Вы находитесь на странице: 1из 3

ESCOLA BSICA E SECUNDRIA DE AIRES Ano Letivo 2012/2013

Regras de elaborao de Relatrios Cientficos

EB 2,3 de Aires

Capa:
A capa deve conter toda a informao do aluno e a escola: - nome da escola; - disciplina; - ttulo da atividade experimental (Dever ser curto e informativo ou poder ser apresentado sob a forma de uma pergunta ou problema) - nome do aluno; - nmero do aluno; - turma; - ano de escolaridade; - Data da realizao do(s) trabalho(s) (Ex: Janeiro de 2013) - ano letivo;

ndice:
O ndice deve estar ordenado de acordo com os temas apresentados ao longo do relatrio, apresentando as pginas onde constam os contedos abordados.

Introduo:
Deste item devem constar todas as informaes tericas necessrias compreenso plena dos resultados e procedimentos da atividade experimental, por forma a que qualquer dvida possa ser imediatamente retirada quando se consultar esta parte do relatrio. A linguagem deve ser clara e sucinta escusando-se a insero de contedos que no tm a ver diretamente com a atividade desenvolvida. Deve, no entanto, conter informao relativa a aplicaes quotidianas dos contedos abordados.

Biologia e Geologia 10 Ano

Prof. Elsa Sousa

ESCOLA BSICA E SECUNDRIA DE AIRES Ano Letivo 2012/2013

Objetivos:
Devem ser formulados no infinito (tempo verbal), serem breves e concisos.

Material:
Lista de material utilizado ao longo da atividade experimental.

Procedimento Experimental: EB 2,3 de Aires

Enumerao dos diferentes passos, de forma sequencial, que constam na atividade experimental. importante que quem l o relatrio possa realizar sem dificuldades a mesma atividade.

Resultados:
Sempre que possvel devem apresentar-se sob forma de quadros, grficos, esquemas ou tabelas (no caso de resultados numricos). Sempre que envolver uma observao microscpica, os resultados, so desenhados no interior de um crculo (representando o campo tico) acrescido da respetiva ampliao. De forma a serem mais completos poder-se- acrescentar informao escrita. Todos os esquemas devem estar devidamente legendados e identificados. Neste ponto no devem ser comentados ou interpretados os resultados.

Discusso dos Resultados:


Neste item, o aluno, dever analisar os resultados obtidos, comparando-os com os ideais/esperados, tendo por base a informao terica referida na introduo. neste ttulo que os alunos devem justificar os resultados, caso no sejam os esperados teoricamente.

Concluso:
A concluso serve para dar resposta ao problema formulado aquando do incio do trabalho prtico, tendo sempre em conta os objetivos formulados antecipadamente.

Bibliografia:
Nesta seco consta todo o material consultado (livros, pginas da net, artigos, trabalhos, etc) pelos alunos para a elaborao do relatrio cientfico. Obedece s seguintes regras especficas que no devem ser violadas: - O sobrenome do autor deve escrever-se, integralmente, a maisculas (FERREIRA); O nome prprio escreve-se normalmente ou apenas a letra inicial (Antnio /A.); No caso de vrios autores pode apenas referir-se o primeiro, de forma completa acrescentando-se a expresso et al (FERREIRA A.; et al ou FERREIRA, A.; QUINTAS, C.; PALMA, S.). No caso de se referirem os vrios autores os nomes devem aparecer separados com ponto e vrgula. Aps o nome dos autores deve aparecer, separado com ifen (-) o ttulo do livro escrito a itlico ou sublinhado (No laboratrio ou No laboratrio); De seguida aparece a cidade onde foi editado o livro (Porto);

Biologia e Geologia 10 Ano

Prof. Elsa Sousa

ESCOLA BSICA E SECUNDRIA DE AIRES Ano Letivo 2012/2013 O nome da editora separado da cidade de edio por dois pontos (:); Finalmente, separados por vrgulas, deve constar o ano em que foi editado o livro consultado (1994). Ex: FERREIRA, A; QUINTAS, C; PALMA, S No laboratrio. Porto: Porto Editora, 1994. - Caso consultes pginas da Internet, deves fazer a referncia s pginas consultadas do seguinte modo: WikiLivros, http://pt.wikibooks.org/wiki/Biologia_celular/Membranas, consultado em 16EB 2,3 de Aires 03-2008. Assim, deves indicar o nome da pgina consultada, depois o endereo da pgina e por ltimo a data de consulta da pgina. Tambm podes indicar o autor da pgina caso o artigo ou texto consultado esteja assinado.

Apndices:
Este item contm materiais elaborados pelo autor do relatrio, que podem no figurar no texto do restante relatrio.

Anexos:
Nos anexos deve figurar material retirado de documentos consultados que servem de suporte ao relatrio.

DISTRIBUIO DE COTAES:
Capa/Identificao: Introduo/Objetivos: Material/Procedimento: Resultados: Discusso dos Resultados: Concluso: Bibliografia: 10 pontos 30 pontos 30 pontos 40 pontos 40 pontos 40 pontos 10 pontos

Biologia e Geologia 10 Ano

Prof. Elsa Sousa

Вам также может понравиться