Вы находитесь на странице: 1из 17

Este arquivo faz referncia prova de Professor de Educao Bsica - Ensino Fundamental/ Matemtica do rgo SEAPS/MA, aplicada por

r FCC no ano 2009

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE.

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAO E PREVIDNCIA SOCIAL - MARANHO

Dezembro/2009

Concurso Pblico para provimento de cargos de Professor da Educao Bsica

Ensino Fundamental - Classe III - Ref. 13 - 5 a a 8 a Srie (6 o ao 9 o ano) Matemtica


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova 20, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA OBJETIVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 70 questes, numeradas de 1 a 70.

Lngua Portuguesa Noes de Informtica Fundamentos da Educao Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo; mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc ter 4 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver o Caderno de Questes e a sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova 20, Tipo 001


O Homo erectus foi o protagonista de uma revoluo. Lngua Portuguesa Ateno: As questes de nmeros 1 a 12 baseiam-se no texto apresentado abaixo. Talvez o aumento de seu crebro possa ter a ver com a nova forma de vida, baseada na explorao de recursos dispersos das savanas, bem diferentes das florestas tropicais onde vive at hoje o chimpanz. Ele precisou armazenar no interior da cabea a cartografia de um territrio amplo, identificar os urubus que indicavam a localizao da carnia, adiantar-se aos acontecimentos do mundo natural e planejar-se para o futuro. possvel imaginar que o grupo social, reunido agora em torno do fogo e mais cooperativo nas caadas, tenha ajudado a aumentar a complexidade cerebral. Nada disso se sabe com certeza mas se pode ser mais assertivo a respeito do efeito da cozinha. No fim das contas, foi a cozinha que deu o empurro que faltava para nossa transformao em humanos.
(Gabriela Carelli. Veja, 30 de setembro de 2009, pp. 84-88, com adaptaes)

Em termos biolgicos, nossa estirpe no das mais antigas. Cinco ou seis milhes de anos atrs, um ramo da famlia dos primatas dividiu-se em duas linhas. Uma levou ao atual chimpanz. A outra a ns, o Homo sapiens. Como se explica o fosso cognitivo existente entre espcies to prximas? Sabe-se que os genomas so bastante similares a divergncia ocorre em apenas 0,6% dos genes. Ainda assim, em vez de ser apenas outro tipo de chimpanz, o homem uma espcie diferente de todas as outras, dotado de um crebro com capacidade mental nica. A questo que intriga cientistas e filsofos : o que, no processo evolutivo, nos tornou humanos? A resposta definitiva esbarra numa dificuldade incontornvel o desaparecimento de todas as espcies intermedirias entre o homem e aquele ancestral comum, que ele teve com o chimpanz. Ainda assim, o estudo dos fsseis e outros registros do passado permitiram a elaborao de uma teoria amplamente aceita entre os estudiosos. Essa hiptese identifica momentos decisivos na jornada humana e d uma explicao convincente para o enorme crebro do Homo sapiens. O tamanho do crebro do homem moderno uma extravagncia. Com 2% do peso total do indivduo, consome por volta de 20% de toda a energia disponvel. Vista de hoje, a vantagem evolucionista desse arranjo parece bvia mas sempre houve discusso sobre como a evoluo validou uma mutao de manuteno to cara. A explicao s pode ser a de que o homem primitivo descobriu uma fonte farta de nutrientes. Esse alimento foi a carne, capaz de fornecer a protena necessria para a expanso da capacidade mental. Mos capazes de movimentos complexos, ferramentas e consumo de carne foram os elementos bsicos. Os homindeos vegetarianos foram extintos, enquanto seus primos carnvoros sobreviveram e deram origem linhagem evolutiva que produziu o homem moderno. Esses fatos, porm, no explicam tudo, pois os chimpanzs tambm usam ferramentas e comem carne, mas continuam animais. O antroplogo ingls Richard Wrangham, da Universidade Harvard, justifica a diferena com o acrscimo de outra vantagem competitiva na equao: a conquista do fogo e seu uso para cozinhar. Isso permitiu ao homem preservar melhor os alimentos e, principalmente, tornar o processo digestivo mais eficiente, com o consequente aumento da absoro de nutrientes pelo organismo. 2

1.

A afirmativa correta, de acordo com o texto, : (A) Existe real impossibilidade de se obterem dados cientficos para a formulao de teorias sobre a evoluo da espcie humana. Homens e chimpanzs, por pertencerem ao mesmo ramo da famlia dos primatas, sofreram processo evolutivo semelhante. O fogo, por ter origem mtica e divina nas sociedades primitivas, nem sempre foi fator a ser devidamente considerado por cientistas. O domnio do fogo foi o elemento crucial no processo evolutivo do homem, por ter possibilitado o aumento de sua capacidade cerebral. Espcies intermedirias entre o homem e o ancestral comum com o chimpanz ainda permanecem como vestgios importantes para os pesquisadores.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

2.

O texto deixa claro que (A) as diferenas de comportamento entre o homem moderno e o chimpanz so mnimas, fato atestado por genomas bastante similares. os obstculos para os pesquisadores conseguirem respostas concretas sobre a evoluo da espcie humana so enormes. os fsseis e os vestgios do passado da humanidade so insuficientes para embasar teorias cientficas sobre a evoluo da espcie. as ferramentas utilizadas por homindeos e por chimpanzs permitiram, por razes evidentes, a supremacia dessas duas espcies. o consumo de carne por homens e por chimpanzs s se tornou possvel, na histria evolutiva das espcies, aps a descoberta do fogo.
SEAPS-LP-NI-FE-CG4

(B)

(C)

(D)

(E)

Caderno de Prova 20, Tipo 001


3. Infere-se corretamente do ltimo pargrafo do texto que a nova forma de vida exigia do Homo erectus (A) planejamento de situaes futuras e estratgias de sobrevivncia e de defesa contra eventuais alteraes da natureza. (B) (B) proviso de alimentos nos espaos mais amplos das savanas, incluindo-se a a obteno de carne animal. cooperao no grupo que se formava em torno das fogueiras, fato que permitia convivncia mais harmoniosa. controle da agressividade inata ao ambiente primitivo, em que era necessrio o instinto de permanente defesa. esprito conservador, no sentido de aceitao das condies de vida nos grupos que ento se formavam. 7. Identifica-se personificao na afirmativa: (A) Mos capazes de movimentos complexos, ferramentas e consumo de carne foram os elementos bsicos. O Homo erectus foi o protagonista de uma revoluo. Ele precisou armazenar no interior da cabea a cartografia de um territrio amplo ... Isso permitiu ao homem preservar melhor os alimentos.... No fim das contas, foi a cozinha que deu o empurro que faltava para nossa transformao em humanos.

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

8.

Passando o segmento grifado nas frases seguintes para o plural, o verbo que deve permanecer no singular est em: (A) Como se explica o fosso cognitivo existente entre espcies to prximas? ... mas sempre houve discusso ... ... de que o homem primitivo descobriu uma fonte farta de nutrientes. ... linhagem evolutiva que produziu o homem moderno. ... onde vive at hoje o chimpanz.

_________________________________________________________

4.

Identifica-se relao de causa e efeito, respectivamente, considerando-se o contexto, entre os seguintes aspectos: (A) (B) (C) (D) (E) homindeos vegetarianos extintos // sobrevivncia dos primos carnvoros. tamanho do crebro do homem moderno // consumo da energia disponvel. descoberta de fonte farta de nutrientes // protena necessria fornecida pela carne. processo digestivo mais eficiente // aumento da absoro de nutrientes pelo organismo. uso de ferramentas pelos chimpanzs // permanncia na condio de animais.

(B) (C)

(D)

(E) 9.

_________________________________________________________

Essa hiptese identifica momentos decisivos na jornada o humana ... (2 pargrafo) A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima : (A) (B) ... a divergncia ocorre em apenas 0,6% dos genes. ... o homem uma espcie diferente de todas as outras ... A resposta definitiva esbarra numa dificuldade incontornvel ... ... a vantagem evolucionista desse arranjo parece bvia ... ... como a evoluo validou uma mutao de manuteno to cara.

_________________________________________________________

5.

Isso permitiu ao homem preservar melhor os alimentos ... o (4 pargrafo) O pronome grifado acima substitui corretamente no texto o segmento: (A) (B) (C) (D) (E) A substituio de vegetais por carne animal. Uma mutao evolutiva to importante. O uso do fogo para cozer os alimentos. A confeco de ferramentas para facilitar a caa. O consumo de carne na alimentao.

(C)

(D)

_________________________________________________________

(E)

6.

o desaparecimento de todas as espcies intermedirias entre o homem e aquele ancestral comum, que ele teve o com o chimpanz. (2 pargrafo) O segmento introduzido pelo travesso significa, no contexto, (A) (B) (C) (D) (E) explicao necessria para o sentido da expresso que o antecede. ressalva que vem apontar elementos contrrios afirmativa anterior. enumerao de termos importantes no desenvolvimento das ideias. concluso de um pensamento que vem sendo formulado desde o incio do texto. repetio enftica da informao apresentada anteriormente.

_________________________________________________________

10.

A transcrio das expresses abaixo, com outras palavras, mas sem prejuzo do sentido original, est feita de modo INCORRETO em: (A) fosso cognitivo (1 pargrafo) = enorme distncia relativa ao processo mental de raciocnio.
o

(B)

dificuldade incontornvel (2 pargrafo) = obstculo de que impossvel escapar.


o

(C)

explicao convincente (2 pargrafo) = justificativa que no admite contestao.


o

(D)

energia disponvel (3 pargrafo) = capacidade suficiente para resolver problemas.


o

(E)

vantagem competitiva (4 pargrafo) = condio de superioridade que permite impor-se aos demais.
o

SEAPS-LP-NI-FE-CG4

Caderno de Prova 20, Tipo 001


11. ... que o grupo social, reunido agora em torno do fogo e mais cooperativo nas caadas, tenha ajudado a aumentar a complexidade cerebral. (ltimo pargrafo) O emprego da forma verbal grifada acima denota (A) (B) (C) (D) fato concreto, realizado num tempo bastante remoto. hiptese provvel em um determinado contexto. ao anterior a outra, ocorrida tambm no passado. condio essencial para a realizao de um fato real. ao concluda em uma poca passada, limitada no tempo. (D) (C) (B) 13. Os elementos do texto permitem caracteriz-lo, predominantemente, como (A) narrativo, com a criao de um fato que dever dar origem ao desenvolvimento posterior.

descritivo, com nfase na caracterizao moral e psicolgica de trs estudantes.

dissertativo, em que se inferem valores que deveriam estar presentes na formao oferecida pela escola.

(E)

_________________________________________________________

opinativo, na discusso de um conflito criado no ambiente escolar.

12.

A palavra fogo est empregada com sentido conotativo na frase: (A) Fogo o fenmeno que consiste no desprendimento de calor e luz produzidos pela combusto de um corpo. Na mitologia de muitos povos a descoberta do fogo simboliza o incio da cultura humana. A natureza selvagem de alguns locais intocados pelo homem atrai esportistas radicais, que brincam com fogo. Tambm entre os indgenas brasileiros, como os bororos, o fogo provinha do Sol, sua origem divina. Talvez tenha sido em torno do fogo que o homem primitivo aprendeu a viver em comunidade. As questes de nmeros 13 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

(E)

informativo, ao apontar o ambiente escolar como espao ideal para a formao do carter dos jovens.

_________________________________________________________

14.

(B)

Est correta a seguinte afirmativa, de acordo com o texto: (A) Os adjetivos importante e urgente esto empregados como sinnimos.

(C)

(B)

(D)

Identifica-se uso intencional de ambiguidade na frase: Afastados, enfim reuniram-se.

(E)

(C)

_________________________________________________________

Substituindo-se os termos grifados na frase Vou conseguir as provas pelo pronome correspondente, teremos conseguir-lhes.

Ateno:

(D)

Os sinais indicativos de crase esto corretamente empregados na frase: Srgio, disposto colaborar com os colegas, transmitiu a novidade eles.

No intervalo entre a primeira e a segunda aula, dez minutos contados, Srgio foi logo avisando a Carlo e Fbio:

Eu quero falar com vocs. importante. E urgente.


Deixou a sala, os dois na sua cola. Caminhando isolados, disfarantes, como se no tomassem a mesma direo. Pelo jeito do amigo, devia ser preciso. Afastados, enfim reuniram-se. O canto mais distante do recreio. Ningum podia ouvir, nem perceb-los. Srgio deu a notcia:

(E)

H exemplos de linguagem informal no dilogo entre os amigos.

_________________________________________________________

15.

Em relao s funes da linguagem, a afirmativa correta : (A) Com o foco narrativo na 1 pessoa, a linguagem passa a ter uma funo emotiva.
a

Vou conseguir as provas.


Carlo no compreendeu: (B)

Que provas?
Srgio estrilou:

Como o ambiente em que se desenrola a situao apontada o escolar, o texto se volta especialmente para a metalinguagem. Na frase P, v ser devagar! identifica-se funo apelativa. A funo ftica em Eu quero falar com vocs. importante. E urgente.

P, v ser devagar! As provas, as nossas, as finais.


Entendeu, seu mongo? Carlo iluminou-se: (C)

Voc est brincando ... As perguntas das provas antes? Gnio! Brecou o entusiasmo. Ou caiu em si, duvidoso: (D)

No acredito.
(Ricardo Ramos. Desculpe a nossa falha. So Paulo: Scipione, 1988, 2.ed, p. 8)

(E)

No texto todo h predomnio da funo esttica, por tratar-se de trecho de uma obra literria.
SEAPS-LP-NI-FE-CG4

Caderno de Prova 20, Tipo 001


Noes de Informtica Ateno: As questes sobre os aplicativos consideram sempre a originalidade da verso referenciada e no quaisquer outras passveis de modificao (customizao, parametrizao etc.) feita pelo usurio. As verses dos aplicativos so: Windows XP edio domstica (Portugus), Microsoft Office 2000 e navegadores Mozilla Firefox 3.5.3 e Internet Explorer 8. 16. No Windows Explorer, aps selecionar um arquivo e clicar com o boto direito (destro) do mouse, aparecer uma janela com algumas opes. A modificao do nome de um arquivo possibilitada pela opo (A) (B) (C) (D) Alterar. Renomear. Renomear, para nomes maiores que oito caracteres e Editar, somente para nomes menores ou iguais a oito caracteres. Renomear, para nomes maiores que dezesseis caracteres e Alterar, para nomes menores ou iguais a dezesseis caracteres. Renomear ou Alterar para nomes com quaisquer tamanhos.

(E)

17.

No MS-Excel, a clula A1 contm o nmero 35 e a clula B1 contm a frmula =A13+2. Ao arrastar a clula B1 para C1 pela ala de preenchimento, C1 apresentar o resultado (A) (B) (C) (D) (E) 107. 175. 323. 875. 971.

18.

No Internet Explorer, os itens Editar, Exibir e Favoritos so omitidos caso seja desabilitada a Barra de (A) (B) (C) (D) (E) Status. Comandos. Ferramentas. Tarefas. Menus.

19.

Extenses utilizadas para identificar arquivo de vdeo comprimido, arquivo de dados comprimido e protetor de tela do Windows, so respectivamente (A) (B) (C) (D) (E) mpg, zip e scr. mp3, arj e asf. jpg, zip e mp4. bpm, arj e jpg. asf, zip e mp3.

20.

Em um microcomputador usa-se conectar uma placa de expanso em um encaixe definido como (A) (B) (C) (D) (E) boot. memria RAM. CD-ROM. slot. HD. 5

SEAPS-LP-NI-FE-CG4

Caderno de Prova 20, Tipo 001


Fundamentos da Educao 21. Colocam-se entre os desafios que a educao brasileira deve enfrentar para contribuir na consolidao de uma sociedade verdadeiramente democrtica: combater o analfabetismo, a evaso e a repetncia e dar acesso, a todos, a uma educao de qualidade. Na viso do paradigma humanista de educao, esta qualidade poder ser construda pelo sistema educacional mediante proposta de uma prtica educativa que (A) considere os interesses das diferentes camadas da sociedade, oferecendo a cada qual um nvel de qualidade que signifique avano em relao quele em que se encontram, assegurando progresso a todos conforme possibilidades de cada um, sem idealizaes. leve em conta as potencialidades individuais e as condies reais de investimento econmico-financeiro do Pas, de modo a no desperdiar com os que no tm talento e poder aplicar recursos naqueles que traro retorno para si e para a sociedade. considere interesses e motivaes dos alunos e garanta aprendizagens essenciais para a formao de cidados autnomos, crticos e participativos, capazes de atuar com competncia, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem. atenda s necessidades do mercado de trabalho e da economia brasileira, formando mo de obra capacitada, responsvel e dedicada, o que garantir emprego digno a todos e trar progresso, ordem e paz sociedade. atenda s demandas do sculo XXI, privilegiando as aprendizagens tecnolgicas ligadas informao, nico modo de combater a pobreza e as grandes distncias geogrficas e econmicas do Brasil, fazendo todos os brasileiros avanarem juntos.

(B)

(C)

(D) (E)

22.

No Brasil, o Estado tem o dever de oferecer educao escolar de qualidade no ensino fundamental, de modo universal e gratuito nas modalidades regular, educao de jovens e adultos e educao especial, pois esse dever corresponde a um direito que se aplica a todos os brasileiros, na idade prpria de 6 a 14 anos ou acima dela, portadores ou no de deficincias ou de superdotao, numa perspectiva includente. Esse direito consolidou-se no Pas a partir da (A) (B) (C) (D) (E) Constituio Federal de 1934. Constituio Federal outorgada, de 1937, na ditadura Vargas. Constituio Federal Democrtica de 1946. Constituio Federal de 1967, complementada com o Ato Institucional n 5/69. Constituio Federal de 1988, em vigor.
o

23.

Em relao ao problema do analfabetismo, o Estado do Maranho (A) (B) (C) (D) (E) apresenta taxas baixas e, pela falta de recursos, no tem desenvolvido programas especiais nesta rea, priorizando a educao infantil e as sries iniciais do ensino fundamental, para a populao de zero a 10 anos. enfrenta um dos maiores ndices do Pas e est desenvolvendo um programa, por meio da integrao de aes de duas Secretarias de Estado, buscando assegurar, a todos os maranhenses, esse direito dignidade e cidadania. pode considerar-se liberado, pois j assegurou alfabetizao a todos os maranhenses que no tinham aprendido a ler e escrever na idade prpria, estando agora com programas de ampliao da leitura e bibliotecas populares. tem mantido altas as taxas de populao adulta analfabeta porque as campanhas de alfabetizao por meio de voluntariado mostraram-se ineficazes e o atual oramento aprovado no contempla aes remuneradas nesse setor. tem conseguido reduzir o nmero absoluto de jovens e adultos analfabetos, mas ostenta percentuais ainda altos, pois grande parte, principalmente dos jovens que se alfabetizam, migram para os estados do sudeste brasileiro.

24.

Em termos de descentralizao de decises e democratizao na organizao da educao escolar, podemos dizer que, na Lei o de Diretrizes e Bases da Educao (Lei n 9.394/96), a unidade escolar foi valorizada como (A) (B) (C) (D) (E) livre propositora de seu currculo e de suas normas regimentais, desde que cumpra os mnimos anuais conjugados de 200 dias letivos e 800 horas. gestora autnoma de recursos financeiros que lhe so repassados, diretamente pela Unio, com base no seu nmero de alunos matriculados e frequentes. sede de atividades sociais e culturais, abertas comunidade nos finais de semana, destinadas a auxiliar o combate violncia em todo o Pas. elaboradora de seu prprio projeto educacional, em processo participativo, relacionando a essa elaborao, a conquista progressiva de sua autonomia. colaboradora da polcia federal, na identificao e caa aos traficantes que assediam os alunos, principalmente os que esto na puberdade e na adolescncia.
SEAPS-LP-NI-FE-CG4

Caderno de Prova 20, Tipo 001


25. Se levarmos em considerao o tempo histrico decorrido do incio do sculo XX at o presente, podemos identificar, de modo sinttico, grandes tendncias pedaggicas no Brasil, de acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Tendncia

I. Escola Tradicional. II. Escola Nova ou Escola Ativa. III. Tecnicismo Educacional. IV. Pedagogia Libertadora. V. Pedagogia Crtico-social dos Contedos. VI. Enfoque centrado no carter social do processo ensino e aprendizagem.
Traos caractersticos 1. 2. Proliferou nos anos 70, inspirada nas teorias behavioristas da aprendizagem e na abordagem sistmica. Surge da intensa mobilizao de educadores de orientao progressista, que valorizam o saber elaborado na busca de uma educao crtica a servio das transformaes sociais, coincidindo com a abertura poltica, no final dos anos 70 e incio dos 80. Teve suas origens nos movimentos de educao popular que ocorreram no final dos anos 50 e incio dos 60 e que foram interrompidos pelo golpe militar de 64, sendo retomada com a abertura poltica no final dos anos 70 e incio dos 80. Surge a partir dos anos 80, com um movimento para integrar os aspectos sociolgicos e psicolgicos do processo de ensino e aprendizagem, no reconhecimento da importncia da cultura, dos processos interativos, da interveno do educador e da complexidade do processo cognitivo que se d por reconstruo. Presente desde as dcadas iniciais do sculo XX, baseia-se em uma proposta centrada no professor, cuja funo se define como a de vigiar e aconselhar os alunos, corrigir e ensinar a matria, aplicando metodologia expositiva e com repetio de exerccios e memorizao. Destaca o princpio da aprendizagem por descoberta e a partir do interesse do aluno, o qual visto como ser ativo e curioso, o centro da atividade escolar.

3. 4.

5.

6.

Escolha a alternativa que faz a correspondncia correta entre a tendncia pedaggica predominante nos diferentes perodos e os traos caractersticos de cada uma. (A) (B) (C) (D) (E)

I 5; I 5; I 2; I 2; I 4;

II 6; II 1; II 1; II 4; II 5;

III 1; III 2; III 6; III 1; III 2;

IV 3; IV 4; IV 3; IV 3; IV 1;

V 2; V 3; V 4; V 5; V 6;

VI 4. VI 6. VI 5. VI 6. VI 3.

26.

Com base na LDB e nos Parmetros Curriculares Nacionais, a respeito do currculo do Ensino Fundamental no Brasil pode-se afirmar que:

I. O currculo do Ensino Fundamental, assim como o do Ensino Mdio, deve ter uma base comum nacional a ser
complementada em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar por uma parte diversificada exigida pelas caractersticas regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

II. Esse currculo deve estar voltado ao atendimento das exigncias do exerccio da cidadania: o domnio da lngua falada e
escrita, os princpios da reflexo matemtica, as coordenadas espaciais e temporais que organizam a percepo do mundo, os princpios da explicao cientfica, as condies de fruio da arte e das mensagens estticas, a construo de significados ticos necessrios a toda e qualquer ao de cidadania.

III. No desenvolvimento do currculo deve ser priorizada a formao de sujeitos autnomos, privilegiando procedimentos
didticos individualizantes, pois os processos de produo grupal escondem falta de iniciativa e limitaes cognitivas, impedindo as intervenes corretivas do professor junto a cada educando para incit-lo a ousar, competir e ser o melhor, sem depender dos demais. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e III. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, apenas.


7

SEAPS-LP-NI-FE-CG4

Caderno de Prova 20, Tipo 001


27. Em relao avaliao, no mbito do trabalho didtico-pedaggico, os Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental apresentam uma concepo que est em consonncia com estudos e propostas nacionais e estrangeiros, desenvolvidos nas trs ltimas dcadas, pois (A) (B) (C) (D) (E) conceitua cientificamente a avaliao da aprendizagem com base em sua vinculao com os objetivos, indicando-a como etapa final do processo de ensino escolar. vincula a avaliao ideia de diagnstico, devendo-se aplicar seus procedimentos na etapa inicial do ano letivo e de cada unidade do programa; nunca no meio ou no final. preconiza um processo avaliativo com aferio quantitativa e interpretao qualitativa, permitindo eleger alunos para recuperao, promoo ou reteno, sem injustias. focaliza o processo de avaliao no controle externo do aluno, mediante aferio de suas aprendizagens, confrontadas com os contedos que lhe foram objetivamente ensinados. compreende a avaliao como aes contnuas, intrnsecas ao processo educacional, destinadas a orientar as intervenes pedaggicas para fazer a aprendizagem avanar.

28.

A perspectiva construtivista na educao configurada por uma srie de princpios explicativos do desenvolvimento e da aprendizagem humana que se complementam, integrando um conjunto orientado a analisar, compreender e explicar os processos escolares de ensino e aprendizagem. De acordo com essa perspectiva, o erro, na educao escolar, (A) (B) (C) (D) (E) pode ser compreendido como algo inerente ao processo de aprendizagem e cuja interpretao pode ajudar a ajustar a interveno pedaggica com vistas a super-lo. significa falha na recepo dos conhecimentos passados pelo professor no processo de ensinar, quase sempre causada por desateno ou falta de pr-requisitos. indica que a aprendizagem no foi satisfatria para aquele aluno que errou, devendo o professor reprisar os exerccios formando duplas de quem acertou com quem errou. revela desconhecimento do que foi perguntado e permite ao professor agrupar todos os que cometeram o mesmo erro para repetir as explicaes s para eles. precisa ser evitado por meio de prticas disciplinadoras da ateno dos alunos e combatido com procedimentos de premiao de acertos.

29.

Na abordagem construtivista, o conceito de aprendizagem significativa central e implica, necessariamente, (A) (B) (C) substituir os conglomerados conceituais de senso comum que os alunos trazem para a escola, por conceitos cientficos, com significado prtico e social, capazes de instrumentaliz-los para uma cidadania ativa. um trabalho simblico para que os alunos consigam estabelecer relaes substantivas e no arbitrrias entre os contedos escolares e os conhecimentos previamente construdos por eles, num processo de articulao de novos significados. treinar os professores para fazerem sondagens de temas relacionados com interesses dos alunos, articulando-os com a programao que deve ser ensinada na srie, de modo que eles encontrem algum significado nas aulas e tarefas escolares. um ensino planejado com vistas a trabalhar os aspectos mais significativos para o prosseguimento dos estudos acadmicos, pois o currculo se constri como um edifcio em que os conceitos-chave de cada rea servem de alicerce e estrutura. partir dos conhecimentos prvios dos alunos, ensinados nas sries anteriores, nas diversas reas de conhecimento curricular, de modo que as aprendizagens da srie atual sejam significativas para eles.

(D)

(E)

30.

Na organizao dos Parmetros Curriculares Nacionais, alguns temas foram eleitos por envolverem problemticas sociais atuais, urgentes, relevantes, cuja complexidade exige que eles recebam tratamento integrador de contedos das diferentes reas de conhecimento do currculo escolar que possam contribuir em seu estudo. So os temas transversais que, com um trabalho pedaggico adequado e socialmente compromissado, devem contribuir para que haja (A) (B) (C) (D) (E) coerncia entre os valores experimentados na vivncia que a escola propicia aos alunos e o contato intelectual com tais valores. impacto no fazer dos professores que quase sempre se acomodam, repetindo, ano aps ano, as mesmas aulas para diferentes turmas e situaes. menor competio e maior entrosamento entre os professores de um lado e, de outro, incentivo ao esprito competitivo entre os alunos, por meio da premiao de projetos. uniformidade na abordagem desses temas, em funo de sua abrangncia nacional e mesmo universal, como o caso da tica. aproveitamento dos mesmos projetos elaborados pelos alunos, para avaliao do aproveitamento em diferentes disciplinas.
SEAPS-LP-NI-FE-CG4

Caderno de Prova 20, Tipo 001


31. Dados relativos ao desempenho insatisfatrio dos alunos no ensino fundamental exigem uma anlise cuidadosa de seus diversos fatores, sem simplificaes e generalizaes. No entanto, a formao dos professores ocupa posio central e estratgica na discusso de como qualificar a experincia de aprender na escola. Para a LDB e diretrizes decorrentes, a formao de professores pode ser compreendida como (A) a formao universitria da qual os governos devem exigir slidos fundamentos e avaliao rigorosa porque do bom desempenho dos professores da educao bsica depende a qualidade dos cursos superiores e o combate corrupo em todas as reas. uma rea de educao superior, as licenciaturas, de fcil acesso nos vestibulares e de mensalidades de menor valor, com potencial para criar um exrcito de reserva para competir no mercado de trabalho do ensino que oferece timos salrios. um processo contnuo que articula a formao como aluno da educao bsica com a formao docente universitria e com a formao continuada, num exerccio da profisso que desafie para pesquisar, debater com os pares e seguir aprendendo. um processo de formao acadmica que se defasou na qualidade em comparao com o que acontece com outras carreiras, como a medicina, a engenharia e a advocacia, de maior importncia para a sociedade e, por isso, mais bem remuneradas. um processo apoiado no saber fazer, o que permite minimizar a formao inicial acadmica e privilegiar a formao daqueles que vo para o exerccio da profisso e nele perseveram, sem desperdiar recursos com aqueles que no vo lecionar.

(B)

(C)

(D)

(E)

32.

Estabelecer um dilogo com os adolescentes e jovens uma condio para que a escola, conhecendo-os cada vez melhor, possa desenvolver um projeto educativo com clareza das questes mais importantes a serem trabalhadas, de modo que o conhecimento escolar faa sentido para eles. Articuladamente, uma condio bsica para estabelecer esse dilogo (A) estabelecer estratgias do tipo caixinha de crticas, sugestes, reclamaes, sem exigncia de identificao dos autores, lendo diariamente o que chega e dando retorno indireto, por intermdio de um dos professores de cada turma. incluir um componente curricular do tipo orientao educacional, com uma hora semanal na grade horria, para manter um canal direto com os alunos de cada turma, no caso dos alunos do terceiro e do quarto ciclos do ensino fundamental. acolher toda demanda, todo relato de experincia, todas as crticas e sugestes dos alunos, sem question-las para que eles no se retraiam; num mdio prazo e indiretamente, comentar o que trouxeram, aconselhando-os no que couber. reconhecer como legtimas (o que no significa inquestionveis) as experincias que adolescentes e jovens vivenciam nos mais diversos espaos no trabalho, na famlia, na dimenso cultural, na rua, nos grupos de pares e tambm na escola. promover, no incio de cada ano letivo, uma programao de retomada avaliativa da escolaridade j cursada, incentivando que exponham expectativas e necessidades no atendidas pela escola, mesmo que no possam ser levadas em conta no planejamento anual.

(B)

(C)

(D)

(E)

33.

O trabalho didtico-pedaggico com o ensino fundamental envolve a integrao vertical e horizontal dos blocos de contedos dos diferentes componentes curriculares. Essa integrao pode ser favorecida (A) pelos projetos interdisciplinares articulados aos temas transversais os quais permitem atender tambm interesses individuais dos alunos. pela adoo de sistemas apostilados que conseguem nivelar o aproveitamento escolar e acelerar as aprendizagens dos alunos em defasagem. por propostas curriculares padronizadas pelos rgos da Secretaria de Educao, cuja aplicao obrigatria e controlada por avaliao externa. pela seleo e premiao de propostas exemplares de ensino interdisciplinar, acompanhadas e avaliadas para serem tomadas como modelos. pela adoo de avaliaes unificadas, integrando questes de todas as disciplinas, ao final de cada semestre letivo, valendo nota para promoo. 9

(B)

(C)

(D)

(E)

SEAPS-LP-NI-FE-CG4

Caderno de Prova 20, Tipo 001


34. por meio da relao professor-aluno, definidora da educao escolar, que o processo pedaggico se realiza e, em uma relao como essa, mltiplas dimenses esto envolvidas. Da a importncia da discusso apresentada nos Parmetros Curriculares Nacionais, sobre diferentes aspectos da condio juvenil, contribuindo com a reflexo dos professores para que possam compreender seus alunos como sujeitos inseridos no mundo. A esse respeito, considere as afirmaes:

I. Embora a maior parte dos adolescentes e jovens no tenha interesse em uma participao no quadro poltico institucional
dado, ela pode ser encontrada em outros espaos de atuao: movimentos de solidariedade, de defesa do ambiente, no movimento negro, nos movimentos culturais, nas mobilizaes pela tica na poltica.

II. Os grupos culturais juvenis muitas vezes funcionam como canal de expresso (na maior parte das vezes de forma crtica)
de suas questes, de suas dificuldades na vida da cidade, da discriminao, da ausncia de perspectiva, constituindo-se, esses mesmos grupos, como referncias para a construo de identidades e projetos.

III. Os alunos mostram-se muito sensveis qualidade da relao com os professores, mas os estudos revelam que no h
uma correlao positiva entre o ir bem em tal disciplina e considerar o professor que a ministra legal.

IV. Certos professores conseguem romper a barreira do esteretipo da turma do fundo da classe, repor os termos do contrato
que rege a relao professor-aluno e assim envolv-los no trabalho escolar. Um vez restabelecida uma relao de confiana, esses alunos podem voltar a produzir e apresentar bom desempenho escolar.

V. Como a mobilizao em torno dos grmios e a participao nas instncias de gesto escolar significam a prpria vivncia
da cidadania e dos direitos, a escola deve tutelar com empenho essas participaes para que elas aconteam.

VI. Apesar dos problemas de violncia no entorno da escola e mesmo contra ela, adolescentes e jovens ainda consideram-na
atraente, pela possibilidade de encontro com outros jovens, nos corredores, ptios, banheiros e portes. Algumas escolas reconhecem a importncia dessa convivncia vivida paralelamente e procura favorec-la, mas a maior parte delas ignora ou nega essa dimenso de socializao. Esto corretas APENAS as afirmaes: (A) (B) (C) (D) (E)

I, II, III, V e VI. I, II, III, IV e V. I, II, IV e VI. II, IV e V. III, IV e VI.

35.

Dentre as orientaes didticas para um trabalho pedaggico profcuo para o alcance dos objetivos do ensino fundamental, figuram as relativas seleo de recursos didticos, introduzidas pela ideia de que eles desempenham importante papel no processo de ensino e aprendizagem, desde que se tenha clareza das possibilidades e dos limites que cada um deles apresenta e de como podem ser inseridos numa proposta global de trabalho. A esse respeito considere as afirmaes:

I. O uso de computadores pelos alunos, como instrumentos de aprendizagem escolar altamente discutvel, pois so muito
caros e sua frieza de mquina no pode substituir o professor.

II. O livro didtico um dos materiais de maior influncia na prtica de ensino brasileira. preciso que os professores
estejam atentos qualidade, coerncia e a eventuais restries que apresentem em relao aos objetivos educacionais propostos. Alm disso no deve ser o nico material a ser utilizado como fonte de informao.

III. Os materiais de uso social e no apenas escolares so timos recursos de trabalho pois os alunos aprendem sobre algo
que tem funo social real e se mantm atualizados sobre o que acontece no mundo, estabelecendo o vnculo necessrio entre o que aprendido na escola e o conhecimento extraescolar.

IV. A seleo de recursos didticos deve ser privativa de cada professor, individualmente, conferindo assim sua marca
pessoal ao ensino que ministra, sem padronizaes massificantes. Correspondem s orientaes didticas o contido nas afirmaes (A) (B) (C) (D) (E) 10

I, II, III e IV. I, II e III, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. III e IV, apenas.
SEAPS-LP-NI-FE-CG4

Caderno de Prova 20, Tipo 001


Conhecimentos Gerais 36. No dia 21 de setembro de 2009 o site G1 informava: O presidente hondurenho deposto, Manuel Zelaya, est na Embaixada do Brasil em Honduras, em Tegucigalpa, capital do pas, confirmou nesta segunda-feira (21) em Nova York o chanceler brasileiro, Celso Amorim. O presidente interino daquele pas passou a ser (A) (B) (C) (D) (E) Hugo Chvez. Evo Morales. Rafael Correa. Roberto Micheletti. Fernando Lugo.

37.

A imprensa brasileira noticiou no dia 03 de novembro de 2009 que cerca de 250 lideranas indgenas iniciaram um protesto na Rodovia MT-322, na altura do Rio Xingu, norte de Mato Grosso, contra (A) (B) (C) (D) (E) a construo da Usina Hidreltrica de Belo Monte. o desmatamento de uma rea equivalente a 50 Maracans. a construo de uma estrada entre Campo Grande e Porto Velho. a diviso do estado do Maranho. o projeto de transformao da ilha do Bananal em estado.

38.

O dia 9 de novembro de 1989 marcou o princpio do fim da Guerra Fria, com o reconhecimento da crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim desse sistema na Alemanha Oriental. Vinte anos depois, em 2009, a data foi amplamente lembrada pela imprensa brasileira. Foram veiculadas muitas matrias sobre a reunificao alem marcada (A) (B) (C) (D) (E) pela derrubada do porto guardado pela Alemanha Oriental. pelo reconhecimento de Berlim como capital da Alemanha unificada. pela despedida dos ltimos soldados soviticos do territrio da Alemanha Oriental. pela marcao de eleies livres para a Alemanha unificada. pela queda do muro de Berlim.

39.

O prmio Nobel de Medicina de 2008, o alemo Harald zur Hausen, disse no dia 04 de novembro deste ano que o efeito protetor da vacina contra a gripe A que est sendo aplicada atualmente em muitos pases ser "pontual" e afirmou que necessria outra imunizao em um curto espao de tempo. Essa vacina combate o H1N1, um vrus que tambm mata pessoas no Brasil e que provoca uma doena conhecida por (A) (B) (C) (D) (E) hepatite C. gripe suna. gripe aviria. Chagas. leptospirose.

40.

Fruto de um longo trabalho desenvolvido pelas Academias de Portugal e Brasil, os representantes oficiais dos Pases de Lngua Portuguesa assinaram o Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa de 1990, ao qual em 2004 aderiu o recm-independente Timor-Leste. Conforme o Acordo, at 2012 as novas normas lingusticas devero estar em uso em Angola, Brasil, Portugal, (A) (B) (C) (D) (E) Cabo Verde, Congo, Moambique e So Tom e Prncipe. Zmbia, Guin-Bissau, Moambique e So Tom e Prncipe. Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique e So Tom e Prncipe. Cabo Verde, Guin-Bissau, Madagascar e So Tom e Prncipe. Cabo Verde, Guin Bissau, Moambique e Suriname. 11

SEAPS-LP-NI-FE-CG4

Caderno de Prova 20, Tipo 001


44. CONHECIMENTOS ESPECFICOS 41. A diviso de 12 por 0,545454... resulta em um nmero (A) (B) (C) (D) (E) 42. complexo no real. irracional. racional no inteiro. natural par. natural mpar.
idade (anos)

O grfico indica a idade das crianas matriculadas em uma creche municipal:


7 6 5 4 3 2 1 0

_________________________________________________________

Dos passageiros de um mesmo trem,

I. 20% so homens. II.


4 so homens. 5 1 so mulheres. 5

10

20 30 40 50 nmero de crianas

60

O nmero de crianas de at 5 anos de idade matriculadas nessa creche igual a (A) (B) (C) (D) (E) 45. 20. 30. 80. 130. 140.

III.

IV. 80% no so mulheres.


correto afirmar que so de contedos equivalentes apenas as frases (A) (B) (C) (D) (E) 43.

I e II. I, III e IV. II e III. I e IV. II, III e IV.

_________________________________________________________

A tabela indica dados sobre a ocupao de cinco regies de um municpio:


Bairro Populao total 8000 15000 18000 20000 21000 Densidade demogrfica (habitantes por km) 50 75 50 160 140

I II III IV V

_________________________________________________________

A camisa desenhada na malha de quadrados representa, do total de quadrados da malha,

Das regies analisadas na tabela, a de maior rea total (A) (B) (C) (D) (E)
59 112 29 56 15 28 61 112 31 56

I. II. III. IV. V.

_________________________________________________________

(A)

46.

(B)

Joo fez um financiamento bancrio que dever ser pago em 12 parcelas de valores decrescentes, sendo que a reduo entre duas parcelas consecutivas ser sempre constante. Sabe-se que os valores da 3a e 8a parcelas so, respectivamente, R$ 350,00 e R$ 260,00. A diferena entre os valores da primeira e da ltima parcela desse financiamento, em reais, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 198,00. 202,00. 206,00. 210,00. 214,00.
SEAPS-EF-Matemtica-20

(C)

(D)

(E) 12

Caderno de Prova 20, Tipo 001


47. A figura indica cinco pontos alinhados e localizados no plano cartesiano xOy. 50. Observe as desigualdades:

I. x < 9
y

II. x > 5 III.


x <8 2

IV. 2x > 20 V. 3x < 10


So corretas, para qualquer x real tal que x < 7, apenas (A) (B) (C) Marcando-se uma reta sobre os cinco pontos da figura, ela interceptar o eixo horizontal x em um valor de x igual a (A) (B) (C) (D) (E) 20 20,5 21 21,5 22 (D) (E) 51.

I e V. I e IV. I e III. II e III. II e V.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

A partir do instante que foi identificado um vazamento em um tanque de gua (t = 0), os tcnicos afirmaram que a quantidade total, em litros, de gua no tanque, indicada por Q(t), aps t horas de vazamento, seria dada pela funo Q(t) = t2 24t + 144 at o instante em que Q(t) = 0. Dividindo-se o total de gua no tanque no instante em que o vazamento foi identificado pelo total de horas que ele levou para esvaziar totalmente, conclui-se que o escoamento mdio nesse intervalo, em litros por hora, foi igual a (A) (B) (C) (D) (E) 12 12,5 13 13,5 14

48.

Um bnus de R$ 10.000,00 ser repartido entre G gerentes e V vendedores de uma loja. Cada gerente receber R$ 500,00, e o restante ser repartido igualmente entre os vendedores, cabendo a cada um a quantia de R$ 150,00. Sabendo que existem 19 vendedores a mais que gerentes na loja, a soma de G gerentes e V vendedores igual a (A) (B) (C) (D) (E) 38 39 40 41 42

_________________________________________________________

52.

Sendo x e y nmeros reais positivos, vamos definir a operao x y como sendo


x . y

Nas

condies

estabelecidas, 8

3 igual a 2

_________________________________________________________

49.

Um fogo vendido vista por R$ 450,00, ou a prazo com 20% de entrada, mais uma parcela de R$ 400,00 aps 1 ms. A taxa mensal de juros do financiamento de, aproximadamente, (A) (B) (C) (D) (E) 13%

(A)

(B)

3 3 2 3 3 4 2 3 3 4 3 3

(C) 11% 9% 8% 7% (E) (D)

SEAPS-EF-Matemtica-20

13

Caderno de Prova 20, Tipo 001


53. Em um mapa de escala 1:1.000.000, a distncia de 100 km ser representada por (A) (B) (C) (D) (E) 54. 1 cm 1 dm 1 mm (A) 1m 10 m (B) y (x+1) y (x+2) x (y+1) (x+1) (y+1) xy 57. Traam-se em uma folha de papel retangular x linhas retas paralelas ao lado maior do retngulo (e no coincidentes com os lados maiores) e y linhas retas paralelas ao lado menor (e no coincidentes com os lados menores). Depois, a folha cortada ao longo dessas linhas verticais e horizontais. O nmero de pedaos de papis retangulares assim obtidos

_________________________________________________________

Em uma aula sobre fatorao e simplificao de polinmios, um professor de matemtica solicitou que seus x 2 25 x = 4,99. O resultado correto do problema proposto (A) (B) (C) (D) (E) 799 679 563 497 546 alunos obtivessem o valor numrico de x 2 + 8x + 15 para

(C)

(D)

(E) 58.

_________________________________________________________

A medida do menor ngulo formado pelos ponteiros de um relgio em bom funcionamento, quando este marca 12h e 20 minutos, (A) 90 100 110 120 125

_________________________________________________________

(B)

55.

Uma herana de R$ 50.000,00 ser repartida entre 3 filhos de forma que cada um receba valor diretamente proporcional sua idade. Armando e Bernadete so gmeos, e Carlos o filho mais velho. Chamando de x a idade de Armando e Bernadete, e de y a idade de Carlos, correto dizer que Armando receber de herana, em reais, a quantia de (A) 50000 2x + y 50000x x+y 50000x 2x + y
50000(2x + y) x 2x + y 50000

(C)

(D)

(E) 59.

_________________________________________________________

(B)

A figura um esboo da vista superior do jardim de uma praa, que tem a forma de dois quadrados adjacentes, com o quadrado maior tendo 16 vezes a rea do menor.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

56.

A crise do sistema financeiro internacional deflagrada em meados de 2008 fez o faturamento de uma pequena empresa exportadora passar de 16 000 dlares por ms em mdia para 2 000 dlares por ms em mdia, o que representa uma reduo no faturamento de (A) (B) (C) (D) (E) 87,5% 12,5% 92,5%

Se o permetro do jardim 180 m, sua rea total (A) 1 700 m2

(B)

1 800 m2

(C)

2 000 m2

(D) 200% 800% (E)

2 025 m2

2 425 m2
SEAPS-EF-Matemtica-20

14

Caderno de Prova 20, Tipo 001


60. Na figura abaixo, todos os tringulos indicados so retngulos e tm um cateto medindo 1 cm. No tringulo ABC, ambos os catetos medem 1 cm. 62. Na situao da figura, mostra-se a sombra de um prdio e de um poste prximo ao prdio, em um mesmo instante. As medidas esto dadas em metros.
sol

D 1 C

E 1 F
prdio

poste 5

16

Nessa situao, das medidas abaixo, aquela que mais se aproxima da altura real do prdio (A) 27 m 29 m 31 m 33 m 35 m

A medida em centmetros da maior hipotenusa desses tringulos (B) (A)


3

(C) (B) 2 (D) (E) (C)


5

_________________________________________________________

63. (D) 3

De uma chapa metlica retangular cujos lados medem 30 cm e 40 cm, so extrados doze discos circulares idnticos de raios medindo 5 cm. A rea restante da chapa, em centmetros quadrados, aps a extrao dos discos (A) (B) (C) (D) (E) 240(6 ) 280(5 ) 300(4 ) 320(3 ) 350(2 )

(E)

_________________________________________________________

61.

As cidades A, B e C so vrtices de um tringulo que praticamente retngulo, sendo A o vrtice do ngulo reto. As trs ficam nas margens de um rio e so ligadas por um barco. Ele parte de A e vai para B, que fica a exatamente 10 km a oeste de A. Aps aportar em B, o barco faz um giro de 135 no sentido horrio e segue rumo cidade C na outra margem do rio, exatamente ao norte de A. A distncia em quilmetros que o barco percorre desde a partida em A at a chegada em C
5 2 + 10 2

_________________________________________________________

(A)

64.

Um reservatrio tem forma de paraleleppedo retngulo medindo 10 m de comprimento, 6 m de largura e 1,50 m de profundidade. Efetua-se um bombeamento de gua para o reservatrio vazio a uma taxa de 6 litros por segundo. Ele ficar completamente cheio em (A) 20 min. 120 min. 150 min. 250 min. 300 min. 15

(B)

10

2 + 20

(C)

10 (1 +

2)

(B) (C)

(D)

5 (1 +

2) (D)

(E)

5 (2 +

2)

(E)

SEAPS-EF-Matemtica-20

Caderno de Prova 20, Tipo 001


65. O cubo representado na figura tem aresta medindo x. Para obter a rea do tringulo indicado deve-se multiplicar
2 por 2

a b h

68.

Considere o tringulo da figura abaixo.

Pode-se expressar a medida h, da altura indicada, em funo de sen e, a partir da, obter uma frmula para a rea A envolvendo sen . Um frmula correta que atende essas condies (A) (B) (C) (D) (E) 66. 3x x 2x x2 x3 (B) (C) (D) (E)
A=

(A)

A=

h b h sen 2

A = a h sen
A= A= a sen h a b sen 2

_________________________________________________________

Um atleta percorre a tera parte de uma pista circular, correndo sobre uma nica raia. O arco percorrido pelo atleta corresponde a um ngulo cuja medida em radianos (A)
3 2 2 3

_________________________________________________________

69.

(B)

Os Parmetros Curriculares Nacionais para o segmento atualmente designado por Ensino Fundamental II, documento do Ministrio da Educao publicado em 1998, agrupam os contedos de Matemtica em quatro blocos, denominados (A) Nmeros e operaes, Espao e forma, Grandezas e medidas, Tratamento da informao. Conjuntos numricos, Geometria plana, Geometria espacial, lgebra. Conjuntos, Nmeros, Clculos, Equaes. Nmeros e operaes, Geometria, Estatstica, Histria da Matemtica. Conjuntos numricos e operaes, Monmios, polinmios e fraes algbricas, Geometria intuitiva e dedutiva, Medidas e aplicaes.

(C) (D) (E)

(B) (C) (D) (E)

3 2

_________________________________________________________

67.

Um professor colocou sobre a superfcie plana de uma mesa um objeto com forma de cubo e outro com forma de esfera, ambos de mesma altura em relao ao plano da mesa. Em seguida, ele pediu aos alunos que descreves(A) sem a relao entre os volumes VC do objeto cbico e o volume VE do objeto esfrico. Sabendo que o volume da esfera dado pela frmula V = descries (A) (B) (C) (D) (E) VC aproximadamente vezes VE. VC aproximadamente o qudruplo de VE. VE aproximadamente metade de VC. VE exatamente um tero de VC. VE maior que VC. (E) (D)
4 3 r , a melhor dessas 3

_________________________________________________________

70.

Assinale a afirmativa que corresponde a ideias defendidas pelos Parmetros Curriculares Nacionais. Matemtica uma disciplina que se dirige parcela mais talentosa dos alunos, servindo para selecion-los. O conhecimento matemtico exato e rigoroso e assim deve ser a avaliao dos alunos feita pelo professor de Matemtica. inteiramente fora de propsito discutir temas transversais, como preservao do meio ambiente, ou cuidados com a sade, no mbito das aulas de Matemtica. O professor de Matemtica deve valorizar a troca de experincias entre os alunos e considerar o intercmbio de ideias na sala de aula como fonte de aprendizagem. A falta de aprendizado dos alunos no segmento final do Ensino Fundamental consequncia da falta de base com que chegam escola no atual 6o ano (antiga 5a srie).
SEAPS-EF-Matemtica-20

(B)

(C)

16

Вам также может понравиться