Вы находитесь на странице: 1из 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB DIREITO 1 PERODO - MATUTINO LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS ACADMICOS LETA DEPARTAMENTO DE ESTUDOS

DOS LINGUSTICOS E LITERRIOS -DELL DOSCENTE: Dra. Marcia Helena Melo Pereira DISCENTE: Nfille dos Santos Brito

RESUMO DA APOSTILA RESVISTANDO OS CONCEITOS DE RESUMO


No final da dcada de 1970 e incio da dcada de 1980, inmeros pesquisadores do exterior do Brasil concentraram-se na questo da sumarizao e do ensino da produo de resumos como sendo essenciais para o desenvolvimento da compreenso da leitura. Entretanto, atualmente, o interesse por esse tipo de estudo diminuiu consideravelmente, mesmo que este continue sendo de primeirssima necessidade no campo didtico. Particularmente em relao ao ensino, julgamos necessrio distinguir claramente entre processo de sumarizao desenvolvido durante a leitura e os textos produzidos como resumo.

1.

PRESSUPOSTOS TERICOS

Com Bronckart assumimos a noo bakhtiniana do gnero do discurso, que diz que no decorrer das diferentes esferas das atividades humanas, elaboramos tipos relativamente estveis de enunciados, afirmando assim que sempre nos comunicamos com base em um gnero e que do contrrio no haveria a mnima possibilidade de comunicao humana. Para Schneuwly, nas atividades de linguagem, os gneros constituem como verdadeiras ferramentas semiticas complexas, que nos permitem a produo e a compreenso de textos. Defende-se assim a tese de que os estudos devem comear e se concentrar nos gneros, sendo necessrio pra isso, que se construa previamente um modelo didtico do mesmo, que o defina com clareza. O primeiro passo seria identificar os gneros da nossa sociedade. O grande problema que muitas vezes essa identificao no feita de uma forma to sistemtica e homognea. Outra dificuldade encontrada na identificao e caracterizao do gnero a relao entre os gneros e os textos que os materializam. J para Van Dijk, o processo de sumarizao se d atravs da memorizao do resumo, feita pelo leitor. Esse processo formado por dois conjuntos de regras: de apagamento e de substituio. Na de apagamento exclui-se, por meio de um processo de seleo, fragmentos da informao, aproveitando assim, apenas partes necessrias e relevantes, e consequentemente descartando as que so desnecessrias ou redundantes sua compreenso. J na de substituio, o leitor

constri novas proposies, ausentes do texto original, mas que engloba informaes expressas ou pressupostas no texto. Essas regras ainda podem ser divididas em de generalizao e de construo. Todas essas regras/estratgias tem um carter recursivo, podendo ser reaplicadas para a obteno de um grau maior de sumarizao. O que poderia gerar resumos maiores ou menores. A nosso ver, a base na noo de gnero feito para que haja uma melhor compreenso tanto na sumarizao quanto na produo dos resumos em si.

2.

OS RESUMOS NA MDIA IMPRESSA E DIGITAL

Fazendo uma leitura da revista VEJA, logo se percebe a que os textos pertencem a diferentes gneros. Ao se fazer a primeira leitura da revista pode-se ter a falsa impresso de que os textos no pertencem a gnero nenhum. Refazendo-a, dessa vez de uma forma mais profunda, percebe-se que algumas matrias aparecem em forma de resenha, que se caracterizam por apenas trazer a apresentao de outros textos. Portanto no se trata propriamente de um gnero resumo e sim de uma parte do gnero resenha. Na seo VEJA RECOMENDA aparecem duas pequenas matrias sobre livros recomendados pela revista. Ambos podem ser classificados como pertencentes tanto ao gnero resumo quanto ao gnero resenha. Em algumas matrias aparecem vrios trechos resumidores de textos orais ou escritos. As vezes eles no abrangem todo o texto e sim, uma parte estratgica, sumariada, onde se utiliza apenas a parte relevante a determinado objetivo da informao. Apesar de aparentemente no ser notvel, na seo PARA USAR onde se encontra resumos ditos com autonomia. Nela se encontra quatro pequenos textos alheios entre si, que so leves e chama a ateno do leitor, usando a sumarizao da notcia sobre as pesquisas cientficas. Assim, o que temos o resumo do texto com a finalidade mais geral do gnero jornalstico: a informao. Consideramos que o meio digital contem as mais variadas formas de atividades existentes na sociedade. Com uma pesquisa feita a partir do verbete resumo temos uma boa amostra da sua utilizao atual. Verificamos tambm que h uma confuso de carter terminolgico, que foi vista na seo PRESSUPOSTOS TERICOS. Outra constatao que h uma enorme quantidade de textos que pertencem a diferentes gneros. Afirma-se que o resumo abrevia o tempo dos pesquisadores... e que deve salientar o objetivo, o mtodo, os resultados e as concluses do trabalho. Entretanto, ao se afirmar que o resumo deve exprimir qual o tipo de texto e o seu gnero, reitera-se que deve conter: assunto do texto, objetivo, mtodos, critrios utilizados, concluses e autor da obra resumida.

3.

CONCLUSO

O levantamento e anlise dos dados nos leva a concluir que a sumarizao essencial para a produo de diferentes textos. Seus gneros podem ser de carter parcial ou integral, o que vai depender do texto produzido, em si. O resumo apenas tem o objetivo de passar ao leitor uma reproduo de forma bsica do texto original, apresentando assim o seu contedo de uma forma concisa e abreviada. Um resumo organizado de acordo a forma com que produzido e esto sujeitos a variaes, diretamente relacionadas ao seu prprio contexto de produo. Percebe-se claramente a diferena entre sumarizao e a escrita de texto em diferentes gneros, concluindo assim, que o resumo deve ser visto e entendido como o ensino de um gnero.

Вам также может понравиться