Вы находитесь на странице: 1из 3

QUADRO RESUMO CONFLITOS ORIENTE MDIO(OM)

POLTICO CAUSA - Consequncia da unilateralidade na deciso de Bem GUIRON na criao do estado de Israel (1948). Resoluo 181 da ONU, Osvaldo Aranha (brasileiro) relator; CONSEQUNCIA Contribuindo para o aumento das divergncias sobre questes territoriais no OM. CAUSA Nacionalizao do Canal de Suez, pelo EGITO, restringindo o acesso a embarcaes Israelenses. Interveno Frana e Gr-Bretanha apoio a ISRAEL, URSS apoio ao EGITO. CONTRIBUINDO para a Unio dos povos rabes contra Israel e alinhando definitivamente EGITO e URSS. Ao de Coaliso entre EGITO, SRIA e JORDANIA contra Israel; Contra ofensiva israelense com a ocupao da Pennsula do SINAI, COLINAS de GOLAN (Sria), Faixa de GAZA, CISJORDANIA, JERUSALM ORIENTAL; OCUPANDO territrios, pcp Jerusalm, reivindicados pelos povos rabes at a atualidade, dificultando o processo de PAZ!! Tentativa de retomada territorial pela SRIA e EGITO. Vitria ISRAEL, com apoio EUA, ING. MANTENDO a disputa pela COLINA DE GOLAN (at os dias atuais). Acordo de Camp DAVID ( Israel Egito), mediao EUA. Reconhecimento do estado de

GUERRA DE INDEPENDENCIA (1948 49) ECONMICO Apoio financeiro das comunidades judaicas internacionais (EUA- ING); FORTALECENDO o alinhamento econmico de Israel com o Ocidente;

PSICOSSOCIAL CONSEQUNCIA Fuga de refugiados para o LBANO, JORDANIA, e SRIA. FAVORECENDO o surgimento, posteriormente, de grupos fundamentalistas ( HEZBOLLAH)

GUERRA DE SUEZ (1956) Buscava afetar o comrcio israelense , entretanto, afetou a economia europeia causando a entrada da Gr-Bretanha e Frana. CONTRIBUINDO para que a Pennsula do SINAI ( posteriormente ocupada por Israel) passasse a ser rea de interesse estratgico de Israel. GUERRA DOS SEIS DIAS ( 1967 ) Ocupao das COLINAS de GOLAN, valor estratgico p/ a economia regio, segurana hdrica. Carter econmico a partir deste momento. RESTRINGINDO o desenvolvimento econmico da CISJORDNIA (Rio Jordo), dificultando o processo de PAZ.

Contribui para o fortalecimento do panarabismo, devido ao apoio europeu; RECRUDESCIMENTO do movimento (EGITO, JORDANIA, SRIA) contra o povo Israelense;

Queda do NASSER (NASSERISMO) com a derrota da COALISO; FORTALECENDO o moral israelense e contribuindo para a manuteno das pretenses polticas de ISRAEL.

GUERRA DE YON KIPPUR (1973) Retaliao da OPEP ao apoio do ocidente. Elevou preo do petrleo de US$2,30 para US$ 13,00. CAUSANDO a primeira crise do petrleo e tornando este hidrocarboneto a pcp causa dos conflitos subsequentes.

Mudana de postura na opinio pblica internacional em relao a ISRAEL, o pas no era o coitadinho que se imaginava!!!! Abandono dos conflitos convencionais, incio da guerras assimtricas ( terrorismo)

Israel pelo EGITO, causando divergncia entre os pases rabes, DIFICULTANDO a resoluo pacfica da instabilidade regional POLTICO Revoluo islmica com IR, conflito entre estado laico e estado islmico. Alegao de invaso de poos petrolferos e resoluo de contendas fronteirias; Surgimento de conflito poltico-religioso entre estados rabes; DIFCULTANDO a resoluo pacfica dos conflitos no OM. Invaso do territrio Libans por ISRAEL com objetivo de atacar a sede da OLP e neutralizar o movimento AL-FATAH; CONTRIBUINDO para o surgimento do movimento extremista HEZBOLLAH, objetivo eliminar o estado de ISRAEL, aes terroristas, DIFICULTANDO a resoluo pacfica das contendas. Ocupao do territrio palestino por tropas israelenses ( revolta popular ) guerra das pedras; Postura repressiva israelense, sensibilizando a opinio pblica a favor da causa palestina; CONSEQUENCIAS: Acordos de OSLO, a partir dos quais foi criada a ANP (???) dando incio a ao dilogo entre ISRAEL e a ANP ( mais tarde o assassinato de Yitzhak Rabin) Mudana de postura moderada para conservadora por ISRAEL (Morte de RABIN e assuno da ARIEL SHARON) Postura contraditria aos acordos de OSLO e recrudescimento das relaes conflituosas com

Reflexo Brasil, fim do milagre econmico, queda popularidade governos militares; CONFLITO IR - IRAQUE ECONMICO Disputa pelo controle do petrleo em reservas no GOLFO PRSICO. Apoio financeiro dos EUA ao IRAQUE, conter a expanso da Rev. Islmica; RATIFICANDO a interferncia e interesse americano na Regio.

PSICOSSOCIAL Envolvimento da questo tnica-religiosa (ANTAGONISMOS) povos rabes; CONTRIBUINDO para o acirramento tnico dos povos do Oriente Mdio.

GUERRA NO LBANO Destruio da infraestrutura e da economia libanesa; CONTRIBUINDO pra a unio entre Srios e libans contra ISRAEL ( LIBANO financia o HEZBOLLAH)

Ressentimento Libans; dificultando o consenso regional; Surgimento de polticas humanitrias do Partido de Deus (HEZBOLLAH) para os refugiados palestinos; INCITANDO o extremismo islmico e o repdio ao ocidente e a ISRAEL, impedindo a resoluo pacfica dos conflitos; Questo Humanitria Aumento do extremismo islmico com o surgimento do HAMMAS; Renncia da luta Armada pelo AL-FATAH; Reconhecimento da ANP por ISRAEL, como a nica entidade palestina e, em contrapartida, o Reconhecimento do Estado de ISRAEL

1 INTIFADA Disputa pelo territrio das Colnias judaicas em territrios palestinos

2 INTIFADA Proliferao das colnias judaicas em territrio palestino ( dividir para conquistar) Embargo econmico a Palestina a partir de ISRAEL;

Isolamento da FAIXA DE GAZA, restringindo as aes humanitrias regio, AUMENTANDO o sentimento negativo do povo palestino a ISRAEL.

relao aos Palestinos; Construo dos muros de conteno ( restrio de acesso de palestino e terroristas a ISRAEL)

Вам также может понравиться