501 4.967 0.404 0.701 1.721 2.085 2.79 3.754 4.501 4.951

rea 23901.6 3087.5 275489.4 14576631.9 83996.5 27780519.2 2965863.7 6617.5 20223.3 188629.3 195439.3 12366790.2 60226.4 26785671.3 4808548.4

Altura 2686.8 1994.4 173815.1 3943844 31242.8 2654842.3 740323.8 944.1 2189.6 13889.6 121432.8 3511428 22496.7 2598807.7 1384132.6

Tabela 3. Tempos de reteno, reas e alturas do gs de isqueiro B (Clipper Universal).

Propano 99,99% Propano 99,99% aps 1h Amostra A Amostra B

Figura 4. Cromatograma do padro e das amostras.

Nos dados obtidos foi considerado que a amostra do propano 99,99% corresponde ao pico em que o propano estava presente numa proporo de 1, que consiste em 100% de propano no volume da amostra. Cada amostra tem um conjunto de picos cromatogrficos associados a sua composio, mas o que foi mensurado foi a concentrao de propano pela comparao com o padro. Logo, calcularam-se as reas mdias do propano e calculou-se apenas por comparao por regra de trs simples com cada rea das amostras de gs de isqueiro. Em todos os clculos foram consideradas as reas de pico no tempo de eluio aproximado de 2,70 min.

Amostra Propano Propano (2 injeo) Propano (3 injeo) Aps 1h Isqueiro A Isqueiro A (2 injeo) Aps 1h Isqueiro B Isqueiro B (2 injeo) Aps 1h

rea 74082829,2 71366891,6 60070409,6 32501608,5 31492176,3 14576631,9 12366790,2

Proporo de propano 1,0 0,963339 0,810855* 0,43872 0,425094 0,196761 0,166932

Tabela 4. Propores de propano na amostra e nas amostras de gs de isqueiro.*Amostra do propano aps 1h.

Observamos que a amostra que continha o padro (propano), aps uma hora a rea diminuiu* consideravelmente, uma explicao para isso pode ser a transferncia de gases do ambiente para a bexiga e da bexiga para o ambiente, por a bexiga ser permevel a gases. O mesmo aconteceu com as amostras do gs de isqueiro, que apesar de ser constitudo de vrios gases, tambm obteve uma significativa diminuio de propano.

5. CONCLUSO A cromatografia gasosa um mtodo onde podemos separar substncias mais difceis, como leos, gases, substncias volteis etc. Pode-se observar que ela possui uma grande sensibilidade nas anlises. Pode-se perceber que o gs de isqueiro formado por vrios tipos de gases e que o propano presente no em grande quantidade. Podemos observar que h a influncia do ambiente nas amostras, diminuindo a rea do pico, logo prefervel que as anlises sejam feitas de imediato.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. Skoog, West, Holler; Fundamentos de Qumica Analtica, Ed. Thomson, 8Ed. Cengage Learning, 2006. 2. D. A. Skoog, F. J. Holler, T. A. Nieman, Princpios de Anlise Instrumental, 5 Ed., Bookman, 2006. 3. http://www.infopedia.pt/$gas-butano (Acessado em: 18/04/2013) 4. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc07/atual.pdf (Acessado em: 18/04/2013) 5.http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/4255-gaspropanopropriedades-quimicas (Acessado em: 18/04/2013)

Вам также может понравиться