Вы находитесь на странице: 1из 8

Smulas Smula n 208 TFR: A simples confisso da dvida, acompanhada do seu pedido de parcelamento, no configura denncia espontnea Smula

360 do STJ: O benefcio da denncia espontnea no se aplica aos tributos sujeitos a lanamento por homologao regularmente declarados, mas pagos a destempo. Fundamento: a declarao formaliza a existncia do crdito tributrio, e, constitudo o crdito tributrio, o seu recolhimento a destempo, ainda que pelo valor integral, no enseja o benefcio da denncia espontnea ( questo promotor justia 2009 Paran). STJ Smula 435 "Presume-se dissolvida irregularmente a empresa que deixar de funcionar no seu domiclio fiscal, sem comunicao aos rgos competentes, legitimando o redirecionamento da execuo fiscal para o scio-gerente." Smula 9 do CARF Denncia espontnea no afasta multa moratria. Assertivas de exigidas em concursos: Conceito de contribuinte:" aquele que tem uma relao pessoal e direta com o fato gerador" Conceito Substituio Tributria : consiste na imputao legal da responsabilidade por fato gerador praticado por terceiro - chamado sujeito passivo originrio ou substitudo vinculado indiretamente ao substituto - chamado sujeito passivo indireto -, que arca com o nus tributrio de maneira prpria, eis que a dvida sua, estando obrigado a pag-la. uma estratgia de tributao moderna, voltada para a sociedade de consumo, para as sociedade de massas, em que os fatos geradores tributrios ocorrem pulverizados numa velocidade tal, e em nmero to elevado, que somente a concentrao de seu controle em um menor nmero de obrigados possibilita ao Estado arrecadar seus haveres" Conceito de Substituio Tributria para trs: ocorre quando o substituto, que um contribuinte de direito ( comerciante ou industrial) adquire mercadoria de outro contribuinte, em geral produtores de pequeno porte ou comerciantes individuais, responsabilizando-se pelo pagamento do tributo substitudo e pelo cumprimento de obrigaes tributrias. Tal como o diferimento, implica o adiantamento do recolhimento do tributo. Exemplo o da aquisio, pela indstria de laticnio, do leite "in natura', em que o industrial melhor organizado empresarialmente, torna-se o substituto do produtor rural , que no tem possibilidade de emitir notas fiscais e manter escriturao contbil. tambm chamada de substituio regressiva". Atribuio de responsabilidade entre o responsvel e o fisco: somente lei formal ( previso CTN e na CF/88 artigo 5 inciso dois). Conceito Substituio progressiva, subsequente ou para frente : " a antecipadao do recolhimento do tributo cujo fato gerador ocorrer ( se ocorrer) em um momento posterior"

"A previso legal de responsabilidade tributria deve ser expressa e clara, evitando-se ambiguidades. Como cria obrigaes para o destinatrio da norma, deve revestir-se dos cuidados exigidos pela tipicidade tributria cerrada" Obrigao do devedor ( sujeito passivo) da obrigao tributria adimplir a obrigao principal ( em sentido amplo) isto , pag-la ( obrigao de dar) ou adimplir fazer, no fazer, ou tolerar ( obrigao de fazer em sentido amplo), aquilo que foi imposto pelas normas fiscais no interesse da Administrao Tributria, quando sujeito passivo de obrigao acessria" Artigo 123,CTN trata-se de norma supletiva pela locuo "salvo disposio em contrrio, e por isso, nada impede que no interesse da Administrao Tributria, LEI ORDINRIA seja promulgada aceitando que determinadas convenes particulares transmudem a sujeio passiva e sejam acatadas pelo fisco. STJ entendimento jurisprudencial: " O contrato de locao, com clusula determinando a responsabilidade do inquilino pela liquidao do IPTU, no pode ser oponvel certido de pagamento de imposto" RESP 818618. Solidariedade por interesse comum : como a disciplina existente no Cdigo de carter geral, a lei ordinria no necessita repetir o teor da norma, apontando os devedores solidrios que tenham interesse comum na obrigao. Nesse caso, haver solidariedade mesmo que a lei especfica no a preveja. A solidariedade um fenmeno observado nas relaes jurdicas que comportam, em seus plos, uma pluralidade de sujeitos ativos ou passivos e uma s obrigao. Diz-se solidariedade ativa, quando mais de um credor pode exigir a prestao integral , como se fosse nico credor; e passiva quando, havendo vrios devedores, cada um responde pela dvida inteira, como se fosse nico devedor. No Direito Tributrio, no h espao para solidariedade ativa entre entes tributantes, existindo somente previso da solidariedade passiva entre os contribuintes ou responsveis. H um limite ao contedo normativo da prpria lei que veicula a responsabilidade tributria, vedando o deslocamento arbitrrio da sujeio passiva para pessoas totalmente estranhas ao fato gerador. Um liame mnimo de vinculao entre o fato tributrio e o responsvel deve ser observado. A solidariedade tributria no comporta benefcio de ordem. Assim, a escolha pelo credor, de quem ser cobrada a dvida, tida por una e integral discricionria podendo efetuar-se da maneira mais cmoda ao fisco: sobre um, alguns ou todos, ao seu alvedrio. ( ressalva h benefcio de ordem na responsabilidade por transferncia na sucesso de empresas inciso segundo do artigo 133 do CTN).

"As isenes objetivas ou reais ( isenes do dever tributrio objetivo), so institudas, portanto, em funo do ato, fato ou negcio objetivamente considerado, sem ateno pessoa do contribuinte. Referem-se ao elemento objetivo do pressuposto de fato ( fato gerador, hiptese de incidncia) da tributao. As isenes objetivas ou reais relacionam-se ao elemento ftico ou objetivo do pressuposto sem levar em linha de conta a pessoa fsica ou jurdica beneficiria"

STJ Resp 505638: "A interrupo da prescrio em desfavor da pessoa jurdica tambm atinge os responsveis solidrios" Doutrina: " Quanto a interrupo da prescrio, diferentemente do estatuto civil, em que a interrupo operado contra codevedor no prejudica aos demais coobrigados ( artigo 204 Novo Cdigo Civil), a interrupo do prazo prescricional da pretenso tributria, em favor ou contra um dos obrigados, favorece ou prejudica aos demais devedores solidrios.

Doutrina: A sujeio passiva tributria (contribuinte/solidrio/responsvel) no se condiciona regularidade formal de seus integrantes nem depende da capacidade civil das pessoas naturais.

Doutrina: " Entes destitudos de personalidade jurdica como o esplio ou a herana jacente tambm tm capacidade tributria passiva" Doutrina: "Vige a regra da eleio do domiclio que o sujeito passivo pode fazer a qualquer tempo, decidindo, espontaneamente, sobre o local de sua preferncia" Doutrina: "A regra geral do domiclio tributrio a de eleio pelo sujeito passivo, seja contribuinte ou responsvel. Somente na falta da eleio que o artigo 127 do CTN dita regras prprias para sua definio" Doutrina: "Caso a situao ftica impea a definio do domiclio pelas regras presentes no Cdigo, o fisco deve considerar como domiclio tributrio o lugar da situao dos bens ou da ocorrncia dos fatos geradores das obrigaes respectivas" Doutrina: Pode a autoridade administrativa recusar o domiclio eleito, quanto este impossibilite ou dificulte a arrecadao ou a fiscalizao do tributo, considerando domiclio tributrio o lugar da situao dos bens ou da ocorrncia dos fatos geradores das obrigaes respectivas. A recusa, como qualquer ato administrativo, deve ser fundamentada". Doutrina: Sem prejuzo das responsabilidades expressamente previstas nos artigos 130 a 137, admite a norma geral do artigo 128 que a lei da entidade tributante defina outras, afinada com as caractersticas dos tributos a que se refiram" Doutrina: Conceito de responsabilidade subsidiria ou supletiva : pelo artigo 128 do CTN esta responsabilidade atribuda por lei indicando que o contribuinte responde pela parte ou pelo todo da obrigao tributria que o responsvel designado em lei deixar de cumprir. STJ Resp 717717 Normas sobre responsabilidade tributria devero se revestir obrigatoriamente de lei complementar teor do artigo 146 inciso 3 alnea "b" sendo desprovidas de validades leis ordinrias que pretenderem alargar a responsabilidade dos scios e dirigentes das pessoas jurdicas ( adaptada). STJ Resp 857614 " O ente federado com competncia tributria, baseado no artigo 128 do CTN - o qual tem como fundamento de validade o artigo 150 pargrafo stimo da

CF/88 - est autorizado a editar lei especfica, instituindo a responsabilidade pelo crdito tributrio a terceiro pessoa, desde que vinculada ao ato gerador da respectiva obrigao". Doutrina: A responsabilidade fenmeno que diz respeito obrigao tributria, pois o crdito constitui-se em momento posterior ao daquela, da advertir o Cdigo quanto aos crditos constitudos antes ou aps a data sucessria, desde que se refiram a fatos geradores ocorridos at aquele momento, que marca a assuno do nus tributrio do antigo devedor pelo sucessor" STJ REsp 807455 A aplicao do artigo 130 pargrafo nico do CTN ( que trata da arrematao em hasta pblica e sub-rogao sobre o preo) interpreta-se que se estende aos bens mveis e semoventes. STJ Resp 720196, informativo 251 Imvel adquirido em hasta pblica sua aquisio pressupe-se que os impostos, taxas e contribuies de melhoria tenham-se includo no respectivo preo depositado pelo adquirente e, na falta dessa comprovao, rejeita-se o pedido de certido negativa.

STJ Resp 807455 Imvel adquirido em hasta pblica considerado aquisio originria, inexistindo relao jurdico entre o arrematante e o anterior proprietrio. Os dbitos anteriores arrematao subrogam-se no preo da hasta. Aplicao do artigo 130 pargrafo nico do CTN, em interpretao que se estende aos bens mveis e semoventes. Doutrina: Na prtica, iniciado o inventrio dos bens deixados pelo "de cujus" o juiz oficia a reparties interessadas da Unio, Estado, Municpio e, em certos casos, s autarquias e empresas pblicas, para que comuniquem os dbitos do inventariado. Isso assegura o pagamento antes ou at a partilha. Se no forem liquidados, os dbitos sero reclamveis dos sucessores - herdeiros ou legatrios - e do cnjuge meeiro. Resp 295222 Ocorrendo a morte do devedor, o representante do esplio chamado ao processo como sucessor da parte passiva, dando continuidade, com a sua presena, pela via da citao, a relao jurdico-processual. (..) O esplio quando chamado como sucessor tributrio responsvel pelo tributo declarado pelo "de cujus" e no pago no vencimento, incluindo-se o valor da multa moratria. Doutrina Continuao de empreendimento extinto artigo 132 pargrafo nico do CTN: configurao de responsabilidade caso a mesma atividade continue sendo desenvolvida por algum que tenha sido scio do empreendimento anterior, ou pelo esplio deste ex-scio. STJ Resp 330683 Segundo o disposto no artigo 133 inciso I, do CTN, uma vez j ocorrido o lanamento definitivo na poca da sucesso, o sucessor dever responder integralmente pelos tributos, relativos ao fundo ou estabelecimento adquirido, devidos at a data do ato, se o alienante cessar a explorao do comrcio, indstria ou atividade. Doutrina Responsabilidade integral do adquirente ocorre sempre que o ALIENANTE retomar DENTRO DE SEIS MESES APS A ALIENAO, qualquer tipo de atividade

econmica, o que denota sua capacidade para pagamento de crditos tributrios atraindo para si a cobrana e conferindo ao adquirente o benefcio de ordem perante o interesse da Fazenda Pblica. Doutrina comentrios ao artigo 134, CTN responsabilidade de terceiros: o texto legal trata na verdade da responsabilidade SUBSIDIRIA, pois estabeleceu uma ordem a ser seguida para a cobrana das obrigaes: primeiro, do contribuinte originrio para, somente se for impossvel esta, intentar-se a cobrana do responsvel. Doutrina comentrios ao artigo 134 inciso dois do CTN a responsabilidade dos tutores/ curadores: trata-se de responsabilidade por TRANSFERNCIA. Assim, aps a ocorrncia do fato gerador e dependente da insolvncia do contribuinte originrio, impem-se o nus da Fazenda Pblica para poder cobrar os crditos dos responsveis, e demonstrar a impossibilidade de cobrar os crditos do contribuinte, seja porque seu patrimnio insuficiente, seja porque o patrimnio no existe. Doutrina Comentrios ao artigo 134 inciso quarto do CTN: condio para transferncia dos encargos aos administradores judiciais: que tenha havido omisso ou interveno dos prprios responsveis nos atos resultantes da obrigao. Doutrina Comentrios ao artigo 135 inciso segundo do CTN responsabilidade dos mandatrios, prepostos, empregados: aqui a RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA, isto , impede qualquer pretenso fiscal tendente a exigir do contribuinte originrio o valor da dvida. O responsvel deve adimplir "in totum" os crditos havidos de situaes oriundas de atos por ele praticados" STJ repetitivo 1104900: Primeira Seo da Corte: se a execuo foi ajuizada apenas contra a pessoa jurdica, mas o nome do scio consta da CDA, a ele incumbe o nus da prova de que no ficou caracterizada nenhuma das circunstncias previstas no artigo 135 do CTN, ou seja, no houve a prtica de atos com excesso de poderes ou infrao da lei, contrato social ou estatuto. Por requerer dilao probatria, o exame da responsabilidade dos representantes da empresa executada, deve ser aduzida em sede prpria de "embargos execuo". STJ ERESP 260107 comentrios ao artigo 135 inciso trs do CTN a responsabilidade dos diretores, gerentes, representantes: a configurao da responsabilidade dos gestores depende da prtica de ato ou fato eivado de excesso de poderes ou com infrao de lei, contrato social ou estatuto, nos termos do artigo 135, inciso trs do CTN; a doutrina classifica de hiptese de RESPONSABILIDADE POR SUBSTITUIO. STJ RESP 641407, informativo 217: redirecionamento de ao executiva contra scio de empresa ( artigo 135 do CTN) somente se configura no caso de ele ter agido com abuso de poder, infringncia de lei ou do contrato social no exerccio da gerncia ou de outro cargo na empresa( responsabilidade pessoal exclusiva). Ateno a mera inadimplncia, ou a no localizao de bens no constituem infrao lei para efeitos de atribuir ao administrador e aos scios a responsabilidade pessoal de que tratam os artigos 134 e 135 do CTN. Na mesma linha de idias, no ocorre a responsabilidade automtica e pessoal dos scios, com redirecionamento da ao executiva,a simples quebra da sociedade por quotas de responsabilidade limitada.

STJ REsp 1017588, informativo 375. Redirecionamento da execuo fiscal. Sociedade Limitada. Possibilidade. Bastam meros indcios de dissoluo irregular de suas atividades. Doutrina: a responsabilidade do artigo 135 inciso trs do CTN ( responsabilidade dos diretores, gerentes e representantes) torna-se responsabilidade pessoal e exclusiva diante da quebra do dever de lealdade ao praticarem atos ilegais ou sem autorizao prejudicando os interesses pelos quais deveriam zelar. Doutrina artigo 136 CTN: responsabilidade objetiva das infraes tributrias efeitos: configurao no depende da vontade do agente e do responsvel, nem da efetividade, da natureza ou extenso dos seus efeitos do ato praticado, ou seja, ocorre com o mero descumprimento das normas tributrias; alm disso, importa na sub-rogao passiva das penalidades tributrias a terceiros e a penalizao administrativa da pessoa jurdica ( tais efeitos seriam impossveis acaso a responsabilidade fosse da espcie subjetiva). Doutrina artigo 136 CTN ( responsabilidade por infraes) a norma do artigo 136 do CTN classifica a infrao legislao tributria, em regra, como OBJETIVA OU FORMAL, no sendo relevante a vontade do agente sua caracterizao ( responsabilidade objetiva). Doutrina artigo 137 CTN ( responsabilidade pessoal por infraes): o dispositivo enumera situaes em que a prpria pessoa jurdica sofre os danos causados pela condenvel ao daquele que atua em seu nome, de forma que a punio deve ser imposta ao prprio agente, permanecendo a pessoa jurdica na condio de sujeito passivo do tributo , MAS NO DA MULTA. STJ RESp 201808 : No recolhimento de tributos (descumprimento de obrigao principal) simples mora da sociedade devedora ( pessoa jurdica) no configura ato de violao ao contrato a lei ou estatuto social para implicar na responsabilidade pessoal por infraes do artigo 137 do CTN. STJ somente o pagamento integral da dvida em atraso irradia os efeitos da denncia espontnea. Assim, a simples confisso acompanhada do pedido de parcelamento no configura denncia espontnea e, por isso, deve ser penalizada com a multa moratria ( RESP 378795) , o que foi reforado pela alterao legislativa da Lei Complementar 104/2001, que acrescentou ao CTN, o artigo 155-A pargrafo primeiro: "salvo disposio em contrrio o parcelamento do crdito tributrio no exclui a incidncia de juros e multas". Denncia espontnea no exclui: correo monetria, juros moratrios, obrigaes formais e, conforme entendimento administrativo do CARF smula 9 no afasta multa moratria. Denncia espontnea afasta: Segundo Luciano Amaro afasta a punio administrativa e punio criminal, para a doutrina dominante afasta multa punitiva (STJ diverge) administrativamente somente afasta multa de ofcio. Substituio tributria: finalidade, espcies e noes: Proporciona maior eficincia e segurana na arrecadao e fiscalizao tributria.

Espcies: substituio tributria para frente e substituio tributria para trs. Substituio tributria para frente ou subsequente ou progressiva: realizvel no pagamento de imposto ou contribuio; prevista no artigo 150 pargrafo stimo da Constituio por tal artigo a lei pode atribuir ao sujeito passivo da obrigao tributria a condio de responsvel tributrio pelo pagamento de IMPOSTO OU CONTRIBUIO, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituio da quantia paga, caso no se realize o fato gerador presumido: observaes STF entendeu pela legitimidade dessa sistemtica. Na substituio a lei escolhe uma terceira pessoa que vem a ocupar o lugar do contribuinte ANTES DO FATO GERADOR. Esta terceira pessoa chamada de "RESPONSVEL POR SUBSTITUIO" ou "SUBSTITUTO TRIBUTRIO". Configurao da substituio para frente:h recolhimento antecipado do tributo ( imposto ou contribuio) sem base de clculo apta a dimensionar fato gerador ( que ainda no ocorreu). Exemplos: nos tributos de carter plurifsico ( ICMS, IPI), por fico legal tais tributos passam a ser MONOFSICO, uma vez que ocorre o pagamento por antecipao e no mais diversos pagamentos em toda a cadeia produtiva. H direito a restituio do tributo se o fato gerador presumido no ocorrer? Posio do STF interpreta restritamente: apenas em caso de no ocorrer o fato gerador; no h que se falar em tributo pago a maior ou pago a menor por parte do contribuinte substitudo. Atente-se que, tanto a lei que regula o ICMS, quanto a literalidade da Constituio 150 pargrafo stimo conferem direito ao contribuinte substituto, que recolheu o tributo, o direito de repetir o valor do fato gerador presumido QUE NO SE REALIZOU. Substituio tributria para trs ou regressiva : prevista no artigo 128 do CTN; ocrre quando o pagamento do tributo se d APS a ocorrncia do fato gerador. Exemplo clssico fonte pagadora que recolhe o imposto de renda na condio de responsvel pelo tributo. Discusso doutrinria sobre a RETENO NA FONTE ( trs correntes): para a primeira substituio tributria para trs; para a segunda corrente uma espcie de responsabilidade tributria simples ( artigo 121 inciso dois do CTN); para a terceira corrente se trata de obrigao acessria ou dever instrumental do agente arrecadador. Posio do STJ acerca do tema: a falta de reteno do imposto de renda pela fonte pagadora no isenta o contribuinte do pagamento do tributo , pois o contribuinte direto que possui relao direta e pessoal com a situao configuradora do fato gerador da exao. A responsabilidade tributria por transferncia de terceiros prevista nos artigos 134 e 135 do CTN caso de RESPONSABILIDADE SUBSIDIRIA ( depende de dois requisitos: impossvel o contribuinte cumprir a obrigao tributria E o NO PAGAMENTO DO TRIBUTO decorrer de interveno ou omisso de terceiro) apesar da literalidade da lei falar em RESPONSABILIDADE SOLIDRIA. Assim, para provas que exijam conhecimento doutrinrio devemos falar em RESPONSABILIDADE SUBSIDIRIA dos terceiros e para provas que cobrem a literalidade na responsabilidade de terceiros responderemos RESPONSABILIDADE SOLIDRIA.

ATENO neste caso ( responsabilidade tributria por transferncia de terceiros dos artigos 134 e 135 do CTN) somente so transferidas AS MULTAS DE CARTER MORATRIO ( decorrentes do simples atraso). Esta espcie de responsabilidade tributria abrange os crditos decorrentes das obrigaes tributrias resultantes de:EXCESSO DE PODERES, INFRAO DE LEI, CONTRATO SOCIAL OU ESTATUTO e exige-se a comprovao pelo FISCO de que os responsveis ( mencionados no artigo 134 do CTN; que so os representantes da PJ de Direito Privado) agiram com EXCESSO DE PODERES, INFRAO DE LEI, CONTRATO SOCIAL OU ESTATUTO. Posies do STJ: O nome do terceiro responsvel deve constar da CDA sendo nus daquele primeiro a prova de que no so hipteses das situaes arroladas no artigo 135 do CTN. Simples inadimplemento do tributo, em tese, no caracteriza infrao legal. Dissoluo irregular da sociedade acarreta responsabilidade tributria. Responsabilidade por infrao tributria Positiva nos artigos 136 a 138 do CTN. A infrao de ndole administrativa, pois importa na violao da legislao tributria que implica no dever de pagar multa administrativa. Logo, fala-se em responsabilidade tributria penal e no responsabilidade penal tributria ( crimes tributrios). A responsabilidade tributria penal , de regra, objetiva independe da inteo do agente ou do responsvel e da efetividade e extenso dos efeitos do ato. A ressalva feita pelo artigo 137 inciso primeiro parte final diz respeito de que a responsabilidade ser pessoal se o agente executor ser responsvel quando por DECISO PRPRIA, resolver praticar o ilcito, caso em que no estar no exerccio regular de sua atribuies. Diz a doutrina que as infraes do artigo 137 inciso primeiro do CTN so infraes que tambm configuram ilcitos penais, ao passo que as infraes do inciso segundo do mesmo artigo so simplesmente administrativas e as infraes do inciso terceiro decorrem de dolo especfico de prejudicar a empresa e, por isso, a penalidade tributria recara sobre aquele e no sobre a Pessoa Jurdica. Ateno: a responsabilidade do agente diz respeito infrao, pois a sujeio passiva quanto ao tributo continua sendo da pessoa jurdica.

Вам также может понравиться