Вы находитесь на странице: 1из 2

Mtodo dialtico Para os filsofos gregos, dialtica era a arte do dilogo.

Para um dos filsofos mais influentes na carreira de Marx, Hegel, dialtica uma forma de pensar a realidade em constante mudana por meio de termos contrrios que do origem a um terceiro, que os concilia. A dialtica compe-se, assim, de trs termos:

tese; anttese e sntese. Tese (A) uma afirmao; anttese (B), uma afirmao contrria, e sntese (C), como o nome indica, o resultado da sntese entre as duas primeiras. A sntese supera a tese e a anttese (portanto, algo de natureza diferente), ao mesmo tempo em que conserva elementos das duas e conduz a discusso, nesse processo, a um grau mais elevado. E, na sequncia, d origem a uma nova tese, que inicia novamente o ciclo. Por exemplo, eu tenho uma ideia a respeito de algo, minha tese (A): "Pases com climas quentes so melhores para se viver". Meu interlocutor no concorda e contra-argumenta: "No, so pases com climas frios que so melhores para se viver". Esta a anttese (B). Depois de alguma discusso, chegamos a uma concluso - a sntese (C): "Pases com climas amenos so mais agradveis para se morar." Pode parecer bobagem, mas justamente assim que, em nosso cotidiano, usamos a dialtica mesmo sem o saber, toda vez que conciliamos ideias opostas - em casa, no trabalho, na comunidade, etc. - em assuntos diversos. E por isso que nos jornais que lemos costumamos encontrar ao menos dois pontos de vistas divergentes sobre um determinado tema, para que possamos fazer uma sntese do que de melhor cada um deles nos apresenta. A originalidade de Hegel foi fazer desta lgica dialtica uma lgica do ser, isto , que rege o prprio modo de ser das coisas que, para ele, um perptuo vir-aser, um realizar-se contnuo. Assim, tambm, a prpria histria, em que o Estado moderno seria a sntese de interesses em conflito entre famlia e sociedade civil, segundo Hegel. Ditadura do proletariado Marx achava que a dialtica de Hegel estava de "cabea para baixo" e era preciso corrigi-la. Isso porque Hegel, grosso modo, era idealista, isto , via a Razo como determinante da realidade objetiva, enquanto Marx era materialista e pensava justamente o contrrio: que era o mundo material que condicionava a ideia que fazamos dele. Por isso, ele desenvolveu uma interpretao que ficou conhecida como materialismo dialtico. O que Marx trouxe de original foi uma anlise dialtica das relaes sociais e econmicas (as bases materiais e concretas da sociedade) que formavam uma estrutura que explicava fatos histricos e culturais.

Diferente de Hegel, ele escrevia em meio Revoluo Industrial, em que uma massa de trabalhadores vivia em condies deplorveis nas grandes cidades, o que estimulava o crescimento de movimentos socialistas e anarquistas em toda a Europa. A sociedade capitalista, segundo Marx, funcionava com base no antagonismo entre duas classes: a burguesia, que detinha os modos de produo (fbricas, empresas, terras, comrcio, etc.), e o proletariado, trabalhadores que vendiam sua fora de trabalho. Na dialtica marxista, a burguesia seria a tese - e o proletariado, sua anttese. A sntese seria a superao da sociedade de classes por uma sem classes, o comunismo. As crises do capitalismo, ento, decorreriam dos conflitos entre burguesia e proletariado, e seriam o prenncio de uma superao dialtica da economia poltica. Ao assumirem seu papel histrico e dialtico, os trabalhadores instituiriam, no lugar do sistema capitalista, a ditadura do proletariado, que seria um Estado provisrio a ser superado pelo comunismo. Na prtica, no entanto, a ditadura do proletariado no passou de... ditadura. Marx, hoje Apesar da sociedade comunista no ter advindo, em parte porque os trabalhadores constituram uma nova classe, a classe mdia, e vivem mais preocupados em conseguir um bom emprego, casa, carro e luxos da vida moderna, as teorias de Marx preservam muito de sua fora. Toda vez que achamos que alguma coisa est errada em uma sociedade em que uma minoria tem muito dinheiro e a maior parte da populao vive em dificuldade, e que os sonhos de consumo nos tornam apenas mais vazios, estamos pensando na companhia de Marx.

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/marx---teoria-da-dialeticacontribuicao-original-a-filosofia-de-hegel.htm

Вам также может понравиться