Вы находитесь на странице: 1из 28

As Boas Prticas de Sustentabilidade nas Empresas e Organizaes

4 edio

Estudo elaborado em parceria, pela AESE - Escola de Direco e Negcios e PwC

organizadores

ndice

1. INTRODUO 2. OBJECTIVOS 3. METODOLOGIA Etapas do Prmio Metodologia de Avaliao das Empresas e Organizaes

2 2 3 3 3 4 5 7 18 12 15 17 17 21 23

4. EMPRESAS PRTICAS DE SUSTENTABILIDADE  Enquadramento  Pilar Econmico  Pilar Ambiental  Pilar Social  Sntese 

5. ORGANIZAES - PRTICAS DE SUSTENTABILIDADE  Anlise das Polticas e Medidas  Evoluo das Polticas e Medidas  Sntese 

As Boas Prticas de Sustentabilidade nas Empresas e Organizaes

1. INTRODUO

2. objectivos

A AESE Escola de Direco e Negcios e a PwC, organizam em parceria, desde 2006, o Prmio Cidadania das Empresas e Organizaes. Em 2010 realizou-se a 4 edio desta iniciativa, que visa reconhecer as entidades com as melhores prticas de sustentabilidade. Numa era em que se discute numa base diria as problemticas sociais, ticas e ambientais, urgente ter conhecimento de como lidam as Empresas e as Organizaes com estas novas temticas. Urge, igualmente, distinguir aquelas empresas que, por determinado motivo, se encontram na vanguarda, ou que dada a sua estrutura empresarial ou organizacional manifestam um claro esforo na adaptao s novas exigncias. O Prmio Cidadania prima pela sua originalidade, em especial pela incluso das Organizaes No Governamentais ao lado das Empresas, contribuindo para o reconhecimento e divulgao das instituies mais sustentveis em Portugal. No sendo fcil para uma empresa a misso de conciliar a sua actividade e objectivos de negcio com as vertentes do Prmio, mais complicada se revela esta misso para organizaes que possuem recursos reduzidos. Atingir os mais elevados patamares da gesto e sustentabilidade do valor das organizaes no tarefa fcil mas certamente distintiva para os que o conseguem, instituies e pessoas. Embora o universo de participantes no justifique concluses estatisticamente vlidas, se for assumido que participaram os que mais investem nas questes associadas sustentabilidade, ser certamente uma boa panormica acerca das boas prticas dos que j actuam nesta rea. Neste contexto, o estudo agora publicado incide precisamente sobre a anlise de como as Empresas e Organizaes em Portugal procuram no seu dia-a-dia ser econmica, social e ambientalmente cidads responsveis, procurando analisar as medidas formais e no formais que adoptaram e que se mostraram relevantes. Utilizando os resultados obtidos durante as quatro edies do prmio j realizadas, procurou-se efectuar uma avaliao da evoluo e das principais tendncias em matria de polticas e prticas de sustentabilidade.

O objectivo do Prmio Cidadania das Empresas e Organizaes distinguir as empresas e organizaes pela implementao de medidas e prticas de sustentabilidade que visem melhorar o seu desempenho e desenvolver a comunidade em que se inserem. Este prmio divide-se em duas categorias: Categoria Empresas foram distinguidas as empresas que pelo seu desempenho optimizam as sinergias entre as vertentes: econmica, ambiental e social. Foram consideradas nove categorias distintas de sectores de actividade, designadamente: Utilities; Produtos Industriais (PI);  Tecnologia, informao, comunicao e entretenimento (TICE); Banca; Seguros; Transportes e Logstica (TL); Retalho e Consumo (RC); Construo; Outros Servios (OS). Categoria Organizaes foram distinguidas as organizaes no governamentais com melhor desempenho ao nvel do objecto final das mesmas, no que diz respeito aplicao dos recursos existentes, organizao e sustentabilidade da instituio.

2

AESE e PwC

prmio cidadania das Empresas e Organizaes 4 edio

3. metodologia

Etapas do Prmio
O processo do Prmio engloba vrias etapas, desde a inscrio dos candidatos at fase de deciso pelo jri. As etapas foram acompanhadas por uma equipa conjunta de profissionais da PwC e da AESE. O processo consta das seguintes fases: 1.  Inscrio: nesta etapa, iniciada em Junho de 2010, cada empresa e organizao interessada procedeu sua inscrio no stio web oficial do Prmio (www.premiocidadania. com), de modo a registar os seus contactos e principais caractersticas. Aps a fase de inscrio, cada entidade respondeu e submeteu o questionrio de avaliao. Apenas foram aceites os participantes que submeteram validamente o questionrio preenchido na sua totalidade. Nesta 4 edio do Prmio, o nmero foi de 31 empresas e 16 organizaes. Relativamente a 2009, existe um aumento de 3 entidades no nmero de empresas participantes e 7 nas organizaes. 2.  Avaliao: nesta segunda etapa, as empresas e organizaes candidatas ao Prmio foram classificadas de acordo com o seu desempenho em sustentabilidade, com base nas suas respostas ao questionrio e anexos enviados. 3.  Seleco: na terceira fase, foi preparada uma primeira lista das empresas e organizaes com melhor desempenho. As respostas e pontuaes destas empresas foram analisadas e revistas, tendo-se seguido uma fase de visitas e entrevistas a empresas, para confirmao de respostas e esclarecimento de dvidas. Aps a realizao das visitas foi efectuada uma segunda correco pontuao das entidades finalistas. Finalizada esta etapa, foi elaborado o relatrio de apresentao de resultados ao jri, que serviu de base ao processo final de deciso. 4.  Nomeao de vencedores: nesta ltima fase, coube ao jri nomear e votar os vencedores nas diferentes categorias, apresentando a sua deciso final.

Metodologia de Avaliao das Empresas e Organizaes


No caso das empresas, a metodologia de avaliao baseada num questionrio desenvolvido pela PwC que segue as linhas internacionais mais exigentes nestas temticas, de modo a avaliar as empresas candidatas ao Prmio. As entidades foram classificadas atravs da anlise das respostas ao questionrio, avaliando o seu desempenho em quatro categorias: Enquadramento, Pilar Econmico, Pilar Ambiental e Pilar Social.  A primeira rea de anlise, o Enquadramento, constituda por duas seces: Informao Geral e Estratgia de Sustentabilidade  As questes destinadas a avaliar o desempenho no Pilar Econmico so divididas em dois grupos: Governance e Gesto de Risco e Inovao e Sustentabilidade Econmica. Na primeira parte so abordados temas como a organizao das empresas e a gesto de actividades. A segunda parte incide sobre a avaliao da satisfao de clientes e a investigao e desenvolvimento.  No Pilar Ambiental so avaliadas as Polticas e Prticas de Gesto e o Desempenho Ambiental. No mbito do desempenho ambiental so abordados temas como energia, gua, biodiversidade, emisses, efluentes, resduos e iniciativas.  A ltima rea de avaliao o Pilar Social. Este encontra-se dividido, da mesma forma que o Pilar Ambiental, em: Polticas e Prticas de Gesto e Desempenho Social. No desempenho social so avaliadas questes relacionadas com temas como o mecenato, programas sociais, entradas e sadas da empresa, entre outros. O questionrio destinado s organizaes foi necessariamente simplificado. Esta adaptao revelou-se positiva pois permitiu que as organizaes demonstrassem com maior clareza as prticas relevantes adoptadas. De facto, qualquer tentativa de avaliao das organizaes no tarefa fcil, nomeadamente devido dificuldade encontrada na aplicao de critrios quantitativos semelhantes aos aplicveis s empresas.

AESE e PwC

As Boas Prticas de Sustentabilidade nas Empresas e Organizaes

4.  EMPRESAS - PRTICAS DE SUSTENTABILIDADE

importante referir que, em cada edio do Prmio, o universo de empresas da amostra distinto do das restantes edies, facto que dever ser tido em considerao na interpretao e anlise da evoluo temporal. A interpretao da PwC a de que a maturidade das entidades envolvidas nos temas ligados sustentabilidade crescente, sendo mais fcil e rpida a resposta e justificao das iniciativas e aces nos pilares da sustentabilidade. Aspecto positivo, pois quanto maior a sensibilizao e a integrao dos temas nas estratgias concretas de cada instituio, maior o impacte na comunidade e a sustentabilidade da prpria organizao.

O papel das empresas no mbito do desenvolvimento sustentvel est relacionado com o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), segundo o qual estas integram, voluntariamente, preocupaes ambientais, sociais e econmicas nas suas actividades e na relao com os seus stakeholders (partes interessadas). Com a integrao da RSE na estratgia empresarial, as empresas satisfazem as necessidades das suas partes interessadas e contribuem para o desenvolvimento sustentvel do seu negcio. Um elevado nmero de empresas admite, cada vez mais, a importncia dos aspectos sociais e ambientais nas suas operaes futuras e na concepo dos seus produtos e servios, adaptando, deste modo, a sua estratgia de negcio de acordo com esta tendncia. A gesto de capital humano revela ser uma fonte de vantagens competitivas no mercado empresarial. Nos ltimos anos tem vindo a constatar-se uma maior conscincia da utilidade do desenvolvimento do capital humano e da sua importncia para o desenvolvimento de novos produtos e processos. O desenvolvimento e gesto eficientes do capital humano constituem actualmente factores de diferenciao face concorrncia.

4

AESE e PwC

Empresas concorrentes Como referido, foram aceites para anlise nesta 4 edio do Prmio Cidadania das Empresas e Organizaes 31 empresas, distribudas por nove sectores de actividade, nomeadamente: 

Enquadramento
O Enquadramento constitui a primeira rea de avaliao onde so focados temas relacionados com a estratgia de sustentabilidade das empresas. Estratgia de sustentabilidade A estratgia de sustentabilidade o pilar sobre o qual assentam os passos a seguir pelas empresas em matria de sustentabilidade, bem como o seu desempenho. Nesta seco so avaliadas a existncia de mecanismos de dilogo com stakeholders e questes relacionadas com o relatrio de sustentabilidade (RS).
2006 2007 2009 2010 Existncia de mecanismos para encetar o dilogo regular com os stakeholders 95% 96% 100% 100%

13%

13% 6%

10%

10%

19%

10% 6% 13% %

Publicao de Relatrio de Sustentabilidade Relatrio de Sustentabilidade verificado por entidade externa1 Utilizao do referencial Global Reporting Initiative (GRI)1 Nvel de aplicao A (GRI G3)
1

40% 46% 61% 77% 25% 54% 63% 71% 76% 92% 25% 48%

Utilities Produtos industriais Tecnologia, informao, comunicao e entretenimento Banca Seguros Transportes e Logstica Retalho e consumo Construo Outros Servios

 valor percentual est associado ao nmero de empresas que O elabora o relatrio de sustentabilidade

A nvel da adeso ou subscrio de cartas de princpios internacionais ou outras iniciativas de carcter voluntrio sobre questes econmicas, ambientais e sociais, destaca-se a adeso, de 61% das empresas, ao Pacto Global das Naes Unidas (Global Compact). Ao Cdigo de Conduta Empresas e VIH aderiram 23% das empresas analisadas.

AESE e PwC

As Boas Prticas de Sustentabilidade nas Empresas e Organizaes

A existncia de mecanismos de dilogo com os stakeholders atingiu nas ltimas duas edies, a classificao mxima de 100%. Estes mecanismos incluem todas as formas de comunicao da empresa com os seus vrios grupos de partes interessadas, desde relatrios de divulgao de resultados, reunies, estudos de mercado e de opinio pblica, workshops, stios web de internet ou intranet, entre outros. Do universo de empresas participantes, 77% publica relatrio de sustentabilidade, mantendo-se a tendncia de aumento do nmero de empresas que o publica e que desta forma comunica o seu desempenho nesta matria. O referencial da GRI para elaborao

de relatrios de sustentabilidade cada vez mais utilizado pelas empresas. De acordo com os resultados da 4 edio, o GRI utilizado por 92% das empresas que publica relatrio, o que representa um aumento de 16% face aos resultados da edio anterior. De forma paralela, existe um aumento de 23%, em relao 3 edio, no nmero de empresas que auto-declaram um nvel de aplicao mximo do GRI, o nvel A. Das entidades que publicam RS, o nmero de relatrios sujeito a verificao, por entidade externa independente aumentou, em oito pontos percentuais, para 71%, face edio anterior.

% 100% 80% 60% 40% 20% 0% GLOBAL


77% 100% 100% 100% 100% 100%

67% 55% 50% 50% 50%

75%

67% 50% 33% 0%

67%

75%

50% 33%

Utilities

PI

TICE

Banca

Seguros

TL

RC

Construo

OS

Percentagem de empresas que publicou o RS 2009

Percentagem de empresas cujo RS foi sujeito a verificao externa independente

Nesta matria, destaca-se o sector das utilities, em que todas as empresas publicaram relatrio de sustentabilidade, com nvel de aplicao A (GRI G3), sendo este sujeito a verificao por entidade externa e independente.

6

AESE e PwC

Pilar Econmico
O Pilar Econmico constitui a segunda rea de avaliao, explorando temas relacionados com a Governance e gesto de risco, e inovao e sustentabilidade econmica. Governance e Gesto de Risco Nesta seco avaliada a forma como as empresas so dirigidas e administradas e como so geridos os riscos associados s actividades da empresa.
2006 2007 2009 2010 Existncia de um cdigo de conduta/tica 85% 82% 100% 100%

Existncia de um framework de 75%2 75% 2 79% 2 97% gesto de risco para a organizao Existncia de respostas a dar para cada evento de risco
2

89%3 93%2 94%

 questo foi reformulada em 2010 para as trs primeiras A edies era questionada a existncia de uma funo de risco e/ou Departamento de Gesto de Risco. 3 A questo foi reformulada em 2010 para a 2 e 3 edio era  questionada a existncia de planos de contingncia para os principais riscos identificados.

de respostas positivas na 4 edio foi de 94%. Todas as empresas referem ter integrado nos processos de gesto uma funo de auditoria interna. No que diz respeito existncia de comisses/comits de gesto da empresa e independentes da Comisso Executiva, 68% das empresas referiram possuir uma Comisso de Auditoria e 65% uma Comisso de Vencimentos. Em menor escala, as Comisses de Gesto de Risco e de Governance foram referidas em 45% e 35% dos casos, respectivamente. Em relao a outro tipo de Comisses (e.g. Comisso de Sustentabilidade, Comisso de tica, Comisso de Matrias Financeiras, entre outras), estas foram referidas em 52% dos casos. A existncia de um cdigo de tica/conduta alcanou o valor mximo de 100% na 4 edio, mantendo-se a tendncia da edio anterior. Todas as empresas referiram possuir um cdigo de tica/conduta que, na maioria dos casos, contempla os seguintes aspectos: crime; corrupo e fraude; discriminao; confidencialidade da informao; segurana dos scios, colaboradores e clientes; ambiente, higiene e segurana, entre outros. Inovao e Sustentabilidade Econmica O investimento em investigao e desenvolvimento (I&D) um indicador que traduz o esforo das empresas no sentido de inovarem e de se tornarem mais sustentveis, aumentando a sua competitividade. Do universo das empresas participantes, 94% das empresas referiram ter destinado, de forma sistemtica, em 2009, parte do seu volume de negcios a investigao e desenvolvimento, atingindo um valor mdio de, aproximadamente, 1,5%. Existem, contudo, dificuldades nas organizaes em manifestar qual a percentagem afecta do negcio a I&D e no que diz respeito prpria organizao do sistema de inovao.

Em relao s prticas de governao, 45% das empresas avaliadas possui uma percentagem de administradores no executivos independentes superior a 25%, valor recomendado pela CMVM. Em relao existncia de um programa de integrao para os novos administradores e directores de primeira linha, 74% das empresas responderam de forma positiva. No que diz respeito gesto do risco, 97% das empresas possui um framework de gesto de risco definido. Em relao aos planos de contingncia definidos para os principais riscos identificados, a taxa

AESE e PwC

As Boas Prticas de Sustentabilidade nas Empresas e Organizaes

2006 2007 2009 2010 Existncia de mecanismos de avaliao regular da satisfao de clientes Investimento em investigao e desenvolvimento 100% 96% 97%

Pilar Ambiental
O desempenho ao nvel do Pilar Ambiental avaliado atravs de questes relacionadas com as polticas e prticas de gesto ambiental e com o desempenho ambiental das organizaes. Seguindo o modelo de avaliao, nenhuma empresa obteve a pontuao mxima. semelhana dos resultados da edio anterior do Prmio, o gap entre a melhor e a pior classificada bastante significativo: 78 pontos percentuais. Polticas e Prticas de Gesto Esta seco analisa vrias questes que permitem avaliar como as empresas gerem a componente ambiental nas suas actividades.
2006 2007 2009 2010 Existncia de um Sistema de Gesto Ambiental (ISO 14001 ou EMAS) implementado Sistema de Gesto Ambiental certificado Existncia de objectivos ambientais especficos, mensurveis, documentados e comunicados Incluso de requisitos/critrios ambientais no mbito do processo de seleco de fornecedores Existncia de procedimentos ou planos de emergncia para responder a situaes potenciais de ocorrncia de acidentes ou situaes de emergncia ambientais 65% 54% 71% 77%

65% 50% 64% 94%

Para a existncia de mecanismos de avaliao regular da satisfao de clientes, observou-se uma tendncia estvel nas ltimas trs edies, sendo de 97% para a 4 edio. Em relao a esta questo, 48% das empresas revelaram um aumento no ndice de satisfao global de clientes. No que concerne misso e valores das empresas, todas as entidades avaliadas referiram possuir uma misso e valores claramente definidos, assim como a existncia de um plano estratgico e o alinhamento do oramento com o mesmo.

69% 87% 85% 96%

100% 97%

89% 89% 90%

71% 89% 94%

8

AESE e PwC

% 100% 80% 60% 40% 20% 0% GLOBAL


25% 0% 0% 0% 77% 74% 100% 100% 100% 100% 83% 83% 75% 75% 100% 100% 100% 100% 100% 100%

Utilities

PI

TICE

Banca

Seguros

TL

RC

Construo

OS

Percentagem de empresas com SGA implementado

Percentagem de empresas com SGA certificado

Observou-se um acrscimo no nmero de entidades que possuem um Sistema de Gesto Ambiental (SGA) implementado, isto , que definem, avaliam, monitorizam e minimizam os impactes ambientais resultantes das suas actividades. Destas empresas, 96% possui o SGA certificado.

Relativamente implementao de medidas para minimizao dos impactes ambientais dos seus produtos e actividades, 97% das empresas admitiu possuir objectivos mensurveis na rea do ambiente. O nmero de empresas que incluem critrios ambientais no mbito da seleco de fornecedores mantm uma tendncia estvel, atingindo na 4 edio um valor elevado (90%). Na aquisio de novos produtos e servios, 90% das empresas verifica que os seus fornecedores cumprem com os requisitos ambientais aplicveis, com o seu cdigo de tica/ conduta e/ou com procedimentos ambientais especficos da empresa. Parte destas empresas (74%) possui tambm procedimentos especficos para avaliar os seus fornecedores e minimizar o impacte ambiental das suas actividades atravs, por exemplo, de auditorias, monitorizao de processos, visitas e inquritos a fornecedores. Cerca de 94% das empresas referiu possuir procedimentos ou planos de emergncia para responder a situaes de emergncia ambiental. A contabilidade ambiental encontra-se, ainda, em fase de implementao em Portugal. A Directriz

AESE e PwC

As Boas Prticas de Sustentabilidade nas Empresas e Organizaes

Contabilstica 29, actualmente NCRF 26 (Norma Contabilstica e de Relato Financeiro Matrias Ambientais), no amplamente implementada (apenas 9% das empresas referiram j a ter implementado). Do universo das empresas participantes, 26% admitiu conhecer a NCRF 26 mas ainda no a ter implementado e 26% referiu conhecer esta norma e j ter desenvolvido trabalho no sentido de sua aplicao. Desempenho Ambiental No desempenho ambiental, verificou-se uma tendncia crescente na taxa de respostas positivas para a reduo dos consumos especficos de energia e de gua, o que corresponde a uma melhoria global do desempenho das empresas em matria de ambiente. O aumento do nmero de empresas que reduziram os seus consumos de

energia e gua, em relao edio anterior, foi de 13% e 26%, respectivamente. Das empresas participantes, 39% reduziram as suas emisses especficas de CO2.
2006 2007 2009 2010 Reduo do consumo especfico de energia em relao edio anterior Reduo do consumo especfico de gua em relao edio anterior Reduo das emisses especficas de CO2 em relao edio anterior Percentagem mdia de resduos valorizados 29% 42%

29% 55% 32% 39% 60% 74%

% 100% 80% 60% 40% 20% 0% GLOBAL


42% 39% 55% 50% 75% 75% 75% 67% 50% 50% 50% 33% 50% 33% 50% 50% 33% 0% 0% 0% 33% 33% 0% 33% 0% 67% 50% 100% 100%

25%

Utilities

PI

TICE

Banca

Seguros

TL

RC

Construo

OS

Percentagem de empresas que reduziram o consumo especfico de energia em 2009

Percentagem de empresas que reduziram as emisses especficas de CO2 em 2009 Percentagem de empresas que reduziram as emisses especfico de gua em 2009

10

AESE e PwC

No consumo especfico de energia, constatou-se uma reduo por parte de todas as empresas do sector Retalho e Consumo. Relativamente s emisses especficas de CO2, o sector das Utilities destaca-se com uma reduo das emisses em 75% das empresas. No que diz respeito reduo do consumo especfico de gua, destaca-se o sector Transportes e Logstica,

com uma reduo no consumo por parte de todas as empresas. Todas as empresas referiram possuir prticas de separao de resduos, sendo a percentagem mdia de resduos valorizados elevada, na ordem dos 74%. Constatou-se uma tendncia positiva, neste aspecto, nas duas ltimas edies.
%

100% 80% 60% 40% 20% 0% GLOBAL


74% 72% 60% 62% 52% 88% 70% 94% 81% 75%

Utilities

PI

TICE

Banca

Seguros

TL

RC

Construo

OS

Percentagem de resduos valorizados em 2009

Verificou-se que 45% das empresas produz energia renovvel para consumo prprio e/ou produo de electricidade para venda rede elctrica. Destas empresas, 64% inclui, no consumo de energia total, uma percentagem da energia renovvel produzida. Exemplos da utilizao de energia renovvel so o aproveitamento de energia solar/fotovoltaica, elica, a queima de biomassa, a utilizao de biocombustveis, entre outras. Das empresas participantes, 65% refere ter realizado, em 2009, investimentos em projectos de energias renovveis e/ou melhoria de eficincia energtica.

AESE e PwC

11

As Boas Prticas de Sustentabilidade nas Empresas e Organizaes

Pilar Social
O Pilar Social, semelhana do Pilar Ambiental, constitudo por questes relacionadas com as polticas e prticas de gesto social e com o desempenho social das empresas. Polticas e Prticas de Gesto Entre as questes relevantes de avaliao encontra-se a implementao e certificao do Sistema de Gesto Social (SGS) OHSAS 18001 (Segurana e Sade no Trabalho) e da Norma de Responsabilidade Social SA 8000.

2006 2007 2009 2010 Existncia de um SGS OHSAS 18001 implementado OHSAS 18001 certificado 60% 56% 79% 65% 75% 55%

Implementao da Norma SA 8000 40% 22% 25% 32% SA 8000 certificada Existncia de uma poltica de no discriminao Existncia de uma poltica de contratao de pessoas portadoras de deficincia Existncia de um sistema de avaliao de desempenho Existncia de um procedimento de atraco de talentos e reteno de quadros de elevado potencial Oferta de apoio para a educao dos filhos dos colaboradores Oferta de seguro de sade aos colaboradores Verificao regular das prticas sociais de fornecedores Existncia de mecanismos de avaliao regular da satisfao de clientes Existncia de mecanismos de avaliao regular da satisfao dos seus colaboradores 11% 19%

68% 89% 100%

35% 32% 32% 39%

100% 86% 93% 100%

60% 75% 82% 90%

70% 71% 71% 77% 75% 93% 93% 90% 54% 68% 84%

100% 96% 97%

89% 87%

Verificou-se um decrscimo de 14% na implementao, por parte das empresas, do OHSAS 18001 e um aumento de 7% na implementao da Norma SA 8000, face edio anterior. Contudo, dado pouca aplicao da Norma SA 8000 em Portugal, o rcio est fortemente influenciado pela composio dos participantes nesta e em edies anteriores.

12

AESE e PwC

% 100%
100% 100% 100%

80%
75% 75% 65%

75%

67%

67%

55%

50%

50%

50%

50%

50% 33% 33% 33% 33% 33% 33% 0% 0% 0% 0%

33%

32%

25%

0%

19%

25%

0%

0%

0%

0%

GLOBAL

Utilities

PI

TICE

Banca

Seguros

0%

TL

RC

Construo

33%

20%

OS

Percentagem de empresas com OHSAS 18001 implementado

Percentagem de empresas com OHSAS 18001 certificado


Percentagem de empresas com SA 8000 implementada

Percentagem de empresas com SA 8000 certificada

Destacam-se os sectores Produtos Industriais e Construo, em que 100% das empresas tem implementado e certificado o SGS OHSAS 18001. No que diz respeito Norma SA 8000, 50% das empresas do sector Outros Servios possui a norma implementada e certificada. Em relao a outras polticas e prticas de gesto social, verificou-se um aumento de 11% na implementao de polticas de no discriminao por parte das empresas analisadas. A avaliao de desempenho dos colaboradores, reconhecida como essencial na gesto do capital humano, realizada por 100% das empresas. Verificou-se tambm uma tendncia positiva de 8%, face edio anterior, no caso da implementao de procedimentos de atraco de talentos e reteno de quadros de elevado potencial. Constatou-se tambm um nmero elevado de empresas que possuem mecanismos confidenciais para apresentao de reclamaes e/ou sugestes dos colaboradores. Em relao s prticas sociais dos fornecedores, 84% das empresas admitiram realizar uma verificao regular das mesmas. Esta percentagem cresceu em 30 pontos percentuais desde 2007.A mdia de horas de

formao por colaborador, por ano, para o conjunto de empresas participantes, situou-se em 40,5.

Desempenho Social

O desempenho social das empresas medido atravs da avaliao de vrias questes relacionadas com aspectos internos, como os acidentes de trabalho, doenas profissionais, oportunidades de ascenso das mulheres a postos de chefia e aspectos relacionados com a comunidade, como o volume de negcios dedicado a aces de mecenato e a programas sociais. Relativamente s oportunidades de ascenso das mulheres a postos de direco, o valor mdio foi de 27%, sendo 73% o valor mximo atingido. A percentagem mdia de mulheres no quartil superior de remunerao das empresas foi de 29%. Estes indicadores demonstram que, na maior parte dos casos, as direces so maioritariamente constitudas por homens, facto que em muitas situaes pode estar relacionado com o sector de actividade e com a distribuio global de colaboradores por gnero. No entanto, verificou-se um aumento positivo do nmero de mulheres nos quadros de direco e no quartil superior de remunerao, em relao edio anterior.

AESE e PwC

50% 13

40%

67%

75%

60%

100%

As Boas Prticas de Sustentabilidade nas Empresas e Organizaes

% 50% 40% 30% 20% 10% 0% GLOBAL


27% 29% 23% 22% 18% 11% 31% 27% 24% 23% 35% 34% 34% 25% 17% 34% 44% 37% 33% 42%

Utilities

PI

TICE

Banca

Seguros

TL

RC

Construo

OS

Percentagem de mulheres no quadro de direco da empresa

Percentagem de mulheres no quartil de remunerao mais elevada

Destaca-se o sector Outros Servios com 37% de mulheres, em mdia, nos quadros de direco das empresas. Em relao percentagem de mulheres no quartil de remunerao mais elevada, destaca-se o sector Retalho e Consumo com 44% de mulheres, em mdia. Um dado adicional obtido atravs dos questionrios foi a mdia etria dos colaboradores das empresas concorrentes, que se situou nos 40 anos, valores que se tm mantido aproximadamente constante nas vrias edies do Prmio. Relativamente relao com a comunidade, as prticas de mecenato e doao a programas sociais e comunitrios so bastante comuns em empresas socialmente responsveis e assistiu-se nesta edio do Prmio a uma tendncia crescente nestas questes, certamente influenciada pela situao actual da econmica Portuguesa, com necessidades acrescidas ao nvel do apoio social. Apenas 10% das empresas no referem a existncia

de prticas de mecenato, sendo que 97% das entidades refere realizar doaes para programas sociais e comunitrios.
2006 2007 2009 2010 Existncia de prticas de mecenato 80% 75% 64% 90% Doaes a programas sociais e comunitrios 95% 89% 71% 97%

A mdia global do volume de negcios destinado a aces de mecenato foi de 0,29%, face aos 0,17% apurados na edio anterior. Quanto ao volume de negcios dedicado a doaes para programas sociais e comunitrios, este foi de 0,47%, face aos 0,25% na 3 edio.

14

AESE e PwC

% 1,6% 1,2% 0,8% 0,4% 0%


0,29% 0,15% 0,06% 0% 0,05% 0,61% 0,47% 0,35% 0,41% 0,27% 0,03% 0,08% 0,10% 0,10% 0,15% 0,15% 0,04% 0,03% 1,53% 1,34%

GLOBAL

Utilities

PI

TICE

Banca

Seguros

TL

RC

Construo

OS

Percentagem de volume de negcios dedicada a aces de mecenato Percentagem de volume de negcios dedicada a doaes para programas sociais e comunitrios

Nas aces dedicadas a programas sociais e comunitrios, destacam-se os sectores Tecnologia, Informao, Comunicao e Entretenimento e Outros Servios, dedicando 1,53% e 1,34% do volume de negcios respectivamente. Em relao s aces de mecenato, destaca-se novamente o sector Outros Servios, com 0,61%. Por ltimo, de destacar, exceptuando raras excepes, que as empresas participantes no apresentaram casos de doenas profissionais frequentes ou de acidentes mortais. Adicionalmente, 90% das empresas participantes tm estabelecido programas e parcerias com ONG nas reas social e ambiental.

Sntese
Aps a 4 edio do Prmio Cidadania das Empresas e Organizaes so vrias as concluses que podem ser retiradas da anlise. Apesar da amostra analisada para todas as edies do Prmio ser permevel, estando em contnua transformao ano aps ano, a base das empresas analisadas semelhante, sendo as empresas com melhor desempenho em matria de sustentabilidade a coluna vertebral da amostra. Note-se que a amostra, para esta edio do Prmio, possui uma dimenso superior, em trs empresas, que a anterior edio. Neste sentido, existe uma notvel melhoria nas quatro reas de anlise nas vrias questes que foram possveis analisar atravs do histrico. No perodo 2009-2010, das 35 questes com registo histrico, 28 sofreram um acrscimo na taxa de respostas positivas, 5 sofreram um decrscimo e 2 permaneceram com a taxa de resposta inalterada. No Enquadramento, o maior destaque diz respeito publicao de relatrios de sustentabilidade (77% das empresas), assim como a adopo do referencial GRI

AESE e PwC

15

por 92% das empresas que publicaram o seu relatrio de sustentabilidade. No Pilar Econmico refira-se a existncia de um cdigo de tica/conduta. Assim como na edio anterior e apesar da permeabilidade do grupo de empresas concorrentes, nesta 4 edio, todas as empresas concorrentes referiram possuir um cdigo de tica/conduta que aponte deveres e direitos dos seus colaboradores e/ou fornecedores. As aces de investigao e desenvolvimento adquirem relevncia mdia, em que 94% das empresas concorrentes admitiram realizar investimentos nesta rea, embora algumas destas no tenham quantificado os investimentos. Em matria ambiental, destaca-se a implementao de um SGA, fulcral na gesto das questes ambientais de uma organizao. A taxa de respostas afirmativas para esta questo na 4 edio do Prmio superou a da 3 edio em 6 pontos percentuais, situando-se nos 77%. Como reas a melhorar, destaca-se a eficincia ambiental, atravs da adopo de programas e medidas que conduzam optimizao da performance ambiental, atravs de redues nos consumos especficos de energia e gua e na reduo das emisses especficas de CO2. Por ltimo, no Pilar Social, 65% das entidades analisadas admitiram ter implementado um sistema de gesto social de acordo com a OHSAS 18001 sendo que, na 3 edio, a taxa de respostas positivas era de 79%. Importar ainda reforar, uma vez mais, como um dos pontos cruciais a desenvolver, a presena de mulheres em cargos de direco, a formalizao de polticas de contratao de pessoas portadoras de deficincia e a implementao da norma internacional de avaliao da responsabilidade social, SA 8000. Em relao s prticas de mecenato e doaes para programas sociais e comunitrios, existe um acrscimo do nmero de empresas que realizaram estas prticas, face edio anterior. No entanto, algumas das empresas

no realizaram uma quantificao real dos montantes econmicos investidos e/ou doados. Aps a anlise efectuada, conclui-se que existe uma evoluo crescente e positiva por parte das empresas na implementao de medidas, princpios e aces de responsabilidade empresarial. A incluso de estes aspectos na estratgia das empresas permitiu, nos ltimos anos, o avano em matria de sustentabilidade, nomeadamente nas reas ambiental e social. Foi verificado, ao longo das quatro edies do Prmio Cidadania das Empresas e Organizaes, uma evoluo positiva na maturidade das empresas em matria de sustentabilidade, assim como nas respostas aos questionrios de avaliao, facto que contribuiu para a deciso de aumentar o nmero de sectores premiados na presente edio do Prmio. As diferenas entre empresas, com uma participao assdua nas vrias edies do Prmio, so atenuadas ano aps ano, evoluindo as empresas com menor desempenho para patamares mais elevados. Contudo, existem inmeras oportunidades para muitas empresas fazerem da sustentabilidade uma prioridade estratgica ou, pelo menos, consider-la num eixo paralelo estratgia de negcio. A integrao dos aspectos ambientais e sociais no core business das empresas, independentemente do sector ao qual pertencem, resultado da motivao econmica das mesmas e do compromisso assumido para com o desenvolvimento sustentvel. Esta motivao econmica, onde so incorporados riscos relevantes para o negcio, est associada a responsabilidades que, em muitos dos casos, surgem para satisfazer as expectativas da sociedade e dos stakeholders da empresa.

AESE e PwC

16

5.  ORGANIZAES PRTICAS DE SUSTENTABILIDADE

Anlise das Polticas e Medidas


O questionrio das Organizaes No Governamentais (ONG) tem vindo a sofrer alteraes ao longo das quatro edies do Prmio Cidadania. Esta adaptao revelou-se positiva dado que permitiu que as ONG demonstrassem com maior clareza as prticas de sustentabilidade relevantes adoptadas. De facto, avaliar as ONG no tarefa fcil, devido s diferentes realidades e mbitos de actuao de cada uma delas, o que torna difcil encontrar critrios quantitativos semelhantes aos utilizados nas empresas. Nesta 4 edio do Prmio candidataram-se 16 instituies, um aumento de 56% de participaes face edio anterior. Uma primeira anlise ajuda de imediato a perceber que h, sem dvida, uma melhoria significativa na qualidade das respostas. Assim se constata que a vivncia de boas prticas de sustentabilidade uma preocupao crescente nestas organizaes como, alis, j se verificava na edio anterior. Contudo, h ainda um vasto campo para ser trabalhado e aperfeioado. Do estudo realizado, salientam-se, ainda, como pontos de melhoria, a dificuldade na formalizao de prticas, a dependncia de mo-de-obra voluntria e no contratada para tarefas no compatveis com esse regime, a dependncia de apoios e donativos cada vez mais escassos, comprometendo a sustentabilidade da Organizao, no que se refere gesto dos recursos financeiros e humanos necessrios. Existe uma preocupao por definir e seguir uma estratgia determinada, facto que constitui uma melhoria significativa do desempenho das organizaes participantes no estudo. Muitas instituies continuam a viver sufocadas pela desproporo entre os escassos recursos financeiros e as crescentes carncias sociais. Desta forma, apesar do planeamento estratgico

existente na grande maioria das organizaes, muito difcil gerir as verbas de forma a ter margem de manobra para dar resposta a situaes de emergncia que surjam, alm do que est previsto. No entanto, o esforo por racionalizar as verbas e hierarquizar as necessidades tem sido um facilitador para que, efectivamente, se consigam ajudar os mais carenciados. Uma vez mais, aponta-se a elevada conscincia de cidadania e de misso das Organizaes e a procura de transparncia em relao aos seus parceiros interessados mais directos, nomeadamente financiadores, colaboradores e utentes. 1. Valores A Gesto dos Valores aborda a temtica da Governao e o modo como esta transmite a Misso e os Valores da Associao. De acordo com a tabela abaixo, podemos constatar que grande parte das organizaes j possui uma poltica formal de governao (75%), o que mostra como internamente um facilitador ter bem definido a estratgia e os objectivos da sua actuao. Normalmente existe um documento que est acessvel s partes interessadas e que ajuda a nortear a prpria actuao dos colaboradores e tambm dos voluntrios. H uma clara preocupao por manter a transparncia na gesto, pelo que grande parte das instituies (75%) recorre a uma auditoria externa. Em alguns casos a auditoria funciona como meio para diagnosticar pontos fortes e oportunidades de melhoria.

AESE e PwC

17

As Boas Prticas de Sustentabilidade nas Empresas e Organizaes

Sim Organizaes com Poltica Formal de Governao 75%

No 25% 0% 25% 6%

Organizaes que prestam informao regular 100% s partes interessadas Organizaes com controlo de gesto como auditoria externa Organizaes com Cdigo de tica 75% 94%

Apesar de terem uma misso definida, em algumas organizaes ela est intrnseca na prpria actuao, na sua gnese, e no se encontra formalmente instituda. Contudo, na maioria delas existem documentos escritos onde a misso est explicada. Poder ser no cdigo de tica ou em outros documentos semelhantes (e.g. Iderios). A informao s partes interessadas feita com base em relatrios peridicos, reunies, envio de cartas ou outras formas que do a conhecer o desenvolvimento da sua actividade. Desta forma estabelece-se um vnculo maior entre as organizaes e todos os que as ajudam. Esta exigncia parte, muitas vezes, dos prprios stakeholders e as instituies, de forma geral, concorda que esta uma exigncia muito positiva, pois as ajuda a manter uma melhor organizao interna. Um aspecto a salientar o esforo que a Direco destas instituies tem feito para manter os colaboradores, e mesmo os voluntrios, alinhados com a estratgia da instituio. Como estamos a atravessar tempos mais difceis e as carncias so cada vez maiores, todas as ajudas so bem-vindas e importante ter um verdadeiro sentido de misso.

2. Economia A seco referente Economia avalia as prticas e polticas de gesto dos aspectos econmicos, e questiona a organizao sobre a estratgia de captao de fundos e de aplicabilidade de receitas, a estratgia de sustentabilidade e a disponibilizao aos financiadores de documentos detalhados sobre a aplicao de fundos. Na sua generalidade, tanto a estratgia de captao de fundos, como a de aplicao de receitas so praticadas por todas as organizaes participantes, sendo este pilar da responsabilidade aquele em que as organizaes participantes obtm melhores classificaes. Este aspecto contrasta com as dificuldades crescentes de gesto dos fundos com que as instituies se deparam. A existncia de uma estratgia um passo importante na sustentabilidade das organizaes. Contudo, muitas vezes se verifica que estando no bom caminho, algumas delas ainda tero de ajustar alguns aspectos. Muito embora muitas delas sobrevivam de apoios e donativos, para minorar as dificuldades de gesto interna, grande parte das instituies participantes est a procurar financiamentos prprios. Para tal, tentam vender os produtos feitos pelos utentes. Nalguns casos, parte das receitas entregue aos utentes, para os ajudar a sentirem-se mais integrados na sociedade a aprenderem, paralelamente, a gerirem-se de forma sustentada. Para muitos um estmulo muito grande, sobretudo quando se trata de populao com deficincia. Mas outras tambm recebem quotas de scios, ou procuram estabelecer parcerias duradouras com empresas e outras entidades, que cada vez mais patrocinam projectos concretos, como forma de assegurar a sobrevivncia financeira. Habitualmente so fornecidos documentos em que a aplicao dos fundos e donativos detalhada. As partes interessadas tm acesso a esses documentos.

18

AESE e PwC

3. Ambiente A seco Ambiente avalia as prticas e polticas de gesto ambiental, nomeadamente se a organizao tem uma poltica ambiental pr-activa, se a organizao tem implementado um Sistema de Gesto Ambiental (ISO ou EMAS), assim como se a organizao estabeleceu objectivos ambientais especficos, mensurveis, documentados e comunicados. Avalia-se, ainda, a responsabilidade na gesto dos impactes ambientais, com base em procedimentos ou plano de emergncia definido para responder a situaes potenciais de ocorrncia de acidentes ou situaes de emergncias ambientais, bem como avaliao dos requisitos ambientais na aquisio de produtos/servios. A parte ambiental , uma vez mais, aquela em que se denotam maiores fraquezas. Existem alguns procedimentos, mas ainda so poucas as medidas implementadas formalmente. Muitas prticas esto enraizadas no dia-a-dia das organizaes embora no estejam formalizadas.
Sim Organizaes com Sistema de Gesto Ambiental Existncia de um Plano de Emergncia Organizaes com prticas de reduo dos impactos ambientais 7% 44% 37% No 93% 56% 63%

mdio prazo. Primeiro preciso mudar os hbitos e as mentalidades, para que surjam novos comportamentos e depois, ser ento possvel ver os efeitos. Este um trabalho moroso, que requer esforo e comea com coisas to pequenas como no atirar papis para o cho. Os escassos recursos de que dispem constituem, muitas vezes, entraves na aplicao e formalizao de polticas nesta rea, pois outras carncias se apresentam como prioritrias. Existem algumas boas prticas dignas de nota: uso de painis solares, separao de resduos, construo de furos de gua. 4. Social A seco Social avalia as prticas e polticas de gesto dos aspectos sociais, a gesto do relacionamento com os parceiros interessados nomeadamente o envio de informao relativa s decises estratgicas e projectos da organizao, canais de comunicao usados, existncia de critrios na escolha dos canais de comunicao, existncia de um relatrio de contas e sua validao, existncia de um relatrio formal de responsabilidade social/sustentabilidade validado por entidades independentes.
Sim Prticas e polticas de gesto 100% No 0% 3% 63% 0% 0%

De acordo com a tabela anterior, verifica-se que existe, de facto, uma preocupao por ter boas prticas ambientais. Muitas vezes passam pela educao dos colaboradores, voluntrios e partes interessadas com aces de sensibilizao em que ensinam, por exemplo, tcnicas para poupar energia. Algumas instituies que trabalham com crianas consideram que os resultados de toda a educao que est a ser feita nesta rea s so sero medidos a

Procedimentos de comunicao com as partes 97% interessadas Relatrio de Responsabilidade Social Organizaes que promovem o trabalho voluntrio Conhecimento das normas da organizao pelos colaboradores Organizaes que avaliam a responsabilidade e diligncia com que os colaboradores desempenham as suas tarefas 37% 100% 100%

63%

37%

AESE e PwC

19

As Boas Prticas de Sustentabilidade nas Empresas e Organizaes

As prticas e polticas de gesto dos aspectos sociais so uma generalidade tal como os procedimentos de comunicao com as partes interessadas. So usados diversos meios de comunicao tais como cartas, boletins peridicos, sites, mailings. Tambm se verifica a existncias de campanhas, participao em feiras e muitos outros meios de comunicao. A necessidade de transparncia tem contribudo para aumentar e melhorar as formas de comunicao entra as organizaes e as partes interessadas. J anteriormente tnhamos referido que esta forma de proceder facilita o vnculo entre ambas as partes. Para alm disso, o uso das tecnologias torna a comunicao mais fcil e mais acessvel. As Redes Socais tm servido para estreitar laos e fomentar a partilha de boas prticas, alm de ser mais uma forma de contacto com as partes interessadas. Verificamos que muitas instituies continuam a sobreviver do voluntariado. Esta sem dvida uma forma de envolver as populaes na sua misso. Mas pode significar que as organizaes continuam a dispor de escassos recursos para contratar novos colaboradores. cada vez mais sistematizada a forma de envolver os voluntrios com as instituies. Muitas delas realizam inquritos a fim de perceberem os gostos e principais aptides, para que os voluntrios possam ser integrados nas tarefas que melhor desempenhem. Muitos tm direito a usufruir de algumas regalias a nvel de subsdio de transporte, alimentao, entre outros. Mas tambm os colaboradores so j avaliados da mesma forma, embora nesta 4 Edio se verifique uma ligeira diminuio do nmero de organizaes que o faz (63%). Esta avaliao permite melhorar o seu desempenho, muitas vezes incentivando-os a apostar na sua formao. Mas tambm uma maneira da organizao se auto-diagnosticar e verificar o nvel

de satisfao interna, identificando oportunidades de melhoria. No universo das instituies candidatas, 37% tm um relatrio de responsabilidade social, o que significa um ligeiro aumento face edio anterior e muitas sentem que as partes interessadas valorizam a existncia de um relatrio que sistematize as suas boas prticas.

20

AESE e PwC

Evoluo das Polticas e Medidas


Ao longo destas quatro edies do Prmio Cidadania podem registar-se diversas alteraes, no s a nvel das organizaes participantes, que so dos mais variados mbitos de actividade, mas tambm a nvel das caractersticas muito diversificadas de cada uma delas. O questionrio, embora extenso, acaba por ter um carcter pedaggico que estimula as organizaes a procurar uma maior organizao interna, dos seus recursos financeiros e humanos. No fundo, ser uma forma de se auto-diagnosticarem e poderem identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria. J aconteceu algumas instituies usarem o questionrio como guio para se prepararem melhor para concorrer na edio seguinte. E, nestes casos, fizeram-no com ptimos resultados. Enumeramos, de seguida, alguns aspectos relevantes, nos quais se tm notado algumas alteraes ao longo das quatro edies deste Prmio. De acordo com a tabela abaixo, verificamos que h cada vez mais instituies com cdigo de tica, apesar de haver uma ligeira quebra em 2009 (67%). Nesta 4 Edio a tendncia de melhoria manteve-se (94%).
organizaes com cdigo de tica 100 80 60 40 20 0 2006 2007 2009 2010
55 94 83 67

A existncia de um cdigo de tica nas instituies ajuda-as a ter formalizado um conjunto de valores pelos quais se regem e que todos os stakeholders os conheam com maior facilidade. um compromisso de transparncia entre todas as partes. Do cdigo de tica institucionalizado parte toda a estratgia de actuao e comunicao da instituio, tanto a nvel interno, como externo. Um outro aspecto a salientar est relacionado com as prticas de reduo dos impactos ambientais, com base na tabela apresentada abaixo.
organizaes com prticas de reduo dos impactos ambientais 60 50 40 30 20 10 0 2006 2007 2009 2010
27 22 37 56

A edio de 2009 foi aquela em mais instituies tinham formalizado boas prticas de reduo dos impactos ambientais (56%). A parte ambiental , habitualmente, aquela em que se denotam maiores fraquezas. Muitas instituies no tm capacidade de implementar sistemas de gesto ambiental certificados, muito embora tenham algumas boas prticas, como a separao de resduos, um plano de emergncia, reduo dos consumos energticos. Uma das formas de fomentar as boas prticas passa por, em muitas das instituies, sensibilizar os prprios utentes para estas questes. Por exemplo, quando trabalham com crianas, ensinam-nas a poupar gua

AESE e PwC

21

As Boas Prticas de Sustentabilidade nas Empresas e Organizaes

quando lavam os dentes, a separar os resduos, a reaproveitar materiais para fazer alguns trabalhos escolares. Estas crianas, em casa, acabam por fazer um trabalho semelhante com os familiares. Assim, a responsabilidade social est a ser exercida na sua forma mais genuna. A nvel dos aspectos sociais da organizao, so contemplados no s os aspectos internos, como tambm os externos (a nvel dos procedimentos de comunicao com as partes interessadas), podemos concluir que se mantm o bom desempenho da generalidade das instituies participantes nestas quatro edies deste Prmio. H uma clara preocupao por tratar cada colaborador e cada voluntrio como parte fundamental para o bom desempenho da organizao. Nesse sentido, so cada vez mais as instituies que tm procedimentos de seleco dos voluntrios, de acordo com os seus gostos e caractersticas pessoais. Tambm se estabelecem planos de formao para os colaboradores. Nalguns casos, estes planos de formao so construdos medida das necessidades individuais de cada um, com base nos resultados do inqurito de satisfao de clima, tal como j acontece em muitas empresas. Um outro aspecto igualmente interessante de salientar o facto dos procedimentos de comunicao serem cada vez melhores, contribuindo para uma maior transparncia e interligao entre as vrias reas da instituio.

relatrio de responsabilidade Social 40 38 36 34 32 30 2006 2007 2009 2010


36 34 39 37

A tabela anterior refere a existncia de Relatrio de Responsabilidade Social que, como se pode verificar, voltou a aumentar face edio anterior. Sendo a gnese deste Prmio a Responsabilidade Social, poder estranhar que menos de metade das organizaes ainda no tenham relatadas e documentadas as suas prticas. Contudo, estas esto contempladas na gnese da sua existncia e na sua misso, muito embora exista a lacuna do Relatrio oficial. Algumas instituies reforam que a sua actuao suficiente para relatar s partes interessadas aquilo que fazem e como o fazem.

22

AESE e PwC

Sntese
 A nvel dos Valores, h cada vez mais uma maior organizao estratgica e disseminao dos valores pelos colaboradores e demais stakeholders;  O pilar Econmico o melhor classificado, muito embora seja uma das reas mais crticas em termos prticos;  Em termos ambientais, uma das reas com menor classificao. Em muitos casos no existem melhores prticas porque necessrio dar prioridade a reas mais crticas;  No que diz respeito aos aspectos Sociais, tem havido uma preocupao por gerir cada vez melhor os recursos humanos das organizaes, bem como os aspectos ligados comunicao (no s interna, como tambm externa) de uma forma mais sistemtica, transparente e alinhada com a estratgia.

AESE e PwC

23

PwC e AESE - Escola de Direco e Negcios 2010. Todos os direitos reservados. PwC refere-se rede de entidades que so membros da PwC International Limited, cada uma das quais uma entidade autnoma e independente.

design

2010

4 edio
O objectivo do Prmio Cidadania das Empresas e Organizaes distinguir as empresas e ONG pela sua contribuio para a implementao de medidas que visem melhorar a sua sustentabilidade e a da comunidade em que se inserem. O contedo deste documento de natureza geral e meramente informativa, no se destinando a qualquer entidade ou situao particular, e no substitui aconselhamento profissional adequado ao caso concreto. A PricewaterhouseCoopers Assessoria de Gesto, Lda. e a AESE Escola de Direco e Negcios, no se responsabilizaro por qualquer dano ou prejuzo emergente de deciso tomada com base na informao aqui descrita.

organizadores

Вам также может понравиться